Revista Municipal de Cinfães - N.º74

Page 34

O

Município de Cinfães comemorou o 25 de Abril com um conjunto de atividades, atestando a importância deste marco na história recente de Portugal. As comemorações do 44º aniversário da Revolução dos Cravos iniciaram-se, no dia 21 de abril, com um concerto no Auditório Municipal de Cinfães. Em palco esteve Emídio Rodrigues com “Cancões de Abril”, numa homenagem aos poetas que fizeram florir os cravos em 1974. No dia 23 foi inaugurada uma exposição subordinada ao “25 de Abril”, na Biblioteca Municipal, composta por vários cartazes da Associação 25 de abril - Comissão promotora das comemorações populares de 25 de abril desde 1975 e no dia 24 decorreu, no Auditório Municipal, uma conferência dedicada ao mesmo tema com a presença do General Ferreira do Amaral. Mas o ponto alto deste programa aconteceu, no dia 25, no Largo dos Paços do Concelho com o hastear da Bandeira, este ano ao início da tarde, e guarda de honra pelos Bombeiros Voluntários de Cinfães e Nespereira, seguida do hino nacional pela Banda Marcial de Tarouquela e Municipal de Cinfães. Banda que depois presenteou os cinfanenses com um concerto no Largo da Fonte dos Amores.

34

REVISTA MUNICIPAL | ABR | MAI | JUN 18

“Demências: Conhecer, Compreender e Intervir”

Cinfães comemorou os 44 anos da Revolução do 25 de Abril

ACONTECEU

A

Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira levou a cabo, no dia 20 de abril, um evento focalizado na problemática das demências. Numa iniciativa conjunta com a Rede Social de Cinfães, esta organização teve lugar na sala de conferências da biblioteca municipal e decorre do projeto social “Reviver” que tem como objetivo dar a conhecer e realizar um diagnóstico no concelho sobre este tema. A abertura esteve a cargo de Armando Mourisco, presidente da Câmara de Cinfães. Denominado “Demências: Conhecer, Compreender e Intervir”, este seminário contou com uma apresentação do projeto ReViver pela coordenadora do mesmo, Fátima de Sá e Lourenço. Os trabalhos prosseguiram com a intervenção de Helena Martins, médica clinica na USF de Cinfães que falou sobre “consulta de demências”. Célia Pinheiro, especialista em neurocirurgia e neurocirurgiã no Centro Hospitalar do Porto, trouxe à mesa o tema “processo de diagnóstico na demência”. Já Ana Reis, psicóloga e professora falou sobre a “depressão no idoso”. O encerramento ficou a cargo de Sónia Soares, vereadora da saúde da Câmara de Cinfães.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.