Page 1

MANGUALDE ATUAL MAGAZINE MUNICIPAL | ABRIL 2017

7 Milhões € PLANO DE

INVESTIMENTO MUNICIPAL 2017 07

  DESTAQUE

PÁSCOA EM MANGUALDE

10

  OBRAS E URBANISMO

MELHORIA DA REDE VIÁRIA

13

  AMBIENTE

8 MILHÕES DE EUROS PARA O AMBIENTE


SUMÁRIO

SUMÁRIO DISCURSO DIRETO

PÁG. 4

FRANCISCO POLÓNIO, PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO GRUPO PATINTER INOVAÇÃO E DINAMIZAÇÃO

PÁG. 11

2a EDIÇÃO DO CONCURSO NACIONAL DE IDEIAS DE NEGÓCIO REGRESSOU A MANGUALDE AMBIENTE E PROTEÇÃO CIVIL

PÁG. 14

MINAS DE PÓVOA DE CERVÃES VÃO SER RECUPERADAS CULTURA, TURISMO E PATRIMÓNIO

PÁG. 19

CARNAVAL: MANGUALDE VESTIU-SE DE COR E ALEGRIA EDUCAÇÃO E SOCIAL

PÁG. 24

CÂMARA ATRIBUI BOLSAS DE ESTUDO A ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR AGENDA CULTURAL

CENTRAIS

FICHA TÉCNICA Magazine Municipal Câmara Municipal de Mangualde Distribuição gratuita Edição e coordenação editorial Gabinete de Apoio à Vereação e Gabinete de Apoio à Presidência Design, paginação e impressão gráfica Factorgénio, design e produção gráfica Rua Padre Américo, 142 4445-166 Alfena Tel.: 220 992 938 www.factorgenio.pt

Periodicidade Trimestral Tiragem 10.000 exemplares Depósito Legal 407203/16 Contactos Largo Dr. Couto, 3534-004 Mangualde Email: geral@cmmangualde.pt Tel.: 232 619 880 Fax: 232 623 958 www.cmmangualde.pt

MANGUALDE ATUAL AMIGA DO AMBIENTE: REDUZIMOS 20 839 litros de água Ao utilizar Maine Gloss Green em vez de o fazer com papel não reciclado, esta publicação da Câmara Municipal de Mangualde reduziu o impacto no meio ambiente em 20.839 litros de água. O cálculo da pegada de carbono é realizado pela empresa Labella Conseil, com base na metodologia Bilan Carbone. Os cálculos estão baseados na comparação entre o papel produzido a partir de fibras recicladas e o papel de fibra virgem e também com base nos dados europeus BERF disponíveis – papel a partir de fibra virgem.


EDITORIAL

MANGUALDE ATUAL

ABR 2017

UM NOVO TEMPO Dez anos antes conseguimos sair do ajustamento e hoje, a autarquia tem as suas contas equilibradas e consolidadas!

N

os últimos sete anos, a autarquia dedicou grande parte do seu tempo, dos seus recursos humanos e financeiros na resolução do problema da dívida. Com determinação e sacrifício levámos a cabo um plano de ajustamento financeiro até 2026, que visava sanear as contas da autarquia para que esta pudesse ter sustentabilidade e equilíbrio financeiro. Era um grande desafio, com objetivos bem definidos de rigor orçamental e sacrifício para a atividade municipal, para as juntas de freguesias, para os mangualdenses. Entramos num novo tempo! Um tempo de excelência e qualidade. Um tempo em que vamos dar o salto preciso para um concelho de referência na região. Graças a um planeamento rigoroso e competente passamos de um plano de ajustamento financeiro para um plano de investimentos públicos sem paralelo na história do nosso concelho. A regeneração urbana, a mobilidade e rede viária, o ambiente, a economia e o emprego serão os pilares de um investimento que trará a excelência ao nosso concelho promovendo uma melhor qualidade de vida para os mangualdenses. 2017 é já a garantia de que os investimentos serão uma realidade a curto prazo. Sete milhões de euros em obras serão já lançados este ano. Há investimentos a decorrer em várias freguesias. Investimos com sustentabilidade. Investimos para as pessoas. Trabalhamos para Mangualde ter futuro!.

João Azevedo Presidente da Câmara Municipal de Mangualde

2

3


DISCURSO DIRETO

FRANCISCO POLÓNIO PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO GRUPO PATINTER 1. Porquê a escolha de Mangualde para a sede da empresa? A Patinter foi criada para dar resposta aos transportes necessários para o abastecimento da linha de montagem da Citröen em Mangualde e por essa razão a escolha da sua localização era óbvia e fazia todo o sentido que fosse em Mangualde. Gostaria de salientar que essa decisão foi tomada em 1967 e que por essa razão a empresa está de parabéns porque comemora este ano os seus 50 anos de atividade.

2. Considera que Mangualde tem um posicionamento territorial privilegiado? Em que medida é que isso contribui para o desenvolvimento das empresas cá localizadas? Sem dúvida, Mangualde tem um posicionamento territorial privilegiado, é um ponto de passagem importante para as pessoas e para as mercadorias que utilizam as principais vias de comunicação que atravessam o concelho. Tanto a autoestrada A25, como a linha ferroviária da Beira Alta são


MANGUALDE ATUAL

usadas cada uma no seu modelo como porta de entrada ou saída na nossa principal fronteira terrestre que é Vilar Formoso. Para as empresas que precisam de exportar ou importar produtos, a localização desta cidade é uma maisvalia importante e que seguramente tem contribuído para o desenvolvimento destas empresas. Pela atividade que desenvolvemos, sobretudo a nível do transporte internacional, a localização é uma vantagem competitiva e uma parte do nosso sucesso tem origem nesse fator. Mesmo para as empresas que têm os clientes e fornecedores no mercado interno a localização nesta zona territorial não é seguramente uma desvantagem, bem pelo contrário, estas vias de comunicação a que se juntarão em breve a conclusão do IC12 e a remodelação do IP3, são também sem dúvida, uma mais valia competitiva muito importante. Aproveito também esta oportunidade para dar a minha opinião sobre a renovação integral da linha da Beira Alta que está a decorrer. Acho que seria muito importante que se criassem melhores condições para que mais mercadorias pudessem circular nesta via utilizando, por exemplo, uma plataforma multimodal que ficasse localizada nesta região. Arrisco mesmo a dizer que, numa primeira fase bastaria a remodelação da atual estação em Mangualde, criando espaço para a movimentação de contentores e caixas móveis, do camião para o comboio e vice-versa. É uma oportunidade que deve ser aproveitada porque se esta plataforma não for localizada no nosso concelho acabará por ser localizada noutro concelho ou distrito em prejuízo da nossa região.

