Revista Municipal de Cinfães - N.º 90

Page 1

abr | mai | jun 2022

REVISTAMUNICIPAL

90

CÂMARA MUNICIPAL DE CINFÃES - REVISTA N.º90 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA - WWW.CM-CINFAES.PT


ÍNDICE 03

12 NOTA DE ABERTURA

04

25 MAIS educação

19 DESTAQUE

26 MAIS solidariedade

MAIS Saúde

22

08 mais município

27 MAIS cultura

04

23

2

MAIS turismo

REVISTA MUNICIPAL | ABR | MAI | JUN 22

MAIS ambiente 06

25

11

27


nota de abertura

30

Cara(o) Cinfanense, cara(o) amigo

MAIS desporto

38

34

avisos/editais

mais freguesias

39

36

contactos úteis

aconteceu 17

30

21

33

Antes de mais, espero que todos vós estejais bem, de boa saúde e alegria, agora que, gradualmente, regressamos à vida normal que a maldita pandemia nos impediu de viver e saborear durante tanto tempo. Prova disso foi o regresso das nossas festividades de S. João, que com dignidade soubemos honrar o nosso padroeiro. O regresso das nossas marchas populares, do concerto das nossas bandas, os nossos escuteiros, fanfarra, concertos musicais, assim como a majestosa procissão, trouxeram luz, cor e alegria à nossa terra. Bem-haja a todos os que colaboraram! Encerraram, entretanto, as atividades letivas e, mais uma vez, a qualidade do ensino em Cinfães se voltou a afirmar. O trabalho de equipa - câmara municipal, escolas, alunos, encarregados de educação, professores, funcionários, que juntos trabalham com o mesmo objetivo, continua a dar frutos em direção ao futuro. Obrigado a todos! Agora, chegado o verão e as férias, é tempo de relaxar, refrescar e recarregar energias. Felizmente os nossos recantos de encanto, a nossa natureza, as nossas zonas balneares estão prontas para todos receber - a nós residentes, aos muitos que nos visitam e aos nossos conterrâneos que regressam à terra natal. Bem-vindos, todos! Finalmente um apelo forte e sentido a todos vós, neste período também de perigos à espreita, nomeadamente no que diz respeito ao risco de incêndios florestais. Responsabilidade e cumprimento de todas normas de segurança, para proteção daquilo que é de todos nós - a nossa floresta, o nosso património e o mais importante a proteção das vidas humanas. Só juntos o conseguiremos. Conto consigo, contamos com todos! Um abraço amigo,

Armando Mourisco Presidente da Câmara ABR | MAI | JUN 22 | REVISTA MUNICIPAL

3


EM DESTAQUE

Milhares de pessoas no S. João em Cinfães! C

infães voltou a festejar o S. João e foram milhares as pessoas que aceitaram o convite da Câmara Municipal! De 22 a 25 de junho todos os caminhos vieram dar a Cinfães. Diogo Piçarra e Némanus foram os cabeça de cartaz. Em destaque esteve também o tradicional desfile das marchas populares na noite de S. João. A prata da casa também foi uma aposta com a participação dos grupos da Terra. Um dos momentos mais aguardados foi o tradicional desfile das marchas populares, na noite de 23 para 24 com a participação de seis marchas: Escola Secundária de Cinfães; Associação Duelo de Ocasião – Souselo; Associação Desportiva Travanca - Rancho Infantil As Moleirinhas; Associação Filarmónica Cultural, Recreativa e Desportiva de Tarouquela; Associação Recreativa de Nespereira - Grupo Folclórico e Associação dos Bombeiros Voluntários de Cinfães.

4

REVISTA MUNICIPAL | ABR | MAI | JUN 22

A música também foi uma presença obrigatória. O Largo da Feira Quinzenal recebeu vários concertos. A 22 de junho, subiu ao palco, o conjunto cinfanense “Ympério Musical”. Na noite seguinte, noite de S. João foi a vez dos “Némanus” e no sábado à noite, o cartaz apresentou o artista Diogo Piçarra. Além dos concertos noturnos, o programa contemplou a participação da Fanfarra e do Grupo de Bombos dos Escuteiros de Oliveira do Douro e as atuações da Banda Marcial de Cinfães e da Banda Marcial de Tarouquela e Municipal de Cinfães. A cascata de S. João dos Escuteiros de Cinfães foi outra das presenças obrigatórias, tal como a realização da missa e procissão solenes no dia de S. João, feriado municipal. Cinfães voltou a cumprir a tradição vivendo em pleno as festas do Concelho! Dos mais novos aos mais velhos, todos festejaram o santo folião. O S. João em Cinfães é uma referência na região e este ano não foi exceção…


EM DESTAQUE

ABR | MAI | JUN 22 | REVISTA MUNICIPAL

5


EM DESTAQUE

Marchas Populares brilharam na noite de S. João!

C

infães voltou a viver em pleno a noite de S. João! As Marchas Populares regressaram à vila de Cinfães trazendo a alegria, a cultura e a tradição, numa noite memorável que honra e orgulha Cinfães e os Cinfanenses! O Largo da Feira Quinzenal reuniu milhares de pessoas que não quiseram perder a oportunidade de assistir a um magnífico espetáculo de cor, música e muita criatividade, este ano a cargo das marchas da Escola Secundária de Cinfães; da Associação Duelo de Ocasião – Souselo; da Associação Desportiva Travanca - Rancho Infantil As Moleirinhas; da Associação Filarmónica Cultural, Recreativa e Desportiva de Tarouquela; da Associação Recreativa de Nespereira - Grupo Folclórico e da Associação dos Bombeiros Voluntários de Cinfães. A marcha da Escola Secundária foi a primeira a desfilar e “encheu a noite de sabores, doces e amores” com uma apresentação inspirada no tema “O Renascer”. Com energia e muita vivacidade, os alunos vieram dançar no S. João “até a’ alma vibrar”.

A Associação Duelo d’Ocasião marchou de seguida. A comemoração dos 25 anos de elevação de Souselo a vila foi o tema escolhido. Com orgulho e emoção vieram lembrar a data nas festas de S. João e honrar as tradições e costumes antigos das gentes de Souselo.

Depois foi a vez da marcha do Rancho Infantil As Moleirinhas de Travanca que veio ao S. João comemorar as bodas de prata. Vestidos de amarelo, azul e branco, as cores da coletividade, fizeram uma homenagem à figura da moleirinha carregando “cestinhos de pão, com muito amor no coração”.

