Realização
Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais – ADRA núcleo Roraima
Redação e revisão
Josiele Oliveira
Liana Lima
Colaboração
Fernanda Ribeiro Kelyson Souza
Coordenações
Daniel Lessa Duarte
Diretor Regional
André Alencar
Gerente do Projeto Alimentum
Gizele Marques
Coordenadora do projeto Emergência Roraima WASH e Saúde e Nutrição
John Anderson dos Santos Morais
Coordenador do Centro Internacional de Capacitação
Diagramação e projeto gráfico
Kelyson Souza
Impressão
Gráfica Ioris
Contatos
E-mail: secretaria.rr@adra.org.br
Endereço: Rua Belarmino Fernandes
Magalhães, 1584, Tancredo Neves
CEP - 69313-485
Boa Vista - RR
Carta da liderança
É com muita alegria que apresento nosso relatório institucional das ações realizadas pela ADRA no estado de Roraima no decorrer do ano de 2022. Neste breve relatório iremos apresentar as ações realizadas por meio de cada projeto e também lindas histórias de sucesso de nossos beneficiários.
A ADRA foi estabelecida pela Igreja Adventista do Sétimo dia com o nobre propósito de causar um impacto positivo no mundo para que as pessoas possam viver como Deus planejou, servindo e apoiando aqueles conhecidos como os mais vulneráveis. Movidos por justiça, compaixão e amor, nos movimentamos por meio de novos projetos e ações que levam auxílio e esperança para aqueles que mais necessitam.
Muitas foram as formas que compartilhamos esperança e uma perspectiva de um futuro melhor aos nossos mais de 260.000 beneficiários. Por meio de cursos profissionalizantes contribuímos para o desenvolvimento da geração de renda, já com os projetos na assistência em saúde, nutrição e higiene levamos uma melhor qualidade de vida para migrantes, refugiados e brasileiros, com a entrega de vouchers de alimentação, distribuição de refeições quentes e cestas básicas levamos alimento ao faminto, contribuindo assim para a redução da insegurança alimentar.
Muitas foram as possibilidades que Deus proporcionou para que pudéssemos ajudar aqueles que necessitam. Movidos por fé e com o forte senso da missão confiada por Deus é que muitas vidas foram impactadas, e isso só se tornou possível de alcançar por meio de nossos parceiros, doadores e colaboradores. Por isso, deixo aqui a minha gratidão à todos aqueles que participaram nos resultados apresentados neste relatório.
“Até aqui nos ajudou o Senhor” 1 Samuel 7:12
Daniel Lessa Diretor da ADRA em Roraima
ADRA EM RORAIMA
A ADRA – Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, é uma Agência Humanitária da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Estamos presentes em mais de 130 países e, no Brasil, estamos organizados em 16 regionais que atendem todos os estados brasileiros. No Brasil, o nosso trabalho é promover desenvolvimento e alívio pontual a pessoas em situação de vulnerabilidade.
O foco de nosso trabalho está voltado para as camadas mais vulneráveis de nossa sociedade, ou seja, aqueles que vivem em situação de pobreza, sem as condições de prover para suas necessidades básicas. Nosso objetivo é o de melhorar as condições de vida destas pessoas.
Em Roraima o escritório da ADRA iniciou suas atividades em maio de 2018, quando houve o maior pico da crise migratória venezuelana no Estado. Veio para dar respostas emergenciais, e a partir da grande demanda, foi dado início aos projetos específicos.
Atualmente a Regional Roraima desenvolve 4 projetos principais, com o objetivo de melhorar a resposta humanitária nas áreas de saúde, nutrição, segurança alimentar, saneamento e higiene, capacitação e educação infantil. A ADRA em Roraima conta com 4 parceiros financiadores e mais de 10 parcerias com instituições, e organizações da sociedade civil.