os laticínios, até setores com tecnologia mais de ponta como é o setor automóvel, ou o setor de serviços, como é o nosso caso nos transportes onde pontificam varias empresas que se impõem pela qualidade dos seus serviços tanto a nível interno como externo. 4. Considera as respostas sociais e económicas do concelho adequadas à fixação de jovens qualificados? Considero que a criação de medidas sociais e económicas que potenciem a fixação de jovens no concelho, e sobretudo os mais qualificados, é um desafio permanente para qualquer gestão autárquica do interior do país. Educação, saúde e segurança são pilares fundamentais que felizmente já temos com muita qualidade no concelho e na região. Também constato que alguns passos importantes têm sido dados tanto pela autarquia como pelo sector privado. A autarquia desenvolvendo por exemplo o programa Mangualde FINICA para cativar os jovens que têm capacidade empreendedora mas que têm dificuldade de acesso ao crédito, e por outro lado o sector privado tem evoluído na criação de valor, tendo hoje uma oferta mais interessante para jovens qualificados no concelho e sobretudo no distrito que se aproxima muito do nível da oferta dos centros urbanos mais importantes do país. Por outro lado, hoje os jovens também passaram a valorizar mais a qualidade de vida que lhes é proporcionada no interior e com as vias de comunicação atuais têm a mobilidade facilitada para se deslocarem a qualquer evento noutras zonas do país.

Devido à nossa atividade, estou seguro de que podemos ser um ator a ter em conta num projeto desta envergadura, aportando-lhe uma taxa de ocupação que pode ser importante, fruto da nossa rede de serviços e da panóplia de clientes principalmente de e para o mercado externo. Naturalmente que um projeto destes necessita de ter fundos públicos numa parte importante do investimento para poder ser viável, já que este tipo de projetos têm um custo muito elevado e por isso precisam de ser amortizados a muito longo prazo.

5. O que distingue Mangualde dos concelhos vizinhos?

3. Como avalia a dinâmica económica do concelho e da região?

Contudo, Mangualde continua a ser hoje um concelho muito virado para o futuro, com uma gestão autárquica moderna e muito atenta ao seu desenvolvimento, capitalizando as valências históricas que tem, e tirando ao mesmo tempo partido da situação privilegiada do seu enquadramento territorial. Estou certo que continuará a ser um concelho que se diferenciará positivamente dos concelhos vizinhos.

Não tenho indicadores estatísticos que me permitam elencar com precisão o dinamismo económico do concelho e da região, mas encontro uma grande diversidade de empresas muito dinâmicas e que cobrem diversos setores de atividade, que vão desde sectores mais tradicionais que exploram os recursos naturais, como o agrícola com os vinhos e

ABR 2017

Por razões históricas, Mangualde sempre foi um concelho âncora que captava muita mão de obra dos concelhos vizinhos. Os grandes empregadores da região estavam aqui tanto no comércio como na indústria. Com o desenvolvimento económico perdeu-se uma parte muito importante dessa capacidade de captação e manutenção de emprego, principalmente devido ao declínio do comércio na área têxtil onde Mangualde era uma referência nacional.

4

5


DESTAQUE

PLANO DE INVESTIMENTO MUNICIPAL

INVESTIMENTO A DECORRER ATINGE OS 7 MILHÕES DE EUROS

MELHORIA DA REDE VIÁRIA, INFRAESTRUTURAS, EDUCAÇÃO, REGENERAÇÃO URBANA E ZONAS EMPRESARIAIS

A

Câmara Municipal de Mangualde lançou a concurso público, no final do ano passado e início de 2017, um conjunto de empreitadas, no âmbito do Plano Estratégico de Investimento Público, que visam a resolução de um conjunto de problemáticas existentes em várias freguesias do concelho. O investimento a decorrer atinge os 7 milhões de euros e inclui a requalificação do parque escolar (com um investimento de meio milhão de euros), a requalificação do Bairro do Modorno que se encontra em fase de implementação (com o investimento de 350 mil euros), a melhoria da rede viária, num conjunto de estradas municipais, infraestruturas de águas e saneamento básico bem como tratamento de águas residuais e conclusão da Zona Empresarial do Salgueiro. O Presidente da Câmara destaca a existência de «um plano de investimentos que mudará o paradigma da atividade municipal e que se focará no investimento só possível porque conseguimos equilibrar as contas do município. Os 7 milhões de obras a concurso e que pretendemos executar ainda este ano é uma parte do plano de investimentos que queremos para garantir o futuro sustentado do concelho e para promover a qualidade de vida dos mangualdenses».


MANGUALDE ATUAL

ABR 2017

PÁSCOA EM MANGUALDE DE 1 A 16 DE ABRIL: CONCERTOS, VIA SACRA, CELEBRAÇÕES EUCARÍSTICAS, BÊNÇÃO DE RAMOS, AMENTAR DAS ALMAS E VIGÍLIA PASCAL FAZEM PARTE DA PROGRAMAÇÃO

D

e forma a assinalar a época pascal que se aproxima, Mangualde apresenta uma programação especial, de 1 a 16 de abril. A Páscoa em Mangualde é uma organização da Câmara Municipal e da Paróquia

de Mangualde, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Mangualde e do Centro Cultural e Recreativo de Santo Amaro de Azurara.

§

PÁSCOA EM MANGUALDE ‘17 1 A 16 DE ABRIL dia 1 — 21h30 CONCERTO MUSICAL

Introitus Ensemble Vocal com narração de Ricardo Carriço Igreja Paroquial de Mangualde

dia 2 — 16h30 VIA SACRA

Monte Senhora do Castelo

dia 2 — 18h00 MISSA

Igreja da Nª Sr.ª do Castelo

dia 8 — 21h30 AMENTAR DAS ALMAS

Grupo de Cantares de Santo Amaro de Azurara; Grupo de Cantares de Alcofra, Vouzela; Grupo de Cantares Amigos de Macieira, Águeda; Grupo de Cantares de Proença-a-Velha; Banda Filarmónica de Abrunhosa-a-Velha; Banda Filarmónica de Lobelhe; Banda Filarmónica de Vila Cova; Banda Filarmónica de Tibaldinho Largo da Igreja da Misericórdia

dia 9 — 11h00 DOMINGO DE RAMOS

dia 9 — 16h30 CONCERTO MUSICAL — ORQUESTRA DE CÂMARA DA BANDA DE MÚSICA DA GNR Igreja Paroquial de Mangualde

dia 13 — 21h00 MISSA DA CEIA DO SENHOR Igreja Paroquial de Mangualde

dia 14 — 20h30 VIA SACRA

Na cidade de Mangualde, pelos Escuteiros de Mangualde e pelos Escuteiros de Ranhados, Viseu. Percurso: Igreja Nossa Senhora do Desterro (Capela do Rebelo) até à Igreja Paroquial de Mangualde

dia 15 — 21h30 VIGÍLIA PASCAL dia 16 — 11h00 DOMINGO DE PÁSCOA Missa solene

Igreja Paroquial de Mangualde

Bênção dos Ramos, seguida de Procissão e Missa Solene. Igreja de Nossa Senhora do Desterro (Capela do Rebelo)

