#39 Jornal CeAC - Junho

Page 1


JoRnal CEac CEac

JUNHO

Mêsdecombatea:

Anemia&Leucemia

JunhoVermelho

DiaMundialdoDoadordeSangue 14deJunho

DiaMundialdo

MeioAmbiente

Treinamento CIPA

DiaNacionalda

1º Fórum VC

com o HC

SSomostodos omostodos

ANIVERSARIANTES DO MÊS DE JUNHO

Lanche

JUNHO

Mêsdecombatea:

Anemia&Leucemia

A campanha Junho Laranja foi criada para alertar a população sobre duas doenças importantes que envolvem o sangue, a anemia e a leucemia. Nos dois casos, o diagnóstico precoce aumenta as chances de controle da doença e cura.

Também conhecida como câncer no sangue, a leucemia tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea (onde o sangue éfabricado), que substituem as células normais do sangue. Trata-se do tipo de câncer mais comum da infância, mas que também ocorre em adultos.

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), 10 810 novos casos de leucemia serão diagnosticados no Brasil este ano.

Existem vários tipos de leucemia, classificadas com base em seu desenvolvimento (agudas ou crônicas) e de acordo com o tipo celular afetado (linfóides ou mielóides).

Os pacientes com leucemias crônicas (de crescimento lento) geralmente não apresentam sintomas abruptos. “Quando surgem, costumam ser brandos e se agravam gradualmente”, explica a hematologista Leila Pessoa de Melo, do Hemacore – Centro de Hematologia.

Já os pacientes com leucemias agudas (de crescimento rápido) geralmente apresentam sintomas que se agravam em um curto intervalo de tempo.

Os principais sintomas da leucemia são anemia, baixa imunidade, sangramentos, manchas roxas na pele, gânglios inchados, geralmente indolores, principalmente no pescoço e nas axilas, febre e suores noturnos, perda de peso sem motivo aparente, desconforto abdominal, aumento do volume do abdomen e dores nos ossos e nas articulações.

Anemia - Considerada um problema de saúde pública, a anemia acomete cerca de 30% da população do planeta (cerca de 2,2 bilhões de pessoas), de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)

É caracterizada pela redução de hemoglobina no sangue, substância que carrega o oxigênio para todas as células do corpo.

A anemia mais frequente deve-se a deficiência de ferro (anemia ferropriva), que corresponde a cerca de 90% dos casos. Os mais afetados são mulheres em idade fértil, gestantes, idosos, crianças e adolescentes em fase de crescimento, além de pessoas que fizeram cirurgia de redução do estômago.

Ler mais em: https://hemacore.com.br/noticias/detalhe .phpnoticia=74

Junho Vermelho

Dia Mundial do Doador de Sangue 14 de Junho

O Junho Vermelho é uma campanha nacional que surgiu por meio do Movimento Eu Dou Sangue, uma instituição que surgiu em 2011 para incentivar a doação de sangue. Por meio dessa atitude, estabeleceu-se uma campanha para incentivar de maneira mais intensa a população a doar sangue em 2015. Surgia assim o Junho Vermelho.

A escolha do mês de junho aconteceu porque nele é celebrada uma importante data comemorativa: o Dia Mundial do Doador de Sangue, em 14 de junho. Essa data foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como forma de homenagear os doares, incentivando outras pessoas a doarem também.

Além disso, comenta-se que a escolha do mês de junho levou em consideração a estação do ano. O junho é o mês em que se inicia o inverno, período no qual as temperaturas caem em diversas partes do país, e com isso as doações diminuem. A campanha procura, portanto, reforçar as doações no momento mais crítico."

Esse mês é fundamental refletir sobre a generosidade daqueles que doam seu tempo e sangue para salvar vidas. Essa prática cria uma rede de apoio, lembrandonos de nossa capacidade coletiva de fazer a diferença e promover uma sociedade mais saudável e solidária.

Requisitos básicos para doação de sangue:

• Ter idade entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);

• Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

• Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto.

• Pesar no mínimo 50 kg.

• Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

• Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

Ler mais em:

https://brasilescola.uol.com.br /datas-comemorativas/junhovermelho.htm

MeioAmbiente DiaMundialdo

"O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. Esse dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis."