4
5
Alimentum
O Projeto Alimentum (Assistência Alimentar Humanitária para Venezuelanos no Brasil) tem o objetivo de reduzir a insegurança alimentar entre migrantes venezuelanos e uma parcela da população brasileira vulnerável, tendo como alvo atender 50.000 pessoas no estado de Roraima e na cidade de Manaus.
Com esse projeto, a ADRA propõe uma nova abordagem com um voucher unificado para cobrir as necessidades alimentares. Este voucher tem a forma de um cartão eletrônico; as pessoas beneficiadas recebem o valor de 25 dólares por membro familiar, e podem escolher o que comprar nas redes de supermercados para se alimentarem.
Além disso, o produção e distribuição como resposta de emergência distribuições ocorrem com a entrega de almoço Interiorização e Triagem), aos domingos para beneficiários no PRA (Posto de Recepção
O Projeto Alimentum e recebe o apoio financeiro Unidos para o Desenvolvimento (United States Agency for
8
Foto: Kelyson Souza
Alimentum trabalha com a distribuição de refeições preparadas emergência em Pacaraima. As de segunda a sexta-feira, almoço no PITRIG (Posto de Triagem), e a janta é distribuída beneficiários que fazem pernoite Recepção e Apoio - anexo do BV8).
Alimentum é uma iniciativa da ADRA nanceiro da Agência dos Estados Desenvolvimento Internacional for International Development).
9
Foto: Josiele Oliveira
Setor de Proteção
O Setor de Proteção foi criado através do Projeto ANA (Ações Alimentares e Não Alimentares para venezuelanos no Brasil) em 2020. As formas de atendimento são presencial ou virtual, por meio do preenchimento de fichas, WhatsApp, ligações e e-mail.
As demandas atendidas por este setor abrangem a extensão territorial de atendimento da ADRA em Roraima. O Setor de Proteção atua na garantia de direitos, promoção de acessos, promoção de informação segura, capacitação e apoio na implementação das Políticas Institucionais da ADRA para colaboradores e beneficiários.
É o Setor de Proteção que faz a atuação de conscientização sobre temas de direitos e garantias, gestão para encaminhamentos de casos de média e alta complexidade, tais como violência contra crianças e adolescentes, mulheres, dentre outras.
10
Foto: Josiele Oliveira Atendimento presencial do setor de proteção.
11
ADRA e Mesa Brasil SESC
O Mesa Brasil é um banco de alimentos do SESC que contribui para a diminuição da fome e desperdício de alimentos. A parceria entre ADRA e Mesa Brasil SESC existe desde 2021, garantindo alimentos de qualidade aos nossos beneficiários, por meio de doações pontuais.
Parcerias Institucionais
O trabalho realizado pela ADRA Regional Roraima na assistência da população em situação vulnerável no estado é reconhecido e desperta interesse de diversas instituições, que nos procuram para somar esforços e ampliar os benefícios oferecidos ao público atendido.
Relações institucionais
Foto: Liana Lima
Doação de legumes
Parceria com Roraima Energia.
Foto: Josiele Oliveira
12
Foto: Josiele Oliveira
institucionais 13
“A arte de administrar as bênçãos”
Artista plástico venezuelano, beneficiário do projeto Alimentum, diz aprender a administrar o cartão de alimentação e garantir comida para a sua família.
Papel, tintas, pincéis, lápis e o desejo não só de escrever, mas de desenhar e colorir uma história com traços reais. Sonhos e inspirações imagináveis e inimagináveis sobre uma tela, agora fazem parte de um novo começo aqui no Brasil.
Hoje, quem vê seu Wilmar Rafael Centeno, com entusiasmo e fazendo trabalho artístico, não imagina o quanto foi duro passar por diversas dificuldades, precisamente em 2019, quando teve de decidir deixar seu país e sua família para tentar uma
vida melhor em Roraima, cujo objetivo era trabalhar, conseguir um pouco de dinheiro, comida e, posteriormente, buscar sua esposa Jennifer Carolina e seu filho Abraão.
