Boletim municipal 16

Page 1

Vizela|Boletim Municipal Ano VIII|nº16|Dezembro 07|publicação semestral

“CASTELO DA PONTE”


BOLETIM

MUNICIPAL DE VIZELA

SUMÁRIO

1

EDITORIAL

2

EDUCAÇÃO Presidente da Câmara abriu ano lectivo na EB1 da Devesinha e inaugurou as obras de remodelação

6

DESPORTO 25º Encontro Nacional de jogos tradicionais ANDDEM

9

CULTURA Associação Juvenil Vizela ImaginActiva (VIA) apresenta-se

FICHA TÉCNICA

DIRECÇÃO Dr. Francisco Ferreira Presidente da Câmara Municipal COORDENAÇÃO Dora Gaspar Chefe do GAP

12 AMBIENTE Lixoteca itenerante visitou Vizela 17 PROTECÇÃO CIVIL “Portugal sem fogos depende de todos” - sessão de sensibilização foi um sucesso

21 TURISMO Dia Mundial do Turismo - Câmara Municipal de Vizela formalizou adesão à TUREL

PERIODICIDADE Publicação semestral

38 RELAÇÕES EXTERNAS Vizela assinou geminação em Frontignan La Peyrade

TIRAGEM 7000 exemplares Distribuição gratuita Depósito legal nº 153778/00

40 DESTAQUE Câmara Municipal aprovou aquisição do “Castelo” 42 RECORTES DE IMPRENSA 44 BREVES

52 INFORMAÇÕES ÚTEIS

DESIGN Cátia Pedrosa Gabinete de Comunicação

IMPRESSÃO E ACABAMENTO Agenda Comum Publicidade. Lda

35 OBRAS MUNICIPAIS Câmara inaugurou 3ª fase da Circular Urbana de Vizela

47 DELIBERAÇÕES Deliberações da Assembleia Municipal Deliberações da Câmara Municipal

REDACÇÃO Ana Silva Gabinete de Comunicação

FOTOGRAFIA Joana Foto e Câmara Municipal

30 ACÇÃO SOCIAL Câmara Municipal elabora estudo de investigação sobre o “Abandono Escolar no Concelho de Vizela”

46 SUBSÍDIOS Relação das transferências correntes e de capital e de doações de bens patrimoniais do 1.º semestre de 2007

EDIÇÃO E PROPRIEDADE Câmara Municipal de Vizela

http://www.cm-vizela.pt/

Câmara Municipal de Vizela


VIZELA_Boletim Municipal | 01 | editorial

“Castelo da Ponte” sonho dos vizelenses concretizado

Caro Munícipe, Nesta edição do Boletim Municipal de Vizela, trago-lhe aquilo que de mais emblemático a Câmara Municipal está a fazer em relação ao futuro do concelho.

No âmbito das actividades culturais e desportivas, continuamos cada dia a pugnar pelo desenvolvimento de acções consistentes e de qualidade.

A aquisição do “Castelo da Ponte”, o mais simbólico edifício da luta autonómica do povo vizelense, é uma das acções empreendidas este semestre de que mais nos orgulhamos.

A construção do “Ringue da Lage”, numa das zonas mais populosas da freguesia de Caldas de Vizela (S. Miguel), e a respectiva delegação de competências na Junta de Freguesia para sua gestão, é um dos exemplos da pretensão da autarquia em oferecer à população infra-estruturas multifuncionais e dignas para a prática desportiva e ocupação dos tempos livres dos mais jovens.

As negociações não foram fáceis e demoraram o seu tempo. Os mais cépticos nunca acreditaram que o poderíamos comprar, mas porque a boa política não precisa de grande publicidade, neste como noutros casos agimos em prol do bem comum, em prol dos vizelenses. E nada melhor do que o dia do concelho para selar o negócio. Assim, dia 19 de Março de 2008, durante a cerimónia de comemoração do 10.º aniversário do concelho de Vizela, será assinada a escritura pública de compra do “Castelo da Ponte” pelo Município de Vizela. Ao mesmo tempo, damos destaque nesta publicação à requalificação da escola EB1 da Devesinha, Santa Eulália. Dando cumprimento a uma das directrizes da Carta Educativa de Vizela, aprovada este ano, aquele estabelecimento de ensino foi alvo de profundas obras de restauro e remodelação, transformando-se num dos melhores equipamentos educativos do concelho. A intervenção reforça o papel que a Câmara Municipal tem desempenhado para a área da educação.

Outras temáticas de cariz ambiental, social e turístico justificam realce na presente edição. A sensibilização para a reutilização e reciclagem de resíduos, a actividade dos nossos artesãos e a adesão à TUREL – Cooperativa de Turismo Cultural e Religioso, merecem particular atenção. Aliás, impõem-se sublinhar que a adesão à TUREL é mais um passo firme no sentido da promoção e afirmação das potencialidades turísticas do nosso concelho. Estes são alguns dos muitos trabalhos que temos realizado e que pode constatar ao ler este Boletim Municipal. Continuamos a trabalhar com entusiasmo para o desenvolvimento do Município, cientes de que todos os vizelenses o fazem com igual empenho.

A todos endereço votos de Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

Dr. Francisco Ferreira Presidente da Câmara Municipal de Vizela


Vizela_Boletim Municipal | 02 | educação

Presidente da Câmara abriu ano lectivo na EB1 da Devesinha O Presidente da Câmara Municipal abriu, simbolicamente, o ano lectivo na EB1 da Devesinha, com uma visita àquele estabelecimento de ensino. Na sua visita, Francisco Ferreira foi acompanhado pelo Vereador das Obras Municipais, Dinis Costa, para se inteirarem das obras daquela escola, na altura em fase de conclusão. A EB1 da Devesinha foi alvo de obras de remodelação durante o período de férias, com o objectivo de dotar o edifício de condições agradáveis de conforto e de trabalho, para que professores, alunos e auxiliares possam exercer a sua actividade num ambiente condigno e sustentável. De destacar que aquele edifico, pela sua longevidade e por nunca ter sofrido uma intervenção de raíz, necessitava de uma remodelação profunda. Assim sendo, a Câmara Municipal realizou uma intervenção que resolveu, de uma forma pragmática e sustentável, as deficiências que o edifício escolar apresentava.

… e inaugurou as obras de remodelação Uma semana depois da abertura do ano lectivo, o Presidente da Câmara Municipal inaugurou as obras de remodelação da EB1 da Devesinha. Na cerimónia estiveram também presentes a Vereação e Assembleia Municipal, representantes de várias colectividades concelhias, assim como corpo docente e não-docente, pais e alunos da Escola, que fizeram uma recepção calorosa ao Presidente da Câmara Municipal e convidados. A comemoração iniciou-se com o descerramento da placa pelos Presidentes da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Santa Eulália, Dr. Francisco Ferreira e Joaquim Meireles, respectivamente. Depois, o Padre José da Fonseca Lemos procedeu à bênção das obras de remodelação. O Sr. Presidente e os convidados foram, a seguir, presenteados com o “Giroflé da Devesinha”, cantado por uma turma do 4.º ano daquela Escola. Seguiram-se depois os discursos da praxe. Rosário Pedrosa, representante da Associação de Pais e a Prof. Alda Gonçalves, Coordenadora da EB1 da Devesinha agradeceram à Câmara Municipal e à Junta de Freguesia o empenho na realização deste obra. O Presidente do Agrupamento Vertical de Escolas de Vizela, Prof. Abílio Costa elogiou a qualidade da intervenção realizada, reconhecendo ao mesmo tempo, a atenção dada pela Câmara àquela obra. Monique Rodrigues, secretária da Junta de Freguesia de Santa Eulália, falou em nome do Presidente da Junta, para corruborar das intervenções anteriores. Por fim, o Presidente da Câmara Municipal lembrou aos presentes a “paixão” da Edilidade pela área da Educação, enumerando algumas das grandes obras já realizadas pela Autarquia em vários estabelecimentos de ensino e lembrando que no próximo ano a Câmara irá efectuar uma nova intervenção de fundo, desta vez na EB1 Maria de Lurdes Sampaio Melo, em Santo Adrião. O Edil vizelense destacou ainda a qualidade da obra de remodelação da Escola da Devesinha, considerando-a como uma obra que irá marcar os tempos.


Vizela_Boletim Municipal | 03 | educação

Actividades de Enriquecimento Curricular no 1º CEB O Despacho n.º12591/2006 do Ministério da Educação veio definir normas de funcionamento dos estabelecimentos de ensino do 1º CEB e da Educação Préescolar, nomeadamente no que respeita às actividades de enriquecimento curricular no 1º CEB. Este normativo vem reforçar a parceria existente entre o Ministério da Educação e as autarquias locais, no que respeita aos estabelecimentos de ensino referidos, tendo aprovado o programa de generalização do ensino de inglês nos 3º e 4º anos e de outras actividades de enriquecimento curricular. O Município de Vizela implementou esta medida, em parceria com o Agrupamento Vertical de Escolas de Vizela e com o Agrupamento Vertical de Escolas de Infias, parceiros privilegiados neste processo, nomeadamente em questões pedagógicas, de forma a permitir que todos os alunos tivessem à disposição um leque de actividades variado. De entre as diversas áreas de actividades, foram seleccionadas aquelas que estavam em consonância com os projectos educativos dos Agrupamentos de Escolas: música, inglês, actividade física e desportiva, expressão plástica e tecnologias de informação e comunicação. Esta última actividade foi inserida apenas nas Escolas que reuniam as condições necessárias: EB1 de S. Miguel, Caldas de Vizela (S. Miguel), EB1/JI Teixugueiras, Caldas de Vizela (S. Miguel), EB1/JI Cruzeiro (S. Paio), EB1 Enxertos, Caldas de Vizela (S. João). Os recursos humanos para as actividades de enriquecimento curricular foram disponibilizados aos Agrupamentos de Escolas, a partir do dia 12 de Setembro, com excepção de algumas situações, em que houve mais dificuldade no recrutamento. Foram, assim, recrutados os seguintes profissionais: dez para actividade física e desportiva, nove para inglês, cinco para TIC, oito para expressão plástica e onze para música, que foram distribuídos pelos dois Agrupamentos de Escolas. Para a operacionalização do Programa, estabeleceram-se outras parcerias/ protocolos, no sentido de providenciar os recursos materiais e humanos para o seu correcto desenvolvimento, nomeadamente espaços físicos.

Parcerias com os agrupamentos verticais de escolas do concelho Nesse sentido, foram celebrados acordos de colaboração com o Agrupamento Vertical de Escolas de Infias e com o Agrupamento Vertical de Escolas de Vizela, cujo período de vigência corresponde ao ano lectivo 2007/2008, no âmbito específico do Programa de Generalização do Inglês e de outras Actividades de Enriquecimento Curricular no 1º CEB. Através do Acordo, estabeleceu-se uma partilha de responsabilidades na implementação do referido Programa às Escolas do 1º CEB dos Agrupamentos. Ao Município, compete assegurar a implementação das actividades, providenciar a colocação de professores e dotar os estabelecimentos de ensino com os materiais necessários; aos Agrupamentos cabe assegurar o acompanhamento, coordenação e supervisão pedagógica das mesmas actividades, competindo-lhe, por isso, organizar o funcionamento dos estabelecimentos de ensino e das actividades, de forma a proporcionar o desenvolvimento das actividades e a optimização dos recursos humanos e físicos disponibilizados.

Parceria com a Sociedade Filarmónica Vizelense Através de um acordo de colaboração, criou-se uma parceria com a Sociedade Filarmónica Vizelense, que vigorará até ao final do presente ano lectivo (2007/2008), no sentido de assegurar aulas de música aos alunos do 1º Ciclo, no âmbito das actividades de enriquecimento curricular no 1º CEB.

Protocolo com o Centro Cultural e Desportivo de Santa Eulália Este protocolo teve como objectivo regular as condições de cedência do respectivo pavilhão desportivo, para a prática da actividade física e desportiva. Os alunos da EB1 da Devesinha (Santa Eulália) são os beneficiários desta medida, dado que o pavilhão se situa ao lado da Escola, não havendo necessidade da utilização de transporte para deslocações.


Vizela_Boletim Municipal | 04 | educação

Reforço do apetrechamento da cozinha e refeitório escolar EB1 S. Miguel, Caldas de Vizela (S. Miguel) No sentido de corresponder às necessidades evidenciadas pela introdução das actividades de enriquecimento curricular, no ano lectivo 2006/2007 iniciou-se o serviço de refeições escolares na EB1 de S. Miguel, Caldas de Vizela (S. Miguel), uma vez que as refeições eram servidas, mas não confeccionadas no local. No presente ano lectivo, as refeições passaram a ser confeccionadas em espaço próprio da Escola, uma vez que se previa um aumento de refeições a servir devido ao aumento de turmas a frequentar a Escola em horário normal. Verificou-se, assim, a necessidade de adaptar os espaços destinados quer à confecção, quer ao serviço de refeição, e de apetrechar a cozinha com equipamento hoteleiro e outro. A avaliar pelo número de alunos que tomam as refeições diariamente na Escola, que desde Setembro tem vindo a aumentar progressivamente (actualmente cerca de 160 alunos), a aposta neste projecto foi garantida.

Reapetrechamento da EB1 da Devesinha, Santa Eulália A recente intervenção efectuada ano edifício escolar da EB1 da Devesinha (Santa Eulália) foi acompanhada por uma renovação do seu equipamento. Embora algum mobiliário tenha vindo a ser substituído ao longo dos últimos anos, aproveitou-se esta intervenção para rejuvenescer a Escola, com mobiliário novo e mais ergonómico. Foi um esforço conjugado entre os diversos serviços intervenientes do Município, que permitiu dotar a freguesia de Santa Eulália com um espaço educativo capaz e modernizado.

Programa de Generalização do Fornecimento de Refeições no 1º CEB O Programa de Generalização do Fornecimento de Refeições no 1º CEB, efectivado através de contrato-programa com o Ministério da Educação, permite ao Município obter uma comparticipação, ainda que pouco significativa, nos elevados custos com as refeições escolares. À semelhança dos anos anteriores, foram celebrados protocolos com as diversas associações de pais das escolas do 1º CEB e dos jardins-deinfância do concelho, com o objectivo de partilhar a tarefa de gestão dos refeitórios escolares, que é atribuída por Lei aos Municípios. Esta partilha de responsabilidades tem-se revelado proveitosa e contribui para que os Pais estejam mais próximos das Escolas, mais envolvidos no processo educativo e, desta forma, contribuam para o melhor funcionamento da educação no concelho. Além da gestão dos refeitórios escolares, também é partilhada com os Pais, a gestão da componente sócio-educativa dos jardins-de-infância, em estreita colaboração com os Agrupamentos de Escolas, a quem cabe a supervisão dessa componente.


Vizela_Boletim Municipal | 05 | educação

Transportes Escolares A generalidade dos transportes escolares dos alunos do Concelho efectiva-se através da utilização dos transportes públicos, com excepção dos circuitos especiais de transporte que, tal como o nome indica, obedecem a circunstâncias especiais. No presente ano lectivo e pela primeira vez, o Município de Vizela, passou a transportar alguns alunos, nos percursos casa-escolacasa, em viaturas próprias, tendo em conta as disponibilidades existentes (dois autocarros). Por uma questão de logística e de compatibilização de horários, optou-se pelos circuitos de Carreira Chã – EB 2,3 de Caldas de Vizela e de Tagilde - Instituto Silva Monteiro, pois os mesmos veículos efectuam os dois circuitos, dado que os horários destes estabelecimentos de ensino e o número de alunos abrangidos o permitem.

Câmara promoveu estágios

Alunos da Escola Secundária e do Instituto Silva Monteiro Durante o mês de Junho, através de protocolos celebrados com a Escola Secundária de Vizela e com o Instituto Silva Monteiro, o Município de Vizela recebeu 16 estagiários, 12 da área de informática e quatro da área de electricidade. Os alunos em causa frequentaram Cursos de Educação-Formação, nos referidos estabelecimentos de ensino e realizaram os estágios em contexto real de trabalho, nos serviços do Município. Os alunos da área de informática tiveram a oportunidade de percorrer diversos sectores do Município, entre os quais o Espaço Internet, os sectores de Informática, Educação e Desporto da Câmara e ainda a Biblioteca Municipal, para que pudessem obter uma experiência mais rica e diversificada. Estas acções são sempre proveitosas, na medida em que se criam parcerias para a concretização das medidas implementadas pelas Escolas.


Vizela_Boletim Municipal | 06 | desporto

27 de Maio

30 de Setembro

“Maio, Mês do Coração”

Câmara assinalou Dia Mundial do Coração

Sob o lema “Maio, Mês do Coração”, a Câmara Municipal e o Centro de Saúde de Vizela (Unidades de Saúde Familiar “Physis” e “Novos Rumos”) promoveram uma caminhada e um passeio de BTT pelas ruas da Cidade, no dia 27 de Maio. Esta actividade contou ainda com a colaboração do Instituto do Desporto de Portugal, do ginásio Vizelfitness e da Secção de BTT da Casa do Povo. A população compareceu no Centro de Saúde por voltas das 9:30h, onde foram distribuídas t-shirts a todos os participantes, que de seguida foram encaminhados para as respectivas minipalestras que se realizaram naquele local. No final das mesmas, deu-se início ao percurso de BTT e à caminhada, onde cerca de 120 pessoas resistiram à chuva que se fez sentir. Depois de uma hora de actividade física, os participantes ainda guardaram fôlego para a aula de aeróbica e a sessão de relaxamento/alongamentos, ministrada pelo Vizela Fitness Club, no Espaço Multiusos. No final do evento ficou registada a satisfação de todos os participantes.

