Page 1

MANGUALDE ATUAL MAGAZINE MUNICIPAL | JULHO 2017

GRANDE ETAR DE MANGUALDE 08

  OBRAS E URBANISMO

AUTARQUIA MELHORA REDE VIÁRIA

15

  AMBIENTE E PROTEÇÃO CIVIL

DISPOSITIVO ESPECIAL PARA COMBATE A INCÊNDIOS

23

  CULTURA

FEIRA DAS TRADIÇÕES FOI UM SUCESSO


SUMÁRIO

SUMÁRIO INOVAÇÃO E DINAMIZAÇÃO

PÁG. 12

MANGUALDE É MEMBRO DO STEERING BOARD DO GRUPO EUROPEU DE ALTO NÍVEL DO SETOR AUTOMÓVEL FREGUESIAS

PÁG. 16

INTERVENÇÕES VÁRIAS

CULTURA, TURISMO E PATRIMÓNIO

PÁG. 20

DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS SEXTAS DA LUA AGENDA CULTURAL

CENTRAIS

FICHA TÉCNICA Magazine Municipal Câmara Municipal de Mangualde Distribuição gratuita Edição e coordenação editorial Gabinete de Apoio à Vereação e Gabinete de Apoio à Presidência Design, paginação e impressão gráfica Factorgénio, design e produção gráfica Rua Padre Américo, 142 4445-166 Alfena Tel.: 220 992 938 www.factorgenio.pt

Periodicidade Trimestral Tiragem 10.000 exemplares Depósito Legal 407203/16 Contactos Largo Dr. Couto, 3534-004 Mangualde Email: geral@cmmangualde.pt Tel.: 232 619 880 Fax: 232 623 958 www.cmmangualde.pt

MANGUALDE ATUAL AMIGA DO AMBIENTE: REDUZIMOS 20 839 litros de água Ao utilizar Maine Gloss Green em vez de o fazer com papel não reciclado, esta publicação da Câmara Municipal de Mangualde reduziu o impacto no meio ambiente em 20.839 litros de água. O cálculo da pegada de carbono é realizado pela empresa Labella Conseil, com base na metodologia Bilan Carbone. Os cálculos estão baseados na comparação entre o papel produzido a partir de fibras recicladas e o papel de fibra virgem e também com base nos dados europeus BERF disponíveis – papel a partir de fibra virgem.


EDITORIAL

MANGUALDE ATUAL

JULHO'17

Mangualde estará sempre de braços abertos para receber os “filhos da terra” e contará sempre com os seus filhos para combater o despovoamento e o empobrecimento. Queremos um concelho próspero, onde os seus munícipes vivam felizes e com qualidade.

Caros mangualdenses, Estamos a entrar numa época muito especial para todos nós. Com a chegada do Verão, chega também a diáspora, os nossos queridos familiares que, pelos mais variados motivos, deixaram o nosso concelho e que voltam neste período de férias para recordar memórias e matar as saudades da sua terra, das suas gentes. A pensar em vós, e em todos os que cá vivem, preparamos dias de muita animação e convívio que culminarão com as tradicionais Festas da Cidades e com a celebração do dia do município, marcada pela romaria à Ermida da Senhora do Castelo, no dia 8 de setembro. Noites de café-concerto com livros, leituras, cinema, teatro e música são as propostas para as noites de 19 a 22 de julho com mais uma edição do “Em Quarto Crescente”. Também durante este período as Piscinas Municipais convidarão a um mergulho nas piscinas exteriores, até 15 de setembro. Queremos que se sintam bem na terra que vos viu nascer e crescer e que juntos dos familiares e pessoas mais queridas usufruam e disfrutem com o maior prazer e felicidade dos vossos momentos de férias. Mangualde estará sempre de braços abertos para receber os “filhos da terra” e contará sempre com os seus filhos para combater o despovoamento e o empobrecimento. Queremos um concelho próspero, onde os seus munícipes vivam felizes e com qualidade. A diáspora mangualdenses espalhada pelos quatro cantos do mundo tem um papel determinante no desenvolvimento do nosso concelho. Esperamos sempre que um dia voltem definitivamente! Este Verão, uma vez mais, Mangualde recebe-vos de coração aberto e com saudade!

João Azevedo Presidente da Câmara Municipal de Mangualde

2

3


DISCURSO DIRETO

A PARTITURA DA MINHA VIDA

D

esde cedo, na minha vida, a música começou a ocupar um lugar proeminente, porque me fazia encantar com as suas cadências, os seus encadeamentos, os seus melismas, os seus acordes e com toda a sua estrutura harmónica. É evidente que desconhecia toda a técnica de análise e de interpretação de melodias, mas estas modelavam os meus sentimentos, faziam transcorrer os dias da minha vida com muito mais ânimo e, tantas vezes, nela encontrei conforto, paz e serenidade para aqueles momentos que ninguém quer ter. Era sentado ao piano ou ao órgão que acalmava, fortalecia todo o meu ser na sua dimensão humana como também espiritual. Foi com a música que descobri que a vida para ser uma bela partitura tem de ter regras, sequências, ritmo, andamentos vários, mas sempre a apontar para o último compasso, para o acorde final, onde tudo repousa, onde tudo termina, depois de tantos momentos de “andante”, de “maestoso”, de “adágio”, de “rallentando”, de “allegro moderato”, de “vivace”… A música foi uma das vias para descobrir Deus e para ouvir a Sua voz. Como Ele fala com tanto entusiasmo e ao mesmo tempo com tanta leveza como uma sinfonia de Mozart, tão enérgico como os coros das óperas de Verdi, tão solene como a “Missa” de Beethoven, tão íntimo como as melodias gregorianas, tão belo como os “encantos musicais” de Palestrina e de Perosi! Assim como nos andamentos da música, também nos “andamentos” da minha vida, senti Deus dentro do meu coração, chamando-me. Mas, coisa interessante! Sentia-O dentro do meu coração, mas Ele também me chamava pelas circunstâncias da vida, pelas pessoas que me rodeavam, pelos meus amigos, pela minha família, por tantos, tantos… E foi assim que, ano após ano, sentindo a inspiração divina, fui compondo uma obra, nota a nota, compasso a compasso: ora em ritmo acelerado como uma “fuga” de Bach, ora em ritmo mais lento (em adágio), ora de forma triunfal como uma sinfonia de Berlioz, ora em estilo de “Lacrimosa” do Requiem de Mozart, ora em entusiasmo como o “Aleluia” de “O Messias” de Haendel. Esta obra não está escrita em partitura, nem está terminada. Alguns “andamentos” já estão completos, vistos e revistos, mas não está concluída. Quando

se concluirá para a sua primeira audição ou estreia mundial? Quem sabe? Para breve ou para daqui a muitos anos? Um novo andamento, em breve, iniciar-se-á. Na novidade da inspiração e da realidade, irá sair uma estrutura harmónica, certamente, bela e ao mesmo difícil de executar em diversos compassos. Vai exigir correção, apagar com a borracha, reescrever, ensaiar e executar para que sinta deslizar pelos meus sentimentos aquilo que foi gerado na profundidade da vida e no encontro e experiência divinas. Nunca esquecer o andamento, o ritmo, o encadeamento perfeito, evitando as duplicações de algumas “notas vitais”! Mas, com perseverança, com convicção, sem receios nem medos, seguro na armação de clave e inspirado e orientado pela Sabedoria Divina, o Grande Compositor, há que trabalhar todos os dias nesta “obra musical”. Todos os dias? Sim, porque o público exige, aguarda! Mas, para quando a estreia da obra integral? O cartaz será fixado pelo Grande Compositor; o público já se vai entusiasmando com fragmentos tonais ou modais. Mas cada linha melódica que se faça, terá que ser sempre um hino de louvor, de ação de graças, de petição a Deus, não esquecendo que és um instrumento nas mãos de Jesus Cristo, não esquecendo a fragilidade e a necessidade contínua de afinação, não esquecendo a humildade de uma nota de passagem que conduz para um acorde fundamental. Compasso a compasso, é fundamental nunca esquecer o mote desta obra que pode demorar muitos anos: “A minha alma glorifica o Senhor”, “Para mim, viver é Cristo”. Neste momento de avaliação e de exame de consciência dos 10 anos que estive em missão pelas terras de Azurara, como Pároco de Mangualde, é assim que expresso os sentimentos que invadem o meu íntimo. Para as mentes mais curiosas, este “opus” a que me refiro já tem 49 anos com muitas linhas melódicas, muitos andamentos, muitos compassos, muitas notas, longas ou breves, mínimas ou semínimas (também com algumas fusas!), mas sempre com a mesma armação de clave: Jesus Cristo.

