Anuário 2024

Page 1


INACIANO

Colégio Santo Inácio

R. São Clemente, nº 226 Botafogo – Rio de Janeiro / RJ

CEP: 22260-000 www.santoinacio-rio.com.br

INACIANO 2024

Publicação anual com os destaques das atividades do CSI ao longo do ano letivo.

DIRETORIA

Pe. Adilson Silva, SJ

Diretor-Geral

Rita Mury

Diretora Acadêmico-Pedagógica

PRODUÇÃO EDITORIAL

Setor de Comunicação e Marketing

REVISÃO DE TEXTO

Maria das Graças Ramos

DIAGRAMAÇÃO

Felipe Rocha

COLABORAÇÃO

Docentes dos cursos Diurno e Noturno

I FLICSI

Em 2024, tivemos a I Feira Literária do Colégio Santo Inácio (FliCSI). Os estudantes participaram de encontros com escritores, rodas de conversa e sebo solidário. Na Cabine Literária, era possível assistir a alunos lendo contos. Na Sanfona Poética, estudantes e educadores leram pequenos versos ao som do instrumento. Teve ainda apresentação musical do grupo "Choro Negro" e um recital, com direito a chuva de poesias!

A Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de 2024 contou com mais de 100 projetos elaborados pelos estudantes do 5EF à 3EM sob o tema “Bem-viver” e relacionados a três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Assembleia Geral das Nações Unidas. Além dos estandes com as exposições, tivemos um ‘Espaço Tecnológico’ com protótipos de metrô autônomo, carro eletrônico, foguete, além de projetos de mecatrônica e programação.

CONCURSO DO LOGO DA FECIT

A arte do inaciano João Rebelo Haubrich, da 1EM, foi escolhida em votação popular para representar a edição de 2024 da FECIT.

TEDXYOUTH @SANTOINACIORIO

Em 2024, tivemos a 3ª edição do TEDxYouth@SantoInacioRio. Sob o tema ‘Inovando para o Futuro’, 21 estudantes do Diurno e do Noturno apresentaram suas ideias sobre temas relevantes e muito atuais. Os vídeos das apresentações podem ser conferidos no canal do CSI no YouTube. O TEDxYouth contou também com apresentações musicais e artísticas de alunos. Estudantes do Diurno também atuaram em outras frentes do evento, como credenciamento do público, assistência de palco e logística.

Da crise humanitária no Iêmen à guerra entre Israel e Hamas, a XIX ONU Colegial do CSI foi palco de intensos debates, negociação e acordos. O evento reuniu mais de 350 estudantes do 9EF à 3EM entre os diversos comitês temáticos, de imprensa e de staff. Mais uma vez, tivemos comitês em que os debates aconteceram integralmente em inglês e em espanhol. E para estimular a participação de mais estudantes, um dos comitês recebeu a visita de alunos do 8EF, que poderão participar da ONU Colegial a partir de 2025. A simulação do ano passado contou ainda com um grupo de estudantes do Colégio Anchieta de Nova Friburgo.

no "Conto de Escola" de Machado de Assis, os estudantes do 8EF roteirizaram, produziram e filmaram um curta-metragem nas aulas de Cinema Contemporâneo e Língua Portuguesa. Em novembro, os curtas foram avaliados e premiados nas categorias Roteiro, Edição, Figurino, Trilha Sonora, Ator, Atriz, Interação e Curta.

JORNADA INACIANA PARA PAIS

Famílias dos 1EF, 2EF e 3EF puderam participar das Jornadas Inacianas para Pais. A JIP busca reforçar os valores próprios da identidade inaciana e fortalecer a parceria entre a escola e a família no processo de formação integral dos estudantes.

PROJETE

Em outubro, 13 alunos da 1EM do CSI participaram da ProjETE - Feira de Projetos da Escola Técnica de Eletrônica, unidade da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) em Santa Rita do Sapucaí (MG). O evento, focado em incentivar a ciência, o empreendedorismo e a criação de novas empresas, atrai cerca de 5 mil visitantes anualmente. Os inacianos apresentaram quatro projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com conceitos relacionados à energia limpa, consumo responsável, redução das desigualdades e redução de emissões de poluentes no transporte público. Um dos trabalhos de estudantes do CSI foi premiado durante a Feira.

CHÁ DOS AVÓS

Em setembro, recebemos vovós, vovôs e também bisavós no tradicional Chá dos Avós, do 1EF. O evento é parte de uma das unidades de alfabetização. Após assistirem a uma homenagem preparada pelas crianças, os visitantes receberam uma medalhinha de São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus. Eles também visitaram as salas de aula para receberem homenagens preparadas pelas crianças.

SÁBADOS CULTURAIS

ALUNOS AUTORES

Inspirados pelo encanto dos livros, alguns estudantes do EF1 decidiram produzir suas próprias obras e doá-las para o acervo do colégio. Com o apoio da equipe da Biblioteca do segmento, a iniciativa ganhou corpo e foi batizada de “Alunos Autores”. Mais de 10 estudantes de diferentes séries colaboraram com mais de 35 obras para o projeto.

Os estudantes do Ensino Fundamental experimentaram, ao longo do ano letivo, diversas atividades relacionadas aos eixos de série dentro do projeto do Sábado Cultural. Recursos maker, jogos e arte foram alguns dos meios empregados e que ajudaram na reflexão dos temas propostos.

PEQUENOS AUTORES 5EF

Os alunos do 5EF e suas famílias participaram de um momento especial, que simbolizou um rito de passagem dos inacianos para o EF2. Os estudantes produziram um livro de contos de mistério e a obra final foi apresentada às famílias em uma manhã de autógrafos.

ABRINDO O CORAÇÃO

O projeto Abrindo o Coração mais uma vez se apresentou como um espaço essencial para o desenvolvimento integral dos alunos do 1EF ao 3EF, abrangendo as dimensões socioemocional, cognitiva e espiritual-religiosa. Ao longo do ano, foram promovidos espaços de fala e escuta às crianças ao trabalhar seus anseios, emoções e percepções acerca da vida.

MUSEU DA EMPATIA

Dentro do Projeto de Vida, os alunos da 2EM produziram, mais uma vez, o Museu da Empatia do CSI, inspirado no Empathy Museum, de Londres. Eles coletaram histórias de vida através de entrevistas e objetos, que foram compartilhados na exposição. Foram muitos relatos de superação, amor e resiliência. Os estudantes participaram de todo o processo de criação do Museu, desde a escolha do logotipo até o plantio de mudas da Árvore da Felicidade para presentear os convidados.

Destinado a alunos do 4EF ao 9EF, o projeto promove, por meio de dinâmicas e atividades práticas, a reflexão sobre si mesmo e sobre o coletivo. Com foco no desenvolvimento das dimensões socioemocional, cognitiva e espiritual-religiosa, os estudantes são incentivados a reconhecer seus próprios sentimentos, compreender as necessidades dos colegas e fortalecer o espírito coletivo, promovendo a cultura do cuidado e o respeito às diferenças.

