Revista Municipal Ano 2019

Page 1


Índice

Autarquia 4/27

Obras 28/38 Ação Social 39/42 Ambiente 43/49 Cultura 50/66

São João da Vila 67/75 Ficha Técnica: Edição e Propriedade: Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Ano 17 / nº 50 Diretor: Ricardo Rodrigues / Telf: +351 296 539 100 Website: www.cmvfc.pt / E-mail: geral@cmvfc.pt Impressão: A Crença – Artes Gráficas / Depósito Legal nº 173678/01 Tiragem: 4500 exemplares

2


Editorial

A Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, a exemplo dos anos anteriores, vem prestar “contas” da sua ação durante o último ano. Esta prática insere-se no bom hábito de relacionamento da Câmara com os seus munícipes, trazendo a público as imagens e a descrição dos acontecimentos que, dia após dia, fazem a nossa história, mas sobretudo contribuem para a qualidade de vida de todos nós. Assim, destaco a capacidade de decisão, aliada à boa gestão dos dinheiros públicos, que é capaz de, por um lado, trazer estabilidade no emprego a mais agregados familiares, com a contratação para o quadro de pessoal da Câmara Municipal de 16 trabalhadores, bem como se deu continuidade a investimentos públicos indispensáveis ao Concelho. Desde logo, finalmente a freguesia de Ponta Garça passou a dispor de uma casa funerária, a Capela da Luz Eterna, reivindicação há muito pretendida, que agora viu o seu desfecho para tranquilidade dos pontagarcenses. Por outro lado, demos início às obras do Parque Recreativo e de Lazer da Mãe de Deus e a sede do Concelho irá dispor de um equipamento desportivo e recreativo que há muito reclamava, sendo que, no final deste ano de 2019, pensamos que as obras estarão concluídas com o regresso do nosso Campo de Jogos da Mãe de Deus. Mantivemos, com muito êxito, as tradicionais festas de São João, do Natal, Carnaval, entre outras, e assim contribuímos na área cultural e recreativa para o bem-estar de todos e atraímos muitos visitantes à nossa Vila. Em resumo, não deixando de apoiar aqueles que mais precisam, nas áreas sociais, continuamos a apostar no investimento público, isto num contexto, é bom não esquecer, de grande endividamento e consequentemente no pagamento da dívida que herdamos. Ricardo Rodrigues

3


Autarquia 12 trabalhadores precários recrutados com vínculos de emprego público A Câmara Municipal, no âmbito do programa de regularização extraordinária dos vínculos precários – e após a realização do adequado procedimento concursal – procedeu ao recrutamento de 12 novos trabalhadores para o seu quadro de pessoal, com os quais constituiu vínculos de emprego publico por tempo indeterminado. Os referidos trabalhadores prestavam ou prestaram serviço na autarquia, em conformidade com os critérios e requisitos legais definidos, no âmbito de programas ocupacionais, ocupando, de forma precária, postos de trabalho a que correspondiam necessidades permanentes da Câmara Municipal que, não sendo asseguradas de forma estável, condicionariam negativamente o normal funcionamento dos serviços e a capacidade de resposta dos mesmos. A assinatura dos contratos de trabalho em funções públicas decorreu no início do mês de outubro de 2018, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Vila Franca do Campo tem nova sinalética com informação bilingue O Município de Vila Franca do Campo procedeu à colocação de nova sinalética, sob a forma de “totens”, com informação em língua portuguesa e inglesa, nas entradas e saídas das freguesias, bem como junto a equipamentos municipais, igrejas, monumentos, olarias, praças, jardins, praias, miradouros e merendários, entre outros pontos de interesse de Vila Franca do Campo. No total, são mais de 60 os totens informativos, que contêm também um link "QR code", que permite aceder a informação mais detalhada.

4


Autarquia Vila Franca do Campo foi anfitriã do I Fórum da Caça dos Açores

O Fórum “Caça nos Açores: Sustentabilidade e Desafios”, uma organização conjunta do Governo Regional, Câmara Municipal e Clube de Caçadores de Vila Franca do Campo, teve lugar a 20 de outubro, no Centro Cultural do Concelho. Na ocasião, o Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que o Governo dos Açores tem trabalhado em "estreita colaboração” com os caçadores e as suas associações representativas para continuar a garantir a sustentabilidade dos recursos cinegéticos no arquipélago. O governante apontou, como exemplo, o novo diploma sobre a gestão dos recursos cinegéticos e o exercício da caça nos Açores, um documento estratégico e orientador que teve em conta estudos científicos, preocupações ambientais, o respeito pelas diretivas comunitárias e os contributos das associações de caçadores e ambientalistas. Por sua vez, em representação do Município, a Vereadora Conceição Quental congratulou-se com a realização do Fórum no Concelho. "É com muito agrado que vejo uma sala cheia de gente muito interessada nas questões relacionadas com a caça e com vontade de aprender e melhorar os conhecimentos que têm desta prática, para que a sustentabilidade das atividades e dos recursos cinegéticos seja garantida no futuro", afirmou. Já o Presidente do Clube de Caçadores de Vila Franca do Campo, Paulo Duarte, elogiou o facto de o Governo Regional ter acolhido na sua estratégia as propostas das associações e clubes de caçadores, o que, considerou, “resultou no melhor calendário venatório dos últimos anos".

5


Autarquia II Encontro d’Os Amigos de Vila Franca do Campo em Missisauga – Canadá O 2º Encontro d’Os Amigos de Vila Franca do Campo em Mississauga, na província de Ontário, no Canadá, teve lugar no dia 10 de novembro, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Dr. Ricardo Rodrigues, e da Presidente da Assembleia Municipal de Vila Franca do Campo, professora Graça Ventura Melo. O Encontro constituiu uma oportunidade de convívio para muitas centenas de vila-franquenses. O serão, para além do habitual cocktail de boasvindas e jantar, foi animado com artistas também na sua maioria vila-franquenses. No âmbito da visita ao Canadá, o Presidente da Autarquia foi também recebido pelo "business manager", Jack Oliveira, e pelo "secretary treasurer", Luís Câmara, do LIUNA Local 183. O LIUNA Local 183 é o maior sindicato laboral da América do Norte, sendo sediado em Toronto, capital da província canadiana de Ontário.

6


Autarquia

7


Autarquia Município assinou contrato ARAAL com o Governo Regional com vista à implementação de ponto de carregamento de mobilidade elétrica O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo assinou, em novembro, um contrato ARAAL de colaboração com o Governo Regional dos Açores, representado pelo Vice-presidente, Sérgio Ávila, e pela Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Marta Guerreiro, com vista à implementação no Concelho Vila-franquense do projeto de instalação e manutenção de um ponto de carregamento de mobilidade elétrica.

A assinatura do contrato ARAAL surgiu na sequência da assinatura de um protocolo no qual compete à Autarquia promover medidas de discriminação positiva aos utilizadores dos veículos elétricos – através da criação de lugares de estacionamento reservados, gratuitos ou a preços reduzidos para os veículos elétricos – e divulgar a mobilidade elétrica junto dos munícipes e empresas locais, por via de ações de sensibilização. Enquanto isso, ao Governo dos Açores compete instalar pontos de carregamento de acesso público para veículos elétricos em todos os concelhos do arquipélago. Para tal, foram pensados 26 pontos de carregamento, de forma a que a quantidade e a localização dos mesmos salvaguarde a cobertura integral e equilibrada de todas as ilhas, satisfazendo também as necessidades dos aglomerados populacionais mais afastados dos centros urbanos. Para os 10 lotes que ficaram excluídos ou desertos no concurso, o Governo dos Açores contratualizou a sua instalação e exploração junto das Câmaras Municipais de Vila Franca do Campo, Lagoa e Povoação, através da celebração dos referidos contratos ARAAL. No âmbito do contrato ARAAL, cabe ao Governo Regional comparticipar financeiramente a implementação dos pontos de carregamento de mobilidade elétrica e prestar apoio técnico, enquanto à Autarquia cabe suportar os encargos referentes à sua manutenção operacional.

8


Autarquia 30 trabalhadores ocupacionais admitidos e 4 novos vínculos de emprego público A Câmara Municipal de Vila Franca do Campo admitiu, em novembro de 2018, 10 novos ocupados, através do programa PROSA, promovido pelo Governo Regional do Açores. Os novos trabalhadores ocupacionais assinaram contratos válidos pelo período de um ano, com possibilidade de renovação por mais 6 meses. Entretanto, em maio de 2019, o Município admitiu 20 novos ocupados, igualmente através do programa PROSA. Deste grupo, alguns elementos já tinham exercido funções anteriormente na Autarquia, através de outros programas ocupacionais existentes, sendo que as suas prestações foram merecedoras da confiança do Executivo para esta nova oportunidade. Na mesma ocasião, foram assinados mais quatro vínculos de emprego público, por tempo indeterminado, para a categoria de assistente operacional, na área funcional de construção civil, nos termos do Programa Extraordinário de Regularização de Vínculos Precários.

9


Autarquia Vencedores do Epic Trail Run Azores receberam troféus em Vila Franca do Campo A cerimónia de entrega dos prémios aos melhores classificados da quarta edição do Epic Trail Run Azores teve lugar a 9 de dezembro, no pavilhão multiusos Açor Arena. Assim, receberam troféus os três primeiros classificados do Epic 15, Epic 30, Epic 60 e Epic 120 (km), nos escalões feminino e masculino, na classificação geral, por equipas e, ainda, na classificação entre os participantes açorianos. Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal destacou o trabalho da organização que realizou uma prova "da qual todos nos podemos orgulhar". Ricardo Rodrigues agradeceu a participação dos mais de 500 inscritos na prova, que puderam desfrutar das mais deslumbrantes paisagens do Nordeste, da Povoação, da Lagoa e de Vila Franca do Campo, e a presença, na cerimónia de encerramento, dos representantes das diversas entidades envolvidas na realização do evento, vincando a disponibilidade do Município para continuar a apoiar eventos como o Epic Trail Run Azores.

