My first document

Page 1

Today's Art, Tomorrow's History Beatriz Lopes e Beatriz Machado 1ªedição
Art Exchange
Objetivo da revista 3 O começo da arte como crítica 4 Arte crítica nos dias atuais 7 John Holcroft Dran Avogado6 Arte urbana Índice

Objetivos desta revista

Nesta revista o objetivo principal é apresentar de forma clara como a sociedade afeta as artes.

Como tal, iremos mostrar obras com intenções críticas de diferentes artistas e juntamente mostrar a nossa interpretação da obra. Com isso, aprende-se sobre a sociedade das diferentes épocas e ainda o que está na base do pensamento atrás das pinturas.

Alguns exemplos são:

3

O Começo da arte como expressão crítica

No século XIX a população aparentava estar despontada com a situação da sociedade em que estavam inseridos.

Como tal, iriam pela primeira vez, nas suas obras representativas do quotidiano, incluir críticas sociais. Então surgiu o Realismo.

1º obra: “Plantadores de Batatas”

Nesta obra estão representados um homem e uma mulher, que fazem parte da classe social mais baixa, o povo, e trabalham a plantar nos campos. O artista decidiu representar uma cena tão comum na vida dos mais pobres para criticar a alta sociedade, devido a estas ignorarem completamente os que mais necessitam.

Jean-FrançoisMillet(1814-1875)

Millet queria representar os mais pobres e afirmar que estes mereciam a mesma qualidade de vida de todos os outros.

4

O Começo da arte como expressão crítica

2ª obra: “Mulheres a peneirar Trigo”

Esta obra pretende retratar e criticar, o quão a sociedade desta época era hierarquizada. Retrata a dura realidade do trabalho dos camponeses. E destaca-se que nesta obra as personagens, que são mulheres e uma criança, aqueles que tantas vezes eram esquecidos e injustiçados devido a serem considerados “inúteis e fracos”. Por isso Coubert decidiu destacar estes dois grupos.

5
G u s t a v e C o u b e r t

O Começo da arte como expressão crítica

3º obra: “Caricatura que retrata burgueses do século 19”

Esta caricatura, tal como o nome indica, pretende retratar de forma cómica, exagerada e com um certo lado de gozo a burguesia e as classes mais altas. O autor optou por desenhar os burgueses com expressões convencidas, pois naquela altura os burgueses achavam-se intitulados a certos cargos e privilégios que outras classes não tinham.

Mais tarde, surgiu ainda a Pop Art.A Pop Art é um movimento artístico que surgiu em 1950. Inspirava-se na cultura Pop e procurava uma estética de massas.

6

A Arte crítica nos dias atuais

Hoje em dia, o método mais comum de ilustração de críticas é o Cartoon. O cartoon é um desenho, animado ou não, que apresenta um carácter extremamente crítico sobre diversos assuntos presentes na sociedade. Devido a serem tão críticos, os cartoons podem ser um assunto polémico dependendo do seu conteúdo e público-alvo.

Um cartoonista extremamente conhecido pelos seus polémicos trabalhos foi John

Holcroft:

Exemplos:

Este cartoon pode representar dois temas distintos, dependendo do ponto de vista.

Primeiramente pode ser visto como a falsidade que pode estar escondida nas pessoas, fazendo assim as caras representarem as diferentes facetas de uma pessoa quando elá está connosco ou com outras pessoas em diferentes situações.

Pode também representar que alguém usa uma “máscara”, e que o que realmente sente é escondida por esta. Muitas das vezes isto acontece, pois esta pessoa não quer preocupar os outros com a sua situação pois muitas das vezes medidas já deveriam ter sido tomadas para ajudá-la.

7
John Holcroft

A Arte crítica nos dias atuais

Esta imagem retrata a injustiça que ocorre entre o sexo feminino e masculino. Em muitas situações, principalmente no mundo do trabalho, as mulheres sofrem muita discriminação apenas por serem mulheres e assim são consideradas “mais fracas e pouco capazes”.

