Montijo // Agenda de Eventos // julho 2025

Page 1


MONTIJO AGENDA

4 a 6 jul.

Festas das Craveiras [festas populares]

18 a 21 jul.

Festas em Honra de São Jorge - Sarilhos Grandes

25 a 27 jul.

Festas de Foros do Trapo

[desporto]

DESPORTO

NA RUA // SÁBADOS // 10H00-12H00

5 jul. | Futsal e Judo

Polidesportivo Janelas do Parque

Clube Desportivo Cultural e Recreativo

“Os Unidos” | CCD – Clube Judo do Montijo

19 jul. | Ténis de Mesa e Xadrez

Jardim Colinas do Oriente

Academia Desportiva Infantil e Juvenil Bairro

Miranda | Ateneu Popular do Montijo

26 jul. | Ginástica e Basquetebol

Parque Municipal Carlos Hidalgo Gomes de Loureiro

Ginásio Clube do Montijo | Montijo Basket

Associação

BIBLIOTECA MUNICIPAL MANUEL GIRALDES DA SILVA

HORÁRIO | 1 DE JULHO A 30 DE SETEMBRO

2.ª feira: 14h00 – 18h00

3.ª a 6.ª feira: 10h00 – 12h30 e 14h00 – 18h00

[apresentação do livro]

Livro XIV: Teoria da Poesia

Evolucionista de João Pestana qui. 17h30 10 jul.

Biblioteca Municipal

Manuel Giraldes da Silva

O autor João Pestana (Montijo, 1983), estudou Filosofia, reside e trabalha na nossa cidade. Como autor assume ser influenciado pelos pensadores livres e estar enamorado pela poesia escrevendo-a numa linguagem neo-real estabelecendo “uma linha ténue entre a ilusão e a crença, delírio e real”.

11, 12 e 13 jul.

Feira Medieval de Canha

ENTRADA LIVRE

Canha, conhecida pela tranquilidade e beleza natural, vai transformar-se num verdadeiro cenário medieval. Durante três dias, a mais antiga localidade do concelho do Montijo promete uma experiência única, através de uma recriação histórica levando os visitantes até 1235, ano em que Vila Nova de Canha recebeu Carta de Foral passada pela Ordem de Santiago durante o reinado de D. Sancho II.

A programação será diversificada e inclui espetáculos de fogo e animação itinerante, música de época e danças medievais, banquetes e iguarias tradicionais, falcoaria, torneios de armas e desfiles de época, exposição de artefactos e recriações históricas que irão transportar os visitantes para a Idade Média. Um dos momentos altos será a atuação do grupo Barro Negro, que promete animar e pôr todos a bailar com os seus sons vibrantes e festivos inspirados na música tradicional.

Prepare-se para três dias de história, tradição e muita animação. Canha espera por si!

Programação completa em www.mun-montijo.pt

Galeria Municipal do Montijo [atelier infantil] sáb. 10h30 12 jul.

Criar'tividades na Galeria

Depois de uma visita guiada à exposição, as crianças, inspirando-se na obra de Vasconcelos Lapa, serão convidadas a criar quadros utilizando baixos-relevos e adotando, porque estamos no verão, como temática principal, o mundo marinho. Vem explorar a tua criatividade através da vida no fundo do mar!

Gratuito // Faixa etária: 6-12 anos // Duração: 60 a 90 min. // Lotação: 10 participantes em simultâneo (por ordem de chegada)

[videojogos]

sáb. e dom. 12 e 13 jul.

Skill Issue 2025

Pavilhão Municipal n.º 2 - Montijo

O Pavilhão Municipal N.º 2 do Montijo vai receber a primeira edição do Skill Issue, um torneio de jogos de luta on line que contém Street Fighter 6, Tekken 8, entre outros jogos. Participa!

Mais informações em: www.skillissue.moe/pt

Organização: LUSOFIGHT - Associação Portuguesa de Jogos de Luta

Apoio: Câmara Municipal do Montijo

sáb. 19h00 19 jul. [passeio pedestre]

IV Caminhada Noturna de Sarilhos Grandes

Sarilhos Grandes (Concentração junto ao coreto)

Caminhada de 5km com paragem junto à margem do rio para visualizar o pôr do sol e tirar umas fotos nesta linda paisagem, onde se podem observar flamingos e outras aves marinhas. Convívio familiar inserido nas Festas de Sarilhos Grandes, padroeiro S. Jorge, com finalidade de dar a conhecer a região e as Festas Tradicionais de Sarilhos Grandes.

