T1097 revista de seguros fevereiro de 1930 ocr

Page 1

evista de Seguros

REDACCAO Rua do Carmo, 67 . sob.

Tal. 4-2955 RIO DE JANEIRO

Oirector ABILIO DE CARVALHO

Director-gerente CANDIDO DE OLIVEIRA

FEVEREIRO DE

Caminhos Aquelles envi ados ou agentes de Companhias de Seguros, que vão verificar prejuízos de incendio e começam a intrigar os collegas participantes do risco, mexiricando ou alrotando facilidades, -não têm nenhuma idéa dos proprios deveres e interess-es nem elegancia de conducta. O segurado tem sempre a tendencia de exaggerar o prejuízo. O insti ncto do lucro lhe vem logo á cabeça . Não faltam amigos, visinhos e parentes que excitem a sua cobiça; que o aconselhem a aproveitar a éiccasião, reclamando mais . do que o perdido . Sabemos estar prégando no de.serto. Ha quasi dez annos nos esforçamos pelo levantamento dos seguros no meio brastleiro, mas nada se consegue com a mentalidade dominante. O prestigio de uma instituição vem da conducta leal e intelligente dos seus componentes. Toda a vez que o sordido interesse do momento se alça contra os interesses superiores e permanentes, iJ · desmoralisação é inevitavel . O interesse dos seguradores será o de restringir a indemnisação aos seus just08 limites, de jórma que o sinistro rtão se transforme n' uma especulação lucrativa. As Companhia de Seguros devem constderar sempre que o seu contracto é de indemntsação de perdas e consequentemente não é honroso pagar menos do que o ejjectivamente perdido. Deixem que os segurados se manifestem deshonestos· e não lhe.s sigam as pégadas . A honra é una e indivisível. Sabemos ser raríssimo um segurado escrupuloso . Elles estão naquella dolo-rosa proporção, encontrada por ShaJcspeare entre os homens: "Um honesto entre dez mil" . A prosperidade dos negocios não está -na tratantagem e sim na honra, que gera a confiança e o credito . Intelligencia, actividade e probidade são os elementos indispensaveis ao progresso da industria e do commetcio . Aquelles que tomando a lenda ao pé da letra, consideram que M ercurio era, ao me~mo tempo, o deus dos ladrões e . do commercio e contundem as duas pro-

fissões, são individuas interiores, espíritos rasteiros e pagãos . " Não furtarás" é uma regra de harmonia entre os homens . Quanto á industria de seguros, ha companhias que entendem bem os deveres da honestidade e as vantagens da propaganda. A honra não está sómente no pagamento em dia. Ella tem outras modalidades . A pes-soa phy-sica ou jurídica tem deveres para com a sua patria, sua cidade e o meio em que exerce o seu trabalho. Fraudar a lei, buscando uma 1ttilidade, em detrimento do interesse de outro, é um acto immoral . E' o que se está passando com a taxa minima dos contractos de seguros . H a directores que s·e m temor annunciam as fraudes que praticam . Até mesmo emprezas estrangeiras assim procedem, confiando na impunidade . Talvez na sua terra a coisa não tosse assim tacil. Aqui, ellas poderão dizer que se as nacionaes não presam a solidariedade, o prestigio da instituição nem respeitam a lei nacional, não serão aquelles que correm á aventura, longe dos "deuse,s lares", que lhes ensinarão principio.s de moral segurista . A Inspectoria de Seguros, no momento em que quizer jazer cumprir a lei como nella se contem e declara, terá meios para isto. Não pensem os injractores que o rabo não lhes está de tóra . Da desmoralisação da " tarifa minima" resultará fatalmente a volta ao regimen da competição, o aviltamento dos premios, a fraqueza do seguro emfim. No dia em que se produzir o escandalo, em que forem provadas essas manobrp,s illegaes e que algumas companhias forem punidas, em que S·i tuação moral ficarão ellas ? Terão os seus directores coragem bastante para allegar em juizo a fraude dos segurados, elles já apanhados em fraude ? Em toda a parte, as emprezas de seguros se reunem em congres·sos, constituem associações que tomam deliberações em beneficio da industria e esses accôrdos são cumpridos. Aqui, não se consegue isto, talvez por falta de educação.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.