Betão Nº33

Page 46

Técnica

do BR. Porém, o autor utilizou maior quantidade de cimento nos primeiros, o que poderá ter influenciado positivamente esta propriedade. Através dos resultados do betão B100SP1.0, é possível concluir que a utilização de SP origina melhorias no desempenho nesta propriedade do betão, uma vez que conduz à redução da relação a/c efectiva, o que resulta numa diminuição da porosidade e da permeabilidade ao CO2. A incorporação de SP resultou em melhorias entre 58 e 62%, em relação ao BR, e entre 60 e 69%, face ao B100. Relativamente ao betão homólogo sem adjuvante, a eficácia do SP diminuiu ao longo do tempo, visto que o incremento de 69% correspondeu aos 7 dias e o de 60% aos 91 dias. Estes resultados confirmam o referido no subcapítulo referente à resistência à compressão, de que o SP possui um efeito acelerador de presa, resultando assim numa influência superior nos primeiros dias de cura do betão. 2.10. Resistência à penetração de cloretos Esta propriedade é quantificada pelo coeficiente de difusão de iões cloreto, apresentado na Figura 20. Os resultados apresentados para as duas idades de ensaio são coerentes entre si, demonstrando que não existiu uma clara influência do teor de AGRB. Foram obtidas variações face ao BR de aproximadamente +7 e -3%, correspondentes a taxas de substituição de 25 e 100%, respectivamente. Estas ligeiras diferenças ocorridas entre os betões podem ser inerentes à realização do ensaio. Os resultados são condizentes com os obtidos para a resistência à carbonatação, em que se obteve variações entre cerca de 2 e 7% (aos 91 dias de idade). Deste modo, é possível concluir que este tipo específico de AGR, provenientes da reciclagem de elementos de betão de elevada resistência, não afecta significativamente esta propriedade.

28 dias

91 dias

BR

B25

20

Coeficiente de penetração de cloretos (x10-12 m2/s)

18 16 14 12 10 8 6 4 2 0 B100

Figura 20 – Resistência à penetração dos cloretos

40 Betão n.33 Dezembro 2014

B100SP1.0

A maioria das investigações relativas à incorporação de AGRB no betão sugere que existe uma redução da resistência à penetração de cloretos, como é o caso dos estudos de Rao et al. [5], Amorim et al. [19] e Kou e Poon [20]. No entanto, Limbachiya et al. [15] registaram na sua investigação semelhantes desempenhos nos BAGRB, sendo que neste estudo também foram utilizados AGR obtidos de elementos de betão pré-fabricados. Tal como para a resistência à carbonatação, conclui-se que a introdução de SP resulta numa melhoria de desempenho em relação à propriedade em análise neste subcapítulo. O estudo da composição B100SP1.0 teve como objectivo avaliar até que ponto é possível compensar o efeito dos AGRB; porém, como a utilização deste tipo particular de agregados não resultou num decréscimo da resistência à penetração dos cloretos, o efeito do SP em relação ao BR foi bastante elevado. Assim, o betão B100SP1.0 apresentou reduções no coeficiente de difusão dos iões cloreto entre 47%, para os 91 dias, e 52%, para os 28 dias.

3. Conclusões Esta campanha experimental teve como objectivo avaliar o efeito da incorporação de agregados grossos reciclados (AGR) provenientes de elementos pré-fabricados de betão nas propriedades do betão. Foi possível chegar às seguintes conclusões: 1. Os agregados provenientes dos resíduos gerados pela indústria de pré-fabricação são de excelente qualidade, sendo o seu desempenho em termos das várias propriedades superior ao reportado na maior parte dos estudos existentes; 2. Em face disto, as tendências normais de desempenho mecânico e de durabilidade por parte de BAR face a um betão convencional anularam-se ou foram atenuadas, mantendo, no entanto neste último caso, o seu sentido habitual; 3. É possível concluir que os AGR provenientes de elementos de betão pré-fabricados são passíveis de serem utilizados no fabrico de novos betões (com taxas até 100%) sem perdas na maioria das suas propriedades. Recomenda-se a taxa de 25% como limite apenas em relação à absorção de água por imersão e por capilaridade; 4. Deste modo, pode-se afirmar que poderia existir um aumento dos valores estabelecidos em regulamentos de vários países como taxas limite de incorporação deste tipo de agregados, desde que que comprovada a sua qualidade (como é o caso dos elementos pré-fabricados);


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.