Índice
Autarquia 4/25
Obras 26/35 Ação Social 36/41 Ambiente 42/47 Cultura 48/65 Desporto 66/75 Ficha Técnica: Edição e Propriedade: Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Ano 18 / nº 51 Diretor: Ricardo Rodrigues / Telf: +351 296 539 100 Website: www.cmvfc.pt / E-mail: geral@cmvfc.pt Impressão: A Crença – Artes Gráficas / Depósito Legal nº 173678/01 Tiragem: 4000 exemplares
2
Editorial
Caros Vila-franquenses, Em democracia compete aos eleitos prestar contas do seu trabalho, o que fazemos através desta “Revista Municipal”. Lendo e folheando a presente revista percebese, de uma forma organizada e sistemática, as principais ações que, nas várias áreas, ocorreram nos últimos tempos e com impacto no nosso viver coletivo. Assim, destaco o cuidado e a atenção com as pessoas, designadamente no apoio aos mais carenciados e àqueles que, por infortúnio, se encontram desempregados. Hoje, são várias dezenas de Vila-franquenses que nos ajudam a realizar muitas das concretizações levadas a efeito no nosso Concelho e que, em contrapartida, ajudam financeiramente outros tantos agregados familiares. Por outro lado, a modernização administrativa que executamos torna mais acessível e em melhores condições o acesso aos serviços da Câmara Municipal, onde se inclui a abertura do Balcão Único de Atendimento, em Ponta Garça. Contudo, a obra que, neste período, trouxe melhores condições ao Concelho, foi a abertura do Parque Recreativo e de Lazer da Mãe de Deus que, durante demasiados anos, tirou aos nossos jovens do centro do Concelho o acesso, em condições dignas de um campo de futebol. Hoje, dá gosto ver os nossos jovens poderem disfrutar de uma instalação desportiva com a qualidade que fomos capazes de construir. É a mesma localização, mas a qualidade das suas instalações orgulha a todos. Fizemos e vamos continuar a fazer várias requalificações em todo Concelho, temos vindo a trazer melhor qualidade de vida a quem aqui vive e a quem nos visita. Este nosso comprometimento de serviço público tem como destinatários os Vilafranquenses. Temos orgulho de termos as contas certas, de podermos pagar a dívida que herdamos e, em simultâneo, realizar os compromissos que assumimos com os nossos concidadãos. Ricardo Rodrigues
3
Autarquia Centro Cultural acolheu ação de formação da ANAFRE sobre o funcionamento e competências dos Órgãos das Freguesias O Centro Cultural de Vila Franca do Campo recebeu, a 14 de setembro de 2019, uma ação de for-mação da ANAFRE relativa ao funcionamento e competências dos Órgãos das Freguesias, que teve como formador o jurista Dr. Daniel Marques. Na sessão, a Vereadora da Autarquia de Vila Franca do Campo, Dr.ª Nélia AlvesGuimarães, referiu que as juntas de freguesia têm a responsabilidade de serem o primeiro órgão contactado pela população sempre que surgem dúvidas, problemas ou necessidades a resolver, por isso os seus elementos têm que ter reunidos os instrumentos para fazer este trabalho da melhor forma possível, frisando a importância deste tipo de ações de formação para a atualização de conhecimentos em relação à legislação, à medida que esta vai mudando. Por sua vez, o Vice-presidente da ANAFRE, Dr. Jorge Amador, explicou que a necessidade de realizar estas ações tem a ver com o que é recebido, dia após dia, na associação. “Recebemos dezenas de pedidos de pareceres jurídicos por mês, fazemos uma triagem dos temas mais solicitados, e percebemos que, na parte jurídica, os temas têm principalmente a ver com o funcionamento dos Órgãos das Freguesias e as respetivas competências que devem ser respeitadas”, observou.
Grupo Folclórico da Casa do Povo de Guadalupe recebido nos Paços do Concelho O Vice-presidente da Autarquia de Vila Franca do Campo, Carlos Pimentel, e a Vereadora com o pelouro da Cultura, Dr.ª Nélia Alves-Guimarães, receberam os elementos do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Guadalupe (Graciosa) no dia 13 de setembro de 2019 , no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no âmbito da sua participação no IV Encontro de Folclore de Ponta Garça.
4
Autarquia Jovem atleta vila-franquense Maria Vicente distinguida com a Medalha e o Diploma de Mérito Municipal Desportivo
A jovem vila-franquense Maria do Rosário Correia Vicente, de 18 anos de idade, recebeu a Medalha e o Diploma de Mérito Municipal Desportivo, no dia 30 de setembro de 2019, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em virtude da sua prestação nos Campeonatos da Europa para atletas com Síndrome de Down, onde conquistou 6 medalhas de prata. Recorde-se que, entre 24 e 29 de julho de 2019, teve lugar, em Tampere, na Finlândia, a 5ª edição dos Campeonatos da Europa para atletas com Síndrome de Down. Na competição, Maria Vicente conquistou, para Portugal e para os Açores, um total de 6 medalhas de prata, alcançando o 2ºlugar nas provas de 100 metros, 200 metros, 400 metros e Triatlo, bem como nas provas de estafetas 4X100 m e estafetas 4X400m. A jovem vila-franquense ajudou, ainda, Portugal a garantir o título de Campeão da Europa por Países, na referida competição.
5
Autarquia Vila Franca do Campo assinalou o Dia Municipal para a Igualdade A Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, assinalou as comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, que se celebra a 24 de outubro, por intermédio da Vereadora com o pelouro da Igualdade de Género, Dr.ª Nélia Alves-Guimarães, que visitou alguns serviços da Edilidade e os estabelecimentos de ensino do Concelho, onde falou sobre a importância da data comemorada.
Na ocasião, a Vereadora distribuiu laços vermelhos por colaboradores, docentes e alunos, que se apresentaram com uma peça de vestuário branca, num gesto solidário e simbólico, afirmando um posicionamento positivo do Município, em prol da tomada de medidas estruturadas em áreas como a da integração da perspetiva da igualdade de género; da promoção da igualdade entre mulheres e homens nas políticas públicas; da independência económica, mercado de trabalho e organização da vida profissional, familiar e pessoal e da consolidação da intervenção no domínio da violência doméstica, por parte dos poderes públicos.
6
Autarquia Presidente do Município recebeu a Governadora do Distrito 115 Centro-Sul dos Lions de Portugal O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Dr. Ricardo Rodrigues, recebeu, em audiência de apresentação de cumprimentos a Governadora do Distrito 115 Centro-Sul dos Lions de Portugal, Maria Teresa d’Ávila. Na reunião, que teve lugar no dia 29 de outubro, nos Paços do Concelho, foi realçada a utilidade do Lions Clube de Vila Franca do Campo, nomeadamente, no apoio social que tem vindo a prestar às pessoas mais carenciadas. O Presidente da Autarquia frisou a importância das parcerias entre a Câmara Municipal e o Lions Clube, considerando que estas devem continuar a existir, de modo a promover a melhoria da qualidade de vida dos Vila-franquenses. Note-se que, no Distrito 115 Centro-Sul inserem-se os Lions Clubes das Regiões Autónomas, como é o caso do Lions Clube de Vila Franca do Campo, fundado a 26 de junho de 1990, e cujo Presidente para o ano lionístico em questão foi o professor Fernando Vieira.
7
Autarquia Escola Básica e Secundária do Concelho recebeu o nome do ilustre vila-franquense Dr. Armando Côrtes-Rodrigues A sessão solene de atribuição da denominação de Armando Côrtes-Rodrigues à Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo teve lugar no dia dia 29 de outubro, no auditório daquele estabelecimento de ensino, que também comemorou 35 anos de existência. Na cerimónia, o Presidente do Município de Vila Franca do Campo, Dr. Ricardo Rodrigues, referiu que ao festejar os 35 anos da escola, “celebram-se os percursos de sucesso de muitos e muitos alunos, professores e assistentes operacionais que passaram por esta instituição”. O Autarca agradeceu ao Secretário Regional da Educação e Cultura pela celeridade com que assumiu que a proposta da Autarquia de atribuir o nome de Armando CôrtesRodrigues à escola fosse um desígnio regional, tendo sido aprovada quer pelo Executivo regional, quer por todos os órgãos da Escola que se quiseram pronunciar sobre a matéria.
Ricardo Rodrigues finalizou a sua intervenção lembrando que Armando Côrtes-Rodrigues nasceu em Vila Franca do Campo e teve a oportunidade de se familiarizar com alguns dos poetas mais importantes do modernismo português. “Foi um Vila-franquense ilustre e de distinção e atribuir o nome de Armando Côrtes-Rodrigues a esta Escola é, também por isso, um motivo de grande satisfação”, reiterou.
8
Autarquia
Entretanto, o Secretário Regional da Educação e Cultura, Doutor Avelino Meneses, afirmou que Armando Côrtes-Rodrigues “foi uma personalidade de exceção dos Açores, um dos maiores intelectuais açorianos do século XX” e deixou votos de “que o exemplo do novo patrono desta escola seja inspiração de um proveitoso trabalho coletivo, que congregue os esforços e as vontades de alunos, professores e funcionários, constituintes principais da comunidade escolar Vila-franquense”. Por sua vez, a Presidente do Conselho Executivo da Escola, professora Graça Ventura Melo, frisou a sua satisfação em celebrar o 35º aniversário e a nova denominação daquela unidade orgânica. “Armando Côrtes-Rodrigues foi considerado, na sua época, o príncipe dos poetas açorianos. Foi, sem dúvida, um homem das letras, que cantou o seu povo e sempre se orgulhou das suas raízes vila-franquenses”, referiu, frisando que, com a denominação da Escola “perpetuaremos o seu nome, estará sempre com alunos, professores e comunidade educativa, no dia a dia desta instituição”. Após as intervenções, foram homenageados os antigos Presidentes do Conselho Executivo da Escola, bem como vários funcionários há muitos anos ligados “à casa”, e foi apresentada uma exposição sobre a vida e obra do Dr. Armando Côrtes-Rodrigues. No final da cerimónia, houve lugar ao descerramento da nova denominação da Escola, na entrada norte do estabelecimento de ensino.