PROJETO DE VIDA

Ao longo do ano, os estudantes do 1EM à 3EM percorreram uma trajetória de fortalecimento socioemocional através do Projeto de Vida. Desenvolvido para capacitar os estudantes do Ensino Médio a se adaptarem a um mundo em constante mudança, o projeto proporciona ferramentas de autoconhecimento, autoconfiança, autoanálise e autoavaliação. Através de dinâmicas, debates e reflexões, ajuda os alunos a compreenderem melhor suas próprias escolhas e seus potenciais.

MANHÃS E TARDES DE FORMAÇÃO

Também com ênfase no desenvolvimento socioemocional e espiritual-religioso, este projeto oferece atividades durante o turno escolar do estudante. Ao longo do ano, as diferentes séries vivenciaram experiências com foco no cuidado consigo mesmo, com o próximo e com o mundo que nos cerca.

DIAS DE FORMAÇÃO

As turmas do 4EF à 3EM tiveram, na Vila Santo Inácio, em Corrêas, os tradicionais Dias de Formação. Organizadas pela Formação Cristã e pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE), as atividades foram planejadas com base no eixo temático e nas necessidades de cada série, promovendo a integração e o desenvolvimento socioemocional e espiritual-religioso dos

CONSTRUÇÃO CULTURAL DAS MASCULINIDADES

Buscando um olhar crítico sobre os comportamentos e papéis social e culturalmente atribuídos aos homens, os estudantes da 3EM refletiram e debateram como a masculinidade se apresenta no ambiente escolar e suas consequências para o coletivo. Em momentos voltados apenas aos rapazes e em outros com meninas e meninos reunidos, as turmas compartilharam suas vivências e inquietações, abrindo espaço para uma convivência acolhedora e respeitosa.

ENCONTRO DE FORMAÇÃO INTEGRAL

ENCONTRO DE JOVENS INACIANOS

Os estudantes do 9EF à 3EM participaram de edições do Encontro de Jovens Inacianos (EJI), nos quais aprofundaram princípios fundamentais da espiritualidade inaciana. O EJI, que integrou a programação da Temporada Inaciana, foi marcado por momentos de interação, oração, brincadeiras e vivência litúrgica.

PREVEST

Ao longo de 2024, os estudantes da 3EM contaram com atividades preparatórias extras às quartas e sextas-feiras à tarde. Com temas predefinidos que costumam ser alvo dos vestibulares, as aulas do PreVest eram facultativas e os alunos deviam se inscrever na coordenação da série.

Em outubro, sete estudantes do Colégio Santo Inácio, um educador, dois antigos alunos e mais 14 delegações de unidades da Rede Jesuíta de Educação (RJE) se reuniram em Vila Oliva, Caxias do Sul (RS), para viver uma experiência única e transformadora. Baseado na vida e nos ensinamentos de Santo Inácio de Loyola, o VII Encontro de Formação Integral (EFI) ofereceu aos jovens momentos valiosos de espiritualidade, convivência, aprendizado e liderança.

ENCONTRO CARDONER

Em julho, 14 estudantes inacianos do Ensino Médio participaram do Encontro Cardoner, que reuniu alunos de colégios jesuítas do Brasil, Paraguai, Peru e Colômbia, onde foi realizado. Buscando contribuir para a formação integral dos estudantes, o encontro trabalha, a partir de uma profunda experiência de Deus e do modo de proceder inaciano, as dimensões socioemocional e espiritual-religiosa. Um dos momentos mais marcantes foi a imersão de três dias na comunidade de Punta Canoa, em Cartagena das Índias, onde os estudantes puderam colocar em prática, com crianças e adolescentes do local, os valores aprendidos.

CURSO-TALLER ARRUPE

Durante a segunda quinzena de agosto, um grupo de seis alunos da 3EM esteve na Casa Villa de Sales, em Antioquia, Colômbia. Junto com outros 51 jovens do México, Colômbia, Guatemala e Chile, nossos inacianos participaram do Curso-Taller Internacional Arrupe. A iniciativa faz parte do Projeto “Cidadãos para o mundo”, da Federação Latino-Americana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI). A partir de atividades que envolvem a Espiritualidade e a Pedagogia Inacianas, os participantes puderam fortalecer o autoconhecimento, o discernimento, o trabalho colaborativo, a liderança servidora e o compromisso com quem mais precisa.

SEMANA FUTUROS PROFISSIONAIS

Os alunos do Ensino Médio participaram, no início de julho, da Semana Futuros Profissionais. O evento oferece aos estudantes informações sobre o mercado de trabalho, as diversas possibilidades de atuação profissional e as diferentes trajetórias acadêmicas, de modo a contribuir com suas escolhas. A cada dia, foram oferecidas quatro palestras sobre carreiras diferentes. Entre os palestrantes, tivemos muitos responsáveis e antigos alunos, numa rica troca entre gerações inacianas.

VISITA ÀS UNIVERSIDADES

Os estudantes da 2EM e da 3EM realizaram visitas a universidades cariocas, organizadas pela Orientação Profissional do CSI. Eles puderam conhecer diferentes cursos de instituições como Uerj, UFRJ, Fundação Getúlio Vargas e PUC-Rio, além da faculdade de Medicina da Idomed.

FEIRA DE UNIVERSIDADES

Em agosto, recebemos a visita de mais de 25 instituições de ensino superior nacionais e internacionais, que apresentaram seus cursos em palestras, oficinas e estandes. Entre as presentes, estavam as brasileiras ESPM, Faculdade Souza Marques, FGV e PUC e as internacionais École Polytechnique, Hult University, SVA, University of Denver, University of Pittsburgh e York University.

DEFENDA SUA UNIVERSIDADE

Estudantes da 2EM e da 3EM participaram da palestra “Defenda sua Universidade”, que contou com a presença de antigos alunos do CSI. Os jovens, que atualmente estão trilhando sua jornada acadêmica em universidades públicas, compartilharam suas experiências e contaram sobre a rotina da vida universitária. O encontro é uma oportunidade de mostrar um pouco da realidade e do cotidiano das instituições públicas, muitas das quais não oferecem programas de visitação.

SIMULADOS

Os estudantes do Ensino Médio do CSI se preparam desde cedo para os exames vestibulares. Os simulados começam na 1EM e se intensificam no Terceirão, com provas no modelo ENEM, UERJ, PUC e Fuvest. Os simulados são momentos valiosos para praticar e se familiarizar com o formato da prova, desenvolvendo estratégias para gerenciar melhor o tempo durante o exame.

OFICINA DE GERENCIAMENTO DE ESTRESSE

O gerenciamento do estresse foi tema de uma oficina promovida para os alunos da 3EM. O momento foi conduzido por especialistas e estudantes do curso de Psicologia da rede IDOR. Além de aprender sobre a neurociência do cérebro, os estudantes tiveram contato com técnicas práticas para manejar o estresse e a ansiedade.

PALESTRA PARA PAIS

Em maio, apresentamos a palestra “Pais: Líderes Inspiradores | Formas de incentivar seus filhos a fazerem suas melhores escolhas profissionais”, com a psicóloga Betty Wainstock. Ela mostrou como os pais podem, através da escuta ativa, ajudar na tomada de decisões importantes sobre as carreiras dos jovens.

