

MONTIJO
AGENDA

Agosto é mês de festa e este ano celebramos a dobrar: a Cidade faz 40 primaveras e o Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida reabriu há 20 temporadas!
Entre Cinema, Música, Teatro, Novo Circo e Artes Plásticas, o Município do Montijo preparou, em conjunto com diversos artistas, associações e cidadãos, um programa muito especial que ficará certamente na memória de todos para os anos vindouros.
Comemorações 40.º Aniversário da Cidade
CINEMA NAS FREGUESIAS
As sessões de cinema ao ar livre alargadas a várias centralidades transformam o espaço público num palco de histórias e emoções. Sob o céu aberto, as imagens ganham vida, criando uma atmosfera mágica. Nesse cenário, o filme não é apenas uma obra na grande tela, mas uma ponte que conecta pessoas, ruas e histórias, celebrando a arte e a vida na sua forma mais espontânea e livre.
Cesária Évora
Sarilhos Grandes, Tv. Da Academia sex. 21h30 01 ago.
Documentário | M/12 | Portugal | 2022 | 94 min.
Realizador: Ana Sofia Fonseca
Com: Cesária Évora
Distribuidora: Alambique

Um documentário intimista sobre Cesária Évora, com imagens de arquivo, algumas inéditas e outras raras, e testemunhos únicos. O filme acompanha as lutas e o sucesso da Diva dos Pés Descalços, da privacidade de casa para os camarins do mundo. A voz levou-a de Cabo Verde para o estrelato internacional, mas o seu único sonho era ter uma casa. A liberdade era o chão que pisava.

sáb. 21h30 02 ago.
Fados
Pegões, Largo da Junta de Freguesia
Documentário | M/6 | Portugal, Espanha| 2007 | 90 min.
Realizador: Carlos Saura
Com: Mariza, Carlos do Carmo, Camané, Chico Buarque, Caetano Veloso, Lila Downs
Distribuidora: Fado Filmes
O documentário junta fadistas de renome e bailarinos, oriundos de Portugal, Brasil, México e Cabo-Verde. Do alinhamento principal constam interpretações contemporâneas de Fados clássicos, na voz de Mariza, Carlos do Carmo e Amália Rodrigues, aqui recordada em imagens de arquivo.
Mas o Fado, através das suas raízes e influências, dá ainda a oportunidade de abraçar outros valores do panorama musical, como o prestigiado artista brasileiro Chico Buarque ou a nova diva da canção cabo-verdiana Lura.
08 ago.
sex. 21h30
Ennio, o Maestro
Alto Estanqueiro, Jardim das Tílias
Documentário | M/12 | Itália| 2023 | 156 min.
Realizador: Giuseppe Tornatore
Com: Ennio Morricone, Bernardo Bertolucci, Marco Bellocchio, Dario Argento, Quentin Tarantino, Wong Kar Wai, Bruce Springsteen, John Williams, Hans Zimmer e Dulce Pontes
Distribuidora: RISIFILM

“Ennio, o Maestro”, é um documentário sobre Ennio Morricone, autor de mais de 500 bandas sonoras e vencedor de dois Oscars. Realizado por Giuseppe Tornatore, inclui entrevistas e testemunhos de nomes como Tarantino, Zimmer e Dulce Pontes, revelando a genialidade do icónico compositor.

09 ago.
Bem Bom
sáb. 21h30
Canha, Praceta Dr. Manuel Maurício
Drama | M/14 | Portugal | 2021 | 116 min.
Realizador: Patrícia Sequeira
Com: Bárbara Branco, Lia Carvalho, Ana Marta Ferreira, LourençodeAlmeida,CarolinaCarvalho,JoséMata,CristóvãoCampos
Distribuidora: Cinemundo
Embarquemos numa viagem pelo panorama musical português dos anos 80, que conta a história de superação e sucesso de um grupo feminino, unindo talento, amizade e a conquista de liberdade entre desafios pessoais e sociais da época.
Inauguração da peça escultórica

"Monumento
Bairro da Liberdade 10h00
aos resistentes pela Liberdade"