6

7


DESTAQUE

INVESTIMENTO DE 334 MIL EUROS

MANGUALDE APOSTA NA PROMOÇÃO DO SUCESSO EDUCATIVO REDUÇÃO E PREVENÇÃO DO ABANDONO ESCOLAR PRECOCE E ESTABELECIMENTO DE CONDIÇÕES DE IGUALDADE NO ACESSO À EDUCAÇÃO SÃO AS PRINCIPAIS METAS A ALCANÇAR

O

Presidente da Câmara Municipal, João Azevedo, assinou no passado dia 27 de janeiro, um Protocolo de Colaboração no âmbito da Promoção do Sucesso Educativo. A assinatura realizou-se entre o Município, o Agrupamento de Escolas de Mangualde, o Edufor e a CIM Viseu Dão Lafões. Este acordo permitirá concretizar, em definitivo, a candidatura ao financiamento deste projeto. Redução e prevenção do abandono escolar precoce e estabelecimento de condições de igualdade no acesso à

educação infantil, primária e secundária são as principais metas a alcançar com a implementação de um conjunto de atividades que apoiem os contextos educativos e as práticas pedagógicas de sucesso, bem como a promoção de aprendizagens sociais, científicas, tecnológicas, artísticas e culturais. Para a implementação das atividades previstas em Mangualde, estima-se um investimento de 334.400 euros, comparticipado a 85% pelo Fundo Social Europeu.


OBRAS E URBANISMO

MANGUALDE ATUAL

ABR 2017

INVESTIMENTO EM MANGUALDE:

ARRANQUE DAS OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DA VARIANTE DE ABRUNHOSA DO MATO AS OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DA VARIANTE DE ABRUNHOSA DO MATO NA FREGUESIA DA CUNHA BAIXA, JÁ ARRANCARAM. A EMPREITADA ASSINALA O INÍCIO DE UM CONJUNTO DE INVESTIMENTOS QUE SE SUCEDERÃO A MUITO CURTO PRAZO.

E

stas empreitadas, no âmbito do plano de investimentos com obras a concurso no valor de 7 milhões de euros, assegurarão, na sua maioria, uma melhoria/requalificação da rede viária municipal em várias estradas municipais do concelho e na rede de infraestruturas.

O autarca sublinha ainda que «trata-se de um investimento importante para a freguesia e para Abrunhosa do Mato porque requalifica um troço de via fundamental no perímetro urbano e que estava em muito mau estado, devolvendo às pessoas a qualidade, conforto e segurança que merecem».

JOÃO AZEVEDO DESTACA A EXISTÊNCIA DE «UM PLANO DE INVESTIMENTOS QUE MUDARÁ O PARADIGMA DA ATIVIDADE MUNICIPAL E QUE SE FOCARÁ NO INVESTIMENTO, SÓ POSSÍVEL PORQUE CONSEGUIMOS EQUILIBRAR AS CONTAS DO MUNICÍPIO» (…) Para João Azevedo, «o arranque da requalificação da variante de Abrunhosa do Mato é uma demonstração clara de que a autarquia pretende passar rapidamente do papel e do planeamento para a obra propriamente dita. É simbólica porque marca o início de um conjunto de investimento sem paralelo em todas as freguesias do concelho».

CREMATÓRIO DE MANGUALDE JÁ ESTÁ EM FUNCIONAMENTO ENTROU EM FUNCIONAMENTO NO PASSADO DIA 28 DE JANEIRO. NA CERIMÓNIA MARCOU PRESENÇA O PRESIDENTE DA CÂMARA, JOÃO AZEVEDO, E O CÓNEGO JORGE SEIXAS.

E

ste novo equipamento fica localizado na área envolvente ao Cemitério Municipal de Mangualde, área essa que também recentemente foi alvo de melhorias significativas: novos wc’s, columbários, cendrários e embelezamento dos espaços exteriores, tais como o calcetamento de passeios na ligação Quinta da Sampaia ao Bairro de S. João e também embelezamentos interiores, como é exemplo a colocação de prado nos talhões da nova parcela do cemitério municipal. Com uma área de implantação de 400m², o crematório representa um investimento privado de cerca de meio milhão de euros.

8

9


OBRAS E URBANISMO

MELHORIA DA REDE VIÁRIA NA MALHA URBANA DE MANGUALDE JÁ COMEÇARAM AS OBRAS PARA PAVIMENTAÇÃO DAS LIGAÇÕES A ANÇADA E A SANTO AMARO DE AZURARA/BAIRRO DO PENEDO VIA BAIRRO IMACULADA CONCEIÇÃO, NA UNIÃO DE FREGUESIAS DE MANGUALDE, MESQUITELA E CUNHA ALTA.

P

ara João Azevedo «esta era uma obra esperada há muitos anos pela população que vive em Ançada, no Bairro da Imaculada Conceição e no Bairro do Penedo/Santo Amaro de Azurara. Trata-se de uma intervenção no perímetro urbano da cidade, ligando um conjunto de artérias que agora pavimentadas vão permitir a melhoria das acessibilidades e um aumento significativo de conforto e segurança para as centenas de pessoas que diariamente transitam nestas artérias.»

Rua da Tapada - Quintela

O autarca sublinha ainda que «estamos num novo tempo no concelho de Mangualde, pois esta obra só foi possível porque consolidamos as contas do Município. Equilibramos as contas públicas e só agora estão reunidas as condições para fazer esta obra, que há mais de uma década é esperada pelas populações. Este eixo vai ligar Santo Amaro a Ançada e estas duas aldeias ao centro urbano de Mangualde, dando assim mais qualidade de vida no dia-a-dia aos habitantes».

Bairro Imaculada Conceição - Ançada

Santo Amaro de Azurara - Ançada

MORADORES ESCLARECIDOS SOBRE INTERVENÇÃO NO BAIRRO DO MODORNO EMPREITADA IRÁ PROMOVER A REMODELAÇÃO DAS REDES VIÁRIA, HIDRÁULICA E DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA.

C

onsciente da importância da opinião de todos os moradores do Bairro do Modorno, a Câmara Municipal promoveu, no passado dia 12 de janeiro, uma sessão de esclarecimento sobre a intervenção que lá está a ser desen-

volvida. A sessão contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Patrício, da equipa técnica que está a acompanhar este projeto e de cerca de meia centena de residentes do Bairro.

ESPAÇO PÚBLICO DO BAIRRO DO MODORNO REQUALIFICADO Com o objetivo de aumentar a qualidade de vida dos mangualdenses, a Câmara deu início às obras de requalificação do espaço público do Bairro do Modorno. O investimento, de 355 704,88€, terá uma comparticipação dos fundos comunitários de 85%. A empreitada irá promover a remodelação das redes viária, ao nível das infraestruturas e melhoria da pavimentação existente, hidráulica e da iluminação pública com o aumento da eficiência energética.