PREPARAÇÃO PARA ALÉM DOS LIVROS

Como parte da preparação para o vestibular da UERJ, os alunos das 2EM e 3EM assistiram ao espetáculo "O Conto da Aia", baseado no livro de Margaret Atwood e encenado pelo grupo Palco Literário. A obra foi abordada na prova de Redação da universidade estadual. Já o romance “Caim”, de José Saramago, também abordado no exame da UERJ, foi o tema de um encontro entre os alunos da 3EM com o professor da UFF Marlon Augusto Barbosa.

OUTUBRO ROSA

Em apoio à campanha Outubro Rosa, o CSI e o Grêmio Koru promoveram uma ação de corte de cabelo gratuito, com doações destinadas à Associação Cabelegria. Foram coletadas mais de 100 doações. A Cabelegria é uma Organização Não Governamental que arrecada cabelos, confecciona e distribui perucas para pacientes com câncer.

NOITE MAGIS

Em novembro, o grupo de Liderança Inaciana do EF2 e suas famílias participaram da Noite Magis, uma celebração e confraternização em que os estudantes têm a oportunidade de partilhar um pouco da sua caminhada ao longo deste ciclo. O evento contou com apresentações artísticas; a Feira da Liderança Inaciana, com oficinas e atividades orientadas pelos estudantes; e um momento de oração no Pátio do Sino.

O grupo de Liderança Inaciana do 8EF promoveu uma campanha de arrecadação de livros para a Aldeia Marakanâ, a qual deram o nome de “Leitura Txai”. A ideia foi ajudar na construção de uma biblioteca comunitária.

KORU NO GRÊMIO ESTUDANTIL

TAMPATINHAS

Por mais um ano, o grupo de Liderança Inaciana do EF2 comandou a campanha TamPatinhas, com o objetivo de arrecadar tampas de plástico e lacres de alumínio e encaminhar para a Rio Eco Pets. A instituição sem fins lucrativos destina o valor obtido com a venda dos materiais para organizações não governamentais e protetores independentes que atuam no resgate, reabilitação e adoção de animais de rua.

REPRESENTANTES DE TURMA

Os representantes de turma do 4EF à 3EM tiveram reuniões com o diretor-geral, Pe. Adilson Silva, SJ, duas vezes ao longo de 2024. Eles apresentaram ao reitor as atividades das séries e levaram demandas e sugestões das turmas. O protagonismo estudantil é uma das premissas da pedagogia inaciana.

O Grêmio Koru tomou posse em junho para a gestão 2024/2025. Ele sucedeu o Íris na liderança do Grêmio Estudantil.

PALESTRA SOBRE MEIO AMBIENTE

O Grêmio Koru levou quatro especialistas para falar com alunos do 9EF e do Ensino Médio sobre “Meio ambiente e o descarte de resíduos nas águas do Rio de Janeiro”. Participaram do bate-papo Vinicius Crespo, diretor executivo do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade; Luiz Eduardo Albuquerque, antigo aluno do CSI, atualmente estudante de Biologia; Jader Rezende, CEO da Toga Ambiental e técnico em meio ambiente; e Pedro Paulo Ribeiro Vieira, CEO da consultoria Seaweed Support.

LEITURA TXAI

F1 IN SCHOOLS

A participação de nossos inacianos no F1 in Schools foi um sucesso! Os estudantes estiveram em São Paulo em abril para a final nacional da temporada 2023/2024. A escuderia Nova Burst alcançou o 3º lugar na classificação geral, além dos prêmios de Escrutínio e Estande. Já a escuderia Maze Racing conquistou os prêmios de Participação Feminina e Projeto Social.

OLIMPÍADAS DE CONHECIMENTO

Em 2024, mais de 900 estudantes participaram de diferentes olimpíadas de conhecimento: Concurso Canguru de Matemática Brasil, Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), Olimpíada Brasileira de Matemática Mirim (OBMPEM Mirim), Olimpíada de Matemática do Rio de Janeiro (OMERJ), Olimpíada Interna de Matemática, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), Olimpíada Brasileira de Biotecnologia (OBBIOTECH), Olimpíada Brasileira de Física (OBF), Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), Olimpíada de Química do Rio de Janeiro (OBQRJ) e Olimpíada Nacional de Ciências. Nossos inacianos conquistaram 123 medalhas de bronze, 106 de prata e 43 de ouro, além de 41 medalhas de honra ao mérito, 554 de participação e 13 menções honrosas.

SPELLING BEE CONTEST

O inaciano Eduardo Moreira Alonso conquistou o 1º lugar na categoria do 4EF no Spelling Bee Contest, competição promovida pelo Colegio San Ignacio Alonso Ovalle, de Santiago (Chile). Além do CSI, a iniciativa teve a participação de outras unidades educativas jesuítas do Chile e da Guatemala. Mais de 20 alunos dos 4EF, 5EF e 6EF participaram do clube, aprendendo e praticando técnicas de soletração em inglês.

CERTIFICADO DE CAMBRIDGE

Setenta e sete estudantes do 6EF à 1EM receberam, em março, suas certificações de Cambridge, conforme os resultados que obtiveram nos exames realizados no ano anterior. Em novembro, 69 alunos prestaram o teste de 2024 . O exame de Cambridge é um dos mais tradicionais testes de proficiência em inglês do mundo. As provas, divididas em diferentes níveis, avaliam as habilidades de leitura, escrita, fala e compreensão do idioma.

CSI GANHA GRUPO DE TEATRO AMADOR

Em 2024, tivemos a estreia da Companhia Inaciana de Teatro Amador (CITA), com a apresentação da peça ‘As Centenárias’, adaptação do texto de Newton Moreno. O grupo, composto por 12 alunos do Ensino Médio, lotou o Teatro Anchieta, com a presença de alunos, famílias e colaboradores do CSI.

PRÊMIOS EM FESTIVAL ESCOLAR DE TEATRO

Em seu ano de estreia, a CITA fez bonito na 18ª edição do Festival de Teatro Notre Dame, realizado em outubro no colégio de mesmo nome, em Ipanema. O evento contou com a apresentação de cinco espetáculos de diferentes instituições de ensino. A Companhia Inaciana conquistou três importantes premiações: Melhor Atriz, atribuída a Ana Vaccari pela interpretação de Zaninha Jovem;

AGENDA CULTURAL

O projeto Agenda Cultural trouxe apresentações musicais de estudantes inacianas: Carol Maria e Duda Araújo. A iniciativa visa fomentar shows produzidos com o protagonismo de alunos dos Ensinos Fundamental 2 e Médio e são abertos a estudantes, famílias e colaboradores.

MOSTRA PERSPECTIVAS

GRUPO DE MPB

O CSI agora conta com um grupo de MPB, formado por alunos do 9EF e do Ensino Médio em parceria com educadores do CSI. Os ensaios aconteceram semanalmente e o repertório valorizou o primor e a excelência da música nacional. O grupo fez algumas apresentações em 2024. Uma delas foi no Teatro Anchieta, com grande presença da comunidade educativa. Outra aconteceu no II Festival do Distrito de Educação, na Casa Firjan.

apresentaram às famílias uma linda homenagem à cidade do Rio de Janeiro

Passo”, aprendido nas aulas de música. O trabalho fez parte do projeto da série "Minhas marcas na cidade".