6

REVISTA MUNICIPAL | ABR | MAI | JUN 22


EM DESTAQUE

Tarouquela também marcou presença e em elevado número com uma marcha dinamizada pela Associação Filarmónica Cultural, Recreativa e Desportiva de Tarouquela. Tarouquela – Terra de Música foi o mote para esta marcha que “de alma e coração”, demonstrou que “tem na música o dom, de ser brilhante no som”.

O desfecho do desfile coube à marcha dos Bombeiros Voluntários de Cinfães que, neste regresso das marchas populares, homenagearam todos os Soldados da Paz apresentando o tema Bombeiros, Marinheiros de Terra. “Cheia de graça, com todo o fervor” a marcha “cantou à Serra e ao Douro sempre em união”, lembrando todos os bombeiros que já faleceram, em especial o chefe Armando Fonseca que faleceu subitamente no passado dia 10 de Junho.

Seguiu-se o Grupo Folclórico de Nespereira que marchou pela paz! Com muita cor e brilho deixaram uma bonita mensagem de amor pela paz no Mundo, mas principalmente pela paz entre os Homens. As marchas populares voltaram assim a alegrar Cinfães, depois de dois anos impedidas de o fazer, devido à pandemia de Covid-19. Ao público que marcou presença em massa, os marchantes mostraram a sua criatividade e o resultado de muitas horas de trabalho, dedicação, esforço e, acima de tudo, um amor imenso à nossa Terra, reinventando, mais uma vez, a tradição. Obrigada a todos pela participação e até ao próximo ano… ABR | MAI | JUN 22 | REVISTA MUNICIPAL

7


MAIS MUNICÍPIO

Celebrar Abril em Cinfães

O

dia 25 de abril de 1974 foi há 48 anos e Cinfães celebrou esta data com um conjunto de iniciativas. O Dia da Liberdade começou com o Hastear da Bandeira, junto aos Paços do Concelho, com a guarda de honra pelos Bombeiros Voluntários de Cinfães e Nespereira. À tarde, o Auditório Municipal encheu para um magnífico concerto a cargo da Banda Marcial de Nespereira Inserido nas comemorações, a Câmara Municipal promoveu também no sábado, 23 de abril, o concerto “Aromas de Abril”. O espetáculo, que decorreu no Auditório Municipal, com os cinfanenses Carlos Melo, Pedro Remuge e Anselmo Vasconcelos e o paivense Abílio Guerra, relembrou as músicas da Revolução dos Cravos. Um concerto único, que contemplou também a declamação de várias poesias alusivas à temática e teve a participação dos alunos da disciplina de Religião e Moral, da Escola Secundária de Cinfães. O público foi ainda surpreendido com alguns apontamentos de teatro ao longo da noite. Paralelamente, a Biblioteca Municipal tem patente uma exposição subordinada ao “25 de Abril”, composta por vários cartazes da Associação 25 de Abril - Comissão promotora das comemorações populares de 25 de abril desde 1975 e que pode ser visitada até ao final do mês. Ao visitar a Biblioteca Municipal encontra também uma mostra de livros alusivos à temática com sugestões de leitura para várias idades.

Balcão Único do Prédio está em funcionamento em Cinfães

8

REVISTA MUNICIPAL | ABR | MAI | JUN 22

O

Município abriu ao público, no dia 19 de abril, o Balcão Único do Prédio (BUPi), a funcionar no edifício da Câmara Municipal. Este novo serviço permite aos cinfanenses identificar e registar, de forma simples e gratuita, os prédios rústicos e mistos de que são proprietários, garantindo a titularidade e a marcação dos limites de cada propriedade. A identificação dos terrenos é assegurada no balcão BUPi, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com o apoio de um técnico ha-

bilitado, preferencialmente mediante marcação prévia, através do número 255 560 574 ou do email bupi@cmcinfaes.pt. O balcão único do prédio (BUPi) de Cinfães é financiado pelo programa NORTE2020 no âmbito de uma candidatura apresentada ao Aviso - Capacitação dos Serviços da Administração Pública para a Implementação do Sistema de Informação Cadastral Simplificada.


Nespereira e Souselo assinalaram os

F

MAIS MUNICÍPIO

25 anos de elevação a vila

oi em festa que Nespereira e Souselo viveram o dia 4 de junho de 2022. O mote foi a comemoração dos 25 anos da elevação destas freguesias a vila. A efeméride foi assinalada com a homenagem a várias pessoas e entidades, num dia marcado pelo reconhecimento e gratidão a todos que trabalharam e os que trabalham em prol de uma sociedade e de uma vida melhor, seja no setor privado, social ou público. Em Nespereira, a efeméride foi assinalada com uma sessão solene, na sede da Junta de Freguesia, onde foram atribuídas medalhas de mérito como reconhecimento daqueles que de forma institucional contribuíram para o processo de elevação da freguesia a vila no dia 4 de junho de 1997. Foram homenageados: Ademar Sequeira de Carvalho, deputado da Assembleia da República responsável pela apresentação do projeto de lei de elevação de Nespereira a Vila; Manuel da Cerveira Pinto, presidente de Câmara Municipal de Cinfães a 4 de junho de 1997; Mário Soares de Almeida, presidente da Assembleia Municipal de Cinfães a 4 de junho de 1997; Lucília Correia, presidente da Assembleia de Freguesia de Nespereira a 4 de junho de 1997 e Isidro Semblano, presidente da Junta de Freguesia de Nespereira a 4 de junho de 1997. Ainda no âmbito destas comemorações a Junta de Nespereira decidiu instituir o 4 de junho como o Dia da Freguesia que passará a ser assinalado anualmente. Em Souselo, a Freguesia também celebrou a data junto daqueles que fizeram parte da Junta e dos que ainda contribuem para o bom funcionamento da Vila com uma homenagem a várias pessoas e entidades. A cerimónia