Nesta data refletimos com grande preocupação sobre o meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante do habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies

Tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos tanto pelos governantes quanto pela população para que os impactos sejam diminuídos. Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência.

Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo. Esses problemas e outros poderiam ser evitados se os governantes e a população se conscientizassem da importância do uso correto e moderado dos nossos recursos naturais.

Em razão da importância da conscientização e da dimensão do impacto gerado pelo homem, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendário mundial. Entretanto, não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia, é necessário que sejam feitas campanhas de grande impacto que mostrem a necessidade de mudanças imediatas nos nossos hábitos de vida diários

Apesar de muitos acreditarem que a mudança deve acontecer em escala mundial e que apenas uma pessoa não consegue mudar o mundo, é fundamental que cada um faça a sua parte e que toda a sociedade reivindique o cumprimento das leis ambientais. Todos devemos assumir uma postura de responsabilidade ambiental, pois só assim conseguiremos mudar o quadro atual.

Ler mais em: https://brasilescola.uol.com.br/datascomemorativas/dia-mundial-do-meio-ambiente-ecologia.htm

Ações CeAC

Descarteconsciente

Desde maio/2022, o CeAC tem mantido um posto de coleta de lacres de latinha, para contribuir com o IPq que realiza a troca por cadeira de rodas. Já foram entregues 42kg, o que corresponde a mais de 150.00 lacres.

À partir deste mês você poderá contribuir também com blister de medicamentos vazios e tampas plásticas de garrafa.

Nossos coletores estão localizados no térreo, próximo as escadas.

Contamos com sua contribuição! Ajude a quem precisa e preserve o meio ambiente!

DiaNacionalda Imunização 9dejunho

Em comemoração ao Dia Nacional da Imunização, conscientizamos sobre a importância da vacinação, medida essencial para proteger os profissionais de saúde, que estão na linha defrente do atendimento e expostos a diversos agentes infecciosos. O esquema vacinal recomendado pelo CeAC-Centro de Atenção ao Colaborador do HCFMUSP destaca vacinas fundamentais para garantir a segurança desses profissionais, dos pacientes e da comunidade.

Conforme nosso calendário, vacinas como a COVID-19 (2 doses), Hepatite B (3 doses), dT (Difteria e Tétano, 3 doses com reforço a cada 10 anos), Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola, 2 doses) e a vacina contra Varicela (2 doses, para quem não teve a doença) previnem doenças graves que podem ser contraídas no ambiente de trabalho. A vacina contra Influenza, aplicada anualmente, reduz o risco de gripe, que pode comprometer a saúde do profissional e a segurança do atendimento.

Essas vacinas não apenas protegem os profissionais contra infecções, mas também evitam a transmissão de doenças aos pacientes, muitos dos quais estão em condições vulneráveis. Além disso, manter o calendário vacinal atualizado reforça a biossegurança. É imprescindível que os profissionais sigam as orientações, respeitando os intervalos e doses recomendados, para assegurar imunidade eficaz e contribuir para um ambiente de saúde mais seguro.

Local de atendimento para receber asvacinasem casode pendências:

CRIE – Centro de Referência para Imunibiológicos Especiais do HCFMUSP –Prédio dos Ambulatórios – 4º ANDAR- sala 08

Atendimento: Seg a Sex das 07:30h às15:30h

Após atualização vacinal, cadastre as doses no link: www natcorp com br/portais/saude

Texto enviado por:

Francisco Estênio Bastos da Silva

Embreve:

Está em fase de estruturação e validação técnica no CeAC uma sala de vacinação exclusiva para colaboradores, com o objetivo de facilitar o acesso à imunização no ambiente de trabalho, minimizar impactos na jornada e ampliar a cobertura vacinal. A proposta é que o espaço atue na vacinação admissional, periódica e nas linhas de cuidado. Atualmente, as vacinas são aplicadas no CRIE, aberto ao público geral de pacientes SUS, o que pode gerar deslocamentos e ausências prolongadas.