Com o objectivo de incentivar os vizelenses a praticar desporto e promover um estilo de vida mais saudável e activo, a Câmara Municipal, em parceria com o Centro de Saúde local, assinalou pelo 3º ano consecutivo o Dia Mundial do Coração. Mesmo com o mau tempo que se fez sentir, esta actividade contou com a presença de cerca de 70 pessoas que se concentraram no Centro de Saúde, onde foi apresentada uma palestra sobre o Stress. Iniciou-se depois uma caminhada pelas ruas da cidade e um passeio de BTT para os mais aventureiros. Depois de percorridos cerca de 5 Km, os participantes chegaram ao Espaço Multiusos, onde os esperava uma aula de grupo e uma sessão de relaxamento e alongamentos, ministrada pelo ginásio Academia do Parque. De lembrar que esta actividade contou com a parrceria do Instituto do Desporto de Portugal, do Programa Nacional de Desporto para Todos - “Mexa-se”, da Secção de BTT da Casa do Povo de Vizela e da Academia do Parque.


Vizela_Boletim Municipal | 07 | desporto

Férias Desportivas 2007 Já na sua oitava edição, a iniciativa Férias Desportivas, promovida pela Câmara Municipal, revelou-se, mais uma vez, um sucesso. Com os objectivos de promover a actividade física e o desporto junto dos jovens e, ao mesmo tempo, proporcionar às crianças a igualdade de oportunidades para o seu desenvolvimento global, este projecto desenvolveu-se durante o mês de Julho e contou com a participação de cerca de 400 crianças, com idades entre os 9 e 15 anos e que foram orientadas por um coordenador, quatro professores e 32 monitores. As actividades desenvolvidas foram: futsal, voleibol, basquetebol, andebol, orientação, mini-golfe, actividades aquáticas, jogos tradicionais, voleibol e futebol de praia e jogo de raquetes e realizaram-se no pavilhão municipal de Vizela, campo de futebol sintético do F.C.Vizela, piscinas e minigolfe da Turvizela, Parque das Termas e Praia de “A ver o

Mar”.

VIII Torneio de Minigolfe Cidade de Vizela A Secção de Minigolfe do Futebol Clube Vizela organizou mais uma edição do Torneio de Minigolfe Cidade de Vizela, no final do mês de Setembro. A oitava edição deste torneio contou com a participação de 108 atletas de vários clubes do País: Futebol Clube de Vizela, Clube de Minigolfe do Porto, Clube de Minigolfe da Costa Nova, CCD dos Trabalhadores da Câmara Municipal do Porto, Minigolfe Clube de Lamego e Associação de Minigolfe de Évora. CLASSIFICAÇÕES Homens 1º Nuno Cunha FCV 3º Abílio Meneses FCV 11º Amadeu Bastos FCV

Senhoras 1º Fernanda Costa FCV 2ª Filomena Mendes FCV 6º Diana Bastos FCV

Júnior Masculino 1º André Campos CMP 2º Artur Dias FCV 3º Jorge Bastos FCV

13º Manuel Pinto FCV Juvenil Masculino Juvenil Feminino Sénior Masculino 1º Tiago Fernandes MCL 1º Tatiana Machado FCV 1º Virgílio Mendes CMP 5º João Oliveira FCV 3º Ana Cunha FCV 3º Herculano Lima FCV 7º Jaime Magalhães FCV 4º Ana Raquel FCV 7º Domingos Ribeiro FCV Iniciado Masculino 5º Amara Micaela FCV 5º Armindo Costa FCV 1º João Paulo FCV 11º Joaquim Cunha FCV 3º José Miguel FCV 4º Luís Gonçalo FCV 6º Pedro Ribeiro FCV Melhor Volta 7º Nuno Pedrosa FCV Classe Feminina 14º Tiago Cunha FCV Fernanda Costa FCV 22 tacadas 15º José Silva FCV Classe Masculina 17º André Martins FCV Abílio Meneses FCV 20 tacadas


Vizela_Boletim Municipal | 08 | desporto

25º Encontro Nacional de Jogos Tradicionais ANDDEM (Associação Nacional de Desporto para Deficientes Mentais)

Com o objectivo de promover o convívio, a actividade física para todos e sensibilizar a população para o trabalho com jovens portadores de deficiência mental, o Município de Vizela e a ANDDEM (Associação Nacional de Desporto para Deficientes Mentais) organizaram o 25º Encontro Nacional de Jogos Tradicionais, no passado dia 20 de Outubro. A actividade, que se realizou no Parque das Termas, contou com várias actuações, a saber: Grupo Paroquial e Social de S. Miguel e da AIREV, que apresentou uma belíssima representação da peça de teatro “A Carochinha”. Neste encontro estiveram presentes onze instituições da zona norte e centro do País, que participaram com 141 utentes, a saber: Clube CERCIFAF, APAMIP, Clube GAIA, AICIA, APPACDM – Coimbra, AIREV, CERCIMARCO, Centro COSTA CABRAL, CERCIFEL, CARPD-TOUGUINHA e CERCIESPINHO. Todos os participntes tiveram a possibilidade de experimentar várias actividades recreativas e tradicionais, tais como: jogo do sapo e do burro, gincana de BTT, pesca no lago, chuto ao capitão, tiro com arco e zarabatana, passeio de canoa e uma pequena prova de orientação. No final do encontro foi oferecido um jantar volante a cada participante e um pequeno cabaz de produtos regionais a cada instituição.

Atletas/Equipas que se destacaram em 2006/2007 Futebol -Centro Cultural e Desportivo de Santa Eulália de Vizela (Vencedor da Taça A.F. Braga - Seniores) -Associação Desportiva S. Paio Sport Clube (Campeões Distritais da 1.ª Divisão Série D da A.F. Braga – Seniores) -Futebol Clube de Vizela (Campeões Distritais de Infantis Série E) -Futebol Clube de Tagilde (Subida à 1ª Divisão Futebol Popular de Guimarães) -Centro Cultural e Recreativo de Montesinhos (Presença nas inter-concelhias de Futebol Popular) Futsal – Grupo Desportivo Fundação Jorge Antunes (Campeões Distrital de Futsal – Juniores Masculinos) Minigolfe – FCV Tatiana Machado (Campeã Regional do Norte - Categoria: Juvenil Feminino/Campeã Nacional - Categoria: Juvenil Feminino) Armindo Costa (Campeão Nacional - Categoria: Sénior Masculino) Abílio Meneses (Vencedor da Taça de Portugal - Categoria: Homens) Atletismo – FCV Dulce Félix - Sénior (Campeã Nacional 10.000 mts Pista Ar Livre) Catarina Ribeiro – Juvenil (Vice Campeã Nacional Pista Ar Livre – 1.500 mts/Campeã Nacional Pista Ar Livre – 3.000 mts/Vice Campeã Nacional Pista Ar Livre – 3.000 mts - Juniores) Salomé Rocha – Juvenil (Vice Campeã Nacional Corta Mato/Recordista Nacional Pista Ar Livre 2.000 mts Obst. (6:48:85)/Campeã Nacional Pista Ar Livre – 2.000 mts Obstáculos/Campeã Nacional Pista Ar Livre – 800 mts/Campeã Nacional Pista Ar Livre – 3.000 mts - Juniores) Ricardo Costa – Juvenil (Campeão Nacional Pista Ar Livre – 2.000 mts Obstáculos)


Vizela_Boletim Municiapal | 09 | cultura

O IX Encontro de Tocadores de Cavaquinho do INATEL realizou-se em Vizela, no passado dia 5 de Outubro e trouxe ao nosso concelho 16 grupos, oriundos de vários concelhos da Região. A organização desta actividade cultural foi da responsabilidade do INATEL - delegação de Braga, tendo a Câmara Municipal de Vizela dado o seu apoio, bem como a Companhia de Banhos de Vizela, que cedeu o Cine Parque para realização do concerto. Estes encontros, que decorreram já noutras localidades, caracterizam-se como um projecto cultural que tem em consideração as pessoas/espectadores como centro da razão do seu trabalho, resultado da tomada de consciência de que a intervenção cultural é um dos elementos estruturais de um processo de mudança e de renovação pessoal e social. O Cavaquinho é o instrumento de eleição escolhido neste encontro. É um instrumento tipicamente minhoto, que surgiu há vários séculos em terras de entre Douro e Minho, cuja divisão se viria a confinar às populações dos distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo. O encontro juntou cerca de 250 tocadores, que se reuniram nas instalações da Escola Secundária de Vizela, onde foi servido um animado almoço de confraternização. Depois do almoço, foram muitos os participantes que decidiram fazer o percurso a pé até ao Cine Parque, aproveitando a ocasião para conhecer a cidade. Tal como previsto no programa, o espectáculo teve início pelas 15.00h, numa sala que esteve completamente lotada. Todas as apresentações foram aplaudidas com entusiasmo, tendo especial destaque a participação do Grupo de Cavaquinhos da Casa do Povo de Vizela que, de forma exemplar representou o nosso concelho. Tal como é tradição, a meio do espectáculo foi feita uma apresentação em uníssono de todos os participantes em palco, com especial participação do Dr. Carlos Lima, coordenador cultural do INATEL. No final de todas as apresentações, foram trocadas lembranças entre a Câmara Municipal de Vizela e o INATEL, na pessoa da Dra. Dora Gaspar, Chefe do Gabinete de Apoio à Presidência e do Dr. Händel de Oliveira, Delegado Regional do INATEL.

IX Encontro de Tocadores de Cavaquinho do INATEL


Vizela_Boletim Municipal | 10 | cultura

Teatro “A Carochinha apresenta Concerto no Ervilhal” - Especial Natal Como forma de comemorar a época natalícia, a Câmara Municipal organiza um grandioso espectáculo dedicado especialmente às crianças. O evento escolhido para este ano é o teatro musical “A Carochinha apresenta O Concerto no Ervilhal – especial Natal”, que subirá ao palco do Cine Parque, no próximo dia 23 de Dezembro, pelas 15.00h, com entrada livre. Este musical tem apaixonado não só as crianças, mas também os adultos que as acompanham. Conta a história da “Carochinha” e seus amigos, que vão reinventar inesquecíveis canções infantis, num universo mágico onde todos perdem a idade e reaprendem a ver o mundo com outras cores. Está então feito o convite a toda a comunidade para participar numa tarde de magia e cor, partilhando também o espírito natalício. Traga os seus filhos e venha também reaprender a sorrir como eles.

Acção de Formação - O fascínio das palavras

Os contos de Sophia para a Infância No âmbito do Programa Itinerâncias de Promoção da Leitura 2007, a Biblioteca Municipal Fundação Jorge Antunes e a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas promoveram a acção de formação “O fascínio das palavras - Os contos de Sophia para a Infância”. A participação nesta acção foi gratuita e contou com a participação de mediadores de leitura, professores do 1º e 2º ciclos, educadores de infância, bibliotecários, técnicos de biblioteca e animadores sócio-culturais, num total de 17 participantes. Do programa desta acção, podemos destacar: personagens, valores e modelos; A imagem da infância; O papel da família e da sociedade na construção da identidade infantil; O papel da natureza e a sua relação com o Sagrado; Processos de sedução do leitor infantil: o maravilhoso e o fantástico; Características discursivas e recursos técnico - expressivos que visam a captação do leitor infantil.

Orquestra Juvenil de Sopros animou freguesias À semelhança do que tem vindo a acontecer nos últimos anos, a programação cultural para o Inverno apresenta sempre uma proposta de animação para todas as freguesias do concelho. Neste sentido, e seguindo a lógica de descentralização cultural, a Câmara Municipal de Vizela fez um convite à Orquestra Juvenil de Sopros da Sociedade Filarmónica Vizelense, para actuar em todas as freguesias de Vizela. Esta orquestra, composta por cerca de 20 elementos, é uma das valências da Sociedade Filarmónica Vizelense dedicada aos mais jovens, os quais actuaram nas freguesias de Santo Adrião, S. Paio, Infias, Tagilde e Santa Eulália durante os meses de Outubro e Novembro. Os locais escolhidos para apresentação dos concertos, e dada a inexistência de outros espaços, foram os Centros Sociais de Santo Adrião, S. Paio e Santa Eulália, o Centro Cultural e Recreativo Raúl Brandão e a Sede da Freguesia em Tagilde. Neste sentido, fica também uma palavra de agradecimento à colaboração dos párocos, associações e presidentes de Junta de Freguesia.


Vizela_Boletim Municipal | 11 | cultura

Associação Juvenil Vizela ImaginActiva (VIA) - A dança das estações

As conversas intermináveis, quase sempre nocturnas, tinham como denominador comum Vizela. Afinal, como jovens do concelho, o que podemos fazer para nos integrar na sociedade de forma activa? De que forma expressar as dúvidas, as ideias, e as inquietações típicas de cada geração? As respostas não tardaram a surgir. Estávamos no início de 2003 e a invasão militar das forças aliadas ao Iraque afigurava-se como cenário provável e preocupante. A nossa reprovação, ainda que inconsequente, ficou pendurada nas poucas árvores da Praça da República: “Vai participar em mais um genocídio? Quem cala consente! Diz não à guerra”. O nosso gesto, utópico (?), não evitou que o conflito nos entrasse pela televisão - a mesma que continua a noticiar milhares de mortos perante a indiferença de meio mundo -, mas dentro de nós persistia uma vontade cada vez mais crescente de intervenção. Não demorámos a perceber que o associativismo era o veículo mais indicado para a viagem que pretendíamos iniciar. As burocracias mostraram-se sempre dispostas a bloquear-nos o caminho, mas em Janeiro de 2006 conseguimos finalmente constituir-nos como Associação Juvenil, com estatutos publicados em Diário da República.

Texto da responsabilidade da Associação Juvenil Vizela Imaginactiva Autoria das fotos – Ricardo Carvalhal

A Primavera do ano seguinte já ia a meio quando começamos a arquitectar destinos. A nossa primeira actividade, que sempre soubemos querer realizar no Parque das Termas, não tardou a moldar-se num encontro de expressão artística, livre e espontâneo. Com o “Solstício em pano-cru” demos as boas vindas ao Verão e encontramos uma linha orientadora simbólica - celebrar as quatro estações do ano com uma iniciativa cultural. Antes do Equinócio de Outono, comemorado com o MOTE (Mostra de Teatro de Vizela), realizámos, no Jardim Manuel Faria, uma exposição de pintura da autoria de Arnaldo Macedo. Outros projectos, muitos deles pontuais, estão à espera de uma convergência de esforços, vontades e oportunidades. O nosso próximo passo, significativo, será dado na recuperação de um espaço que nos foi cedido por um empresário vizelense. As expectativas são altas e esperámos, com isto, abrir as portas à comunidade, mais especialmente a uma geração de jovens que ainda não se identificou totalmente connosco. Apenas com o seu contributo e imaginação a VIA poderá consolidar-se como actor social interventivo na sociedade de Vizela. Assim esperamos!

Nota: nesta edição, damos início à publicação de uma página destinada a uma colectividade concelhia. Caso esteja interessado em publicar um texto da sua associação, faça-o chegar através do e-mail: cultura@cm-vizela.pt


Vizela_Boletim Municipal | 12 | ambiente

Galardão Eco-Escolas

EB1/JI de Lagoas vencedora do 2º Prémio do concurso nacional “Brigada Verde” À semelhança dos anos transactos e para comemorar o “Dia das Bandeiras Verdes 2007”, no passado dia 19 de Outubro decorreu a entrega do Galardão Bandeira Verde Eco-Escolas 2007, que este ano teve lugar no Centro Municipal de Exposições do Pombal. Neste encontro foram entregues as bandeiras verdes às escolas premiadas do Município, que também recebeu um certificado de Município Parceiro, na implementação do Programa Eco-Escolas durante o ano lectivo 2006/2007, sendo reconhecido como “Município Parceiro Eco-Escolas 2007”, As escolas premiadas do Município de Vizela foram: Colégio Vizela, Escola EB 1 Enxertos, Escola EB 1/JI de Lagoas, Escola EB 1/JI Maria de Lurdes Sampaio Melo e Instituto Silva Monteiro. Para além deste prémio, a Escola EB 1/JI de Lagoas foi a escola vencedora do 2º Prémio (450,00 €) do concurso nacional “Brigada Verde” -Tema Livre, com o projecto “ Protecção da Floresta”, cujo objectivo foi a reflorestação do Monte de S. Bento das Peras, manifestando a preocupação da escola pelo problema dos incêndios e consequentemente a destruição da zona florestal, bem como a pouca florestação existente. A implementação deste projecto contou com a parceria da Confraria de S. Bento, da Câmara Municipal de Vizela e da Comissão de Pais da Escola. Descrição do Projecto: 1.Sementeira com várias técnicas, no Monte de S. Bento de Peras. 2.Sementeira em valeiros num terreno da freguesia da escola, pertencente à confraria de S. Bento, identidade colaboradora deste projecto. 3.Tratamento e vigilância da sementeira. 4.Transplantação das pequenas espécies para o Monte de S. Bento. Acções desenvolvidas: 1.Participação nas sementeiras e transplantação das espécies; 2.Trabalhos escolares, elaborados pelos alunos.