INOVAÇÃO E DINAMIZAÇÃO EMPRESARIAL

MANGUALDE ATUAL

ABR 2017

2a EDIÇÃO DO CONCURSO NACIONAL DE IDEIAS DE NEGÓCIO REGRESSOU A MANGUALDE IDEIAS VALORIZAM OS RECURSOS DA REGIÃO

O concurso é de âmbito nacional, mas os projetos devem abranger recursos da região: termalismo, produtos endógenos, recursos naturais, entre outros. Sob o mote ‘A tua ideia tem um local próprio para nascer…’ a iniciativa dinamiza assim o empreendedorismo da região Dão-Lafões.

A

apresentação da 2ª edição do Concurso Nacional de Ideias de Negócio - “ Wanted Business Ideas”, decorreu a 15 de fevereiro, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves. Na sessão marcou presença o Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, e o autarca mangualdense, João Azevedo. A seleção das candidaturas a concurso será

anunciada a 10 de maio e as ideias vencedoras serão apuradas na final do concurso, ainda sem data definida. A ideia vencedora irá receber um prémio no valor de 10 mil euros e incubação, gratuita, durante 24 meses, numa das incubadoras da Rede Regional de Empreendedorismo Viseu Dão Lafões.

CONCURSO QUER ATRAIR EMPREENDEDORES O “Wanted Business Ideas” tem como objetivo a criação de novas empresas, e a mobilização de potenciais empreendedores, visando a sua capacitação empresarial adaptada às diversas fases de estádio da sua ideia. No ano passado estiveram a concurso quase uma centena de projetos, um número que a organização espera ver este ano ultrapassado. A iniciativa, promovida pela Rede Regional de Empreendedorismo Viseu Dão Lafões, sob a coordenação da CIM Viseu Dão Lafões, tem o apoio da Câmara Municipal de Mangualde.

CIDEM - CENTRO DE INOVAÇÃO E DINAMIZAÇÃO EMPRESARIAL DE MANGUALDE

CIDEM EM LISBOA, NA FEF 2017 FEIRA DO EMPREENDEDORISMO E FRANCHISING

10

11


INOVAÇÃO E DINAMIZAÇÃO EMPRESARIAL

MUNICÍPIO APOSTA NA COESÃO TERRITORIAL, TORNANDO-SE MAIS FORTE E COMPETITIVO Consciente da importância da cooperação entre municípios para o desenvolvimento das populações, a Câmara Municipal assinou no passado dia 12 de janeiro, um Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências com a Câmara Municipal de Penalva do Castelo e a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.

E

sta assinatura surge no âmbito da requalificação da Estrada Municipal 604 que liga a Estrada Nacional 309-1 à freguesia de Germil, no concelho de Penalva do Castelo. «SE TRABALHARMOS EM CONJUNTO E SE TIVERMOS A IDEIA DO QUE QUEREMOS PARA OS NOSSOS CONCELHOS, CERTAMENTE TEREMOS NOS PRÓXIMOS ANOS UMA REGIÃO MAIS FORTE, UMA COMUNIDADE MAIS FORTE E CONCELHOS MAIS FORTES» - JOÃO AZEVEDO Na cerimónia, que se realizou na sede da Junta de Freguesia de Germil, marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, o Presidente da Câmara Municipal de Penalva de Castelo, Francisco Carvalho, e o Presidente do Conselho Intermunicipal Viseu Dão Lafões, José Morgado Ribeiro. Para João Azevedo este é o primeiro sinal da coesão territorial, «tratando-se do primeiro momento em que a comunidade intermunicipal dá um sinal de que efetivamente vivemos numa região, numa comunidade que tem objetivos comuns, que é o desenvolvimento deste território para que possamos criar condições competitivas para que as pessoas possam ficar cá e que tenham esperança naquilo que é o emprego, a coesão territorial, a oferta de

serviços e a comunidade». É com base neste conceito que o autarca relembra que «foi assim que surgiu o projeto desta estrada que agora vai ser trabalhada pela comunidade intermunicipal. Vai ser organizado o seu projeto administrativo para que depois possamos ter, nos próximos meses, uma estrada que seja digna para todo este território e não só para Germil». Enaltecendo que «esta obra não vai facilitar 99% dos utilizadores, vai facilitar uma região». Neste sentido, «através da cooperação entre municípios, surgirão outros projetos conjuntos que permitirão o desenvolvimento dos produtos locais.».

GEMINAÇÃO ENTRE MANGUALDE E LEMPDES, FRANÇA

N

o âmbito de um projeto de geminação entre Mangualde e Lempdes (França), esteve presente em Mangualde uma delegação composta por seis pessoas entre os dias 6 e 9 de janeiro. A ideia de uma geminação entre estas duas cidades surgiu de uma iniciativa dos Clubes de 2CV das duas cidades, o “Club des Amis de La 2CV” de Lempdes e o “Club 2CV de Mangualde”, que se dirigiram às suas autarquias para proporem esta ideia que foi desde logo aceite.


AMBIENTE E PROTEÇÃO CIVIL

MANGUALDE ATUAL

ABR 2017

8 MILHÕES DE EUROS PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS AMBIENTAIS

A

Câmara Municipal vai levar a cabo a remodelação e ampliação da ETAR de Cubos e a reposição das infraestruturas afetadas. Através do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), no passado dia 8 de março, a autarquia viu aprovado mais um financiamento. Assim, o investimento de 1.147.034,47 euros será cofinanciado a 85% fundo perdido e será usado para as obras de uma das principais ETAR da malha urbana da cidade de Mangualde. A medida tem como objetivo proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos. “ESTÁ EM MARCHA O MAIOR INVESTIMENTO DE SEMPRE PARA RESOLVER OS PROBLEMAS AMBIENTAIS DO CONCELHO” – JOÃO AZEVEDO

dívida da autarquia investimos na construção de duas ETAR: Almeidinha e Santa Luzia. Vamos contratualizar esta semana a obra da grande ETAR Poente de Mangualde que terá execução física muito em breve” afirma o autarca. João Azevedo reforça que “a autarquia garante um pacote financeiro de 8 milhões de euros para resolver problemas ambientais no concelho. O resultado de um grande trabalho de planeamento estratégico só possível com a dedicação de todos os colaboradores do município.” “Existe hoje uma mudança de paradigma: uma autarquia com uma situação financeira equilibrada que pode preparar o presente e o futuro. Resolver os problemas de tratamento de águas residuais na cidade e nas freguesias é, repito, uma prioridade!” finaliza.

Para o Presidente da Câmara Municipal “trata-se de mais uma excelente notícia para Mangualde. Está em marcha o maior investimento de sempre para resolver os problemas ambientais do concelho.” Acrescentado, “o ambiente é tema central nas prioridades da autarquia e queremos resolver os problemas, que existem há décadas, tratando as águas residuais do concelho e garantido a preservação e a boa qualidade do meio ambiente.” “Foi com grande esforço que numa altura em que tínhamos que reduzir a

SEMINÁRIO NACIONAL ECO-ESCOLAS:

MUNICÍPIO EMPENHADO NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A

Câmara Municipal, através do Gabinete Educação, esteve representada no Seminário Nacional Eco-Escolas 2016/2017, realizado pela secção portuguesa da fundação para a Educação Ambiental da ABAE - Associação Bandeira Azul da Europa. A iniciativa teve lugar nos dias 20 e 21 de janeiro, no Centro Cultural de Ílhavo e contou com a intervenção do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes que apresentou a estratégia Nacional de Educação Ambiental.