Inscrição: 3 Bifanas (com direito a bifana e bebida)

Inscrições/ Informações: desporto@mun-montijo.pt | 212 327 779

Promotor: Câmara Municipal do Montijo e Junta de Freguesia de Sarilhos Grandes

sáb. 21h30 19 jul. [folclore]

XI Festival de Folclore de Canha

Salão de Festas da Santa Casa da Misericórdia de Canha

Participam o Rancho Folclórico do Pego (Alto Ribatejo), o Grupo Típico de Danças e Cantares do Afonsoeiro (Estremadura Sul) e o Rancho Folclórico de Landeira (Alentejo), além do grupo anfitrião.

Promotor: Rancho Folclórico e Etnográfico de São Sebastião da Freguesia de Canha

[música]

18 e 19 jul.

sex. e sáb. 21h30

Entrada Livre

Atalaia Music Fest

Escadaria do Santuário de Nossa Senhora da Atalaia

Julho 2025

21h30 G RATUITO

Dia18 sexta-feira |

Sinfonia Italiana

Orquestra Metropolitana

Dia19 sábado |

Grandes Coros de Ópera

Coro do Teatro Nacional de São Carlos Orquestra Sinfónica Portuguesa

Depois do sucesso de 2024, estamos de volta! Atalaia, um dos locais mais emblemáticos do concelho do Montijo, será novamen te palco do Atalaia Music Fest para uma 2.ª Edição de excelência, protagonizada pela Orquestra Metropolitana de Lisboa e o Concerto Grandes Coros de ÓperaCoro do Teatro Nacional de São Carlos e Orquestra Sinfónica Portuguesa.

sex. e sáb. a partir das 19h00 25 e 26 jul. [música]

Entrada Livre

Sons no Montijo

Frente Ribeirinha

O festival Sons no Montijo é conhecido pela sua atmosfera eclética e pela diversidade musical, atraindo artistas de diferentes géneros e origens. Destaques do cartaz: Temples, The Legendary Tigerman, Fin Del Mundo, Maquina, Cucamaras, The 113, Them Flying Monkeys, Vaiapraia, Big Lie e DJ Balakov.

Escadaria do Santuário de Nossa Senhora da Atalaia
de Lisboa

[cerâmica]

11

jul. a 28 set.

Singulares: entre o gesto, a matéria e a paixão pela cerâmica

De Criações Singulares

Mercado Municipal de Montijo 3.ª a domingo | 07h00 às 14h00

Criações Singulares é o projeto de Cátia Silva, ceramista que trocou mais de 20 anos dedicados à formação e desenvolvimento (L&D) pelo universo da terra e do fogo. Desde janeiro de 2025, no seu Atelier de Cerâmica na Jardia - Montijo, tem criado peças únicas de cerâmica e olaria, além de dinamizar workshops e aulas. Nesta exposição, apresenta uma seleção do seu trabalho — um percurso moldado pela paixão, onde cada peça conta uma história feita à mão, com tempo e intenção.

[mostra de trabalhos]

12 jul.

sáb. 10h30

Aprender com as histórias

Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva

Mostra de trabalhos de alunos da Sala Portugal (3 a 5 anos) do Colégio Atalaia-Jardim.

Patente até 29 de agosto.

19 jul.

Amor ilustrado

de João Rodrigues

3.ª a sábado

09h00-12h30 / 14h00-17h30 [ilustração]

sáb. 16h00

Museu Municipal Casa Mora

João Rodrigues, ilustrador natural do Montijo, convida-vos a embarcar numa viagem pelo seu universo artístico, onde o amor é o tema central que atravessa grande parte da sua obra. Nesta exposição poderão apreciar originais do seu primeiro livro, que João escreveu e ilustrou, bem como das ilustrações do livro da sua namorada, Micaela Soares, também ilustrado por ele. Para além disso, serão exibidos vários originais que revelam a diversidade e a riqueza da sua vasta produção artística. No âmbito desta mostra, terá lugar a apresentação do livro “O Bicho que Picou a Mãe”, escrito por Micaela Soares e ilustrado por João Rodrigues, uma obra que promete encantar todas as idades. Contamos com a vossa presença para celebrar esta bela viagem ao mundo da ilustração e do amor.

