Page 1

Ano: 2 Fascículo: 1

Informativo do Projeto Coral-Sol coralsol@biodiversidademarinha.org.br

www.biodiversidademarinha.org.br

Editorial

Reunindo os parceiros

O Sol está de cara nova e cheio de novidades! O Projeto Coral-Sol agora conta com o patrocínio Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental. Temos dois anos de muito trabalho pela frente. Não deixem de acompanhar nosso progresso através deste informativo mensal.

Os parceiros do Projeto Coral-Sol se reuniram no Rio de Janeiro, no dia 13 de maio de 2010, para estabelecer as metas e prioridades dessa fase de atividades.

Corais-sol removidos até o momento na baía da Ilha Grande = 8.539 colônias = 409,5 Kg Ainda falta muito! Contrato assinado, mãos à obra! Após um período de grande expectativa, o contrato de patrocínio entre a Petrobras e o Instituto Biodiversidade Marinha foi assinado no dia 29 de março de 2010. Com esses novos recursos, o Projeto Coral-Sol poderá iniciar uma nova etapa de consolidação e ampliação de suas atividades. Em dois anos, vamos capacitar mais catadores, aumentar a área de monitoramento ambiental para incluir o litoral norte de São Paulo, inaugurar um Centro de Visitantes na Vila do Abraão, buscar novos mercados para nossos produtos e muito mais!

Novos e antigos parceiros estavam presentes: UERJ, CODIG, PEIG, Associação Curupira, os catadores, os alunos, Instituto Terra e Mar e ESEC Tamoios (ICMBio). O clima era de grande otimismo. “Pela primeira vez, sinto que o nosso sonho está dentro de alcance!” disse Alexandre “Dico” Cuellar, o representante dos catadores de corais-sol. As primeiras contratações do projeto foram apresentadas e homologadas pelo Conselho Gestor, composto por membros de todas as entidades parceiras. A gerente executiva, Amanda de Andrade, e a agente administrativa, Angela Bergallo, agradeceram a confiança de todos e demonstraram grande entusiasmo pelo projeto. “É muito gratificante integrar uma equipe tão dedicada. Quando todos focam no mesmo objetivo, o trabalho se torna mais fácil”, disse Amanda. Dentre as inúmeras tarefas a serem realizadas nos próximos meses, estão a reforma e a operação do Centro de Visitantes, que abrigará as atividades de extração, produção e educação do projeto.

Reunião dos parceiros do Projeto Coral-Sol em maio, no Rio de Janeiro

Junho de 2010

Patrocínio:

Tá tudo branco!

Coral-cérebro

Baba-de-boi Esse preocupante registro de branqueamento dos corais-cérebro (Mussismilia hispida) e baba-de-boi (Palythoa caribaeorum; Zoanthus sociatus) foi feito por pesquisadores do Projeto Coral-Sol, em março de 2010, em Paraty, RJ. Esse fenômeno ocorre quando algas que vivem dentro dos corais são expulsas devido a temperaturas elevadas ou excesso de luminosidade. Animais branqueados são cada vez mais comuns no nosso litoral, desde o primeiro registro em águas brasileiras, em 1993. A ausência das algas simbióticas torna os corais mais suscetíveis a doenças e poluição, podendo levar à morte de muitas colônias de espécies nativas, com desdobramentos ainda imprevisíveis. Fiquem de olho!

Projeto Coral Sol  

Projeto Coral Sol

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you