9
Autarquia Cerimónia de entrega dos prémios de Mérito Escolar e de Excelência na EBS Armando Côrtes-Rodrigues
A cerimónia de entrega dos prémios de Mérito Escolar e de Excelência da Escola Básica e Secundária Armando Côrtes-Rodrigues, relativos ao ano letivo de 2018/19, decorreu no dia 31 de outubro, no auditório daquele estabelecimento de ensino. Os três alunos com melhor média do 12º ano, nomeadamente, Bernardo Miguel Teixeira de Sousa; Miguel Henrique Soares Garoupa Albergaria e Inês Marques Clamote Lages, receberam prémios monetários da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo nos valores de 500, 300 e 200 euros, respetivamente.
Bernardo Sousa foi também destinatário de uma oferta do Santander Totta, de forma a premiar o facto de ter sido o melhor aluno do 12º ano no ano letivo transato e houve lugar à entrega de um prémio entregue pela Fundação dos Botelhos de Nossa Senhora da Vida, de acordo com os critérios definidos pela Fundação, a Diana Pereira Moniz (prémio recebido pela mãe dada a ausência da estudante). Para além das referidas distinções, foram entregues prémios “Leitor +” a um total de sete alunos e prémios de Mérito Escolar a um total de 82 alunos, bem como 21 prémios de Excelência e três prémios de Mérito Cívico.
10
Autarquia Edição de 2019 da Assembleia da Criança teve lugar no Centro Cultural de Vila Franca do Campo A edição de 2019 da Assembleia da Criança teve lugar a 20 de novembro, data em que se comemorou o trigésimo aniversário da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, no auditório do Centro Cultural de Vila Franca do Campo. Na iniciativa, organizada pela CPCJ de Vila Franca do Campo, o Presidente da Autarquia Vila-franquense, Dr. Ricardo Rodrigues, bem como os Presidentes das Juntas de Freguesia de Água d’Alto, Ribeira Seca e Ponta Garça, ouviram sugestões e responderam às questões colocadas pelas crianças e jovens participantes em relação a diversas temáticas, como a gestão dos resíduos, o abastecimento de água à população, as respostas existentes em termos de creches, os parques infantis, as acessibilidades ou as oportunidades ao nível do turismo, entre outras.
A propósito da pertinência da realização da Assembleia da Criança, Ricardo Rodrigues afirmou configurar uma oportunidade de ter uma ideia daquilo que as crianças e os jovens pretendem ver concretizado nas suas freguesias, de estar mais desperto para a realidade do Concelho e para que se exerça o direito a terem respostas e a serem esclarecidos em relação às decisões tomadas por quem dirige o Município e as freguesias onde vivem. A edição de 2019 da Assembleia da Criança, contou com a participação de uma turma do 4º ano da EB1/ JI Francisco Medeiros Garoupa, bem como de turmas do 4º e 8º anos de escolaridade da E.B.I. de Ponta Garça, do 5º e 12º anos da E.B.S. Dr. Armando CôrtesRodrigues e, ainda, de elementos do curso de Técnico de Vendas da Escola Profissional de Vila Franca do Campo.
11
Autarquia Autarquia admitiu 50 novos trabalhadores ocupacionais através do programa PROSA A Câmara Municipal de Vila Franca do Campo admitiu, em três momentos distintos (novembro de 2019, junho e agosto de 2020), um total de 50 novos ocupados, através do programa PROSA, promovido pelo Governo Regional do Açores. Os trabalhadores ocupacionais assinaram contratos válidos pelo período de um ano, com possibilidade de renovação por mais 6 meses.
O programa PROSA visa um contributo de entidades públicas, neste caso Governo Regional e Câmara Municipal, no sentido de encontrar soluções de estabilidade para as famílias que ainda não conseguiram um emprego definitivo. Aos trabalhadores ocupacionais foi lançado o desafio de respeitarem as regras do programa e demonstrarem empenho no cumprimento das respetivas funções, de modo a darem o seu contributo ao Concelho.
12
Autarquia Autarquia assinou protocolo com Secretaria Regional da Saúde e USISM para estreitar cooperação na promoção da saúde A Secretaria Regional da Saúde, as Câmaras Municipais da ilha de São Miguel e a Unidade de Saúde de Ilha, assinaram protocolos com o objetivo de estreitar a cooperação no âmbito da promoção da saúde, numa cerimónia realizada a 22 de dezembro, no Consistório da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo. Com a assinatura do protocolo, a Autarquia compromete-se a reforçar a promoção da saúde enquanto estratégia central para a equidade, coesão social e melhoria da qualidade de vida e de saúde no Concelho. Através da cooperação entre as partes deverão ser desenvolvidas mais atividades promotoras de estilos de vida saudável nas áreas da alimentação, saúde oral, violência em meio escolar, saúde afetivo-sexual, prevenção do consumo de substâncias psicoativas e prevenção rodoviária, entre outras. Na cerimónia, que contou com a presença do Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, e do Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Ricardo Rodrigues, foram igualmente assinados protocolos com a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel e as 12 escolas profissionais da ilha, com vista ao alargamento da saúde escolar ao ensino profissional, uma medida pioneira no país e que reflete a aposta do Governo dos Açores “no futuro coletivo e no futuro dos jovens da Região”, conforme afirmou a Secretária Regional da Saúde, Teresa Machado Luciano. A assinatura destes protocolos encerrou o ciclo de alargamento da Saúde Escolar a toda a comunidade educativa das nove ilhas dos Açores, estimada em cerca de 40 mil cidadãos.
13
Autarquia Padre António Cassiano homenageado no dia do seu 76º aniversário O Padre António Cassiano foi homenageado, no dia 3 de dezembro, data do seu 76º aniversário, na freguesia de São Pedro. O Sr. Padre celebrou uma missa, com a presença dos padres da Ouvidoria de Vila Franca do Campo, perante uma Igreja de São Pedro lotada e onde a Câmara Municipal se fez representar pelo Presidente, Dr. Ricardo Rodrigues, pelo Vice-presidente, Carlos Pimentel e pela Vereadora Conceição Quental. Marcou, igualmente, presença a Presidente da Assembleia Municipal, professora Graça Ventura Melo.
Seguiu-se um convívio, promovido pela população, no Centro Paroquial da freguesia, onde se descerrou a nova nomenclatura: “Centro Paroquial Padre António Cassiano”. A homenagem ao pároco, completou-se sob a forma de ofertas, cânticos e os habituais discursos nestas circunstâncias. Relembra-se que o Padre António Pimentel Cassiano, já reformado, continua a celebrar missas, sem a regularidade de outrora.
14
Autarquia Cerimónia de entrega de diplomas de mérito da EBI de Ponta Garça A cerimónia de entrega de diplomas de mérito da Escola Básica Integrada de Ponta Garça, relativos ao ano letivo de 2018/19, teve lugar a 17 de dezembro, naquele estabelecimento de ensino. A Câmara Municipal de Vila Franca do Campo atribuiu prémios, na forma de equipamentos eletrónicos, aos melhores alunos de cada ciclo, nomeadamente, Danilo Melo (1º ciclo), Tomás Amaral (2º ciclo) e Verónica Medeiros (3º ciclo). Para além disso, foram entregues diplomas de mérito académico a um total de 34 alunos. Na cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Dr. Ricardo Rodrigues, afirmou que a Autarquia se associa “com gosto à entrega de prémios de mérito escolar”. “Ter mérito é uma honra para quem é distinguido, mas também para os professores e auxiliares que ajudam neste percurso. Por sua vez, para o Concelho, é uma honra ter uma escola como a de Ponta Garça, em que todos os alunos, encarregados de educação, professores e auxiliares colaboram para que seja uma escola de sucesso, onde todos aprendem e têm a oportunidade de prosseguir os seus estudos”, considerou.
15
Autarquia Conselho Municipal de Juventude reuniu no Salão Nobre do edifício camarário
O Conselho Municipal de Juventude reuniu a 12 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, para eleger o representante do Município no Conselho Regional de Juventude, o representante do Município no Conselho Regional de Educação e ainda dois secretários para constituição da mesa de plenário do Conselho Municipal de Juventude. Da reunião saiu também o compromisso de ser realizado, já a partir do corrente ano, um conjunto de atividades que envolvem a participação de todas as associações de juventude do Concelho de Vila Franca do Campo. Marcaram presença na referida reunião representantes das seguintes associações/ agrupamentos: Agrupamento de Escuteiros 436 de Vila Franca do Campo; Agrupamento de Escuteiros 976 - Água d’Alto; Agrupamento de Escuteiros 767 - Ponta Garça; Agrupamento 1223 – Escuteiros Marítimos de Vila Franca do Campo; JSD de Vila Franca do Campo, Associação de Estudantes da EBS Dr. Armando Côrtes-Rodrigues; Associação Unojovens; Associação de Jovens Unidos da Ribeira Seca; ADV – Associação Desportiva da Vila e Associação de Jovens Kumbaya.
16
Autarquia Presidente do Município recebeu a Comissão de Política Geral da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Dr. Ricardo Rodrigues, recebeu, a 20 de fevereiro, nos Paços do Concelho, a Comissão de Política Geral da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores. A audição decorreu no âmbito das competências da referida comissão parlamentar de acompanhamento da situação das autarquias e da Proteção Civil dos Açores, presidida na altura pelo malogrado António Soares Marinho.
