Issuu on Google+

Rating ORC


Rating na Vela de Cruzeiro

- Porquê? – para que as regatas entre diferentes barcos sejam mais justas

O rating ideal deve: - Ser justo para todos os barcos, de regata ou de cruzeiro, sem beneficiar tipos de design; - Ser simples e transparente; - Ter regras simples e ser aberto a modificações; - Ter diversos tipos de opções de score para diversos tipos de percursos diferentes; - Ser simples de usar e de entender; - Ser gerido localmente.


Como funciona o ORC - Medições baseadas nas IMS (International Measurement Systems). - Medições introduzidas num software de PC para calcular as velocidades teóricas do barco em diversas condições de vento. Software VPP (velocity prediction program). - O programa VPP é actualizado anualmente por um grupo de especialistas em aero e hidrodinâmica. - Esta ferramenta permite ainda perceber qual a melhor configuração de velas para certo tipo de ângulo e intensidade de vento. - A ORC tem um histórico de cerca de 61000 certificados emitidos e 12500 ficheiros de casco para barcos desde os 18 até aos 100 pés, barcos one desing, de cruzeiro, de regata, protótipos e barcos clássicos. A única limitação é que o barco tem que ser monocasco. - O ORC não compara barcos entre si, mas sim as velocidades que cada barco deve atingir. Quanto mais perto da velocidade prevista a tripulação conseguir colocar o barco a andar, melhor serão os resultados na regata.


ORCi e ORCclub Certificado ORCinternational quando todas as medidas são obtidas com base nos regulamento do IMS. Igual em todo o Mundo, usado em grandes competições Mundiais e Internacionais pois todos os certificados são emitidos da mesma forma. Certificado mais preciso pois todas as medições são efectuadas da mesma forma.

Certificado ORCClub é gerido localmente por um organismo do País, usando as mesmas medições do ORCi mas podendo usar outras fontes como comparação de barcos semelhantes, desenhos do barco, esquemas, etc. O proprietário pode pedir um upgrade para ORCi junto da entidade emissora do País, e na mesma regata podem correr barcos com um ou com outro certificado pois os sistemas de scoring são iguais.


Certificado ORC Esquema do barco com medidas de casco e velas. Entidade emissora do certificado e respectiva identificação.

Peso da tripulação. Definições especiais de scoring. Limitações de velas. Informação do barco.

Estabilidade.

Informação do Proprietário.

Opções de Scoring.


Certificado ORC

Valores ToD para diversos ângulos e intensidades de vento

Valores ToD para diversos tipos de percurso

Resultado do Programa VPP, com valores “alvo” de velocidade para diferentes intensidades de vento e ângulos.


Opções de Scoring ORC Club - Regatas in-shore (barlavento/sotavento, 50% bolina e 50% popa) - Regatas off-shore (triângulos, regatas com ângulos de vento variáveis)

• • • •

ToD (time on distance); ToT (time on time); Performance Line; Tripple Number.


ToD (time on distance)

Tempo Corrigido = Tempo de Prova – (ToD * Distância) • O tempo compensado não é influenciado pela intensidade do vento mas apenas pela distância do percurso. • Método simples e fácil de calcular, devendo ser usado com ventos constantes e com percurso medido correctamente. • Influenciável por marés fortes.


ToT (time on time)

Tempo Corrigido = ToT * Tempo de Prova) • O tempo compensado não é influenciado pela distância do percurso, mas sim pelo tempo de prova. • Quanto maior a duração da prova e maior intensidade do vento, maior a diferença de rating. • Método simples e fácil de calcular, devendo ser usado com ventos inconstantes e sem necessidade de medição de percurso.


Performance Line

Tempo Corrigido = (PLT * Tempo de Prova) – (PLD * Distancia)

• O tempo compensado é influenciado pela distância do percurso, e pelo tempo de prova. • Com este scoring dois barcos podem ter ratings diferentes com vento fraco e vento forte. • Deve ser usado para ventos instáveis, muito fortes ou muito fracos, e para percursos bem medidos.


Triple Number

Tempo Corrigido = ToT (Low, Medium or High) * Tempo de Prova • Mesmo que ToT, mas usando valores de vento mais aproximados. • O tempo compensado não é influenciado pela distância do percurso, mas sim pelo tempo de prova. • Método simples e fácil de calcular, devendo ser usado com ventos constantes e medidos.


As contas… -O CNH tem folhas Excel para realização das contas, onde anualmente são actualizados os valores do Rating. -Nestas folhas foram colocadas todas as opções de Scoring, pelo que a comissão de regata pode escolher qualquer um dos métodos a usar. -Existem também Software próprios que facilitam o trabalho, pois os ficheiros gerados pelo ORC são publicados no seu site, e podem sem importados para o Software. -Cabe à comissão de regata familiarizar-se com os sistemas de Scoring, para assim escolher o mais adequado a cada regata, tornando o Rating mais eficaz.


Custos Medidores: -A ARVA tem uma lista de medidores.


Como pedir certificado… Contactos: ORC Rating Office – Federação Portuguesa de Vela Rating Officer – Gonçalo Ribeiro Email – cruzeiros@fpvela.pt Email – fpvela@fpvela.pt Tel . 213 658 500

-Caso o barco já tenha tido certificado, e não se tenha alterado hélice, velas, mastreação, ou qualquer outro aspecto importante nas medições, basta enviar email pedindo emissão de certificado para 2013. -Caso seja necessário medições, deverá ser contactado um medidor, e deve-se enviar este ficheiro depois para a FPVela para a emissão.


Bons ventos E divirtam-se‌


Náutica no Bar - ORC