Este cartoon faz uma reflexão sobre o mundo do trabalho e o quão duro este pode por vezes ser, e nos nem nos percebemos. A pressão para arranjar um bom trabalho, pagar as contas e conseguir ter dinheiro para todas as necessidades pode ser sufocante. Por isso, muitas vezes os trabalhadores sujeitam-se a um contrato e trabalho, completamente injusto só para poderem diminuir esta”pressão”.

Istotudofazcomoqueotrabalhadorsesinta infelize“preso”noseutrabalho

8

A Arte crítica nos dias atuais

Esta imagem simboliza o caminho para onde a educação das crianças esta a caminhar para. Muitas vezes, devido a falta de tempo ou vontade, os pais decidem optar pelas tecnologias, como tablets e telemóveis, em vez de brincadeiras consideradas as mais normais e comuns. Esta decisão afeta muitas vezes as aprendizagens básicas que as crianças deveriam estar a ter, como por exemplo a comunicação com os outros, que muitas vezes fica danificada, por estarem apenas a olharem para ecrãs.

Estaimagemrepresentaadependência emocional.Estassituaçõesacontecem,muitas vezesquandooindivíduotembaixaauto-estima,e procuranasuarelaçãoosentimentodesegurança efelicidadequeprecisa.Emalgunscasosa relaçãopodenãoseralgosaudável,masdevidoa estadependênciaapessoanãoconseguelargaro outro,poisachaquenuncavaiencontraralgoou alguémmelhor.Estaimagemrepresentaentão esta“força”,quepodenãoserboa,queprendeum indivíduoaooutro.

9

A Arte crítica nos dias atuais

Outro artista considerado polémico é Dran.

Exemplos das suas obras:

Já nesta imagem está representada a violência policial, problema que bem vindo a ser tema de conversa nos últimos anos.

Esta ilustração representa o empregamento de menores e/ou emigrantes devido à mão de obra barata, levando então a uma maior produção de artigos.

10
Dran

A Arte crítica nos dias atuais Avogado6

Já este artista, um pouco mais famoso, fez sucesso após as suas obras chocantes e emotivas viralizarem na internet.

Aqui temos uma crítica relativamente ao quão longe as pessoas estão dispostas a ir por dinheiro, chegando até mesmo a situações humilhantes.

Finalmente, nesta obra está a ser criticado o cansaço excessivo que a escola e o trabalho transmitem âs pessoas.

11

Arte urbana

A arte urbana refere-se a uma manifestação artística, normalmente feita em espaços públicos, que têm sempre um significado por detrás.

Exemplos:

1º obra: “Quando a Noite Cai”

Ao realizar este mural, o artista tem como objectivo consciencializar todos os que o vêm, para com a situação de pessoas sem abrigos. Critica também a falta de solidariedade existente na sociedade atual e que muitas vezes ninguém pensa, “ e se fosse eu nesta situação?”. Por isso o artista escolheu realizar esta obra numa grande parede para que todos os que passam vejam e reflitam.

12
M r D h e o

2º obra: “Juntos”

Nesta obra a referência a um assunto da sociedade é abordada de outra forma, este mural foi realizado para representar os tempos de quarentena vividos desde 2020. A palavra “juntos” simboliza, como neste momento de fragilidade todos se ajudaram mutuamente para superar estes tempos difíceis. São utilizadas muitas cores vivas para tirar um pouco de seriedade e dar um ar mais leve à situação.

3º obra: “Shop Until You Drop”

Com esta obra o autor critica o consumismo que, na sociedade atual, esta preocupantemente implementado como “normal”. Consequentemente critica também o consumismo, e como estamos perto de um colapso, se estes comportamentos se manterem. Esta obra pode ser considerada “simples” mas ao observar com atenção tem um profundo significado.

13
Arte urbana
M á r i o F o n s e c a

Ficaste interessado?

Podes sempre visitar a incrível exposição do Banksy!

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
My first document by Beatriz Machado - Issuu