O Município do Montijo convidou o artista Hugo Maciel e a Escola Básica da Liberdade a trabalhar os temas e os valores de Abril, no intuito de criar um monumento que homenageasse os presos políticos com ligação ao Concelho do Montijo. Este processo teve início com uma proposta de homenagem pela CDU e decorreu durante largos meses dos quais destacamos, por exemplo, o lançamento simbólico da primeira pedra a 27 de Abril (data atribuída à libertação dos últimos presos políticos pelo antigo regime) e os workshops de decalque realizados com os alunos e que poderemos encontrar nos relevos da obra.
O “Monumento aos resistentes pela Liberdade”, além da merecida homenagem, tem ainda como propósito valorizar o espaço público e, principalmente, fazê-lo em conjunto com as comunidades que o vivem diariamente respeitando o legado dos que lutaram para que hoje pudéssemos viver sem amarras.
CINEMA-TEATRO
JOAQUIM D'ALMEIDA: 20 ANOS! UMA MEMÓRIA ENCENA
Revitalizado em 2005, o Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida voltou a transformar-se num coração pulsante da cidade com espetáculos inesquecíveis, estreias marcantes, aplausos entusiásticos e emoções partilhadas, muitas delas espelhadas na nova exposição “20 ANOS DE CINEMA-TEATRO JOAQUIM D’ALMEIDA: UMA MEMÓRIA ENCENA”.
Neste dia, mais do que uma comemoração do passado, continuemos juntos a sonhar e a criar a partir de um espaço que poderá ser tanto um espelho da cultura local quanto uma janela para o mundo!

21h30
17h30 e 19h00
Calíope
Performance-circuito pelo interior do Cinema-Teatro inspirada nas Musas das Artes, peça escultórica da autoria de José Farinha e Martins Correia que se encontra no exterior do edifício.
Look INside Your Pocket
Tradução: Olha para Dentro do Teu Bolso
Impressionante performance de novo circo em mastro chinês ao ar livre junto à fachada do Cinema-Teatro. Um espetáculo emocionante que, sem usar da palavra, nos irá falar de memória, presente e futuro.

23h00
B-day Party

E que tal um pezinho de dança?
Esta festa de 20 primaveras terá direito a bolo, espumante e uma playlist-surpresa preparada especialmente pelo DJ Montijense MIDII!
Comemorações
40.º Aniversário da Cidade

17h00
18h00
“Metalmorfose”:
Galeria Municipal do Montijo 15 ago.
Cerimónia de Entrega Medalha de Ouro do Concelho do Montijo
Sala da Assembleia Municipal
Edifício da Galeria Municipal sex.
No âmbito das comemorações do 40.º Aniversário da elevação do Montijo a Cidade (14 agosto 2025), o Município deliberou distinguir a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Canha com a Medalha de Ouro do Concelho.
Inauguração da Exposição
escultura | Luís Morais
3.ª a sábado | 09h00-12h30/14h00-17h30

A Galeria Municipal, nos 40 anos da elevação do Montijo a cidade, apresenta as esculturas metálicas de Luís Morais. Apesar de ser professor, há já 40 anos que trabalha com metais ferrosos no âmbito da serralharia artística e industrial, mas só mais recentemente se dedicou à criação de esculturas. Feitas em ferro e aço “em fim de vida”, as esculturas de Luís Morais são de facto, um upcycling. No seu trabalho agrega valor a materiais aparentemente inúteis, que ganham uma nova vida, que são revalorizados, transformando-os em algo novo e único, transformando-os em arte.
GALERIA COM PICA
“Ó versos da minha terra”
Performers: João Marques Jacinto, Romy Petrucci, Sara Loureiro Uma criação PICA, Projeto de Intervenção Cultura e Artes
Ao longo da abertura da exposição “Metalmorfose”, o PICA irá, estabelecendo um paralelismo com a exposição e com a sua implícita ideia de transformação, “revisitar” a evolução da nossa cidade, mas também os poetas que habitam o seu imaginário e que contribuíram e continuam a contribuir para a valorização da identidade local. Numa espécie de "palavra puxa palavra" hão-de desfilar versos, quadras, poemas das vozes poéticas montijenses, num desafio em que quem ordena são as palavras insubmissas dos poetas a quem o PICA dará vez e voz.
Espetáculo Comemorativo
40.º Aniversário da Cidade do Montijo
16 ago.
sáb. 21h30
Ana Moura – Casa Guilhermina
Parque Municipal Carlos Hidalgo Gomes de Loureiro

