Page 1

agenda de eventos

1

2018

Ano Europeu do PatrimĂłnio Cultural

Câmara Municipal do Montijo

fevereiro


2

MONTIJO AGENDA DE EVENTOS

A informação a divulgar na Agenda de Eventos, publicação mensal, deverá ser enviada até ao dia 9 do mês anterior da respetiva edição, por e-mail (gcrp@mun-montijo.pt). Estas informações e outras que não cheguem a tempo de ser publicadas podem ser divulgadas na página de internet www.mun-montijo.pt caso venham acompanhadas de imagem. A CMM reserva-se no direito de selecionar a informação a divulgar e não se responsabiliza por alterações na programação. Pode subscrever a Agenda de Eventos em www.mun-montijo.pt ou através do e-mail gcrp@mun-montijo.pt (Gabinete de Comunicação e Relações Públicas) ou telefone 21 232 76 42.

Ficha Técnica Título Montijo Agenda de Eventos Edição Câmara Municipal do Montijo Coordenação Gabinete de Comunicação e Relações Públicas Redação Gabinete de Comunicação e Relações Públicas Divisão de Cultura, Biblioteca, Juventude e Desporto Projeto gráfico GCRP - Atelier de Artes Gráficas Fotografia GCRP Capa Carnaval 2017 | Eduardo Martins Tiragem 7 000 ex. Impressão Gráfica Lda. DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Câmara Municipal Montijo Rua Manuel Neves Nunes de Almeida Telefone: 21 232 76 42 E-mail: gcrp@mun-montijo.pt


FEVEREIRO 2018

3

2018 Ano Europeu do Património Cultural descobrir, partilhar, recriar e proteger Celebra-se este ano o Ano Europeu do Património Cultural e a Câmara Municipal de Montijo pretende fazê-lo dando destaque à riqueza do património cultural do concelho salientando o seu importante papel no desenvolvimento socioeconómico e na promoção da identidade montijense. O património cultural é memória coletiva, uma memória que, por ser singular e específica de cada região está na essência do modo de vida do nosso concelho. Define quem somos e gera um sentimento de pertença. O património cultural é a arte, a literatura e os objetos, mas também as competências, os costumes, as histórias, os filmes e até os alimentos de uma comunidade. Urge, portanto, preservar e admirar o nosso património cultural para que as gerações vindouras dele possam usufruir. O ano de 2018 constituirá uma extraordinária oportunidade de mobilização e dinamização para a fruição e criação cultural, promovendo a circulação pelo nosso concelho, de locais e forasteiros, na procura de toda a sua riqueza e diversidade cultural. Vivenciar o passado é reconstruí-lo e dessa forma erigir o futuro.


4

MONTIJO AGENDA DE EVENTOS

03 fev. sáb.

10 fev.

15h30

sáb.

15h00

Baile de Máscaras Musical Clube Alfredo Keil Entrada: 2,50€ // As crianças até aos 12 anos não pagam. O valor angariado reverte para a requalificação do recreio da EB1 Ary dos Santos. O Baile é aberto a todas as crianças e famílias do concelho. Organização: APEEE Ary dos Santos.

HORA DO CONTO 1, 2, 3... um conto de cada vez!

O Kibongo

até

10 fev.

Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva Na selva da Amazónia algo se passa naquele dia... Onde estão os animais? E quem é o Kibongo? Vamos ver...! Atelier: Vamos brincar ao Carnaval

05 fev. seg.

EXPOSIÇÃO

18h00

EXPOSIÇÃO de Fotografia

OLHARES… EM FORMAÇÃO Autores: Ana Nieto, Ana Gomes, Balbina Fialho, Carla Cristóvão, Célia Martins, Colette Reis, Elisabete Guerreiro, Maria João Veva, Maria Teresa Franco, Marina Afonso, Mónica Gonçalves, Patrícia Romero, Sandra Cavaleiro, Sílvia Santos e Sofia Rocha Formador: Luís Virgílio Pereira

Cardume: desenho | Jorge Leal Galeria Municipal 2.ª a sábado: 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

“Se uma coisa tem importância, então todas as coisas têm importância” 05.02 a 03.03.2018 Inauguração 05.02 18h

Local: Biblioteca Municipal Manuel Geraldes da Silva

Wolfgang Tillmans

CENFORMA - trabalhos de docentes e formandos do Agrupamento de Escolas do Montijo.

Nesta exposição, Jorge Leal apresenta-nos os seus desenhos sobre papel, os quais considera, um cardume de peixes em completa sintonia entre si e com o aqui e o agora da sua existência, num assomo de consciência coletiva, em estreita relação com os outros, apesar de cada um deles ser único, provando o acima citado princípio de Wolfgang Tillmans.