4 de Outubro

Dia Internacional dos Direitos do Animal Conforme tem acontecido nos anos anteriores, a Câmara Municipal voltou a assinalar o Dia Internacional dos Direitos do Animal, que se comemora no dia 4 de Outubro. Este ano, para marcar a data, a Edilidade promoveu a distribuição de um marcador de livro alusivo ao tema dos direitos dos animais, por todas as escolas do concelho.


Vizela_Boletim Municipal | 13 | ambiente

Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Vale do Ave Águas do Ave, S.A. estação elevatória de Vizela 32% concluída/prolongamento do interceptor de Vizela à ETAR 41% concluído); principais problemas/dificuldades encontradas: qualidade dos terrenos; pouco espaço para a execução dos trabalhos em alguns troços. FD4 – AR 14.1.05

Empreitadas de Construção de Infra-estruturas do Sistema Adjudicadas ou em Fase de Concurso: Saneamento e Águas Residuais: FD4 – AR 03.01.04 Os Interceptores de Lordelo, Passos, Sá e Vizela – Prolongamento da margem esquerda já se encontram em funcionamento desde meados de Junho. FD3 – AR 06.0.05 Interceptores do Ferro, Vizela (1ª Fase), Calvelos e Docim (1ª Fase): Os interceptores de Ferro, Calvelos, Docim e Vizela, no concelho de Fafe, a montante do concelho de Vizela, encontramse em execução. Relativamente à ETAR de Serzedo, estação que tratará os efluentes drenados pelos interceptores atrás referidos, está igualmente em execução, prevendo-se a sua conclusão no final de 2007 e o arranque no início do próximo ano. FD3 – AR 11.1.05 Interceptores do Vizela (Duplicação) e Vilarinho: Concurso: Junho/05 – Fevereiro/06; Construção: Maio/06 – Abril/08; conclusão prevista para Janeiro de 2008; % de realização física da empreitada à data: 75% (interceptor de Vilarinho 89% concluído/interceptor de Vizela duplicação; 86% concluído /

Interceptores de Cruzeiro, Vizela a Vila Fria, Nespereira (Prolongamento) e Negrelos: Concurso: Novembro/05 – Maio/06; Construção: Maio/07 – Julho/08 conclusão prevista para o final do Verão de 2008; % de realização física da empreitada à data de 31 de Outubro: 17,57% de assentamento de tubagem (em termos de assentamento de tubagem na extensão prevista temos o interceptor de Vizela a Vila Fria 8, 66% concluído / interceptor de Negrelos 46,56% concluído / interceptor de Cruzeiro 4,98% concluído/ interceptor de Nespereira prolongamento 49,80% concluído); principais problemas / dificuldades encontradas: proprietários, níveis freáticos elevados; verificação de desvios de traçados de ribeiras existentes e das condições das mesmas.

AMAVE Associação de Municípios do Vale do Ave Resíduos produzidos por mês no Município de Vizela Segundo os relatórios de actividade da Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (ETRSU), nos três primeiros trimestres de 2007, produziram-se no Município de Vizela as quantidades abaixo discriminadas (em toneladas) de resíduos, correspondendo às seguintes % da totalidade de resíduos produzidos no SIRVA: Meses

Quantidades Recolhidas (ton) % da Totalidade de resíduos produzidos no SIRVA

Janeiro

Fevereiro

692,08

593,08

5,05

4,93

Março

Abril

Maio

Junho

709,84

697,42

709,87

697,42

5,04

4,99

5,04

4,94

Julho

Agosto

735,14

Setembro

752,94

700,26

4,93

5,14

4,92

Quantidades (toneladas) de resíduos recolhidos nos ecopontos durante o último trimestre de 2006 e no primeiro de 2007: Meses

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

6.12

5.82

7.4

7.26

5.7

8.24

7.96

8.82

8.08

Vidro

30.62

24.08

26.44

27.24

31.58

31.64

26.38

33.38

26.64

Papel/Cartão

14.46

14.54

18.5

13.98

14.24

16.64

18.6

17.28

15.76

Embalagens

Setembro


Vizela_Boletim Municipal | 14 | ambiente

Lixoteca Itinerante visitou Vizela Pelo segundo ano consecutivo, o projecto da LIXOTECA ITINERANTE visitou o concelho de Vizela, com uma das fases mais recentes, a 5.ª fase - “Viagens Futuristas à Lixoteca”, cujas temáticas subjacentes são a Cidadania Activa, quer no plano Ambiental, quer nos planos da Prevenção Rodoviária e de aquisição de regras de Comportamento Cívico, a ser exploradas nas 12 aventuras de exploração sensorial e multimédia (2D e 3D) entre pontes suspensas, passagens surpresa, labirintos, luzes psicadélicas e máquinas “xpto” da unidade móvel de sensibilização. Abrangendo todos os 734 alunos inscritos nos 2.º e 3.º anos de escolaridade dos 12 estabelecimentos de ensino do 1.º CEB, pertencentes à Rede Pública do Ministério da Educação, foram concretizadas sessões individuais com grupos de cerca de 30 indivíduos. Numa primeira fase – Acolhimento, foi visionado um vídeo com animação 3D onde se explicaram as regras de circulação e funcionamento da Lixoteca, bem como os conceitos ambientais a serem explorados. Durante o percurso (cerca de 60 minutos), as crianças contactaram com o futuro do “Mundo dos Lixos”. No final, o sinal sonoro foi ouvido por todos e a placa de “Fim de Viagem” foi colocada. Aí e depois de revistas as matérias ambientais, todos os Eco-Mosqueteiros, ecoaram bem alto o seu lema e Missão que tinham a cumprir: O R de Responsabilizar – a cidadania praticar foi a missão proposta, através da elaboração do Postal da Cidadania, instrumento em suporte de papel com um destinatário muito especial, o Presidente da Câmara Municipal, onde cada Eco-Mosqueteiro deveria colocar as suas sugestões para melhorar o ambiente do seu concelho. O objectivo desta missão é que todos os intervenientes compreendam que para direitos ganhar os seus deveres devem praticar, entre eles a cidadania activa contribuindo com o seu empenho diário na alteração de mentalidade na construção de um ambiente melhor. O entusiasmo e satisfação de todos os participantes, bem como a atenção que dispensaram em cada uma das estruturas de exploração, são evidencias naturais da consciência ambiental que todos adquiriram nas intervenções anteriores e que têm sido alvo de interesse pelos seus promotores directos – os docentes dos estabelecimentos de ensino. Também as mensagens que voaram dos cérebros dos pequenos génios Eco-Mosqueteiros para os Postais de Cidadania fazem-nos acreditar que todo o esforço dispendido pelos preconizadores deste projecto promove a alteração de comportamentos e é, sem dúvida, eficaz no amadurecimento de uma consciência ecológica mais activa de toda a comunidade.


Vizela_Boletim Municipal | 15 | ambiente

Dia Mundial do Ambiente Vimágua apresentou projecto - “Levamos a Vida até si!” A Vimágua E.I.M. assinalou o Dia Mundial do Ambiente com uma visita ao nosso concelho, para apresentar o projecto “Levamos a Vida até si!”, desenvolvido em conjunto com as Unidades de Saúde de Guimarães e Vizela. Assim, no dia 5 de Junho, e Presidente do Conselho de Administração da Vimágua, António Castro, e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Dinis Costa estiveram presentes na EB1 de S. Miguel, para apresentar o referido projecto. Este trabalho teve como objectivo dar a conhecer à comunidade (alunos do 4.º ano) escolar de que forma é que água e saúde se associam de uma forma indelével. Nesse sentido, foi oferecida aos alunos uma garrafa reutilizável, garrafa essa que foi disponibilizada a todas as escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho de Vizela.

Recolha

de Lixo Monstro - 2008

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Dia 2 S. João

Dia 6 St. Adrião

Dia 5 Stª. Eulália

Dia 2 S. Miguel

Dia 7 S. Paio

Dia 4 Tagilde

Dia 9 Tagilde

Dia 13 S. Miguel

Dia 12 Infias

Dia 9 S. João

Dia 14 St. Adrião

Dia 11 Stª. Eulália

Dia 16 Stª. Eulália

Dia 20 S. João

Dia 19 S. Paio

Dia 16 Tagilde

Dia 21 S. Miguel

Dia 18 Infias

Dia 23 Infias

Dia 27 Tagilde

Dia 26 Stº. Adrião

Dia 23 Stª. Eulália

Dia 28 S. João

Dia 25 S. Paio

Dia 30

Dia 30

S. Paio

Infias

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Dia 2

Dia 6

Dia 3

Dia 1

Dia 5

Dia 3

Stº. Adrião

Infias

S. João

S. Paio

Stª. Eulália

S. Miguel

Dia 9

Dia 13

Dia 10

Dia 8

Dia 12

Dia 10

S. Miguel

S. Paio

Tagilde

Stº. Adrião

Infias

S. João

Dia 16 S. João

Dia 20 Stº. Adrião

Dia 17 Stª. Eulália

Dia 15 S. Miguel

Dia 19 S. Paio

Dia 17 Tagilde

Dia 22 S. João

Dia 26 Stº. Adrião

Dia 23 Tagilde

Dia 27 Dia 24 S. Miguel Infias Dia 30 Stª. Eulália

Dia 29 Tagilde


Vizela_Boletim Municipal | 16 | ambiente


Vizela_Boletim Municipal | 17 | protecção civil

Concurso de Desenho “Proteger a Floresta contra Incêndios” Conforme noticiamos na última edição desta revista, o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Vizela, no âmbito da projecto Prevenção e Protecção da Floresta Contra Incêndios, da candidatura aprovada pelo Fundo Florestal Permanente, lançou um concurso de desenho subordinado ao tema “Proteger a Floresta Contra os Incêndios”. Este concurso foi dirigido à comunidade escolar do Ensino Básico (1.º, 2.º e 3.º Ciclos) das escolas do Concelho de Vizela e teve como objectivo sensibilizar os mais novos para a problemática dos incêndios florestais que todos os anos assolam o nosso país. A Câmara Municipal recebeu um total de 36 trabalhos das escolas do 1º, 2º e 3º ciclo do Conelho e os trabalhos vencedores foram: EB1 de Montesinhos - 4.ºano - autocolante; EB2,3 S - Infias - 5.º F - calendário; EB2,3 S - Infias - 8.º B - marcador de livro. As turmas vencedoras foram premiadas com um dia de desportos aventura no Parque Nacional da Peneda-Gerês (em Fafião), onde foram desenvolvidas actividades desportivas, nomeadamente um pequeno passeio e actividades de slide, rapel, tirolesa, escalada, BTT e tiro com arco e zabaratana. Todos os trabalhos recebidos fizeram parte de uma exposição, que esteve patente no Jardim Manuel Faria, entre os dias 1 e 5 de Junho. Os prémios foram entregues pelo Vereador do Pelouro da Protecção Civil, Alberto Machado, no dia 2 de Junho, no Jardim Manuel Faria.

3.ª edição do Voluntariado Jovem para as Florestas - Juntos pela Floresta em Vizela À semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal, através do Gabinete Técnico Florestal, e o Instituto Português da Juventude promoveram a terceira edição da campanha de “Voluntariado Jovem para as Florestas”, que visa a preservação dos recursos florestais e seus ecossistemas, através da sensibilização das populações, bem como a prevenção e detecção de incêndios florestais. O projecto decorreu de 2 de Julho a 31 de Agosto e funcionou com dois grupos de vigilantes de dois turnos: das 9:00h às 14.30h e das 14.30h às 20.00h, em dois pontos estratégicos (Monte de S. Bento e Monte de Penabesteira). Verificou-se uma larga participação da população jovem, uma vez que as inscrições ultrapassaram largamente as necessidades do programa (94 inscrições). Participaram 32 jovens, entre os 18 e 30 anos de idade, maioritariamente estudantes. Cada grupo de voluntários participou na iniciativa durante 15 dias, sendo atribuído a cada voluntário um seguro de acidentes pessoais, uma bolsa diária de 12,00€, uma t-shirt e um cartão de identificação. Esta acção decorreu com êxito, tendo em conta que os voluntários registaram 17 ocorrências/incêndios e várias fogueiras, os quais foram imediatamente comunicados através dos números nacionais, 117 ou 112. A Câmara Municipal contou ainda o apoio dos Bombeiros Voluntários de Vizela no acompanhamento deste projecto, através do transporte dos voluntários aos locais de vigia, durante os fins-de-semana e feriados.


Vizela_Boletim Municipal | 18 | protecção civil

Incêndios florestais

O Concelho de Vizela, após consulta da base de dados da Direcção-Geral dos Recursos Florestais (dados oficiais), registou 50 ocorrências, para o período de 01/01/2007 a 31/10/2007. Das ocorrências registadas, resultou um total de 14,79ha de área ardida, sendo que 6,97ha em povoamentos florestais e 7,82ha em área de matos. De destacar a diminuição contínua dos últimos anos, de 2004 a 2007, em termos de área ardida e do nº de ocorrências, sendo que no ano de 2006 registou-se 28.39ha de área ardida e em 2007, 14.79ha, verificando-se uma descida significativa para a reduçaõ da área em povoamentos florestais, registando-se 6.97ha em 2007.

Reuniões da CMDFCI Aprovação do POM 2007 e Revisão do PMDFCI 2008-2012

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios de Vizela (CMDFCI) aprovou, na reunião de 24 de Outubro, a revisão do Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios (PMDFCI) 2008 – 2012, para ser remetido à Direcção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF) para aprovação, de acordo com a legislação em vigor. Este Plano é um instrumento operacional de planeamento, programação, organização e execução de um conjunto de acções de prevenção, pré-supressão e reabilitação de áreas ardidas, que visam concretizar os objectivos estratégicos definidos e quantificados no Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios. O plano foi elaborado pelo Gabinete Técnico Florestal (GTF), com a participação activa dos agentes locais, pelos Serviços Municipais de Protecção Civil (SMPC), e pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios. No passado mês de Julho, a CMDFCI aprovou o Plano Operacional Municipal (POM), que visa seguir as directrizes do Plano Operacional Distrital, que se enquadra na Directiva Operacional Nacional nº02/2007 da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC). Nesse contexto, o POM serve para definir a estratégia de prevenção, fiscalização e combate aos incêndios florestais, mas principalmente regular e estruturar a relação de articulação entre as entidades e organismos intervenientes no Concelho, com a intenção de desenvolver um sistema de detecção e vigilância eficaz; accionar rapidamente os meios de combate; extinguir os incêndios na sua fase inicial; diminuir os reacendimentos; evitar o risco para as populações, bens e actividades. Este Plano é um esforço conjunto com intuito de se tornar claro o papel e responsabilidade de cada um dos intervenientes para uma campanha que seja global, de todos os munícipes e de antecipação aos acontecimentos de todos os que suportam a responsabilidade na prevenção, 1ª intervenção, combate, rescaldo e vigilância activa pós-rescaldo.


Vizela_Boletim Municipal | 19 | protecção civil

PROTECÇÃO AOS INCÊNDIOS FLORESTAIS Colabore Evite os incêndios Proceda à limpeza das suas propriedades florestais Sempre que as condições climatéricas sejam favoráveis à ocorrências de incêndios, é proibido a realização de queimas.