17
Autarquia Tomada de posse do novo Comandante dos Bombeiros de Vila Franca do Campo - José Roberto Bolarinho Ventura A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca do Campo (AHBVVFC) nomeou o seu 4º Comandante, numa cerimónia de tomada de posse, realizada no quartel da instituição, no dia 1 de março. O novo Comandante é José Roberto Bolarinho Ventura, sendo o novo Segundo Comandante João Luís Rodrigues Curvelo e o novo Adjunto-do-Comando Renato Arlindo Clemente Gagliardini Coelho. A cerimónia assinalou também o cessar formal das funções de Comandante de João Medeiros, que passou ao Quadro de Honra. Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Dr. Ricardo Rodrigues, frisou “o orgulho do Executivo camarário no facto de o Concelho dispor de uma corporação de bombeiros, sendo tranquilizador saber que o nosso corpo de bombeiros está perfeitamente estabilizado, organizado e em condições”. Ricardo Rodrigues deixou votos de sucesso ao novo Comandante, José Roberto Ventura, e palavras de reconhecimento a João Medeiros, pelo profissionalismo demonstrado e competente trabalho que desempenhou.
18
Autarquia Membros da Associação de Funcionários da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso visitaram Vila Franca do Campo Um grupo com cerca 90 elementos da Associação de Funcionários da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso (vila do distrito de Braga) visitaram Vila Franca do Campo no dia 6 março. Na ocasião, foram recebidos no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelo Presidente da Autarquia, Dr. Ricardo Rodrigues, acompanhado pelo VicePresidente, Carlos Pimentel, e pela Vereadora com o pelouro da Ação Social, Conceição Quental. Ricardo Rodrigues deu as boas-vindas aos visitantes, a quem falou sobre a história de Vila Franca do Campo e convidou-os a desfrutarem de toda a beleza que a ilha tem para oferecer.
19
Autarquia E.B.S. Armando Côrtes-Rodrigues distinguida com o selo “Escola Amiga da Criança” A Escola Básica e Secundária Armando Côrtes-Rodrigues acolheu, no dia 10 de março, a cerimónia de entrega do selo “Escola Amiga da Criança” aos 20 estabelecimentos de ensino açorianos distinguidos com aquele selo, no qual a própria escola Vila-franquense se incluiu. Para além disso, com o projeto “Filosofâncias – Comunidades de Investigação Filosófica”, a EBS Armando Côrtes -Rodrigues foi a vencedora na categoria de “Cidadania e ou Inclusão” da 3ª edição da iniciativa Escola Amiga da Criança. Na ocasião, o Presidente da Autarquia de Vila Franca do Campo, Dr. Ricardo Rodrigues, demonstrou-se satisfeito por uma escola do Concelho ter sido a escolhida para receber a cerimónia.
O Autarca considerou que a classificação dos projetos das escolas “é importante, mas não é determinante”, considerando que “a realização dos projetos e a participação de todos é muito mais valiosa que a distinção”. A iniciativa Escola Amiga da Criança - da Confederação Nacional das Associações de Pais, da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá - reconhece, partilha e estimula projetos educativos que criam, colocam em prática e partilham boas ideias para o desenvolvimento mais feliz da criança no espaço escolar.
20
Autarquia Abertura ao público dos Balcões Únicos de Atendimento de Vila Franca do Campo e de Ponta Garça Os Balcões Únicos de Atendimento de Vila Franca do Campo e de Ponta Garça abriram ao público no dia 11 de março, data em que começaram a funcionar, integralmente, ao serviço da população Vila-franquense. O Balcão Único de Atendimento de Vila Franca do Campo funciona no edifício dos Paços do Concelho, enquanto o Balcão Único de Atendimento de Ponta Garça fica localizado na Rua da Marcelina, (mais propriamente, na antiga sede da Filarmónica de Nossa Senhora da Piedade). O horário de funcionamento de ambos os espaços é das 8h30 às 15h30, ininterruptamente, de segunda a sexta-feira.
Com a sua criação inserida no programa de modernização administrativa, desenvolvido pelo Executivo Municipal e tratando-se do cumprimento de uma promessa do seu programa eleitoral, o objetivo do Balcão Único de Atendimento (BUA) passa pela racionalização, modernização e qualidade do atendimento da administração municipal, com vista à melhoria da interação desta com os cidadãos e visa, fundamentalmente, facilitar o acesso do cidadão aos serviços da Autarquia, reforçando a proximidade junto das populações e assente em critérios de qualidade, rapidez e comodidade. No BUA de Vila Franca do Campo são prestados todos os serviços da competência do Município, enquanto no de Ponta Garça é prestado um vasto conjunto de serviços referentes aos setores de: Águas, saneamento e Resíduos Sólidos Urbanos; Obras Particulares e Urbanismo; Expediente, Taxas e Licenças, bem como será possível efetuar o pagamento de consumos de água e de taxas por emissão de licenças.
21
Autarquia Lançada plataforma de serviços online para potenciar interatividade entre os cidadãos e a Autarquia Com o intuito de responder às novas necessidades dos munícipes, a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo disponibilizou, a partir de 19 de março, uma plataforma de serviços online, com vista a potenciar a interatividade entre os cidadãos (ou pessoas coletivas) e a Autarquia, possibilitando o acesso online a um variado leque de serviços prestados pela Edilidade, bem como uma maior celeridade nos processos administrativos e operativos. Os serviços online permitem o acesso à plataforma e às informações gerais disponibilizadas, requerimentos, bem como à consulta de informação sobre os seus processos, de forma cómoda e sem necessidade de se deslocar aos balcões de atendimento. Em concreto, o utilizador pode tratar de diversos assuntos em matérias relacionadas com o abastecimento de água, saneamento, resíduos, taxas e licenças, bem como urbanismo e área social. Depois das aberturas dos Balcões Únicos de Atendimento de Vila Franca do Campo e Ponta Garça, a Câmara Municipal deu, assim, mais um importante passo na modernização dos seus serviços, desmaterializando procedimentos com base numa visão de serviço público eficaz, célere e próximo dos cidadãos.
22
Autarquia Autarquia transferiu cerca de 90 mil euros às Freguesias do Concelho e apoiou cada filarmónica em 10 mil euros A Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, através da delegação de competências, atribuiu cerca de 90 mil euros às seis Freguesias que constituem o Concelho. A proposta foi aprovada, por unanimidade, na reunião da Assembleia Municipal de 4 de junho, e assentou em critérios de equidade, que tiveram em conta, nos casos do transporte escolar, o facto de o mesmo, face à pandemia da Covid-19, apenas se ter realizado no primeiro trimestre do ano; que incorporava uma base para as competências referentes à limpeza e manutenção de caminhos e de espaços públicos e outra referente à realização de projetos apresentados pelas freguesias. Entretanto, o Município, no âmbito da conjuntura que se verificava, condicionada pela pandemia da COVID-19, deliberou, também por unanimidade, apoiar as duas bandas filarmónicas do Concelho em atividade no valor de 10 mil euros cada. O apoio habitualmente atribuído às filarmónicas ronda os mil e quinhentos euros, mas, dadas as circunstâncias, entendeu-se atribuir este apoio extraordinário, reconhecendo as dificuldades por que estas instituições passaram durante todo o ano de 2020. Note-se que, as bandas filarmónicas foram das instituições mais afetadas diretamente pelas consequências da crise pandémica, tendo em conta que grande parte, se não mesmo a totalidade, das suas receitas deriva das participações artísticas, quer em procissões quer em arraiais e festas populares que se organizam, no Concelho e fora dele, eventos estes que foram praticamente todos cancelados.
Vila Franca do Campo considerada uma das melhores “pérolas escondidas” a visitar na Europa em tempos de pandemia Vila Franca do Campo integra a lista das 18 melhores “pérolas escondidas” a visitar na Europa, em tempos de pandemia, publicada pela prestigiada revista norte-americana Forbes, de acordo com os considerandos do portal European Best Destinations. O concelho Vila-franquense fica mesmo no top-10 desta lista, juntando-se à ilha das Flores e a Sistelo, no que respeita ao contributo de Portugal para a mesma. A propósito de Vila Franca do Campo, a Forbes destaca o Ilhéu e escreve: “De Frente para a maior ilha, São Miguel, a principal do arquipélago dos Açores, o Ilhéu de Vila Franca do Campo é um pequeno paraíso a cerca de um quilómetro da costa. Situado em frente a Vila Franca do Campo, o Ilhéu é a cratera de um antigo vulcão submerso e uma das principais atrações de São Miguel, sendo classificado como Reserva Natural. As paredes da sua cratera são revestidas por vegetação endémica, enquanto no interior existe uma baía natural quase perfeitamente ligada ao mar, por um canal estreito”.
23
Autarquia Município cedeu 139 equipamentos informáticos à E.B.S Armando Côrtes-Rodrigues e à E.B.I de Ponta Garça
O Município de Vila Franca do Campo cedeu um total de 139 equipamentos informáticos (computadores portáteis), dos quais 65 à Escola Básica e Secundária Armando Côrtes-Rodrigues e 74 à Escola Básica e Integrada de Ponta Garça, através da celebração de contratos de comodato. A Autarquia, atenta à situação particular dos seus munícipes, e numa atitude proativa, em estreita articulação com os conselhos executivos da EBS Armando Côrtes-Rodrigues e da EBI de Ponta Garça, através da identificação das crianças e jovens com maior necessidade, adquiriu os referidos equipamentos informáticos, com um custo de cerca de 50 mil euros. Estes computadores portáteis destinam-se a ser cedidos pelas referidas escolas aos alunos regularmente matriculados nas mesmas, que deles necessitem para garantir o respetivo acesso às aulas ministradas através da "Telescola" e/ou ensino à distância, pelo prazo correspondente a um ano letivo. Na eventualidade de não ser necessário utilizar os equipamentos no âmbito do ensino à distância, as escolas terão a responsabilidade na sua utilização, nomeadamente para salas de TIC, empréstimos a alunos, etc. Com esta medida, a Autarquia visa promover o sucesso educativo da sua população, e apresenta-se como agente ativo na importante estratégia de combate ao abandono escolar. Tal medida permite, ainda, planear o próximo ano letivo, que se avizinha, antevendo possíveis necessidades do sistema educativo local.