Patente até 03 de Março.

Entrada gratuita.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

Olhares... em Formação Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva


FEVEREIRO 2018

5

17 fev. sáb.

16h00

EXPOSIÇÃO

Retratos e outras paisagens: pinturas e fotografias Alexandre Cabrita Galeria Municipal 2.ª a sábado: 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Com várias exposições individuais e coletivas em Portugal e no estrangeiro Alexandre Cabrita, nascido em Lisboa, 1974, licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian em Londres, onde concluiu o Mestrado na Saint Martin’s School of Art & Design, apresenta-nos a sua pintura e também alguns dos seus trabalhos fotográficos, prática que iniciou em 2014.

Nas suas pinturas, “as diferentes realidades ou imagens entrechocam-se, num jogo de aparências e interpretações, reinventando as memórias da pintura, por vezes com uma evocação fotográfica, sobretudo fazendo desaparecer todo o traço representativo ou naturalista”.

Patente até 17 de março. Entrada gratuita.


6

MONTIJO AGENDA DE EVENTOS

até

24 fev.

28 fev. a 04 mar. qua. a dom.

Bolsa de Turismo de Lisboa - BTL

EXPOSIÇÃO

Breve história do parlamentarismo em Portugal

Fil – Parque das Nações Programa disponível em www.mun-montijo.pt, ou através do telefone 21 232 77 84 (Posto de Turismo).

Museu Municipal 3.ª a sábado: 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30

Trata-se de uma mostra itinerante da responsabilidade da Assembleia da República, constituída por 25 painéis que contam a história do parlamentarismo português e dos espaços que o parlamento ocupa desde 1834. Colaboração: Museu da Assembleia da República. Entrada gratuita.

O Município do Montijo volta a promover as potencialidades turísticas, económicas e culturais do concelho na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, com a colaboração de diversos agentes económicos e entidades do nosso concelho. A BTL - Feira Internacional de Turismo é o ponto de encontro dos profissionais ligados à área turística que se reúnem a cada ano, na BTL para apresentar as suas ofertas ao mercado e ao público em geral. Visite o Stand da Câmara Municipal de Montijo e surpreenda-se com a oferta turística que preparámos para si.

Walk-N’Run MONTIJO

Atividade Desportiva Informal Concentração Junto à Piscina Municipal

Informações: desporto@mun-montijo.pt Tel. 21 232 77 78 Caminhada | 2.as feiras | Das 20h00 às 21h00, sempre que as condições meteorológicas permitam. Corrida | 2.as, 4.as e 6.as feiras | Das 20h15 às 21h15 Para a população em geral, consiste numa caminhada de 5 km ao longo da ciclovia com início e fim junto às Piscinas Municipais do Montijo. No final, realizam-se alguns exercícios e alongamentos.


FEVEREIRO 2018

7

associativismo Clube Olímpico do Montijo Campo da Liberdade JOGO DO DIA Campeonato de Portugal 2017/2018

Domingo, 11 de fevereiro Série E

20.ª Jornada

15H00 - Olímpico do Montijo

X

CD Pinhalnovense

X

Estrela Futebol Clube

Domingo, 25 de fevereiro Série E

22.ª Jornada

15H00 - Olímpico do Montijo

em março 04 mar. dom.

09h00

III Trail Running de Canha 2018

A Vila de Canha vai ser palco pela 3.ª vez, do Trail Running Canha, um verdadeiro desafio que por certo atrairá centenas de praticantes da modalidade. Situada a cerca de 30 km da ponte Vasco da Gama, Canha é a região mais rural do Concelho do Montijo, e a que reúne as melhores condições para o desporto aventura. Não sendo uma região com grandes desníveis, ainda assim a subida e descida dos montes que circundam Canha aliado à escolha de trilhos com alguma dificuldade será um verdadeiro desafio. A passagem a vau da Ribeira de Canha será naturalmente um ponto alto do desafio. Para além da componente desportiva, o Trail Running Canha será certamente um dia intenso de atividade física e de convívio entre praticantes, amigos e famílias. Um dia a não esquecer!