Patente até 6 de setembro.

Inscrições/ marcações: museu.se@mun-montijo.pt // 212 327 867

até 6 jul.

Montijo em Cortiça

Mercado Municipal de Montijo – Património Esculpido de Artur Rosa

3.ª a domingo | 07h00 às 14h00

Esta exposição celebra, assim, não apenas o talento e a dedicação de um artesão, mas também a ligação profunda entre o Montijo e a cortiça, homenageando uma atividade que ajudou a moldar a identidade local e que continua a inspirar a arte e a cultura da região.

XVII Exposição

Santos na Casa até 11 jul.

Museu Municipal Casa Mora

2.ª a sábado

09h00-12h30 / 14h00-17h30

A exposição de artesanato Santos na Casa, dedicada à temática dos santos populares, já não é surpresa para aqueles que habitualmente a visitam, mas... surpreende sempre! Surpreende pela singularidade e variedade das peças, que tornem esta exposição ímpar, sendo parte do seu sucesso, devido à prestimosa colaboração de centenas de artesãos e artistas, de diferentes regiões do país, na criação de peças de excecional beleza, criatividade e conceção artística, que variam entre interpretações tradicionais e contemporâneas dos santos mais populares dos portugueses – Santo António, São João e São Pedro. Visite-nos e surpreenda-se!

até 7 ago.

ANGELINA: exposição de cerâmica de António

Vasconcelos Lapa

Galeria Municipal do Montijo

3.ª a sábado | 09h00-12h30 / 14h00-17h30

“Angelina” é a infância presentificada, não só a do Autor, mas a de todos nós, aquela que se evoca ao ver os objetos criados por Vasconcelos Lapa para a presente exposição. Uma viagem à infância não é unicamente olhar para trás. É também reviver no presente as mesmas emoções de antes, é sorrir ao vermos um imaginário que antes era o nosso quotidiano. Cidália Alves dos Santos Castro Marim, 20 de maio de 2025 galeriamunicipalmontijo

Vasconcelos Lapa, com as suas mãos, essenciais no seu processo de criação, materializa a riqueza do seu universo onírico, permitindo que, também nós, façamos uma visita à nossa infância! Não perca! A entrada é livre!

[dança]

Mary Poppins 5 jul.

Academia de Dança Ana Calafate/ Musimusa

sáb. 16h30

M/3 // 45min. // Plateia 10€ // Balcão 8€

Bailado baseado na adaptação para o cinema em 1964, de Walt Disney, e no livro de P.L. Travers. Mary Poppins convida-nos a refletir e acreditar em tudo aquilo que desejamos, na sua personagem icónica com o seu chapéu com flores, uma mala onde cabe praticamente o mundo inteiro e um guarda-chuva que a faz voar, deixando-nos a sua célebre frase: "Tudo é Possível. Até o Impossível!".

Produção: Academia de Dança Ana Calafate / Musimusa

[dança]

Cosmos – Em Busca do

Fragmento Perdido

Academia Dance Fusion

11, 12 e 13 jul.

sex. 21h30

sáb. 16h00 e 21h30

dom. 16h00

M/6 // 105min. // Plateia 12€ // 1.º e 2.º Balcão 12€ // 3.º Balcão 10€

O Sol, fonte de vida e energia do Sistema Solar, começa misteriosamente a perder a sua força. Os Chefes dos Planetas — líderes de mundos tão diferentes — são convocados numa reunião para unir forças e recuperar os fragmentos da luz perdida. Um a um, os Chefes tentam enfrentar o poder do Buraco Negro, mas apenas a verdadeira união entre eles poderá libertar a luz e restaurar o brilho do Sol.

[multidisciplinar]

IX Gala – Academia de Artes

Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro

19 jul. sáb. 21h30

M/6 // 100min. // 5€

A realização da IX Gala da Academia de Artes da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro, marca o final do ano letivo. Contará com a presença dos alunos e professores de diversas atividades lecionadas na Academia de Artes da Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro, com especial foco na área da dança. Um espetáculo que mostra o que tem sido a atividade da Academia ao longo do ano e a sua capacidade de continuar a motivar pais e alunos.

