Page 1

CÂMARA MUNICIPAL

É BOM VIVER AQUI

N 03 | maio 2014 | edicão cm póvoa de varzim

S. Pedro: festa que revive as tradições piscatórias As festas de S. Pedro são das mais originais no que respeita às celebrações dos santos populares em Portugal. Todos os anos, milhares de poveiros e visitantes entregam-se à folia, num ambiente de festa, que revive as tradições da comunidade piscatória, mas que não deixa de se renovar e inovar com a apresentação de um programa festivo diversificado e melhorado. As cores, a música, a dança, as vestes e a gastronomia são os principais elementos que conduzem os costumes e tradições dos poveiros, sendo as referências essenciais das festas pelas ruas dos seis bairros populares, em especial da Noitada de 28 para 29 de junho. É esse fio condutor que está patente no Programa festivo resultado do trabalho de uma organização comunitária, em que a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim tem um papel de sustentação e mediação. Matriz, Norte e Sul, e ainda Belém, Mariadeira e Regufe irão ter uma animação fora de série num ano que promete nova enchente, uma vez que as festas da cidade voltam a coincidir com o fim de semana: a Noitada realiza-se de sábado para domingo. Poderá não ser como no ano passado, um fim de semana prolongado, mas todos terão fé no S. Pedro para que dê uma ajudinha e nos traga de novo as altas temperaturas que, como em 2013, proporcionaram uma Noitada acima de todas as expetativas e uma vivência popular pelas ruas até de manhã… Além da Noitada, as festas da cidade apresentarão muitas ações que se tornaram tradição e já ninguém dispensa, desde concertos a provas desportivas, exposições, os Tronos em cada um dos bairros, as cerimónias religiosas, o folclore, os cortejos e desfiles de Rusgas.

Já não se pode falar de S. Pedro na Póvoa de Varzim sem referir a atividade que costuma dar início ao programa e que alimenta “o bichinho” da tradição, o S. Pedrinho e a Pequenada. Centenas de crianças de tenra idade brincam ao S. Pedro e recriam as rusgas dos bairros, tal qual os adultos na grande noite. A folia atinge níveis elevadíssimos no espetáculo das Rusgas, que se realiza na noite de 29 de junho, no estádio do Varzim SC, com uma emoção mais competitiva entre os seis bairros e onde se apresenta o ponto de união entre todos – a Rusga da Póvoa, composta por dois pares de cada bairro.

...milhares de poveiros e visitantes entregam-se à folia, num ambiente de festa, que revive as tradições da comunidade piscatória, mas que não deixa de se renovar e inovar com a apresentação de um programa festivo diversificado e melhorado. E festa sem fogo de artifício não tem o mesmo brilho. Por isso, a autarquia tem vindo a investir neste tipo de espetáculo, que atrai muitos visitantes à cidade. Este ano, o Espetáculo Piro-Musical, na noite de 29 de junho, no Alto de Martim Vaz, terá o tema “Sonho e Fantasia, Portugal e o Mundo, Póvoa de Varzim terra de encanto”. Efeitos visuais e música juntam-se à pirotecnia para apresentar um espetáculo que irá surpreender pela qualidade e inovação. A Escola Prática dos Serviços (EPS) da Póvoa de Varzim irá ter o seu dia e associar-se assim aos festejos da cidade, numa jornada de promoção e em que se dará melhor a conhecer à comunidade poveira.


As Bandeiras Azuis na Festa da Criança Pela primeira vez, a Cerimónia Oficial das Bandeiras Azuis irá decorrer no Norte do país e a Póvoa de Varzim foi a cidade escolhida para acolher esta efeméride. No dia 1 de junho, a partir das 10h00, a Praia da Lagoa contará com atividades pensadas para toda a família mas, essencialmente, nas crianças, uma vez que também é comemorado o Dia Mundial da Criança. O dia 1 de junho será, por isso, uma festa para os mais novos e, também, de celebração da qualidade das praias poveiras, cada vez mais reconhecida a nível nacional. Esta é a Minha Praia… com bandeira azul. Várias associações poveiras vão colaborar com esta Cerimónia: o Clube Desportivo da Póvoa, o Núcleo Beach Tennis Explosion, as academias Corpore Sano, Varzim Lazer e Centro do Corpo, os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, o Clube Naval Povoense, os Delfins, o Grupo Operacional de Busca e Salvamento – GOBS e a PSP.