O que diz a Lei (Decreto-Lei n.º124/2006, de 28 de Junho) 1. Conserve uma faixa pavimentada em redor da habitação (de 1 a 2 metros). 2. Mantenha as árvores em redor da habitação desramadas 4 metros acima do solo (ou 50% da altura total da árvore se esta tiver menos de 8 metros) e providencie para que as copas se encontrem distantes umas das outras pelo menos 4 metros. 3. Certifique-se de que as árvores e arbustos se encontram, pelo menos, 5 metros afastados da edificação e que os ramos nunca se projectam sobre a cobertura. 4. Conserve o terreno limpo num raio de 50 metros em redor da habitação [por exemplo, para proteger os seus bens e criar uma área de segurança para a actuação dos bombeiros], segundo as orientações do anexo ao Decreto-Lei n.º 124/2006. 5. Mantenha os sobrantes de exploração agrícola ou florestal (estrumeiras, mato para cama de animais, etc) fora da faixa de 50 metros em redor da habitação. 6. Mantenha as botijas de gás e outras substâncias inflamáveis ou explosivas longe da habitação [a mais de 50 metros] ou em compartimentos isolados. 7. Guarde as pilhas de lenha afastadas da habitação [a mais de 50 metros] ou em compartimento isolado. 8. Mantenha uma faixa de 10 metros limpa de matos de cada lado do caminho de acesso à sua habitação. 9. Mantenha a cobertura e as caleiras da habitação completamente limpas de carumas, folhas ou ramos, que podem facilitar o surgimento de focos de incêndio. 10. Coloque uma rede de retenção de faúlhas nas chaminés da habitação e não deixe frestas abertas por onde possam entrar faúlhas para o seu interior. Sabia que, se não cumprir o que esta estabelecido no Decreto-Lei n.º 124/2006, de 28 de Junho, as coimas são de: Pessoa singular: 140 a 5000 euros Pessoa colectiva: 800 a 60000 euros

Para o auxiliar na implementação destas recomendações, poderá contactar o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Vizela através do telefone 253 489 630. QUEIMAS - Uso do fogo para eliminar sobrantes de exploração SOBRANTES DE EXPLORAÇÃO – Material lenhoso e outro material vegetal resultante de actividades agro-florestais. CUIDADOS ESPECIAIS A TER NA REALIZAÇÃO DE QUEIMAS, NAS ÉPOCAS EM QUE SÃO PERMITIDAS (OUTUBRO A MAIO) ANTES 1. Procurar fazer em dias com humidade do ar elevada 2. Evitar a sua realização em dias quentes 3. Evitar os dias com vento, pois as faúlhas poderão provocar incêndios a grandes distâncias 4. Limpe uma faixa de 2m em redor dos sobrantes a queimar, de modo a evitar a propagação fogo DURANTE 1. Queime os sobrantes em pequenas quantidades e de modo faseado, para evitar a emissão de muito calor 2. Acompanhe sempre a queima e tenha sempre à mão água e ferramentas (enxada e pá) para ajudar a controlar o fogo 3. Interrompa a queima sempre que as condições meteorológicas (vento) ou as medidas tomadas não lhe garanta total segurança 4. Alerte de imediato as autoridades se perder o controlo da queima (112 ou B. V. Vizela 253 489 100) DEPOIS 1. Certifique-se de que a faixa de segurança efectuada em redor da queima ficou perfeitamente limpa de materiais combustíveis 2. Coloque terra sobre os materiais queimados e, se possível, utilize água sobre a terra e verifique que não permanecem brasas 3. Antes de abandonar o local inspeccione a área confinante à queima.


Vizela_Boletim Municipal | 20 | protecção civil

Sessão de sensibilização foi um sucesso “Portugal sem fogos depende de todos”

No passado dia 18 de Julho realizou-se no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Vizela uma sessão de sensibilização, no âmbito da campanha “PORTUGAL SEM FOGOS DEPENDE DE TODOS”, organizada pela Direcção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF), com a colaboração da Câmara Municipal de Vizela através do seu Gabinete Técnico Florestal, da GNR e da Associação de Silvicultores do Vale do Ave (ASVA). A sessão foi muito participada pela população, que encheu o auditório para ouvir as explicações dos técnicos e colocar algumas dúvidas, que foram esclarecidas, permitindo assim melhores comportamentos no uso do fogo e atitudes a adoptar para prevenir os incêndios florestais.

SERVIÇO MUNICIPAL DE PROTECÇÃO CIVIL O mês de Outubro caracterizado pela altura do ano em que as reservas hídricas atingem o seu mínimo e em que o período mais chuvoso se inicia, representa o início de um novo ano hídrico. Assim, ao iniciar-se o novo ano hídrico 2007/2008, torna-se necessário tomar medidas para evitar situações como: : Inundações, por acumulação de águas pluviais ou insuficiência dos sistemas de drenagem; : Danos em estruturas montadas ou suspensas; : Curto-circuitos em casas antigas; : Queda de árvores. O Serviço Municipal de Protecção Civil recomenda à população a tomada das necessárias medidas de precaução e especial atenção: : Aos avisos e recomendações das autoridades competentes, mantendo-se atento à situação; : À desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes que possam ser arrastados; : Ao fecho de portas e janelas assim como à arrumação de equipamento solto, caixotes de lixo ou outros objectos, em virtude de vento mais forte.

A PROTECÇÃO CIVIL COMEÇA EM NÓS


Vizela_Boletim Municipal | 21 | turismo

2.ª Feira do Açúcar de Vizela “O Bolinhol Convida” Decorrente do sucesso obtido no ano transacto, a Câmara Municipal promoveu mais uma edição da Feira do Açúcar de Vizela – “O Bolinhol Convida”, no mês de Setembro, no Parque das Termas. Neste certame pretendeu-se reunir os mais variados doces regionais feitos em açúcar, divulgando essencialmente o doce tradicional de Vizela - o Bolinhol. A abertura desta segunda edição esteve a cargo do Sr. Vice-Presidente da Câmara, Dinis Costa, que salientou a importância desta iniciativa: “A Feira do Açúcar de Vizela emana da necessidade de preservar a autenticidade do Bolinhol de Vizela, que faz parte integrante da história desta localidade, aliada a uma estratégia de promoção turística e divulgação dos valores locais”. Este ano estiveram presentes na Feira dez doceiros, quatro deles participaram pela primeira vez. A representar o nosso concelho estiveram a Pastelaria Fina e a Casa do Bolinhol Kibom. Como complemento à venda dos doces, que passaram desde o conhecido Pão-de-Ló de Ovar, Doces Conventuais feitos com Ovos-moles, Biscoitos Regionais da Teixeira, compostas, Licor de Singeverga, entre outras, a Feira foi enriquecida com a presença de um stand móvel da Inovação à Leitura, onde puderam ser adquiridos livros sobre doçaria e culinária. Junto ao stand da organização, que forneceu todas as informações sobre a Feira e os locais de interesse turístico e cultural do concelho, esteve a CP-Caminhos-de-Ferro de Portugal, que promoveu uma campanha de divulgação dos horários dos comboios, entre outros. O destaque da animação foi o magnífico espectáculo com o cantor Paulo de Carvalho, que celebrou 45 anos de carreira artística. Sem dúvida um espectáculo memorável! A Feira contou ainda com a colaboração da Rádio Vizela, entidade responsável pela organização dos Encontros de Cantares ao Desafio e de Grupos Folclóricos.

Vizela na Kermés das Embaixadas A Câmara Municipal participou na Kermés das Embaixadas em Espanha, oferecendo uma quantidade de Bolinhóis, doce típico de Vizela. A inauguração desta iniciativa, que decorreu no dia 10 de Junho, no Mirasierra Suites Hotel, em Madrid, contou com a presença de Sua Majestade a Rainha Sofia. Contactados pela embaixada de Portugal em Espanha, mais propriamente pela Embaixatriz de Portugal em Madrid, Lydia Reinhold, foi-nos dado a conhecer que esta iniciativa foi um êxito, tendo sido duplicada a receita do ano anterior. Foi ainda transmitido que a participação da Câmara Municipal de Vizela em muito contribuiu para a imagem positiva e diversificada de Portugal, tendo assim suscitado muito entusiasmo e interesse do numeroso público que acorreu ao evento. Graças ao esforço de todos, foi conseguida uma contribuição considerável em benefício das Obras Sociais da Fundação Reina Sofia e de quatro associações de Solidariedade Social: “Atenpace”, um colégio para crianças e jovens com paralisia cerebral profunda, “Próximo-projimo”, que responde a pedidos pontuais de crianças que necessitam de próteses, “Apascide”, uma associação de apoio a crianças e jovens surdos-cegos, e “Cudeca”, um instituto de cuidados paliativos a pessoas com cancro. Com este tipo de acções, a Câmara Municipal pretende contribuir para o apoio a eventos de generoso cariz social, tentando simultaneamente promover o Turismo de Vizela, e em particular o nosso Bolinhol.


Vizela_ Boletim Municipal| 22 | turismo

Dia Mundial do Turismo Câmara Municipal de Vizela formalizou adesão à TUREL

O Município de Vizela escolheu o Dia Mundial do Turismo para proceder à assinatura do protocolo de adesão à TUREL/TCR – Turismo Cultural e Religioso, CRL. A cerimónia realizou-se na sede do Município e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Dr. Francisco Ferreira, do Presidente da Turel, Monsenhor Cónego Eduardo Melo, vereadores do Executivo camarário, Eng.º Abílio Vilaça, membro do conselho fiscal da TUREL/TRC, entre outras individualidades. O Presidente da Turel considerou “um acto de inteligência a adesão da Câmara Municipal de Vizela à Turel”, agradecendo a confiança e a aposta da Câmara Municipal nesta cooperativa. Nas palavras dirigidas aos presentes, o Presidente da Câmara lembrou que segundo estudos realizados, “O Turismo Cultural e Religioso é uma área potencial de desenvolvimento turístico em Portugal e no Minho, em particular”, pelo que “o Município de Vizela não podia, assim, ficar indiferente a esta realidade”. Depois, continuou: “Possuidor de um grande património religioso, a par de uma entidade cultural digna de ser divulgada, o concelho de Vizela dispõe de inúmeras potencialidades que importa estruturar e, sobretudo, dar a conhecer de forma eficiente e em compatibilidade com as solicitações do mercado. A adesão à TUREL é uma demonstração da preocupação deste Município em divulgar o concelho de Vizela no seu todo, com as suas capacidades turísticas em benefício da sua população”. De lembrar que a proposta de adesão à TUREL foi aprovada na reunião do Executivo Municipal de 27 de Junho transacto, e na sessão da Assembleia Municipal de 14 de Setembro. Apesar de jovem, o concelho de Vizela detém uma longa história, caracterizada por ricos legados culturais, históricos e turísticos. De destacar, a descoberta das Termas, que remonta ao tempo dos romanos. Contudo, o Turismo de Vizela não se resume exclusivamente à prática do termalismo. Cada vez mais os Serviços de Turismo

da Câmara Municipal de Vizela preocupam-se em valorizar e divulgar todo o património natural e construído de todo o concelho de Vizela. Depois de um levantamento exaustivo do património existente, e da sua contínua avaliação, podemos concluir, que no que concerne a produtos turísticos, Vizela apresenta uma forte vertente do Turismo Religioso, tendo o Santuário de S. Bento das Peras como uma mais-valia. Uma vez que é intenção da Câmara Municipal dar um passo decisivo na política de desenvolvimento cultural e económico do Município, revelou-se de todo importante que Vizela acompanhasse e integrasse projectos conjuntos, como o promovido pela TUREL/TCR – Turismo Cultural e Religioso, CRL. Esta cooperativa, que visa a estruturação, dinamização e promoção do Turismo Cultural e Religioso, nasceu em 2003, tendo a mesma resultado do estudo “Promoção e Dinamização do Turismo Religioso como Motor de Desenvolvimento Regional”, promovido pela Associação Comercial de Braga em parceria com a Arquidiocese de Braga e Dioceses da região Norte, a ADETURN – Turismo Norte de Portugal, e a Arquidiocese de Santiago de Compostela. A TUREL/TCR é constituída por cerca de quatro centenas de cooperantes, entre os quais a Arquidiocese de Braga, a Fundação Oriente, o INATEL. A TUREL/TCR criou uma estrutura profissional especializada, que através de um trabalho contínuo e persistente, desenvolveu vários conceitos extremamente importantes no que concerne à qualificação e divulgação da oferta cultural escolhida. Entre muitas acções desenvolvidas, podem-se destacar a criação de vários roteiros turísticos, Visitas Guiadas, Formação para profissionais do Turismo, entre outros. Como primeira acção conjunta, a Câmara Municipal de Vizela já integrou o Projecto “Peregrinos da Cultura”, através da Mostra de Artesanato Local – Venda Tradicional de Natal”.


Vizela_ Boletim Municipal| 23 | turismo

2.ª edição da Venda Tradicional de Natal

Mostra de Artesanato Local À semelhança do ano transacto, a Câmara Municipal está a promover a segunda edição da Mostra de Artesanato Local - Venda Tradicional de Natal. Depois da análise efectuada à Iª Mostra, que registou pouca afluência, a Câmara Municipal decidiu que a IIª Mostra se realizasse numa tenda montada no Jardim Manuel Faria, permitindo, assim, atrair um maior número de visitantes. O certame vai prolongar-se até ao dia 23 de Dezembro, no Jardim Manuel Faria. Esta 2.ª edição da Mostra conta com os seguintes participantes: Manuel Lopes (Olaria e Terracota), Isabel Viana (Confecção de artigos têxteis para o Lar e Bijuteria), Ester Monteiro (Artes Decorativas), Rosita (Bordados), Susana Dias (Artes Plásticas e Restauro) e AIREV (Trabalhos Manuais); Caves Casalinho (Vinho Verde da Região) e a Casa do Bolinhol Kibom Vizela (Bolinhol Doçaria Tradicional). Decorrente da adesão da Câmara Municipal à TUREL, esta actividade está incluída no projecto “Peregrinos da Cultura”, beneficiando de toda a estratégia de divulgação, onde se encontram integrados vários municípios da região. Na abertura oficial deste certame, o Edil vizelense destacou um dos principais objectivos desta iniciativa: “Dinamizar focos de atracção para o comércio tradicional, mas, sobretudo, apoiar os artesãos vizelenses na dinamização da sua actividade”. “Acredito, também, que estamos a contribuir activamente para a renovação e vitalidade do artesanato concelhio, em particular, e da economia vizelense em geral”, realçou o Presidente do Município. Também incluído neste pro jecto, na inauguração oficial desta Mostra foi apresentada uma palestra sobre o artesanato que contou com a presença da Dra. Teresa Costa da ADEREMINHO e do Dr. Fernando Gaspar do PPART.

Representações em feiras de artesanato nacionais - artesãos vizelenses Nos últimos anos, a Câmara Municipal tem feito uma grande aposta na dinamização e divulgação do artesanato vizelense. Para além da promoção de vários eventos a nível local, a Câmara Municipal apoia também os seus artesãos noutras feiras nacionais, onde os mesmos representam o concelho de Vizela. Manuel Lopes, artesão de Olaria e Terracota, esteve presente em diversas feiras como na XIX Feira de Artesanato de Guimarães, na XVII Baeirartesanato – Feira de Artesanato na Guarda, na XXIII Feira de Artesanato do Crato e também o 27º Salão de Artesanato da Vila Franca de Xira. Isabel Viana, artesã de artigos de decoração para o lar e bijuteria, representou também o nosso concelho, na XIX Feira de Artesanato de Guimarães e na XXII Feira de Artesanato de Santo Tirso. Ester Monteiro, que trabalha em Artes Decorativas, esteve presente na Feira de Artesanato de Santo Tirso. Na vertente gastronómica, a Casa do Bolinhol Kibom esteve presente na Panidoce, na AGRO, na Feira Conventual de Alcobaça, na Feira Internacional de Ferrol (Espanha), na Expogalaecia (Espanha), na Feira da Quinta de Bonjoia e na Feira de Gastronomia de Santarém.


Vizela Boletim Municipal| 24 | turismo

Iniciativa a manter Visitas Guiadas pelo Concelho 2007 Conforme divulgado na anterior edição, os serviços de Turismo da Câmara Municipal organizaram um conjunto de Visitas Guiadas Gratuitas a Vizela, actividade que teve como principal objectivo criar um novo produto turístico no concelho, direccionado para os visitantes e turistas que pretendem conhecer o património natural e construído de Vizela. As visitas, para além de gratuitas, foram sempre acompanhadas por um Técnico dos Serviços de Turismo, e dividiram-se em três itinerários: “Visita à Cidade de Vizela”, a “Visita às Caves Casalinho” e a “Visita às Freguesias de Vizela”. Para melhor divulgação desta oferta, foram criadas brochuras especialmente direccionadas para estas visitas, distribuídas nos estabelecimentos de alojamento, nas Termas, hotelaria e meios complementares à actividade turística da região. Em todas as visitas realizadas, foram registadas as características dos participantes, com o intuito de obter uma real noção do perfil do utilizador deste serviço. Paralelamente e dado ser o primeiro ano de implementação deste serviço, foram também registados os pontos fortes e fracos das visitas, no sentido de virem a ser colmatadas e ajustadas algumas lacunas existentes. Observado o resultado dos meios de avaliação do impacto desta iniciativa, constata-se que a afluência foi satisfatória, tendo participado um total de 47 indivíduos. As Visitas às Freguesias de Vizela foram as mais procuradas, seguindo-se as Caves Casalinho. Não contrariando a tendência global do segmento do turista de Vizela, a faixa etária maioritária dos participantes das visitas situa-se entre os 61 e os 80 anos de idade. Quanto às localidades de proveniência, são em maior número da região Centro e Sul do País. De destacar a participação de três turistas de França. Apesar de não terem sido oficialmente registadas as opiniões dos participantes, foi notória a satisfação face a este tipo de serviço prestado pela Autarquia, sendo mesmo apontado como um exemplo de serviços que deveria existir em todos os concelhos. Neste sentido, será fácil depreender a importância da continuidade destas visitas, tendo no entanto que contar com a imprescindível colaboração de todos os intervenientes responsáveis pelos locais que são visitados.

Visita Guiada aos membros dos Rotários Espanhóis A Câmara Municipal de Vizela recebeu oficialmente o Club Rotário Henares - Madrid, que esteve de visita ao nosso concelho durante dois dias. O Clube Rotário espanhol foi recebido pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal e restante vereação, no dia 9 de Junho, no edifício-sede do Município. A pedido do Rotary Clube de Vizela, os serviços de Turismo organizaram uma visita guiada pela Cidade, a 20 elementos dos Rotários de Henares, que vieram de Espanha, na qual participaram também alguns elementos da direcção do Rotary Clube de Vizela. Foram seleccionados os seguintes locais: o Santuário de S. Bento das Peras, a Ponte Romana, o Jardim Manuel Faria, o Fórum Vizela, o Túnel da Estação, os Bombeiros Voluntários de Vizela, as instalações do balneário das Termas de Vizela e a Igreja de S. João. A visita terminou no Parque das Termas, onde decorria a VIIª Feira de Artesanato de Vizela, que se revelou uma excelente oportunidade para estes turistas contactarem directamente com as artes e ofícios locais, regionais e nacionais.