Wilmar conta que sua preocupação era deixar a esposa sem seus cuidados, pois em consequência de um AVC, Jennifer acabou tendo um diagnóstico de Epilepsia e com a falta de medicação controlada as crises passaram a ser diárias e na maioria delas com perda de consciência. Além disso, o artista estava preocupado em proporcionar
O
filho Abraão com o cartão na mão e sorriso da família estampado, revela a satisfação com o benefício
Foto: Josiele Oliveira
14
comida à mesa e educação ao seu filho Abraão.
Chegar em Boa Vista em meio a grande crise humanitária não foi fácil. O Artista conta que, graças a um pouco de material que conseguiu trazer de viagem, começou a pintar alguns quadros e vender na rua e fazer alguns serviços de diárias. Com a ajuda de um amigo brasileiro, seu Wilmar Rafael conseguiu alugar um apartamento pequeno e emprestar R$ 200,00 reais para voltar a Venezuela e trazer sua família.
E, neste ano de 2022, através de pessoas
“Estamos aqui com um propósito. Chegamos no Brasil passando por dificuldades, mas com a certeza de buscar uma vida melhor. Nenhuma meta é fácil, mas nos planejamos. Acreditamos que estamos com uma benção em nossas mãos como se fosse aquela única oportunidade, em que temos que agarrar e aprender a administrar. Nós sabemos o que precisamos e como iremos usar o benefício, planejamos comprar comida boa e saudável, um pouco do dinheiro que seria usado para isso, está sendo investido para suprir outras necessidades, assim conseguimos parcelar a geladeira em quatro vezes (4x), comprar os remédios para o tratamento da minha esposa e uma televisão simples para assistirmos aos jornais e nosso filho ver desenho”
conhecidas, conheceu o trabalho que ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais) realiza por meio do Projeto Alimentum que atua com cadastro e distribuição de cartões de alimentação para famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Contemplado com o benefício e extremamente feliz e agradecido pela oportunidade, ele conta que aprendeu a administrar seu cartão e suas necessidades. Com o cartão em mãos, usado somente nas compras no supermercado, conseguiram economizar e comprar uma geladeira semi nova e uma televisão de tubo.
Questionado sobre o que pretende fazer daqui pra frente, o beneficiário foi enfático e disse querer continuar vendendo sua arte, conseguir novas ferramentas e ver seu filho terminar os estudos. “Meu desejo é conseguir comprar mais materiais para pintura e comprar umas ferramentas para cortar madeira e fazer as molduras e cavalete para as telas novas, conseguir mais clientes e garantir o sustento da nossa família. Quero continuar a ver meu filho estudando e ter um futuro brilhante”, pontuou.
O pequeno Abraão de 10 anos entende o desejo do pai e sabe da responsabilidade com os estudos. “Eu gosto muito de estudar e ir à escola. Quando eu crescer quero ser médico ou veterinário para ajudar meus pais e cuidar da saúde da minha mãe”, disse Abraão revelando seu sonho de criança.
O desejo de Wilmar é vender ainda mais sua arte e continuar melhorando de vida
Com olhos brilhando e cheio de lágrimas, o casal comemorou a decisão do filho, agradeceram a ADRA e ao Projeto Alimentum pela oportunidade de receber o benefício,
“Agradecemos primeiramente a Deus por essa benção e a vocês dessa instituição que ajuda a nós imigrantes”
O Projeto Alimentum recebe o apoio financeiro da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (United States Agency for International Development) e contribui para a redução da insegurança alimentar de venezuelanos no Brasil.
15
Foto: Josiele Oliveira
WASH (Água, Saneamento e Higiene)
A equipe de WASH do Emergência Roraima realiza um trabalho reconhecido pelas diversas instituições que atuam na Operação Acolhida e pela comunidade beneficiada.
WASH é uma sigla que em português pode ser traduzida como água, saneamento e higiene e aborda cinco áreas principais: água, gestão de excrementos, promoção de higiene, gestão de resíduos e controle de vetores.