Trabalhos artísticos dos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio foram expostos, em novembro, na Mostra Perspectivas. Com orientação da equipe de Artes, as turmas visitaram o espaço, também aberto a famílias através de inscrição via app de comunicação escolar.

Com ensaios semanais, um grupo de alunos dos 6EF, 7EF e 8EF participou, ao longo de 2024, do Coral do Ensino Fundamental 2. Nos encontros, os estudantes aprenderam sobre técnicas vocais e sobre o canto coral. Eles também trabalharam de forma coletiva, decidindo os repertórios das apresentações e combinando os arranjos das músicas.

RECREIO COM ARTE

PALCO ABERTO

A tradicional atividade movimentou diversos recreios do 9EF e do Ensino Médio. Os estudantes deram um show de talento, tocando e cantando músicas nacionais e internacionais.

A hora do recreio dos alunos dos 4EF e 5EF foi ainda mais divertida em 2024. As crianças aproveitaram atividades como apresentação de um grupo circense e shows musicais de chorinho e de forró, além de um cineclube com mostra de curtas. A iniciativa, que trouxe várias atrações ao longo do ano, foi criada para fomentar a sensibilidade dos estudantes para o mundo das artes por meio de atividades regulares durante os recreios e incentivar a formação de plateia.

ARTE PARA CARTÃO DE NATAL

Chegamos, em 2024, à 4ª edição do Concurso de Arte para o Cartão de Natal do CSI, com o tema “Natal: vamos juntos cuidar da Casa Comum”. O cartão oficial do Colégio foi estampado pelos 4 primeiros colocados: Luísa Novaes Salvador (3EF) e Maria Silva Vilela (2EF), que alcançaram juntas o 1º lugar; Tito Grana Lobo (2EF), que ficou em 2º lugar; e Manuella Teixeira de Almeida Marques da Fonseca (6EF), que obteve o 3º lugar.

SUMMER CAMP

Um grupo de 21 alunos do CSI participou, no mês de julho, de um programa de intercâmbio na Universidade de Purdue, em Chicago (EUA). No Summer Camp, nossos inacianos tiveram aulas dinâmicas e interdisciplinares, com temáticas como Game Theory and Global Politics, STEAM Labs, Game Design, Creative Writing, entre outras. Eles ficaram hospedados no próprio campus universitário, junto com estudantes de diversos países.

TALLER DE FILOXENIA

Junto com estudantes do Colégio San Francisco Javier de Pasto, da Colômbia, um grupo de inacianos das 1EM e 2EM participou de um workshop para transformar o conto “Viaje a Filoxenia” em uma série radiofônica. O texto conta a história de personagens em situação de migração forçada. Foram nove encontros, em que os alunos aprenderam sobre a história do rádio, expressão oral, modulação, impostação vocal e locução. Todas as oficinas foram realizadas em língua espanhola. O projeto foi uma iniciativa conjunta da Federação Latino-Americana dos Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI), da Rede de Rádios Jesuítas da América Latina e Caribe (RRSJ LAC) e da Rede Jesuíta com Migrantes.

INTERCÂMBIO EM NOVA JERSEY

Alguns alunos do Ensino Médio do CSI integraram o programa de intercâmbio jesuíta no Colégio St. Peter’s Prep, em Nova Jersey. Os jovens passaram 15 dias em Nova Jersey, hospedados em casas de famílias americanas e acompanhando aulas no colégio local. Eles também visitaram locais como o Whitney Museum, a Estátua da Liberdade, a sede da ONU e o Museu Americano de História Natural e conheceram uma escola jesuíta que oferece o Ensino Médio para alunos em situação de vulnerabilidade social.

AMERICANS IN RIO

Um grupo de 12 alunos do St. Peter’s Prep, por sua vez, passou 15 dias no Rio, frequentando as aulas e com uma programação montada especialmente para eles. Os estudantes visitaram algumas turmas para compartilhar aspectos de sua cultura e do país onde vivem. Eles ainda visitaram obras sociais parceiras do CSI, como a Escola Padre Agostinho Castejón e a Associação de Comunidades de Vida Mariana (ACVM), e pontos turísticos, entre eles o Pão de Açúcar e a região da Pequena África.

MISSA DA COMUNIDADE EDUCATIVA

Todo domingo, durante o período letivo, foi celebrada a Missa da Comunidade Educativa. A celebração eucarística, voltada especialmente para alunos, famílias, colaboradores e antigos alunos, tem animação litúrgica da equipe da Formação Cristã e dos próprios estudantes.

PRIMEIRA EUCARISTIA

Em 2024, 190 alunos do 5EF receberam o sacramento da Primeira Eucaristia após dois anos de preparação. Durante a formação, as crianças aprofundaram-se na vida e história de Cristo, aprendendo sobre os ritos e as práticas que nos levam à comunhão com Jesus e com os irmãos.

CRISMA

Um grupo de 39 inacianos do Ensino Médio recebeu, em abril, o sacramento do Crisma. A celebração eucarística, realizada na Igreja Santo Inácio, foi presidida por D. Antonio Catelan, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

MÊS DE MARIA

Atividades em diversas séries homenagearam a Virgem Maria ao longo de maio. Para fechar o mês mariano, as crianças da Catequese fizeram a coroação da mãe de Deus na Missa da Comunidade Educativa. Foram destacadas algumas das diversas aparições de Maria Santíssima, como Nossa Senhora do Amor Divino, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores, dentre outras.

PÁSCOA

Com o intuito de reforçar o núcleo central da nossa fé – Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus –, várias atividades foram desenvolvidas nas séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Foram momentos preciosos de reflexão, partilha e crescimento pessoal e em grupo.

LUCERNÁRIO

Estudantes, famílias, antigos alunos e colaboradores participaram, em maio, do Lucernário 2024, na Igreja Santo Inácio. O momento celebrativo, com meditações e preces, foi conduzido pelo reitor, Pe. Adilson Silva, SJ. Já a animação do canto foi feita pelo Coral Santo Inácio.

DIA DE SANTO INÁCIO

Na noite de 31 de julho, aconteceu a Missa Solene em honra a Santo Inácio de Loyola, nosso padroeiro e fundador da Companhia de Jesus. Com animação litúrgica do canto feita pelo Coral Santo Inácio, a celebração eucarística foi presidida por Dom Cristiano Guilherme Borro Barbosa, bispo auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de Boston, nos Estados Unidos, e concelebrada por Pe. Laércio de Lima, SJ, coordenador do Núcleo Apostólico Rio de Janeiro, Nova Friburgo e Juiz de Fora; Pe. Leandro de Castro, SJ, prefeito da Igreja e assessor de Formação Religiosa do CSI; e Pe. Adilson Silva, SJ, diretor-geral do CSI. Também participaram outros padres jesuítas do Brasil e do mundo, entre eles, o Pe. José Alberto Mesa, SJ, secretário mundial para a Educação Básica da Companhia de Jesus.