A Praia da Lagoa oferecerá um conjunto de atividades, desde desporto a demonstrações de salvamento, passando, ainda por oficinas ambientais e animação musical. Não poderiam faltar, sendo o Dia da Criança, jogos, insufláveis e muita brincadeira. “Somos, sem sombra de dúvida, o concelho que tem mais bandeiras azuis e que tem tido um sentido de responsabilidade exemplar no que diz respeito às questões da qualidade balnear”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira. Este será mais um evento organizado pela Câmara Municipal no qual toda a família pode participar, conviver e tirar o melhor partido das praias poveiras com Bandeira Azul.

A Póvoa de Varzim honra-se de ter sido escolhida para acolher a Cerimónia Oficial das Bandeiras Azuis, afirmando-se como Praia de Qualidade e comprovando que “É bom viver aqui!”.

Cinco dias no Parque O Parque da Cidade estará em festa durante cinco dias. De 6 a 10 de junho, aquele que é um dos mais belos locais do concelho aguarda por si e pela sua família. Com o intuito de divulgar o espaço, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim lançou, em 2011, a primeira edição de “Um dia no Parque”. Passadas três edições, o evento está melhor do que nunca. Em 2014 prepare-se para ainda mais diversão, desporto, jogos, música e brincadeiras. O concerto de um artista de renome nacional marcará, com certeza, esta edição. Mais novidades serão anunciadas em breve. Essencialmente, serão dias para serem desfrutados em família ou com amigos, a partilha de momentos inesquecíveis para adultos e crianças. E porquê? Porque Juntas de Freguesia, associações culturais e recreativas locais, academias desportivas, agentes sociais e a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim estão envolvidos neste projeto,

02

Póvoa de Varzim

contribuindo para que os visitantes passem dias inesquecíveis. De facto, o espírito voluntário que envolve “Um dia no Parque” tem sido, e será, a grande marca que o evento deixa na Póvoa de Varzim. Uma mostra das nossas associações dá as boas-vindas aos visitantes. À entrada do Parque da Cidade, cada associação pode apresentar-se à comunidade, colher apoios e angariar fundos através da venda dos mais diversos e deliciosos produtos. No palco “É Bom Viver Aqui”, há demonstrações de Karaté, KungFu, dança, Yoga e música, todos os dias. A animação será ininterrupta e terá muito para ver. Na zona “Concelho em Forma!” o convite é mais do que assistir, é fazer, praticar. A realização de atividades desportivas e jogos tradicionais irá diverti-lo durante todo o dia, todos os dias. Quanto à zona “Brincadeiras!”, já sabe que é uma das zonas mais requisitadas, tudo por “culpa” dos muitos insufláveis à disposição dos mais pequenos.


Distinções no dia da cidade

O Município irá assinalar, a 16 junho, o 41º aniversário da elevação da Póvoa de Varzim a cidade, com a habitual cerimónia comemorativa de entrega de Medalhas de

Reconhecimento Poveiro. Rui Costa, Aparício Quintas, Instituto Madre Matilde e Rotary Club da Póvoa de Varzim foram as propostas de distinção do Presidente

da Câmara Municipal, Aires Pereira, aprovadas por unanimidade pelo executivo na reunião de 28 de abril: “Com a medalha de Reconhecimento Poveiro, grau prata, o Exmo. Senhor Rui Alberto Faria da Costa, ciclista natural de Aguçadoura que, numa carreira profissional sempre brilhante e ascensional, conquistou, em 29 de Setembro de 2013, o título de Campeão do Mundo da União Ciclista Internacional. Nascido em 5 de Outubro de 1986, Rui Costa iniciou no atletismo a sua carreira desportiva, representando entre os 11 e os 13 anos o Clube da sua terra, o Aguçadourense. Logo aí se afirmou como um vencedor: em regra, era o primeiro; raramente ficava fora do pódio. Com a medalha de Reconhecimento Poveiro, grau prata, o Exmo. Senhor Aparício Alves de Aguiar Quintas, cuja vida, durante quase 4 décadas, se identificou com a do Movimento de Apoio de Pais e Amigos ao Diminuído Intelectual (MAPADI), a cuja constituição, instalação e consolidação se associou decisivamente, convertendo aquela instituição numa entidade de referência nacional e internacional no apoio à formação e integração do diminuído intelectual. Com a medalha de Reconhecimento Poveiro, grau ouro, o Rotary Club da Póvoa de Varzim,