Cónego Jorge Alberto da Silva Seixas


DESTAQUE

MANGUALDE ATUAL

JULHO'17

MANGUALDE APRESENTA A MAIOR CANDIDATURA DE SEMPRE A FUNDOS COMUNITÁRIOS NO SETOR AMBIENTAL Tratamento de águas residuais, melhoria do abastecimento de água em vários pontos do concelho, e tratamento de resíduos urbanos serão prioridades.

D

e forma a resolver os problemas ambientais do concelho, o Presidente da Câmara Municipal, João Azevedo, anunciou, a aprovação de financiamento comunitário a ser aplicado em Mangualde, nos próximos dois anos e meio, nos sistemas de tratamento de águas residuais, na melhoria no abastecimento de água em vários pontos do concelho, e no tratamento de resíduos urbanos. A cerimónia de apresentação dos investimentos financiados pelo POVT e POSEUR realizou-se no Salão Nobre da Câmara Municipal e contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins. De acordo com o edil mangualdense, “o município apresentou outras candidaturas ao POSEUR para melhorar o abastecimento de água, de forma a otimizar o sistema de abastecimento e alargar e requalificar zonas que estão com problemas de ruturas em permanência”. Acrescentando, “priorizámos as mais preocupantes e é nessas que vamos intervir primeiro”.

No plano estão previstas intervenções em 10 ETAR's do concelho, que abrangem sete freguesias, no valor total de 1,7 milhões de euros. A ETAR Sul, em Cubos, também será contemplada nesta revolução ambiental, estando o projeto a ser ultimado para ir a concurso. O investimento é superior a 1 milhão de euros e, à semelhança de todos os outros, tem financiamento comunitário. A ETAR será remodelada e ampliada e serão desativadas três fossas céticas em Mesquitela. Relativamente à problemática dos resíduos urbanos, será ampliada e modernizada a rede de contentorização e melhorada a eficiência da triagem, através de contentores e ecopontos enterrados. O autarca considera "uma intervenção fundamental, que qualifica a cidade, o território, melhora o concelho em termos visuais, de ambiente e de cheiros". Este projeto resulta de uma candidatura apresentada pela Associação de Municípios do Planalto Beirão.

4

5


DESTAQUE

MANGUALDE ARRANCA COM CONSTRUÇÃO DA ETAR POENTE CERIMÓNIA DE LANÇAMENTO DA 1.A PEDRA CONTOU COM A PRESENÇA DO SECRETÁRIO DE ESTADO DO AMBIENTE

N

o dia 4 de junho, Mangualde acolheu a visita do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, que marcou presença no lançamento da 1ª Pedra da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) Poente de Mangualde e Emissário. O concelho vai dispor, assim, de uma nova ETAR, que representa um investimento de três milhões de euros e irá localizar-se a oeste da povoação de Tabosa, na freguesia de Fornos de Maceira Dão. As intervenções previstas consistem na construção de um emissário gravítico com cerca de 3,7 quilómetros e uma estação de tratamento de água residual dimensionada para tratar, em ano horizonte de projeto, uma população total equivalente a 12.200 habitantes. Atualmente, o efluente residual produzido por grande parte da população de Mangualde é transportado para a ETAR da Lavandeira, situada a norte da cidade, junto à Estrada Nacional 234. Conhecida como Lagoa da Lavandeira, esta infraestrutura foi dimensionada para uma po-

pulação de 500 habitantes e entrou em funcionamento no início dos anos 1980. A linha processual de tratamento inclui um sistema por lagunagem, numa sequência de lagoas facultativas e lagoas de maturação, estimando-se que, atualmente, receba o efluente produzido por cerca de três mil habitantes. Numa outra bacia, as povoações de Roda, Canedo do Chão, Canedo do Mato e São Cosmado são servidas pela ETAR de Roda, que é constituída por uma fossa sética situada a sudoeste da povoação da Roda, junto à ribeira dos Frades. Com a construção da nova ETAR pretende-se desativar as existentes de Lavandeira e Roda. Para além do efluente urbano gerado nas povoações de São Cosmado, Canedo do Chão, Canedo do Mato, Roda, Tabosa e parte de Mangualde, a ETAR Poente de Mangualde destina-se, igualmente, a tratar o efluente produzido na Zona Industrial do Salgueiro, bem como o conteúdo de fossas séticas existentes no concelho.


MANGUALDE ATUAL

JULHO'17

PROJETO PREVÊ TRATAMENTO BIOLÓGICO O projeto prevê um tratamento biológico por lamas ativadas em regime de arejamento prolongado, com remoção de azoto e fósforo, e contempla a reutilização de parte do efluente tratado em usos compatíveis, nomeadamente na lavagem de equipamentos e arruamentos, bem como na rega dos espaços verdes, como forma de racionalizar o consumo de água. Uma das preocupações tidas foi atenuar a presença da nova ETAR na paisagem, estando prevista a plantação de uma cortina arbórea ao longo de todo o perímetro da estação que crie uma barreira visual contínua e limite o impacto visual. A empreitada integra também a reposição de pavimentos no interior de Tabosa e na Roda, o calcetamento da Rua das Mimosas (Tabosa), a pavimentação do caminho municipal 1444 e a construção de uma rotunda na Estrada Nacional 16.

LAGOA DO MAU CHEIRO VAI FINALMENTE SER ENCERRADA A para a construção da ETAR Poente vai permitir a desativação das “lagoas” na zona da Lavandeira. Uma obra há muito ansiada que permitirá a resolução dos problemas causados pela infraestrutura atual.

6

7


OBRAS E URBANISMO

AUTARQUIA MELHORA REDE VIÁRIA

REQUALIFICADA ESTRADA ENTRE O ALTO DA CRUZ E O LIMITE DO CONCELHO COM NELAS Estão concluídas as obras de requalificação da estrada entre o Alto da Cruz, Cunha Baixa, e o limite do concelho com Nelas. A intervenção desenvolve-se ao longo de 1 577 metros e visa melhorar o conforto e segurança dos utentes com a colocação de pavimento, sinalização e drenagens de águas. Para João Azevedo “trata-se de mais uma intervenção que estava projetada no nosso plano de investimentos e que agora se encontra em execução. É uma obra de grande importância que trará mais conforto e segurança às pessoas que circulam na CM 1450. É uma obra esperada há muitos anos e que agora se concretiza e por isso fico extremamente satisfeito.”

CONCLUÍDAS OBRAS NA VARIANTE DE ABRUNHOSA DO MATO Chegaram ao fim as obras de requalificação da variante de Abrunhosa do Mato, na freguesia da Cunha Baixa. Para o Presidente da Câmara «o arranque da requalificação da variante de Abrunhosa do Mato foi uma demonstração clara de que a autarquia pretende passar rapidamente do papel e do planeamento para a obra propriamente dita. Foi simbólica porque marcou o início de um conjunto de investimento sem paralelo em todas as freguesias do concelho».