12

13


AMBIENTE E PROTEÇÃO CIVIL

MINAS DE PÓVOA DE CERVÃES VÃO SER RECUPERADAS INTERVENÇÃO INCLUIRÁ SANEAMENTO DE SOLOS, REMOÇÃO DE ESCOMBREIRAS EXISTENTES E RECUPERAÇÃO PAISAGÍSTICA

E

sta empreitada está englobada na recuperação ambiental das antigas áreas mineiras dos concelhos de Gouveia e Fornos de Algodres (distrito da Guarda) e de Mangualde (Viseu), com o valor global de 2,9 milhões de euros, com o prazo de execução de um ano. O auto de consignação da empreitada foi assinado no dia 21 de janeiro, numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, e que contou com a presença do Presidente da Câmara, João Azevedo. A empreitada está a cargo da Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM) e desenvolve-se ao abrigo do contrato de concessão que o Estado lhe outorgou, com exclusivo, para a recuperação ambiental das áreas mineiras degradadas e as obras serão financiadas por fundos europeus, mediante candidatura aprovada pelo programa Operacional Sustentabilidade e Uso Eficiente dos Recursos (POSEUR).

FREGUESIAS

COMITIVA MANGUALDENSE EM CONCERTO PROMOVIDO PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA CABAZ COM PRODUTOS ENDÓGENOS, REPRESENTATIVO DAS DOZE FREGUESIAS DO CONCELHO, OFERECIDO A MARCELO REBELO DE SOUSA


FREGUESIAS

MANGUALDE ATUAL

ABR 2017

COOPERAÇÃO COM AS JUNTAS DE FREGUESIA CONTINUA A SER FOCO DA AUTARQUIA EM 2017 VÃO SER DISPONIBILIZADOS CERCA DE 900 MIL EUROS ÀS JUNTAS DO CONCELHO

O

objetivo é continuar a promover a proximidade entre a autarquia e as Juntas de Freguesia, através da assinatura de contratos interadministrativos de delegação de competências e protocolos de colaboração para o ano de 2017. Na assinatura dos referidos contratos marcou presença o edil mangualdense, João Azevedo, e os vários Presidentes de Junta do concelho. Para João Azevedo, “a assinatura dos contratos e protocolos com as Juntas de Freguesia representa a continuidade de um trabalho de grande proximidade entre o poder autárquico no concelho.” O autarca afirma “queremos continuar a ir de encontro às necessidades das populações descentralizando competências e apoiando as Juntas de Freguesia nas suas próprias competências para que o serviço público traga melhor qualidade de vida às populações.”

FREGUESIA DE ABRUNHOSA-A-VELHA

Calcetamento do Cantinho dos Ferreiros

Pinturas interiores e exteriores da Casa Mortuária

Pinturas interiores e exteriores, e lavagem dos telhados da Igreja Vila Mendo Tavares

Recuperação do Antigo Forno, no Cantinho dos Ferreiros

14

15


FREGUESIAS

FREGUESIA DE ALCAFACHE

REQUALIFICAÇÃO DO CEMITÉRIO DE ALCAFACHE INTERVENÇÃO VISOU MELHORAR A MOBILIDADE

A

obra de requalificação foi desenvolvida em colaboração com a Câmara Municipal e representa um investimento de 6.500,00€. Foram efetuadas as seguintes intervenções: aplicação de caixas de visita e respetivas tubagens para saída das águas pluviais; aplicação de pontos de água e tudo que é inerente para o seu funcionamento; arranque das cebes de buxo; alargamento dos passeios existentes, construção de novos e aplicação do respetivo paralelo; construção de um novo espaço para jazigos; e aplicação de guarda corpos (corrimão) nas escadas e rampa.

RECUPERAÇÃO DO CRUZEIRO

E

m articulação com o Padre Nuno Azevedo, a Junta de Fre-

guesia de Alcafache procedeu à recuperação de um Cruzeiro centenário que se encontrava abandonado junto da Casa Paroquial. O mesmo Cruzeiro foi erguido em frente à Igreja de São Vicente, desta forma preserva-se o património religioso.

FREGUESIA DE CUNHA BAIXA

Calcetamento de Passeios na Rua da Paz, em Abrunhosa do Mato

Alargamento do Caminho dos Barreiros

Caminho dos Carriçais

Ornamentação das várias rotundas da Freguesia


MANGUALDE ATUAL

FREGUESIA DE ESPINHO

ABR 2017

UNIÃO DAS FREGUESIAS DE MOIMENTA DE MACEIRA DÃO E LOBELHE DO MATO

Calcetamento da Travessa S. José, em Água Levada

Alargamento da Rua do Calvário

Calcetamento da Rua da Liberdade, em Gandufe

Requalificação do Coreto, em Gandufe

Pintura da Igreja Nossa Senhora das Neves

UNIÃO DAS FREGUESIAS DE MANGUALDE, MESQUITELA E CUNHA ALTA

Pavimentação de troço do Caminho da Gingeira/Quinta do Meal, em Santo André

Calcetamento da Rua dos Barreiros, na Mesquitela

Calcetamento e instalação de mesas na Rua Agostinho da Silva, em Mangualde

Calcetamento da Rua do Bacelinho, em Candedo do Mato

Espaço de Lazer, no Bairro do Casalinho

16

17


FREGUESIAS

OUTRAS OBRAS - Limpeza das aldeias e arranjo de caminhos com tout-venant e levantamentos de pequenos muros caídos; - Colocação de mesas e bancos no Bairro do Casalinho, em Cubos. - Reconstrução do muro no ribeiro, em Cubos. - Calcetamento do passeio na Rua da Estação, em Mangualde. - Calcetamento do passeio na Rua dos Chãos, em Mourilhe. - Calcetamento da berma da Avenida da Liberdade, na Cunha Alta. - Pavimentação e arranjo do lancil dos passeios na Rua Cesário Verde, em Mangualde. OBRAS A DECORRER - Alargamento e construção de muro na Rua da Estação, em Santo Amaro de Azurara. - Arranjo com pavê dos passeios na Rua do Carvalhal, em Cubos.

FREGUESIA DE QUINTELA DE AZURARA

CALCETAMENTO NA RUA DA TAPADA

«A

estreita articulação entre a autarquia e as Juntas de Freguesias do concelho permite-nos resolver os problemas das pessoas com mais eficiência e celeridade, levando a Regeneração Urbana às aldeias. O calcetamento da Rua da Tapada é uma obra fundamental que visa melhorar as acessibilidades pedonais e o fluxo de trânsito rodoviário na malha urbana da povoação», sublinha ainda o edil.