que neste ano perfaz 50 anos de serviços à comunidade. Fundado em 25 de Maio de 1964, o Rotary Clube da Póvoa foi a 26ª organização congénere a ser criada no país. Clube de livre pensamento, aberto a profissionais de todos os quadrantes políticos e religiosos, onde a tolerância e a pluralidade são as únicas bases doutrinárias, o Rotary é, por natureza, espaço para o colóquio e para o debate, orientados para o serviço à comunidade. Com a medalha de Reconhecimento Poveiro, grau ouro, o Instituto Madre Matilde, que há 58 anos prossegue, na nossa cidade, uma atividade, tão notável quão silenciosa, de reabilitação e de promoção social e humana de crianças e jovens do sexo feminino, dos 3 aos 18 anos, vítimas de maus tratos, ou abandono, ou que se encontrem em situação de risco, e preferencialmente as mais necessitadas”. A sessão irá realizar-se, às 19h00, no Cine-Teatro Garrett, cuja inauguração, a 14 de junho, fará parte da programação do Dia da Cidade. A distinção de Rui Alberto Faria da Costa, que no Dia da Cidade estará ausente do país, em importante compromisso profissional, irá ocorrer no âmbito da Gala do Desporto Poveiro, a realizar em data próxima do final do ano, no Cine-teatro Garrett.

Cine-Teatro Garrett abre portas A vida cultural está de volta ao centro da cidade. No mês de junho, o Cine-Teatro Garrett abre as suas portas e durante nove dias haverá muita animação dentro e fora do novo equipamento municipal. A 13 de junho, sexta-feira, arranca a animação de rua nas imediações, envolvendo as pessoas para o novo espaço cultural. Durante o dia de sábado, a animação mantém-se nas artérias adjacentes. O ato oficial de inauguração, às 21h30 do dia 14 de junho, será presidido por Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Depois do descerrar da placa, haverá um concerto com uma figura do panorama musical nacional. No domingo, dia 15, o Cine-Teatro estará de portas abertas à comunidade com atividades literárias.

“Ninguém poderá ficar indiferente à abertura de um espaço tão emblemático da Póvoa de Varzim”

De segunda a sexta, o Cine-Teatro Garrett será palco de diversas expressões artísticas protagonizadas por associações culturais poveiras e Escola de Música da Póvoa de Varzim. O programa termina no sábado, 21 de junho, com uma Passagem de Modelos pelas ruas adjacentes (Rua Santos Minho e Rua da Junqueira). Uma iniciativa promovida em parceria com a ACAL – Associação de Comércio ao Ar Livre com o objetivo de dinamizar esta zona comercial da cidade. Ninguém poderá ficar indiferente à abertura de um espaço tão emblemático da Póvoa de Varzim que trará, com certeza, uma nova vida à nossa cidade. Assim o deseja o Presidente da autarquia poveira: “o nosso principal motivo com o CineTeatro Garrett é a animação do centro da Póvoa de Varzim, levando mais gente ao comércio local e fazer com que a cidade tenha sempre um motivo de interesse para que as pessoas nos visitem. Vamos estender a programação ao longo dos 12 meses do ano”, informou.

É bom viver aqui

03


abril

agenda

   

O Sr. Saca-Rolhas-de-borracha-amarelo D 1 de junho, às 16h00 > Diana Bar Pelouro da Cultura Lançamento do livro de Duarte Pinheiro com ilustrações de Sara Madureira. Apresentação do livro por Manuel Prata, Presidente da Associação Portuguesa de Pais e Doentes com Hemoglobinopatias - A.P.P.D.H.

Concurso Janelas, Varandas e Jardins Floridos D 2 a 15 de junho > Propriedades do concelho Pelouro Desenvolvimento Local Desafio lançado aos cidadãos locais para embelezar as suas janelas, varandas e jardins utilizando flores. Comemoração do Dia Mundial do Ambiente D 5 de junho > Biblioteca Municipal Pelouro da Cultura Realização de uma oficina pedagógica para os mais novos, visando a reutilização de resíduos, alertando o publico infanto-juvenil para a consciencialização ambiental.