Montijo celebra 40 Anos de Cidade com o espetáculo Casa Guilhermina que, tal como o Município, abre as suas portas enquanto lugar de encontros e de partilha de desejos, ideias e pensamentos. Abrir as portas e as janelas da Casa Guilhermina é libertar canções, para que possam partir ao encontro de quem delas precisa. Canções que, como as andorinhas, têm asas e nos fazem sonhar. Casa Guilhermina está aí, de portas abertas, com mesa farta, sorrisos calorosos e memórias vivas. Façam favor de entrar.
Fotógrafa: Sara Albuquerque ©
[música]
Comemorações 40.º Aniversário da Cidade
AO LADO
Ciclo de programação dinamizado pela Companhia Mascarenhas-Martins que tem como objetivo levar propôs tas culturais às freguesias do concelho do Montijo.
Nesta que é a 3.ª do projeto, poderemos assistir aos concertos sob o céu estrelado de Canha e Pegões.

29 ago.
21h00 sex.
João Diogo Leitão
Museu Etnográfico de Canha (exterior)
M/6 // Entrada Livre
João Diogo Leitão, instrumentista e compositor, desafia a tradição e expande as possibilidades estéticas através de uma abordagem inovadora de um dos instrumentos tradicionais portugueses, a viola braguesa.
22h00
B Fachada
Museu Etnográfico de Canha (exterior)
M/6 // Entrada Livre
B Fachada é um dos mais prolíficos, originais e influentes cantautores portugueses. Quase sempre a cruzar ou deslocar a linha imaginária do que se pode considerar tradição, com uma obra avessa a quaisquer expectativas que possam ser criadas quanto a si ou ao seu trabalho.

Tio Rex
Igreja de Santo Isidro de Pegões (exterior)
M/6 // Entrada Livre
Tio Rex é o nome de cantautor de Miguel Reis, músico oriundo de Setúbal que tem tecido as suas composições a partir de elementos autobiográficos, guitarras acústicas e a sua voz de barítono. Encontra-se a preparar um novo capítulo no seu trabalho.
Igreja de Santo Isidro de Pegões (exterior) 30 ago.


M/6 // Entrada Livre
Ainda antes de lançar o seu primeiro disco, em 2007, Mazgani tinha já sido considerado pela revista francesa “Les Inrockuptibles” um dos melhores novos artistas europeus. Desde então, editou seis discos, fez música para teatro, percorreu o país e o mundo com as suas canções.
Para mais informações: aolado@mascarenhasmartins.pt
A Companhia Mascarenhas-Martins é uma estrutura financiada pela República Portuguesa — Cultura / Direção Geral das Artes, Câmara Municipal do Montijo e Junta de Freguesia da União de Freguesias do Montijo e Afonsoeiro.
O ciclo de programação ao lado conta com o apoio de: União das Freguesias de Pegões e Junta de Freguesia de Canha.
Mazgani

14ago.
exposições
15ago.
sex. 18h00 qui.
20 Anos de Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida: UMA MEMÓRIA
ENCENA
Espaço da Cafetaria do Cinema-Teatro
3.ª a 6.ª| 15h00-19h00 em dias de espetáculo, a partir de 1h antes do início do mesmo
O Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida é, desde o seu nascimento, em 1957 (no local da antiga Praça de Touros) um espelho da cultura e da memória coletiva montijense. O edifício onde se encontra atualmente foi projetado pelo arquiteto Sérgio Gomes e adquirido pela Câmara Municipal do Montijo em 1999, reabrindo ao público em 2005. Mais do que entretenimento, captou ao longo destes 20 anos os modos de vida, os valores e as transformações sociais e culturais, abrindo espaço para novas narrativas, novas vozes e novos olhares sobre a realidade que nos rodeia. Foi e é um lugar de encontro entre a herança cultural e a inovação artística. Vinte Anos de Histórias, de Vozes, de Canções, de Dança e de Risos – um legado de Arte a celebrar!
“Metalmorfose”: escultura de Luís Morais
Galeria Municipal do Montijo
3.ª a sábado | 09h00-12h30/14h00-17h30
Patente até 27 de setembro.