10


Autarquia Escolas de Vila Franca do Campo receberam projeto “Clube do Pequeno-Almoço” A aplicação do projeto “Clube do Pequeno-Almoço” em Vila Franca do Campo teve início a 8 de janeiro, na Escola Básica Integrada de Ponta Garça, proporcionando uma primeira refeição do dia diferente aos alunos do pré -escolar e aos seus pais e/ou encarregados de educação. Posteriormente, o projeto foi aplicado na EB1/JI Padre Manuel Ernesto Ferreira, EB1/JI Francisco Medeiros Garoupa e EB1/JI Prof. António Santos Botelho. A iniciativa juntou, em colaboração, a Autarquia de Vila Franca do Campo, as escolas do Concelho e a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel pretendendo facilitar a inclusão social e igualdade, bem como as ligações positivas entre a saúde, escola e família. Com o projeto promoveram-se os benefícios de fornecer um pequeno-almoço saudável, permitindo que alunos e pais e/ou encarregados de educação se tenham divertido, ao mesmo tempo que desenvolveram habilidades sociais, mas também interiorizaram a importância do pequenoalmoço como uma das principais refeições a ter.

11


Autarquia Clube Escolar de VFC recebeu visita da Comissão Técnica de Avaliação da FPF

O Clube Escolar de Vila Franca do Campo recebeu, no dia 17 de janeiro, uma visita da Comissão Técnica de Avaliação da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), no âmbito do processo de certificação, através do qual o CEVFC visou tornar-se uma Entidade Formadora Certificada. A comitiva da FPF foi encabeçada pelo antigo futebolista internacional português e nome maior do desporto açoriano Pedro Resendes, conhecido mundialmente por “Pauleta” (atualmente Diretor da FPF), sendo igualmente integrada pelo também Diretor da FPF, Carlos Coutada, por Pedro Luz (responsável administrativo do processo de certificação) e Renato Alves (representante da empresa que implementou o processo de certificação). Na reunião de “briefing”, o Presidente da Câmara Municipal reiterou que o desporto, em geral, e o futsal, neste caso particular, desempenham no Concelho uma importante missão de acompanhamento das crianças e dos jovens em atividade saudáveis, que merecem uma especial atenção por parte da Autarquia. Ricardo Rodrigues referiu que uma certificação é uma garantia de qualidade e de que o Clube fica melhor estruturado, no sentido de garantir a sua continuidade e ter uma atividade duradoura.

Marcaram também presença na reunião, o Presidente da Associação de Futebol de Ponta Delgada, Robert da Câmara, o Vice-presidente para a Área Administrativa e Financeira, Libério Câmara, e a Presidente do Conselho Executivo da Escola Básica e Secundária Dr. Armando Côrtes-Rodrigues, professora Graça Melo.

12


Autarquia Bispo de Angra D. João Lavrador visitou Vila Franca do Campo O presidente do Município, Dr. Ricardo Rodrigues, recebeu, no dia 18 de fevereiro, nos Paços do Concelho, o Bispo da Diocese de Angra, D. João Lavrador, no âmbito da sua visita à Ouvidoria de Vila Franca do Campo. Acompanhado pelo Ouvidor, Pe. José Borges, o Bispo de Angra cumprimentou os funcionários da Autarquia e trocou impressões com o Executivo Municipal. Na ocasião, D. João Lavrador recebeu das mãos do Presidente da Edilidade uma bandeira do Divino Espírito Santo e assinou o Livro de Honra do Município.

13


Autarquia Dia Internacional da Mulher assinalado com palestra e exposição bibliográfica A Autarquia assinalou o Dia Internacional da Mulher (8 de março) com a realização de uma exposição bibliográfica com publicações sobre as temáticas femininas e uma palestra intitulada “A Importância do Dia da Mulher na Definição da Igualdade”. Para o efeito, o auditório do Centro Cultural foi palco da palestra, proferida pela Dra. Catarina Machado (socióloga e com certificação em Planos para a Igualdade pela Comissão para Igualdade de Género), por forma a sensibilizar para a promoção da igualdade de género. Na ocasião, o Presidente do Município, lembrou o percurso positivo do País no que respeita à igualdade de género, por exemplo, ao nível do direito a votar ou ao exercer de determinadas profissões. Ricardo Rodrigues reiterou, ainda, a importância do Plano Municipal para a Igualdade de Género que a Autarquia elaborou. Entretanto, a Biblioteca e Arquivo Municipal do Concelho preparou uma exposição com livros sobre temáticas femininas, e a coordenadora da valência abordou, em sessões dirigidas a uma turma da Escola Profissional da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada e outra da Escola Profissional de Vila Franca do Campo, a importância de continuar a assinalar a efeméride, as razões que levaram à criação do Dia Internacional da Mulher e as diferenças verificadas, desde então, no papel das mulheres e nos direitos que têm na sociedade.

14


Autarquia Presidente do Município recebeu Cônsul do Estados Unidos da América nos Açores O Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Dr. Ricardo Rodrigues, recebeu no dia 19 de março, nos Paços do Concelho, o Cônsul dos Estados Unidos da América nos Açores, Jason Chue. No âmbito da visita do Cônsul, foram trocadas impressões sobre possibilidades de cooperação entre as duas entidades, sendo que o Presidente do Município recordou a importância da comunidade emigrante Vila-franquense nos Estados Unidos da América. Natural de Nova Iorque, antes de vir para o Consulado Americano nos Açores, localizado em Ponta Delgada, Jason Chue foi subdiretor da delegação de Kaohsiung do American Institute de Taiwan, entre julho de 2014 e junho de 2017, onde chefiou a Secção de Economia, o Consulado e Segurança.

Açor Arena recebeu jogo da Seleção Nacional de sub-17 de futsal masculino A Seleção Portuguesa de Sub-17 de futsal masculino venceu a Seleção Francesa por 4 – 3, num encontro particular, realizado a 9 de abril, no pavilhão multiusos Açor Arena, em Vila Franca do Campo. No intervalo da partida, o Presidente da Autarquia de Vila Franca do Campo, Dr. Ricardo Rodrigues, entregou lembranças do Município a elementos das equipas técnicas de Portugal e França e ao representante da Federação Portuguesa de Futebol, o antigo futebolista internacional Pedro Resendes (Pauleta).

15


Autarquia Vila Franca do Campo recebeu Lan Party do Playnesti A Lan Party da edição de 2019 do Playnesti teve lugar entre 17 e 20 de abril, no pavilhão multiusos Açor Arena, em Vila Franca do Campo. O Presidente da Câmara Municipal, Dr. Ricardo Rodrigues, esteve presente na abertura do evento, acompanhado pela Presidente da Assembleia Municipal, professora Graça Ventura Melo, bem como pelo Vice-presidente do Município, Carlos Pimentel, e os Presidentes das Juntas de Freguesia de São Pedro e de Água d'Alto, professores Flávio Pacheco e Emanuel Santos, respetivamente. O Playnesti é um evento organizado, anualmente, pelo Núcleo de Estudantes de Informática da Universidade dos Açores, no qual se inclui a Lan Party, que junta centenas de jovens participantes em torneios, em diversas plataformas de videojogos.

16


Autarquia Projeto AGIR 360 - Ultramaratonista correu à volta da ilha para motivar a população para a prática desportiva O ultramaratonista Arsénio Santos iniciou, no dia 4 de maio, uma corrida à volta da ilha de São Miguel, no âmbito do Projeto Azores Green Island Run 360 (AGIR 360), num percurso que incluiu a passagem por todas as freguesias do Concelho de Vila Franca do Campo. Com o lema “Se eu consigo correr a volta à ilha, tu consegues dar a volta à tua vida”, Arsénio Santos – que já participou em mais de uma dezena de provas com distância acima dos 100 kms, até ao máximo de 300 kms – pretendeu que a iniciativa servisse para motivar a população para o início da prática desportiva da corrida e para o combate ao sedentarismo. Em Vila Franca do Campo, uma das paragens do ultramaratonista - e das muitas pessoas que o acompanhavam numa parte do percurso - teve lugar junto à Igreja de São Pedro, onde foi recebido pela Vereadora da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Conceição Quental, e por elementos da Junta de Freguesia de São Pedro.

17


Autarquia Município acolheu Semi-final Açores do Campeonato Nacional Multipli O pavilhão multiusos Açor Arena, foi palco, no dia 17 de maio, da Semi-final Açores da 2ª Edição do Campeonato Nacional Multipli, direcionado a alunos do 3º ao 6º anos de escolaridade. A prova, organizada pelo Instituto Politécnico de Leiria, em parceria com a Alfiii (marca criadora do jogo Multipli) e com o apoio da Associação de Professores de Matemática e da Sociedade Portuguesa de Matemática, contou com a participação de cerca de 70 alunos, das unidades orgânicas de Vila Franca do Campo, Ponta Garça e Água de Pau. O Campeonato Nacional Multipli teve como objetivos potenciar o desenvolvimento do pensamento lógico e dos conhecimentos relativos à tabuada, fomentar o interesse dos alunos pela Matemática e estimular a componente lúdica ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Na abertura do evento, o Presidente da Autarquia, Dr. Ricardo Rodrigues, frisou que “a melhor maneira das crianças aprenderem é a brincar, quando não se apercebem que na realidade estão a adquirir conhecimentos importantes para a vida”, e acrescentou que “se não estimularmos o cérebro, este fica mais pobre, menos desenvolvido e, neste caso, fazer contas sem auxílio da calculadora e praticar a tabuada são atividades essenciais”. Os vencedores de cada ano de escolaridade foram: 3º ano – Maria Leonor Santos (EB1/JI Padre Manuel Ernesto Ferreira); 4º ano – Sara Soares (EBI de Ponta Garça); 5º ano – Afonso Junco (EBS Armando Côrtes-Rodrigues); 6º ano – 1º lugar: Inês Paulos (EBS Armando CôrtesRodrigues);

18


Autarquia Vila Franca do Campo acolheu 10ª Reunião de Saúde Oral da USISM O concelho de Vila Franca do Campo recebeu, entre os dias 6 e 8 de junho, a 10ª Reunião de Saúde Oral, organizada pela Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel. Na cerimónia de abertura do evento, que decorreu na unidade hoteleira Pestana Bahia Praia, em Água d’Alto, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Ricardo Rodrigues, destacou a capacidade dos profissionais da medicina dentária de continuarem a aprender e de estarem atualizados na respetiva área de conhecimento. Para além disso, disse testemunhar “a grande evolução que a saúde oral teve nos Açores, ao longo dos anos, que se tem sentido nitidamente, com um importante contributo dos profissionais da área no desempenho das funções e também em termos da prevenção”. A cerimónia de abertura contou, também, com intervenções do Diretor Regional da Saúde, Dr. Tiago Lopes, da, na altura, Presidente do Conselho de Administração da Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, Dr.ª Teresa Machado Luciano, e do representante da Ordem dos Médicos Dentistas nos Açores, Dr. Artur Lima. A Reunião de Saúde Oral dos Açores é um evento científico único na região, realizado de dois em dois anos, em que primam os temas da Medicina Dentária Comunitária e de outras áreas de intervenção essenciais na formação contínua.