24
Autarquia Assinadas as escrituras de cedência de 9 lotes infraestruturados no Loteamento da Lombinha em Água d’Alto A cerimónia de outorga de escrituras de cedência de lotes infraestruturados no Loteamento da Lombinha, na freguesia de Água d’Alto, a 9 agregados familiares Vilafranquenses, teve lugar a 4 de agosto, presidida pela Secretária Regional da Solidariedade Social, Dr.ª Andreia Cardoso. Após o momento das assinaturas, Andreia Cardoso considerou o momento como “muito importante, porque é o concretizar de uma campanha de atribuição de lotes a preços acessíveis, com vista a que as famílias, sobretudo mais jovens, possam ter, por esta via, acesso a uma habitação própria permanente. O concurso público para a cedência dos lotes infraestruturados e de projeto tipo de habitação para construção de moradias unifamiliares, que inclui o projeto de arquitetura e os projetos de especialidades, com exceção da ficha eletrotécnica e do projeto de ITED, destinados à construção de moradias de tipologia T3, no Loteamento da Lombinha, na freguesia de Água d’Alto, fora lançado em dezembro. Os lotes foram cedidos a preços simbólicos, que dependeram dos rendimentos e da composição do agregado familiar dos candidatos.
Com a cedência do lote é igualmente cedido o projeto licenciado na respetiva Câmara Municipal. Em complemento desta cedência, os candidatos poderão, antes de iniciar a construção, entregar na Direção Regional da Habitação uma candidatura aos apoios à construção de habitação, ficando habilitados a comparticipações financeiras que podem atingir cerca de 20 por cento do valor de construção da habitação.
25
Obras Inauguração do Centro Intergeracional (Creche e CATL) na freguesia de Ponta Garça A inauguração do Centro Intergeracional de Vila Franca do Campo, localizado na Rua da Saudade, na freguesia de Ponta Garça, teve lugar no dia 6 de fevereiro. Nesta primeira fase, o Centro Intergeracional – um investimento de cerca de dois milhões de euros do Governo Regional, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo – está preparado para integrar uma creche com capacidade para 42 crianças e um centro de atividades de tempos livres capaz de corresponder às necessidades de 50 utentes.
Na cerimónia de inauguração, o Presidente do Governo Regional assegurou que a segunda fase vai contemplar um centro de dia, mas também um lar de idosos. “Este investimento prevê a construção de um centro de dia, mas gostaria de anunciar que dei orientações à Secretária Regional da Solidariedade Social no sentido de se refazer este projeto para contemplar a criação, na Ponta Garça, de um lar de idosos, com capacidade para 25 utentes”, disse Vasco Cordeiro.
26
Obras
O Presidente do Executivo Regional disse esperar que, já no próximo ano, possa arrancar a obra de construção do centro de dia e do lar de idosos deste centro intergeracional. Por sua vez, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo, Lucindo Couto, considerou a infraestrutura uma mais valia para a freguesia de Ponta Garça e para o Concelho de Vila Franca do Campo, reconhecendo que “tal obra não seria possível sem o apoio, envolvimento e dedicação do Governo Regional dos Açores”. O Provedor afirmou ainda que “é de inteira justiça destacar o contributo dado pelos provedores que o antecederam, o Dr. António Cordeiro e o Dr. Ricardo Rodrigues (atual Presidente da Autarquia de Vila Franca do Campo), uma vez que o Centro Intergeracional que agora se disponibiliza à população teve o seu início e desenvolvimento no decurso dos seus mandatos”. “O mérito é, como se vê, de muitos e não exclusivamente nosso”, frisou.
27
Obras Inauguração do Parque Recreativo e de Lazer da Mãe de Deus
A inauguração do Parque Recreativo e de Lazer da Mãe de Deus teve lugar no dia 22 de fevereiro, numa cerimónia presidida pelo Secretário Regional da Educação e Cultura, Dr. Avelino Menezes, em representação do Presidente do Governo Regional dos Açores. Na cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Dr. Ricardo Rodrigues, recordou que "volvidas quase duas décadas, é agora possível inaugurar esta infraestrutura, de grande importância para o futuro do Concelho". O Autarca explicou que após a organização e estabilização financeira da Edilidade, foi possível avançar para a obra e, inclusive, ao longo do processo, alterar o que estava inicialmente projetado, aumentando o custo da infraestrutura de 300 para cerca de 700 mil euros, por via de uma segunda empreitada, para construir a zona dos balneários. Ricardo Rodrigues referiu, ainda, que fica na população Vila-franquense o sentimento de recuperação de um património com a possibilidade de, novamente, se poder praticar e assistir a partidas de futebol, no espaço agora reabilitado.
28
Obras
29
Obras Inauguração das obras de remodelação da sede da Junta de Freguesia de São Pedro A inauguração das obras de remodelação da sede da Junta de Freguesia de São Pedro teve lugar no dia 29 de junho, dia do santo patrono da freguesia. Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Dr. Ricardo Rodrigues, referiu que o dinamismo que se verifica nas Juntas de Freguesia do Concelho “é importante, na medida em que transfere para os seus cidadãos uma maior habilitação para se dirigirem à sua Junta”, e porque, sendo o primeiro elo de ligação entre as pessoas e o Poder Local, quanto melhor equipadas e melhor funcionarem, maior será o benefício para as populações. Ricardo Rodrigues observou que o apoio que a Autarquia conferiu insere-se numa política vasta que tem a ver com a melhoria das condições de todas as Juntas de Freguesia do Concelho. “Estas obras de qualificação dos espaços públicos são uma mais valia para quem as põe em prática e, neste caso, a Junta de São Pedro está de parabéns”, vincou. Por sua vez, o Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro, Dr. Flávio Pacheco, explicou que a remodelação só foi possível através de acordos de execução e delegação de competências com a Câmara Municipal, realizados em 2019 e 2020. Com um apoio no valor de 20 mil euros, bem como apoio logístico, foi possível: adaptar a casa de banho para pessoas com mobilidade reduzida; modernizar o atendimento à população; relocalizar o expositor de editais e notificações; reorganizar a sala multiusos, dividindo -a em espaço de formações, biblioteca e zona nobre de reuniões; realizar um painel de tributos aos homens e mulheres que presidiram a Junta de Freguesia; melhorar e modernizar a rede elétrica e, tratar de infiltrações, entre outros.
30
Obras Empreendimento “Foros de Solmar” vai ser concluído para promover acesso à habitação a rendas acessíveis
O Governo Regional dos Açores adquiriu, com o objetivo de realizar empreitada de conclusão, o espaço habitacional designado por “Foros de Solmar”, situado em Vila Franca do Campo. Acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Dr. Ricardo Rodrigues, a Secretária Regional da Solidariedade Social, Dr.ª Andreia Cardoso, visitou o empreendimento, em julho, onde deu conta que o mesmo foi adquirido pelo Governo dos Açores por 975 mil euros para ser alvo de empreitada de conclusão, cujo orçamento se estima em cerca de 1,4 milhões de euros.
O edifício dispõe de espaço para 23 apartamentos, com as tipologias T1, T2 e T3, que serão utilizados para promover o acesso à habitação a rendas acessíveis para famílias da ilha de São Miguel. A visita ao empreendimento contou, também, com as presenças do Diretor Regional da Habitação, Eng.º Orlando Goulart, e da Vereadora do Município com o pelouro da Ação Social, Sr.ª Conceição Quental.
31
Obras Autarquia iniciou intervenção na Rua Professor Eduíno Terra Vargas A Autarquia iniciou, em junho, trabalhos de pavimentação na Rua Professor Eduíno Terra Vargas, em Ponta Garça, bem como a construção de passadeiras em elevação, ao longo daquele trajeto. Foram também iniciados trabalhos a montante da Rua Prof. Eduíno Terra Vargas, para solucionar os problemas causados pelo trajeto e acumulação de águas pluviais, quando se verifica muita precipitação.
32
Obras
Obras de substituição do pavimento entre a Rua Senhora da Vida e a Rua do Açor na freguesia de Ponta Garça A empreitada de repavimentação da Estrada Regional n.º 3 – 2.ª, na freguesia de Ponta Garça, teve início a 20 de julho, no troço compreendido entre a Senhora da Vida e a Rua do Açor, numa extensão de 1,8 km. O Município congratulou-se com a obra, que se tratou de uma intervenção importante para a segurança e bem-estar das populações que por ali passam e foi bem o sinal de que o Governo Regional está atento às necessidades do Concelho, executando as obras que fazem parte do seu compromisso.
33
Obras Empreitada do Roteiro das Olarias em fase de conclusão O Roteiro das Olarias, empreitada iniciada no final de 2019, com um custo de aproximadamente 207 mil euros, encontra-se já em fase de conclusão. O espaço do Forno de Louça Manuel Jacinto Carvalho será destinado à visualização de um vídeo que demonstra as técnicas anciãs da Olaria, a sua história, assim como a vida dos Oleiros durante os dias de cozedura das suas peças. Já a Olaria João da Rita, terá um espaço dedicado à Olaria Tradicional, onde está presente uma roda de oleiro antiga e o barreiro abaixo da cota da soleira. No espaço de trabalho haverá uma mesa de apoio ao oleiro e uma roda de olaria elétrica. Haverá, ainda, um espaço de loja onde os visitantes poderão ver e comprar peças de Olaria Tradicional. A Olaria José Batata também terá um espaço dedicado à Olaria Tradicional, com roda de oleiro antiga e barreiro abaixo da cota da soleira e, no espaço interativo, terá um expositor demonstrativo dos vários tipos de barro e quatro monitores interativos, com aplicações e jogos para utilizadores de várias faixas etárias. Finalmente, a Olaria António Batata/Museu, terá um espaço dedicado à Olaria Tradicional, onde estão presentes três rodas de oleiro antigas, assim como o barreiro abaixo da cota da soleira e foi pensada como um espaço dedicado à exposição das peças de olaria mais antigas da freguesia, com mobiliário pensado para proteger e expor estas peças.