TEMPORADA INACIANA

Ao longo do mês de agosto, diversas atividades foram promovidas para fazer memória e celebrar a vida de Santo Inácio de Loyola. Pausas inacianas, exercícios de contemplação, ação de doação de sangue, voluntariado para pais e responsáveis, peregrinação ao Cristo Redentor e muitas outras fizeram parte da programação, voltada para alunos, famílias, colaboradores e antigos alunos.

cristã

CORPUS CHRISTI

A missa da Solenidade de Corpus Christi foi realizada na Igreja Santo Inácio, com participação de toda a comunidade e presidida pelo prefeito da Igreja, Pe. Leandro de Castro, SJ. No final da celebração, foi realizada a procissão com o Santíssimo Sacramento pelos tapetes de sal, que foram cuidadosamente preparados por alunos, educadores e fiéis da Igreja, seguida pela bênção solene no Pátio do Sino.

AUTO DE NATAL 2EF

No mês de celebração do nascimento de Jesus, as turmas do 2EF realizaram um Auto de Natal. O espetáculo contou com uma emocionante encenação, narração feita pelos alunos e muita música, além de cenários utilizando telas ilustradas pelos pequenos nas aulas de Artes

PAUSA INACIANA

Ao longo do ano, foram oferecidas aos pais dos 1EF, 2EF e 3EF pausas inacianas, momentos especiais de oração, vivência e partilha à luz da espiritualidade e dos ensinamentos de Santo Inácio de Loyola.

VOLUNTARIADO

Em 2024, o programa de Voluntariado envolveu 143 alunos, do 9EF à 3EM, em diversas ações solidárias. Os estudantes contribuíram na Associação de Comunidades de Vida Mariana (ACVM), oferecendo refeições a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social; prestaram apoio a idosos no Chalé da Vovó e no Solar Marina de Mattos Lopes, auxiliando em tarefas diárias, promovendo momentos musicais e de convivência; colaboraram com o reforço escolar e atividades extras para crianças na Escola Dom Cipriano Chagas; e auxiliaram em ações de contação de história e musicalidade para crianças na Creche Casa Santa Marta e na Escola Padre Agostinho Catejón.

VOLUNTARIADO E IDOSOS NO CRISTO

Um grupo de estudantes integrantes do voluntariado acompanhou os idosos das casas de repouso Chalé da Vovó e do Solar Marina de Mattos Lopes em uma visita ao Cristo Redentor. Foi uma tarde de convivência, oração e partilha!

TETO

Em 2024, foi retomada a parceria entre o CSI e o Grupo TETO, organização que atua para reduzir as desigualdades por meio da construção de moradias emergenciais e do desenvolvimento comunitário. Um grupo de estudantes da 3EM e de antigos alunos do CSI ajudou na construção de casas na comunidade Vila Beira-Mar, em Duque de Caxias. A experiência possibilitou a imersão dos participantes nos princípios de justiça social que a instituição promove e que a espiritualidade inaciana convida a vivenciar.

ARAPIUNS

Durante dez dias, no mês de setembro, um grupo de 16 alunos da 2EM e da 3EM esteve na comunidade ribeirinha de Anã, localizada na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, em Santarém (PA), vivenciando o projeto Arapiuns. A experiência abordou, em 2024, o tema “Educação Fiscal”. Em parceria com a Escola Nossa Senhora de Fátima, única da região, os inacianos envolveram-se em atividades com alunos locais sobre o cuidado com o meio ambiente, formas de gerir uma cidade, influência do imposto no cotidiano e orientação para gerenciamento do dinheiro ao longo da vida. Eles também participaram de momentos de espiritualidade e reflexão.

HEMOCIONE

Mais uma vez, o CSI foi posto de coleta de sangue, em uma parceria com o Hemorio e o projeto Hemocione. Foram coletadas 89 bolsas de sangue graças à participação de alunos, familiares, antigos alunos e colaboradores. Mais de 350 pessoas foram beneficiadas por esse gesto de solidariedade. A ação integrou a programação da Temporada Inaciana.

Ser mais para os demais

SOLIDÁRIO

Para oferecer aos nossos estudantes a possibilidade de desenvolverem, de forma prática e dinâmica, as habilidades sociais e competências próprias de uma liderança inaciana, o CSI levou alunos do 8EF para participar do Jantar Solidário na Associação de Comunidades de Vida Mariana (ACVM). Cada estudante pôde convidar um familiar adulto e juntos eles trabalharam na preparação e oferta de refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade social e de rua.

JUNTOS PELO RS

Em solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, o CSI promoveu, no primeiro semestre, uma campanha de arrecadação de água e cobertores. Toda a comunidade educativa participou ativamente, colaborando para a sua divulgação e para a coleta dos donativos. O material arrecadado foi encaminhado para as cidades de Novo Hamburgo e Lajeado.

ARSOI

Mais de 7.500 pessoas participaram, em junho, do Arraial da Solidariedade Inaciana. Foram dois dias de muita festa, alegria e integração de nossa comunidade educativa, com apresentações do Ensino Fundamental e Ensino Médio, comidas típicas e brincadeiras. Graças à dedicação e ao engajamento de nossas famílias, estudantes e colaboradores, a ARSOI alcançou uma arrecadação líquida de R$ 121.326,72. O valor foi dividido e repassado para as obras beneficiadas: Associação Cristã de Vida Mariana (ACVM); Associação Escola Sem Muros Grupo Eco; Escola Padre Agostinho Castejón; Creche Mundo Infantil; INVEST; Creche Santa Marta; Ambulatório São Luiz Gonzaga (Asia) e TETO.

LANCHE SOLIDÁRIO

Ao longo do ano, as séries de Ensino Fundamental e Ensino Médio realizaram o tradicional Lanche Solidário. Os doces e salgados doados pelos próprios estudantes foram vendidos a preços simbólicos nos horários dos recreios das séries. Toda a quantia arrecadada foi revertida para o Natal MAIS Feliz e Solidário.

DOAR PARA EDUCAR

Em outubro, foi finalizada a 3ª edição da campanha Doar para Educar. Promovida em parceria com a Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), a iniciativa visou arrecadar materiais escolares que foram distribuídos para crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica em obras sociais apoiadas pela Companhia de Jesus.

NATAL MAIS FELIZ E SOLIDÁRIO

A campanha Natal Mais Feliz e Solidário de 2024 arrecadou alimentos para a montagem de mais de 300 cestas destinadas a pessoas em vulnerabilidade social. A ação também contou com a participação de estudantes e responsáveis voluntários, que se dedicaram à preparação das cestas. Já a campanha de Apadrinhamento permitiu que alunos e famílias inacianas presenteassem cerca de 600 crianças com um kit composto por roupa, calçado e brinquedo. Foram beneficiadas instituições parceiras do CSI, como a Escola Padre Agostinho Castejón, a Creche Casa Santa Marta, a Creche Mundo Infantil, a Escola Dom Cipriano Chagas, a Associação de Comunidades de Vida Mariana (ACVM) e o Lar Nossa Senhora das Graças.

