Alternativas ao encarceramento - Apresentação de Pesquisa

Page 1

PROJETOS DE PESQUISA

2014

Alternativas ao Encarceramento Tendo em vista o crescimento exponencial da população encarcerada no Brasil, que, segundo dados recentes do CNJ, já pode ser considerada a terceira maior do mundo, e as inúmeras violações de direitos humanos associadas ao cárcere, o Instituto Terra, Trabalho e Cidadania dá início a dois projetos de pesquisas que têm como objeto a implementação de alternativas ao encarceramento.

Crescimento da População Carcerária no Brasil 600.000 450.000 300.000 150.000 0

2004

2006

2008

População carcerária total

2010

2012

2014*

Presos provisórios

Fonte: INFOPEN, Ministério da Justiça. *Dados de 2014 organizados pelo CNJ, Novo Diagnóstico de pessoas presas no Brasil.

Por uma política de redução do encarceramento A partir dos anos 2000, o Ministério da Justiça buscou instituir no Brasil uma política de alternativas penais, criando estruturas para viabilizar a execução de penas e medidas alternativas, e sensibilizando os operadores da justiça criminal para aplicá-las. Contudo, um estudo de 2006 do ILANUD revelou que o crescimento das taxas de aplicação de penas e medidas alternativas não resultou na diminuição do encarceramento no país, que, como demonstra o gráfico acima, continua crescendo. Por meio de pesquisa qualitativa, o ITTC tem como objetivo compreender como funciona a atual Política Nacional de Alternativas Penais, produzida pela Coordenação Nacional de Apoio às Penas e Medidas Alternativas - GPMA/DEPEN, buscando entender seu funcionamento e as diretrizes para a aplicação de alternativas penais. Com isso, busca-se entender quais são os entraves e desafios para que a aplicação de alternativas penais possa ser sinônimo de redução do encarceramento. Paralelamente, serão identificadas boas práticas internacionais que tenham promovido a redução do encarceramento ao longo dos anos, avaliando seu potencial de aplicação no Brasil. Aproveitando os resultados da pesquisa, o ITTC promoverá ações de advocacy com o objetivo de rever e propor alterações concretas à política nacional de alternativas penais. Contato: justicasemmuros@ittc.org.br


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Alternativas ao encarceramento - Apresentação de Pesquisa by ITTC - Instituto Terra, Trabalho e Cidadania - Issuu