As atividades que acontecem neste projeto visam atingir positivamente as populações que residem em áreas com altos riscos de insalubridade, como Abrigos e Ocupações Espontâneas. Esses locais geralmente não contam com sistemas adequados de esgoto e tratamento de água, o
que faz com que as pessoas que ali residem, estejam expostas a diversas doenças que se proliferam facilmente sob essas condições, como as diarréias.
O trabalho realizado pela equipe de WASH do Emergência Roraima busca possibilitar melhor qualidade de vida para o público-alvo, por meio da realização de atividades intensas de conscientização nas cinco áreas propostas.
Como resultado do trabalho realizado, se espera que as populações atingidas possam desenvolver um pensamento crítico diante dos temas de WASH, e possam aplicar os conhecimentos adquiridos em suas próprias comunidades.
18
Foto: Josiele Oliveira
Fábrica de Hipoclorito de Sódio
A Fábrica de Hipoclorito de Sódio (NaClO) instalada na sede da ADRA Regional Roraima, tem o objetivo principal de fornecer uma solução para limpeza e desinfecção de locais vulneráveis com pouco saneamento. Para além da fabricação de hipoclorito, é realizada a coleta de óleo de cozinha usado para produção e distribuição de sabão líquido natural, o que estimula a sustentabilidade e o descarte correto do óleo de cozinha.
Este é um projeto desenvolvido em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)
O potencial de produção da Fábrica de Hipoclorito de Sódio é de, aproximadamente, 11.000L mensais, e opera sob a supervisão de uma profissional química qualifica-
da. Esta é uma substância com alta ação desinfetante indicado para a limpeza de superfícies.
Atualmente as atividades da Fábrica acontecem dentro do projeto Emergência Roraima – WASH, financiado pelo UNICEF, e atendem os Abrigos Oficiais da Operação Acolhida, Ocupações Espontâneas e instituições governamentais, como o Abrigo Masculino e Centro Socioeducativo (CSE), em Boa Vista e Pacaraima.
A distribuição de hipoclorito nos locais alcançados contribui para diminuir a contaminação a causada por diversas bactérias e vírus, como o coronavírus, e a proliferação de aedes aegypti, transmissor de dengue, Zika e Chikungunya.
19
Foto: Josiele Oliveira
Saúde e Nutrição
Este projeto é voltado para ações educativas que visam a prevenção de doenças às quais o público-alvo está suscetível devido às condições de vulnerabilidade que se encontram, principalmente crianças, adolescentes, gestantes e lactantes.
As equipes são responsáveis pelo atendimento primário e saúde aos beneficiários. Atendimento esse, que envolve acompanhar a imunização da população nos locais alcançados, acompanhamento e encaminhamento de casos prioritários, como gestantes
e pessoas em condições graves e crônicas de saúde, para as instituições correspondentes.
Na área da nutrição, o trabalho realizado prioriza o cuidado com crianças em desnutrição, através do fornecimento de suplementação, avaliação nutricional da comunidade alcançada e encaminhamentos.
As atividades são realizadas junto com a comunidade, em articulação com a rede local de saúde, de acordo com os princípios e diretrizes do SUS.
20
Foto: Kelyson Souza
CMAPS
Mobilização Comunitária
CMAPS é uma estratégia de mobilização comunitária com a participação de jovens implementada pela ADRA em ocupações espontâneas e comunidades indígenas, por iniciativa do UNICEF. Unificando as áreas de Monitoramento e Avaliação e Comunicação para Mudança Social e de Comportamento, a estratégia visa envolver jovens migrantes e refugiados venezuelanos no desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios que suas comunidades enfrentam.
A estratégia atua por meio da implementação de campanhas informativas e levantamento de necessidades nas comunidades atendidas.