UNIÃO DAS FREGUESIAS DE TAVARES

AUTARQUIA INVESTE NA REQUALIFICAÇÃO DO CM1464 QUE LIGA TORRE DE TAVARES A VILA COVA DE TAVARES

C

omeçaram as obras para pavimentação da ligação Torre de Tavares a Vila Cova de Tavares, na União de Freguesias de Tavares. Esta empreitada está inserida num conjunto de investimentos que se sucederão a muito curto prazo e que, estima a autarquia, atinjam um valor de 1,3 milhões de euros, já durante os meses de fevereiro e março. Estas empreitadas, no âmbito do plano de investimentos com obras a concurso no valor de 7 milhões de euros, assegurarão, na sua maioria, uma melhoria/requalificação da rede viária municipal em várias estradas municipais do concelho e na rede de infraestruturas. Para João Azevedo «as obras de beneficiação do pavimento do CM1464 vão permitir a melhoria na mobilidade e um aumento significativo de conforto e de segurança para as centenas de pessoas que diariamente transitam nesta estrada». O autarca sublinha ainda que «estão já no terreno quase 1 milhão de euros em obras. Estamos a cumprir com o pla-

neamento feito. Há um conjunto de empreitadas que estão a seguir os procedimentos contratuais e que vamos colocar no terreno muito brevemente. Este plano de investimento não tem paralelo na história do município.»


CULTURA, TURISMO E PATRIMÓNIO

MANGUALDE ATUAL

ABR 2017

CARNAVAL: MANGUALDE VESTIU-SE DE COR E ALEGRIA

N

o dia 24 de fevereiro, da parte da manhã, percorreram as ruas da cidade 341 crianças espalhando magia a todos por quem passavam. Da parte da

tarde, duas centenas de seniores mangualdenses divertiram-se num baile de carnaval que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo. No cortejo participaram crianças, dos 2 aos 5 anos, dos jardins de Infância de Fagilde, Gandufe, Vila Garcia, S. Julião, Conde D. Henrique e das IPSS’s do Complexo Paroquial de Mangualde, da Obra Social Beatriz Pais – Raul Saraiva, do Centro Paroquial Santiago Cassurrães e da Creche Mariazinha Lemos. O percurso fez-se pelo Antigo Colégio, Av. da Liberdade, Largo Dr. Couto e Largo Rossio. O desfile teve a colaboração da GNR e dos Bombeiros Voluntários Mangualde. O Baile de Carnaval decorreu na Associação Social Cultural Recreativa da Freixiosa e contou com a participação de todos os lares e centros de dia do concelho.

18

19


CULTURA, TURISMO E PATRIMÓNIO

MANGUALDE RECEBEU NOVO ANO COM CONCERTO MEMORÁVEL

O

Complexo Paroquial de Mangualde encheu-se, no passado dia 7 de janeiro, para o Concerto de Ano Novo. As melodias da Orquestra POEMa e da Orquestra Juvenil das Escolas de Mangualde ecoaram numa noite memorável.

A iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal de Mangualde e pelo Conservatório de Música de Viseu, Dr. Azeredo Perdigão e integrou a programação do ‘Natal em Mangualde 2016’. Contou ainda com o apoio do Agrupamento de Escolas de Mangualde e da Paróquia de Mangualde.

TOURISM TRAIN EXPERIENCES PASSOU POR MANGUALDE

C

om o objetivo de potenciar o turismo na Beira Alta e valorizar o comboio como meio de transporte para aceder a estas regiões, o "Tourism Train Experiences" passou por Mangualde no passado dia 17 de fevereiro. Nesta paragem, dois grupos apresentaram projetos para a dinami-

zação do turismo local, tendo como denominador comum o comboio na linha da Beira Alta. Os participantes foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal, João Azevedo e tiveram ainda a oportunidade de provar a excelência da gastronomia local.


MANGUALDE ATUAL

ABR 2017

PROJETO LIVROS SOBRE RODAS APRESENTOU “A OVELHA QUE FAZIA MÚUU” AUTARQUIA APROXIMA AS CRIANÇAS AO MUNDO IMAGINÁRIO DA LITERATURA

D

inamizada pela Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, trata-se de uma atividade de promoção da leitura com o objetivo de aproximar as crianças ao mundo imaginário da literatura. A autora deu asas à sua imaginação e criou esta simpática ovelha, originária da aldeia de Campo Benfeito, Serra de Montemuro, no nosso distrito. Esta simpática ovelha nunca precisou de fazer "méee" para prender a atenção dos pequenos ouvintes, o que prova que "ser diferente não é um problema. É apenas ser o que se é."

PROMOÇÃO DA LEITURA JUNTO DAS CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR E DO 1o CICLO DO CONCELHO O projeto itinerante "Livros Sobre Rodas" é um projeto de promoção da leitura dirigido às crianças do pré-escolar e do 1º Ciclo do concelho. É desenvolvido pela equipa da Biblioteca Municipal desde alguns anos a esta parte e, carateriza-se pela itinerância de contos e livros pelo concelho e pela visita programada de todas as crianças do concelho à Biblioteca Municipal para iniciarem a sua formação de leitores e utilizadores destes serviços.

BORDADOS DE TIBALDINHO:

AUTARQUIA MANGUALDENSE CONTINUA A APOSTAR NA TRADIÇÃO

M

angualde continua a apostar na tradição e nos Bordados de Tibaldinho. Nesse sentido, a Câmara Municipal, em parceria com a Junta de Freguesia de Alcafache e com o CEARTE – Centro de Formação Profissional do Artesanato, promove mais dois cursos de «Pontos Bordados / Bordados de Tibaldinho». As formações vão decorrer de 18 de abril a 3 de maio (das 14h00 às 19h00) e de 19 a 30 de junho (em horário pós-laboral), na sede da Sociedade da Banda Filarmónica de Tibaldinho, em Tibaldinho.

20

21


CULTURA, TURISMO E PATRIMÓNIO

EM «SEXTAS DA LUA»…

…HOUVE BALBÚRDIA NO OLÍMPO

A

primeira ‘Sexta da Lua’ de 2017 foi uma verdadeira ‘Balbúrdia no Olímpo’. A noite de 27 de janeiro foi dedicada ao teatro e os presentes assistiram à peça, produzida pela companhia de teatro Língua de Trapo, que subiu ao palco no Auditório da Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves.

…JOSÉ CID EM MANGUALDE

O

Auditório do Complexo Paroquial de Mangualde recebeu, na noite de 24 de fevereiro, um concerto de José Cid. Os espetadores tiveram a oportunidade de ouvir os inúmeros êxitos do artista português, que já conta com mais de 50 anos de carreira.

…NOITE DEDICADA AO DIA MUNDIAL DA POESIA

A

edição do ‘Sextas da Lua’ de março assinalou as comemorações do Dia Mundial da Poesia. A Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves recebeu, no dia 31, a peça ‘Há palavras que os beijam: Uma Compota de Poesia’, encenada pelo grupo de teatro Língua de Trapo, com textos retirados da Poesia de Fernando Pessoa e heterónimos, e com encenação de Paula Antunes.