realizou-se na sede da Junta onde foram homenageados os antigos presidentes da Junta de Freguesia: Manuel Caetano de Oliveira; Joaquim Fernandes Silva Granja; Adriano Silva Pereira; Albino Gonçalves Sales; Armando Silva Mourisco (também na qualidade de Presidente da Camara Municipal de Cinfães); Rui Carneiro e José Manuel Mourisco. Também os antigos Presidentes de Assembleia de Freguesia foram reconhecidos, concretamente, António Sousa Correia Sales; António Joaquim Silva Noronha; António Pereira Marinho; Henrique Montenegro Silva; Luís Carlos Gonçalves Mendes; Maria Paula Pereira Soares e Manuel Alves. O atual executivo quis também homenagear os antigos funcionários da Junta (Manuel Pereira e Manuel Pereira de Almeida), assim como os atuais (Sebastião Silva; José Gonçalves; Leonel Gonçalves; Liliana Sousa e Pedro Santos). Também o presidente da Assembleia Municipal de Cinfães, Mário Luís Silva foi agraciado a par da GNR de Souselo, dos Bombeiros Voluntários de Nespereira, o Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Tâmega, a Paróquia de Souselo, o Agrumento de Escolas de Souselo, o Maestro Pereira Pinto e todas as associações da Freguesia (Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Escamarão; Associação de reformados de Souselo; Associação Velhas Guardas de Souselo; Associação Souselo Futebol Clube; Associação Rancho Folclórico da Casa do Povo de Souselo; Associação Duelo D’Ocasião; Associação Caça e Pesca; Associação Solidariedade Social de Souselo e Associação Partilha Encanto). No âmbito das comemorações, à noite realizou-se ainda um espetáculo no Largo da Feira do Couto. “25 de Vila” foi o tema do concerto a cargo dos músicos cinfanenses Anselmo Vasconcelos, Carlos Melo e Pedro Remuge.

ABR | MAI | JUN 22 | REVISTA MUNICIPAL

9


MAIS MUNICÍPIO

Centro de Formação de Calçado A funcionar em cinfães

A

formação e qualificação para a empregabilidade continua a ser uma aposta do Município de Cinfães. Depois da assinatura de um protocolo de cooperação, o Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado está, novamente, a funcionar no Concelho. Os primeiros 20 formandos já estão a ser qualificados e o presidente da Câmara Municipal, acompanhado da vereadora da Educação, Formação e Qualificação visitou a formação a decorrer em instalações cedidas pela Câmara Municipal. A missão do Centro de Formação é formar os candidatos residentes no Concelho de Cinfães, previamente inscritos e selecionados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, com vista ao desempenho de funções nas indústrias de calçado a instalar no Centro Empresarial e Tecnológico

de Cinfães e/ou noutros locais. O Centro de Formação disponibilizou as máquinas necessárias à formação, bem como suporta todos os encargos inerentes à reparação e manutenção das mesmas, assim como os formadores. Ao Município compete assegurar, gratuitamente, as instalações para a realização das ações de formação, assim como afetar os meios e recursos humanos, físicos e financeiros necessários ao funcionamento regular do Centro de Formação. A Autarquia assegura ainda as despesas com as refeições dos formadores e o alojamento. Formar mão-de-obra qualificada no Concelho e atrair investimento, neste caso concreto, empresas deste setor é o grande objetivo da Câmara Municipal.

Cinfães aumenta o número de empresas com o estatuto PME Líder

P

assou de 8 para 11, o número de empresas do concelho de Cinfães que alcançaram o estatuto PME (Pequenas e Médias Empresas) Líder. O IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas) reconhece, anualmente, as empresas que se destacam no mercado pelo desempenho exemplar e entre as empresas distinguidas estão 11 cinfanenses: A. Esteves, Lda.; C. M. Carvalho, Unipessoal Lda.; Construtora Estradas do Douro 3, Lda.; Dourocávado Trabalho Temporário, Lda.; Fermonta – Construções, Lda.; Fusão Acetinada, Lda.; Luís Carlos Gonçalves Mendes, Unipessoal Lda.; Maranhão – Sociedade de Construções, Lda.; Porto Antigo – Sociedade Turística, Lda; Provaltura, Lda. e Sandra & Miguel – Construções, Lda. “É com orgulho e muita satisfação que vemos as nossas empresas serem distinguidas pelo seu desempenho superior e reconhecidas como um sucesso na estratégia empresarial a nível nacional”, sublinha o autarca Armando Mourisco, reconhecendo a importância do contributo destas no desenvolvimento

10

REVISTA MUNICIPAL | ABR | MAI | JUN 22

económico do Concelho. O Presidente da Câmara de Cinfães congratula os empresários premiados e espera que estes resultados sirvam de motivação para as restantes empresas do Concelho, reforçando que “juntos continuaremos a crescer e a desenvolver Cinfães”. O estatuto PME Líder foi lançado pelo IAPMEI em 2008, no âmbito do Programa FINCRESCE, com o objetivo de distinguir empresas com perfis de desempenho superiores, conferindo-lhes notoriedade e criando-lhes condições otimizadas de financiamento para desenvolverem as suas estratégias de crescimento e de reforço da sua base competitiva.


Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

A

Câmara Municipal comemorou o 10 de junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Reconhecimento e gratidão marcaram a cerimónia que este ano se realizou, pela primeira vez, na Praça da Fervença e no Auditório Municipal, num dia de emoções, orgulho da portugalidade e memória e honra pelos que já partiram. O programa comemorativo fica marcado pela homenagem aos funcionários do Município com 25 anos de serviço, pelo trabalho, esforço e dedicação. E são: Armando Vieira Almeida; Arménio Ferreira Silva; Cristina Maria Amaral Sá; Luís Manuel Rodrigues Sequeira; Maria Odete Monteiro Coutinho Almeida e Rui Manuel Ferreira Silva. Neste dia, a Câmara Municipal entendeu que era também o momento oportuno para uma homenagem a várias pessoas das freguesias de Nespereira e Souselo no âmbito da comemoração dos 25 anos da elevação a vila, assim como aqueles que estiveram diretamente ligados a este processo. Assim, os laureados foram: Ademar Sequeira de Carvalho, deputado da Assembleia da República responsável pela apresentação do projeto de lei de elevação de Nespereira a Vila e Manuel da Cerveira Pinto, presidente de Câmara Municipal de Cinfães a 4 de junho de 1997. Na freguesia de Nespereira foram distinguidos