34
Obras Obras de Recuperação e Valorização do antigo Mercado do Peixe em fase de desenvolvimento A empreitada de Recuperação e Valorização do Antigo Mercado do Peixe, situado na freguesia de São Miguel, que constitui um investimento de 389 mil euros (sem o IVA), encontra-se em fase de desenvolvimento avançado. A intervenção prevê a recuperação e adaptação das antigas instalações do Mercado do Peixe para uma nova utilização – Restauração – promovendo-se um duplo objetivo, nomeadamente a recuperação daquele património edificado com a criação de um equipamento que dê vida àquelas instalações e, por consequência, promova e acrescente urbanidade à zona envolvente, marginal marítima de Vila Franca do Campo.
35
Ação Social Vila Franca do Campo assinalou o “Outubro Rosa” – Mês Internacional de Prevenção do Cancro da Mama A Câmara Municipal de Vila Franca do Campo associou-se às atividades do "Outubro Rosa - Mês Internacional de Prevenção do Cancro da Mama", colocando um foco de luz rosa na fachada do edifício municipal durante aquele mês, para promover a consciencialização sobre a doença. O Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro promoveu várias atividades no âmbito do mês “Outubro Rosa”, através do grupo de voluntariado Movimento Vencer e Viver (MVV) e com diversas entidades regionais, nas quais se insere o Município de Vila Franca do Campo.
Município acolheu seminário sobre o Exercício de Cidadania O pólo de Ponta Garça da Escola Profissional de Vila Franca do Campo acolheu, a 8 de novembro, um seminário temático relativo ao Exercício de Cidadania, uma atividade promovida pela Associação Centro de Estudos de Economia Solidária do Atlântico, em parceria com a Autarquia de Vila Franca do Campo, e inserida no projeto “Oficinas de Cidadania para a Inclusão Social”. Na ocasião, a Vereadora com o pelouro da Educação, Dr.ª Nélia Alves-Guimarães, afirmou que o local escolhido para o seminário foi uma escola porque a cidadania tem muito a ver com a educação. “A cidadania reflete-se em várias áreas da educação, na educação para os direitos humanos, para o ambiente, para a forma como nos relacionamos uns com os outros no dia-adia, no respeito mútuo e no acesso aos espaços. A escola é um microcosmos do que acontece na sociedade em grande plano”, considerou. O seminário contou com intervenções intituladas “Ser Cidadã/ão em Democracia”, da Deputada na Assembleia Regional dos Açores, Dr.ª Sónia Nicolau, e “Como exerço a minha Cidadania?”, do Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro, mestre Flávio Pacheco.
36
Ação Social Município acolheu ação de sensibilização sobre os direitos da criança que incidiu sobre o uso e cuidados no acesso à internet A Escola Básica e Secundária Armando Côrtes-Rodrigues recebeu, no dia 11 de dezembro, a última sessão de sensibilização para a Convenção dos Direitos da Criança, promovida pelo Comissariado dos Açores para a Infância e integrada na Estratégia Regional de Combate à pobreza e Exclusão Social. Na ocasião, o Presidente da Autarquia de Vila Franca do Campo, Dr. Ricardo Rodrigues, afirmou que é importante estar-se protegido em relação a problemas e conteúdos perigosos no acesso à internet.
“As crianças têm direitos, que têm a ver com aquilo que podem escolher, com a possibilidade de, estando melhor informados, poderem decidir melhor”, considerou, vincando que “a sociedade tem de estar desperta para os perigos na internet, há que saber a que conteúdos é seguro aceder e quanto mais informados estivermos melhor poderemos escolher o caminho certo”. Entretanto, a Secretária Regional da Solidariedade Social, Drª Andreia Cardoso, sublinhou a importância das ações de sensibilização sobre os direitos da criança como uma “oportunidade de reflexão e debate”, frisando que “na família está o cerne da garantia dos direitos e da proteção das crianças”. Por sua vez, o Embaixador Europeu da Juventude para a Segurança na Internet, João Pedro Martins, desenvolveu vários exercícios com os alunos referentes ao uso adequado da internet e os cuidados a ter, tanto pelos pais como pelas crianças, no acesso a essa ferramenta. A iniciativa foi desenvolvida em todos os concelhos dos Açores e o modelo adotado dividiu-se em dois momentos, um destinado às crianças e outro dirigido aos pais, tendo como objetivo apresentar um conjunto de instituições existentes em cada Concelho, promotoras do desenvolvimento das crianças e da sua proteção.
37
Ação Social Presidente recebeu turma da Escola Profissional de Vila Franca do Campo no âmbito das Oficinas de Cidadania para a Inclusão Social O Presidente da Câmara Municipal, Dr. Ricardo Rodrigues, recebeu, no dia 11 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma turma do curso de Técnico Comercial da Escola Profissional de Vila Franca do Campo. A visita dos alunos, acompanhados pela professora Auxiliadora Santos, realizou-se no âmbito das Oficinas de Cidadania para a Inclusão Social, projeto operacionalizado pela ACEESA (Associação Centro de Estudos de Economia Solidária do Atlântico), que se fez representar pela Dr.ª Catarina Borges. Na ocasião, o Presidente do Município, que se fez acompanhar pela Vereadora com o pelouro da Ação Social, Sr.ª Conceição Quental, falou aos alunos sobre a organização dos órgãos do Estado e sobre o funcionamento das Autarquias, Assembleias Municipais, Juntas de Freguesia e Assembleias de Freguesia. Ricardo Rodrigues explicou que o principal objetivo do Executivo por si liderado passa por contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes. Com vista a uma cidadania ativa, o Edil Vila-franquense frisou a importância dos cidadãos votarem, olhando para as pessoas que se candidatam e para as capacidades que lhes reconhecem, mas também analisando os programas eleitorais dos candidatos.
38
Ação Social Autarquia cedeu equipamentos informáticos adaptados a alunas de baixa visão
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Dr. Ricardo Rodrigues, procedeu, no dia 27 de maio, à entrega de 2 equipamentos informáticos (tablets), devidamente adaptados, a duas alunas de baixa visão, permitindo-lhes ter acesso à informação escolar necessária para poderem continuar o seu percurso escolar. No momento da cedência dos equipamentos, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, estiveram também presentes a Vereadora com o pelouro da Educação, Dr.ª Nélia Alves-Guimarães, a Presidente da E.B.S. Armando Côrtes-Rodrigues, Dr.ª Graça Melo, a coordenadora do Núcleo de Educação Especial da mesma escola, Dr.ª Sandra Reis e as encarregadas de educação das alunas.
39
Ação Social Centro Cultural de Vila Franca do Campo acolheu concerto solidário A Associação Lúdica de Atividades Recreativas Musicais (ALARM), com o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, promoveu uma noite cultural com música a cargo de Canhoto & Jimmy, João Moniz e AsPeGiiC, no dia 18 de julho, no Centro Cultural de Vila Franca do Campo. O número de espectadores foi reduzido, de acordo com as indicações das entidades governamentais à data, no âmbito do combate à pandemia de Covid-19. Os fundos obtidos com a venda de ingressos foram doados ao Fundo de Géneros Alimentares para os profissionais da área da música da ilha de São Miguel.
40
Ação Social Fundo de Emergência Social deu resposta a pedidos de apoio de 129 agregados familiares entre 2019 e 2020 O Município de Vila Franca do Campo tem vindo a dar continuidade a uma política social que prioriza a intervenção junto dos agregados familiares que vivem em situação de carência económica, visando atenuar as suas dificuldades económicas e sociais. Para tal, através do Fundo de Emergência Social – FES, a Autarquia tem procurado dar uma resposta célere e eficaz às necessidades básicas, contribuindo para a melhoria das condições de vida dos munícipes com menores recursos económicos. Os apoios concedidos, durante o ano 2019 e 2020 (até ao final do mês de setembro), foram direcionados para o pagamento de tratamentos dentários, medicação, óculos, consultas de especialidade, rendas/habitação, contas de água, luz e gás, entre outros, num valor total de 42 mil e 378 euros (26.575,27€ em 2019 e 15.802,74€ até setembro de 2020). No período em causa, a Câmara Municipal apoiou 129 agregados familiares (69 em 2019 e 60 até setembro de 2020) com dificuldades económicas, de todas as freguesias do Concelho.
16 habitações degradadas foram alvo de melhorias entre 2019 e 2020 A Autarquia tem como uma das suas prioridades garantir uma habitação condigna aos munícipes que, por razões de parcos recursos económicos, não conseguem, por si só, realizar as obras de melhoria das condições de habitabilidade do imóvel que habitam. Neste sentido, através do Apoio Municipal à Recuperação da Habitação Degradada, a Autarquia contribuiu para a reabilitação de 16 habitações do concelho nos anos 2019 e 2020. Especificamente, no ano 2019, contribuiu para a recuperação e melhoramentos de 7 habitações no valor total de 12.284,54 euros. No ano 2020, até à presente data, foram 9 as habitações intervencionadas, num valor total atribuído de 26.766,82 euros. As intervenções focaram-se na colocação de janelas e portas, pinturas, melhoramentos/adaptação de instalações sanitárias e cozinhas e na substituição de coberturas. A Autarquia prevê, ainda no decorrer deste ano, abrir mais uma fase de candidaturas ao AMRHD.