MANGUALDE ATUAL

JULHO'17

INAUGURADA ESTRADA QUE LIGA TORRE DE TAVARES A VILA COVA DE TAVARES As obras de requalificação da estrada CM 1464, que liga Torre de Tavares a Vila Cova de Tavares, na União de Freguesias de Tavares, já estão concluídas. A repavimentação, sistemas de drenagens de águas pluviais e sinalização de segurança rodoviária representaram um investimento de, aproximadamente, 150 mil euros que promoverá uma melhoria na mobilidade e

um aumento significativo de conforto e de segurança para as centenas de pessoas que diariamente transitam nesta estrada. É de referir que, recentemente e no âmbito do investimento Municipal na União de Freguesias de Tavares, em Torre de Tavares, foi feita a ligação da rede de água pública, resolvendo assim a falta de água da povoação no “pico” do Verão.

MESQUITELA MAIS PERTO DA CIDADE DE MANGUALDE A União de Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta em parceria com a Câmara Municipal de Magualde concluíram as obras de pavimentação da Rua da Ponte/ Moitas de Fora na freguesia de Mesquitela, uma artéria importante do concelho que liga a Aldeia de Mesquitela à cidade de Mangualde (Rua da Estação). A pavimentação, em cubo de granito, vem resolver problemas de acessibilidade, conforto e segurança para os residentes e para os utentes da ligação entre o perímetro urbano da cidade e a localidade da Mesquitela, encurtando a deslocação em cerca de 1,2 km, com ligação direta ao parque escolar e parque desportivo.

LIGAÇÕES A ANÇADA E A SANTO AMARO DE AZURARA CONCLUÍDAS Terminaram as obras de pavimentação das ligações a Ançada e a Santo Amaro de Azurara/Bairro do Penedo via Bairro Imaculada Conceição, na União de Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta.

8

9


OBRAS E URBANISMO

PAVIMENTAÇÃO DA ESTRADA ENTRE O CRUZAMENTO DE CUBOS E BOGALHAIS Terminaram as obras para pavimentação da estrada entre o cruzamento de Cubos e Bogalhais, na União de Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta. As obras de beneficiação do pavimento da estrada em quase 2km, vão permitir a

melhoria da mobilidade e um aumento significativo de conforto e segurança para as pessoas que diariamente transitam nesta estrada, melhorando também a rede viária da zona urbana da cidade

LIGAÇÃO BAIRRO DO MODORNO-ALMEIDINHA: PAVIMENTAÇÃO E INFRAESTRUTURAÇÃO DA REDE VIÁRIA Está em curso a empreitada que incide na pavimentação e infraestruturas desde o Bairro do Modorno e ao longo da Rua Gil Vicente até ao cruzamento da rua Azurara da Beira (cruzamento para a Srª. do Castelo), passando pela rua Covas do Barro. Esta obra representa um investimento da Câmara Municipal superior a 250 mil euros. Está assim em curso a execução de uma rede de águas residuais que servirá todas as habitações ao longo da rua Gil Vicente, rua Covas do Barro, rua das Mimosas e rua de São Jorge, bem como a execução de uma rede de águas pluviais com recolha efetuada por sarjetas que farão a drenagem de parte da rua Gil Vicente, da rua Covas do Barro e da rua das Mimosas. Os trabalhos incidem ainda na pavimentação das zonas de intervenção, na execução de ramais domiciliários, na construção de dois poços de bombagem e respetivas redes elevatórias para as águas residuais, de forma a serem encaminhadas para a ETAR de Almeidinha e a execução de um emissário e desativação da fossa da zona industrial 2.


MANGUALDE ATUAL

JULHO'17

LIGAÇÃO ZONA INDUSTRIAL DO SALGUEIRO À EN16: OBRAS JÁ ARRANCARAM Está em curso, em Mangualde, a empreitada que incide na construção de uma rotunda de ligação do arruamento do loteamento Industrial do Salgueiro à estrada N16. Os trabalhos incidem ainda em várias estruturas da área de intervenção, nomeadamente abastecimento de água, gás, energia, e telecomunicações.

INÍCIO DAS OBRAS NA RUA DA IGREJA NA CIDADE DE MANGUALDE Começaram as obras para a requalificação da rua da Igreja. A intervenção consiste na reposição da calçada para regularização do pavimento e na criação de zonas pedonais e lugares de estacionamento.

10

11


INOVAÇÃO E DINAMIZAÇÃO EMPRESARIAL

MANGUALDE É MEMBRO DO STEERING BOARD DO GRUPO EUROPEU DE ALTO NÍVEL DO SETOR AUTOMÓVEL MUNICÍPIO APOSTA NA FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO PARA A INDÚSTRIA Decorreu no passado dia 31 de maio, em Bruxelas, a primeira reunião do Steering Board do GEAR 2030. Trata-se de um grupo de alto nível da Comissão Europeia para o Setor Automóvel, onde se debate a estratégia europeia para o setor.

Mangualde é o único representante português entre diversos países e entidades presentes. O trabalho do município irá focar-se na aposta na formação profissional e certificação de mão de obra para os desafios do setor nos próximos anos.

MANGUALDE DEBATEU "OS NOVOS DESAFIOS DA SEGURANÇA EUROPEIA" A Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves foi palco do debate sobre "Os novos desafios da Segurança Europeia". A conferência realizou-se no passado dia 11 de maio e foi organizada pela Câmara Municipal.


MANGUALDE ATUAL

JULHO'17

MANGUALDE RECEBEU VISITA DE COMITIVA DO GOVERNO REGIONAL DO PRÍNCIPE José Cardoso dos Ramos Cassandra, Presidente do Governo Regional do Príncipe (S. Tomé e Príncipe), esteve nos dias 30 e 31 de maio, em Mangualde, acompanhado por uma comitiva da região. A receção oficial teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal, onde o Presidente João Azevedo deu as boas-vindas à comitiva.

APRESENTAÇÃO DO SISTEMA DE INCENTIVOS AO EMPREENDEDORISMO E AO EMPREGO O auditório da Câmara Municipal acolheu, no dia 10 de maio, a Sessão de Divulgação do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E). Na sessão marcaram presença o edil mangualdense, João Azevedo, o Presidente da CIM Dão Lafões, José Morgado Ribeiro, e o Presidente da Direção da ADD - Associação de Desenvolvimento do Dão, Francisco Carvalho.

12

13


INOVAÇÃO E DINAMIZAÇÃO EMPRESARIAL

EDIL MANGUALDENSE NA APRESENTAÇÃO DO NOVO GRÃO VASCO: UM VINHO, UMA GARRAFA E UM RÓTULO MAIS MODERNOS E APELATIVOS No dia 1 de junho, o Presidente da Câmara Municipal, João Azevedo, marcou presença na apresentação do novo Vinho Grão Vasco. A cerimónia teve lugar na Quinta dos Carvalhais (Mangualde, Outeiro de Espinho), num momento de redescoberta da referência mais clássica do Dão, que agora se apresenta com um vinho, uma garrafa e um rótulo mais modernos e apelativos, assumindo-se como uma nova bandeira da mais pujante realidade do Dão e da Quinta dos Carvalhais.

SOITO WINES DISTINGUIDO EM PRÉMIO INTERNACIONAL A Soito Wines, situada em Tibalde, Mangualde, foi mais uma vez reconhecida internacionalmente. Desta vez, o vinho Soito Reserva 2014 foi galardoado com a prestigiada Medalha de Platina – Best Northern Portuguese Red, pelo concurso internacional Decanter World Wine Challenge 2017.