MAIS MUNICÍPIO

Alfredo Monteiro Valente; Armando de Sousa Soares; António Salazar Semblano Galhardo; Idalete Vieira de Andrade Teles e Isidro Semblano. Em Souselo foram homenageados Albino Gonçalves Sales; António da Silva Tavares dos Reis; Joaquim Araújo Pereira Pinto; Manuel Caetano Oliveira; Manuel de Jesus Teixeira e Marina Granja. Mas o dia começou e terminou com música, não estivéssemos nós em Cinfães – Capital da Música e das Tradições! Às 10h30, a Praça da Fervença foi palco de um brilhante concerto pela orquestra e coro da Academia d’Artes de Cinfães, seguido do tradicional hastear da Bandeira, com a Guarda de Honra prestada pelos Bombeiros Voluntários de Cinfães e de Nespereira e a deposição de uma Coroa de Flores aos Soldados Cinfanenses Mortos na Primeira Guerra Mundial e na Guerra das Ex-Colónias. O programa comemorativo do Dia de Portugal contemplou também uma visita às exposições Montanhas Mágicas 2021 – Património, Pessoas e Paisagens e Tributo a José Saramago patentes na Biblioteca Municipal A terminar, novamente a música com um magnífico concerto a cargo da Banda Marcial de Cinfães, perante uma entusiasta plateia, no Auditório Municipal de Cinfães.

ABR | MAI | JUN 22 | REVISTA MUNICIPAL

11


MAIS EDUCAÇÃO

Semana do Ambiente na Escola E.B. 2,3 de Souselo

A

Escola E.B. 2,3 de Souselo comemorou, de 2 a 6 de maio, a Semana do Ambiente, Alimentação e Sustentabilidade. Um dos pontos altos da iniciativa foi o hastear da Bandeira Verde, galardão atribuído à escola no âmbito do programa Eco-Escolas, como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no ano letivo 2020/21 com a implementação de boas práticas ambientais na escola. O Município de Cinfães através do vereador do Ambiente marcou presença neste momento, a par das Juntas de Freguesia de Tarouquela, de Travanca e de Souselo.

Câmara recebeu

comitiva erasmus no dia da europa

O

presidente da Câmara Municipal e a vereadora da Educação receberam a 9 de maio, Dia da Europa, um grupo de alunos e professores do Erasmus+ que, ao longo desta semana, vão estar na Escola E.B. 2,3 General Serpa Pinto – Cinfães no âmbito do projeto “Be Smart – Give Peace a Start”. A receção aconteceu, como habitualmente, no Salão Nobre dos Paços do Concelho onde participaram, além dos alunos e professores da escola anfitriã, 16 alunos e 4 docentes vindos de Espanha e da Alemanha.

Alunos da Escola Básica de Cinfães celebram aniversário de Serpa Pinto com visita ao Museu

N

12

o âmbito da comemoração do dia do patrono do agrupamento de escolas de Cinfães, General Serpa Pinto, assinalado a 20 de abril, os/as alunos/as do 4º ano de escolaridade da Escola Básica de Cinfães visitaram o Museu Serpa Pinto. Com esta visita, as crianças tiveram a oportunidade de ficar a conhecer melhor este grande explorador cinfanense e puderam, também, observar peças recolhidas em escavações arqueológicas realizadas na região e ainda admirar alguns artigos de mobiliário e decoração vindos de África e da Ásia.

REVISTA MUNICIPAL | ABR | MAI | JUN 22


MAIS EDUCAÇÃO

Câmara entregou 144 bolsas de estudo destinadas ao Ensino Superior e aos Cursos de Especialização Tecnológica

C

ento e quarenta a quatro alunos do concelho de Cinfães, que frequentam o Ensino Superior e os Cursos de Especialização Tecnológica (nível 5), receberam uma bolsa de estudo atribuída pela Câmara Municipal referente ao ano letivo 2021/2022. Os apoios, no total de €55.350,00, foram entregues no dia 9 de abril, numa cerimónia que decorreu no Auditório Municipal. Perante uma plateia muito jovem, o presidente da Câmara de Cinfães evidenciou a aposta que o Município faz na área da Educação, lembrando o exemplo dos transportes escolares gratuitos, desde o Pré-Escolar até ao Ensino Secundário, o que representa para os cofres da Autarquia um investimento que ronda os 800 mil euros por ano letivo. “O melhor investimento que podemos fazer no futuro é o da formação e qualificação das nossas crianças e dos nossos jovens”, sublinhou Armando Mourisco. “Com esta medida da atribuição das bolsas de estudo o nosso objetivo é promover a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior”, referiu Armando Mourisco, salientando “não queremos que nenhum cinfanense deixe

de estudar e desista dos seus sonhos por falta de apoio. Em primeiro lugar estão e estarão sempre as pessoas”. O autarca cinfanense aproveitou ainda a presença dos alunos para falar do programa municipal de estágios Jovem Ativo. “É sem dúvida a melhor medida de apoio ao emprego jovem alguma vez implementada no nosso Concelho”, frisou o edil, explicando que, “o objetivo é integrar jovens até aos 30 anos no mercado de trabalho e combater o desemprego nesta faixa etária. Esta medida implementada em março de 2014 já permitiu que centenas de jovens tivessem o seu primeiro contacto com o mercado de trabalho”, concluiu. De referir que, as bolsas de estudo são atribuídas, anualmente, a todos os alunos residentes no Concelho e que frequentem o ensino superior (curso de licenciatura ou licenciatura com mestrado integrado), ou um curso de especialização tecnológica (nível 5), com aproveitamento escolar, independentemente da sua condição económica.

ABR | MAI | JUN 22 | REVISTA MUNICIPAL

13


MAIS EDUCAÇÃO

Concurso “Todos Contam” volta a premiar o Agrupamento de Cinfães

O

Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, em Cinfães voltou a ser premiado no concurso “Todos Contam”, organizado pelo Banco de Portugal. Venceu nas categorias Prémio Escola para a Educação Pré-Escolar e Prémio Professor atribuído à professora Maria Irene Ramos - Escola Básica de Cinfães. Os prémios foram entregues no dia 30 de maio, no Auditório Municipal, pela presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões. A sessão contou com a presença do presidente da Câmara Municipal e da vereadora da Educação e a participação dos alunos do ensino pré-escolar e

14

REVISTA MUNICIPAL | ABR | MAI | JUN 22

do 1º ciclo da Escola Básica de Cinfães que dramatizaram a história de Luísa Ducla Soares, “Comprar, comprar, comprar”, realizaram o jogo “Essencial ou supérfluo” e entoaram o Hino da Poupança. O Concurso Todos Contam é promovido pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros – Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões – e pelo Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional. Este concurso enquadrase nos trabalhos do Plano Nacional de Formação Financeira.