19


Autarquia XXV Semana da Criança teve panóplia de jogos e atividades para os mais novos A XXV Semana da Criança, uma organização da Escola Básica e Secundária Dr. Armando CôrtesRodrigues, com a colaboração da Autarquia de Vila Franca do Campo, desenvolveu-se entre 31 de maio e 5 de junho. O arranque das atividades ocorreu, em simultâneo, no pavilhão multiusos Açor Arena, com dezenas de jogos e atividades dirigidas às crianças do préescolar, 1º, 2º e 3º anos de escolaridade, e na Marina da Vila, com atividades náuticas dirigidas aos alunos do 4º ano de escolaridade. No final, teve lugar a entrega de prémios do Concurso “Uma frase para o Ambiente – Limpeza dos Mares e Oceanos!”. Igualmente no âmbito da Semana da Criança, foi colocado ao longo do Jardim Antero de Quental um "Estendal da Criança", composto por t-shirts decoradas pelos mais novos com imagens e mensagens positivas.

20


Autarquia

21


Autarquia Ilhéu de Vila Franca recebeu etapa do Red Bull Cliff Diving pelo 8º ano consecutivo O Ilhéu de Vila Franca do Campo recebeu, entre 20 e 22 de junho, uma etapa da Red Bull Cliff Diving World Series, sendo este o 8º ano consecutivo em que a prova teve lugar no ex-libris natural do Concelho. Na cerimónia final do evento, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Ricardo Rodrigues, congratulou a iniciativa do Governo dos Açores de continuar a receber evento na Região e no Concelho, e felicitou a organização, bem como os protagonistas da prova, os mais de 20 atletas que saltaram a partir do Ilhéu. O Autarca referiu que o evento é enriquecedor para Vila Franca do Campo e realçou a simbiose que foi possível gerar, com as tradicionais marchas de São João. Por sua vez, a Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Dr.ª Marta Guerreiro, deixou a garantia de que, em 2020, voltará a realizar-se uma etapa da competição nos Açores e no Ilhéu de Vila Franca do Campo, desta feita, no primeiro fim de semana de setembro. Os vencedores da etapa foram os campeões em título da Red Bull Cliff Diving World Series, o britânico Gary Hunt e a australiana Rhiannan Iffland. O Red Bull Cliff Diving quebrou um recorde: esta foi a oitava vez consecutiva que a competição se realizou no Ilhéu de Vila Franca do Campo, o que faz da etapa portuguesa a mais antiga do circuito.

22


Autarquia

23


Autarquia Ministra da Justiça e Secretária de Estado Adjunta e da Justiça visitaram o Município A Ministra da Justiça, Dr.ª Francisca Van Dunem, e a Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Dr.ª Helena Mesquita Ribeiro, visitaram, no dia 13 de junho, o Concelho de Vila Franca do Campo. Acompanhadas pelo Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Dr. Rui Bettencourt, e pelo Presidente da Câmara Municipal Vila Franca do Campo, Dr. Ricardo Rodrigues, visitaram inicialmente as instalações do Tribunal de Vila Franca do Campo e de seguida os Paços do Concelho. A finalizar, a comitiva visitou o Tesouro do Senhor Bom Jesus da Pedra, tendo sido recebida, na Igreja da Misericórdia, pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo, Lucindo Couto.

24


Autarquia Antigos Provedores da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo homenageados nas Festas do Senhor Bom Jesus da Pedra A Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo homenageou os antigos Provedores da instituição, na sessão Solene de Abertura das Festas do Senhor Bom Jesus da Pedra, realizada a 21 de agosto, no Consistório. Na cerimónia, o Presidente do Município, Dr. Ricardo Rodrigues (um dos homenageados, tendo sido Provedor entre 2015 e 2018), afirmou que foi “um privilégio poder estar numa sessão desta natureza, cuja iniciativa do Provedor, enche a Santa Casa de honra e de brilho”, sendo “uma justa homenagem todos quantos prestaram este serviço à nossa comunidade e à qual a Autarquia se associa”. “Homenagear aqueles que tiraram do seu tempo para, aqui, prestar um serviço público à comunidade é não só um dever, mas também uma vantagem, na medida em que recordar os nossos antepassados, que já nos deixaram, e homenagear os vivos é testemunho de que a Santa Casa constitui uma instituição insubstituível no Concelho”, afirmou. A sessão contou também com uma conferência com o tema "Bom Jesus da Pedra: do mito à realidade", que teve o Mestre João Luís Medeiros como orador, e breves intervenções do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo, Lucindo Couto, e do Presidente da Assembleia-Geral da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia, Padre José Borges.

25


Autarquia Mais de 250 pessoas participaram na Festa do Emigrante em Vila Franca do Campo A Festa do Emigrante, organizada pela Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, teve lugar a17 de agosto, no Açor Arena, contemplando um almoço-convívio, que contou com a presença de mais de 250 pessoas, entre emigrantes e familiares. Na ocasião, o Presidente da Autarquia, Dr. Ricardo Rodrigues, saudou os presentes e vincou o gosto em recebê-los no Concelho. “A ideia da Câmara Municipal é proporcionar o encontro e a confraternização de pessoas, de muitos amigos, que, por estarem em pontos distintos do mundo, não se encontram há algum tempo”, explicou. “Todos os anos, de modo a gozarem um período de férias e para participarem nas festividades religiosas que têm lugar um pouco por todo o Concelho, contamos sempre com um grande número de Vila-Franquenses, de Açorianos, que residem fora da Região”, afirmou Ricardo Rodrigues, dando conta do “muito orgulho que temos no trabalho e na forma como desenvolveram as vossas vidas no estrangeiro”. Por sua vez, o Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Dr. Rui Bettencourt, considerou que “estamos num momento muito interessante nas nossas comunidades, na diáspora, de tomada de consciência de que vocês são embaixadores dos Açores um pouco por todo o mundo”. A Festa do Emigrante contou também com animação musical, a cargo das jovens Vila-franquenses, Laura Batista e Marina Rainha.

26


Autarquia

27


Obras Inauguração da Capela da Luz Eterna A inauguração da Capela da Luz Eterna, na freguesia de Ponta Garça, teve lugar no dia 16 de novembro, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente do Governo Regional dos Açores, Dr. Vasco Cordeiro. Na ocasião, o Presidente da Autarquia, Dr. Ricardo Rodrigues, lembrou que, durante muitos anos, o povo de Ponta Garça reivindicou que os seus entes queridos tivessem um lugar acolhedor para poderem ser velados durante a sua última estadia na terra, e enalteceu “um equipamento que satisfaz plenamente as necessidades da freguesia”. O projeto da Capela da Luz Eterna foi criado em 2002. O autor do projeto, o arquiteto Bernardo Rodrigues, natural de Ponta Garça, é premiado internacionalmente, com obras espalhadas por países como os Estados Unidos da América, a China, o Japão e o Dubai e, Portugal, nomeadamente nos Açores. A capela tem dois níveis, uma pequena sala e casa de banho em baixo e a capela em cima. Uma primeira pirâmide invertida de betão sustenta uma segunda feita de aço. A pedra mármore de cor verde da Guatemala cobre as paredes exteriores, com zinco no telhado. As paredes prateadas do interior refletem a luz filtrada das aberturas. Em 2009, após estar aplicado um investimento de 500 mil euros, a obra parou, por falta de verba para a concluir. No executivo camarário liderado por Ricardo Rodrigues foi deliberado retomar a obra parada da Capela da Luz Eterna. A obra ficou orçamentada em cerca de 250 mil euros (a que acresceu o custo da fiscalização), ficando o custo total da construção da Capela da Luz Eterna fixado em cerca de 800 mil euros, desde o momento da sua génese. A empreitada consistiu na finalização da estrutura existente em betão e ferro junto ao Cemitério de Ponta Garça, incluindo revestimentos interiores, iluminação, sanitários, mobiliário fixo, revestimentos e arranjos exteriores, iluminação e sinalética.

28


Obras Inauguração do projeto “Criação de Espaços Verdes” realizado no âmbito do Orçamento Participativo Jovem A inauguração do resultado do projeto intitulado “Vila Jovem - Criação de Espaços Verdes”, desenvolvido no âmbito do Orçamento Participativo Jovem e implementado no Aldeamento do Ilhéu, na freguesia de São Pedro, teve lugar a 21 de março. Na ocasião, esteve presente o Presidente da Autarquia, Dr. Ricardo Rodrigues, que se fez acompanhar pelas Vereadoras, Conceição Quental e Dr.ª Nélia Alves-Guimarães. Também marcaram presença na inauguração o Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro, professor Flávio Pacheco, e os jovens proponentes do projeto, Eliana Pinheiro e Ricardo Carreiro.

29


Obras Obras inseridas no projeto de modernização administrativa da Autarquia

A Câmara Municipal de Vila Franca do Campo deu início, em abril, às obras de requalificação do rés-do-chão do edifício dos Paços do Concelho, de modo a criar, no âmbito do projeto de modernização administrativa da Autarquia, um espaço de Balcão Único de Atendimento/Loja do Munícipe, onde a população poderá tratar qualquer tipo de assunto municipal, de forma mais rápida e eficaz. Também inserido no projeto de modernização administrativa da Autarquia, tiveram início as obras para a criação de um Balcão Único de Atendimento/Loja do Munícipe localizado em Ponta Garça.