Autarquia atribuiu bolsas de estudo por mérito a estudante de mestrado e por carência económica a estudantes de licenciatura A Câmara Municipal, no cumprimento das suas atribuições no domínio da Educação e da Ação Social e, no intuito de reforçar as políticas sociais no Concelho pretende apoiar, com bolsas de estudo, os alunos oriundos de famílias com menores recursos económicos de modo a proporcionar a todos a igualdade de oportunidades na prossecução de estudos. Pretende, ainda, independentemente das condições económicas e financeiras do agregado familiar do aluno, premiar, com bolsas de estudo por mérito, a dedicação e o sucesso escolar. Assim, seguindo o Regulamento do Programa Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo, a Autarquia atribuiu, para o ano escolar 2019/2020, uma bolsa de estudo por mérito, para estudante de mestrado integrado e quatro bolsas por carência económica, para estudantes de licenciatura.
41
Ambiente Vila Franca do Campo associou-se à campanha “Semana Europeia da Mobilidade” Vila Franca do Campo associou-se à Semana Europeia da Mobilidade, uma campanha, cuja 18ª edição decorreu entre 16 e 22 de setembro e que procura, desde 2002, melhorar a saúde pública e a qualidade de vida através da promoção da mobilidade limpa e do transporte urbano sustentável. Deste modo, a Vereadora da Autarquia de Vila Franca do Campo com o pelouro do Ambiente, Dr.ª Nélia Alves-Guimarães, explicou a um grupo de alunos da Escola Básica e Secundária Dr. Armando Côrtes-Rodrigues, que, naquela semana, um pouco por toda a Europa desenvolveram-se campanhas e atividades de sensibilização a favor de um ambiente mais puro e sem gases tóxicos, como os que são emitidos pelos carros.
Município acolheu ação de sensibilização da Campanha SOS Cagarro a que se seguiu a formação de brigadas de salvamento O Concelho de Vila Franca do Campo recebeu, no dia 25 de outubro, uma sessão explicativa da Campanha SOS Cagarro, que teve lugar na Marina de Vila Franca do Campo, a que se seguiu a formação de brigadas noturnas de salvamento das aves que se encontravam desorientadas nas zonas próximas da costa. A atividade contou com a presença da Vereadora da Autarquia, Dr.ª Nélia AlvesGuimarães, verificando-se uma grande adesão de agrupamentos de escuteiros do Concelho, grupos de alunos das escolas de Vila Franca do Campo e ainda alguma população interessada, que - após ouvirem as explicações dos representantes do Parque Natural de Ilha de São Miguel e da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) – formaram brigadas noturnas. No final, procedeu-se à anilhagem e pesagem das aves, bem como à medição das patas, asas e bico, para efeitos de marcação e estudo do comportamento e desenvolvimento da espécie na nossa Região, ao longo dos anos. Os cagarros foram guardados durante a noite e libertados na manhã seguinte.
42
Ambiente Vereadora com o pelouro do Ambiente participou na 5ª Reunião Regional das Águas Balneares Costeiras A Vereadora da Autarquia de Vila Franca do Campo com o pelouro do Ambiente, Dr.ª Nélia AlvesGuimarães participou na 5ª Reunião Regional das Águas Balneares Costeiras, que teve lugar a 29 de outubro, na ilha Terceira. Na ocasião, Nélia Alves-Guimarães deu conta de diversas atividades desenvolvidas ao longo da época balnear, nomeadamente, ações de limpeza da orla costeira, as bibliotecas de verão, ações de sensibilização e educação ambiental nas escolas do Concelho. A reunião, promovida pela Direção Regional dos Assuntos do Mar, teve como objetivos efetuar um balanço da época balnear 2019 e preparar a época balnear do próximo ano; promover os serviços de vigilância, socorro e salvamento de banhistas; promover a sustentabilidade da gestão das zonas balneares e a melhoria da qualidade das respetivas água balneares; e promover o diálogo, a cooperação, a partilha de conhecimento e de experiências entre as diferentes entidades e as ilhas.
Vila Franca do Campo presente no 3º Seminário Anual da Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas A Autarquia de Vila Franca do Campo fez-se representar pela Vereadora com o pelouro do Ambiente, Dr.ª Nélia Alves-Guimarães, no seminário anual da Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas (Adapt.Local) que decorreu a 15 de novembro, em Seia, no distrito da Guarda. Este foi o 3º seminário anual do género, depois de Loulé e Figueira da Foz terem recebido o evento em 2017 e 2018, respetivamente. Dos trabalhos do seminário constaram apresentações de Efrén Feliu Torres, da Tecnalia, e Marta Olazabal, do bc3 (Basque Centre for Climate Change) ambos de Espanha, que abordaram as temáticas “Soluções naturais na adaptação climática” e “Fatores de sucesso da adaptação climática”. Depois, Filipa Aves, da ZERO, Associação Sistema Terrestre Sustentável; Pedro Macedo, da ECOLISE – “Municipalities in Transition: From climate emergency to navigating transformation” e Joana Viveiro, do Movimento de Cidadãos por uma Estrela Viva, falaram sobre “O papel da Sociedade Civil na Adaptação Local às Alterações Climáticas”. Para além disso, houve lugar a workshops de Capacitação Técnica a cerca dos temas; “Cheias e inundações”; “Ecossistemas ribeirinhos”; Cidades Resilientes e ondas de calor”; “Serviços climáticos para o planeamento territorial” e ainda “Espaços verdes de amenização climática”. A finalizar, foi feita uma abordagem aos Novos Desafios do Desenvolvimento Local e a Adaptação às Alterações Climáticas.
43
Ambiente Município desenvolveu várias ações no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2019 A Câmara Municipal de Vila Franca do Campo aderiu à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, promovendo, de 18 a 22 de novembro, várias ações no Concelho com a colaboração de escolas e instituições, que visaram sensibilizar toda a população para a redução de resíduos e mudança de hábitos que põem em causa o desperdício e a degradação do meio ambiente. As atividades desenvolvidas consistiram na recolha de beatas na Rua Simões de Almeida e no Largo Bento de Góis; na entrega de panfletos de sensibilização sobre boas práticas agrícolas e gestão de resíduos na agropecuária; na distribuição de sacos reutilizáveis no Mercado Municipal e na Rua Teófilo Braga; na entrega de panfletos de sensibilização nos estabelecimentos de restauração do Concelho, relativos às boas práticas de sustentabilidade no aproveitamento e gestão de resíduos nestes estabelecimentos; e, ainda, na entrega de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos e resíduos têxteis no ponto eletrão e no contentor de recolha de têxteis existentes no Solmar de Vila Franca do Campo.
44
Ambiente Sessão de sensibilização sobre reciclagem e hastear da Bandeira Eco-Escolas na E.B.I. de Ponta Garça
O auditório da Escola Básica e Integrada de Ponta Garça foi palco, a 27 de novembro, de uma sessão de sensibilização sobre reciclagem direcionada a várias turmas do 1º ao 4º ano de escolaridade, daquele estabelecimento de ensino. A iniciativa partiu da Junta de Freguesia de Ponta Garça (que integra o programa “ECO Freguesia, Freguesia Limpa”, promovido pela Direção Regional do Ambiente), com a colaboração da Autarquia de Vila Franca do Campo. Após a sessão, teve lugar o hastear da bandeira verde do programa Eco-Escolas referente ao ano letivo transato, galardão que reconhece o trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da E.B.I de Ponta Garça e da comunidade onde esta se insere.
45
Ambiente Inaugurado o primeiro ponto de carregamento para veículos elétricos no Concelho A inauguração do primeiro ponto de carregamento para veículos elétricos do Município de Vila Franca do Campo, instalado no âmbito dos contratos ARAAL celebrados entre o Governo dos Açores e as Câmaras Municipais, teve lugar a 20 de dezembro. O ponto de carregamento situa-se na Rua Teófilo Braga, nas imediações do Largo Bento de Góis, permitindo o carregamento, em simultâneo, de dois veículos e constitui mais um passo dado na implementação da mobilidade elétrica, concretizando a política energética regional de fomento da eletrificação dos transportes terrestres no arquipélago.
Certificação dos Açores como Destino Turístico Sustentável O concelho de Vila Franca do Campo, enquanto subscritor da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, congratulou-se com a certificação dos Açores como Destino Turístico Sustentável. A Região tornou-se o primeiro arquipélago do mundo e a única região do país com a certificação de Destino Turístico Sustentável - certificação pela EarthCheck, ao abrigo dos rigorosos critérios da GSTC – Global Sustainable Tourism Council. O processo teve início em 2017 - ano proclamado pelas Nações Unidas como o Ano Internacional do Turismo Sustentável – tendo em conta a crença de que a Região tem as condições únicas para se afirmar como referência mundial em termos de sustentabilidade turística; pela certeza de não ser, nem querer ser, um destino de massas e que os nossos visitantes nos procuram pela relevância que já temos no que toca ao turismo sustentável e práticas amigas do ambiente. Deste processo, faz parte a Cartilha de Sustentabilidade do Açores, subscrita por cerca de 100 entidades, entre elas a Autarquia de Vila Franca do Campo.
46
Ambiente Bandeira Azul hasteada em três praias de Vila Franca do Campo As cerimónias de hastear da Bandeira Azul nas praias de Água d’Alto, Prainha e Vinha d’Areia tiveram lugar, a 26 de junho, contando com as presenças do Presidente da Autarquia de Vila Franca do Campo, Dr. Ricardo Rodrigues (acompanhado pelo seu Executivo); do Adjunto do Capitão do Porto de Ponta Delgada, Capitão-Tenente Rito Martins; do Comandante dos Bombeiros de Vila Franca do Campo, José Roberto Ventura, e do Presidente da ANSA, Roberto Sá. A Bandeira Azul é uma distinção atribuída pela Fundação para a Educação Ambiental a praias e marinas que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bemestar, infraestruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental. Na corrente época balnear, as praias de Água d’Alto, Prainha e Vinha d’Areia também recebem o título de “Praia Acessível – Praia para todos”, pois cumprem todos os requisitos de acessibilidade e de disponibilidade de serviços para pessoas com mobilidade reduzida. Para além disso, a Praia de Água d’Alto, a Prainha e a praia do Corpo Santo ostentam a Bandeira “Água Qualidade de Ouro”, galardão da responsabilidade da Quercus, devido à sua excelente qualidade nos últimos quatro anos.
