Newsletter Mealhada N.º44 - abril'20

Page 1

newsletter Mealhada n44 abril‘20

Município

Distribuição Gratuita

Respeitem todas as decisões das diversas entidades! Vivemos um momento muito grave devido à Pandemia do Coronavírus- COVID-19. Esta situação não desaparecerá nos próximos dias e obriga-nos a todos a olhar com seriedade para este problema que afeta o mundo e a cumprir - e fazer cumprir - as orientações das entidades de Saúde. Se achar que está infetado, isole-se e não vá a correr ao hospital. Ligue para a linha SNS24 – 808 24 24 24! O que vos peço a todos é que respeitem todas as indicações: não vão a festas, não participem em reuniões, isolem-se o mais possível de forma a que consigamos, todos, derrotar esta pandemia. Haverá o tempo em que voltaremos a poder reunirmo-nos, cumprimentarmo-nos, celebrar a vida. Para já, devemos estar unidos no combate a esta silenciosa e terrível doença! Rui Manuel Leal Marqueiro Presidente da Câmara Municipal da Mealhada

MEALHADA ENCERRA TODOS OS SERVIÇOS MUNICIPAIS Cumprindo as orientações dadas pelo Governo no âmbito do Estado de Emergência declarado pelo Presidente da República, a Câmara Municipal da Mealhada encerrou o atendimento ao público em todos os serviços municipais, prevalecendo os contactos através de telefone e meios eletrónicos. Apenas serão atendidas situações inadiáveis, mas após o contacto telefónico e marcação prévia com os serviços municipais. Tal como no resto do país, esta decisão vigora, inicialmente, pelos 15 dias decretados de Estado de Emergência, sendo feita nova avaliação da situação no final deste período.


TRANSMISSÃO DA DOENÇA

COVID-19 ou tiver regressado recentemente de uma área afetada, deve ligar para o SNS24 (808 24 24 24). Após este contacto e validação da história clínica, os Como se transmite? A COVID-19 transmite-se por contacto próximo com profissionais de saúde irão determinar se é necessário ser pessoas infetadas pelo vírus, ou superfícies e objetos testado para COVID-19. contaminados.

Preciso de um médico. E agora?

Esta doença transmite-se através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando tossimos ou espirramos, que podem atingir diretamente a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo. As gotículas podem depositar-se nos objetos ou superfícies que rodeiam a pessoa infetada. Por sua vez, outras pessoas podem infetar-se ao tocar nestes objetos ou superfícies e depois tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos.

Qual é o período de incubação?

Estima-se que o período de incubação da doença (tempo decorrido desde a exposição ao vírus até ao aparecimento de sintomas) seja entre 2 e 14 dias. A transmissão por pessoas assintomáticas (sem sintomas) ainda está a ser investigada.

O SNS24 é o contacto ideal para os casos suspeitos de COVID-19 porque encaminha os doentes para o local mais adequado. Este é o contacto mais importante e organizado. Os centros de saúde estão preparadas para ajudar os seus doentes e usar o telefone é o meio mais correto para contactar com o médico de família nestes dias difíceis. Os utentes devem contactar os CSP diretamente ou apenas através do SNS24? Os utentes sem suspeita de COVID-19 devem contactar o seu centro de saúde preferencialmente por telefone ou por email. Apenas se devem deslocar quando for absolutamente necessário ou por indicação do médico ou do enfermeiro após contacto telefónico.

Os utentes com suspeita de COVID-19 devem contactar a linha SNS24 (808 24 24 24) ou fazer o teste on-line em: Se estiver com febre, tosse ou dificuldade respiratória e www.sns24.gov.pt/avaliar-sintomas/?intro-sc=covid-19 tiver estado em contacto com uma pessoa infetada por

Devo ser testado para o COVID-19?

Reuniões de Câmara A reunião pública do Executivo realiza-se na primeira segunda-feira de cada mês. Depois de ler esta Newsletter, coloque-a no papelão para a sua reciclagem. Vamos cuidar do ambiente!

ECOPONTO

AZUL