É Bom Viver Aqui - Magazine Cultural - maio 2014

Page 1

CÂMARA MUNICIPAL

É BOM VIVER AQUI

N 03 | maio 2014 | edicão cm póvoa de varzim

S. Pedro: festa que revive as tradições piscatórias As festas de S. Pedro são das mais originais no que respeita às celebrações dos santos populares em Portugal. Todos os anos, milhares de poveiros e visitantes entregam-se à folia, num ambiente de festa, que revive as tradições da comunidade piscatória, mas que não deixa de se renovar e inovar com a apresentação de um programa festivo diversificado e melhorado. As cores, a música, a dança, as vestes e a gastronomia são os principais elementos que conduzem os costumes e tradições dos poveiros, sendo as referências essenciais das festas pelas ruas dos seis bairros populares, em especial da Noitada de 28 para 29 de junho. É esse fio condutor que está patente no Programa festivo resultado do trabalho de uma organização comunitária, em que a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim tem um papel de sustentação e mediação. Matriz, Norte e Sul, e ainda Belém, Mariadeira e Regufe irão ter uma animação fora de série num ano que promete nova enchente, uma vez que as festas da cidade voltam a coincidir com o fim de semana: a Noitada realiza-se de sábado para domingo. Poderá não ser como no ano passado, um fim de semana prolongado, mas todos terão fé no S. Pedro para que dê uma ajudinha e nos traga de novo as altas temperaturas que, como em 2013, proporcionaram uma Noitada acima de todas as expetativas e uma vivência popular pelas ruas até de manhã… Além da Noitada, as festas da cidade apresentarão muitas ações que se tornaram tradição e já ninguém dispensa, desde concertos a provas desportivas, exposições, os Tronos em cada um dos bairros, as cerimónias religiosas, o folclore, os cortejos e desfiles de Rusgas.

Já não se pode falar de S. Pedro na Póvoa de Varzim sem referir a atividade que costuma dar início ao programa e que alimenta “o bichinho” da tradição, o S. Pedrinho e a Pequenada. Centenas de crianças de tenra idade brincam ao S. Pedro e recriam as rusgas dos bairros, tal qual os adultos na grande noite. A folia atinge níveis elevadíssimos no espetáculo das Rusgas, que se realiza na noite de 29 de junho, no estádio do Varzim SC, com uma emoção mais competitiva entre os seis bairros e onde se apresenta o ponto de união entre todos – a Rusga da Póvoa, composta por dois pares de cada bairro.

...milhares de poveiros e visitantes entregam-se à folia, num ambiente de festa, que revive as tradições da comunidade piscatória, mas que não deixa de se renovar e inovar com a apresentação de um programa festivo diversificado e melhorado. E festa sem fogo de artifício não tem o mesmo brilho. Por isso, a autarquia tem vindo a investir neste tipo de espetáculo, que atrai muitos visitantes à cidade. Este ano, o Espetáculo Piro-Musical, na noite de 29 de junho, no Alto de Martim Vaz, terá o tema “Sonho e Fantasia, Portugal e o Mundo, Póvoa de Varzim terra de encanto”. Efeitos visuais e música juntam-se à pirotecnia para apresentar um espetáculo que irá surpreender pela qualidade e inovação. A Escola Prática dos Serviços (EPS) da Póvoa de Varzim irá ter o seu dia e associar-se assim aos festejos da cidade, numa jornada de promoção e em que se dará melhor a conhecer à comunidade poveira.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.