ews
Informativo do Instituto de Radiologia - HCFMUSP
Digi-NERAN marca início de um projeto inovador para o futuro da saúde
primeiro Digi-NERAN realizado na Faculdade de Medicina da USP reuniu cientistas brasileiros e estrangeiros que desenvolvem pesquisas nas áreas de Neurologia e Aplicações da inteligência artificial em Radiologia e Anestesia. O workshop teve como foco principal as discussões sobre os temas de Inteligência Artificial (IA) aplicada à Radiologia, Automação de Anestesia, Física aplicada e doenças neurodegenerativas baseadas em imagens de ressonância 7 Tesla. Mais de 80 pesqui-
Nas escadarias da FMUSP, um registro desse projeto focado nas doenças degenerativas e na construção de um futuro para a saúde.
Residência médica no InRad, um diferencial na formação profissional
C
hega à instituição mais turma de médicos para início da residência no Departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina da USP, que oferece aos futuros profissionais formação no maior centro hospitalar da América Latina. Evento realizado na instituição marcou a chegada dos novos Dra. Regina Lucia E. Gomes médicos e de físicos médicos. Nas páginas 3 e 4, entrevista da dra. Regina Lucia Elia Gomes e outras informações.
Jornada do paciente e segurança em RM na pauta das discussões
O
1
ews
Edição 104 - MAR/MAI 2019
O
INRAD INRAD
MAR/MAI 19
Núcleo de Diagnóstico por Imagem do HC promoveu o evento “Workshop de Segurança em Ressonância Magnética “ para orientar os colaboradores que atuam nos Centros de Diagnósticos por Imagem (CDI) do Complexo sobre a prática de segurança nas áreas de Ressonância Magnética. Também foi realizada a I Jornada de Segurança do Paciente com o objetivo de abordar temas como Radioproteção e Experiência do Paciente. Leia na página 12.
sadores participaram do encontro científico, que se iniciou com uma solenidade na Faculdade de Medicina da USP e se desenvolveu no Instituto de Radiologia. Na ocasião, os participantes puderam conhecer o Projeto RM de 7 Tesla, realizado em parceria com Siemens, e compartilhar suas experiências com o objetivo de melhorar a medicina de precisão, superar os desafios impostos pelas doenças degenerativas e, também, construir o futuro da saúde de forma colaborativa e inovadora. Saiba mais sobre o evento na página 2.
Homenagens na despedida de Marisa Madi e a posse do novo diretor executivo
D
urante a reunião do Conselho Diretor do risa Madi. Hoje, o INOVAHC é um forte movimento Instituto de Radiologia, realizada em 18 com o objetivo de incentivar a inovação dentro e de abril, o engº. Marco Antonio Bego foi fora do Hospital das Clínicas da Faculdade de Meempossado como Diretor Executivo, em dicina da USP, gerando soluções transformadoras substituição a Drª. Marisa Riscalla Madi, que assume desenvolvidas num ambiente multidisciplinar por novas funções no Complexo HCFMUSP, nas diretoprofissionais de saúde, empreendedores, startups, rias do Serviço de Assistência Médica e Social aos Servidores da Superintendência – SAMSS e do Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde – PROAHSA. Ao abrir os trabalhos, prof. Giovanni Guido Cerri, presidente do Conselho Diretor do InRad, prestou uma homenagem à dra. Marisa Madi, e manifestou o reconhecimento da instituição pelo excelente Dra. Marisa Madi, homenageada ao deixar a instituição e engo. Marco Antonio trabalho desenvolvido, “desBego, que chega para assumir um novo desafio, com a equipe do InRad. tacando o pioneirismo da sua gestão que trouxe para o Instituto e, posteriormente, mentores, alunos, indústria e sociedade. para o Complexo HC, os benefícios da inovação Reunindo as principais lideranças da instituição, tecnológica, que foi fundamental na mudança, moa homenagem foi marcada com a outorga de uma placa dernização e adoção de práticas que resultaram em alusiva à data, num reconhecimento ao seu trabalho. soluções reais para o Instituto e seus pacientes, pois Novo diretor executivo além de ser um componente estratégico de economia e desenvolvimento na saúde, sua visão transformaNa sequencia, o prof. Giovanni Cerri, anunciou dora na forma de pensar e trabalhar contribuiu para o novo diretor executivo, engº Marco Bega, em atia melhoria do setor”. vidade no HC desde 2011, onde iniciou seu trabalho Destacou, também, que a implementação como Coordenador do NILO – Núcleo de Infraestrudessa cultura no InRad transformou-se em uma tura e Logística da Superintendência do HCFMUSP, prática de sucesso disseminada no Complexo, que no qual teve o seu desempenho reconhecido devido culminou na criação do INOVAHC - Núcleo de Inoà reestruturação e modernização desse serviço no vação Tecnológica do HC, sob a direção da dra. MaComplexo HC.