21
Foto: Kelyson Souza
CIR
Centro Internacional de Capacitação e Qualificação Profissional de Roraima
O Centro Internacional de Capacitação e Qualificação Profissional de Roraima (CIR) localizado na ADRA Roraima, é um espaço preparado para promover a formação técnica-vocacional de adultos e jovens a partir de 16 anos, principalmente migrantes e refugiados venezuelanos, com o objetivo de garantir o acesso desse público beneficiado ao mercado de trabalho formal no Brasil, bem como fomentar a área do empreendedorismo.
Dentro do objetivo principal de inserção econômica de migrantes, refugiados e brasileiros no mercado de trabalho formal, a equipe da ADRA Roraima no “Ven, Tú Puedes!”, realiza as principais
atividades de entrada no projeto, definidas pela Visão Mundial: registro, emissão de CTPS Digital, orientação sobre o mercado de trabalho brasileiro e direitos humanos, além da tradução e elaboração do currículo profissional em português.
O CIR dispõe de salas de aula e laboratórios de informática onde são ministrados os cursos profissionalizantes e de empreendedorismo oferecidos pelo “Ven, Tú Puedes!”, e cursos disponibilizados pela ADRA Roraima através de parcerias com diversas instituições de ensino reconhecidas nacionalmente, que beneficiam centenas de migrantes, refugiados e da comunidade.
24
Foto: Kelyson Souza
Espaço ADRA Kids
O Espaço ADRA Kids foi idealizado pela ADRA Regional Roraima, em parceria com a Visão Mundial, com o objetivo de atender crianças em situação de vulnerabilidade, geralmente filhos dos alunos do Centro de Capacitação Internacional (CIR), que não têm com quem deixá-los durante o período de cursos. As atividades do Espaço Kids se estendem ainda aos beneficiários de outros projetos da ADRA Roraima.
Por meio da oferta de práticas pedagógicas que despertam e estimulam a aprendizagem de forma lúdica, o Espaço ADRA Kids garante que os pais e mães aproveitem ao máximo os cursos oferecidos pelo CIR, enquanto
cuidam do desenvolvimento de seus pequenos com muita diversão.
O Espaço ADRA Kids é comandado por uma equipe pedagógica, responsável pela elaboração de atividades lúdicas estratégicas para o desenvolvimento cognitivo e social das crianças beneficiadas.
O Espaço é aconchegante, pensado para garantir conforto e equipado com diversos brinquedos educativos e livros, que estimulam o aprendizado.
Em 2022, mais de 1.098 crianças foram atendidas pelo Espaço ADRA Kids.
Foto: Kelyson Souza
25
Foto: Kelyson Souza
Interiorizações ADRA
É uma estratégia que facilita, de forma gratuita e voluntária, a realocação de pessoas refugiadas e migrantes venezuelanas para outros municípios brasileiros, com objetivo de integração local e inclusão socioeconômica.
Realizamos 37 atendimentos de núcleos familiares nos seguintes perfis: casais com parentes, casais sem depedentes, solteiros (as), mães e pais solo, os quais foram orientados acerca dos requisitos necessários para o processo de interiorização desenvolvido pela Operação Acolhida.
26
Foto: Liana Lima
Modalidades de interiorização
VES - Vaga de Emprego Sinalizada
Consiste no deslocamento voluntário dos beneficiários com oportunidade laboral garantida em outras regiões do Brasil.
RF - Reunificação Familiar
É o reencontro entre o beneficiário e seu familiar que está residindo regularmente em outra cidade do Brasil, e que possua condições estruturais e financeiras de recebê-lo.
RS - Reunião Social
Trata-se do deslocamento do beneficiário para unir-se a indivíduos com quem possuam vínculo de amizade ou afetividade e que também tenha condições estruturais e financeiras de recebê-lo na cidade.
27
De beneficiário a colaborador
Uma vez beneficiário, agora, Ervis Martinez integra o quadro de funcionários da ADRA Roraima, como resultado da sua persistência e vontade de superar seus limites.
O caminho percorrido por um migrante que precisa deixar tudo o que conhece em busca de uma vida melhor em um país desconhecido, muitas vezes é árduo. Ervis é uma pessoa com deficiência física e, por isso, esse processo pode parecer ainda mais complicado. Mas Ervis, conta ter cruzado a fronteira entre Brasil e Venezuela, extremamente feliz e confiante.