30


Obras Progresso das obras inseridas no projeto de modernização administrativa da Autarquia

31


Obras Inauguração do Salão Comunitário de Ponta Garça A inauguração do Salão Comunitário de Ponta Garça, localizado na rua Padre José Gregório de Amaral, teve lugar do dia10 de junho. Na cerimónia de inauguração, o Presidente da Câmara Municipal, saudou a empresa de construção civil responsável pela execução da obra e, em relação ao apoio prestado pela Edilidade à Junta de Freguesia naquele empreendimento, afirmou que “a Autarquia não fez mais que a sua obrigação e faz o que sabe e pode por todo o Concelho”. Ricardo Rodrigues lembrou que a colaboração entre Câmara e Junta “tem sido excecional” e deixou o desejo de que o espaço “sirva os pontagarcenses de uma forma geral e que o salão tenha bom uso”. Por seu turno, o Diretor Regional da Solidariedade Social, Dr. Paulo Fontes , disse esperar que o equipamento social seja valorizado e que seja de aposta e promoção das relações saudáveis e reconhecedoras entre as pessoas. Já o Presidente da Junta de Freguesia de Ponta Garça, José Eduardo Costa, demonstrou a sua satisfação pela conclusão e inauguração do salão comunitário e agradeceu “o apoio incondicional que a Autarquia deu à Junta para que a obra se tivesse concretizado”. “É mais um equipamento da freguesia que se inaugura, com muita importância, pois servirá para apoiar todas as instituições e a população da freguesia”, frisou.

32


Obras Inauguração do novo acesso ao Porto de Pescas de Vila Franca do Campo A inauguração da obra de acesso ao Porto de Pescas de Vila Franca do Campo, teve lugar no dia 24 de junho, numa cerimónia presidida pelo Presidente do Governo Regional, Dr. Vasco Cordeiro. O Governante sublinhou que a obra constitui mais um exemplo de intervenções no domínio das obras públicas, que têm por objetivo a melhoria da qualidade de vida dos açorianos e a facilitação da atividade das empresas. Sobre a obra inaugurada, Vasco Cordeiro adiantou que o investimento, de cerca de 2,2 milhões de euros, se concretizou em circunstâncias particulares que têm a ver com o facto de, no atual Quadro Comunitário de Apoio, a intervenção em estradas ter sido considerada, pelo Governo da República de então, como uma prioridade negativa, o que não permitiria, à partida, afetar verbas a este tipo de investimento. Ao criar um acesso direto ao Porto de Pescas, este investimento permitiu também retirar do centro histórico todo o tráfego de mercadorias de entrada e saída nesta zona portuária, com ganhos de bem-estar e de segurança para todos os que circulam no interior da malha urbana.

Entretanto, o Presidente do Município, Dr. Ricardo Rodrigues, referiu que naquela zona, “existia um estrangulamento e, felizmente, o Governo dos Açores teve a vontade de inserir esta construção no âmbito de um mapeamento que era necessário fazer. Ter um Porto de Pescas de qualidade e uma Marina logo ao lado e não ter esta via de comunicação teria sido um erro estratégico no desenvolvimento do Concelho”, observou.

33


Obras Progresso das obras do Parque Recreativo e de Lazer da MĂŁe de Deus

34


Obras Assinatura do contrato da Empreitada de Recuperação e Valorização do Antigo Mercado do Peixe O Presidente da Câmara Municipal, Dr. Ricardo Rodrigues, assinou em julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o contrato da Empreitada de Recuperação e Valorização do Antigo Mercado do Peixe, situado na freguesia de São Miguel, com a empresa Caetano & Medeiros, Sociedade de Construção e Imobiliária, Lda. Após a realização de concurso público, a obra ficou adjudicada à empresa Caetano & Medeiros, Sociedade de Construção e Imobiliária, Lda. por um valor base de 389 132,20 euros (a que acresce o IVA) e será realizada com recurso a fundos comunitários, tendo um prazo de execução previsto de 10 meses. A intervenção prevê a recuperação e adaptação das antigas instalações do Mercado do Peixe para uma nova utilização – Restauração – promovendo-se com esta intervenção um duplo objetivo, nomeadamente a recuperação daquele património edificado com a criação de um equipamento que dê vida àquelas instalações e, por consequência, promova e acrescente urbanidade à zona envolvente, marginal marítima de Vila Franca do Campo.

35


Obras Construção do Sistema de Abastecimento de Água da Ribeira de Água d’Alto – P.O.A. da Zona Central da Ilha de São Miguel A sede da Cooperativa de Santo Antão, em Ponta Garça, recebeu em agosto, a cerimónia de consignação da construção do Sistema de Abastecimento de Água da Ribeira de Água d’Alto – P.O.A da Zona Central da Ilha de São Miguel, um investimento de 1,3 milhões de euros que vai permitir disponibilizar 375 mil litros de água por dia a mais de 250 agricultores, numa área de cerca de 4 mil hectares. Na ocasião, o Presidente do Governo Regional, Dr. Vasco Cordeiro, considerou que a obra “é um exemplo prático de uma cooperação e de uma parceria que dá resultados concretos para as pessoas”, afirmou, acrescentando que este tipo de obras não serve apenas a pecuária de leite, mas também outras atividades na área agrícola, como a horticultura ou a hortofruticultura. Por sua vez, o Presidente da Autarquia explicou que a ribeira de Água d’Alto, onde se vai captar a água, dispõe de um caudal de água de cerca de 4 mil metros cúbicos diários. “Deste valor, serão retirados diariamente, um máximo de 1500 a 1600 metros cúbicos de água. Ou seja, Água d’Alto continuará a ter água na sua Ribeira, mesmo aproveitando-se parte deste recurso para o bem das populações e de um setor de atividade económica que bem precisa”, reiterou Ricardo Rodrigues.

36


Obras Manutenção de espaços públicos Reposicionamento de Paragem de Autocarro em São Pedro

Reparações no sistema de abastecimento de água à população

Reparações no sistema de águas pluviais

37


Obras Manutenção de espaços públicos Melhoramento do precurso das águas pluviais na zona da Senhora da Paz

38


Ação Social Município participou no “Outubro Rosa” para promover a consciencialização para o cancro da mama A Câmara Municipal associou-se às atividades promovidas pelo Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro no âmbito do mês “Outubro Rosa”. Durante o mês de outubro, foi estimulada a participação da população na dinamização da “Onda Rosa” com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e partilhar informações sobre o cancro da mama. O Município contribuiu na consciencialização da causa, associando-se com pequenas atividades. Para tal, a 15 de outubro, os colaboradores da Autarquia apresentaram-se com a presença da cor rosa no seu vestuário e foram colocados laços rosa no topo da escadaria dos Paços do Concelho, no Centro Cultural e no Museu Municipal. Até 31 de outubro esteve também colocada uma luz de cor rosa focada na fachada do edifício municipal.

Vila Franca do Campo assinalou Dia Municipal para a Igualdade A Autarquia, em colaboração com a Escola Básica e Secundária Dr. Armando Côrtes-Rodrigues, assinalou, a 24 de outubro, o Dia Municipal para a Igualdade, com uma sessão sobre a temática, no auditório daquele estabelecimento de ensino. No evento, a Vereadora da Educação explicou que a data foi celebrada pela primeira vez no Município de Vila Franca do Campo e partilhou com alunos presentes algumas reflexões sobre o que se pretende com o assinalar do Dia Municipal para a Igualdade. Nélia Alves-Guimarães referiu que promover a igualdade é sinónimo de criar uma cultura e práticas que reconheçam, respeitem e valorizem as diferenças em benefício de todas as pessoas. Na sessão, intervieram também a Coordenadora da Equipa Técnica do Comissariado dos Açores para a Infância, Dr.ª Nélia Amaral, e a professora Paula Vieira, que esteve no Brasil, a convite da Universidade Estadual do Rio de Janeiro para falar sobre o projeto “Filosofia para Crianças” nos Açores.

39


Ação Social Apresentação do Plano de Ação de Prevenção contra a pobreza e exclusão social A Secretária Regional da Solidariedade Social, Andreia Cardoso, acompanhada pela Diretora Regional do Emprego e Qualificação Profissional, Paula Andrade, apresentou o Plano de Ação de Prevenção contra a pobreza e exclusão social, no dia 26 de outubro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo. Perante representantes de várias entidades e instituições do Concelho, potenciais parceiras do Executivo Regional na execução do referido Plano, o Presidente da Autarquia, afirmou que “na hora em que o Governo decidiu ter uma estratégia regional de combate à pobreza deu, de facto, um passo em frente”. Sempre que se decide enfrentar esta realidade e tentar encontrar soluções, ou parcerias para encontrar soluções, parece -me que estamos no caminho certo", observou Ricardo Rodrigues, reiterando que o Concelho está disponível com todas as suas instituições para colaborar no sentido de minimizar a pobreza. Andreia Cardoso explicou que a execução do primeiro Plano de Ação bianual teve início no segundo semestre de 2018 e prolonga-se no ano de 2019, tendo como prioridades: assegurar a crianças e jovens um processo de desenvolvimento integral e inclusivo; reforçar a coesão social na Região Autónoma dos Açores (olhando essencialmente para três públicos: os idosos, as pessoas com deficiência e as pessoas com problemas de saúde mental); implementar uma intervenção territorializada e garantir o conhecimento adequado sobre o fenómeno da pobreza. Por sua vez, Paula Andrade informou que o Plano previa 83 ações, sendo que 60 por centos destas ações já se encontravam em curso, a ser avaliadas e monitorizadas.