INTERNATIONAL CUP

Alunos do Ensino Médio participaram, no final de abril, da International Cup, na Colômbia. A competição foi disputada por estudantes de diferentes colégios da rede jesuíta na América Latina. O CSI alcançou diversas premiações: 1º lugar no vôlei masculino; 2º lugar no vôlei feminino; 2º lugar no futebol masculino; melhor jogadora de vôlei, para Daniela Coutinho; melhor jogador de vôlei, para Pedro Accioly; e maior goleador, para Pedro Henrique Alves.

JOGOS INACIANOS

O CSI recebeu, em maio, estudantes de diversas escolas cariocas para a disputa dos Jogos Inacianos 2024. Estiveram presentes British School Urca , Barra e Botafogo, Colégio Pedro II, Colégio Marista São José Tijuca e Barra, Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch, Escola Eleva Barra, Escola Carolina Patrício, Escola Corcovado, Escola Cambaúba, Escola Dínamis, CAP Uerj, Colégio São Vicente. Foram realizados torneios triangulares de diferentes modalidades e faixas etárias. Os participantes arrecadaram, durante a competição, mais de 300 kg de alimentos não perecíveis, que foram destinados às obras sociais parceiras do CSI. Nossos inacianos alcançaram o 1º lugar em 11 modalidades e o 2º lugar em outras cinco.

JOGOS JESUÍTAS 2024

Os Jogos Jesuítas 2024 reuniram quase 300 estudantes no Colégio dos Jesuítas, em Juiz de Fora (MG), no final de agosto. O CSI foi representado por uma delegação composta por 67 alunos do Ensino Médio. A competição também teve a presença do Colégio Anchieta, de Nova Friburgo. Nossas equipes conquistaram o 1º lugar no handebol feminino sub-18, handebol masculino sub-18, no vôlei masculino sub-18 e no futebol masculino sub-18. Também conquistamos o 2º lugar no futsal feminino sub-18, vôlei feminino sub-18, basquete masculino sub-18 e futsal masculino sub-18.

III TORNEIO INACIANO DE JUDÔ

Mais de 150 crianças e adolescentes participaram do III Torneio Inaciano de Judô, realizado em agosto. O CSI foi representado pelos alunos dos projetos complementares e das equipes esportivas sub-14 e sub-18. Também tivemos a presença de equipes externas, como Mundo Makoto, Equipe Amanda Cristine e Equipe Ruffoni. Nossos inacianos tiveram excelentes resultados, totalizando 16 ouros, 7 pratas e 9 bronzes nas categorias feminina e masculina.

LIGA ESCOLAR

O CSI participou da Liga Escolar 2024 em diversas modalidades. Ficamos na 1ª colocação no vôlei feminino sub-14, no handebol masculino sub-18 e no futebol masculino sub-15. Alcançamos a 2ª colocação no basquete masculino sub-18, no futsal masculino sub-15 e no futebol masculino sub-18. No vôlei feminino sub-16 e sub-18 e no futsal feminino sub-15, obtivemos o 3º lugar. No judô, conseguimos 8 ouros, 3 pratas e 2 bronzes. Na natação, foram 12 ouros, 3 pratas e 9 bronzes.

LIGA ESCOLAR DE XADREZ

OLIMPÍADAS INTERNAS

Ao longo do ano letivo, as olimpíadas esportivas internas envolveram todas as séries. Mais do que incentivar a prática de atividades físicas, as competições fortalecem a interação entre as turmas, estimulam o trabalho em equipe e contribuem para o desenvolvimento de habilidades como liderança e disciplina, tornando-se uma valiosa ferramenta de formação integral, nos valores inacianos.

Três alunos do CSI participaram da 2ª etapa da Liga Escolar de Xadrez, em agosto. O aluno Vitor Couto, da 3EM, levou o 1º lugar na categoria sub-18 e a estudante Letícia Chang, da 1EM, conquistou a medalha de bronze na categoria sub-16. O inaciano Gabriel Vega, da 3EM, competiu pela primeira vez no torneio e ganhou uma medalha de participação. O aluno João Luiz, da 3 EM, foi o destaque do Colégio, pois, além de ter 100% de aproveitamento, teve o total de quatro vitórias e um empate, colocando-o em primeiro lugar juntamente com um estudante de outro colégio. Na 1ª etapa, o CSI ficou na 6ª colocação geral.

NÃO É SÓ UMA BRINCADEIRA

Em uma continuidade da campanha #nãoésóumabrincadeira, de prevenção e combate ao bullying e ao cyberbullying, o CSI promoveu uma série de atividades nas diferentes séries. Alunos dos grupos de Liderança dos 6EF, 7EF e 8EF escreveram e espalharam pelo colégio bilhetinhos para lembrar os colegas de que eles não precisam passar por situações difíceis sozinhos e que é muito importante pedir ajuda sempre que precisarem.

EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Em novembro, o Colégio Santo Inácio realizou o II Seminário Temático Educação Antirracista, com o tema "Uma perspectiva sobre as relações étnico-raciais". Organizado pelo Conselho para a Cultura do Cuidado, o evento reuniu colaboradores para refletir sobre a importância da educação no combate ao racismo e na construção de uma sociedade mais justa. O seminário contou com palestras de especialistas na área, como a historiadora Alexandra Seixlack, professora e pesquisadora da UERJ; Paulo César Bacelar Pinheiro, coordenador pedagógico do Colégio São Luís (SP), também da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE); e Rafael Silva, gerente de Relacionamento, Equidade e Inclusão da escola Our Lady Of Mercy (OLM). Os participantes ainda participaram da oficina “Por que é importante discutir o racismo na escola?”, conduzida pelas educadoras Lavini Castro e Cássia Lopes, da Rede de Professores Antirracistas.

BULLYING EM JOGO

Já os estudantes que integram o grupo de Liderança Inaciana do 8EF participaram de um quiz sobre bullying, reforçando os conhecimentos aprendidos sobre o tema. A partir disso, os estudantes promoveram ações de conscientização com turmas de outras séries. Para os alunos do 4EF, por exemplo, eles criaram um jogo sobre bullying e situações inadequadas que ensinava ainda de que forma as crianças podem pedir ajuda em caso de risco ou desconforto.

BULLYING EM VÍDEO

FALANDO SOBRE RACISMO

A professora e pesquisadora das Relações Étnico-Raciais, Educação e Intolerância Religiosa Lavini Castro também conversou com as famílias sobre racismo em uma palestra realizada em outubro. A educadora provocou os participantes a refletirem sobre algumas situações e atitudes cotidianas que se configuram como racistas, mas que, muitas vezes, passam despercebidas. Lavini ressaltou, ainda, o papel crucial da escola como espaço educativo, reforçando a necessidade de um engajamento das famílias na causa antirracista como forma de promover mudanças significativas em nossa sociedade.

Tivemos também, nas redes sociais, uma série de vídeos sobre prevenção e combate ao bullying. No primeiro episódio, os alunos do 2EF partilharam um pouco de suas experiências na campanha #nãoésóumabrincadeira do ano anterior e mostraram que o combate ao bullying deve ser um esforço coletivo e contínuo. O segundo episódio foi estrelado por alunos do EF2, que explicaram que o bullying é qualquer ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo, praticado por indivíduo ou grupo com o objetivo de intimidar ou agredir alguém, causando dor e angústia à vítima. No último vídeo da série, os alunos da 3EM abordaram o conceito de cyberbullying e alertaram para os seus riscos.