Com uma mentalidade forte e perfil empreendedor, se tornou um comerciante de sucesso e levava uma vida confortável na Venezuela, mas a crise econômica que se
instalou no país, foi apenas um dos muitos desafios que viriam. O migrante relata que veio ao Brasil na esperança de uma estabilidade financeira que na Venezuela já não parecia ser possível.
Em Boa Vista, Roraima, Ele enfrentou fome, sede, xenofobia e preconceito por ser uma pessoa com deficiência física e se sentia desesperado por não conseguir trabalho.
Ervis caminhava muitos quilômetros procurando trabalho e, por isso, sentia fortes dores físicas; trajetos que
Foto: Kelyson Souza
28
Para Erviz Martinez, usar o colete de um dos projetos da ADRA é motivo de orgulho.
normalmente levariam pouco tempo, para ele, debilitado e com tantas dores, levavam muitas horas. Seus esforços pareciam não trazer resultados, encontrou muitas portas fechadas, ninguém estava disposto a dar uma oportunidade a um migrante que não falava português.
O caminho de Ervis cruzou com a ADRA quando, em busca de uma oportunidade, lhe indicaram fazer um curso de português na instituição. Ele rapidamente se alegrou com a possibilidade. Tímido inicialmente, logo ele descobriu o cuidado que os colaboradores da ADRA têm com os beneficiários.
Ele passou pelas atividades de entrada do projeto “Ven, tú puedes”, iniciativa da ONG Visão Mundial para apoiar a empregabilidade de migrantes e refugiados venezuelanos no Brasil, que realiza cadastro, orientação laboral, emissão de Carteira de Trabalho Digital e elaboração do currículo em português. Ervis conta que foi muito bem atendido pelos colaboradores do projeto: “Mil maravilhas. É como se eu tivesse chegado no lugar que precisava”, relatou, encantado.
Ervis conseguiu sua vaga no curso de português, ofertado pelo “Ven, tú puedes”, através de uma lista de espera, mas seus desafios não acabaram por aí. Sem transporte e sem dinheiro, Ervis caminhava, todos os dias, cerca de quatro horas para assistir às aulas. Devido ao grande esforço físico, cansado e com dores, ele pensava seriamente em desistir, mas com muita luta e persistência, ele superou seus obstáculos e concluiu o curso.
“Fiz o curso e me sentia grandão”, disse.
Com seu certificado do curso de português em mãos, a busca por uma oportunidade de emprego continuava. Meses depois, Ervis foi informado que a ADRA Roraima havia aberto um processo seletivo para pessoas com deficiência e, sem exitar, ele enviou o currículo, elaborado durante as atividades de entrada do projeto “Ven, tú puedes”. Em
“As dificuldades quem coloca é você mesmo. Se eu pensar sempre na minha perna, então não irei andar para frente, vou ser uma pessoa de baixa autoestima. Eu estou completo e isso é apenas um detalhe, não uma dificuldade”
meio a tanta ansiedade e incertezas, ele foi selecionado para uma entrevista, de onde saiu vitorioso e foi contratado.
Mesmo com tantas dificuldades, Ervis se manteve positivo e persistiu nos seus objetivos em busca de uma vida melhor no Brasil. Para ele, ser uma pessoa com deficiência física, não representa limitação.
Atualmente, Ervis Martinez é Assistente Administrativo na ADRA Roraima e tem o desejo de continuar lutando por todos os seus sonhos, entre eles, voltar a ser um comerciante de sucesso, expandir seus negócios e ajudar as pessoas na Venezuela.
“Com constância, atitude, e força, as coisas passam. E graças a Deus, ADRA e as pessoas que me apoiaram, já consegui mudar algumas situações”.
29
Foto: Kelyson Souza
Destaques
Em 2023 queremos 30
queremos fazer mais 31