SAVE THE DATE

14 ago. 2025

Agosto é mês de festa e este ano celebramos a dobrar: a Cidade faz 40 anos e o Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida reabriu há 20 temporadas!

Entre Cinema, Música, Teatro, Novo Circo e Artes Plásticas, o Município do Montijo preparou, em conjunto com diversos artistas, associações e cidadãos, um programa muito especial que ficará certamente na memória de todos para os anos vindouros.

Em dias de espetáculo, encerra às 22h00

Terça a sábado das 14h00 às 20h00 212 327 882 | ctjabilheteira@mun-montijo.pt

20% de desconto para Estudantes, M/65 e Grupos de 10 ou mais pessoas

Apresentações Clube de Teatro

Companhia Mascarenhas-Martins [formação/teatro]

No ano em que se comemoram dez anos de Mascarenhas-Martins, algum do repertório da Companhia transforma-se em ponto de partida para as apresentações das turmas do Clube de Teatro que acompanharam o ano letivo de 2024-2025. O medo de existir e Nó, da autoria de Maria Mascarenhas, e Há dois anos que eu não como pargo, de Miguel Branco, vão ser os textos recordados nas apresentações finais de um trabalho que, ao longo do ano, aproxima os participantes de diversas vertentes do fazer teatral.

M/14 | Gratuito Informações e reservas: bilheteira@mascarenhasmartins.pt

5 jul.

-Omedodeexistir

sáb. 16h30 e 21h30 Turma C (Adultos)

Com: André Reis, Inês de Matos, Jéssica Peuch, Kethony Costa, Maria do Céu Diogo, Mónica Santos, Naiara Borges, Shanti Pauli.

12 jul.

-Hádoisanosqueeunãocomopargo

sáb. 16h30 e 21h30 Turma D (Adultos)

Com: Arlindo António, Carlos Costa, Gilda Paço, Leonor Guerreiro, Nídia Santos, Rute Teixeira, Sara Godinho e a participação especial de André Alves.

-Nó 13 jul.

dom. 15h30 e 18h30 Turma B (Jovens)

Com: Fabiana dos Santos, Inês Bravo, Isa Malagão, Ismene Gouveia, Joana Patrocínio, Leonor Duarte, Matilde Borges, Santiago Carvalho, Sebastião Lourenço.

Colecionadores

Companhia Mascarenhas-Martins [mediação cultural]

19 jul. sáb. 10h30

M/6 | máx. 15 participantes | Aprox. 90 min.

Gratuito | Informações e inscrições: producao@mascarenhasmartins.pt

Colecionadores é uma oficina de expressões plásticas que funciona em paralelo com a atividade Coleção, cujo intuito passa pela divulgação de uma peça do espólio exibido na exposição permanente do Museu Jorge Peixinho através das redes sociais da Casa da Música Jorge Peixinho. Embora a Coleção tenha uma periodicidade mensal, a oficina de expressão plástica Colecionadores acompanha-a de forma bimestral. A peça deste mês da Coleção, que será o ponto de partida para a oficina Colecionadores, é uma tagine marroquina, dando o mote para a exploração da técnica de gravura. Conta com a organização de Maria Julieta Almeida, elemento da equipa da Mascarenhas-Martins com formação nas artes visuais e em educação artística.

Agradecimento: Museu Municipal Casa Mora, pela disponibilização do inventário onde estãoinseridasasinformaçõesrelativasàspeçasda“Coleção”.

218 078 760 // bilheteira@mascarenhasmartins.pt

BOL Bilheteira Online - Casa da Música Jorge Peixinho

A Companhia Mascarenhas-Martins é uma estrutura financiada pela República Portuguesa - Cultura / Direção Geral das Artes, Câmara Municipal do Montijo e Junta de Freguesia da União das Freguesias do Montijo e Afonsoeiro.

VII CONCURSO INTERNACIONAL DE COMPOSIÇÃO

GMLC/JORGE PEIXINHO

até 25 jul.

O VII Concurso Internacional de Composição GMLC/ Jorge Peixinho é organizado bienalmente pelo Grupo de Música Contemporânea de Lisboa e tem como objetivos centrais o incentivo à criação musical e sua divulgação, contribuindo para o incremento do repertório contemporâneo de música de câmara.

O júri será constituído por: Ivan Fedele (Presidente), Gerhard Stabler, João Madureira, Carlos Caires, Jaime Reis, Jorge Sá Machado e Nuria Nuñez Hierro (convidado especial). Esta edição conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência, O Presidente da República.