LANÇAMENTO DAS ATAS DA VIII MESA REDONDA “A LUSITÂNIA ENTRE ROMANOS E BÁRBAROS” VEREADOR DA CULTURA ESTEVE NA APRESENTAÇÃO NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

R

ealizou-se no passado dia 23 de fevereiro, o lançamento das Atas da VIII Mesa Redonda “A Lusitânia entre Romanos e Bárbaros”, realizada no âmbito do congresso internacional científico de Arqueologia Clássica que aconteceu em Mangualde, em maio de 2013. Na sessão, que decorreu na Universidade de Coimbra, esteve presente o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Mangualde, João Lopes e o Diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, José Pedro Paiva. Ficou a promessa de se repetir o evento do lançamento em Mangualde, em data a agendar.


MANGUALDE ATUAL

ABR 2017

VISITANTES VIAJAM ATRAVÉS DE OLHARES E INSTANTES NA EXPOSIÇÃO ‘ROSTOS DE MOMA’

A

exposição de fotografia ‘Rostos de Moma’, de Nuno Santos, esteve patente ao público nos meses de janeiro e fevereiro, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves. A cerimónia de inauguração realizou-se no dia 18 de janeiro e contou com a presença do edil mangualdense e do

autor/fotógrafo Nuno Santos. Marcaram ainda presença um grupo de alunos do 1º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Mangualde, acompanhados da professora, para os quais foi feita uma apresentação sobre o significado da exposição.

INAUGURADAS OBRAS DE AMPLIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL E RECREATIVA DE MOURILHE MAIS ESPAÇO E MELHORES CONDIÇÕES PARA DESENVOLVER ATIVIDADES CULTURAIS E RECREATIVAS

N

o passado dia 29 de janeiro, o edil mangualdense marcou presença na cerimónia de inauguração das obras de ampliação da ACRM – Associação Cultural e Recreativa de Mourilhe. Uma obra há muito desejada e que só agora foi possível devido ao contributo dos seus associados,

do Município de Mangualde e da União de Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta. A cerimónia também contou com a presença do Presidente da ACRM, António Mário Tomás, membros da direção e ainda com a presença do pároco João Leão Zuzarte.

22

23


EDUCAÇÃO E SOCIAL

CÂMARA ATRIBUI BOLSAS DE ESTUDO A ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR FORAM ATRIBUÍDAS 14 BOLSAS DE ESTUDO A JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR, RESIDENTES NO CONCELHO

C

om esta iniciativa, a Câmara Municipal pretende valorizar a aposta na educação e no ensino, enquanto ferramentas cruciais para a formação de cidadãos conscientes e devidamente informados/as para enfrentar os desafios profissionais do futuro. Inserida nas políticas educativas e sociais do Município, a autarquia atribuiu, pela primeira vez, 14 bolsas de estudo a jovens estudantes do Ensino Superior, residentes no concelho e que concluíram com sucesso o ano letivo anterior, mas que não dispõem de meios suficientes para suportarem os encargos correspondentes à frequência de cursos universitários. Com um valor global de 10.000€, estas bolsas podem ser renovadas de ano para ano, de acordo com as condições referidas em regulamento próprio.

ASSEMBLEIA PARTICIPATIVA: MANGUALDE DEU VOZ AOS CIDADÃOS AUTARQUIA RECONHECE QUE É FUNDAMENTAL A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS CIDADÃOS NA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS DO CONCELHO

A

Câmara Municipal promoveu no passado dia 13 de fevereiro, uma Assembleia Participativa, no Auditório da Câmara Municipal. Promovida no âmbito do Orçamento Participativo 2017, os cidadãos foram chamados

a apresentar propostas para mais tarde serem votadas. A sessão foi presidida pelo edil mangualdense João Azevedo e contou com a intervenção de Artur Sousa, da Libertrium.

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO 2017 CONTAMOS COM A SUA PARTICIPAÇÃO! Os orçamentos participativos são um

das seguintes áreas temáticas: ação so-

símbolo da importância da participação

cial, cultura e eventos, educação e juven-

dos cidadãos na sociedade democrática.

tude, desporto, espaço público e espaços

Assim, todos os mangualdenses podem

verdes, infraestruturas viárias, trânsito e

apresentar propostas até 14 de abril no

mobilidade, proteção ambiental e energia,

site da autarquia (www.cmmangualde.pt).

higiene urbana e turismo, comércio e pro-

As propostas deverão enquadrar-se numa

moção económica.


MANGUALDE ATUAL

ABR 2017

MANGUALDE ACOLHE NOVOS CURSOS DE APICULTURA

C

om o objetivo de dar a conhecer a prática apícola aos mangualdenses, Mangualde acolhe, até julho, dois cursos de apicultura. Organizados por Harald Hafner, contam com o apoio da Câmara Municipal, e têm dois graus de dificuldade: iniciados e avançado. O curso de iniciação realizou-se dias 18 e 19 de março. Já a formação avançada decorre até dia 16 de julho.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

MANGUALDE PRESTA HOMENAGEM A MULHERES QUE SE DEDICAM AO BEM SOCIAL

F

oram homenageadas mulheres de diversas instituições, desde a Conferência Feminina São Vicente Paulo, a Cruz Vermelha, o Banco Local de Voluntariado do Município e a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

MAIS NOVOS APRENDEM UMA FORMA DIFERENTE DE COMER FRUTA

O

edil mangualdense marcou presença no arranque da iniciativa “Kids Cooking”, onde uma forma diferente de comer fruta foi dinamizada pelo Chef Nuno Fonte e pela SubChef Inês Beja.

A atividade, dirigida aos alunos do 1º ciclo, é promovida pela Câmara Municipal com o objetivo de sensibilizar os mais novos para os benefícios do consumo de fruta.

24

25


EDUCAÇÃO E SOCIAL

“ROTEIRO CIDADANIA EM PORTUGAL” ALERTOU PARA IGUALDADE DE GÉNERO E TEMÁTICAS SUSTENTÁVEIS A Escola Secundária Felismina Alcântara (ESF), acolheu no passado dia 26 de janeiro, o “Roteiro Cidadania em Portugal”, uma iniciativa que está a percorrer o país com a realização de ações subordinadas aos temas da igualdade de género e territórios sustentáveis.

C

ontando com a presença da Vereadora da Ação Social, Maria José Coelho, e com a participação de estudantes do Ensino Secundário do concelho, da Universidade Sénior de Mangualde e ainda dos utentes do Centro Social de Fornos de Maceira Dão, do Centro Paroquial de Cunha Baixa e do Centro social e Cultural da Paróquia de Mangualde, a ação consistiu na visualização da curta-metragem “O Muro”, um filme de animação realizado por alunos da ESFA, sob coordenação do Cine Clube de Viseu, no âmbito do Projeto “Cinema para as Escolas”. O filme foi o mote para o debate/reflexão e a desconstrução dos estereótipos existentes ainda na sociedade sobre igualdade de género.