47
Cultura Museu Municipal acolheu atividade “A Viola no Museu” A atividade “A Viola no Museu”, organizada pela Viola da Terra Associação de Juventude, em parceria com a Autarquia de Vila Franca do Campo, realizou-se a 2 de outubro de 2019, no Museu Municipal de Vila Franca do Campo. Para o efeito, os alunos de uma turma do 7º ano e outra do 12º ano da EBS Dr. Armando Côrtes-Rodrigues participaram na atividade, visitando as exposições permanentes “Cordas Açorianas”, onde se encontram exibidos cordofones, e “A Arte dos Violeiros”, constituída pelos instrumentos necessários no processo de construção de uma viola da terra. A finalizar, houve lugar a um momento musical a cargo do professor Rafael Carvalho, do tocador Carlos Estrela e de Guilherme Rodrigues, aluno do Conservatório Regional de Ponta Delgada e alguns participantes na atividade puderam dedilhar uns acordes na viola da terra.
Vila Franca do Campo representada no Congresso Ibérico de Heráldica em Espanha O município de Vila Franca do Campo esteve representado no XI Seminário Ibérico de Heráldica e Ciências da História, um encontro anual onde se promove a discussão dos mais recentes estudos nas áreas das ciências históricas, como a Heráldica e a Genealogia e que decorreu na cidade de Jódar, em Espanha. Promovida pela Academia Internacional de Heráldica, com o apoio da Sociedade de Geografia de Lisboa, a edição deste ano contou com cerca de vinte conferencistas europeus. Dos três portugueses convidados a intervir como oradores, dois versaram temáticas relacionadas com a heráldica municipal açoriana, nomeadamente de Vila Franca do Campo, a cargo de Diogo Teixeira Dias, e Angra do Heroísmo, com José Colaço.
48
Cultura Inauguração da exposição "Formas e Figurados" no Museu Municipal A exposição permanente intitulada "Formas e Figurados" foi inaugurada a 23 de novembro, no Museu Municipal de Vila Franca do Campo. A inauguração contou com a presença do Secretário Regional da Educação e Cultura, Doutor Avelino de Freitas de Meneses, bem como do Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Dr. Ricardo Rodrigues, acompanhado pelas Vereadoras do Município, Dr.ª Nélia Alves-Guimarães e Conceição Quental.
49
Cultura Igreja Matriz acolheu concerto “Homenagem a G.F. Haendel” A Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, em Vila Franca do Campo, acolheu, a 24 de novembro, o concerto “Homenagem a G.F. Haendel”, com o Coro Johann Sebastian Bach, o Conjunt D’antiga De L’esmuc, e a soprano Sandra Medeiros, sob direção de Cristiana Spadaro e Emilio Moreno. O concerto inseriu-se no X Festival de Música Antiga, organizado pela Associação Musical Johann Sebastian Bach, com o apoio do Governo Regional dos Açores e da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, entre outras entidades.
Museu Municipal promoveu workshop infantil “Presépios de Barro” na Olaria do mestre João da Rita A Olaria do mestre João da Rita recebeu, a 23 de novembro, um grupo de crianças que participou no workshop infantil "Presépios de Barro", organizado pelo Museu Municipal e que contou com a orientação dos ceramistas Milena e Fernando Miguel.
50
Cultura Loja do Pai Natal 2019
A tradicional “Loja do Pai Natal”, mostra de artigos e doçaria alusivos à quadra natalícia, abriu ao público entre 29 de novembro e 1 de dezembro, no pavilhão multiusos Açor Are-na, com a participação de mais de 40 artesãos e/ou produtores. A inauguração da “Loja”, contou com uma atuação do Grupo de Violas e Cavaquinhos de Água d'Alto. Para além disso, houve lugar à mostra e prova de produtos locais preparados por alunos do curso de Restaurante/Bar da Escola Profissional de Vila Franca do Campo. Nos dias seguintes, a Loja contou com animação musical a cargo de Mariana Rainha, e dos alunos da Escola Multimédia, bem como com atuações do Grupo de Folclore de Ponta Garça, da ADV, do Grupo de Dança e do Grupo de Tambores da Associação Unojovens.
51
Cultura Inauguração da iluminação, Árvore de Natal e Presépio Municipal A inauguração da iluminação, do Presépio e da Árvore de Natal do Município de Vila Franca do Campo teve lugar no dia 5 de dezembro. A ocasião contou com um apontamento musical, a cargo da jovem vila-franquense Marina Rainha.
52
Cultura Museu Municipal de Vila Franca do Campo promoveu palestra sobre o Presépio Tradicional nos Açores O Museu Municipal de Vila Franca do Campo, em parceria com o Museu Carlos Machado, promoveu, no dia 12 de dezembro, uma palestra ministrada pela historiadora Sílvia Fonseca e Sousa, Mestre em Museologia e Património, sobre o presépio tradicional nos Açores.
“Natal Ecológico” em exposição no Largo Bento de Góis A exposição dos trabalhos do projeto Natal Ecológico foi inaugurada no dia 13 de dezembro, no Largo Bento de Góis, altura em que foram entregues os diplomas às entidades participantes. Este ano, participaram um total de 10 instituições do concelho, entre escolas, CDIJ’s, CATL’s, agrupamentos de escuteiros e associações de juventude, que reutilizaram materiais, na sua maioria plásticos, para construir artigos alusivos à quadra natalícia, com os quais enfeitaram as árvores do Largo Bento de Góis. A exposição realizou-se pelo oitavo ano, com a sua implementação no Largo Bento de Góis pelo segundo ano consecutivo, conferindo às árvores um aspeto natalício e frisando a importância da reciclagem e dos cuidados a ter com o meio ambiente.
53
Cultura Centro Cultural acolheu exposição dos trabalhos do Atelier de Natal A inauguração da exposição dos trabalhos realizados no âmbito do Atelier de Natal teve lugar a 18 de dezembro, ficando patente na Galeria Dr. Augusto Simas, no Centro Cultural de Vila Franca do Campo.
Concerto de Natal do Coral de São José na Igreja da Misericórdia O concerto de Natal do Coral de São José, teve lugar a 21 de dezembro, na Igreja da Misericórdia, inserido na programação de eventos alusivos à quadra natalícia, organizados pela Autarquia de Vila Franca do Campo.
54
Cultura Cortejo dos Reis Magos O tradicional Cortejo dos Reis Magos de Vila Franca do Campo realizou-se no dia 4 de janeiro. Cerca de 80 figurantes desfilaram pelas ruas principais de Vila Franca do Campo, a pé e a cavalo, num percurso que se estendeu da freguesia da Ribeira Seca até ao centro histórico da Vila, onde, na Praça do Município, se desenrolou a peça de teatro popular que recria, em dois momentos, a visita dos Reis Magos ao Rei Herodes e ao Menino Jesus. A iniciativa foi organizada pela Associação de Jovens Unidos da Ribeira Seca (à semelhança dos últimos 20 anos), contando com o apoio do Município de Vila Franca do Campo, da Junta de Freguesia da Ribeira Seca, da Junta de Freguesia de São Miguel, e, ainda, do Agrupamento de Escuteiros 767, de Ponta Garça, e do Agrupamento de Escuteiros 436, de Vila Franca do Campo. Radicado na genuína tradição do teatro popular medieval, o cortejo dos Reis Magos da Ribeira Seca de Vila Franca do Campo traz à cena personagens bíblicas e históricas, onde pontuam a sagrada família, a corte do rei Herodes, anjos, pastores e soldados romanos.
55
Cultura 450 elementos de 12 grupos cantaram às Estrelas em Vila Franca do Campo A edição de 2020 do tradicional “Cantares às Estrelas”, teve lugar no dia 31 de janeiro, no Largo do Município de Vila Franca do Campo O evento, organizado pela Câmara Municipal, contou com a participação de 12 grupos, com cerca de 450 elementos no total, provenientes de quatro concelhos da ilha de São Miguel, nomeadamente Vila Franca do Campo, Nordeste, Ponta Delgada e Ribeira Grande. À semelhança do que tem acontecido nas últimas edições, os grupos participantes cantaram inicialmente na escadaria do edifício Municipal, que, este ano, contou com novidades em termos da decoração do espaço. Após cantarem na escadaria, os grupos percorreram e animaram várias ruas do Concelho (onde foram recebidos pelos comerciantes locais), em direção ao Largo Bento de Góis.
56
Cultura
57
Cultura Município promoveu Baile de Carnaval Sénior A Câmara Municipal de Vila Franca do Campo realizou um baile de carnaval destinado à comunidade sénior do Concelho, no dia 14 de fevereiro, no pavilhão multiusos Açor Arena. O baile contou com a participação dos idosos dos centros de dia e instituições do Concelho, que tiveram direito a animação musical, karaoke e jogos. A turma do curso PROFIJ (Nível IV) Animador Sociocultural da E.B.S. Armando Côrtes-Rodrigues colaborou nas atividades e animação do baile.
58
Cultura
59
Cultura Museu Municipal organizou atividade “Dançar no Salão” O Museu Municipal de Vila Franca do Campo organizou, em fevereiro, a atividade “Dançar no Salão”. Com orientação do professor Luís Arruda, os participantes puderam aprender alguns passos de dança latinos e clássicos, passando assim, um momento descontraído e alegre, com o Salão Nobre do Museu a servir de palco para as aulas de dança.
60
Cultura Baile de Máscaras “Vila Carnaval 2020” A edição de 2020 do baile de máscaras “Vila Carnaval” teve lugar no dia 22 de fevereiro, no pavilhão multiusos Açor Arena, com atuações das artistas brasileiras Xuxuzinha e Isabelly Cotias, bem como da Banda Larga Açores.