Vizela_Boletim Municipal| 25 | turismo

Programa Termalismo Sénior 2007 Palestras “Conhecer a Região” O termalismo continua a ser o principal produto turístico existente no concelho de Vizela. Para além da afluência de vários turistas que acorrem de forma independente às Termas de Vizela por questões de saúde, também o Programa “Termalismo Sénior”, levado a cabo pelo INATEL, é responsável pela organização de viagens que trazem ao nosso concelho um elevado número de turistas, oriundos de diversas localidades, de Norte a Sul de Portugal Continental, para tratamentos nas referidas Termas, ficando alojados no Hotel Sul Americano. Dada a extrema importância da estadia destes turistas no nosso concelho, ao longo dos últimos anos, a Edilidade tem colaborado com o INATEL na coordenação do programa de animação, direccionado especialmente para estes turistas. O programa do “Termalismo Sénior” do INATEL de 2007, que decorreu de Junho a Outubro, foi responsável pela vinda ao nosso concelho de 340 turistas, divididos em grupos de 48 pessoas, que permaneceram em Vizela por um período de 15 dias. Deste modo, os serviços de Turismo do Município foram responsáveis pela recepção dos turistas, através da organização das palestras “Conhecer a Região”, cujo objectivo foi dar a conhecer as potencialidades turísticas e culturais do concelho, aliciando os turistas a visitar esses locais nos seus tempos livres. Ao mesmo tempo, foi dado especial enfoque aos nossos produtos tradicionais, como o artesanato e o Bolinhol, dinamizando consequentemente a actividade económica de Vizela. Decorrente dos bons resultados obtidos através desta parceria, é intenção da Autarquia insistir nesta colaboração com o INATEL, uma vez que o Turismo é uma aposta forte da Câmara Municipal.

Exposições na Montra do Edifício Sede do Município O termalismo continua a ser o principal produto turístico existente no concelho de Vizela. Para além da afluência de vários turistas que acorrem de forma independente às Termas de Vizela por questões de saúde, também o Programa “Termalismo Sénior”, levado a cabo pelo INATEL, é responsável pela organização de viagens que trazem ao nosso concelho um elevado número de turistas, oriundos de diversas localidades, de Norte a Sul de Portugal Continental, para tratamentos nas referidas Termas, ficando alojados no Hotel Sul Americano. Dada a extrema importância da estadia destes turistas no nosso concelho, ao longo dos últimos anos, a Edilidade tem colaborado com o INATEL na coordenação do programa de animação, direccionado especialmente para estes turistas. O programa do “Termalismo Sénior” do INATEL de 2007, que decorreu de Junho a Outubro, foi responsável pela vinda ao nosso concelho de 340 turistas, divididos em grupos de 48 pessoas, que permaneceram em Vizela por um período de 15 dias. Deste modo, os serviços de Turismo do Município foram responsáveis pela recepção dos turistas, através da organização das palestras “Conhecer a Região”, cujo objectivo foi dar a conhecer as potencialidades turísticas e culturais do concelho, não só do centro da cidade, mas também de todas as freguesias, aliciando os turistas a visitar esses locais nos seus tempos livres. Ao mesmo tempo, foi dado especial enfoque aos nossos produtos tradicionais, como o artesanato e o Bolinhol, dinamizando consequentemente a actividade económica de Vizela. Decorrente dos bons resultados obtidos através desta parceria, é intenção da Autarquia insistir nesta colaboração com o INATEL, uma vez que o Turismo é uma aposta forte da Câmara Municipal, que pretende prestar um serviço de qualidade a quem nos visita.


Vizela_Boletim Municipal| 26 | turismo

VIIª Feira de Artesanato de Vizela Das várias actividades organizadas pela Câmara Municipal, a Feira de Artesanato tem vindo a assumir-se como um dos eventos mais importantes, fazendo parte do calendário de animação de Verão. Tal como é do conhecimento geral, o principal objectivo deste certame é o de apoiar a dinamização do artesanato local e das mais variadas regiões do país, e simultaneamente o trabalho desenvolvido pela AIREV, que recebe a totalidade das receitas inerentes ao aluguer dos stands. Seguindo um critério rigoroso de selecção, onde se deu preferência à genuinidade e diversidade do artesanato apresentado, foram seleccionados 45 artesãos dos mais diversos pontos do país, destacando-se a presença em maior número de artesãos da região Norte. Assim, a VIIª Feira de Artesanato de Vizela contou com um total de 48 stands, sendo que um foi disponibilizado para a AIREV/CAO, um para a Sociedade Filarmónica Vizelense, como associação convidada e outro para a Câmara Municipal de Vizela, entidade organizadora. A cerimónia de inauguração da Feira contou com a presença do Presidente da Edilidade e restante vereação, assim como de representantes de várias entidades e associações vizelenses. Nas palavras dirigidas aos presentes, Francisco Ferreira destacou o artesanato “como uma componente essencial do desenvolvimento das regiões, dos territórios e do desenvolvimento regional. Existe, contudo a necessidade de pensar o artesanato de maneira particular, isto é, não como um sector isolado, que pode assegurar o seu próprio desenvolvimento e modernização (independentemente


Vizela_Boletim Municipal | 27 | turismo

dos outros sectores), mas antes como uma actividade económica integrada com outras actividades nos processos de desenvolvimento. Acredito, por isso, que o artesanato e a sua “profissionalização”, passo a expressão, pode ser uma resposta eficaz às situações de desemprego. Encarado como actividade económica, o artesanato assume funções de âmbito social, patrimonial e cultural, ambiental, pedagógica e recreativa”. Neste certame estiveram expostos diversos produtos artesanais como: olaria e terracota; bordados de crivo; pinturas; artigos em madeira e lousa; bijuteria; velas decorativas; tapetes de Arraiolos; trabalhos de tirela; artigos em couro; cestaria e artigos em palha, lã e linho; esmaltagem; brinquedos em madeira; móveis rústicos e antigos; os doces tradicionais; o pão caseiro e até fumeiros. Seguindo a metodologia dos anos anteriores, foi organizado um programa de animação, com o objectivo de tornar mais atractiva a visita dos vizelenses e dos visitantes e turistas ao recinto da Feira. No primeiro dia, e como é já tradição, assistiu-se à actuação da Banda Filarmónica Vizelense, no segundo e terceiros dias seguiram-se o Grupo Italiano “Quinteto A. Nuvolari” e um concerto de Tributo aos Xutos e Pontapés, respectivamente. No sábado, a noite foi animada com os ritmos quentes da Orquestra “Havana Cuba”. Por último, no domingo, a animação passou pelo Encontro de Grupos Folclóricos que contou com os seguintes grupos: Grupo Folclórico de Cantares e Danças “Os Camponeses de Navais”, Grupo Folclórico da Associação Cultural e Recreativa Senhora Aparecida e Grupo Folclórico de St.ª Eulália.


Vizela_ Boletim Municipal | 28 | turismo


Vizela_Boletim Municipal | 29 | turismo

Ester Monteiro de Sousa a dedicação artística Desde a sua juventude que se dedica a trabalhos artísticos. Frequenta, presentemente, a casa “JOCUM D’ARTE”, na cidade de Braga, na aprendizagem e prática de novas técnicas de artes decorativas, desde a cerâmica ao vidro, ao barro e a outros materiais. Dá aulas na Fundação Jorge Antunes, desde 2002, tendo já formado largas dezenas de alunos, que se têm notabilizado pela qualidade e técnica dos trabalhos das diversas exposições em que também participaram.

Auto-didacta na procura de melhor enriquecimento de cultura

Exposições

geral, nomeadamente em cinema, viagens e no universo da

Participou em diversas exposições colectivas de pintura,

leitura nas suas diversas extensões e expressões, sobretudo

cerâmica, bordados e trabalhos de artesanato, em recintos

artísticas e críticas de arte-pintura, escultura, trabalhos

da UNAGUI, Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães;

manuais do ferro, barro, tecido, resina e outros materiais.

galeria da Fundação Jorge Antunes, em Vizela, nos anos

Nesta sua vocação de auto-didacta, desde a sua juventude que

de 1999, 2000, 2001, 2002 e 2003. Exposição colectiva

se dedicou a trabalhos artísticos em tecido com aprendizagem

integrada no “Prémio de Pintura Jorge Antunes 2002”, em

em diversas localidades, nomeadamente em Resende, S.

Vizela, Novembro de 2002. Várias exposições de pintura e

Martinho de Mouros e cidade do Porto.

artes decorativas, no âmbito da Agenda Cultural da Câmara

Bastante mais tarde, frequentou a UNAGUI, em Guimarães,

Municipal de Vizela, em 2003. Exposições nas diversas feiras

durante seis anos, onde teve aulas de pintura, escultura,

de artesanato, promovidas pela Câmara Municipal de Vizela.

cerâmica, resina, barro e bordados, sob a orientação de

Exposições nas Feiras de Artesanato de Arouca e Celorico

artistas e professores licenciados e muitos conceituados. Ainda

de Basto. Exposição de pintura, na sala de exposições do

em Guimarães, teve aulas de pintura e artes plásticas sob a

Convento de Arouca, sob o patrocínio da Irmandade da Rainha

orientação de professoras especializadas.

Santa Mafalda, Arouca, Maio de 2004. Exposições de pintura,

Frequentou também as aulas de pintura na Fundação Jorge

na Casa da Cultura da Póvoa de Lanhoso, sob o patrocínio

Antunes, durante sete anos. Depois, no Porto, frequentou

desta Câmara, em 2003 e 2004.

aulas de artes decorativas na casa “Feito por mim”, sita na

Exposição de pintura e artes decorativas na Casa da Cultura

“Via Catarina”, durante três anos, onde se aperfeiçoou e

de Lousada, em Março de 2005; e exposição idêntica, em Abril

especializou nos mais diversos trabalhos, materiais e técnicas

de 2005 na Casa da Cultura de Fafe. Ambas sob o patrocínio

de artes plásticas e decorativas.

das respectivas câmaras municipais.

Frequenta, presentemente, a casa “JOCUM D’ARTE”, na cidade

Exposição na Casa dos Crivos, sob o patrocínio do Pelouro da

de Braga, na aprendizagem e prática de novas técnicas de artes

Cultura, na cidade de Braga, de 3 a 14 de Junho de 2005.

decorativas, desde a cerâmica ao vidro, ao barro e a outros

Participação em diversas feiras de artesanato, em Celorico de

materiais. Frequenta, desde há três anos, aulas de pintura sob

Basto, de 2001 a 2006; Arouca, de 2004 a 2007; Vizela, desde

a orientação de um conceituado e prestigiado Professor, num

o início das feiras de artesanato; e ainda, pela primeira vez,

atelier de pintura em Fermentões, Guimarães.

na feira de artesanato de Sto. Tirso, em Agosto de 2007.


Vizela_ Boletim Municipal | 30 | acção social

Câmara Municipal de Vizela elabora estudo de investigação sobre o “Abandono Escolar no concelho de Vizela”

Decorrente do trabalho desenvolvido no âmbito do projecto “Aprender para Crescer/Crescer para Aprender”, desenvolvido no âmbito do Programa Ser Criança, e conforme delineado em candidatura, foi realizado um estudo de investigação com vista à identificação dos principais mecanismos de exclusão social, especificamente ao nível do abandono escolar.

incidência, o abandono escolar precoce. Ou seja, a maior parte destes jovens possuem unicamente o certificado correspondente à conclusão do 2.º ciclo do ensino básico. Comparativamente às habilitações de que os pais são detentores, na sua maioria apenas a antiga 4.ª classe, verifica-se que esta geração mais nova conta apenas com mais dois anos de escolaridade.

Tendo em conta que na origem dos problemas decorrentes das situações de insucesso e abandono escolares podem concorrer diversos factores, nomeadamente individuais, familiares e do meio envolvente, constituiu um dos aspectos centrais da investigação auscultar os principais intervenientes neste fenómeno nomeadamente: jovens que abandonaram a escola, famílias, professores do ensino básico, responsáveis máximos das escolas e empresários.

A decisão de abandonar os estudos partiu, na grande maioria dos casos dos próprios jovens, embora tenham contado com a conivência dos pais, que se reflecte numa atitude passiva face à opção dos filhos.

O presente estudo pretende então caracterizar o abandono escolar no concelho, interpretar as motivações e razões culturais que o suportam, bem como, compreender os efeitos sociais e educacionais que produz. No Concelho de Vizela, entre os anos lectivos 1999/2000 e 2005/2006, 127 jovens abandonaram a escola antes de completarem os 15 anos de idade e de concluir o 9.º ano. Contudo, nos anos mais recentes, tem-se verificado a diminuição do número efectivo de casos de abandono escolar precoce. O abandono escolar durante a escolaridade obrigatória movimenta-se nas relações entre o meio familiar, escolar e social, e mais concretamente, no mundo do trabalho. Relacionase também com o modo como cada jovem, a partir do seu universo, avalia as suas vivências e arquitecta projectos de futuro. Pela análise dos dados recolhidos e apresentados neste estudo é possível constatar que é por volta dos 14 anos e é na transição do 2.º para o 3.º ciclo do ensino básico que ocorre, com maior

Constata-se ainda, que o abandono escolar aponta para causas que se prendem com um afastamento relativamente à escola e aos estudos. Parte significativa dos jovens afirma que abandonou o sistema de ensino porque “não gosta da escola” e por “não gostar de estudar”. Na actualidade, da análise das respostas dos jovens e dos pais, observa-se que as dificuldades económicas não constituem o principal motivo para o abandono escolar, pelo que este será antes o resultado de um afastamento/desinteresse relativamente à escola. Esta opinião é partilhada por grande parte dos professores entrevistados que consideram que o principal motivo para o abandono escolar é a falta de interesse/motivação de alunos e pais face à escola e ao que esta representa. Na opinião dos responsáveis pelas escolas do ensino básico do concelho, as características das famílias influenciam, inquestionavelmente, a fuga à escola dos jovens. As expectativas dos pais face ao papel da escola e ao seu valor e a tudo mais que ela representa, o envolvimento que manifestam no processo educativo dos seus educandos, são, na opinião dos mesmos, determinantes no percurso escolar dos jovens. Os empresários centram, na sua maioria, as explicações do abandono escolar nas dificuldades económicas e na própria


Vizela_ Boletim Municipal | 31 | acção social

família, quer pela falta de acompanhamento, quer pela falta de formação. Apesar de serem enumeradas várias explicações para o mesmo fenómeno, a maior parte gravita essencialmente em torno do aluno desmotivado e das condições sócio-económicas e culturais da família. A maioria dos jovens inquiridos neste estudo encontrase a trabalhar, em particular na indústria têxtil, desempenhando funções que exigem menos qualificações escolares e profissionais, auferindo mensalmente o correspondente ao salário mínimo. Relativamente à integração profissional, grande parte destes jovens afirma que não teve qualquer dificuldade em encontrar trabalho após terem deixado a escola. No entanto, os jovens da amostra que ainda estão em casa, referem como principal constrangimento para o ingresso no mercado de trabalho o facto de não terem o 9.º ano e/ou a idade legalmente definida para o efeito. No que diz respeito a uma certa mobilidade e progressão profissional, comparativamente com os progenitores, a mesma não se faz sentir, uma vez que estes jovens integram, em geral, as mesmas profissões que os seus pais.

Os empresários consideram fundamental que os seus colaboradores possuam a escolaridade básica, por imperativos legais e pelos reflexos no desempenho profissional dos trabalhadores, nomeadamente no que diz respeito à melhor preparação e adaptação ao trabalho e desenvolvimento de melhor relacionamento profissional e pessoal. Do estudo sobressai também o desfasamento existente entre as expectativas profissionais que a maior parte destes jovens demonstra e a realidade efectiva ao seu alcance. No geral, todos têm a sua quota de responsabilidade sobre o fenómeno: os próprios jovens, a família, a escola e a sociedade, pelo que deve haver uma maior ligação entre todos, opinião partilhada pelos responsáveis pelas escolas do concelho de Vizela. Segundo estes, as estratégias passariam por promover uma maior e efectiva articulação entre a família, a escola e a comunidade educativa em geral. Globalmente, professores e empresários, reconhecem a necessidade de um ensino mais prático e vocacionado para a via profissionalizante. Os currículos devem ser mais atractivos e relacionados com a realidade.

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza Com o objectivo de criar uma consciência favorável no sentido de sensibilizar a opinião pública em geral para a necessidade de se erradicar a pobreza e a miséria em todos os países, as Nações Unidas consagraram, desde 1992, o dia 17 de Outubro como o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. A Câmara Municipal, através do Pelouro de Acção Social, não deixa de assinalar a efeméride. Assim, este ano, a montra do Turismo serviu para divulgar a intervenção que tem vindo a ser desenvolvida no concelho através do Projecto “Trajectos”, com a descrição das acções que estão a ser dinamizadas, assim como foi possível ver alguns dos trabalhos realizados em diferentes ateliers. Promovido pela Autarquia e executado pela Delegação Local de Vizela da Cruz Vermelha Portuguesa, no âmbito da Medida 2 do PROGRIDE, este projecto tem como destinatários as crianças e jovens do concelho e como problemática de intervenção o combate ao insucesso e abandono escolar. Efectivamente, o investimento na educação constitui, de acordo com a unanimidade dos especialistas, a principal forma para quebrar o ciclo da pobreza.