1º Fórum VC Dialogando com o HC

Participação do CeAC:

No 1º Fórum VC Dialogando com o HC em um mundo BANI, promovido pelo Núcleo de Gestão de Pessoas no dia 11/06, tivemos a participação honrosa do Dr. Felipe César de Almeida Claudino, Médico do Trabalho no CeAC, abordando sobre A Saúde Mental dos Profissionais da Área da Saúde, e em seguida participando de uma mesa redonda, juntamente com o Dr. Ricardo Abrantes do Amaral (Médico Psiquiatra no IPer), com mediação da Dra. Silvia Kobayashi.

Ao Dr. Felipe, nossos agradecimentos por mais uma vez representar tão bem o CeAC, abordando sobre o acolhimento humanizado de nossas equipes aos colaboradores do HCFMUSP, com foco na promoção da saúde e prevenção de doenças ocupacionais.

Ações CeAC

Importância da CIPA e Mapeamento dos Riscos

A preocupação com a saúde e segurança do trabalho, não é algo novo, mas ganhou força com a revolução industrial, com o aumento das fábricas e o uso de máquinas, os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais se tornaram mais frequentes. Isso levou a uma necessidade de criar regras e órgãos para proteger os trabalhadores.

No Brasil, a ideia de proteger o trabalhador foi se desenvolvendo ao longo do tempo. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), criada em 1943, já trazia alguns artigos sobre saúde e segurança. No entanto, foi com a publicação das Normas Regulamentadoras (NRs), a partir de 1978, que as diretrizes se tornaram mais específicas e detalhadas. A CIPA, por exemplo, é fruto dessa evolução, buscando envolver os próprios trabalhadores na gestão da segurança.

Mas afinal, o que é a CIPA?

A Comissão foi denominada desde de sua publicação até 2022 como Comissão interna de prevenção de acidentes, em 2022 o nome foi alterado para incluir "e de Assédio", reforçando o combate a todas as formas de violência no ambiente de trabalho, sendo nomeada como Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio.

Anualmente há eleição para definição dos representados dos trabalhadores, através de votação e indicação de membros pela empresa, formando um grupo com foco na promoção da saúde e prevenção de acidentes no trabalho.

A NR 5 define as atribuições da CIPA, estando dentre elas registrar a percepção de riscos dos trabalhadores nos ambientes de trabalho. Esta percepção é registrada em ferrramentas de mapeamento de riscos.

Criado na década de 60 na Itália o mapa de riscos foi introduzido no Brasil em agosto de 1992, é uma das ferramentas para registrar esta percepção de riscos. É uma representação gráfica do layout de um determinado ambiente de trabalho, onde são assinalados os diferentes tipos de riscos (físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes) por meio de cores e círculos de tamanhos variados. As cores padronizadas indicam a natureza do risco (por exemplo, verde para riscos físicos, vermelho para químicos, marrom para biológicos, amarelo para ergonômicos e azul para acidentes), enquanto o tamanho do círculo representa o grau do risco (pequeno para risco pequeno, médio para médio e grande para grande).

Com a alteração da NR 05 em 2022, O registro da percepção dos riscos dos trabalhadores foi flexibilizado, a norma determina que pode ocorrer por meio do mapa de risco ou outra técnica ou ferramenta apropriada a escolha da CIPA, com a assessoria do SESMT.

O Mapa de Riscos não é um documento estático. Ele deve ser utilizado pela CIPA como base para suas inspeções de segurança e para o planejamento de ações preventivas, com revisão periódica. A CIPA deve revisar o Mapa de Riscos anualmente (normalmente ocorre com a renovação dos membros da CIPA).

Ao seguir essas etapas, a CIPA não apenas cumpre suas atribuições legais, mas também fortalece a cultura de segurança na empresa, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos.

O treinamento de mapeamento de riscos, conduzido pela equipe de Segurança do Trabalho, tem como principal objetivo desenvolver uma comissão atuante para uma atuação eficaz na promoção da saúde e prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, preparando-os para identificar os perigos, graduar os riscos, compreender e aplicar medidas de controle, disseminando a cultura de segurança e incentivando comportamentos preventivos em todos os setores do hospital.