Secretariado: dia 04 das 07h30 às 08h45 | Local: Bombeiros Voluntários de Canha Distância: TL - 25 Kms / TC - 13 Kms / Caminhada - 10 Kms Informações: 917576782 | desporto@mun-montijo.pt Organização: C.M. Montijo, Associação Amigos do Campo e Aventura; Junta de Freguesia de Canha e Bombeiros Voluntários de Canha | Apoio: G.N.R. de Canha


8

Horário da Bilheteira | De Terça a Sábado: 16h30-21h30 E-mail: bilheteira1@mun-montijo.pt Informações e Reservas | Telef.: 21 232 78 82 (Levantamento de reservas até 24h antes do espetáculo)

www.facebook.com/ctjamontijo


Eduardo Martins

9

03 fev.

sáb. 16h00

CONSERVATÓRIO REGIONAL DE ARTES DO MONTIJO

Recital de Dança Entrega de Diplomas RAD DANÇA // M/3 // Gratuito

Promotor

Parceiros

Desde o início de cada ano letivo que os alunos do CRAM trabalham afincadamente com o objetivo de progredir técnica e artisticamente. Neste recital pretende-se mostrar o trabalho que até então tem sido desenvolvido nas aulas de ballet e dança contemporânea sob o formato de pequenos exercícios direcionados para a apresentação ao público. Além deste momento, irão ser também entregues os diplomas aos alunos que realizaram os exames de ballet pela Royal Academy of Dance em 2016/2017.


10

17 fev.

sáb. 21h30

GRUPO DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA DE LISBOA

Concerto de Homenagem

Jorge Peixinho MÚSICA // M/6 // Entrada Livre Promotor

em março 02 e 03 mar.

O GMCL – Grupo de Música Contemporânea de Lisboa foi fundado em 1970 pelo compositor montijense Jorge Peixinho com o objetivo de incentivar a criação musical e divulgar a música contemporânea junto do público, contribuindo para o incremento do repertório contemporâneo de música de câmara e homenageando, assim, um dos maiores compositores do século XX. Este concerto, que surge de uma parceria entre o Grupo e a Câmara Municipal, contará também com a interpretação de obras do grande compositor Montijense e será dedicado a Clotilde Rosa, pioneira da música contemporânea em Portugal e membro fundador do Grupo, que nos deixou no passado mês de Novembro.

sex. e sáb. 21h30

1.ª parte (sexta-feira) • 2.ª parte (sábado) Dramaturgia e encenação LUIS MIGUEL CINTRA

Um D. João Português

O Mendigo ou o Cão Morto de Bertolt Brecht

TEATRO // M/12 // 7,50€ (cada parte) // 10€ (preço especial para os dois dias) Uma co-produção Companhia Mascarenhas-Martins, Teatro Viriato e Centro Cultural Vila Flor Agradecimentos especiais Funerária Parreira, Gigantones e Companhia


FEVEREIRO 2018 11

23 fev.

sex. 21h30

CICLO DE CINEMA EUROPEU

Um Caso Real De Nikolaj Arcel CINEMA // M/12 // 3€ Com Alicia Vikander, Mads Mikkelsen e Mikkel Boe Folsgaard Drama | Dinamarca | 2012 | 137 min Dinamarca 1770. A jovem Caroline Mathilde, de 19 anos, é casada há quatro com Christian VII, um rei louco e incapaz, influenciado por uma corte de homens rígidos e pouco dados à mudança. Quando o monarca regressa de uma viagem acompanhado de Johann Friedrich Struensee, o seu novo médico e confidente, a rainha Caroline descobre no clínico um inesperado amigo e aliado. Mas o amor físico e intelectual que acaba por nascer entre ambos, fortemente influenciado pelos filósofos iluministas, de Rousseau a Voltaire, vai levar à queda da ordem social estabelecida e anunciará as revoluções que a Europa conhecerá 20 anos mais tarde. Prémios e Nomeações: Festival de Berlim – Urso de Prata (Melhor Argumento e Actor) Óscar – Nomeação Melhor Filme Estrangeiro Festival de Toronto – Selecção Oficial