A Galeria Municipal, nos 40 anos da elevação do Montijo a cidade, apresenta as esculturas metálicas de Luís Morais. Feitas em ferro e aço “em fim de vida”, as esculturas de Luís Morais são de facto, um upcycling. No seu trabalho agrega valor a materiais aparentemente inúteis, que ganham uma nova vida, que são revalorizados, transformando-os em algo novo e único, transformando-os em arte.

07ago.
ANGELINA: exposição de cerâmica
António Vasconcelos Lapa
Galeria Municipal do Montijo
3.ª a sábado | 09h00-12h30/14h00-17h30
“Angelina” é a infância presentificada, não só a do Autor, mas a de todos nós, aquela que se evoca ao ver os objetos criados por Vasconcelos Lapa para a presente exposição. Uma viagem à infância não é unicamente olhar para trás. É também reviver no presente as mesmas emoções de antes, é sorrir ao vermos um imaginário que antes era o nosso quotidiano.
Cidália Alves dos Santos
Castro Marim, 20 de maio de 2025
Vasconcelos Lapa, com as suas mãos, essenciais no seu processo de criação, materializa a riqueza do seu universo onírico, permitindo que, também nós, façamos uma visita à nossa infância! Não perca! A entrada é livre!
29 ago.
Aprender com as histórias
Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva
Mostra de trabalhos de alunos da Sala Portugal (3 a 5 anos) do Colégio Atalaia-Jardim.


06 set.
Amor ilustrado
João Rodrigues
Museu Casa Mora
3.ª a sábado | 09h00-12h30/14h00-17h30
João Rodrigues, ilustrador natural do Montijo, convida-vos a embarcar numa viagem pelo seu universo artístico, onde o amor é o tema central que atravessa grande parte da sua obra.
Nesta exposição poderão apreciar originais do seu primeiro livro, que João escreveu e ilustrou, bem como das ilustrações do livro da sua namorada, Micaela Soares, também ilustrado por ele. Para além disso, serão exibidos vários originais que revelam a diversidade e a riqueza da sua vasta produção artística. Contamos com a vossa presença para celebrar esta bela viagem ao mundo da ilustração e do amor.
Informações/marcações: museu.se@mun-montijo.pt // tel.: 212 327 867
28 set.
Singulares: entre o gesto, a matéria e a paixão pela cerâmica
De Criações Singulares
Mercado Municipal
3.ª a domingo | 7h00-14h00

Criações Singulares é o projeto de Cátia Silva, ceramista que trocou mais de 20 anos dedicados à formação e desenvolvimento (L&D) pelo universo da terra e do fogo. Desde janeiro de 2025, no seu Atelier de Cerâmica na Jardia - Montijo, tem criado peças únicas de cerâmica e olaria, além de dinamizar workshops e aulas. Nesta exposição, apresenta uma seleção do seu trabalho — um percurso moldado pela paixão, onde cada peça conta uma história feita à mão, com tempo e intenção.
[juventude] ter.
12ago.
Dia Internacional da Juventude
O dia 12 de agosto é conhecido por ser o Dia Internacional da Juventude. Esta data foi estabelecida pela ONU para reconhecer o papel crucial dos jovens na sociedade e para destacar questões importantes relacionadas à juventude, como educação, saúde e oportunidades de emprego.
Laboratório de Verão
Gabinete da Juventude

O Laboratório de Verão é uma atividade desenvolvida pelo projeto Laboratório de som.nhos, um projeto de produção musical para crianças e jovens em risco de exclusão social.
O projeto utiliza a música como ferramenta de transformação, oferecendo um ambiente seguro, acolhedor e inclusivo para a realização das seguintes atividades:
Oficinas de Musicalização:
Introdução aos conceitos básicos de música, ritmo, melodia e harmonia de forma lúdica e acessível.
Treino em Produção Musical:
Utilização de tecnologias acessíveis para criar, gravar e editar músicas, com foco em softwares e equipamentos adaptados.
Composição Coletiva:
Criação de músicas originais que reflitam as experiências e perspetivas dos participantes, promovendo a autoexpressão e o trabalho em equipa.
Local:

[festas populares]
22 a 24 ago.
Festas Populares do Afonsoeiro


29ago. a 01set.
Festas em Honra de Nossa Senhora da Atalaia

dom. 09h00
18ª Clássica de Cicloturismo
Afonsoeiro – Canha – Afonsoeiro 24ago.
Concentração: Junto à Sede do Grupo Típico de Danças e Cantares do Afonsoeiro
Inscrição: 3 raios (inclui seguro, ambulância, abastecimento líquido e solido; acompanhamento policial);
Almoço: 12 raios
Informações: Grupo de Cicloturismo do Afonsoeiro - Tlm. 912 158 478 ou 912 998 947
Promotor do Evento: Grupo de Cicloturismo do Afonsoeiro e Moveis Jolar
Apoio: Câmara Municipal do Montijo, Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro e Junta de Freguesia de Canha.
05 e 06set.
Montijo Blossom Jazz & Blues
Jardim Casa da Música

13set.
Abertura da Nova Temporada do Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida
Noite de Fados à Montijense
Praça Gomes Freire de Andrade
F de Fiama: Mariana Pineda
Cinema-Teatro Joaquim d`Almeida
23 a 30set. 19set.
Semana Europeia do Desporto
Montijo

Walk n’Run MONTIJO
Atividade Desportiva Informal
Regressa em setembro de 2025

informações úteis
SUBSCRIÇÃO DE NEWSLETTERS
Acompanhe as principais iniciativas em www.mun-montijo.pt
LINHAS DE APOIO MUNICIPAIS
Segunda a sexta | 09h00-12h30 / 14h00-17h30
Linha de Apoio a Migrantes - Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes: 917 060 714 / 21 232 77 39
Linha de Apoio Social: gratuita 800 210 105
Linha de Apoio à Violência Doméstica: 917 891 554 / 917 060 714
Espaço Informação Mulheres: 917 060 714 (se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica, envie uma mensagem para a Linha SMS 3060 ou ligue 800 202 148 – linhas gratuitas, 24h por dia)
SERVIÇOS DE URGÊNCIA
SNS 24 – 808 24 24 24
Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE – 212 147 300 admin@chbm.min-saude.pt
UCSP Montijo – 212 307 920 ucsp.montijo@arslvt.min-saude.pt
USF Afonsoeiro – 212 309 870 usf.afonsoeiro@arslvt.min-saude.pt
USF Aldegalega – 212 841 180 usf.aldegalega@arslvt.min-saude.pt
UCSP Montijo Rural-Cruzamento de Pegões – 265 898 730 ucsp.pegoes@arslvt.min-saude.pt
UCSP Montijo Rural-Pólo de Canha – 265 897 940 ucsp.canha@arslvt.min-saude.pt
Bombeiros Voluntários do Montijo – 212 301 542/3 Urgência – 212 310 048 geral@ahbvmontijo.pt
Bombeiros Voluntários de Canha – 265 897 956 bombeiroscanha@hotmail.com
GNR Posto Territorial de Montijo – 217 657 570 ct.stb.dmtj.pmtj@gnr.pt
GNR Posto Territorial de Canha – 265 249 764 ct.stb.dplm.pcnh@gnr.pt
PSP Esquadra Montijo – 219 020 840 contacto@psp.pt
Serviço Municipal de Protecção Civil – 212 327 719 smpc@mun-montijo.pt
Ficha Técnica
Título Montijo Agenda de Eventos
Edição Câmara Municipal do Montijo
Coordenação Gabinete de Comunicação e Relações Públicas
Projeto gráfico GCRP - Atelier de Artes Gráficas
Fotografia Sara Albuquerque
Capa Ana Moura - Casa Guilhermina
Tiragem 7 000 ex.
Impressão
Lidergraf – Sustainable Printing
DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
Câmara Municipal do Montijo
Rua Manuel Neves Nunes de Almeida
212 327 600 geral@mun-montijo.pt
O movimento associativo do concelho do Montijo interessado na divulgação das suas atividades deve enviar a informação para geral@mun-montijo.pt até ao dia 10 do mês anterior da respetiva edição.
A Câmara Municipal do Montijo reserva-se no direito de selecionar a informação a divulgar, e não se responsabiliza por quaisquer alterações às datas e locais das iniciativas da responsabilidade das entidades promotoras.
