Portugal Mineral Nº 2

Page 31

Iniciativa Matérias-Primas uma vez que o seu objectivo é garantir o futuro acesso aos recursos naturais. Isto requer um planeamento e um sistema que deve ser melhorado, embora Portugal ainda assim tem um sistema melhor que muitos dos outros países.

5 - Forte implementação de regras para os condutores dentro da pedreira, mas especialmente para os que circulam na via pública

A UEPG está também a trabalhar activamente com a Comissão sobre as orientações para as actividades extractivas em zonas Natura 2000. Em Julho 2010, a CE publicou documento de orientação, argumentando que a existência de explorações em zonas Natura 2000 é possível desde que o planeamento da Biodiversidade seja reforçado.

Foram indicadas duas iniciativas sobre segurança com regras de boas práticas acessíveis online e em português, em www.wbcsdcement.org que são extremamente úteis para quem as consulta.

Em termos de reciclagem, existem já países cujas taxas de reciclagem de resíduos de construção/demolição atingem os 90%. No entanto, isto representa apenas 20% da procura. Em termos médios, na Europa, 40% destes resíduos são reciclados. Para termos uma ideia, se existisse reciclagem a 100%, isto serviria apenas 15% da procura de agregados para novas construções. A UEPG tem promovido a reciclagem, mas os desafios variam de país para país. Na quarta parte da apresentação focou as questões de segurança. Apesar do esforço de todos os intervenientes, ainda existe muito trabalho a desenvolver. Os números assim o mostram. Nesta indústria, existem cerca de 30 fatalidades, por ano, na Europa e Portugal aparece, infelizmente, como um dos que tem mais peso neste número. Em termos globais, quantificam-se 200 mortes, sendo causa mais comum, 50%, os acidentes com veículos em trabalho (capotamentos e despistes). Entre as outras causas, foram mencionados as quedas em altura, os afogamentos, atracamentos em tapetes e choques eléctricos.

6 - Rigorosos inquéritos aos acidentes para que seja possível detectar as causas.

Relativamente à parte seguinte “Biodiversidade Sustentável” a apresentação focou a importância dos prémios sobre Desenvolvimento Sustentável, promovidos pela UEPG e que são uma iniciativa de grande sucesso. Foram apresentados exemplos de sucesso em Espanha, Alemanha e Inglaterra. Foram também deixados conselhos sobre Biodiversidade, tais como: •

Planificar a recuperação paisagística deste o início do projecto

Iniciar a recuperação logo que possível

Recuperar de acordo com ambiente local

Ter sempre atenção às questões relacionadas com a gestão da água e aquíferos

Realmente promover a Biodiversidade

Falar com a comunidade local

Ver a biodiversidade como uma oportunidade para criar uma herança ambiental

CONCLUSÕES:

A apresentação deixou algumas regras essenciais e de boas práticas na Prevenção de acidentes de trabalho e consequentes mortes. Foram as seguintes:

A UEPG está na linha da frente da Indústria Europeia de Agregados e valoriza a participação da ANIET.

1 - Um compromisso visível por parte da política da empresa, com o apoio dos empregados, subcontratados e sindicatos

Muitos dos países europeus estão em recessão. A crise não durará eternamente mas este Sector tem de estar preparado para que seja economicamente sustentável. Para isso, é necessário que o acesso aos recursos geológicos seja melhorado, que uma melhor segurança seja um imperativo e que a biodiversidade seja encarada como uma oportunidade.

2 - Formação e treino inclusive para o pessoal de chefia 3 - Estabelecimento de Regras de Ouro em Segurança 4 - Forte implementação de regras de segurança para o pessoal indirecto

Por estas razões, todos podemos conseguir um futuro mais sustentável. ////

29


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.