Molière não foi o único autor a dedicar-se ao mito de D. João. Ao longo dos séculos, a figura do libertino inspirou obras de Tirso de Molina, Lord Byron e, talvez a mais famosa de todas, a ópera Don Giovanni, de Mozart. Luis Miguel Cintra parte de uma tradução anónima de cordel portuguesa, do séc. XVIII, em que o nome do dramaturgo francês é omisso, e evoca um conjunto de referências culturais e artísticas de vários tempos para construir um espectáculo em que D. João é, mais do que europeu, verdadeiramente português. Construído ao longo de 2017 em quatro cidades, Montijo, Setúbal, Viseu e Guimarães, o espectáculo acompanha o percurso em fuga de D. João e do seu fiel criado Esganarelo, como se de um road movie se tratasse. A vida vai-se revelando no contacto de ambos com as mais diversas realidades, da mais densa reflexão filosófica à entrega aos prazeres mais simples. Constante, porém, é a busca pela total liberdade por parte do protagonista, que tenta escapar a tudo aquilo que possa impedi-lo de viver como bem lhe apetece. Existe, ainda assim, um único limite que talvez não lhe seja possível transpor: a morte. Com André Reis, Bernardo Souto, Dinis Gomes, Diogo Dória, Duarte Guimarães, Guilherme Gomes, Joana Manaças, João Jacinto, João Reixa, Leonardo Garibaldi, Levi Martins, Luís Lima Barreto, Luis Miguel Cintra, Maria Mascarenhas, Nídia Roque, Rita Durão, Sílvio Vieira e Sofia Marques Direcção de produção Levi Martins | Assistência de produção e de encenação Maria Mascarenhas | Luz e som Rui Seabra | Design gráfico e ilustração André Reis


12

Programa

09 sex.

Centro da Cidade 10h00-12h00 – Carnaval

das Escolas

Desfile dos alunos das escolas da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro (Agrupamento de Escolas de Montijo e Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra), pelas principais artérias da cidade. Animação na Praça da República.

10 sáb.

Praça da República 16h00 – Zumba Carnaval

Porque a música e a dança, também, têm lugar no Carnaval, o Areias Studio Zumba apresenta um grande evento de Zumba que promete animar a Praça da República. A Universidade Sénior irá apresentar um espetáculo de Cegadas Populares.

21h30-23h30 – Noite Mágica

Numa performance de grande impacto, robots e bailarinas com os corpos pejados de led’s de diferentes cores vão trazer mais emoção ao Carnaval no Montijo! A este espetáculo irá juntar-se o Guitos Live Percussion e a participação especial de Bocage 2.0 (MC e DJ). Uma noite a não perder!

Bailes de Carnaval 21h30 - Grupo Desportivo Pegões Gare 22h00 - Águias Negras Futebol Clube (Alto

Estanqueiro) 23h00 - Os Unidos 23h30 - Banda Democrática 2 de Janeiro 23h30 - Musical Club Alfredo Keil

11 dom.

Centro da Cidade 15h00 – Corso Carnavalesco

Composto pelas coletividades e associações do concelho, num percurso entre a Frente Ribeirinha e Avenida dos Pescadores, terminando na Praça da República.

12 seg.

Bailes de Carnaval 23h30 - Banda Democrática 2 de Janeiro 23h30 - Musical Club Alfredo Keil

13 ter.

Centro da Cidade 15h00 – Corso Carnavalesco

Composto pelas coletividades e associações do concelho, num percurso entre a Frente Ribeirinha e Avenida dos Pescadores, terminando na Praça da República.


FEVEREIRO 2018 13

em destaque Carnaval A celebração do Carnaval é como sabemos uma festa móvel, surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. O Carnaval moderno é constituído por desfiles e fantasias. Para a sua preparação existe uma grande concentração de festejos populares. Cada lugar e região brinca a seu modo/tema, geralmente de uma forma propositadamente extravagante.

Desfile de Carnaval na Av. D. Nuno Álvares Pereira (atual Av. dos Pescadores), vendo-se em segundo plano, o Rei e a Rainha do Carnaval. [C. 1950-1960]

Os Festejos do Carnaval encontram-se profundamente enraizados na vivência coletiva da sociedade portuguesa e consequentemente na das gentes do nosso Concelho.

Mascarados durante o desfile de Carnaval na zona do Parque Municipal. [C. 1950-1960]

Assim temos notícias de que, há mais de cem anos, o Carnaval era celebrado, por exemplo, “muito concorridos, tendo acabado bastante tarde estiveram todos os bailes realisados [pelo Aldegalense Sport Clube, Banda Democrática e Musical Club Alfredo Keil] na passada semana” (in O Domingo de 25/02/1917). O Carnaval de Montijo 2018, nas suas dimensões profana e popular, e com o apoio das autarquias, promove o renascimento da tradição montijense de um forte envolvimento de toda a comunidade, consubstanciando festividades que se devem realizar de e para as pessoas, numa relação de grande proximidade com as associações culturais e recreativas do nosso Concelho, que representam as forças vivas da sociedade onde estão inseridas.


sabia que Estão abertas as inscrições para Formação dos Detentores de Animais Perigosos e Potencialmente Perigosos? Se é detentor de um cão de raça potencialmente perigosa, esta informação é para si!