LABÓTICA UM NOVO ESPAÇO DEDICADO À SAÚDE Ciente da importância dos cuidados de saúde para o bem-estar da população, o Presidente da Câmara Municipal, João Azevedo, marcou presença na inauguração da nova Clínica LabMED Saúde, com um espaço dedicado a Labótica, agora instalada em Mangualde. A cerimónia decorreu no dia 22 de abril, na nova unidade localizada no Largo do Rossio.


AMBIENTE E PROTEÇÃO CIVIL

MANGUALDE ATUAL

JULHO'17

APRESENTADO DISPOSITIVO ESPECIAL DE COMBATE A INCÊNDIOS FLORESTAIS 2017 Época de incêndios começou a 15 de maio e termina a 15 de outubro, estando os meios de combate na sua capacidade máxima entre 1 de julho e 30 de setembro, a chamada “fase Charlie”.

O

Salão Nobre da Câmara Municipal acolheu, no dia 27 de abril, a apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais 2017 de Mangualde (DECIF). A apresentação foi conduzida pelo Presidente da Câmara Municipal e pelo Comandante Operacional Distrital de Viseu (CODIS). No âmbito do dispositivo apresentado, estão afetos ao combate a in-

cêndios florestais em Mangualde uma Equipa de Combate a Incêndios Florestais (ECIN), uma Equipa Logística de Apoio ao Combate (ELAC) e a Equipa de Intervenção Permanente (EIP). Os meios, humanos e materiais, estão distribuídos pelos Bombeiros Voluntários de Mangualde, pela GNR, pela Proteção Civil Municipal, pelos Sapadores Florestais, entre outros agentes de proteção civil.

Os kits de 1ª intervenção das Juntas de Freguesia estão disponíveis em Alcafache, Espinho, Fornos de Maceira Dão, São João da Fresta, União de Freguesias de Moimenta de Maceira Dão e Lobelhe do Mato, União de Freguesias de Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães, União de Freguesias de Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta e União de Freguesias de Tavares.

14

15


FREGUESIAS

UNIÃO DAS FREGUESIAS DE TAVARES

INTERVENÇÃO NO NÓ DE CHÃS DE TAVARES INFRAESTRUTURAS DE PORTUGAL EXECUTAM OBRA De forma a responder às necessidades da população, o do nó do ex-IP5 em Chãs de Tavares está a ser requalificado, melhorando o tráfego rodoviário e a segurança no acesso direto à localidade de Chãs de Tavares. Esta intervenção, há muito reclamada pela população, resulta de um acordo entre a Câmara Municipal de Mangualde e a Infraestruturas de Portugal S.A.

PARQUE INFANTIL TORRE DE TAVARES

PASSEIOS VILA COVA TAVARES

LARGO DO GRÉMIO - GUIMARÃES DE TAVARES

CASA MORTUÁRIA - TRAVANCA DE TAVARES

Outras Obras: ∑  Requalificação Antiga Casa da GNR ∑  Pavimentação Bairro da Portela - Matados ∑  Pavimentação Largo da Capela - Corvaceira

∑ Pavimentação Travessa dos Friais e Travessa Pedra D'Aire - Torre Tavares ∑ Requalificação da sede da antiga junta de Freguesia de Várzea de Tavares


BRO

30 DE

SETEM E D 3 OA

AGOST

STELO A C O RO RA. D

N. S

MB

E DE SET 7 A 10

ION

FASH E D L A U MANG MBRO ETE

6 DE S

MANGUALDE ATUAL

agenda cultural JULHO | AGOSTO | SETEMBRO | 2017


CIDADE

ANDANÇAS SENIORES VIAGEM A FÁTIMA

Até 14 de julho

Com o objetivo de dinamizar o convívio entre todos os cidadãos seniores do concelho, a Câmara Municipal de Mangualde, em parceria com a Rede Social de Mangualde, promove mais uma edição do projeto “Andanças Seniores”. Ter idade igual ou superior a 65 anos e ser residente no concelho de Mangualde são as condições necessárias para participar nesta iniciativa. Plano da Viagem 7h30 Saída das freguesias de origem 9h15 Paragem na estação de serviço de Pombal para pequeno almoço 10h45 Chegada a Fátima Período Livre 14h30 Saída para Mangualde 16h30 Coimbra – Parque da Canção para Lanche 17h15 Saída para Mangualde Organização: Câmara Municipal de Mangualde/ Rede Social de Mangualde Informações e contactos: Serviço de Ação Social da Câmara Municipal de Mangualde (232 619 880. redesocial@cmmangualde.pt e ssocial@cmmangualde.pt)

ARRAIAL SÉNIOR

Os seniores mangualdenses vão ter a possibilidade de participar num «Arraial Sénior» no próximo dia 26 de julho, no Monte Nossa Senhora do Castelo. Dirigido a todos os seniores e avós do concelho, este dia promete ser especial com a celebração de eucaristia pelas 11h00, e uma bela tarde de convívio com troca de merendas e muita animação a partir das 14h00. O momento do bolo dos avós acontecerá pelas 15h30. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia até 17 de julho. 11h00 Monte Nossa Senhora do Castelo Organização: Câmara Municipal de Mangualde/ Rede Social de Mangualde Inscrições, informações e contactos: Serviço de Ação Social da Câmara Municipal de Mangualde (232 619 880. redesocial@cmmangualde.pt e ssocial@cmmangualde.pt)

COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DA LOJA SOCIAL “MANGUALDE SOCIAL MAIS” WORKSHOPS “ESCOLHAS RESPONSÁVEIS” 14 de setembro

26 de julho

Programa a definir Loja Social “Mangualde Social Mais” Organização: Câmara Municipal de Mangualde Informações e contactos: Serviço de Ação Social da Câmara Municipal de Mangualde (232 619 880. redesocial@cmmangualde.pt e ssocial@cmmangualde.pt)


LIVROS

HORA DO CONTO

Todas as quintas–feiras

MANGUALDE ATUAL

JUL/AGO/SET’17

BIBLIOTECA PARA AVÓS

setembro

A Hora do Conto é uma atividade de promoção da Leitura, desenvolvida pela equipa da Biblioteca Municipal e, tem como objetivo aproximar as crianças do mundo imaginário da literatura. As histórias são previamente preparadas utilizando várias estratégias para uma maior motivação para a leitura por parte das crianças. Os grupos devem contactar a Biblioteca Municipal para se inscreverem nesta atividade, que está também disponível para o público sénior. 10h30 Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves Organização, informação e contactos: Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves

OFICINAS DE ILUSTRAÇÃO/ EXPRESSÃO E/OU ESCRITA

Todas as quintas-feiras

Partindo das histórias dinamizadas pelos técnicos e animadora da Biblioteca Municipal, as crianças são convidadas a participar em ateliers de ilustração/expressão e/ou escrita, tendo como objetivo estimular o prazer pelo texto, pela criatividade e o gosto pelas artes. Os grupos devem inscrever-se previamente para preparação dos materiais. 11h00 Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves Organização, informações e contactos: Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves

O projeto surgiu no âmbito do Plano de Ação 2011 da Rede Social, no eixo de intervenção Fomentar o Envelhecimento protegido, promovido pela Câmara Municipal de Mangualde e é levado a cabo pela Biblioteca Municipal. BIBLIOTECA PARA AVÓS é um projeto itinerante. A sua concretização consiste na visita periódica da Biblioteca Municipal aos Lares e Centros de Dia do concelho de Mangualde apresentando histórias e conversas a partir dos livros do baú que nos acompanha. São ainda realizadas atividades complementares que visam promover o livro e leitura junto deste grupo etário e contribuir para o combate ao isolamento. Em Abril o tema da visita da biblioteca foi o livro e a Leitura. Em maio escolhemos o Dia dos Bombeiros para falar da importância desta profissão e na ajuda que podem prestar aos idosos. Horário a combinar Lares e Centros de Dia do concelho de Mangualde Organização, informações e contactos: Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves/ Serviço de Ação Social da Câmara Municipal de Mangualde

