Revista Juntos Ed4 | Missões 2013

Page 26

juntos

26

+ LAR BATISTA ESPERANÇA

Parece que foi ontem e 25 anos se passaram. No dia 22 de abril de 1988, chega a primeira criança no apartamento da família do Pastor Nathaniel Brandão, missionário da Junta de Missões Nacionais (JMN). Nessa data o Juizado de Menores de Curitiba, por intermédio do Dr. José Wanderlei Resende, Juiz de Menores, foi responsável início do lar de crianças da família Brandão, que se tornou um Berçário Oficial Voluntário e Gratuito do Juizado de Menores de Curitiba. Ficou conhecida como “Casa 01”. Tudo foi pensado com carinho: “Para o futuro pensamos no presente” foi a frase que deu origem ao Lar Batista Esperança (LBE) e logo foi aprovado como slogan oficial a seguinte frase: “Porque ele (Jesus) vive, posso crer no amanhã”. O nome da entidade foi dado pela filha do pastor, Daniele Cristine, que teve a intenção de transformar o LBE em um verdadeiro lar, dando esperança para as crianças. Com o objetivo de vivenciar o verdadeiro Cristianismo e atender crianças carentes, abandonadas e de rua, após ver uma situação perto de sua casa o pastor conta: “Vimos uma senhora apanhando restos de comida em nosso latão de lixo e isso foi a gota d’água para irmos ao Juizado de Menores e nos oferecermos, gratuitamente, para ajudar. Colocamos nosso lar à disposição para estes abrigamentos”. E assim começou o projeto. Nesses 25 anos, o LBE atendeu 632 crianças, jovens e adolescentes. A ideia inicial era apenas uma unidade, mas a convite da Secretaria da Criança de Curitiba, o LBE inaugurou mais duas casas-lares (Casa 02 e 03), para meninos de rua e em seguida as casas 04 e 05 para grupos de irmãos. O próximo passo foi implantar um projeto de cursos profissionalizantes, o Centro de Educação Profissionalizante Esperança (CEPE), com inclusão digital, marcenaria, artesanato, reforço escolar e outros cursos. Ainda nessa caminhada, a Casa 06 nasceu da necessidade de abrigarmos crianças menores, bebês e aceitamos o desafio da Fundação de Ação Social (FAS) e, na época, Secretaria da Criança. Em seguida abrimos

a casa 07 (para meninas viciadas e carentes) e a 08, em forma de República para adolescentes acima de 16 anos. Essa casa tem como objetivo manter o trabalho já realizado pelo LBE na vida desses adolescentes. Também abrimos a casa 09, para meninas e adolescentes carentes e em situação de risco total ou parcial. Não temos dúvida de que quem nos mantém é o Senhor Deus e ele levanta pessoas físicas, jurídicas, igrejas batistas, outras igrejas e voluntários. Esses representam hoje mais de 50% do orçamento do LBE; Outra parte também é mantida com festas, eventos, chás, e outros eventos que arcam com 10% das despesas. Com apoio de convênios com terceiros, a FAS e outros projetos, somam os restantes 40% das despesas. Estas são nossas fontes de recursos atuais. Em todo o Ministério LBE temos 22 missionários (pais e mais sociais), quatro pessoas no escritório e duas pessoas em serviços gerais. Temos ainda, 25 voluntários fixos, em diversas áreas de atendimento. Nossos recursos incluem pastores, médicos, psicólogos, assistentes sociais, professores e apoio das equipes técnicas da FAS, dos Conselhos Tutelares e Vara da Infância e da Juventude (VIJ) de Curitiba. A Capacidade de acolhimento e abrigo do LBE é de 120 pessoas entre as crianças, adolescentes, pais sociais e seus filhos, mães solteiras e seus filhos. Mas o LBE também realiza seu trabalho gratuito beneficente às famílias carentes do Estado do Paraná. As crianças nos são enviadas pela central de vagas da FAS, após decisão de Conselhos Tutelares e da VIJ de Curitiba. Trabalhamos com crianças nas seguintes idades: de 02 a 10 anos (Casa 01); crianças e adolescentes de 06 a 12 anos (Casa 02 e Casa 03); crianças de 06 a 10 anos em Araucária (Casa 04); centro profissionalizante, marcenaria da vida e inclusão digital em Araucária (Casa 05); crianças de 01 dia a 08 anos (Casa 06); crianças e adolescentes de 06 a 12 anos (Casa 07); república para adolescentes e jovens (Casa 08); e crianças e adolescentes de 06 a 12 anos (Casa 09).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.