CountryStyle Photography/E+/Getty Images

14 MONTIJO AGENDA DE EVENTOS

A Lei nº 46/2013, de 4 de julho, que procede à segunda alteração ao Decreto-Lei nº 315/2009, de 29 de outubro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 260/2012, de 12 de dezembro, que aprovou o regime jurídico da criação, reprodução e detenção de animais perigosos e potencialmente perigosos, enquanto animais de companhia, reforçando os requisitos da sua detenção e os regimes penal e contraordenacional, veio introduzir a obrigatoriedade de formação para detentor de cão perigoso ou potencialmente perigoso. No entanto, embora prevista na lei, a apresentação do comprovativo da referida formação, até há pouco tempo, não podia ser solicitado aos detentores, uma vez que as ações de formação ainda não estavam à disposição dos mesmos. Presentemente, considerando que estão abertas as inscrições para as ações de formação referidas, conforme notícia disponível nos portais da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), Polícia de Segurança Pública

(PSP) e Guarda Nacional Republicana (GNR), julgam-se reunidas as condições para, sempre que seja solicitada a licença de detentor de cães perigosos ou potencialmente perigosos, a mesma só possa ser concedida se for apresentado, para além da restante documentação já exigida e das ações de profilaxia obrigatórias, o comprovativo de inscrição numa ação de formação, a realizar pela PSP ou pela GNR, ou pelas entidades formadoras que venha a ser certificadas para esse efeito.

Informações em www.mun-montijo.pt (viver/sanidade pecuária/canil municipal) Os locais e datas onde decorrerão as formações serão publicitados nos portais eletrónicos da GNR (www.gnr.pt) e da PSP (www.psp.pt). As fichas de inscrição estão igualmente disponíveis no portal da DGAV.


FEVEREIRO 2018 15

equipamentos municipais Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva Av. 25 de abril, n.º 13 – 2870-150 Montijo Segunda e sábado | 14h00-19h00 De terça a sexta | 10h00-12h00 / 14h00-19h00 Informações: Tel.: 21 232 77 72 // Email: biblioteca@mun-montijo.pt

Casa Mora e Museu Municipal Av. dos Pescadores, n.º 52 - 2870-150 Montijo De terça a sexta | 09h00-12h30 / 14h00-17h30 Sábado |14h00-17h30 Entrada Gratuita Informações: Tel.: 21 232 78 67 // Email: cultura@mun-montijo.pt

Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida Rua Joaquim de Almeida - 2870-339 Montijo Bilheteira De terça a sábado | das 16h30 às 21h30 Informações e reservas: Tel.: 21232 78 82 // Email: ctja@mun-montijo.pt Facebook: www.facebook.com/ctjamontijo

Moinho de Maré Frente Ribeirinha - Montijo Terça e Quinta | 14h00 -17h30 Sábado |14h30 -18h00 Entrada Gratuita Informações: Tel.: 21232 77 89 // Email: cultura@mun-montijo.pt

Galeria Municipal Rua Almirante Cândido dos Reis n.º 12 - 2870-253 Montijo De segunda a sexta | 09h00-12h30 / 14h00-17h30 Sábado |09h00-12h30 / 14h00-17h30 Entrada Gratuita Informações: Tel.: 21232 77 36 // Email: cultura@mun-montijo.pt

Museu Agrícola da Atalaia Largo da Feira, 2870-706 Atalaia De terça a sexta | 09h00-12h30 / 14h00-17h30 Sábado |14h00-18h00 Entrada Gratuita Informações: Tel.: 21231 46 67 // Email: cultura@mun-montijo.pt

Posto de Turismo Av. dos Pescadores, n.º 50 e Jardim Casa Mora (Avenida 25 de Abril) 2870-150 Montijo De segunda a sexta | 09h00-12h30 / 14h00-17h30 Sábado |09h00-12h30 / 14h00-17h30 Informações: Tel.: 21232 77 84 // Email: pturismo@mun-montijo.pt

Piscina Municipal Rua Cidade de Ponta Delgada - 2870-261 Montijo De segunda a sexta | 08h00-20h00 Sábado | 08h00-13h30 Informações: Tel.: 21232 77 77 // Email: piscinamunicipal@mun-montijo.pt


16

Montijo

Um Património a descobrir

Use o seu smartphone para aceder à página oficial da Câmara Municipal do Montijo

www.mun-montijo.pt www.facebook.com/cmmontijo

Montijo // Agenda de Eventos // fevereiro 2018  

Câmara Municipal do Montijo

Montijo // Agenda de Eventos // fevereiro 2018  

Câmara Municipal do Montijo

Advertisement