Texto enviado por: Rejane da Silva NevesTardiola

Ações CeAC

Treinamento Essencial para a Nova CIPA Corporativa: Compromisso com a Segurança no HCFMUSP

Durante o mês de maio de 2025, os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA), gestão 2025/2026, realizaram treinamentos obrigatórios e fundamentais, conforme estabelecido pela NR5, para o exercício de suas atividades.

Este treinamento é de suma importância para capacitar os "Cipeiros" desta nova gestão. Com o apoio do SESMT e da enfermagem do CeAC, foram ministradas aulas práticas, visando a disseminação do conhecimento e das ferramentas necessárias para identificar riscos, propor medidas preventivas e acompanhar as ações de segurança em seus respectivos setores. Por meio dessa preparação, os membros estarão ainda mais aptos a contribuir ativamente para um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos.

A atuação engajada da CIPA Corporativa tem um impacto direto na vida de cada funcionário do HCFMUSP. Por se tratar do maior complexo hospitalar da América Latina, é essencial preocupar-se com o colaborador, criando um ambiente de trabalho com menores riscos de acidentes e doenças. Isso significa mais bem-estar, mais qualidade de vida e a garantia de que todos possam desempenhar suas importantes funções com segurança.

Treinamento prático de Primeiros Socorros:

Curso de Mapa de Riscos, que ocorreu nas unidades dos institutos com o treinamento e visita das áreas do PA e

Anexos:

Texto enviado por:

Rita Mara da Cruz Monteiro

QuadrodeElogios

Pronto

Atendimento

Atendimento empático, acolhedor, eficaz e eficiente. Obrigada

Fui muito bem amparada parabéns meninas

Todas as vezes que precisei do pronto atendimento do CeAC, em relação à médicos, foi muito bom, sempre médicas e médicos jovens, porém atenciosos e dispostos a ajudar

Ambulatório

Atendimento pontual e eficaz, informações

claras e objetivas.

É muito bom sentir-se acolhido e bem atendido. Parabéns.

Médica receptiva, com escuta ao paciente. Esclareceu com clareza as dúvidas.

Medicina do Trabalho

Parabéns pelo atendimento, agradeço a todos os profissionais.

Fui muito bem atendida por ambos os profissionais, muita clareza quanto as explicações.

Atendimento muito bom desde a enfermagem ao atendimento médico

ANIVERSARIANTES JUNHO|

Lucas Marques Segurança do Trabalho

Thaina de Oliveira Terapeuta Ocupacional 04/06

Adriana de Moura Enfermagem

02/06 05/06

Elisabete Viana Enfermagem 05/06

Vera Papolo Enfermagem 08/06 09/06

Elaine Cristina Assistente Social 09/06

Heloise Facina Emfermagem 10/06

Flavia Luciana Segurança do Trabalho

Nilton Cipriano Segurança do Trabalho

Celia Marcilio CIPA 17/06 17/06

Sylvia Regina Assistente Social 18/06

Barbara Prado Psicóloga 21/06

Daiane dos Santos Segurança do Trabalho 26/06

Barbara Santos Enfermagem 28/06

Maria Karina Enfermgem 28/06

Natali Nathane Enfermgem 30/06

rápido Lanche Lanche

Ingredientes: Ingredientes:

8 fatias de pão de forma

100g de presunto fatiado

100g de queijo fatiado

1 lata de creme de leite sem soro

3 ovos

1 tomate fatiado

Orégano

Queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de Preparo: Modo de Preparo:

1.Em um recipiente quadrado ou retangular, coloque 4 fatias de pão de forma.

2.Sobre o pão, coloque o presunto e o queijo.

3.Cubra com as outras 4 fatias de pão.

4.Bata os ovos, junte o creme de leite com 1 pitada de sal e despeje sobre os sanduíches.

5.Decore com o tomate e polvilhe o queijo e orégano.

6.Leve ao micro-ondas por 10 minutos, em potência alta, ou até que o creme esteja firme.

Maria Rita Maria Rita CComunicação omunicação

culturais

DICAS

O Norte de Minas Gerais é uma região diversificada, marcada pela transição entre Cerrado e Caatinga, com destaque para a fruticultura e a cultura sertaneja. É a maior mesorregião do estado, composta por 89 municípios, e possui grande potencial turístico e econômico.