Cinfães distingue os melhores alunos de 2020/2021

A

Câmara Municipal voltou a premiar o mérito dos melhores alunos do 2º e 3º ciclos, ensino secundário e ensino profissional das escolas do Concelho referente ao ano letivo 2020/2021. O Auditório Municipal foi o palco escolhido para esta cerimónia, que aconteceu no dia 14 de abril, tendo sido presidida pelo presidente do Município, Armando Mourisco. Uma sessão simples mas carregada de significado para toda a comunidade educativa e que foi abrilhantada pela participação dos professores das atividades de enriquecimento curricular com vários momentos musicais. No total foram distinguidos 10 alunos. Na Escola E.B. 2,3 de Souselo distinguiram-se os alunos Margarida Fidalgo Reis (6º ano) e Matilde da Silva Prado (9º ano). Fátima Beatriz Abreu de Sousa (6º ano) e Francisco José Valente Leal (9º ano) foram os alunos premiados na Escola E.B. 2,3 General Serpa Pinto – Cinfães. Na Escola Secundária os prémios foram entregues a Beatriz Cardoso Mendes (10º ano), Carolina Miguel da Costa Madureira (11º ano) e Ricardo Miguel Pereira do Couto Cardoso (12º ano). E da Escola Profissional de Cinfães vieram os alunos Cristiana Filipa Ribei-

ro Pereira (1ºano), Liliana Cristina Mendes Pereira (2º ano) e Diogo Xavier Teixeira Colaço (3º ano). Reconhecer e valorizar o mérito escolar premiando a dedicação, o esforço e o trabalho no desempenho escolar dos alunos ao longo do ano letivo é o objetivo desta medida do Município. Os parabéns aos alunos distinguidos, pais e encarregados de educação, bem como aos professores e auxiliares pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano

MAIS EDUCAÇÃO

letivo e cujos resultados são agora reconhecidos como sendo de mérito, servindo dessa forma de referência e também como estímulo e exemplo para todos os alunos da comunidade educativa. Marcaram presença os alunos premiados, encarregados de educação e familiares, o presidente da Assembleia Municipal de Cinfães, deputados municipais, vereadores, presidentes de junta de freguesia e diretores dos estabelecimentos de ensino.

ABR | MAI | JUN 22 | REVISTA MUNICIPAL

15


MAIS EDUCAÇÃO

Transportes Escolares vão manter-se gratuitos para alunos que residam a mais de 2km da Escola

A

Câmara Municipal já está a preparar o próximo ano letivo! O Plano de Transportes Escolares para 2022/2023 já foi aprovado e prevê a continuidade da oferta do transporte para todos os alunos, desde o préescolar até ao ensino secundário, que residam a mais de 2km da escola. De relembrar que, de acordo com a legislação em vigor, apenas os alunos que residem a mais de 3km do estabelecimento de ensino têm direito ao transporte gratuito, mas no ano letivo anterior o Município alterou a distância para 2km, medida que vai manter-se beneficiando cerca de 200 alunos residentes nos lugares do Couto, Girassol, Fonte Coberta, Travassos, Cidadelhe, Paúves, Cruz de Bouças e Cemitério/Vila Chã. Os encargos financeiros são assegurados na totalidade pelo Município. Um investimento próximo dos 850 mil euros cujo objetivo é o combate ao abandono escolar e o apoio às famílias cinfanenses para quem esta medida representa uma significativa poupança. A título de exemplo, uma família da Gralheira poupa, num ano letivo, por aluno, um valor de €1004. No caso de Escamarão, a poupança é na ordem dos €754 e em Nespereira é de €659.

Aluna da EB de Cinfães consegue 2º lugar no Concurso Nacional de Leitura

I

nês Gonçalves Ferreira, da EB1 de Cinfães, do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto - Cinfães alcançou o 2º lugar, no Concurso Nacional de Leitura, na categoria do ensino do 1º ciclo. A final nacional deste concurso realizou-se no dia 4 de junho, em Almada. A aluna representou, honrosamente, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa após ter vencido a fase intermunicipal que aconteceu em Celorico de Basto e que contou com alunos vindos dos 11 municípios. Este resultado da aluna Inês Gonçalves Ferreira é um orgulho para o Município e a prova que todos os esforços e investimentos realizados na Educação são profícuos. De referir que, o Concurso Nacional de Leitura é uma lançada pelo Plano Nacional de Leitura, pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e pela Rede de Bibliotecas Escolares, em articulação com as autarquias e os agrupamentos de escolas. Parabéns à Inês pelo esforço e dedicação, extensivo aos pais, professores e comunidade educativa.

16

REVISTA MUNICIPAL | ABR | MAI | JUN 22


Câmara oferece viagem no Douro aos alunos finalistas do 1º Ciclo

O

final do ano letivo aproxima-se e a Câmara Municipal de Cinfães voltou a oferecer uma viagem de barco pelo rio Douro, aos alunos do 4º ano, do 1.º Ciclo do Concelho. Um dia de muita alegria e uma experiência única para aproximadamente 250 crianças que aconteceu no dia 26 de maio. Este cruzeiro, entre o Cais de Porto Antigo e o Cais de Escamarão e vice-versa, é um presente do Município pela conclusão de uma importante etapa no percurso escolar destes alunos, possibilitando-lhes a passagem por uma das maiores eclusas da Europa, a Barragem de Carrapatelo, um dos pontos altos da viagem. Os mais novos tiveram também a oportunidade de descobrir as magníficas paisagens do rio Douro e ficar a conhecer Concelho onde vivem de uma perspetiva diferente, a partir do meio do rio.

Laureana Barbosa venceu concurso nacional de leitura e escrita do Ensino Superior

MAIS EDUCAÇÃO

Os alunos do ensino especial da Escola E.B. 2,3 de Souselo e os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem de São Cristóvão de Nogueira também participaram nesta atividade que certamente ficará na memória de todos. Um obrigado aos Bombeiros Voluntários de Cinfães que asseguraram a segurança da viagem com um bote salva vidas.