É PARA O ANO INTEIRO

Temos como objetivo construir relações saudáveis, pautadas no respeito mútuo, garantindo um ambiente onde todos se sintam seguros. Por isso, as ações de combate ao bullying e cyberbullying promovidas pelo Serviço de Orientação Educacional em parceria com as demais equipes do Colégio acontecem de forma permanente ao longo de todo o ano letivo.

VERSÃO DA POLÍTICA DE PROTEÇÃO POR E PARA ESTUDANTES

A fim de difundir entre os estudantes a Política de Proteção a Crianças e Adolescentes do CSI, um grupo de alunos do 9EF à 2EM se aprofundou no tema. Eles escreveram dois documentos com linguagem e conteúdos mais acessíveis ao público infanto-juvenil: um folheto ilustrado para as crianças do Ensino Fundamental 1 e uma cartilha para jovens dos Ensinos Fundamental 2 e Médio.

Confira a íntegra da nossa Política de Proteção, a cartilha para o EF2 e o EM e o folheto para o EF1.

Política de Proteção a Crianças e Adolescentes do CSI

Política de Proteção a Crianças e Adolescentes

Crianças merecem respeito!

O DESAFIO DE CRIAR FILHOS

RESILIENTES

Com o tema “Geração frágil: O desafio de criar filhos resilientes”, pais e responsáveis assistiram, em setembro, a uma palestra conduzida pelo psicanalista Cesar Ibraim, mestre em Psicologia pela PUC-Rio e professor da mesma universidade. Foi um momento para refletir sobre como crianças e adolescentes estão reagindo às frustrações, dificuldades e dores inerentes ao crescimento nos dias atuais. O encontro também ofereceu subsídios às famílias a fim de que possam ajudar seus filhos a terem mais recursos emocionais para lidar com esses desafios.

USO RESPONSÁVEL DO CELULAR

O CSI promoveu um ciclo de palestras voltadas para famílias sobre o uso responsável e crítico do celular por crianças e adolescentes. A primeira foi “Meu filho não sai do celular. Como ajudá-lo a ter uma relação saudável com este aparelho?”. Depois, foi a vez do tema “Meu filho quer um celular. E agora?”. A última palestra da série foi “Meu filho ganhou um celular. Como posso fazer combinados que sejam cumpridos?”. As conversas foram conduzidas pela equipe do Serviço de Orientação Educacional.

LEI SECA

Os estudantes da 2EM participaram de uma palestra com a equipe da Operação Lei Seca sobre os altos índices de mortes e lesões por acidentes no trânsito causados pelo abuso de drogas e pelo uso nocivo de álcool. Os inacianos observaram o funcionamento do etilômetro, conhecido popularmente como bafômetro, e experimentaram um tipo de óculos com tecnologia que simula o comprometimento dos sentidos quando se está sob efeito de álcool.

PREVENÇÃO AO

USO DE DROGAS

E, após abordarem a temática dos efeitos nocivos das drogas por meio de seminários nas aulas da disciplina Saúde e Bem-estar do Adolescente, os estudantes da 2EM compartilharam o que aprenderam com os alunos do 9EF. Eles falaram sobre o impacto neurobiológico do álcool, do cigarro eletrônico e da maconha no adolescente e sobre a pressão social que costuma acompanhar o uso dessas substâncias.

CONCURSO DE REDAÇÃO E ARTE DA RJE

Seis alunos do CSI tiveram trabalhos premiados no 8º Concurso de Redação e Arte da Rede Jesuíta de Educação Básica, que teve como tema "Tradição em Inovar: Memória, Esperança e Experiência em um Colégio Jesuíta". A temática celebrou os 10 anos da RJE. Foram premiados: João de Araújo Penna Muniz e Manuella Regueira de Oliveira Mello, do 7EF, na categoria Produções Artísticas; Cecília Victória Torres Novaes e João Zuardi de Oliveira, do 8EF, em Produções Textuais; e Eduardo Essinger Backheuser e Maria Clara Manhanini Bandeira de Melo Carvalho, do 9EF, em Produções Fotográficas.

III ONU

INTERCOLEGIAL

Vinte estudantes do CSI participaram da III ONU Intercolegial, realizada em junho no Colégio Antonio Vieira, em Salvador (BA). Nove deles receberam premiações por seu desempenho na simulação.

II CONGRESSO RJE

O CSI foi sede, em agosto, junto com a PUC-Rio, do II Congresso RJE | VII Congresso Inaciano de Educação. Com o tema “Tradição em Inovar”, o evento marcou a comemoração dos 10 anos da Rede Jesuíta de Educação Básica. Ao longo de quatro dias, educadores, famílias e estudantes das unidades educativas da RJE acompanharam conferências e mesas-redondas e participaram de oficinas. Educadores também apresentaram pôsteres sobre iniciativas desenvolvidas em suas instituições de ensino.

VISITA DA FLACSI

Recebemos, em outubro, uma comitiva da FLACSI. Eles conheceram nossos espaços, exploraram nossa metodologia e dialogaram com professores e coordenadores sobre nossas práticas educacionais. O grupo ainda fez uma imersão na língua portuguesa, com aulas dinâmicas de português, artes e história.

ENCONTRO DE DIRETORES LATINO-AMERICANOS

IX SINUCA

Seis alunos do CSI participaram da IX SiNUCA, a simulação das Nações Unidas do Colégio Anchieta, de Nova Friburgo. Três deles receberam premiações por suas atuações no evento. Os alunos do CSI se hospedaram nas casas de anchietanos, o que tornou a experiência ainda mais especial.

O CSI foi representado pelo diretor-geral, Pe. Adilson Silva, SJ, no Encontro de Diretores de Colégios e Redes Educacionais da Federação Latino-Americana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI), realizado em setembro, em Buenos Aires (Argentina). Com o tema “Educação Jesuíta: respostas e desafios ao trabalho em rede”, o encontro teve como objetivo refletir sobre os desafios do contexto atual para a educação da Companhia de Jesus.

HOMENAGEM DO PRIMEIRINHO AO TERCEIRÃO

A emoção tomou conta da homenagem feita pelos estudantes do 1EF aos inacianos da 3EM. Enquanto viviam uma Pausa Inaciana, refletindo sobre sua jornada no CSI, os alunos do Terceirão receberam uma visita surpresa dos pequenos. Os estudantes do 1EF produziram pequenos cartões com palavras de acolhida e incentivo aos alunos que estavam chegando ao fim de um importante ciclo.

SÁBADO TEMÁTICO

Para aliviar a tensão e trazer um pouco de descontração aos vestibulandos, a 3EM contou com duas edições do Sábado Temático. Os alunos apostaram na criatividade em suas fantasias e aproveitaram momentos de música e práticas esportivas.