Carmosinia de Brito Enfermagem

O Mundo de Sofia: Às vésperas de seu aniversário de 15 anos, Sofia Amundsen começa a receber misteriosos bilhetes com perguntas filosóficas e postais enviados do Líbano para uma garota desconhecida chamada Hilde. Esses enigmas marcam o início de uma jornada que

mistura suspense com uma verdadeira aula sobre a história da filosofia ocidental, em um romance envolvente que já conquistou milhões de leitores.

Para Sempre Alice: A Dra. Alice Howland (Julianne Moore) é uma renomada professora de linguistica. Aos poucos, ela começa a esquecer certas palavras e se perder pelas ruas de Manhattan. Ela é diagnosticada com Alzheimer. A doença coloca em prova a força de sua família. Enquanto a relação de Alice com o marido, John (Alec Baldwin), se fragiliza, ela e a filha caçula, Lydia (Kristen Stewart), se aproximam.

Somos todos Somos todos

Quantos sonhos você já realizou? Sonhos têm data de validade? Você acredita que tudo o que deseja um dia pode chegar até você? Pois é para nossa colega Carmosinia, tudo sempre foi uma questão de tempo e cada coisa aconteceu no seu momento certo.

Mineira da cidade de Mirabela, no norte de Minas Gerais, Carmosinia veio para São Paulo ainda menor de idade e acompanhada por uma amiga, em busca de novas possibilidades para concluir os estudos Mesmo tão jovem, já tinha um objetivo claro: trabalhar na área de Enfermagem.

Seus primeiros empregos na nova cidade foram como babá. Depois de muitos anos cuidando de crianças, iniciou sua trajetória como cuidadora de pacientes no Hospital Oswaldo Cruz. Foi nesse mesmo hospital que ela começou o curso de Auxiliar de Enfermagem e mais tarde, o de Técnico de Enfermagem.

Antes de começar as aulas do curso, Carmô como é carinhosamente chamada sentiu um frio na barriga: fazia mais de 30 anos que não entrava em uma sala de aula, mesmo assim, seu empenho logo se destacou Teve muito apoio da família nessa fase, especialmente porque suas filhas também estavam cursando o ensino superior, foi quase uma forma de retribuição: Carmô sempre investiu muito na educação delas.

Enquanto estudava, seguiu trabalhando como cuidadora Quando concluiu o curso, em 2020, bem no auge da pandemia de Covid-19, decidiu não atuar de imediato na área da saúde, por medo de contrair o vírus e colocar a família em risco, optou por continuar trabalhando como cuidadora particular em residências.

Passado esse período, decidiu se candidatar a uma vaga no HCFMUSP, hospital que já conhecia por ter feito acompanhamento durante uma de suas gestações. Achou que não passaria no processo seletivo, mas foi aprovada entre 245 candidatos e em apenas quatro meses foi chamada para assumir o posto no HC, em fevereiro de 2022. Para Carmô, “foi a maior felicidade da vida começar a trabalhar no CeAC”, onde teve a oportunidade de atender um de seus ex-professores do curso Técnico de Enfermagem.

Agora ela quer ir ainda mais longe: seu próximo passo é realizar o sonho de cursar o ensino superior em Enfermagem. Para ela, não existe prazo para realizar sonhos, faz questão de lembrar uma frase que, segundo ela, resume tudo com um significado enorme: “O importante na vida não é o ponto de partida, mas sim a caminhada. Semeando e plantando, teremos sempre o que colher.”

Agradecimentos

À todos que contribuíram para a 39°

edição do Jornal CeAC, especialmente:

Carmosinia de Brito Pereira

Francisco Estenio Bastos da Silva

Rafael Marques Geraldo

Rejane da Silva Neves Tardiola

Rita Mara da Cruz Monteiro

O que você gostaria de ler no nosso Jornal?

Mande sua sugestão para o email: comunicacao.ceac@hc.fm.usp.br

Com o título: PROPOSTA PARA O JORNAL

Equipe do Jornal CeAC:

Adriana Rodrigues (editora, revisora)

Emily Pires Ferreira (editora)

Fernando Liebhart Maia (revisor)

Maria Rita dos Santos Pereira (editora)

Raul Carlos Gomes Ribeiro (redator e editor).

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.