L

aureana Barbosa, natural de Escamarão, na freguesia de Souselo venceu a 2ª edição do Reading Summit (ReadS), um concurso nacional de leitura e escrita destinado aos alunos do Ensino Superior. A aluna de Línguas e Estudos Editoriais (2º ano), da Universidade de Aveiro arrecadou o 1º lugar com um texto elaborado, tendo por base a leitura do livro “O ano da morte de Ricardo Reis”, de José Saramago. A iniciativa lançada pelo Plano Nacional de Leitura pretende imprimir um novo impulso à leitura no Ensino Superior,

assente numa atitude de curiosidade e de aventura do espírito, de criatividade e de abertura ao saber e ao mundo, e de promoção do gosto e do prazer pelo livro por parte dos professores e dos alunos das instituições do Ensino Superior. Os prémios foram entregues no dia 31 de maio, no auditório da School of Science and Technology, Campus da Caparica. O Município de Cinfães orgulha-se dos alunos Cinfanenses e congratula a Laureana Barbosa por este prémio com votos de muitos sucessos académicos e pessoais. ABR | MAI | JUN 22 | REVISTA MUNICIPAL

17


MAIS EDUCAÇÃO

Alunos do 1º Ciclo e JI encerram ano letivo em festa!

O

Estádio Municipal de Cinfães recebeu, no dia 9 de junho, a festa de encerramento do ano letivo 2021/2022! Cerca de 900 crianças vindas das escolas do 1º Ciclo e Jardins-de-Infância do Concelho viveram um dia especial, marcado pela alegria, convívio e muita diversão. À chegada, os mais novos tinham à sua espera vários insufláveis, pistas de karting, matraquilhos, jogos de futebol, música, dança e muita animação. A iniciativa organizada e promovida pela Câmara Municipal de Cinfães foi vivida intensamente com muitas gargalhadas e brincadeiras, numa festa que

convidou também ao convívio entre os vários agentes da comunidade escolar, destacando-se o elevado número de encarregados de educação nas bancadas. Mas o ponto alto da festa foi o desfile dos alunos finalistas do 1º Ciclo e do Jardim-de-Infância. De cartolas e pastas com fitas coloridas desfilaram, orgulhosamente, pelo relvado dando um colorido diferente e muito especial ao Estádio Municipal. Um dia que ficará, certamente, na memória das crianças e dos graúdos!

Prevenção Rodoviária - Ação de sensibilização para os mais novos!

O

Pavilhão Municipal de Nespereira acolheu, no dia 19 de maio, uma ação de sensibilização de Prevenção Rodoviária destinada aos alunos do Centro Escolar de Nespereira. A iniciativa foi organizada pela Junta de Freguesia local, com a colaboração da GNR. O Município também se associou a esta ação com a presença da vereadora da Educação, Sónia Soares e do vereador da Proteção Civil, Carlos Cardoso.

18

REVISTA MUNICIPAL | ABR | MAI | JUN 22

Esta ação inseriu-se no Maio Cultural e permitiu aos mais novos um primeiro contacto com a circulação automóvel numa pista montada para o efeito no interior do Pavilhão Municipal, onde os agentes incutiram aos alunos regras básicas de circulação na via pública, tanto no papel de peões como de condutores. As crianças tiveram ainda oportunidade de ver uma demonstração com cães da equipa cinotécnica da GNR.


Câmara ajuda 56 famílias

MAIS SOLIDARIEDADE

a pagar a renda em 2022

O

Município de Cinfães renovou o apoio ao arrendamento, para o ano de 2022, a 56 agregados familiares residentes no Concelho. A medida, que consiste na atribuição de uma comparticipação financeira para o apoio às rendas de habitação, teve início em 2013 e já apoiou perto de 600 famílias. No total, a Câmara investiu até à data perto de 324 mil euros neste programa. De referir que, o programa de apoio ao arrendamento é um subsídio destinado a famílias residentes no Concelho, à data da candidatura, cujo valor poderá atingir os 50 por cento do valor mensal da renda paga. Este programa tem um caráter temporário, ajudando à reorganização socioeconómica do agregado familiar. Para mais informações os interessados devem dirigir-se ao Serviço de Ação Social do Município.

Cinfães uniu-se contra os maus-tratos a crianças e jovens

A

bril é o mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Cinfães voltou a abraçar esta iniciativa cujo mote é “Serei o que me deres…que seja amor”. A campanha simbolizada pelo laço azul juntou a Comissão de Proteção e Crianças e Jovens de Cinfães, o Município de Cinfães, as escolas do Concelho, várias entidades e coletividades locais, envolvendo a comunidade em geral. O objetivo desta campanha que se realiza anualmente é alertar e sensibilizar a sociedade para o problema dos maus tratos aos mais novos que, infelizmente, ainda atinge muitas crianças. Assim, ao longo do mês realizaramse várias atividades: oferta do manual “Cuida bem de mim” às bibliotecas escolares das escolas do Concelho; colocação de tarjas em várias instituições, nomeadamente, nos agrupamentos, no edifício dos Paços do Concelho, na CPCJ e GNR e 3 operações STOP em Souselo, Nespereira e Cinfães com a distribuição de flyers aos automobilistas. O Clube Desportivo de Cinfães também se associou à iniciativa com a tarja alusiva à campanha a subir ao relvado antes do início dos jogos das camadas jovens no dia 30 de abril. Mas o ponto alto foi a realização, no dia 29 de abril, de uma caminhada na vila de Cinfães com a distribuição de um flyer sobre a Comissão de Proteção e Crianças e Jovens de Cinfães, que culminou com a realização de um laço humano no espaço exterior da Academia d’Artes de Cinfães.

ABR | MAI | JUN 22 | REVISTA MUNICIPAL

19


SER financiado pelo PARES 3.0

Novo edifício Centro Social de Fornelos vai

MAIS SOLIDARIEDADE

O

novo edifício do Centro Social da Paróquia de S. Martinho de Fornelos destinado ao apoio domiciliário vai ser financiado no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – Pares 3.0, no valor de €111.359,00. O contrato de financiamento foi assinado em Viseu, numa cerimónia presidida pela Ministra da Segurança Social e Trabalho, Ana Mendes Godinho, com a presença da secretária de Estado da Inclusão da Pessoa com Deficiência, da diretora da Segurança Social de Viseu, do presidente da Câmara Municipal de Cinfães e do presidente da direção do Centro Social da Paróquia de S.