BENÇÃO DAS CANETAS

CONCLUSÃO 3EM

Para motivar e animar os alunos do Terceirão, foi realizada a benção das canetas dois dias antes da prova do ENEM. O diretor-geral, Pe. Adilson Silva, SJ, conduziu a cerimônia na Igreja Santo Inácio e aspergiu água benta nos estudantes. Uma benção especial também foi concedida antes da prova da PUC-Rio.

Em dezembro, os estudantes do Terceirão encerraram sua trajetória na Educação Básica. Uma celebração eucarística na Igreja Santo Inácio, a cerimônia de colação de grau no CESI e a inauguração do quadro de formandos foram momentos marcados por grandes recordações e muita gratidão.

MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS 9EF

Para celebrar o encerramento do Ensino Fundamental 2, os alunos do 9EF participaram de uma missa em ação de graças conduzida pelo diretor-geral do CSI, Pe. Adilson Silva, SJ. A celebração eucarística reuniu estudantes, familiares e a equipe pedagógica em um momento de gratidão e reflexão.

FESTA DE CONCLUSÃO 1EF

Os alunos do 1EF e suas famílias celebraram juntos o encerramento do ano letivo. Numa apresentação musical, as crianças relembraram algumas das vivências experimentadas ao longo do ano que possibilitaram o aprendizado da leitura e da escrita.

46º ENCONTRO PROFISSIONAL

O CSI realizou, em outubro, o 46º Encontro Profissional do Noturno. Ao longo da semana, os estudantes conferiram diversas palestras com profissionais de destaque e também com antigos alunos, que compartilharam suas trajetórias. O jornalista Rennan Leta, fundador da Casa Favela, abordou a importância do acesso à educação e cultura para jovens da periferia. O apresentador Edmilson Ávila, jornalista da TV Globo, trouxe reflexões sobre o mercado de trabalho e os diferenciais competitivos essenciais ao profissional da atualidade. A semana também incluiu debates sobre formação integral, troca de vivências entre alunos da Educação Profissional e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e conversas com especialistas de cada curso, falando sobre características específicas das áreas e dicas relevantes para o crescimento profissional.

DIRETOR DA RJE SE REÚNE COM ESTUDANTES DO NOTURNO

Em visita ao Noturno do CSI, o professor Fernando Guidini, diretor da Rede Jesuíta de Educação Básica participou de uma atividade com os representantes de turma da EJA e da Educação Profissional. No encontro, em outubro, os alunos partilharam experiências sobre o itinerário educativo do Noturno e falaram de suas expectativas e sonhos para o futuro.

ENCONTRO DOS

REPRESENTANTES COM O REITOR

Os estudantes representantes de turma da EJA e da Educação Profissional estiveram reunidos com o diretor-geral do CSI, Pe. Adilson Silva, SJ, em setembro. O objetivo foi criar um espaço de partilha e mais aproximação dos alunos com a direção-geral. Os alunos se sentiram muito acolhidos e fizeram perguntas ao Pe. Adilson, inclusive sobre sua vocação e missão na Companhia de Jesus, e trouxeram ressonâncias importantes sobre o cotidiano escolar no CSI.

CONVERSA ENTRE MULHERES

DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO

Alunos de todos os cursos do período noturno participaram, em novembro, de um encontro inter-religioso. Três estudantes compartilharam suas experiências religiosas em diferentes tradições de fé: Igreja Católica, Igreja Assembleia de Deus Shekinah no Brasil e Umbanda. Eles destacaram a importância da fé em suas vidas e a relevância de cultivar o respeito à diversidade, a acolhida ao diferente e a escuta atenta e fraterna.

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o Núcleo de Apoio ao Aluno (NApA) e a Formação Cristã do Noturno promoveram algumas edições da "Roda de Conversa entre Mulheres”. Foram momentos de pausa, reflexão, partilha e acolhimento mútuo, tendo como fio condutor o autocuidado e o cuidado com as relações pessoais.

CUIDANDO DA CASA COMUM

Os representantes das turmas da EJA e da Educação Profissional estiveram reunidos, no final de junho, para um dia de encontro e convivência. Com o objetivo de trabalhar o Cuidado com a Casa Comum, foram oferecidas oficinas de reaproveitamento do lixo e de plantio. Os estudantes foram motivados a refletir sobre o que estamos fazendo com o mundo, qual o nosso papel nele e como queremos deixá-lo.

ENCONTRO DE EDUCADORES DO NOTURNO NA CÚRIA

Os educadores do Noturno realizaram, em setembro, um Encontro na Cúria Provincial dos Jesuítas. A programação, focada na justiça socioambiental, contou com a participação do Pe. Josafá Siqueira, SJ, Vigário Episcopal para o Meio Ambiente e Sustentabilidade da Arquidiocese do Rio, que fez uma conferência sobre a “Laudato Si e a Educação”. Já os professores do CSI Maurício Gomes e Érica Ferreira fizeram uma exposição sobre projetos do CSI alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

NOTURNO EM RETIRO DO MAGIS

Em dezembro, cerca de 10 alunos e antigos alunos do Noturno participaram dos Exercícios Espirituais para Jovens (EEJ), retiro promovido pelo Espaço Magis Rio. O retiro contou com momentos de colocação, oração pessoal, partilhas e Eucaristia.

ORAÇÃO PELA PAZ

Reunidos no Pátio do Sino, os alunos do Noturno realizaram, em maio, uma Oração pela Paz, conduzida pela Formação Cristã. Os inacianos ajudaram a preparar toda a celebração, desde a ambientação até as preces que foram utilizadas. Juntos, eles rezaram pelas vítimas das catástrofes no Rio Grande do Sul, pela Companhia de Jesus e sua missão, pelo Colégio e pelos colaboradores.

FESTA JUNINA

Comida boa, música, dança e muita animação marcaram a tradicional Festa Junina do Noturno, que aconteceu em junho. O evento reuniu estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Profissional (cursos técnicos), familiares e educadores. A noite contou com apresentação de quadrilha, concurso de forró e até uma performance de piseiro. No palco, o som ficou por conta da banda formada por alunos e colaboradores.

LANCHE SOLIDÁRIO

Os estudantes do Noturno também vivenciaram, em 2024, o Lanche Solidário. A atividade contou com a solidariedade e o engajamento de alunos e educadores, que doaram alimentos, e a verba arrecadada foi destinada à compra de itens de higiene ofertados para moradores de rua que participam do projeto "Coral Uma só voz".

OFICINA DE MÚSICA

Desenvolvida ao longo do ano letivo, a Oficina de Música contou com a participação de vários estudantes, motivando a prática da expressão musical como mediação para integrar, dialogar, louvar e celebrar a beleza da arte musical. Os alunos participantes puderam apresentar repertórios em diversas atividades comunitárias como missas, momentos celebrativos, semanas temáticas, encontro profissional e lanches solidários, entre outros.

FORMATURA

O CSI formou 253 estudantes na Educação Profissional e na EJA nos dois semestres de 2024. As missas de ação de graças aconteceram na Igreja Santo Inácio e as cerimônias de conclusão, no CESI. Foram momentos de grande emoção para os alunos, suas famílias e também para os educadores do Colégio Santo Inácio.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.