2

3


FESTAS E FEIRAS

FESTAS DE FAGILDE 4, 5 e 6 de agosto Dia 4 Dia 5 Dia 6

Grupo Musical “BANDA EUROPA” Grupo Musical “MAGMA Grupo Musical “FAX”

22h00 Organização: Comissão de Festas de Fagilde Informações e contactos: 969 630 980

22.O FESTIVAL DE FOLCLORE DO RANCHO FOLCLÓRICO “ROUXINÓIS DO DÃO DE FAGILDE”

ARTES

EXPOSIÇÃO DE PINTURA USAMA

ALUNOS DE ARTES DA UNIVERSIDADE SENIOR ROTARY DE MANGUALDE 1 a 29 de julho A mostra colectiva de pintura apresenta o resultado do trabalho dos alunos da Universidade Senior Rotary de Mangualde realizado ao longo dos meses e que é agora partilhado com a comunidade. Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves Horário da Biblioteca Organização: Câmara Municipal de Mangualde Informações e contactos: Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves

6 de agosto 17h30 Concentração dos Grupos junte à Sede da Associação 18h00 Lanche Convívio 19h30 Apresentação dos Grupos e entrega de Lembranças Início do Festival com atuação dos seguintes Grupos: Rancho Folclórico “Os Rouxinóis do Dão de Fagilde” Rancho da Praça Rendilheiras de Vila do Conde Rancho Folclórico D´Alegria de Vila Meã Rancho Folclórico de Chavães Organização: Rancho Folclórico “Rouxinóis do Dão de Fagilde” Informações e contactos: 969 630 980

FESTAS DA CIDADE

30 de agosto a 3 de setembro Programa a definir Centro da Cidade Todo o dia Organização: Câmara Municipal de Mangualde Informações e contactos: Posto de Turismo

FESTAS DA NOSSA SENHORA DO CASTELO

7 a 10 de setembro Programa a definir

Igreja da Nossa Senhora do Castelo Todo o dia

CINEMA AO AR LIVRE

A FAMÍLIA BÉLIER

13 de julho Todos os elementos da família Bélier sofrem de surdez, exceto Paula, a filha adolescente. Desde pequena que se habituou a ser porta-voz de cada um deles, fazendo a ponte de comunicação com o resto do mundo. A vida deles é simples e feliz. Graças à ajuda de Paula, a sua surdez nunca foi incapacitante. Mas tudo muda quando o professor de música de Paula descobre o seu enorme talento para cantar e a incita a participar num prestigiado concurso em Paris (França). Para uma adolescente comum, tudo seria relativamente simples mas, para Paula, esta decisão implica deixar a família entregue a si mesma. Sentindo-se dividida entre aquilo que considera ser o seu dever e o que deseja para si, Paula tem de tomar a difícil decisão de se manter por perto o resto da vida ou caminhar em direção aos seus sonhos… Uma comédia dramática com realização de Eric Lartigau (“Como Casar e Ficar Solteiro”, “Em Busca de Uma Nova Vida”, “Descaradamente Infiéis”), segundo uma ideia original de Victoria Bedos. Visto por mais de sete milhões de espectadores em França, o filme teve seis nomeações para os Césares e deu a Louane Emera, a jovem que interpreta a personagem principal, o prémio de Actriz Revelação. De: Éric Lartigau Com: Karin Viard, François Damiens, Eric Elmosnino Género: Comédia Dramática Classificação: M/12 Cine Clube de Viseu Santiago de Cassurrães: Largo da Igreja 21h30

Organização: Santa Casa da Misericórdia de Mangualde

Organização: Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e Câmara Municipal de Mangualde

Informações e contactos: Santa Casa da Misericórdia de Mangualde

Informações e contactos Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves


PALCO

2.O ESTÁGIO DE ORQUESTRA SINFÓNICA POEMA E CONCERTO

MANGUALDE ATUAL

JUL/AGO/SET’17

CAMPANALOGIAS BEIRÃS

BINAURAL 14 julho

setembro

O 2º Estágio de Orquestra Sinfónica POEMa é uma organização da Orquestra POEMa (Projeto Orquestra Estúdio de Mangualde), uma iniciativa da CÂMARA Municipal de Mangualde em parceria com o Conservatório Regional de Música Dr. Azevedo Perdigão, de Viseu. Os principais objetivos deste Estágio são, divulgar o repertório composto para este género de formação, desenvolver capacidades dos participantes para o trabalho de conjunto, proporcionar experiências (pessoais e musicais) aos participantes, fomentar boas relações entre instituições, contribuir para a formação musical de todos os intervenientes e promover a disciplina e a responsabilidade para uma melhor cidadania.

Campanologias Beirãs é um projeto sonoro de Luís Costa, presidente da Binaural/Nodar, cujo resultado final é uma composição exclusivamente através de toques de sinos de igrejas e capelas da cidade da região de Viseu Dão Lafões, ativados por jovens voluntários a partir de uma partitura gráfica (“visual based score”) com instruções ligadas à própria tradição sineira portuguesa e à perceção sonora das localidades, criando uma fonosfera específica e irrepetível. Parte de diversas fontes e influências que contribuem para uma narrativa que atua na ativação emocional da obra, a qual tenta assim escapar a um carácter sonoro puramente paisagístico: desde logo, a carga simbólica e libertadora da subida de jovens às torres dos campanários, locais tidos de difícil acesso, mas também a ligação narrativa à importância teológica dos locais de culto, dos respetivos santos padroeiros e dos rituais num sentido antropológico. Propõe ao público um guia de escuta de forma a ativar a concentração, meditação e intensidade na receção de uma obra que assume de forma inequívoca a sua condição de arte sacra contemporânea, logo imbuída de um espírito evangelizador em paralelo com os seus aspetos puramente estéticos. Largo da Igreja da Misericórdia 21H30

Organização: Câmara Municipal de Mangualde

Organização: Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões E Câmara Municipal de Mangualde

Informações e contactos: Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves

Informações e contactos: Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves

4

5


PALCO

EM QUARTO CRESCENTE…. NOITES DE ENCONTROS COM ARTES EM MENTE 19 a 22 julho 21h30 / Largo Dr. Couto

21 JULHO 2017 2007 – 2011 A juventude da Biblioteca - Chef Diogo e Zé Mágico - Omiri - Jonny Abbey 22 JULHO 2017 2012 – 2017 A maturidade da Biblioteca - Musical “Os Miseráveis” - Contracanto - Stand up commedy – Francisco Menezes - Concerto/Sandra (vencedora do concurso Ídolos)

O evento Em quarto crescente… noites de encontro com artes em mente é uma iniciativa da Câmara Municipal de Mangualde com o objetivo de dinamizar o espaço noturno da cidade num ambiente de café concerto, onde estarão presentes as diversas artes, desde a literatura, à música, às artes plásticas, e ao teatro. Com uma programação pensada para todos os públicos, e envolvendo a comunidade através das temáticas e das atividades desenvolvidas, o Largo Dr. Couto será o centro da animação noturna da cidade durante o período do evento, este ano dedicado ao 20ª aniversário da Biblioteca Municipal.