04

Dia Internacional dos Arquivos D 9 de junho > Arquivo Municipal Pelouro da Cultura O Arquivo Municipal irá comemorar o Dia Internacional dos Arquivos, no dia 9 de Junho, com uma conferência proferida por Maranhão Peixoto (Arquivista e Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende), intitulada “Os Arquivos Municipais e a Cidadania”. Uma Noite na Biblioteca – 8 a 9 anos D 13 de junho > Biblioteca Municipal Pelouro da Cultura A iniciativa “Uma Noite na Biblioteca” decorre nos espaços da Biblioteca Municipal, onde as crianças dormem entre os livros, participam em ateliês de leitura e escrita criativa, descobrem os sons fantásticos da biblioteca à noite e adormecem ao som de histórias infantis. O regresso a casa é só no dia seguinte. XXI Acampamento Juvenil D 14 a 16 de junho > Parque das Merendas, S. Pedro de Rates Pelouro da Educação Pelo 21º ano consecutivo, irá realizar-se nos dias 13, 14 e 15 de junho o Acampamento Juvenil. Este evento é dirigido às crianças do 3º e 4º ano do 1º Ciclo, prevendo-se a participação de cerca de 400 alunos provenientes dos diferentes Agrupamentos de Escolas.

Póvoa de Varzim

PÓVOADEVARZIM

Passaporte ambiental 2014 D 15 junho a 15 setembro > Praias do concelho Pelouro do Ambiente Distribuição de um Passaporte Ambiental, em A6, com 8 páginas, no qual estarão publicadas informações sobre os conceitos e valores ambientais que se pretendem promover ao longo de todo o programa de educação ambiental implementado pelo município no ano 2014, com curiosidades, informações relevantes a abordar nas diversas atividades e com um resumo sobre o Concelho – com as principais marcas da sua Identidade.

Até 31 de agosto decorre o período de receção de filmes participantes na 8ª edição do Concurso 8 e Meio. O Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio destinase à participação de todos os estudantes do ensino secundário português, que concorrerão em duas categorias: Geral (englobando a produção de ficção ou documentário): Atribuição de 1º Prémio de 500 Euros e 2º Prémio de 250 Euros; Animação: Atribuição de 1º Prémio de 500 Euros e 2º Prémio de 250 Euros.

ARTESEQ 2014 D Até 20 de junho > Biblioteca Municipal Esc. Sec. Eça de Queirós Os professores de Artes Visuais da Escola Secundária Eça de Queirós organizaram a exposição ARTESEQ 2014, que estará patente até 20 de junho na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto. Esta exposição engloba trabalhos de alunos do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária Eça de Queirós em diferentes áreas de estudo, com Desenho, Pintura, Design gráfico, Escultura e Multimédia.

Balasarenses D 18 de junho, às 21h30 > Arquivo Municipal Pelouro da Cultura Apresentação do livro “Balasarenses”, de José Ferreira, no dia 18 de junho, às 21h30, no Arquivo Municipal. José Ferreira, natural duma freguesia barcelense, foi docente na Escola Secundária de Eça de Queirós. Interessou-se desde cedo pela investigação da história local, tendo colaborado em diversos jornais.

7ª edição do Concurso de Ideias: caixas de arquivo D Até 30 de junho > Arquivo Municipal Pelouro da Cultura A 7ª edição do Concurso de Ideias: caixas de arquivo termina no dia 30 de maio, altura em que os vencedores serão revelados e será inaugurada a exposição com os trabalhos concorrentes. Até dia 30 de junho poderá conhecer os trabalhos dos alunos de Design Industrial e Design Gráfico da ESEIG.

Branco e Negro D Até setembro > Museu Municipal Pelouro da Cultura Ao longo dos anos muitas pessoas foram oferecendo trajes antigos de família ao Museu, com o fim de preservarem, para a comunidade, vestígios ilustrativos de um passado e de uma vivência sempre em mutação. São muitos desses trajes (entre finais do século XIX e até inícios do século XXI), bem como as fotografias de ocasião, que o Museu Municipal mostra em exposição.

8ª edição do Concurso 8 e Meio D Até 31 de agosto > Esc. Sec. Eça de Queirós Esc. Sec. Eça de Queirós

Do Maneirismo ao Barroco D Até 25 de junho > Museu Municipal Pelouro da Cultura Deolinda Carneiro e José Flores Gomes são os orientadores deste Curso Livre de Arte e Arqueologia. As sessões decorrerão entre as 21h30 e as 23h00 dos dias 28 maio, 4 junho, 11 junho, 18 junho e 25 junho.


É Bom Viver Aqui - Magazine Cultural - maio 2014  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you