40


Ação Social CPCJ promoveu ações formativas sobre Cyberbullying em idade escolar A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Franca do Campo promoveu, no dia 16 abril, ações formativas sobre o tema “(Cyber) Bullying em idade escolar – O papel da Família e da Escola”, dirigidas aos pais e aos assistentes operacionais das escolas do Concelho e que tiveram o psicólogo Dr. Luís Fernandes como orador. Na ação dirigida aos pais, o Presidente do Município reiterou “o reconhecimento profundo” que a Autarquia tem pelo “ótimo trabalho que a CPCJ realiza no Concelho”, um trabalho que “não é visível, conseguindo desenvolvê-lo sem que o cidadão comum se aperceba, o que é muito positivo, pois significa que trabalha de forma a que os problemas delicados que trata não transpareçam para a opinião pública”. Ricardo Rodrigues observou que o desenvolvimento tecnológico, sendo importante e trazendo benefícios à sociedade, traz também novos problemas, caso do cyberbullying, o que merece a atenção e a partilha de experiências em prol da sua resolução, por parte de toda a comunidade educativa. Por sua vez, Luís Fernandes considerou urgente a criação e implementação de um Plano Nacional de Prevenção e Combate ao Bullying e Cyberbullying. O psicólogo defendeu que a prevenção e o combate devem ser feitos da forma mais precoce possível e por toda a comunidade educativa. No mesmo dia, Luís Fernandes falou sobre o tema aos assistentes operacionais das unidades orgânicas do Concelho, numa ação formativa realizada na Escola Básica e Secundária Armando Côrtes-Rodrigues.

41


Ação Social Fundo de Emergência Social financiou 316 processos de apoio entre 2018 e 2019 Ano de 2018 Total de apoios financiados pelo Fundo de Emergência Social (FES): 214 Nº total de beneficiários: 134 Valor total dos apoios: 42.665.23€ Dados por freguesias Natureza do Apoio Freguesia

Processos

Beneficiários

Valores dos

Ponta Garça Água D’Alto Ribeira Seca Rib. das Taínhas São Miguel São Pedro TOTAL

82 29 23 8 31 41 214

57 24 11 5 20 17 134

17.829.64€ 7.195.20€ 3.623.98€ 1.638.73€ 6.390.94€ 5.986.74€ 42.665.23€

Despesa

Total despesa

Tratamento dentário

14.677.55€

Medicação

767.61€

Óculos

8.446.36€

Consultas de especialidade

1.515.00€

Rendas/habitação

4.549.56€

Água

4.582.79€

Luz

4.069.49€

Gás

1.179.27€

Outras*

3.016.50€

Ano de 2019 (até setembro) Total de apoios financiados pelo FES: 102 Nº total de beneficiários: 169 Valor total dos apoios: 26.575.27€ Dados por freguesias Natureza do Apoio Freguesia

Processos

Beneficiários

Ponta Garça Água D’Alto Ribeira Seca Rib. das Taínhas

56 14 4 2

36 10 4 2

São Miguel São Pedro TOTAL

23 3 102

14

3 69

Valores dos apoios 14.767.89€ 3.141.22€ 1.138.75€ 1.080.00€ 5.375.07€ 1.072.34€ 26.575.27€

Despesa

Total despesa

Tratamento dentário Medicação

3.265.00€ 247.30€

Óculos

6.253.64€

Consultas de especialidade

1.000.00€

Rendas/habitação

1.467.31€

Água

1.595.50€

Luz

249.14€

Gás

60.00€

Outras*

630.00€

*Outras: Obras, transportes, eletrodomésticos, emissão documentos oficiais

42


Ambiente Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas aprovada em Assembleia Municipal A Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Município de Vila Franca do Campo (EMAAC), elaborada pelos técnicos do Município Ana Borges (Área Ambiental) e João Medeiros (Serviço Municipal de Proteção Civil), integrada no projeto ClimAdapt.Local, foi aprovada, por unanimidade, em reunião da Assembleia Municipal no dia 27 de setembro de 2018. A elaboração da EMAAC de Vila Franca do Campo, iniciou-se em 2015, no âmbito do projeto ClimAdaPT.Local, sendo Vila Franca do Campo o único município da Região Autónoma dos Açores a possuir uma estratégia deste género. Concluída a sua elaboração e aprovação municipal, pode dar-se início à implementação das opções de adaptação identificadas no documento – que pode ser consultado no site da Câmara Municipal – de forma a tornar o município eficiente e capaz de aumentar a capacidade de resposta da sua comunidade e dos seus espaços naturais e construídos às alterações climáticas perspetivadas e, proceder à sua integração nas ferramentas de planeamento e gestão municipal.

Campanha SOS Cagarro O Concelho recebeu, a 4 de novembro, uma sessão explicativa da Campanha SOS Cagarro 2018, que teve lugar no armazém 4 da Marina de Vila Franca do Campo a que se seguiu a promoção de brigadas noturnas, que foram responsáveis pelo salvamento de um total de 19 cagarros, encontrados ao longo das zonas costeiras. A atividade contou com uma grande adesão de todos os agrupamentos de escuteiros do Concelho e ainda alguma população interessada, que - após ouvirem as explicações dos representantes do Parque Natural de Ilha de São Miguel e da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) – formaram as referidas brigadas noturnas. No final, procedeu-se à anilhagem e pesagem das aves, bem como à medição das patas, asas, e bico, para efeitos de marcação e estudo do desenvolvimento da espécie na nossa Região, ao longo dos anos. Os cagarros foram libertados na manhã seguinte.

43


Ambiente Bandeiras verdes "Eco-Escolas" hasteadas nos estabelecimentos de ensino aderentes A Escola Profissional Vila Franca do Campo e a EBS Dr. Armando CôrtesRodrigues hastearam, em novembro, as bandeiras verdes Eco-Escolas referentes ao ano letivo de 2017/18. Na cerimónia de hastear de bandeira, a Vereadora com o pelouro do Ambiente, Nélia Alves-Guimarães, realçou o “excelente trabalho” que os professores responsáveis pela implementação do programa Eco-Ecolas nos estabelecimentos de ensino participantes têm desempenhado e agradeceu a respetiva participação, ao longo de mais um ano letivo, dada a importância de sensibilizar e educar as comunidades no sentido das boas práticas ambientais. Por sua vez, Vila Franca do Campo recebeu o certificado de Município Parceiro Eco-Escolas, pela colaboração na implementação do programa durante o referido ano letivo.

44


Ambiente Município recebeu Seminário Regional de Adaptação às Alterações Climáticas O Município de Vila Franca do Campo recebeu, em março, o Seminário Regional de Adaptação às Alterações Climáticas, bem como a 5ª reunião do Conselho Geral da Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas. A abertura do seminário contou com intervenções da Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, Dr.ª Marta Guerreiro e do Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Dr. Ricardo Rodrigues. Seguiram-se quatro apresentações, designadamente: a apresentação do Plano Regional para as Alterações Climáticas, por parte do Diretor Regional do Ambiente, Dr. Hernâni Jorge; a apresentação da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) do Município de Vila Franca do Campo, por parte dos técnicos da Autarquia, Eng.ª Ana Borges e Dr. João Medeiros; uma apresentação intitulada “A adaptação às Alterações Climáticas: Enquadramento Teórico e Informativo”, por Heitor Gomes – CEDRU (Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano) e, ainda, “Loulé: Um Caso Prático da aplicação de uma EMAAC”, por Lídia Terra e Inês Rafael – Município de Loulé. Os membros da Rede realizaram também uma visita à Central Geotérmica do Pico Vermelho, na Ribeira Grande.

45


Ambiente Ponto de recolha de têxteis disponível em Vila Franca do Campo O concelho de Vila Franca do Campo ficou, a partir do mês de abril, dotado de um contentor para recolha de têxteis, resultado de uma parceira entre a MUSAMI e a Solidaried’arte – Associação de Integração pela Arte e Cultura. O contentor está localizado na zona do parque de estacionamento coberto do Solmar de Vila Franca do Campo, onde se pode depositar vestuário que esteja em condições de reutilização, posteriormente, recolhido e distribuído pela Solidaried’arte, para entrega a famílias carenciadas. Desta forma, garante-se também a redução da quantidade de resíduos, neste caso têxteis, em aterro sanitário.

Município dinamizou ações de sensibilização para a poluição da orla costeira e oceanos A Câmara Municipal promoveu, em maio, uma ação de limpeza da orla costeira, na zona balnear do Poço Largo, na freguesia de São Pedro, no âmbito da campanha Açores Entre Mares, e a atividade “Os suspeitos do costume” na praia da Vinha d’Areia (no âmbito do programa Bandeira Azul) com a participação de alunos e docentes da Escola Profissional de Vila Franca do Campo, EBS Armando Côrtes-Rodrigues e EBI de Ponta Garça, bem como de elementos da Junta de Freguesia de São Pedro. Em agosto, atividade “Os suspeitos do costume” decorreu na Praia de Água d’Alto, com a participação de elementos do Agrupamento de Escuteiros 436 de Vila Franca do Campo. A Campanha Açores Entre Mares decorreu de 20 de maio até 8 de junho, tendo sido dinamizadas diversas atividades que tiveram como base a promoção do conhecimento e da utilização sustentável do mar dos Açores. Por sua vez, a atividade “Os suspeitos do costume” visou a recolha, separação dos resíduos por tipologia e a pesagem dos mesmos, bem como sensibilizar para a problemática da poluição dos oceanos e sobre as consequências nefastas dos microplásticos, que, por exemplo, entram em toda a cadeia alimentar, sendo ingeridos pelos peixes, que servem de alimento às aves marinhas da nossa costa e aos próprios humanos.

46


Ambiente Desfile de Moda Ecológica 2019 A edição de 2019 do Desfile de Moda Ecológica decorreu no dia 31 de maio, no Parque da Vila, com 21 participantes a desfilarem com modelos feitos com materiais recicláveis/reutilizados. A iniciativa, organizada pela Autarquia, em parceira com a EBS Dr. Armando Côrtes-Rodrigues, integrou o programa de atividades da XXV Semana da Criança e teve como objetivo sensibilizar a população e entidades participantes para importância do reaproveitamento dos resíduos, bem como dar a conhecer a política dos três R's (Reduzir, Reutilizar, Reciclar). Participaram no desfile seis entidades, no caso a ADV, a Escola Padre Manuel Ernesto Ferreira, o CDIJ Pedra Segura, o CDIJ Mosaico, a Escola Profissional de Vila Franca do Campo e a EBS Dr. Armando Côrtes-Rodrigues. Para além disso, houve lugar a um momento musical por parte dos alunos do Clube de Música da EBS Dr. Armando Côrtes-Rodrigues. A vencedora do escalão infantil: Milene Neto, de 6 anos (a representar a ADV) foi premiada com uma bicicleta, patrocinada pela Recolte, enquanto a vencedora do escalão juvenil, Micaela Costa, da EBS Dr. Armando Côrtes-Rodrigues, recebeu um tablet, oferta da MUSAMI. Por sua vez, a vencedora do escalão sénior, Eduarda Raposo, da Escola Profissional de Vila Franca do Campo recebeu, também da MUSAMI, uma viagem de barco para a ilha Terceira. Para além disso, todos os participantes receberam um bilhete para uma viagem à reserva natural do Ilhéu de Vila Franca do Campo, oferecidos pelo Clube Naval de Vila Franca do Campo.