Organização: Câmara Municipal de Mangualde Informações e contactos: Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves

FIBRAS LONGAS

TEATRO VIRIATO 30 julho

Fibras Longas I PROJETO COM A COMUNIDADE Direção artística ROMULUS NEAGU Música/som ANA BENTO O Teatro Viriato integra neste projeto artístico pessoas das várias localidades da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões. www.teatroviriato.com Chãs de Tavares 21h30 Organização: Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e Câmara Municipal de Mangualde Informações e contactos: Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves

SEXTA DA LUA 30 de setembro

PROGRAMA 19 JULHO 2017 1997 – 2001 A infância da Biblioteca - Nicho “Abílio, Guardador de Abelhas” (teatro) - Centro de Estudos Musicais Nancy - Stand up comedy - João Seabra 20 JULHO 2017 2002 – 2006 A adolescência da Biblioteca - Teatro Peripécia “A louca história da Península” (teatro) - Sinfo Dixie

O projeto ‘SEXTAS DA LUA’ na última sexta – feira de setembro convida o público a juntar-se ao ambiente acolhedor e intimista criado na Biblioteca Municipal para vivenciar mais um momento cultural que envolve a palavra e a música. 21h30 Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves Organização: Câmara Municipal de Mangualde Informações e contactos: Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves


MANGUALDE ATUAL

ESPINHO

JULHO'17

UNIÃO DE FREGUESIAS DE SANTIAGO DE CASSURRÃES E POVOA DE CERVÃES

RUA DA CAPELA CONTENÇAS DE BAIXO 3.O ENCONTRO EQUESTRE JUNTOU AMANTES DA ARTE EQUESTRE EM ESPINHO

MANILHAMENTO DE UMA LEVADA NA RUA DA FONTE CASSURRÃES

ESGOTOS DE GANDUFE - RUA NOVA

RUA MARIA DA LUZ CONTENÇAS DE BAIXO

ABRUNHOSA-A-VELHA

CANTINHO DOS FERREIROS

REQUALIFICAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO

16

17


FREGUESIAS

UNIÃO DE FREGUESIAS DE MANGUALDE, MESQUITELA E CUNHA ALTA

FORNOS DE MACEIRA DÃO

REQUALIFICAÇÃO DO LARGO DA CAPELA, EM MOURILHE

CALCETAMENTO DA RUA NOVA DO PAÇO, SANTA LUZIA

CALCETAMENTO RUA DA VIGIA EM VILA GARCIA

SÃO JOÃO FRESTA

PROLONGAMENTO DA RUA DO MEIO

REMODELAÇÃO DA ESCOLA PRIMÁRIA DE FORNOS MADEIRA DÃO PARA O ESPAÇO DO CIDADÃO


MANGUALDE ATUAL

JULHO'17

FREIXIOSA

∑ Por razões de segurança e sentido panorâmico, procedeu-se à construção de um lugar apropriado para a instalação dos contentores ecoponto e de lixo doméstico, na rua das Almas. ∑ Procedeu-se ao calcetamento de um espaço frontal a moradia, com construção de valeta e instalação de tubagem para águas pluviais, na rua Santo António. ∑ Realizou-se a reparação do tanque/ lavadouro público do Cerejedo. ∑ Procedeu-se à aplicação do herbicida nas vias públicas da freguesia. ∑ Efetuou-se a desmatação das margens da ribeira de Freixiosa junto ao viaduto da A25 (perto da estação de bombagem de água, da CMM).

18

19


CULTURA, TURISMO E PATRIMÓNIO

COLOCAÇÃO DE PAINÉIS INTERPRETATIVOS NO DÓLMEN DE CUNHA BAIXA E NA ORCA DOS PADRÕES A Câmara Municipal juntou-se à comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) 2017 e assinalou a efeméride com a colocação de painéis interpretativos no Dólmen de Cunha Baixa, e na Orca dos Padrões,

na mesma freguesia. Estes dois monumentos megalíticos destacam-se pela sua importância no contexto do património arqueológico do concelho e do país. Recorde-se que o Dólmen de Cunha Baixa é Monumento Nacional desde 1910.

CONFERÊNCIA E EXPOSIÇÃO SOBRE 1.A E 2.A REPÚBLICAS A Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves acolheu a exposição/conferência “Pontos de Contacto e Divergência entre a 1ª República de 1910 e a 2ª República de 25 de Abril de 1974”. A conferência realizou-se no dia 28 de abril, e teve como conferencista o Professor Doutor Luís Reis Torgal, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

MANGUALDE DEDICA CONCERTO A TODAS AS MÃES No dia 6 de maio, pelas 21h30, a Igreja do Complexo Paroquial de Mangualde acolheu um Concerto da Orquestra POEMa dedicado ao Dia da Mãe. A iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal de Mangualde, com o apoio do Continente, e tem como objetivo homenagear todas as mães. O espetáculo teve ainda a participação do Coro Canto e Encanto e houve uma oferta surpresa para as mães.


MANGUALDE ATUAL

JULHO'17

EM SEXTA DA LUA… GALO CANT'ÀS DUAS Galo Cant'Às Duas foi a proposta para a edição do «Sexta da Lua» de maio. Da autoria de Hugo Cardoso e Gonçalo Alegre, Galo Cant’às Duas é um projeto musical nascido na aldeia da Moita/Castro Daire. Depois de um concerto onde bateria, percussões e contrabaixo foram os instrumentos libertadores para estes artistas e para o seu público, o duo tem vindo a encontrar outras sonoridades, sem se assumir como um único género/rótulo musical.

RITA GUERRA SUBIU AO PALCO DO JARDIM DA BIBLIOTECA MUNICIPAL O Jardim da Biblioteca Municipal acolheu, no passado dia 30 de junho, o concerto de Rita Guerra. O espetáculo, que teve o apoio da Rádio M80, insere-se no projeto ‘Sexta da Lua’, da autarquia mangualdense. Rita Guerra é uma artista conhecida do grande público que, recentemente, celebrou 30 anos de carreira.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

"GENTES DA BEIRA" ENCHENTE PARA ASSISTIR A ESPETÁCULO DE ANTÓNIO RAMINHOS Foi com uma casa repleta que António Raminhos apresentou ‘As Marias’, em Mangualde. No Auditório do Complexo Paroquial ecoaram risos e gargalhadas, numa noite que não foi de stand-up. Nem de monólogo. Mas de TERAPIA! O espetáculo foi organizado pela Evartz e contou com o apoio da Câmara Municipal.

A Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves acolheu de 9 a 31 de maio a Exposição Fotográfica "Gentes da Beira", de autoria de António Supico. A mostra foi organizada pela CIM Dão-Lafões e pela Câmara Municipal de Mangualde e revelou um conjunto de fotografias a preto e branco que preservam o património humano e construído das “gentes de Portugal”, em particular das Beiras.

20

21


CULTURA, TURISMO E PATRIMÓNIO

MANGUALDE RIU À GARGALHADA COM A PEÇA ‘FILHO DA TRETA’ Com casa cheia, no dia 19 de maio, Mangualde riu à gargalhada com a peça ‘Filho da Treta’. Os atores José Pedro Gomes e António Machado subiram ao palco do Auditório do Complexo Paroquial de Mangualde, numa comovente irritação entre duas gerações perdidas e discutiram as tascas gourmet, os refugiados, os paus de selfie, as novas famílias e outras pragas que assolam o mundo moderno deste saudoso bairro em vias de extinção.

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS ARQUIVOS E DOS FORAIS OUTORGADOS AO CONCELHO De forma a assinalar o Dia Internacional dos Arquivos, a Câmara Municipal promoveu, no dia 9 de junho, no CIDEM, a apresentação da evolução histórica dos arquivos e dos forais outorgados ao concelho de Zurara e Tavares. A ação de promoção e divulgação do património documental, realizou-se em parceria com a “Reconstruir”: Equipa Multidisciplinar do Rendimento Social de Inserção, do Centro Social e Cultural da Paróquia de Mangualde.