MANGUALDE ACOLHEU REUNIÃO INTERNACIONAL DO PROJETO ERASMUS+

M

angualde acolheu, de 16 a 20 de janeiro, o encontro do Projeto Erasmus+ "To be or not to be a hero – Fairy tale". Durante o encontro, 19 professores, dos diferentes países integrantes do proje-

to, e 6 alunos belgas foram recebidos pelo autarca João Azevedo. A iniciativa foi promovida pelo Centro de Formação EduFor através do Agrupamento de Escolas de Mangualde.


MANGUALDE ATUAL

ABR 2017

"RECICLAR A BRINCAR" NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

D

urante o mês de fevereiro, a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves acolheu a exposição "Reciclar a Brincar". A inauguração da mostra aconteceu a

1 de fevereiro, e contou com a presença da Vereadora da Ação Social, Maria José Coelho, e de várias crianças do concelho.

ALUNOS MANGUALDENSES MAIS PRÓXIMOS DA REALIDADE DE TRABALHO

N

os dias 2 e 3 de março, a Câmara Municipal, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Mangualde, promoveu mais uma edição da iniciativa “Ser por um dia…”. Os alunos do 9º ano do concelho de Mangualde tiveram a oportunidade de experimentar e vivenciar o dia-a-dia da profissão escolhida. As profissões escolhidas este ano foram as de militar/polícia, empregado de bar/restaurante, cozinheiro, fotógrafa, engenheiro informático, psicóloga, engenheiro mecânico, médico, médico dentista e advogado e os alunos foram acolhidos pela GNR Mangualde, HR Proteção, Valério, Clickdigital, Câmara Municipal de Mangualde, 5 Sentidos – Espaço de Reabilitação E Intervenção Psicoeducacional, PSA – Peugeot Citroen, Unidade de Saúde Familiar de Mangualde, Unidade de Saúde Familiar Terras de Azurara, Drª Cristina Lopes e Clínica Médica Dentária Doutor Adelino Marques.

WORKSHOP “O CONSUMIDOR NA ERA DIGITAL”

M

angualde acolheu, no passado dia 15 de março, o workshop ‘O Consumidor na Era Digital’, no âmbito das comemorações do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. A ação foi iniciativa do Cen-

tro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) de Mangualde, em parceria com a Delegação Regional de Coimbra da DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

26

27


DESPORTO

ENCONTRO DISTRITAL DE PETIZES E TRAQUINAS EM FUTSAL

M

ais de 200 jovens atletas participaram, no passado dia 4 de fevereiro, no Encontro Distrital de Petizes e Traquinas em Futsal. O Vice-Presidente da Câmara Municipal, Joaquim Patrício, também esteve na iniciativa. O encontro decorreu no Pavilhão Municipal e no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola EB 2,3 Ana de Castro Osório. A equipa mangualdense, Gigantes Sport Mangualde, participou com equipas em ambos os escalões.

400 PESSOAS PARTICIPARAM NO III ALCAFACHE BIKE DAY

O

Presidente da Câmara Municipal, João Azevedo, marcou presença na 3ª edição do Alcafache Bike Day. Mais de quatro centenas de desportistas pedalaram neste trail de corrida e BTT. A iniciativa da Casa do Povo de Alcafache teve lugar no dia 12 de fevereiro, e teve como objetivo angariar fundos para a CPACOMVIDA - Associação Social Cultural e Recreativa de Alcafache.

“MANGUALDE EM MOVIMENTO” AULA ABERTA DE HIDROGINÁSTICA E VOLTA AO CONCELHO A NADAR

N

o âmbito do projeto ‘Mangualde em Movimento’, a Câmara Municipal desafiou os mangualdenses a participar numa aula aberta de Hidroginástica e a darem a

volta ao concelho a nadar. A aula de hidroginástica realizou-se no dia 12 de março, das 10h30 às 11h30. No dia 26 de março, foram 85km sempre a nadar. As iniciativas realizaram-se nas Piscinas Municipais de Mangualde. O projeto é promovido pela autarquia e tem como objetivo incentivar o desporto.


ÚLTIMAS

MANGUALDE ATUAL

ABR 2017

140o ANIVERSÁRIO DA PSP

O

Presidente da Câmara Municipal participou nas cerimónias comemorativas do 140º Aniversário do Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública.

MUNICÍPIO DISPONIBILIZA GEOPORTAL ONLINE Serviço online permitirá a qualquer munícipe visualizar ou imprimir plantas de localização e/ou extratos da carta de ordenamento e condicionantes do Plano Diretor Municipal.

M

angualde afirma-se, assim, como um território inteligente e moderno, apostando na disponibilização de informação e em novas ferramentas tecnológicas de gestão de informação. Este serviço está disponível no site

da autarquia em www.cmmangualde.pt ou sig.cmmangualde. pt para simples consulta ou para instrução de processos de obras, loteamentos urbanos ou outros pedidos cuja instrução necessite de plantas de localização.

MANGUALDE DEU A CONHECER SABORES E TRADIÇÕES NA BOLSA DE TURISMO DE LISBOA

M

angualde esteve mais uma vez representado na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), onde teve oportunidade de dar a conhecer as tradições e os produtos regionais do concelho. Integrado no stand do Turismo do Centro, o município deu-se a conhecer na tarde de dia 16 de março, num momento dedicado à Comunidade Intermunicipal Viseu-Dão-Lafões. A apresentação foi acompanhada pelo

Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo. Paralelamente, a CIM Viseu Dão Lafões lançou uma nova brochura comercial, especialmente focada no alojamento, e convidou os visitantes e operadores turísticos a descobrir o melhor que a região tem para oferecer ao nível da gastronomia, cultura, artesanato, património, natureza, termalismo, bem-estar e saúde.

28

29


ÚLTIMAS

XVI ANIVERSÁRIO DA ALCATUNA

A

Alcatuna de Alcafache celebrou o seu XVI aniversário com dois dias de animação.

A comemoração realizou-se no Centro Paroquial de Alcafache, nos dias 21 e 22 de janeiro, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, João Azevedo.

MANGUALDE CELEBROU DIA DA ÁRVORE

N

o âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, a Câmara Municipal promoveu várias ações de florestação e plantou mais de uma centena de árvores. Os alunos do Jardim de Infância de Gandufe, juntamente com membros dos Bombeiros e da GNR, ajudaram a plantar 20 Ciprestes e Oliveiras, junto ao monumento de ho-

menagem às vítimas do acidente de Alcafache. Já aos jovens da Escola Gomes Eanes de Azurara coube a tarefa de ajudar a plantar mais de uma centena de Pinheiro Manso e Carvalhos, numa parcela de terreno pertencente à autarquia, em Fetais, na Quintela de Azurara.


MANGUALDE EDITORIAL

MANGUALDE ATUAL

ABR 2017

ANTES  DEPOIS água levada

centro escolar

tibaldinho

30

31


20 e 21 MAIO

Mangualde Atual - Magazine Municipal N.5/29  

Mangualde Atual N.º 5/29 - Abril | Maio | Junho

Advertisement