Vizela_ Boletim Municipal | 32 | acção social

Projecto “Trajectos” Actividades de Verão Com o objectivo de ocupar os tempos livres das crianças e jovens de Vizela, de forma estruturada e tentando ir ao encontro dos seus gostos e interesses, o projecto “Trajectos” desenvolveu diversos programas de actividades lúdicorecreativas, no período de interrupção de aulas de Verão. Assim, entre os dias 25 de Junho a 14 de Setembro foram desenvolvidos vários ateliers, merecendo especial destaque os trabalhos manuais, culinária, desporto e teatro. Por outro lado, numa tentativa de facultar o conhecimento de novos lugares e a apreciação de actividades, por vezes inacessíveis a algumas crianças, este Projecto organizou vários passeios. Destacam-se o Aquaparque de Amarante, a Feira Medieval de Santa Maria da Feira, idas ao bowling, cinema e piscina. De destacar que a média diária de frequência das actividades foi de 25 jovens. O projecto Trajectos ofereceu ainda uma colónia de férias de sete dias, na Pousada de Juventude de Foz do Cavado, a um grupo de 26 crianças e jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 17 anos. Durante a colónia de férias, os jovens tiveram oportunidade de realizar caminhadas diárias, participar em torneios e jogos diversos, em sessões de karaoke e fizeram ainda uma visita à piscina de ondas de Esposende. Graças às boas condições climatéricas, os jovens aproveitaram diariamente a praia e a piscina das instalações da colónia de férias.

Programa “Viagem à Escola dos Nossos Filhos” Procurando fomentar um envolvimento esclarecido e positivo dos pais/ encarregados de educação na vida escolar dos seus filhos/educandos e com vista a promover o sucesso escolar dos mesmos, o Projecto “Trajectos” está a desenvolver, pelo segundo ano consecutivo, o Programa “Viagem à Escola dos Nossos Filhos”. Assim, tendo por base uma lógica de trabalho em parceria, envolvendo técnicos de várias entidades locais, este ano o Programa abrange um total de 82 pais/encarregados de educação de alunos que frequentam o 5.º ano de escolaridade, nas diferentes escolas do concelho de Vizela (EB 2/3 de Caldas de Vizela, EB 2,3/S Vizela - Infias, Instituto Silva Monteiro e Colégio Vizela). O Programa “Viagem à Escola dos Nossos Filhos” é constituído por quatro sessões, de 60 a 90 minutos cada. É caracterizado por um conjunto de actividades dinâmicas e enriquecedoras, no que respeita a questões de intervenção parental, às quais os intervenientes têm aderido com enorme satisfação e entusiasmo. Este Programa será ainda implementado, no início de 2008, junto dos pais das crianças e jovens que frequentam as actividades do Projecto “Trajectos”.


Vizela_Boletim Municipal | 33 | acção social

Dia Mundial da Criança Palhaço “Companhia” animou os mais pequenos O Dia Mundial da Criança continua a ser uma data com muito significado para os mais pequenos, sendo o seu dia por excelência e vivido de forma entusiástica, em ambiente de grande festa por toda a comunidade educativa. Neste sentido, a Câmara Municipal assinalou mais uma vez a efeméride, proporcionando às crianças do concelho uma manhã de extrema animação, na presença do palhaço “Companhia”, no Espaço Multiusos de Vizela. A comemoração contou também com a colaboração do Projecto “Trajectos”, executado pelo Núcleo da Cruz Vermelha Portuguesa em Vizela, no âmbito da Medida 2 do Programa PROGRIDE, que esteve presente com um atelier de pinturas faciais. As crianças de S. Paio integradas no projecto “Leituras do Ave” apresentaram, por seu lado, uma dança encenada sobre a leitura e o livro. Realce-se que o “Dia Mundial da Criança”, instituído em 1950, foi reconhecido em 1959, por dezenas de países da Organização das Nações Unidas, que aprovaram a Declaração dos Direitos das Crianças, numa lista de dez princípios, cujo objectivo central era tornar a vida das crianças do mundo mais digna e feliz.

Colónia de férias Grupo de 16 crianças na praia da Apúlia A fim de proporcionar uns dias diferentes a um grupo de crianças, a Câmara Municipal, em colaboração com a Segurança Social, organizou uma colónia de férias na praia da Apúlia, durante 10 dias. Este ano, a actividade teve lugar de 6 a 14 de Agosto e abrangeu um total de 16 crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos de idade, em acompanhamento no âmbito da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens e do Rendimento Social de Inserção. A realização deste tipo de iniciativa tem como destinatárias crianças provenientes de famílias com baixos rendimentos, que de outra forma não teriam oportunidade de desfrutar de férias na praia.


Vizela_Boletim Municipal | 34 | acção social

Dia Mundial da Terceira Idade No passado dia 26 de Outubro e com o objectivo de celebrar o Dia Mundial da Terceira Idade, que se comemora a 28 de Outubro, o Jardim Manuel Faria foi o palco de uma tarde animada. A música popular do Grupo “Santa Cruz”, da Póvoa de Varzim, deliciou todos os presentes e fez mexer os pés daqueles que gostam de dar os seus passos de dança. A festa foi aberta a toda a comunidade, tendo também participado os idosos integrados nas valências do Centro Social Paroquial de Barrosas (Santa Eulália) e Santa Casa da Misericórdia de Vizela. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal, surge no seguimento das actividades que têm vindo a ser promovidas com o intuito de assinalar efemérides com representação significativa para diferentes grupos da população, principalmente para os idosos.

Passeio Sénior a Ponte de Lima Cerca de quinhentos idosos, com idades compreendidas entre os 60 e os 89 anos de idade, passaram o dia 5 de Junho de forma diferente, junto às margens do Rio Lima. A actividade de âmbito cultural, visa possibilitar aos idosos o conhecimento dos aspectos culturais de cada região, proporcionar o convívio com outros idosos e o quebrar da rotina diária. Para o sucesso da actividade, e com o objectivo de facilitar a locomoção dos idosos, destaca-se a colaboração da Câmara Municipal de Ponte de Lima na cedência de um espaço central para o estacionamento dos autocarros.

Dia dos Avós Conforme já vem sendo hábito, a Câmara Municipal promoveu no passado dia 26 de Julho, um convívio intergeracional para avós e netos do concelho, com o objectivo comemorar o “Dia dos Avós”. O convívio decorreu no Parque das Termas e foi animado pelo artista de música popular Dino Freitas. A tarde esteve animada com a presença dos muitos avós e netos que participaram na actividade. Destaca-se ainda a participação de alguns equipamentos educativos, que não quiseram deixar de estar presentes, trazendo as suas crianças e presenteando os menos jovens com a sua alegria.


Vizela_Boletim Municipal | 35 | obras municipais

Câmara inaugurou 3.ª fase da Circular Urbana de Vizela A Câmara Municipal de Vizela inaugurou, em Agosto passado, a 3.ª fase da obra da Circular Urbana de Vizela, que faz a ligação da Rotunda Guilherme Caldas Peixoto à Rotunda do Castelo. Nas breves palavras dirigidas aos presentes, o Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Dr. Francisco Ferreira, destacou a importância da conclusão da via para o desenvolvimento viário concelhio: “Com a conclusão desta 3.ª fase, está definitivamente melhorada a fluência do tráfego no centro da cidade”. “A Circular Urbana de Vizela traduz-se numa via de extrema importância para o desenvolvimento viário concelhio, que tem como objectivo fundamental o descongestionamento do trânsito no centro da cidade”, ressalvou o Presidente da Edilidade. A obra resultou do acordo celebrado entre a Câmara Municipal e a EP - Estradas de Portugal, E.P.E., e homologado pelo Secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e Comunicações. Esta terceira fase da Circular Urbana foi adjudicada por €1.021.336,85 + IVA e contemplou os seguintes trabalhos: escavações, reperfilamento da Rotunda Guilherme Caldas Peixoto à EN 106, execução de muros de suporte em betão armando, execução de túnel com cerca de 60 m de comprimento, em betão armado, pavimentação em massa asfálticas, águas pluviais, electrificação da via e do túnel e sinalização horizontal e vertical. HISTORIAL DA OBRA O processo desta obra foi iniciado ainda pela Câmara Municipal de Guimarães, em 1997, com a abertura do concurso público para a primeira fase. Em Julho de 2000, a Câmara Municipal de Guimarães deliberou proceder à entrega formal do processo da obra da Circular Urbana à então Comissão Instaladora do Município de Vizela. 1.ª fase A 1.ª fase da Circular Urbana foi, então, iniciada pela Câmara de Guimarães e diz respeito à ligação da zona das Barrocas até à rotunda Guilherme Caldas Peixoto, incluindo a construção da ponte sobre o Rio Vizela. Entretanto, a Comissão Instaladora, em consonância com o Instituto de Estradas de Portugal (IEP) e a REFER, decidiu proceder a algumas alterações ao traçado inicial da obra, nomeadamente a introdução de duas obras de arte: um túnel e o alargamento da ponte, junto aos Bombeiros Voluntários. Além de apostarem na correcção do traçado, estas alterações procuraram introduzir uma ligação à VIM e perspectivar o seu prolongamento rumo a concelhos limítrofes, a sul e nascente do concelho de Vizela, o que veio elevar os custos iniciais da obra. 2.ª fase – Rotunda dos Bombeiros – Rotunda Guilherme Caldas Peixoto - VIM A 2.ª fase da Circular Urbana dividiu-se em duas obras: a primeira diz respeito à ligação entre a Rotunda dos Bombeiros Voluntários e a Rotunda Guilherme Caldas Peixoto; a segunda parte da obra faz a ligação da Rotunda Guilherme Caldas Peixoto até à Via Intermunicipal (VIM). Esta obra reuniu os seguintes trabalhos: execução de estrada, movimentos de terras, muros de suporte, passagem inferior, águas pluviais, guias, electrificação, passeios, pavimentações e sinalização. 3.ª fase – Rotunda Guilherme Caldas – Rotunda Castelo A terceira fase da Circular Urbana diz respeito à obra de ligação da Rotunda Guilherme Caldas Peixoto à Rotunda do Castelo, que foi inaugurada em Agosto transacto.


Vizela_Boletim Municipal | 36 | obras municipais

Inauguração do Ringue da Lage Mais um espaço para o desporto em S. Miguel A Câmara Municipal de Vizela e a Junta de Freguesia de Caldas de Vizela S. Miguel inauguraram a obra do Ringue da Lage, no passado dia 13 de Outubro, um equipamento desenvolvido com o objectivo de oferecer à população um espaço digno, destinado à prática desportiva e à ocupação dos tempos livres dos mais jovens. A cerimónia de inauguração daquele espaço desportivo iniciou-se com o descerramento da placa pelos Presidente da Câmara e da Junta de Freguesia de S. Miguel, Dr. Francisco Ferreira e José Carlos Sousa, respectivamente, seguindo -se a cerimónia de bênção pelo pároco de S. Miguel, Rev.º Padre Constantino. Depois, o Presidente da Junta de Freguesia de S. Miguel manifestou o seu sentimento de reconhecimento e gratidão à Câmara Municipal pela concretização de mais “uma magnifica obra dirigida para jovens de todas as idades e essencialmente para os que não têm possibilidade de praticar desporto noutros locais”. Nas palavras dirigidas aos presentes, o Edil vizelense iniciou o seu discurso lembrando que “a promessa foi cumprida”. Francisco Ferreira justificou a criação do novo espaço desportivo, tendo em conta o número de habitantes da Lage e Mato, que “justificava já ter aqui um recinto que ocupasse de forma saudável os jovens daquela zona”, acrescentando que o novo ringue poderá também ser utilizado pelos alunos da EB1 das Teixugueiras. Por fim, o Presidente da Câmara lembrou que agora é preciso preservar aquele espaço e manifestou a intenção da Câmara em ceder a sua gestão à Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Lage. A obra de construção do Ringue da Lage, na freguesia de Caldas de Vizela S. Miguel dividiu-se em duas fases: a primeira disse respeito à construção do polivalente (plataforma de jogo) e a segunda traduziu-se na construção dos balneários de apoio e arranjo da envolvente (jardim e parque infantil). Junta de Freguesia de S. Miguel vai gerir Ringue da Lage Com o objectivo de que a gestão do Ringue da Lage se faça segundo princípios de uso racional e de forma próxima com a população, a Câmara Municipal aprovou a delegação de competências na Junta de Freguesia de Caldas de Vizela (S. Miguel) para a gestão daquele espaço desportivo, uma vez que a mesma desenvolve uma relação de maior proximidade com as populações. Nesse sentido, o Executivo Municipal aprovou a celebração de um protocolo com aquela Junta de Freguesia, segundo o qual a gestão do equipamento será feita pela Junta, sem prejuízo da Câmara Municipal prestar todo o apoio técnico e humano necessário a esse fim. Este Protocolo é apenas o primeiro que a Câmara pretende realizar com as Juntas de Freguesia, com o objectivo de partilhar com estas a gestão e conservação destes equipamentos.


Vizela_Boletim Municipal | 37 | obras municipais

Grande reparação/beneficiação da Escola da Devesinha - Santa Eulália O custo de adjudicação da empreitada de “Grande reparação/beneficiação da Escola da Devesinha - Santa Eulália” foi de 232.593,47€ + IVA. A obra encontra-se concluída e envolveu os seguintes trabalhos: 1. Recuperação e beneficiação do edifício escolar, incluindo: pavimentos das salas; paredes (pinturas interiores e exteriores); abastecimento de +agua; saneamento; remodelação geral dos sanitários; electrificação geral e caixilharias. 2. Recuperação do logradouro, com execução de um polivalente e arranjos envolventes.

Ligação da rotunda do Castelo à Rua da Boca – S. João A obra de ligação da Rotunda do castelo à Rua da Boca, em S. João, encontrase em fase de conclusão e foi adjudicada por 192.904,73€ + IVA. Esta obra envolveu os seguintes trabalhos: reperfilamento do traçado, águas pluviais, execução de passeios, execução de rotunda na ligação à Rua da Boca, pavimentação da via e electrificações.

Infra-estruturas de loteamento sito na Quinta da Portela/S. Miguel A Câmara Municipal está a realizar a obra das infra-estruturas de loteamento na Quinta da Portela por posse administrativa, tendo o valor da adjudicação sido de 223.930,48€ + IVA.Esta obra implica os seguintes trabalhos: terraplanagens, muros, infra-estruturas (eléctrica/telefones, gás, abastecimento de água, saneamento, e agias pluviais), execução de passeios e pavimentações.

Construção de acessibilidades na zona envolvente à Igreja de Santo Adrião A obra de construção de acessibilidades e aparcamento na zona envolvente à Igreja de Santo Adrião encontra-se ainda em fase de execução e foi adjudicada por 105.397,55 + IVA. Esta construção traduz-se na realização dos seguintes trabalhos: movimento de terras, demolições, águas pluviais, electrificações, execução de muros e pavimentações.

Reconstrução do espaço exterior na EB1 da Torre - Tagilde A Autarquia vizelense está a proceder à reconstrução do espaço exterior da Escola de Tagilde. A obra foi adjudicada por 28.752,00€+IVA e encontra-se ainda em fase de conclusão. Esta obra traduziu-se nos seguintes trabalhos: reperfilamento da zona de logradouro com cerca de 570 m2; execução de massame de betão; colocação de pavimentos/piso sintético; colocação de equipamentos como baloiços, balizas e tabelas; colocação de rede e drenagem.


Vizela_Boletim Municipal | 38 | relações externas

Vizela assinou geminação em Frontignan La Peyrade A Câmara Municipal de Vizela ratificou no passado dia 27 de Julho, em Frontignan La Peyrade, o Protocolo de Geminação com aquela localidade francesa, que havia sido assinada em Vizela a 19 de Março último. A cerimónia foi apadrinhada pelo cônsul geral de Portugal em Marselha, Afonso Malheiro. O ponto alto da cerimónia registou-se quando o edil Vizelense, Dr. Francisco Ferreira, ofereceu ao autarca de Frontignan La Peyrade a bandeira de Vizela. Momentos antes, o Presidente da Câmara de Vizela usou da palavra para sublinhar a importância da geminação, com a qual se pretende “trabalhar o contexto privilegiado de relacionamento e de cooperação com os nossos compatriotas que escolheram Frontignan, e toda esta região, para viver, através da promoção de acções de divulgação da nossa língua, da nossa cultura e de intercâmbio dos nossos jovens, estudantes e profissional”.