47


Ambiente Alunos de Lousada visitaram o Concelho e participaram em campanha de sensibilização ambiental 36 alunos do Agrupamento de Escolas de Lousada Oeste, do distrito do Porto, visitaram, em junho, o Concelho, onde participaram numa campanha de sensibilização ambiental porta-a-porta. O grupo, que na sua escola integra o projeto “República de Jovens”, foi recebido no Salão Nobre dos Paços do Concelho pela Vereadora com o pelouro do Ambiente, Dr.ª Nélia Alves-Guimarães, que frisou o gosto da Autarquia em receber os alunos no Concelho e considerou a campanha de sensibilização ambiental importante dado que “ainda há uma grande resistência à separação do lixo”. Os alunos de Lousada participaram na campanha de sensibilização, acompanhados por 15 alunos da Escola Profissional de Vila Franca do Campo, dois funcionários da MUSAMI e um estagiário da Autarquia na área ambiental, sendolhes dada a conhecer a freguesia de São Pedro. Após a campanha, tiveram a possibilidade de conhecer o Ilhéu de Vila Franca do Campo e, ainda, o funcionamento de uma exploração agrícola.

Campanha de sensibilização para a separação de resíduos e recolha porta-a-porta A MUSAMI, em parceira com a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, iniciou, em junho, uma campanha de sensibilização porta-a-porta, com distribuição de um íman com indicação dos dias de recolha porta-a-porta de resíduos seletivos (papel/cartão; plástico/metal e vidro), com o objetivo de ajudar a população a promover um aumento da separação dos resíduos e o aumento da adesão ao sistema de recolha porta-a-porta. Tendo em conta que o Município é, cada vez mais, um destino turístico, o que gera a produção de mais resíduos, vinca -se a importância de os separar corretamente. A campanha desenvolveu-se ao longo de 4 meses, englobando as diversas freguesias do Concelho.

48


Ambiente Autarquia é subscritora da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores O Município de Vila Franca do Campo é um dos 41 subscritores iniciais da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores. A formulação dos compromissos dos subscritores da Cartilha teve como ponto de partida os objetivos do Desenvolvimento Sustentável, lançados em 2015, pelas Nações Unidas. A Cartilha da Sustentabilidade dos Açores apresenta-se como um fórum dinâmico de debate e partilha de práticas sustentáveis, com subscrições anuais de objetivos e a respetiva monitorização, com cada subscritor a propor-se a alcançar três objetivos de desenvolvimento sustentável. A Cartilha é um instrumento, onde diversos intervenientes dos setores público, privado e da sociedade civil, trabalham juntos, de maneira integrada, reunindo recursos, conhecimento e experiências, com vista ao aumento dos padrões de sustentabilidade.

Bandeira Azul hasteada na Vinha d’Areia, Prainha e Praia de Água d’Alto Vila Franca do Campo viu serem hasteadas, no dia 18 de junho, bandeiras azuis na Praia de Água d’Alto, Prainha de Água d’Alto e na Vinha d’Areia. O galardão Bandeira Azul é um símbolo de referência de qualidade ambiental, qualidade da água, segurança, conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental. Para além da bandeira azul, pela Quercus, foi atribuída à praia de Água d’Alto e à praia do Corpo Santo a classificação “Praias com Qualidade de Ouro”, por apresentarem, nos últimos cinco anos, excelente qualidade da água. O Município, na presente época balnear, também disponibiliza três praias com condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida devidamente reconhecidas pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., a Prainha, Praia de Água d’Alto e a Praia Vinha d’Areia, que ostentam a bandeira “Praia Acessível – Praia para Todos” 2019. Na praia Vinha d’Areia, estes utentes puderam também contar com uma cadeira anfíbia que permite a deslocação das pessoas com mobilidade reduzida à zona de banhos.

49


Cultura "Hora do Conto" na Biblioteca e Arquivo Municipal A atividade "Hora do Conto", da Biblioteca e Arquivo Municipal de Vila Franca do Campo, teve início em outubro e, ao longo do ano letivo transato, contou com a participação de um total de 47 turmas das creches e escolas do concelho e de estabelecimentos de ensino de outros concelhos, bem como de grupos inseridos em centros de desenvolvimento e inclusão juvenil. No âmbito da hora do conto, as crianças conheceram as várias salas que compõem a biblioteca e ficaram a conhecer o funcionamento da mesma, ouviram histórias e participaram em jogos. A Vereadora com os pelouros da Cultura e da Educação, Dr.ª Nélia Alves Guimarães, marcou presença no arranque da atividade e congratulou-se com o desenvolvimento de uma iniciativa que visa uma importante aproximação dos mais novos à biblioteca e à criação de hábitos de leitura.

Museu Municipal acolheu palestra sobre Património Cultural O salão nobre do Museu Municipal de Vila Franca do Campo acolheu, a 9 de novembro, uma palestra intitulada “O que é o Património Cultural?”, da responsabilidade da investigadora Creusa Raposo, mestre em Património e Museologia. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal, visou celebrar o Ano Europeu do Património Cultural, com os presentes a assistirem e a abordarem, num debate no final da palestra, os conceitos de património, a importância da preservação e exemplos do património cultural do Concelho, em particular, e dos Açores, no geral.

50


Cultura Inauguração da Árvore de Natal e do Presépio Municipal A Árvore de Natal e o Presépio Municipal de Vila Franca do Campo foram inaugurados no dia 8 de dezembro, num momento assinalado com animação musical, a cargo da vila-franquense Ana Isabel Santos. Para além disso, deu-se a abertura da iluminação natalícia no edifício camarário, no Largo do Município e no Jardim Antero de Quental.

51


Cultura Exposição dos trabalhos do projeto “Natal Ecológico” no Largo Bento de Góis A exposição dos trabalhos do projeto Natal Ecológico foi inaugurada no dia 13 de dezembro, altura em que foram entregues os diplomas às entidades participantes, tendo ficado patente até ao dia 6 de janeiro de 2019. Nesta edição, participaram um total de 14 instituições do concelho, entre escolas, CDIJ’s, CATL’s e agrupamentos de escuteiros, que reutilizaram plásticos para construir artigos alusivos à quadra natalícia, com os quais enfeitaram as árvores do Largo Bento de Góis. Na ocasião, o Presidente da Autarquia, Dr. Ricardo Rodrigues, lembrou que a exposição se realizou pelo sétimo ano e visou requalificar o Largo Bento de Góis, conferindo às árvores um aspeto natalício, através da participação dos jovens e das instituições do Concelho.

Palestra "Tradições Natalícias - Um Património Cultural" no Museu Municipal O Museu Municipal de Vila Franca do Campo acolheu, no dia13 de dezembro, a palestra "Tradições Natalícias - Um Património Cultural", que teve a mestre Creusa Raposo como oradora. A Vereadora da Cultura, Dr.ª Nélia Alves-Guimarães, apresentou uma reflexão sobre o conceito de património cultural e as tradições natalícias, seguindo-se uma apresentação de Creusa Raposo, que abordou a origem do Natal e de tradições como o presépio, a árvore de Natal, o Pai Natal, a Missa do Galo, o Bolo Rei e a Consoada, entre outros aspetos caraterísticos da quadra natalícia. No final da palestra, os presentes partilharam as suas memórias de Natal, criando uma "teia de memórias" e houve lugar a uma degustação de doces de Natal, confecionados pela Escola Profissional de Vila Franca do Campo.

52


Cultura Loja do Pai Natal 2019 A Loja do Pai Natal, uma mostra e venda de artigos e doçaria alusivos à quadra natalícia, abriu ao público entre os dias 14 e 16 dezembro, no Açor Arena, inserida no programa de Natal do Município, intitulado “Aldeia do Pai Natal”. No momento da inauguração, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Ricardo Rodrigues, acompanhado pelo seu Executivo e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Água d’Alto, cumprimentou e trocou impressões com os artesãos e produtores que exibiram os seus trabalhos. Entre a variedade de produtos apresentados, vislumbra-se doçaria tradicional, artesanato, artigos têxteis, artigos decorativos alusivos à época, licores ou bijuterias.

Espetáculo de variedades "Christmas Gold" O espetáculo de variedades "Christmas Gold" foi realizado no dia 15 de dezembro, no Açor Arena, com atuações dos seguintes artistas e grupos: Grupo de Tambores e Grupo de Dança da Associação Unojovens; Ginásio Corpore; Associação de Patinagem de São Miguel (com patinagem artística); Luís Melo; Carolina Sampaio & Michael Goulart; Associação Desportiva de Vila Franca do Campo; Grupo Som do Vento; ballet (pelas alunas do grupo ADN Cantinho Studio, a cargo do professor Rafael do Canto); Sara Cruz e Grupo de Folclore de Ponta Garça.

53


Cultura Concerto do Conservatório Regional de Ponta Delgada na Igreja de Ponta Garça O ciclo de concertos de Natal “Percorrendo o Património Local" teve início a 19 de dezembro, com o “Christmas Carol”, na Igreja de Ponta Garça, a cargo do Conservatório Regional de Ponta Delgada. O Coro de Câmara do Conservatório Regional de Ponta Delgada - sob a direção de Cármen Subica e com Ana Paula Andrade ao piano - interpretou, entre outros, "No La devemos dormir" (Cancioneiro de Uppsala ou do Duque de Calábria, séc. XVI) de Bartomeu Cárceres; "All bells in Paradise" de John Rutter e vários Carols de Natal, como "Joy to the world, the Lord is come"; "God rest ye merry gentlemen" ou "Away in a manger".

