1 minute read

probióTico

melhorados entre os pacientes que receberam LcS corresponderam bem à escala MHQ melhoradas observadas acima e demonstraram, ainda, a eficácia da administração oral de LcS na aceleração da recuperação da função da mão.

Dose Dobrada

Advertisement

Também é digno de nota que se dobrou a dose de LcS no presente estudo (1,2 x 1010 UFC) em comparação com estudos anteriores (6 x 109 UFC), porque foi descoberto que os efeitos positivos de LcS na recuperação funcional após fratura começou a se dissipar após o tratamento inicial. Uma possibilidade é que esses pacientes possam ter se acostumado ao tratamento com LcS em dose mais baixa; e foi levantada a questão se uma dosagem mais alta de LcS poderia promover de forma mais eficaz a recuperação da fratura do rádio distal. Portanto, neste estudo aumentou-se a dose de LcS com o objetivo de confirmar sua eficácia e segurança. Novamente, não foi observado nenhum evento adverso grave ao longo deste estudo e nenhum paciente relatou intolerância à dose elevada de LcS.

Em relatórios anteriores sobre o uso clínico de LcS em outras doenças, os períodos de estudo eram normalmente de quatro semanas ou mesmo muito curtos, de cinco dias. Assim, nosso presente estudo, com dose maior e duração de três meses, fornece uma garantia significativa não apenas para a eficácia, mas também para a segurança da administração oral de LcS na clínica. O estudo ‘Administração oral do Lactobacillus casei Shirota melhora a recuperação das funções da mão após fratura do raio distal entre pacientes idosos: um ensaio placebo controlado, duplo-cego, randomizado’ foi publicado no Journal of Orthopaedic Surgery and Research (2019) 14:257 (https://doi. org/10.1186/s13018-019-1310-y).