Com uma intervenção em português, pois, tal como afirmou, “um dos objectivos desta união é, precisamente, a expansão da nossa língua e da nossa cultura”, Francisco Ferreira acrescentou que “a geminação assume diversas valências para o nosso Município, quer como meio para a sua promoção internacional – através da divulgação das suas actividades económicas, da sua realidade cultural e turística; bem como meio para a contínua inovação e qualidade dos serviços, através do intercâmbio de boas práticas, numa base de reciprocidade”. Para finalizar, deixou uma “palavra de apreço ao Sr. Cônsul Geral de Portugal em Marselha pelo acolhimento que faz aos portugueses aqui emigrados e lançava o apelo para que nos ajude, para que ajude a Associação Portuguesa e Cultural de Frontignan na divulgação da nossa pátria”.


Vizela_Boletim Municipal | 39 | relações externas

Para além da cerimónia solene, o programa contou também com a realização de um desfile pelas ruas daquela vila; um torneio de Juto (desporto tradicional de Frontignan); uma missa dedicada à geminação; a participação na Festa em honra de S. Paulo e de homenagem, em alto mar, aos marinheiros falecidos, para além da visita aos equipamentos municipais. Inserida no Festival “Encontros do Sul”, a delegação vizelense teve a oportunidade de participar nas comemorações do décimo aniversário da geminação de Frontignan La Peyrade com a localidade italiana de Gaeta. Os elementos de delegação vizelense, nomeadamente o Vereador Alberto Machado (responsável pela Protecção Civil) e o 2.º comandante dos BVV, Vitorino Tadeu fizeram uma visita ao quartel do Bombeiros Profissionais de Frontignan, para se inteirarem dos métodos utilizados e de funcionamento daquele organismo. Esta jornada surgiu no seguimento da visita do comandante dos Bombeiros de Frontignan, Capitão Farrieux, que também visitou o quartel de Bombeiros de Vizela, aquando da deslocação da delegação francesa a esta cidade. A nível musical, destaque para os concertos de Carla Pires (fado) e de La Gialetta (grupo constituído por um guitarrista português, duas portuguesas que tocam instrumentos tradicionais do País Basco, um elemento belga e dois italianos). O Município de Vizela fez-se representar ao mais alto nível, através da participação dos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal. Porque a Geminação de cidades europeias é, acima de tudo, um encontro de cidadãos, participaram igualmente nesta visita Vitorino Tadeu, 2.º comandante dos BVV ; Carla Vilela, presidente do Grupo Folclórico de Santa Eulália; Mário José Oliveira (presidente da ACIV); João Branco, representante do FC Vizela, para além de Dora Gaspar, Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara, e Alberto Machado, Vereador da Educação. A comitiva foi acompanhada permanentemente pela Associação Cultural Portuguesa de Frontignan.


Vizela_Boletim Municipal | 40 | destaque

Edifício emblemático da luta pelo Concelho Câmara Municipal aprovou aquisição do “Castelo” A Câmara Municipal de Vizela aprovou a aquisição do emblemático edifício do “Castelo”. Esta aquisição surgiu na sequência de negociações com os particulares proprietários do prédio – a família Bravo – para a sua aquisição do edifício e respectivo terreno envolvente, estando acordadas as seguintes condições: 1. O preço a pagar será no montante de €900.000,00 (novecentos mil euros), pago em cinco prestações anuais correspondentes a 20 % do preço, cada, a liquidar no decurso do mês de Março, com início no ano de 2008; 2. Será encargo do Município o realojamento dos arrendatários do prédio; 3. É encargo do Município manter o depósito divisório das águas existente no prédio.

Existindo já o acordo das partes relativo ao núcleo essencial do negócio, a Câmara está agora a ultimar os detalhes para que seja celebrado o necessário acordo escrito com todas as condições. O Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Dr. Francisco Ferreira manifestou o seu profundo contentamento com esta aquisição por parte do Município, “uma vez que se trata do símbolo da luta das gentes de Vizela pela criação do Concelho”. O Edil Vizelense acrescentou ainda que “é desejo do Município que ao Edifício, pela sua elevada simbologia, seja dado um destino condigno e que finalmente se cumpra o objectivo inicial da sua construção: a sua colocação ao serviço da causa pública e ao serviço de todos os Vizelenses”.


Vizela_Boletim Municipal | 41 | destaque

Historial do “Castelo”

O Edifício do “Castelo”, com mais de cem anos de existência, foi construído com o objectivo inicial de um dia poder servir de Paços do Concelho ao futuro Município. Sendo esse um profundo desejo dos Vizelenses, tal desiderato só foi cumprido no ano de 1998 com a criação pela Assembleia da República do Município de Vizela. Ao longo dos anos, aquele emblemático edifício manteve-se nas mãos de privados e acolheu várias funções, sendo a mais conhecida a de externato. Actualmente, aquele edifício encontra-se em elevado estado de degradação e devoluto. A Câmara Municipal adquiriu agora o edifício, pretendendo dar-lhe uma utilização adequada com o espaço. É, assim, intenção do Município instalar naquele local equipamentos culturais, estando já uma equipa de arquitectos municipais a trabalhar no projecto.


Vizela_Boletim Municipal | 42 | recortes de imprensa


Vizela_Boletim Municipal | 43 | recortes de imprensa


Vizela_Boletim Municipal | 44 | breves

Conselho de Administração da AMAVE reuniu em Vizela A reunião do Conselho de Administração da AMAVE do passado dia 3 de Julho teve lugar no concelho de Vizela. O objectivo da descentralização destas reuniões é fazer com que os autarcas da região obtenham uma visão actualizada do desenvolvimento de cada Município que compõe a Associação de Municípios do Vale do Ave (AMAVE). O encontro decorreu na Biblioteca Municipal Fundação Jorge Antunes e contou com representantes de todas as Câmaras Municipais que integram aquele Associação.

Inauguração do painel de azulejos O painel de azulejos do chamado “túnel da Refer”, agora denominado “Túnel da Cor”, foi inaugurado pelo senhor Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Dr. Francisco Ferreira. A iniciativa foi da Confraria de S. Bento das Peras e contou, desde o início, com o apoio da Câmara Municipal de Vizela, que autorizou a aplicação dos azulejos, preparou as paredes para sua aplicação e procedeu à iluminação do túnel, de forma a que a obra possa ser melhor apreciada por todos. O sucesso desta iniciativa não seria possível sem o contributo de todas as escolas do concelho de Vizela, que pintaram os cerca de 70 mil azulejos, que revestem agora as paredes do túnel e que podem ser apreciados por todos aqueles que nele circulam.

Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte faz atendimento no concelho de Vizela A Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte vai prestar apoio técnico e informativo personalizado à população de Vizela, semanalmente, a partir da próxima quinta-feira, dia 25 de Outubro. Esta iniciativa surge no quadro da reorganização dos serviços regionais da agricultura, em complemento ao apoio fixo e permanente que é assegurado nas sedes das Delegações Regionais e seus Núcleos. Assim, a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte vai prestar apoio técnico e informativo personalizado às populações rurais, garantindo um serviço de proximidade. O atendimento no concelho de Vizela será efectuado a partir de 25 de Outubro, todas as quintas-feiras, na Casa do Povo de Vizela, no seguinte horário: das 9.30h às 12.30h e das 14.00h às 17.00h. Fora deste dia, os agricultores poderão sempre dirigir-se ao Núcleo de São Torcato (Guimarães) da Delegação Regional do AVE, sito na Rua do Pinhó, 80 em São Torcato, Guimarães, (tel: 253 551 283), ou à sede da Delegação Regional do Ave, sita em Cabeceiras de Basto (tel. 253 662 676).

Subsídio à ACIV para animação de Natal O Executivo Municipal aprovou, na sua reunião de 3 de Outubro transacto, a atribuição de um subsídio de 3.500,00€ à Associação Comercial e Industrial de Vizela (ACIV), para financiamento de acções de animação do centro da cidade no período de Natal. Sendo que esta é uma iniciativa que trará magnificência ao centro da nossa cidade, dinamizando o nosso comércio e serviços naquela quadra festiva e tendo em atenção que tem sido norma desta autarquia apoiar a ACIV neste tipo de actividades, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade a concessão daquele subsídio à instituição.


Vizela_ Boletim Municipal de Vizela | 45 | breves

Subsídio à Fábrica da Igreja Paroquial de S. Miguel Datada de 1777, a Igreja Matriz de S. Miguel é de inestimável valor para o concelho de Vizela. Trata-se de uma igreja com traços românicos, sucessora da existente no século I, dado que a paróquia de Caldas de Vizela S. Miguel é das mais antigas do arcebispado de Braga. A “ecclesiase Sancti Michaelis in Oculis Calidarium” fez-se representar no primeiro Concilio realizado no Lugo, em Espanha, no ano de 607. Possuidora de um património riquíssimo, com a sua talha dourada, pinturas e alfaias antigas, aquele templo foi-se degradando ao longo dos tempos, não permitindo o seu culto, nem sequer a sua visita. Situação que, felizmente, se alterou recentemente graças à intervenção da Paróquia de S. Miguel. Alvo de obras profundas, que ascenderam a 120.000,00€, a Igreja “velha” de S. Miguel é hoje, mais do que nunca, um marco no património edificado do concelho de Vizela, de que todos os vizelenses se devem orgulhar. Atendendo a todos os factos supracitados, a Câmara Municipal aprovou, na sua reunião de 17 de Outubro passado, a concessão de um subsídio à Fábrica da Igreja Paroquial de S. Miguel, no valor de 24.000,00€ correspondente a 20% do valor total das obras realizadas, para comparticipação dos encargos tidos com o restauro do seu interior.

Câmara Municipal e IEFP promovem Curso de Jardinagem A Câmara Municipal de Vizela e o Instituto de Emprego e Formação Profissional de Guimarães estão a promover um Curso de Jardinagem no concelho de Vizela, cuja sessão formal de abertura se realizou no passado dia 19 de Novembro, no auditório dos Bombeiros Voluntários de Vizela. Este curso de jardinagem terá a duração de 15 meses e conta com a frequência de 13 alunos, que no final vão obter a equivalência ao 9.º ano de escolaridade.

Câmara e Assembleia fixaram taxas para 2008 A Câmara e Assembleia Municipal aprovaram, nas reuniões de 13 de Junho e 14 de Setembro, respectivamente, a fixação das seguintes taxas: 1. Taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis para 2008: - prédios urbanos não avaliados – 0.7% - prédios urbanos avaliados nos termos do Código do IMI – 0.4%. 2. Derrama para 2008 de 1,5% sobre o lucro tributável sujeito e não isento de imposto sobre o rendimento das pessoas colectivas (IRC); 3. Participação deste Município em 5% no IRS dos sujeitos passivos com domicílio fiscal no concelho; 4. Taxa municipal de direitos de passagem: 0.25% em cada factura emitida pelas empresas que oferecem redes e serviços de comunicações electrónicas acessíveis ao público, em local fixo na área do Município, para todos os clientes finais.


Vizela_Boletim Municipal | 46 | breves / subsídios

Executivo aprovou extinção da taxa devida por rampas fixas O Regulamento e Tabela de Taxas e Licenças Municipal de Vizela, no seu CAP. IV (ocupação do domínio público e aproveitamento de bens de utilização pública), no seu artigo 31º, nº7, define que são passíveis de taxa “rampas fixas ou entrada para acesso a garagens, estações de serviço, parques de estacionamento e semelhantes. E nas alíneas a) e b) fixa o montante paras taxas aplicáveis a prédios ou instalações afectas ao exercício de comércio ou indústria, por cada e por ano; e aplicáveis, também por cada e por ano, a outros prédios ou instalações. Esta taxa já constava dos regulamentos em vigor das câmaras de que foram desanexadas as freguesias que passaram a constituir o nosso concelho (Guimarães, Felgueiras e Lousada) e por isso transitou para o actual. Entretanto, com a extinção da antiga “contribuição autárquica” e a criação do Código do IMI, nomeadamente com a redução da isenção de dez para seis anos do novo imposto municipal, os recursos deste têm-se vindo a traduzir numa melhoria significativa da receita. O Executivo Municipal de Vizela entende ainda que os munícipes já pagam um imposto (IMI) por possuir uma garagem (o valor patrimonial de um prédio com garagem é superior ao de outro sem ela), pelo que não fará sentido pagar outra taxa pela rampa de acesso a essa mesma garagem. Neste seguimento, o Executivo Municipal aprovou por unanimidade a extinção da taxa devida por rampas fixas ou entradas para acessos a garagens, estações de serviço e parques de estacionamento ou afins, já a partir do próximo ano (2008). Apesar da extinção desta taxa, a Câmara Municipal alerta os munícipes para o facto de os valores a pagar por esta taxa referentes ao ano de 2007 terão que ser cobrados, mesmo que de forma coerciva.

Relação das Transferências Correntes, de Capital e de Doações de Bens (Un: euros)

Nome do Beneficiário

Data Deliberação

Montante Atribuído

Associação de Pais e Amigos da EB1 Cruzeiro - Infias

18/10/2006

20.918,57

Associação Pais e Amigos J. Infância S. João Caldas de Vizela

18/10/2006

16.326,28

Associação de Pais e Amigos do jardim de Infância e Escola Básica 1 do 1º Ciclo do Monte - Stª. Eulália Associação de Pais e Encarregados de Educação e Amigos dos Alunos da Escola do 1º Ciclo Ensino Básico - S. Paio Associação de Pais Encarregados de Educação dos Alunos da EB/J.I. Maria Lurdes Sampaio e Melo - Vizela - S. Adrião Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela

18/10/2006

18.779,34

18/10/2006

24.237,03

18/10/2006

15.762,68

10/01/2007

33.000,00

Casa do Povo de Vizela

24/01/2007

16.000,00

Futebol Clube de Vizela

24/01/2007

80.000,00

Sociedade Filarmónica Vizelense

24/01/2007

28.680,00

Callidas Clube

07/02/2007

21.150,00

Centro Cultural e Desportivo de Stª. Eulália

07/02/2007

27.900,00

Futebol Clube de Vizela

07/02/2007

Grupo Desportivo Fundação Jorge Antunes

07/02/2007

27.000,00

Centro Cultural e Desportivo de Stª. Eulália

07/02/2007

27.900,00

Futebol Clube de Vizela

17/04/2007

16.980,00

214.000,00


Vizela_Boletim Municipal | 47 | deliberações

Deliberações da Assembleia Municipal Sessão ordinária de 15 de Junho de 2007 - Proposta de sétima modificação aos Documentos Previsionais de 2007 – primeira revisão ao PPI e primeira revisão ao Orçamento da Despesa - Deliberado aprovar por unanimidade. - Proposta de Contracção de Empréstimo Bancário de € 659 800.00 - Deliberado aprovar com vinte e três votos a favor (dezasseis do PS, seis da Coligação PSD/CDS-PP e um do BE) e uma abstenção (PS). - Proposta de Regulamento dos Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais nos Concelhos de Guimarães e Vizela – Deliberado aprovar com dezanove votos a favor (dezassete do PS, um da Coligação PSD/ CDS-PP e um do BE) e cinco votos contra (Coligação PSD/CDSPP). Sessão ordinária de 14 de Setembro de 2007 - Proposta de nomeação de revisor ou sociedade de revisores oficiais de contas – Deliberado aprovar por unanimidade. - Proposta de fixação da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis para 2008: prédios urbanos não avaliados – 0.7%; prédios urbanos avaliados nos termos do Código do IMI – 0.4%. - Deliberado aprovar com 20 votos a favor do PS, 5 abstenções (4 da Coligação “Por Vizela” e uma da CDU) e um voto contra do BE. - Proposta de fixação da Derrama para 2008 de 1,5% sobre o lucro tributável sujeito e não isento de imposto sobre o rendimento das pessoas colectivas (IRC) - Deliberado aprovar com 22 votos a favor (20 do PS, um da CDU e um do BE) e 4 abstenções da Coligação “Por Vizela”. - Proposta de participação no IRS (participação do Município em 5% no IRS dos sujeitos passivos com domicílio fiscal neste concelho) - Deliberado aprovar com 22 votos a favor (20 do PS, um da CDU e um do BE) e 4 votos contra da Coligação “Por Vizela”.

- Proposta de Taxa Municipal pelos Direitos de Passagem para 2008 (percentagem de 0.25%) - Deliberado aprovar com 22 votos a favor (20 do PS, um da CDU e um do BE) e 4 votos contra da Coligação “Por Vizela”. - Proposta de adesão da Câmara Municipal de Vizela à Turel/ Tcr – Turismo Cultural e Religioso, Crl. - Deliberado aprovar com 22 votos a favor (20 do PS, um da CDU e um do BE) e 4 abstenções da Coligação “Por Vizela”. - Proposta de rectificação de área – prédio urbano sito na Rua D. Ana de Sá, freguesia de S. João – Maquias Bar Deliberado aprovar por unanimidade. - Cemitério da freguesia de S. João - proposta de transferência de parcelas de terreno para a domínio público da Freguesia de Caldas de Vizela S. João - Deliberado aprovar por unanimidade.


Vizela_Boletim Municipal | 48 | deliberações

Deliberações da Câmara Municipal

Reunião de 30 de Maio de 2007 - Proposta de atribuição de subsídio ao Agrupamento de Escolas de Vizela, para realização de viagens de estudo - Deliberado aprovar por unanimidade.

- Proposta de Taxa Municipal pelos Direitos de Passagem para 2008 - Deliberado aprovar com cinco votos a favor do PS e dois votos contra da Coligação “Por Vizela”.