Martinho de Fornelos. O novo equipamento, cujo investimento global ascende a €210.427,00, vai nascer da reconversão da antiga Escola de Macieira cedida, por comodato, pela Câmara Municipal de Cinfães àquela instituição para esse efeito. As obras já estão no terreno e no final irão permitir o aumento da capacidade de resposta desta instituição que passará dos atuais 30 para 80 utentes. Mais um investimento para colocar ao serviço das pessoas na melhoria da qualidade de vida e apoio aos que mais precisam.

Câmara apoia aquisição de viaturas a instituições do Concelho

A

Câmara Municipal vai apoiar a aquisição de mais 4 viaturas destinadas a instituições do Concelho, concretamente, às Juntas de Freguesia de Moimenta e de Souselo, à Associação Cantas e Cramóis – Cinfães e à Associação de Solidariedade Social de Nespereira. Os apoios foram aprovados em reunião de Câmara e totalizam o montante de €13.332,50. “Continuamos atentos às necessidades das nossas instituições e disponíveis para trabalharmos lado a lado, sempre, em prol do bem-estar dos cinfanenses”, adianta o presidente Armando Mourisco, frisando que “estes apoios só são possíveis graças a uma gestão rigorosa e à boa saúde financeira do Município”. A Junta de Freguesia de Moimenta vai receber €3.252,00 para fazer face à aquisição de uma viatura de 9 lugares, indispensável ao desempenho das suas atividades, incluindo os transportes escolares. Também a Junta de Souselo foi contemplada com uma verba de €1.900,00 para subsidiar a aquisição de uma viatura pick up, essencial para a realização das suas atividades e a pensar

20

REVISTA MUNICIPAL | ABR | MAI | JUN 22

na melhoria da qualidade dos serviços prestados. Já a Associação Cantas e Cramóis – Cinfães adquiriu uma viatura de 9 lugares para o desenvolvimento das suas atividades de promoção e divulgação da cultura, etnografia, folclore e música, que será subsidiada no valor de 4 mil euros. Por sua vez, à Associação de Solidariedade Social de Nespereira foi atribuído uma verba de €4.180,50 referente à compra de uma viatura destinada aos cuidados domiciliários, serviço de refeição, distribuição de bens alimentares e deslocações no âmbito das necessidades de saúde.


MAIS SOLIDARIEDADE

Entregues primeiros dispositivos de teleassistência a idosos e pessoas mais vulneráveis

N

o âmbito do “eGuard”, resultante do protocolo entre a Câmara Municipal de Cinfães e a Guarda Nacional Republicana, já foram entregues os primeiros dispositivos de teleassistência a idosos e pessoas mais vulneráveis no Concelho. Este serviço que é gratuito e funciona em permanência (24 horas por dia, 7 dias por semana), vai beneficiar, nesta 1ª fase, 8 munícipes, previamente sinalizados pelo facto de viverem em situações de dependência, isolamento e sem apoio familiar. De relembrar que, o projeto passa pela distribuição de um dispositivo eletrónico do tamanho de um comando de portão, com apenas um botão que, quando premido durante mais de

3 segundos aciona uma chamada SOS para a GNR. Este dispositivo poderá ser utilizado em qualquer lugar, inclusive fora do país e em situações de segurança, socorro, doença e ação social. A adesão a este projeto não tem custos para os utilizadores, uma vez que o Município assume o valor mensal de 10 euros por cada um dos dispositivos que serão atribuídos. Se está ou conhece alguém que viva isolado, sem apoio familiar e em situação de dependência contacte o serviço social através do número 255 563 526 ou email accao.social@cm-cinfaes.pt

ABR | MAI | JUN 22 | REVISTA MUNICIPAL

21


MAIS CULTURA

Cinfães apresenta programa CulturaL para os meses de Maio e Junho

C

infães – Capital da Música e das Tradições apresentou mais um programa cultural de excelência nos meses abril, maio e junho! Cinema, música e teatro estiveram em destaque nesta programação promovida pelo Município. Uma oferta variada e de excelente qualidade a pensar nos cinfanenses e naqueles que nos visitam. Em cartaz estiveram grandes êxitos do cinema, com os cinfanenses a ter oportunidade de assistir aos filmes aquando da estreia a nível nacional. Pela tela do Auditório passaram Morte no Nilo; Sonic – O Filme 2; Investigação Explosiva; km224; Crime em Hollywood e Top Gun: Maverick. O teatro também foi uma presença assídua! O grupo Rituais dell Arte apresentou o espetáculo “A Cantiga de Lisboa” e o teatro Vai Avante trouxe a comédia “Aqui há Fantasmas”. A Universidade Sénior do Marco de Canaveses também subiu ao palco com a “Revista à Nossa Moda”. Mas o grande destaque vai para a música, sempre com uma forte aposta na prata da casa. A Banda Marcial de Tarouquela e Municipal de Cinfães teve casa cheia com o concerto comemorativo da Páscoa. O mesmo aconteceu com o concerto dedicado a todas as mães a cargo da Banda Marcial de Ferreiros. Pelo palco do Auditório passou também o grupo de cavaquinhos Cordas d’Ouro e o grupo de cantadeiras do Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto. O fado também passou por Cinfães pela voz de Francisco Moreira. Vários espetáculos para todos os gostos e idades assentes na tradição e riqueza do nosso território…

22

REVISTA MUNICIPAL | ABR | MAI | JUN 22

Teatro Vai Avante trouxe a comédia “Aqui há Fantasmas”