Museu Municipal acolheu cantata do Grupo de Cantares “Vozes do Mar do Norte” O ciclo de concertos de Natal “Percorrendo o Património Local" prosseguiu, no dia 20 de dezembro, com uma Cantata de Natal, no Museu Municipal de Vila Franca do Campo, interpretada pelo Grupo de Cantares “Vozes do Mar do Norte”. Ao longo do serão, o grupo interpretou temas tradicionais da quadra natalícia, como "Já é natal, nasceu Jesus"; "Eu hei-de dar ao Menino"; "É natal, os sinos estão tocando" e "O Menino está dormindo", entre muitos outros.

54


Cultura Igreja Matriz recebeu concerto de Natal do Coral de São José O ciclo de concertos “Percorrendo o Património Local” teve o seu encerramento a 21 de dezembro, com um concerto de Natal do Coral de São José, na Igreja Matriz de Vila Franca do Campo. O público presente foi brindado com a interpretação do Coral de São José de várias obras musicais, como “Redeemer of Israel” ou “Adeste Fideles”.

Aulas solidárias de Cross Training e Strong by Zumba Ao longo do mês de dezembro, foram dinamizadas várias aulas de Cross Training, a cargo de Pedro Rainha, com o intuito de recolher alimentos para entregar a famílias carenciadas do Concelho. Para além disso, também a Junta de Freguesia de São Pedro promoveu uma aula de Strong (vertente do Zumba), com o mesmo objetivo solidário. Os alimentos angariados permitiram formar e entregar três cabazes solidários a famílias vila-franquenses.

55


Cultura Igreja Matriz acolheu Concerto de Ano Novo da Banda Lealdade Vila Franca do Campo assinalou a entrada em 2019 com um Concerto de Ano Novo, da Banda Lealdade, realizado no dia 4 de janeiro, na Igreja Matriz do Concelho. O concerto contou com participações especiais da soprano Helena Castro Ferreira, do tocador de guitarra portuguesa José Vítor Prata e do tenor internacional Nicholas Doig. No final, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Ricardo Rodrigues, usou da palavra para referir que o concerto de Ano Novo, em Vila Franca do Campo, começa a ser já uma referência da entrada musical na ilha de São Miguel. O Edil Vila-franquense afirmou que a Banda Lealdade “já nos habituou, nos últimos anos, a grandes interpretações e voltou a surpreender pela positiva”, trazendo desta feita o canto lírico, “com vozes excecionais”. “O espetáculo foi magnifico, fruto do trabalho persistente de todos os músicos, desde os mais novos aos mais experientes, com a coordenação do Maestro Carmino Melo, que nos espanta sempre com a qualidade que apresenta”, frisou. Ricardo Rodrigues agradeceu e motivou a Banda Lealdade a continuar um trabalho que tem sido profícuo, quer para os interpretes “que se devem deleitar ao interpretar as músicas de grandes compositores italianos e alemães”, quer para os ouvintes “que saem do concerto, com certeza, mais enriquecidos do que entraram”. O Autarca apelou, ainda, a que haja mais iniciativas deste género e qualidade.

56


Cultura Cortejo de Reis Magos O tradicional cortejo dos Reis Magos teve lugar a 5 de janeiro, com a organização do evento por parte da Associação de Jovens Unidos da Ribeira Seca a atingir o 20º aniversário. O Cortejo compreendeu um percurso que teve início na Ribeira Seca, rumo ao Largo do Município, onde houve lugar a uma peça de teatro popular que recriou dois momentos bíblicos: as visitas dos Reis Magos ao Rei Herodes e ao Menino Jesus. Entretanto, de modo a assinalar os 20 anos da organização do evento a cargo da Associação de Jovens Unidos da Ribeira Seca, foram prestadas homenagens a vários participantes de longa data e que ainda hoje integram o cortejo. Para além disso, foram homenageados o Agrupamento de Escuteiros 767 e o Agrupamento de Escuteiros 436 pela colaboração na realização do cortejo, bem como a Autarquia, de forma a representar todas as entidades e instituições que, ao longo dos anos, apoiaram e ajudaram a tornar possível a sua realização.

57


Cultura 450 elementos de 13 grupos cantaram às Estrelas em Vila Franca do Campo A edição de 2019 do tradicional “Cantares às Estrelas” em Vila Franca do Campo, teve lugar a 2 de fevereiro, no Largo do Município. O evento, organizado pela Autarquia, contou com a participação de 13 grupos, englobando cerca de 450 cantadores, provenientes de quatro concelhos da ilha de São Miguel, nomeadamente Vila Franca do Campo, Ponta Delgada, Nordeste e Ribeira Grande. Os grupos participantes cantaram inicialmente, em frente ao edifício Municipal, sendo que esteve montada uma bancada no local, de modo a proporcionar melhores condições de visualização ao público presente. Depois, percorreram e animaram várias ruas do Concelho, onde foram recebidos pelos comerciantes locais, em direção à Praça Bento de Góis.

58


Cultura Comemorações do Carnaval no Município O desfile de Carnaval das escolas e instituições de Vila Franca do Campo teve lugar a 1 de março, com miúdos e graúdos a exibirem a criatividade e colorido dos disfarces, bem como a alegria típica das comemorações carnavalescas. Num percurso que se estendeu por várias artérias do centro do Concelho, as centenas de participantes fizeram as delícias e animaram o muito público que saiu à rua para assistir à passagem do cortejo. Participaram no desfile, as crianças da creche e jardim de infância “Os Cordeirinhos” e do Centro de Assistência Social “O Cogumelo”, bem como os alunos da EB1/JI Prof. António dos Santos Botelho, da EB1/JI Padre Manuel Ernesto Ferreira, da Escola Básica e Secundária Dr. Armando Côrtes-Rodrigues e da Escola Profissional de Vila Franca do Campo, para além dos jovens do Centro de Atividades Ocupacionais e do CDJI Mosaico. Nos dias 3 e 5 de março (terça-feira de Entrudo) realizaram-se cortejos de Carnaval.

59


Cultura Baile de máscaras “Vila Carnaval 2019” A edição de 2019 do baile de máscaras “Vila Carnaval” teve lugar no dia 2 de março, no pavilhão multiusos Açor Arena, com atuações musicais das artistas brasileiras Edna Pimenta e Xuxuzinha, e, ainda, da Banda Larga Açores.

60


Cultura Dia Mundial da Poesia assinalado com sessão sobre Armando Côrtes-Rodrigues O Dia Mundial da Poesia (21 de março) foi assinalado com uma sessão sobre o ilustre escritor, poeta e etnólogo Vila-franquense Armando Côrtes-Rodrigues, promovida pela Autarquia, em colaboração com a Escola Básica e Secundária do Concelho. Na sessão, o Presidente do Município, Dr. Ricardo Rodrigues, lembrou que o Concelho teve, em Armando Côrtes-Rodrigues, “um grande poeta, um dos nossos maiores poetas” e informou que a Edilidade teve a iniciativa de propor que o estabelecimento de ensino se denominasse Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo Dr. Armando Côrtes-Rodrigues. No final da sua intervenção, e em nome da Autarquia, ofereceu à Escola um retrato de Armando Côrtes-Rodrigues, pintado pelo pintor açoriano Dr. Luís França. Entretanto, a Dr.ª Anabela Almeida - que se doutorou com uma tese sobre o poeta – contou um pouco do que aprendeu sobre a vida e obra do ilustre Vilafranquense. A sessão contou ainda com recitações de poemas, por parte de um aluno e uma professora daquela escola.

Livro “Armando Côrtes-Rodrigues – Vida e Obra do Poeta Açoriano de Orpheu” foi apresentado em Vila Franca do Campo A apresentação do livro “Armando Côrtes-Rodrigues – Vida e Obra do Poeta Açoriano de Orpheu”, da autoria da Doutora Anabela Almeida, teve lugar a 22 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Na cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal frisou a felicidade e o orgulho da Autarquia em “trazer à luz uma figura Vila-franquense que nos honra a todos”. “É um orgulho termos um Vila-franquense tão ilustre, que não é ainda tão reconhecido quanto espero que venha a ser futuramente”, disse Ricardo Rodrigues, deixando o desafio aos presentes de descobrirem mais de Armando Côrtes-Rodrigues. A apresentação da obra esteve então a cargo do Dr. Carlos Melo Bento, que a considerou “um livro fascinante, feliz súmula da tese de doutoramento de Anabela Almeida”.

61


Cultura Feira “Mundo da Páscoa” no Açor Arena A Feira “Mundo da Páscoa”, uma mostra e venda de artesanato e artes decorativas alusivas à quadra pascal, esteve montada e aberta ao público, no pavilhão multiusos Açor Arena, nos dias 6 e 7 de abril. A Livraria SolMar também esteve presente no “Mundo da Páscoa” com uma Feira do Livro, onde apresentou quatro secções: Literatura Infantil e Juvenil; Livros dos Açores; Livros de Culinária e Romances.

Inauguração da exposição de Arte Sacra e restauro “Origens” A inauguração da exposição de Arte Sacra e restauro, intitulada “Origens, da autoria de Armando Moreira, teve lugar no dia 16 de abril, tendo ficado patente na Galeria Dr. Augusto Simas, no Centro Cultural de Vila Franca do Campo.

62


Cultura Município recebeu reunião da Rede de Museus e Coleções Visitáveis dos Açores O Museu Municipal recebeu, a13 de maio, a 2ª reunião do Plenário da Rede de Museus e Coleções Visitáveis dos Açores (RMCVA). Na receção aos elementos da Rede, o Presidente da Câmara Municipal deu conta de alguns projetos relativos à área cultural. “Pretendemos recuperar o edifício do primitivo Museu e há alguma pressão para que seja criada uma área dedicada à atividade da pesca, que faz parte da identidade do Concelho”, indicou Ricardo Rodrigues, acrescentando que “vamos recuperar três olarias, visando criar um Roteiro das Olarias. Estes são pontos de atração e permanência de pessoas no Concelho de Vila Franca do Campo”. Já o Presidente da Comissão Executiva da RMCVA, Francisco Maduro-Dias, afirmou que a ideia da criação da Rede foi a de evitar que haja um domínio de uma das entidades existentes sobre as demais. Fizeram parte da ordem de trabalhos, a apresentação do site da RMCVA e perspetivas de funcionamento; a apreciação de sugestões de modelos para uma placa indicativa de membro da RMCVA e eventual votação; a caraterização, disponibilização e entrada em funcionamento do programa informático “Catálogo Coletivo de Património Museológico” e a apreciação e votação de Candidaturas à RMCVA.