MANGUALDE ATUAL

JULHO'17

MILHARES DE PESSOAS REVIVERAM O MANGUALDE ANTIGO NA «FEIRA DAS TRADIÇÕES E DOS PRODUTOS DA TERRA»

2.A EDIÇÃO DO CERTAME FOI UM SUCESSO No fim de semana de 20 e 21 de maio, milhares de pessoas invadiram o centro da cidade de Mangualde para participar na 2ª edição da «Feira das Tradições e dos Produtos da Terra». Num ambiente animado e trajado à época foi recriado o Mangualde antigo dos anos de 1940, 1950 e 1960. O Presidente da Câmara Municipal marcou presença na iniciativa. Na abertura do evento, o Auditório da Câmara Municipal de Mangualde, acolheu a conferência “Economia e Sociabilidade Rural na Beira na primeira metade do séc. XX”, proferida por Maria Margarida Sobral da Silva Neto, especialista em História Moderna e Contemporânea, Regime Senhorial, Sociedade e Vida Agrária, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Durante o certame, as tabernas, os produtos regionais, os jogos tradicionais e o teatro estiveram em destaque. Foi possível conhecer os produtos e os ofícios da época - ourivesaria, vendas, retrosaria, fotógrafo à la minute, doçaria, medicina popular, alfarrabista, vendedoras de praça, simulacro, bordados, sapateiros, lanifícios e muito mais - ao som de espetáculos de ranchos folclóricos e bandas filarmónicas.

Paralelamente, no sábado, o Mercado Municipal de Mangualde acolheu o «II Festival do Borrego», organizado pela COAPE, com o objetivo de valorizar a fileira e promover a pastorícia, bem como degustar o borrego confecionado de maneiras diferentes, o queijo DOP e outros produtos da terra. Durante todo o fim de semana realizou-se ainda o «Fim de semana gastronómico do cabrito» nos restaurantes aderentes. A iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal de Mangualde e contou com a parceria da Cidade Excelência Associação – Turismo de Mangualde, da COAPE, da Queijaria Vale da Estrela e do Agrupamento de Escolas de Mangualde e do CLDS 3G.

22

23


EDUCAÇÃO E SOCIAL

CAMINHADA E LAÇO AZUL HUMANO ALERTARAM PARA OS MAUS-TRATOS NA INFÂNCIA

Realizou-se no dia 4 de abril, a Caminhada Solidária e a Construção do Laço Azul Humano, símbolo da campanha contra os maus-tratos infantis, no âmbito da Comemoração do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância que decorreu no mês de abril. Esta caminhada, que contou com a participação de dois mil alunos, realizou-se com o intuito de alertar e sensibilizar os participantes e a comunidade em geral para as questões da violência e maus-tratos na infância e para a importância da prevenção destas situações.

CURSOS POTENCIAM REGRESSO AO MERCADO DE TRABALHO

CRIANÇAS PASSAM NOITE ENTRE OS LIVROS NA BIBLIOTECA MUNICIPAL Mangualde promoveu mais uma edição do «Dormir com Livros». Assim, a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves recebeu, na noite de 3 para 4 de junho, 25 crianças e respetivos pais, que participaram em atividades relacionadas com a leitura, e depois passaram a noite entre as estantes da biblioteca, convivendo com os livros de uma forma original.

Com vista a capacitar os mangualdenses e potenciar o regresso ao mercado de trabalho, Mangualde promoveu um conjunto de formações, enquadrada nas Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD). Assim, realizou-se um curso de costura sobre “Preparação, montagem e acabamento de calças” e “Modelação de saias”, um curso de “arranjos florais e adornos para datas festivas e execução de arranjos florais com flores e folhagens de corte”, dois cursos de «Pontos Bordados / Bordados de Tibaldinho» e um curso de “Cozinha Internacional”.


MANGUALDE ATUAL

JULHO'17

EM MANGUALDE DOU MAIS TEMPO À VIDA ‘Trata-se de um projeto de grande nobreza para o concelho. Um projeto de solidariedade e de compromisso’ João Azevedo No dia 7 de abril, Mangualde acolheu o lançamento do projeto ‘Dou Mais Tempo à Vida’, do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (NRC-LPCC). Na cerimónia, que decorreu na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, marcou presença o edil mangualdense, João Azevedo, e a Secretária-Geral da NRC-LPCC, Natália Amaral. A preceder ao lançamento, realizou-se uma Ação de Educação para a Saúde sobre Prevenção de Cancro e a apresentação oficial do projeto.

“COMUNICAR COM ADOLESCENTES: MISSÃO POSSÍVEL!” O Auditório da Câmara Municipal acolheu, no dia 18 de maio, o Workshop “Comunicar com adolescentes: missão possível!”, dinamizado por Ângela Coelho, Parent Coach (conferida pela ParenTalk e pela Parent Coaching Academy do Reino Unido) e Fundadora da Family Coaching Portugal. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal e pela Equipa CLDS3G Mangualde “Partilhar o Presente, Preparar o Futuro”, no âmbito da Rede Social de Mangualde.

"OLHA PARA O TEU FUTURO" FAZ PENSAR OS ALUNOS MANGUALDENSES Nos dias 10 e 11 de maio, os diversos laboratórios da Escola Secundária Felismina Alcântara, em Mangualde, estiveram abertos a visitas de alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico no âmbito do projeto “Olha para o teu futuro”. O Presidente da Câmara Municipal, João Azevedo, marcou presença no arranque da iniciativa e visitou as várias ofertas educativas da escola.

24

25


EDUCAÇÃO E SOCIAL

CONGRESSO NACIONAL DA ECONOMIA SOCIAL 2017

“NOVOS CONCEITOS, MODELOS DE ORGANIZAÇÃO E DE GOVERNANÇA” DEBATIDOS EM MANGUALDE Mangualde foi, no dia 2 de junho, palco do debate sobre “Novos conceitos, modelos de organização e de governança”. A temática esteve em análise no Congresso Nacional da Economia Social 2017, que decorreu na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves. A iniciativa foi promovida pelo Conselho Nacional para a Economia Social e contou com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde e da Caixa de Crédito Agrícola.

INFORMAR E SENSIBILIZAR CONTINUA A SER O FOCO DA SEMANA DA SAÚDE Com o intuito de promover estilos de vida mais saudáveis e alertar para questões fundamentais ligadas ao bem-estar e à saúde, Mangualde acolheu na semana (22 a 26 de maio) a V Edição da Semana da Saúde. As ações decorreram no centro da cidade e foram dedicados a várias temáticas: ‘Sobreviver’, ‘Dia do bem-estar físico e emocional’, ‘Dia do Cuidador’, ‘Dia da Parentalidade’ e ‘Dia do Bem Estar’.

DIA DA CRIANÇA COM MUITA FESTA E ANIMAÇÃO No dia 1 de junho, Dia da Criança, as cerca de 1300 crianças das escolas do concelho de Mangualde tiveram um dia especial, cheio de animação e alegria. De forma a proporcionar um dia especial aos mais novos, a Câmara Municipal preparou um programa cheio de animação e diversão. A festa realizou-se nos Jardins do Largo do Rossio e contou com um vasto programa de atividades, desde música, bolas de sabão, animadores, sky dancer, largadas de balões e insufláveis. A iniciativa destinou-se às crianças do Pré-escolar (da parte da manhã) e do 1. º Ciclo do Ensino Básico (da parte da tarde). Durante o evento foram distribuídos balões a todas as crianças.


MANGUALDE ATUAL

JULHO'17

MARCHAS POPULARES COR, MÚSICA E MUITA ANIMAÇÃO Na noite de 12 de junho, as ruas mangualdenses encheram-se de cor, música e muita animação com as tradicionais Marchas Populares. As marchas de Santo António que assinalaram esta época de Santos Populares foram protagonizadas pelas Marchas Populares de Alcafache, Marchas Populares de Quintela de Azurara, Marchas Populares de S. Pedro / Espinho, Associação Mangualde Azurara, Junta de Freguesia de Abrunhosa a Velha, União das Freguesias de Moimenta de Maceira Dão e Lobelhe do Mato e União das Freguesias de Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães.