61
Cultura Celebrações do Carnaval em Vila Franca do Campo O cortejo de Carnaval das escolas e instituições de Vila Franca do Campo teve lugar a 21 de fevereiro, com miúdos e graúdos a exibirem a criatividade e colorido dos disfarces, bem como a alegria típica das comemorações carnavalescas. Num percurso que se estendeu por várias artérias do centro do Concelho, centenas de participantes fizeram as delícias e animaram o muito público que saiu à rua para assistir à passagem do cortejo.
62
Cultura
A 23 de fevereiro, decorreu novo desfile de Carnaval, desta feita com a participação de grupos, instituições e população em geral, que, à imagem do que os mais novos fizeram dois dias antes, voltaram a encher de alegria e diversão as principais artérias do Concelho.
63
Cultura Museu Municipal acolheu a sessão de encerramento da iniciativa "Conversa de Arqueólogos"
A sessão de encerramento da iniciativa da Fundação Sousa d'Oliveira, "Conversa de Arqueólogos" teve lugar a 29 de junho, no Palacete do Visconde do Botelho (Museu Municipal de Vila Franca do Campo). Esta foi a última, mas a primeira "Conversa de Arqueólogos" presencial, transmitida em LiveStream, e pôde ser acompanhada nas páginas da Fundação Sousa d’Oliveira e da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo na rede social Facebook. Também pela primeira vez a "Conversa" não foi entre arqueólogos, mas entre alguns daqueles que, não sendo arqueólogos, deram um contributo fundamental para os trabalhos de Sousa de Oliveira. "Eu escavei com o Sousa!" juntou Ricardo Rodrigues (Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo), Carlos Melo Bento (Presidente do Conselho de Administração da Fundação Sousa de Oliveira) e António Tavares de Melo (Cirurgião Ortopedista), para recordarem as memórias daqueles tempos. As "Conversas de Arqueólogos", promovidas pela Fundação Sousa de Oliveira, realizaramse em Live Stream, desde 8 de maio de 2020, tendo sido organizadas pelo arqueólogo municipal de Vila Franca do Campo, Diogo Teixeira Dias, com o objetivo principal de divulgar esta ciência de uma forma acessível ao público em geral.
64
Cultura Salão Nobre dos Paços do Concelho recebeu provas de aptidão artística de Paulo Correia e Hélder Soares O Salão Nobre dos Paços do Concelho foi palco, nos dias 15 e 16 de julho, de provas de aptidão artística dos alunos vila-franquenses do Conservatório Regional de Ponta Delgada, Paulo Correia e Hélder Soares. Perante a Vereadora da Autarquia de Vila Franca do Campo com o pelouro da Ação Social, Conceição Quental, júris, familiares e alguns convidados, Paulo Correia interpretou um recital de trompa e Hélder Soares um recital de violino, acompanhados ao piano pelos professores João Espírito Santo e Svetlana Pascoal, respetivamente. No final de cada recital, os júris atribuíram à prova de Paulo Correia 18 valores e à de Hélder Soares 18,66 valores.
Centro Cultural acolheu concerto do Quarteto Quadrivium O Centro Cultural de Vila Franca do Campo foi palco, a 29 de agosto, de um concerto do Quarteto Quadrivium, constituído por Ana Oliveira e Eliana Magalhães (violino), Beatriz Teves (viola d’arco) e pela vila-franquense Isabel Vieira (violoncelo).
65
Desporto 160 atletas participaram no 2º Grande Prémio de Ponta Garça A segunda edição da corrida de atletismo intitulada “Grande Prémio de Ponta Garça” teve lugar a 3 de novembro, contando com a participação de 160 atletas com idades compreendidas entre os 7 e os 70 anos. A prova, organizada pelo Clube Desportivo Escolar de Ponta Garça e pela Associação de Atletismo de São Miguel, com a parceria da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo – que se fez representar pelo Vice-Presidente, Carlos Pimentel – contou para o Campeonato de Estrada de São Miguel. Os escalões de benjamins, infantis e desporto adaptado percorreram uma distância de 900 metros, com os iniciados a percorrerem 1800 metros e os juvenis 3 km. Enquanto isso, juniores e seniores femininas bem como veteranos fizeram um percurso de 6 km. Já os juniores e os seniores masculinos fizeram provas de 9 km.
66
Desporto
67
Desporto Epic Trail Run Azores 2019 teve passagem e meta em Vila Franca do Campo Vila Franca do Campo foi local de passagem e meta da edição de 2019 do Epic Trail Run Azores, que se realizou entre 6 e 7 de dezembro, no qual participaram cerca de 700 atletas, distribuídos pelas distâncias 110, 60, 30 e 15 km. A entrega de troféus aos melhores classificados teve lugar a 8 de dezembro, numa cerimónia realizada no pavilhão multiusos Açor Arena. O vencedor do EPIC 110 foi o frânces Patrick Bohard, enquanto Vera Oliveira foi a mais rápida a cumprir a distância, no escalão feminino. Na classificação por equipas, o triunfo pertenceu à OCS - Arrábida Trail Team. Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Ricardo Rodrigues, afirmou que é um privilégio para a ilha de São Miguel receber uma prova “que se constitui já um cartaz internacional daquilo que é o desporto de natureza, que queremos para a Região”. Por sua vez, a Diretora Regional do Turismo, Dr.ª Marlene Damião, reiterou que “ao fim de cinco edições este é sem dúvida um grande evento de desporto açoriano”. “Um evento de turismo desportivo, com repercussões muito positivas. Oferece aos atletas cenários únicos ao longo dos nossos trilhos pedestres, e esta prova tem trazido, todos os anos, à Região, centenas de pessoas em época baixa com impacto direto na nossa economia local”, afirmou.
68
Desporto
69
Desporto Dell Technologies Especial Sprint - Vila Franca Show O Dell Technologies Especial Sprint - Vila Franca Show, realizou-se na noite de 24 de janeiro, com a participação de 19 concorrentes. No final de duas voltas ao percurso em asfalto, foram premiados os três concorrentes que obtiveram o melhor tempo acumulado. O lugar mais alto do pódio foi para a dupla Rúben Rodrigues/Estêvão Rodrigues (num Peugeot 208 R2). Em 2º lugar, ficou a dupla José Paula/Nélson Coelho (também num Peugeot 208 T16). O último degrau do pódio foi preenchido pela dupla Ricardo Silva/Luís Faria (ao volante de um Citröen Saxo Cup.
70
Desporto
71
Desporto Abertura de ginásio veio colmatar necessidade no Concelho O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Dr. Ricardo Rodrigues, marcou presença a 2 de fevereiro, na inauguração de um ginásio, localizado no Parque Industrial do Concelho. Na ocasião, Ricardo Rodrigues afirmou que a abertura do ginásio veio colmatar uma necessidade que existia no Concelho. "É com muito agrado que a Autarquia se associa a esta inauguração", disse, considerando que o Município fica dotado de mais uma infraestrutura que é muito útil, pois a sua atividade visa contribuir para a melhoria da saúde física e para o incremento de práticas saudáveis. O Autarca disse também ser "muito gratificante" verificar que um jovem vila-franquense colocou "mãos à obra e conseguiu realizar um objetivo a que aspirava há muito tempo", desejando os maiores sucessos a Pedro Rainha e aos seus colaboradores no projeto.
72
Desporto Seleção Nacional Feminina de Futsal Sub-19 defrontou a congénere espanhola em dois jogos amigáveis no Açor Arena
A Seleção Nacional Feminina de Futsal, do escalão de sub-19, defrontou a sua congénere espanhola, em dois jogos de preparação, realizados no pavilhão multiusos Açor Arena, nos dias 11 e 12 de fevereiro. No primeiro confronto, a Seleção das Quinas venceu por 7 a 3, repetindo a vitória na segunda partida, desta feita com o resultado de 5 a 3. Representaram Portugal nesta jornada dupla as seguintes atletas: Maria Inês; Helena Nunes; Beatriz Sanheiro; Mariana Ferreira; Carolina Pedreira; Marta Morais; Catarina Ribeiro, Beatriz Santos; Catarina Lopes; Mariana Teixeira; Mariana Marques; Rita Sousa: Joana Silva e Ana Rita Silva.
73
Desporto Vila Franca do Campo acolheu o Azores Islands Swimrun O Azores Islands Swimrun teve lugar a 8 de março, marcando o início da temporada 2020 do Circuito Swimrun Portugal e sendo a estreia da modalidade em território açoriano. A prova decorreu no concelho de Vila Franca do Campo, tendo como principais atrações a saída do Ilhéu, a passagem nas praias da Pedreira e de Água d'Alto, assim como a descoberta dos trilhos circundantes, entre eles a rota das 4 fábricas da luz. Na cerimónia de entrega de troféus aos melhores classificados, o Presidente da Autarquia, Dr. Ricardo Rodrigues, frisou a importância da realização de eventos que conjugam a prática de atividades saudáveis com a descoberta e a promoção das belezas naturais que o Concelho e os Açores têm para oferecer e deu conta da disponibilidade do Município para receber novas edições da competição. Os melhores classificados foram os seguintes: Prova Standard (20 km) Individual Masculino: 1º François Vie (2h48’08); 2º Eryk de Sousa; 3º Nuno Botelho. Duplas Mistas: 1º Joana Craveiro/João Baptista; 2º Ana Castela/Samuel Castela. Duplas Femininas: 1º Margarida Madeira/ Pauline Vie. Duplas Masculinos: 1º Rui Borges/João Rodrigues; 2º Álvaro Tojinha/Paulo Henriques; 3º Filipe Carneiro/Miguel de Medeiros. Prova Sprint (11 Km) 1º Ricardo Bettencourt (1h33’31’’); 2º Mário Leitão (Morcegos Trail); 3º Pedro Faria (Morcegos Trail).
74
Desporto
75