Exposição de achados arqueológicos na Escola Básica e Secundária Armando Côrtes-Rodrigues “A História pelos Objetos - do Paleolítico Superior ao Domínio Filipino dos Açores” foi o título de uma exposição organizada pelo Gabinete de Arqueologia da Autarquia, com a colaboração da Biblioteca Municipal e da Escola Básica e Secundária Armando Côrtes-Rodrigues. A partir de17 de maio, e até ao final do ano letivo, a exposição esteve patente na biblioteca da EBS Armando CôrtesRodrigues. Os achados arqueológicos expostos pertencem ao acervo do Museu Municipal e são objetos de épocas remotas, abordados nos conteúdos letivos lecionados na disciplina de História.

63


Cultura Museu Municipal promoveu workshop de ocarinas ministrado por Eduardo Sousa O Museu Municipal de Vila Franca do Campo dinamizou, nos dias 15 e 17 de maio, um workshop de ocarinas, ministrado pelo vilafranquense Eduardo Sousa, por forma a assinalar o Dia Internacional dos Museus 2019 (cuja data oficial é 18 de maio). O workshop contou com cerca de 20 participantes, de diferentes faixas etárias e teve lugar na Olaria Mestre José Batata, situada na Rua do Fole, na freguesia de São Pedro. Na abertura do workshop, a Vereadora Conceição Quental demonstrou a sua satisfação por ver aquele espaço dinamizado, “finalmente, com vida”. “Importa dar vida a estes espaços de cultura e tradição e é muito satisfatório ver as pessoas, e especialmente os mais jovens, interessados em aprender as artes e ofícios tradicionais do nosso Concelho, neste caso na arte oleira”, frisou. Por sua vez, a diretora do Museu, Dr.ª Telma Silva, ressalvou a importância dos museus como núcleos culturais dinâmicos, mediadores entre a comunidade, o seu património e os diferentes públicos.

64


Cultura Inauguração da exposição do Prémio Fotográfico: “A Vila das Torres” A exposição do Prémio Fotográfico “A Vila das Torres”, promovido pela Câmara Municipal, em parceria com a Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores, foi inaugurada a 26 de julho, na praia da Vinha d’ Areia, onde permaneceu até 11 de agosto. A exposição foi constituída por 20 obras fotográficas (cada uma formada por um conjunto de quatro fotografias) selecionadas pelo júri do concurso, sendo que, no mesmo dia, foi conhecido o vencedor do prémio fotográfico, no caso o Vila-franquense Gui Costa, com a obra intitulada “A Torre”, o qual recebeu um prémio monetário no valor de 800 euros. Na ocasião, a Vereadora da Autarquia com o pelouro da Cultura, Dr.ª Nélia Alves-Guimarães, agradeceu aos participantes “que captaram pelas respetivas lentes o que viram nas torres e a partir das mesmas”. “A fotografia é um documento que fica para história e ajuda a contar a história das comunidades, referiu, considerando que o tema escolhido “foi muito interessante, dando destaque ao nosso património cultural imóvel” A exposição do Prémio Fotográfico “A Vila e as Torres” foi também exibida na Praia de Água d'Alto e na Marina da Vila Franca.

65


Cultura “Vila Animação 2019” trouxe animação musical às noites de verão no Município A Autarquia promoveu, entre14 de julho e 6 de setembro, um diverso programa de animação musical e cultural, com atuações realizadas em vários locais do Concelho, como o Jardim Antero de Quental, o Largo Bento de Góis, o Porto de Pescas ou o adro da Igreja Matriz. De modo a proporcionar momentos de animação à população, ao longo dos meses de verão, uma panóplia de artistas regionais subiu ao palco apresentando, por exemplo, fados, música popular, pop ou rock. Houve, ainda, lugar a atuações de grupos de folclore e de uma tuna.

66


São João da Vila Sessão solene de abertura dos festejos do Feriado Municipal—São João da Vila A sessão solene de abertura dos festejos do Feriado Municipal – São João da Vila, teve lugar a14 de junho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde o Dr. Carlos Melo Bento foi distinguido com a Medalha de Ouro do Município e o Diploma de Cidadão Honorário. Na sessão, o Presidente da Autarquia referiu a importância da cerimónia, afirmando que “o São João da Vila é a festa popular mais grandiosa da ilha de São Miguel”. Ricardo Rodrigues frisou a importância dos festejos e “o espírito de alegria e tradição que enche os Vila-franquenses e quem nos visita, pelo menos durante este período do ano civil, onde podemos divertir-nos e estar juntos em companheirismo e amizade”. De seguida, o Dr. Carlos Melo Bento, reconhecido cidadão descendente de Vila-franquenses, recebeu a Medalha de Ouro do Município e o Diploma de Cidadão Honorário. Melo Bento afirmou que ao saber que Vila Franca do Campo o iria condecorar “um milhão de sentimentos” lhe invadiu a alma e um “misto de incredibilidade e bem-estar” tomou conta de si. O homenageado falou sobre o tema “A História da Vila”, apresentando dados e curiosidades sobre as origens de Vila Franca do Campo, a sua denominação e deu conta de que como se celebrava nos primórdios das festas e das superstições associadas à noite de São João. A finalizar a sessão, a Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, disse que, para o Executivo Açoriano, “estas são celebrações particularmente relevantes porque fazem das pessoas o elemento diferenciador, de município para município, criando contexto, história e memória”. Marta Guerreiro frisou também a importância do Concelho ao nível ambiental, localização do ex-libris natural que é o Ilhéu de Vila Franca do Campo e terminou a sua intervenção citando uma parte do poema “Sinfonia de Cor”, do escritor Vila-franquense, Armando Côrtes-Rodrigues.

67


São João da Vila Animação musical de qualidade foi constante nos festejos de São João da Vila com atuações de artistas reconhecidos como João Pedro Pais, Blaya ou Deejay Telio A já habitual forte componente musical voltou a sentir-se nos festejos do São João da Vila, com a realização diária de concertos, entre 14 e 24 de junho. Destaque para as “Noites da Juventude”, três na edição de 2019 do São João da Vila, nas quais subiram ao palco, montado na zona do Arraial, artistas e bandas reconhecidas do público a nível nacional e até internacional, como João Pedro Pais, Blaya, Pete Tha Zouk, Wet Bed Gang, Deejay Telio ou Overule. No que concerne à aposta e apoio à divulgação de artistas locais e regionais, as festividades contaram, por exemplo, com atuações de Play, Unknown Band, Aspegiic, Tójó, Os Académicos, Andreia Macário, Alexandre Santos, Micaela Madeira, Graça Prata, The BroadCasters, Stereo Mode, João Moniz, Groovekeep’rs, Vânia Dilac, DJ Antoine C, Banda Recover, Romeu Bairos, David Rita e Banda Larga Açores.

68


São João da Vila

69


São João da Vila Cultura esteve presente nas comemorações do São João da Vila com a realização de exposições, um sarau musical e a tradicional missa na Ermida homónima Ao longo dos dias de comemoração das Festas de São João, foram várias as iniciativas de âmbito cultural promovidas no Município. Desde logo, a 3 de junho, teve lugar a abertura de quatro bibliotecas de verão, localizadas no Jardim Antero Quental, no Largo Bento de Góis, na Praia da Vinha d’Areia e na Praia de Água d’Alto, com literatura de vários géneros e em diferentes línguas. No programa dos festejos estiveram também incluídas duas exposições, uma de fotografia e outra de plantas aromáticas e de ervas medicinais. Houve, ainda, lugar à realização de um espetáculo de comédia e um sarau musical, com professores e alunos do Conservatório Regional de Ponta Delgada. O momento cultural mais solene, foi a tradicional celebração da Missa na Ermida de São João, no dia do Feriado Municipal.

70


São João da Vila São João da Vila contou com vasto leque de atividades desportivas A presença de atividades desportivas, promotoras de estilos de vida e hábitos saudáveis, no programa dos festejos do São João da Vila é uma constante, sendo que a edição de 2019 contou com algumas novidades e até com o retomar de algumas práticas. Assim, da programação constaram torneios de sueca, de dominó e xadrez, bem como de futebol no escalão de veteranos. Para além disso, tiveram lugar provas de karaté, de canoagem, aulas de cross training e de zumba. Novidade, este ano, foi a realização do “Trail de São João da Vila”, bem como o retomar das exposições caninas, de nível nacional e também internacional.

71


São João da Vila Noite de São João da Vila abrilhantada pelo desfile das marchas populares Um ano após alcançar as bodas de ouro da sua realização, o desfile das marchas populares voltou a marcar, como ponto alto, as Festas de São João da Vila. 12 marchas saíram à rua na noite de 23 de junho, para desfilar, cantar e entusiasmar as milhares de pessoas que fizeram questão de marcar presença ao longo das principais artérias do Concelho, para assistir à sua passagem. Antes, decorreu o habitual desfile da Charanga da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca do Campo e a interpretação do Hino de São João. Já a noite de 24 de junho ficou marcada por novo desfile das marchas populares, desta feita ao longo da Avenida das Comunidades Emigrantes.

Marcha Escolinhas da Vila

Marcha da Freguesia de Água d’Alto

72


São João da Vila Marcha da Casa do Povo de Vila Franca do Campo

Marcha da Escola Básica e Secundária Dr. Armando Côrtes-Rodrigues

Marcha da Filarmónica União Progressista

Marcha da Freguesia de São Pedro

73


SĂŁo JoĂŁo da Vila Marcha da Rua

Marcha da Escola Profissional de Vila Franca do Campo

Marcha da Freguesia da Ribeira Seca

Marcha da Freguesia da Ribeira das Tainhas

74


São João da Vila Marcha da Freguesia de Ponta Garça

Marcha da Banda Lealdade

Momentos do desfile das marchas populares de 24 de junho na Avenida das Comunidades Emigrantes

75



Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.