- Proposta de Regulamento dos Sistemas Públicos e Prediais de Distribuição de Água e de Drenagem de Águas Residuais nos Concelhos de Guimarães e Vizela - Deliberado aprovar com cinco votos a favor do PS e dois votos contra da Coligação “Por Vizela”. Remeter à Assembleia Municipal.

- Proposta de atribuição de subsídio ao Agrupamento de Escolas de Infias, para realização de viagens de estudo Deliberado aprovar por unanimidade.

- Proposta de alteração de trânsito no concelho de Vizela Deliberado aprovar por unanimidade. - Proposta de fornecimento temporário de energia - Comissão de Festas de S. Gonçalo de Tagilde - Deliberado aprovar por unanimidade. - Proposta de emissão de aditamento ao alvará de loteamento nº143/76 - Deliberado aprovar por unanimidade. - Proposta de emissão de aditamento ao alvará de loteamento nº158/77 - Deliberado aprovar por unanimidade. - Proposta de emissão de alvará de loteamento - Deliberado aprovar por unanimidade. Reunião de 13 de Junho de 2007 - Proposta de cedência de terreno ao domínio público Deliberado aprovar por unanimidade dos presentes. Não participou na discussão e votação o Sr. Presidente da Câmara, que se ausentou da sala aquando a discussão deste ponto da

- Proposta de ratificação de fornecimento temporário de energia - Associação Desportiva do S. Paio Sport Clube Deliberado aprovar por unanimidade. - Proposta de apresentação de caução por hipoteca de dois lotes - Deliberado aprovar por unanimidade. Reunião de 27 de Junho de 2007 - Proposta de oitava modificação aos Documentos Previsionais de 2007 – sexta alteração ao Orçamento da Despesa e sexta alteração ao PPI – Deliberado aprovar por unanimidade. - Proposta de adesão da Câmara Municipal de Vizela à Turel/ Tcr – Turismo Cultural e Religioso, Crl. - Deliberado aprovar com cinco votos a favor do PS e duas abstenções da Coligação “Por Vizela”. Remeter à Assembleia Municipal. - Proposta de contracção de dois empréstimos bancários no valor total 659.500,00€ - Deliberado aprovar por unanimidade. - Proposta para elaboração do Plano de Pormenor do Poço Quente - Deliberado aprovar por unanimidade.

ordem de trabalhos, por se encontrar impedido. - Proposta de fixação da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis para 2008 - Deliberado aprovar com cinco votos a favor do PS e dois votos contra da Coligação “Por Vizela”. - Proposta de fixação da Derrama para 2008 - Deliberado aprovar com cinco votos a favor do PS e dois votos contra da Coligação “Por Vizela”. - Proposta de participação no IRS - Deliberado aprovar com cinco votos a favor do PS e dois votos contra da Coligação “Por Vizela”.

- Proposta de comparticipação em 20% das obras de beneficiação do parque de jogos da Associação Desportiva S. Paio S. C. - Deliberado aprovar por unanimidade. - Proposta de atribuição de subsídio ao Agrupamento de Escolas de Infias, para realização de viagem de estudo Deliberado aprovar por unanimidade. - Proposta de alteração de trânsito no concelho de Vizela Deliberado aprovar por unanimidade. - Proposta de ordenamento e sinalização de trânsito no concelho de Vizela - Deliberado aprovar por unanimidade.


Vizela_Boletim Municipal | 49 | deliberações

Deliberações da Câmara Municipal - Proposta de isenção de taxas - Deliberado aprovar por unanimidade.

- Proposta de isenção de taxas - Deliberado aprovar por unanimidade.

- Proposta de emissão de aditamento ao alvará de loteamento nº1/04 - Deliberado aprovar por unanimidade.

Reunião de 8 de Agosto de 2007

- Proposta de emissão de alvará de loteamento - Deliberado aprovar por unanimidade. - Proposta de cedência de terrenos para construção de acesso ao pavilhão municipal - Deliberado aprovar por unanimidade. Reunião de 11 de Julho de 2007 - Proposta de nona modificação aos Documentos Previsionais de 2007 – sétima alteração ao Orçamento da Despesa e sétima alteração ao PPI - Deliberado aprovar por unanimidade. - Proposta de isenção de pagamento de taxas nas zonas de estacionamento de duração limitada, durante a realização das Festas da Cidade - Deliberado aprovar por unanimidade. - Proposta de cedência do direito de ocupação ao espaço público - Comissão de Festas da Cidade de Vizela - Deliberado aprovar por unanimidade. - Proposta de cedência do direito de ocupação ao espaço público - Comissão de Festas da Cidade de Vizela - Deliberado aprovar por unanimidade. Reunião de 25 de Julho de 2007 - Proposta de décima modificação aos documentos previsionais de 2007 – oitava alteração ao Orçamento da Despesa e oitava alteração o PPI - Deliberado aprovar por unanimidade.

- Proposta de décima primeira modificação aos Documentos Previsionais de 2007 – segunda alteração ao Orçamento da Receita, nona alteração ao Orçamento da Despesa e nona alteração o PPI - Deliberado aprovar por unanimidade. - Proposta de rectificação de área – prédio urbano sito na Rua D. Ana de Sá, freguesia de S. João – Maquias Bar Deliberado aprovar por unanimidade e remeter à Assembleia Municipal. - Cemitério da freguesia de S. João - proposta de transferência de parcelas de terreno para a domínio público da Freguesia de Caldas de Vizela S. João - Deliberado aprovar por unanimidade e remeter à Assembleia Municipal. - Proposta de cedência de espaço ao Núcleo de Vizela da Cruz Vermelha Portuguesa - Deliberado aprovar por unanimidade. - Proposta de emissão de aditamento ao alvará de loteamento n.º2/99 - Deliberado aprovar por unanimidade. - Proposta de emissão de aditamento ao alvará de loteamento n.º5/06 - Deliberado aprovar por unanimidade. - Proposta de emissão de aditamento ao alvará de loteamento n.º2/99 - Deliberado aprovar por unanimidade. - Proposta de apresentação de caução por hipoteca de dois lotes - Deliberado aprovar por unanimidade. Reunião de 5 de Setembro de 2007

- Proposta de alteração de trânsito no concelho de Vizela Deliberado aprovar por unanimidade. - Proposta de fornecimento temporário de energia - Comissão de Festas da Cidade de Vizela - Deliberado aprovar por unanimidade. - Proposta de fornecimento temporário de energia Grupo Folclórico de Santa Eulália - Deliberado aprovar por unanimidade. - Proposta de isenção de taxas - Santa Casa da Misericórdia de Vizela - Deliberado aprovar por unanimidade.

- Proposta de nomeação de revisor ou sociedade de revisores oficiais de contas – Deliberado aprovar por unanimidade e remeter à Assembleia Municipal. - Proposta de isenção de taxas de licenciamento – ECV Empreendimentos Culturais de Vizela (Colégio de Vizela) Deliberado aprovar por unanimidade. - Proposta de celebração de protocolos com diversas entidades - Programa de generalização do fornecimento de refeições escolares aos alunos do 1º CEB - Deliberado aprovar por unanimidade.


Vizela_Boletim Municipal | 50 | deliberações

Deliberações da Câmara Municipal - Proposta de atribuição de subsídio ao Agrupamento de Escolas de Vizela - subsídio para livros e material escolar – escolas básicas do 1º ciclo - Deliberado aprovar por unanimidade.

- Proposta de celebração de acordo de colaboração entre o Município de Vizela e o Colégio de Vizela – transportes escolares - Deliberado aprovar por unanimidade.

- Proposta de ordenamento e sinalização de trânsito no concelho de Vizela - Deliberado aprovar por unanimidade.

- Proposta de celebração de acordo de colaboração entre a Câmara Municipal de Vizela e a Fundação Jorge Antunes Deliberado aprovar por unanimidade.

Reunião de 19 de Setembro de 2007 - Proposta de aquisição do prédio denominado do “Castelo” Deliberado aprovar por unanimidade.

- Proposta de atribuição de subsídio à União Desportiva e Cultural de Santo Adrião - Deliberado aprovar por unanimidade.

- Proposta de décima segunda modificação aos Documentos Previsionais de 2007 – décima alteração ao Orçamento da Despesa, décima alteração ao PPI e a primeira alteração ao Plano de Actividades Municipal - Deliberado aprovar por unanimidade.

- Proposta de unanimidade.

- Proposta para elaboração do plano de pormenor para construção de edifício para habitação social - Deliberado aprovar por unanimidade.

- Proposta de emissão de alvará de loteamento - Deliberado aprovar por unanimidade.

- Proposta de ordenamento e sinalização de trânsito no concelho de Vizela - Deliberado aprovar por unanimidade.

toponímia

-

Deliberado

aprovar

por

- Proposta de isenção de taxas - Deliberado aprovar por unanimidade.

- Proposta de apresentação de caução por hipoteca de três lotes - Deliberado aprovar por unanimidade. Reunião de 17 de Outubro de 2007

- Proposta de atribuição de subsídio à secção de minigolfe do Futebol Clube de Vizela - Deliberado aprovar por unanimidade. Reunião de 3 de Outubro de 2007 - Proposta de atribuição de subsídio à Associação Comercial e Industrial de Vizela, para animação de Natal - Deliberado aprovar por unanimidade.

- Proposta de décima terceira modificação aos Documentos Previsionais de 2007 - décima alteração ao Orçamento da Despesa, décima alteração ao PPI e a segunda alteração ao PAM – Deliberado aprovar por unanimidade. - Proposta de atribuição de subsídio à Fábrica da Igreja Paroquial de S. Miguel – Deliberado aprovar por unanimidade.

- Proposta de celebração de acordos de colaboração com as associações de pais do concelho – gestão das componentes de apoio à família nos jardins de infância - Deliberado aprovar por unanimidade.

- Proposta de atribuição de subsídio – Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vizela – Deliberado aprovar por unanimidade.

- Proposta de celebração de acordo de colaboração com o Centro Cultural e Desportivo de Santa Eulália - Deliberado aprovar. Não participou na discussão e votação o Sr. Vereador Carlos Faria.

- Proposta de ratificação do acordo de colaboração celebrado entre o Município de Vizela e a Sociedade Filarmónica Vizelense – Deliberado ratificar por unanimidade.

- Proposta de celebração de protocolo com a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Santo Adrião - Deliberado aprovar por unanimidade.

- Projectos educativos dos jardins de infância - proposta de atribuição de subsídio aos agrupamentos verticais de escolas de Vizela e de Infias – Deliberado aprovar por unanimidade.

- Proposta de criação de circuitos especiais de transporte escolar Deliberado aprovar por unanimidade.

- Projectos educativos das EB1 - proposta de atribuição de subsídio aos agrupamentos verticais de escolas de Vizela e de Infias – Deliberado aprovar por unanimidade.


Vizela_Boletim Municipal | 51 | deliberações

Deliberações da Câmara Municipal - Proposta de atribuição de subsídio ao Agrupamento Vertical de Escolas de Vizela e ao Agrupamento Vertical de Escolas de Infias - subsídio para livros e material escolar – escolas básicas do 1º ciclo - – Deliberado aprovar por unanimidade.

- Taxa devida por rampas fixas ou entradas para acessos a garagens, estações de serviço e parques de estacionamento ou afins - proposta de extinção da taxa – Deliberado aprovar por unanimidade e remeter à Assembleia Municipal.

- Proposta de cedência do direito de ocupação ao espaço público com isenção de taxas - Associação Comercial e Industria de Vizela – Deliberado aprovar por unanimidade.

- Regulamento que fixa os horários de funcionamento dos estabelecimentos de venda ao público e de prestação de serviços - proposta de abertura ao domingo do comércio e serviços e alargamento até às 22.00h das médias superfícies – Deliberado aprovar por unanimidade e remeter à Assembleia Municipal.

- Proposta de emissão de aditamento ao alvará de loteamento n.º78/92 – Deliberado aprovar por unanimidade. - Proposta de emissão de alvará de loteamento – Deliberado aprovar por unanimidade. - Proposta de emissão de aditamento ao alvará de loteamento n.º158/77 – Deliberado aprovar por unanimidade. Reunião de 31 de Outubro de 2007 - Proposta de décima quarta modificação aos Documentos Previsionais de 2007 – décima segunda alteração ao Orçamento da Despesa e a décima segunda alteração ao PPI – Deliberado aprovar por unanimidade. - Projectos Educativos das EB1 – proposta de atribuição de subsídio ao Agrupamento Vertical de Escolas de Vizela – Deliberado aprovar por unanimidade. - Proposta de atribuição de subsídio ao Agrupamento Vertical de Escolas de Vizela e Agrupamento Vertical de Escolas de Infias – subsídio para livros e material escolar – Deliberado aprovar por unanimidade. - Proposta de apresentação de caução por hipoteca de um lote e garantia bancária – Deliberado aprovar por unanimidade. Reunião de 14 de Novembro de 2007 - Proposta de décima quinta modificação aos Documentos Previsionais de 2007 - segunda revisão ao Orçamento da Despesa de 2007 e a primeira revisão ao Orçamento da Receita de 2007 – Deliberado aprovar por unanimidade e remeter à Assembleia Municipal. - Proposta de delegação de competências na Junta de Freguesia de S. Miguel - “Ringue da Lage” – Deliberado aprovar por unanimidade.

- Proposta de adesão à petição para certificação da qualidade, transparência, transacção, composição e origem dos produtos dos sectores têxtil, confecção, couro e calçado – Deliberado aprovar por unanimidade. - Proposta de atribuição de subsídio ao Agrupamento Vertical de Escolas de Vizela e ao Agrupamento Vertical de Escolas de Infias, para realização de viagens de estudo – escolas do 1º ciclo do ensino básico – Deliberado aprovar por unanimidade. - Proposta de atribuição de subsídio ao Agrupamento Vertical de Escolas de Vizela e ao Agrupamento Vertical de Escolas de Infias, para realização de viagens de estudo – jardins de infância – Deliberado aprovar por unanimidade. - Proposta de fornecimento temporário de energia - Comissão de Festas em Honra de S. Gonçalo – Deliberado aprovar por unanimidade.


VIZELA_Boletim Municipal | 52 | informações úteis

[INFORMAÇÕES ÚTEIS] JUNTAS DE FREGUESIA CÂMARA MUNICIPAL DE VIZELA Tel: 253 48960/253 484241 Fax: 253 489649/253 481268 E-mail: geral@cm-vizela.pt www.cm-vizela.pt

Stª. Eulália....................................253 582582 S. João das Caldas..........................253 482133 S. Miguel das Caldas.......................253 585152 Infias............................................253 565769

ATENDIMENTO AOS MUNÍCIPES DR. FRANCISCO FERREIRA - Presidente da Câmara Acção Social, Turismo, Cultura, Planeamento e Instrumentos de Gestão Territorial através de pedido de audiência

Tagilde..........................................253 585517

DINIS COSTA - Vice-Presidente Obras Municipais e apoio às Juntas de Freguesia, Ambiente, Saúde e Espaços Verdes, Mercados e Feiras, Trânsito e Parque Automóvel Todos os dias, sem marcação

OUTROS CONTACTOS

JOAQUIM COSTA - Vereador Operações Urbanísticas no Âmbito das Operações, de Loteamento e Obras de Urbanização, Acompanhamento da Elaboração do Plano Director Municipal 2ª Feira (14.30h às 16.00h) e 5ª Feira (9.00h às 11.30h), com marcação prévia ALBERTO MACHADO - Vereador Educação, Administração Geral e Financeira, Património, Recursos Humanos, Programas Operacionais, Protecção Civil, Relações com a AMAVE Todos os dias, com marcação prévia CARLOS FARIA - Vereador Desporto e Gestão dos Espaços Desportivos Municipais 2ª Feira e 4ª Feira (10.00h às 12.00h), com marcação prévia

STº. Adrião....................................253 588338 S. Paio de Vizela.............................253 581440

Mercado Municipal............................253 481285 Centro de Saúde..............................253 589040 USF Novos Rumos - (Ala A).............. 253 589054 USF Novos Rumos - (Ala B).............. 253 589055 USF Physis - (Ala A).........................253 589057 USF Physis - (Ala B).........................253 589058 Bombeiros Voluntários.....................253 489100 GNR..............................................253 481261 CTT...............................................253 489010 Conservatória do Registo Civil e Predial......................253 489470 Cartório Notarial.............................253 489660 Repartição de Finanças....................253 585752 Tesouraria de Finanças....................253 587373 Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Vizela..............253 484241 Biblioteca Municipal - FJA.................253 585812 Espaço Internet..............................253 586740

DORA GASPAR - Chefe do Gabinete de Apoio ao Presidente Todos os dias, sem marcação JOSÉ ARMANDO BRANCO - Adjunto do GAP Todos os dias, sem marcação

Se desejar receber o Boletim Municipal de Vizela é favor enviar para o endereço: Câmara Municipal de Vizela

PESSOAL TÉCNICO - Obras Particulares 3ª e 5ª Feira (9.00h às 11.30h), com marcação prévia Para facilitar o atendimento, todas as entrevistas devem ser previamente marcadas.

Gabinete de Comunicação Rua Dr. Alfredo Pinto, 42 4815-397 Caldas de Vizela E-mail: gab.imprensa@mun-vizela.pt




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.