“COMER BEM DÁ SAÚDE”: AUTARQUIA DISTRIBUI ALIMENTOS SAUDÁVEIS PELOS ALUNOS DO 1.O CICLO Com o objetivo de integrar hábitos alimentares saudáveis nas rotinas das crianças, a Câmara Municipal forneceu alimentos saudáveis aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho. A ação integrou a campanha “Comer Bem Dá Saúde” da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e decorreu às quintas-feiras, entre o dia 27 de abril e o dia 25 de maio, abrangendo 258 alunos do concelho.

26

27


EDUCAÇÃO E SOCIAL

ALUNAS MANGUALDENSES EM 2.O LUGAR NO CONCURSO NACIONAL DE PROGRAMAÇÃO O edil João Azevedo recebeu as alunas Andreia Figueira e Maria Carmo Cabral, do 4º ano da Escola Gomes Eanes de Azurara, que conquistaram o 2º lugar na categoria do 1º Ciclo do Ensino Básico, no concurso nacional de programação “A criar com Scratch”. Esta classificação foi obtida com o projeto “Jogo dos descobrimentos”, desenvolvido no âmbito da disciplina de Introdução à Programação – AEC, sob a orientação da professora Cristina Gonçalves.

HOMENAGEM A ANA DE CASTRO OSÓRIO Com o intuito de comemorar os 145 anos do nascimento de Ana de Castro Osório, Mangualde prestou homenagem a esta mangualdense que dedicou a sua vida à escrita e às causas feministas. A iniciativa, integrada no aniversário dos 40 anos da CIG - Comissão para a Igualdade do Género, realizou-se no dia 18 de junho, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves. Na cerimónia marcou presença a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo e a Presidente da ACCIG - Associação Cultura, Conhecimento e Igualdade de Género, Rosalina Almeida. A sessão de encerramento será proferida por Teresa Fragoso, Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

PEÇA DE TEATRO “MISSÃO B612”

ALUNOS APRENDEM IMPORTÂNCIA DOS VALORES/AFETOS NAS DINÂMICAS FAMILIARES No dia 12 de junho, a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves foi palco da peça de teatro “Missão B612”, numa adaptação da obra “O Principezinho”, da autoria de Antoine Saint-Exupéry e onde foram abordados os relacionamentos, a comunicação, a amizade, o amor, a necessidade de investimento

nas relações e a importância da existência de objetivos que possam dar sentido à nossa vida. A iniciativa foi da responsabilidade da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco, em parceria com a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas, e dirigiu-se aos alunos do 6º ano de escolaridade.


DESPORTO

MANGUALDE ATUAL

AGO/SET'17

PERCURSOS PEDESTRES COLOCARAM MANGUALDE EM MOVIMENTO Chegou ao fim mais uma edição dos Percursos Pedestres «Mangualde em Movimento». Durante os últimos meses, os mangualdenses foram convidados a conhecer Mangualde ao mesmo tempo que se incentivava a prática desportiva. ‘Rota das Águas Milenares’, em Alcafache, ‘Rota de Stº António dos Cabaços’, em São Cosmado, ‘Rota da Sr.ª dos Verdes’, em Abrunhosa-a-Velha, e ‘Caminhos do Bom Sucesso’, em São João da Fresta foram os percursos visitados.

TORNEIO INTERASSOCIAÇÕES DA LIBERDADE O 1º Torneio Interassociações da Liberdade realizou-se em Mangualde, no dia 25 de abril. O encontro, promovido pela Associação de Futebol de Viseu (AFV) em parceria com a Câmara Municipal de Mangualde, levou mais de meia centena de participantes ao Complexo Desportivo de Mangualde. A competição contou com as Seleções Distritais Sub-12 e Sub-13 das Associações de Futebol de Viseu, Bragança e Vila Real.

V EDIÇÃO DO MANGUALDE GYMN

GINASTAS DESFILARAM NO PAVILÃO MUNICIPAL No dia 17 de junho, o Pavilhão Municipal voltou a ser palco de mais um espetáculo de ginástica: a V edição do Mangualde Gymn. O encontro arrancou com o desfile de abertura dos participantes e durante o evento foi possível assistir a várias apresentações das classes participantes.

IV TORNEIO INTERASSOCIAÇÕES No fim de semana de 3 e 4 de junho, o Estádio Municipal e o Campo Conde Anadia acolheram o IV Torneio interassociações de futebol sub13 e sub14. Em competição estiveram as associações: Associação de Futebol de Viseu, Associação de Futebol do Algarve, Associação de Futebol de Beja e Associação de Futebol de Portalegre. O encontro, promovido pela Associação de Futebol de Viseu (AFV) contou com a parceria da Câmara Municipal.

28

29


DESPORTO

PORTUGAL VENCEU O PAÍS DE GALES EM JOGO DE PREPARAÇÃO PARA O EUROPEU 2017 O Estádio Municipal recebeu, no dia 11 de junho, o jogo de preparação da Seleção Nacional Feminina de Futebol. Portugal venceu o País de Gales por 1-0 no segundo jogo entre as duas Seleções. João Azevedo, Presidente da Câmara Municipal, assistiu à partida, acompanhado por João Paulo Rebelo, Secre-

tário de Estado da Juventude e do Desporto, por Hermínio Loureiro, vice-Presidente da Federação Portuguesa de Futebol e do Comité Olímpico de Portugal e por José Alberto Ferreira, Presidente da Associação de Futebol de Viseu.

NEON RUN DEU BRILHO À NOITE MANGUALDENSE No dia 24 de junho, a corrida/caminhada dançante mais louca de Portugal, com tinta, luz, música e muita animação, chegou a Mangualde. Foram 5km a correr ou a caminhar entre as luzes e o som. Uma nova forma de fazer desporto, uma

nova abordagem ao conceito de entretenimento animada por DJ’s. A iniciativa promovida pela Neon Portugal contou com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde.

FIT DAY NAS PISCINAS EXTERIORES No dia 4 de junho, as Piscinas Exteriores de Mangualde acolheram o ‘FIT DAY’. A iniciativa integra o projeto ‘Mangualde em Movimento’, promovido pela Câmara Municipal e teve como objetivo incentivar a prática do desporto. As propostas para esse dia foram variadas: ginástica localizada, aula de pilates, aula de circuito e hidrocircuito.


ÚLTIMAS

88.O ANIVERSÁRIO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE MANGUALDE No dia 29 de junho celebrou-se o 88º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mangualde. As celebrações contaram com a presença do edil mangualdense, João Azevedo.

DIOGO COUTO LOPES É O NOVO 2.O COMANDANTE Diogo Couto Lopes é bombeiro há 40 anos e ocupava o cargo de Adjunto de Comando desde 2003. A sua dedicação à causa pública é reconhecida por todos, tanto que o auditório dos Bombeiros Voluntários de Mangualde estava repleto de colegas que admiram o seu trabalho.

20.O ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO DOS EX-COMBATENTES BEIRÕES Mangualde acolheu no dia 30 de abril, mais um encontro de ex-combatentes. Após a concentração, na sede da Associação de Ex-Combatentes Beirões de Mangualde, e de um pequeno convívio entre os sócios, seguiu-se uma missa dedicada a todos os combatentes mortos ao serviço da nação. De seguida, os participantes dirigiram-se à rotunda onde está o

Monumento de Homenagem aos Ex-Combatentes Beirões e foram depositas coroas de flores feita a evocação dos nomes de todos os ex-combatentes que já faleceram, em guerra ou posteriormente e a entoação do hino nacional em memória dos irmãos de guerra.


Mangualde Atual - Magazine Municipal N.6/30  
Mangualde Atual - Magazine Municipal N.6/30  

Mangualde Atual N.º 6/30 - Julho | Agosto | Setembro

Advertisement