As obras a concurso deverão ser enviadas em formato digital (pdf), até ao dia 25 de julho de 2025, para: gmcl.concursocomposicao@gmail.com

O concurso compreende duas categorias dentro da formação do GMCL: Mezzo-soprano, Flauta transversal, Clarinete, Violino, Viola, Violoncelo, Harpa, Percussão e Piano:

Categoria A – ENSEMBLE – Prémio GMCL / Cidade de Lisboa; formação completa.

Categoria B – MÚSICA DE CÂMARA – PrémioJorgePeixinho/CidadedoMontijo; mínimo quatro elementos.

NOTA: Em ambas as categorias pode ser incluída eletrónica.

Não existe limite de idade nem de número de obras para os concorrentes. As obras premiadas terão apresentação em concerto com gravação e transmissão radiofónica na Antena 2.

Serão atribuídos dois prémios em cada categoria, 1.º e 2.º prémios.

O valor monetário dos 1.os Prémios da categoria A é 4.000,00€ e da B é de 3.000,00€; dos 2.os Prémios da categoria A é 400,00€ e da B é de 300,00€.

(A leitura desta publicação não dispensa a leitura do regulamento)

Regulamento disponível em www.gmcl.pt

informações úteis

SUBSCRIÇÃO DE NEWSLETTERS

Acompanhe as principais iniciativas em www.mun-montijo.pt

LINHAS DE APOIO MUNICIPAIS

Segunda a sexta | 09h00-12h30 / 14h00-17h30

Linha de Apoio a Migrantes - Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes: 917 060 714 / 21 232 77 39

Linha de Apoio Social: gratuita 800 210 105

Linha de Apoio à Violência Doméstica: 917 891 554 / 917 060 714

Espaço Informação Mulheres: 917 060 714 (se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica, envie uma mensagem para a Linha SMS 3060 ou ligue 800 202 148 – linhas gratuitas, 24h por dia)

SERVIÇOS DE URGÊNCIA

SNS 24 – 808 24 24 24

Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE – 212 147 300 admin@chbm.min-saude.pt

UCSP Montijo – 212 307 920 ucsp.montijo@arslvt.min-saude.pt

USF Afonsoeiro – 212 309 870 usf.afonsoeiro@arslvt.min-saude.pt

USF Aldegalega – 212 841 180 usf.aldegalega@arslvt.min-saude.pt

UCSP Montijo Rural-Cruzamento de Pegões – 265 898 730 ucsp.pegoes@arslvt.min-saude.pt

UCSP Montijo Rural-Pólo de Canha – 265 897 940 ucsp.canha@arslvt.min-saude.pt

Bombeiros Voluntários do Montijo – 212 301 542/3

Urgência – 212 310 048 geral@ahbvmontijo.pt

Bombeiros Voluntários de Canha – 265 897 956 bombeiroscanha@hotmail.com

GNR Posto Territorial de Montijo – 217 657 570 ct.stb.dmtj.pmtj@gnr.pt

GNR Posto Territorial de Canha – 265 249 764 ct.stb.dplm.pcnh@gnr.pt

PSP Esquadra Montijo – 219 020 840 contacto@psp.pt

Serviço Municipal de Protecção Civil – 212 327 719 smpc@mun-montijo.pt

Ficha Técnica

Título Montijo Agenda de Eventos

Edição Câmara Municipal do Montijo

Coordenação Gabinete de Comunicação e Relações Públicas

Projeto gráfico GCRP - Atelier de Artes Gráficas

Fotografia GCRP

Capa Feira Medieval de Canha - Ilustração: Eduardo Martins

Tiragem 7 000 ex.

Impressão

Lidergraf – Sustainable

Printing

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Câmara Municipal do Montijo

Rua Manuel Neves Nunes de Almeida

212 327 600 geral@mun-montijo.pt

O movimento associativo do concelho do Montijo interessado na divulgação das suas atividades deve enviar a informação para geral@mun-montijo.pt até ao dia 10 do mês anterior da respetiva edição.

A Câmara Municipal do Montijo reserva-se no direito de selecionar a informação a divulgar, e não se responsabiliza por quaisquer alterações às datas e locais das iniciativas da responsabilidade das entidades promotoras.

ANA

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.