Concerto dedicado às mães pela Banda Marcial de Ferreiros

Grupo de Cavaquinhos Cordas d’Ouro

Banda Marcial de Tarouquela e Municipal de Cinfães com o concerto de Páscoa


MAIS CULTURA

A

Câmara Municipal, no âmbito da candidatura “Cultura Para Todos”, reeditou no ano de 2021 o Cancioneiro de Cinfães. A obra de Vergílio Pereira foi apresentada no dia 24 de abril, no Auditório Municipal perante uma numerosa e entusiasta plateia. Um dia de festa, marcado, acima de tudo, por um sentimento de orgulho pela cultura e tradições de um povo, que ficará, certamente, na história do concelho de Cinfães. A cerimónia iniciou com um desfile, na Praça da Fervença, dos grupos de folclore do Concelho, concretamente: o Rancho Infantil as Moleirinhas de Travanca; o Rancho Folclórico de S. Martinho de Fornelos; o Rancho Folclórico de Tendais; o Rancho Folclórico de Vilar de Arca; a Associação Cantas e Cramóis – Cinfães; a Associação Recreativa de Nespereira - Grupo Folclórico; o Rancho Folclórico de S. Cristóvão de Nogueira; o Rancho Folclórico de Santa Quitéria – Tendais e o Rancho Tradicional de Cinfães. Seguiu-se a atuação, em palco, do grupo folclórico de Nespereira com a exibição da dança “Adeus ó vila de Arouca”, uma das 301 modas populares que compõe o Cancioneiro de Cinfães, cuja apresentação esteve a cargo de um grande cinfanense, um vulto da música e da cultura, o professor e maestro Joaquim Araújo Pereira Pinto. O Grupo Folclórico Cantas e Cramóis também subiu ao palco para apresentar a dança “Não me ponhas o pé

na saia”, mais um tema que integra o Cancioneiro, assim como o Coral Etnográfico de Cinfães, que sob a batuta do Maestro Pereira Pinto, deliciou os presentes com vários temas ao longo da sessão, num dia que foi duplamente de festa porque assinalou também o seu 37º aniversário. O Cancioneiro de Cinfães foi editado, pela primeira vez, em 1950 e resulta da colheita, registo e estudo de Vergílio Pereira, a pedido da Junta de Província do Douro Litoral Comissão Provincial de Etnografia e História. Os familiares do autor marcaram presença nesta apresentação, concretamente, a filha Maria Isabel e o neto Vítor Ribeiro. Esta obra é o mais importante acervo da cultura cinfanense que preserva e perpetua as memórias, tradições, saberes e vivências do povo cinfanense. São quase 600 páginas com os elementos folclóricos musicais e algumas notas da história e da etnografia de Cinfães, onde os grupos de folclore do Concelho, o Coral Etnográfico de Cinfães, as Bandas Marciais e os grupos musicais vão buscar parte do seu reportório. A cerimónia fechou com chave de ouro com o Coral Etnográfico de Cinfães a interpretar brilhantemente o hino de Cinfães, num momento que emocionou a plateia. Cinfães - Capital da Música e das tradições orgulha-se da sua Terra e das suas Gentes…

ABR | MAI | JUN 22 | REVISTA MUNICIPAL

23


MAIS CULTURA

Exposição de Fotografia

“Montanhas Mágicas 2021 – Património, Pessoas e Paisagens”

E

steve patente, na Biblioteca Municipal de Cinfães, a exposição de fotografia “Montanhas Mágicas 2021 – Património, Pessoas e Paisagens”. Esta mostra foi o resultado do concurso de fotografia promovido no âmbito das comemorações dos 30 anos da Adrimag - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira. De referir que, o concurso foi realizado em parceria com os municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra e teve como objetivos promover a descoberta, valorização, preservação e divulgação dos múltiplos patrimónios existentes no território abrangido pelas “Montanhas Mágicas”.

Tributo a José Saramago

em exposição na Biblioteca Municipal

A

sala infantojuvenil da Biblioteca Municipal teve patente uma exposição de murais de tributo a José Saramago, elaborados pelo Agrupamento de Escolas de Souselo, no âmbito das comemorações do centenário do nascimento do escritor. A partir de algumas caricaturas do escritor recolhidas na Internet, alunos, professores e encarregados de educação foram desafiados a fazer a sua pintura/ decoração. Esta mostra pretendeu, de uma forma singela, celebrar e lembrar o homem e o escritor que foi José Saramago.

24

REVISTA MUNICIPAL | ABR | MAI | JUN 22


MAIS TURISMO

A

Observatório da Natureza de Marcelim: Mais perto do Céu!

Câmara Municipal inaugurou no domingo, dia 15 de maio, o Observatório da Natureza de Marcelim, na freguesia de Tendais. Um investimento superior a 250 mil euros que nasceu a 800 metros de altitude, nas encostas do Montemuro, com uma vista soberba sobre o vale do Bestança e o rio Douro. A tarde foi de festa e foram muitos os cinfanenses e visitantes que se quiseram associar a este evento que contou com animação musical a cargo dos músicos cinfanenses Anselmo Vasconcelos, Carlos Melo e Pedro Remuge e um verde de honra servido pela Escola Profissional de Cinfães. O presidente da Junta de Freguesia deu as boas-vindas a Tendais, deixando rasgados elogios à obra executada pelo Município de Cinfães. Nuno Leal reconheceu a importância desta infraestrutura que já registou a visita de milhares de pessoas, sendo uma atração turística de referência na região e no país. Por sua vez, o vereador do Turismo e dos Fundos Comunitários começou por evidenciar que o Observatório da Natureza de Marcelim é um exemplo de um bom investimento de valorização do património natural e dos recursos endógenos, que se associa a muitos outros já executados, lembrando, o Parque do Km10, em Travanca; o Parque de Campismo e Caravanismo de Mourilhe; a intervenção nos Cais de Escamarão e Porto Antigo; o Parque de Cabrum e o Parque Verde Urbano de Souselo. Carlos Cardoso salientou que “isto só é possível com o apoio dos financiamentos comunitários e graças à saúde financeira

do Município, acrescentando que “esta obra passou os 250 mil euros de investimento e iniciou sem qualquer garantia de financiamento, mas através do Norte 2020, conseguimos um financiamento de 85%, ou seja, o investimento dos cofres municipais foi cerca de 40 mil euros”. Já o presidente da Câmara Municipal começou por referir que “este espaço já bonito por natureza, precisava com urgência de ser valorizado, para que se tornasse atrativo e, ao mesmo tempo, que cativasse visitantes e investimento privado”. Armando Mourisco reforçou que “este investimento faz parte da estratégia delineada pela autarquia para atrair turistas, fixar pessoas e incentivar a economia local, assim como novos investidores”, salientando que no concelho tem havido um aumento enorme do número de alojamentos e camas, um aumento do número de hospedes e do tempo médio de permanência, refletindo-se num grande aumento do volume de negócios no setor. A obra, cuja área de intervenção foi de 4.095,00m2, contemplou a execução de um observatório superior, com vista sobre o vale do rio Bestança e um observatório inferior, com vista sobre a foz do rio Bestança e o vale do rio Douro. O espaço foi ainda dotado de uma praça de receção; um anfiteatro e uma praça de festas, vocacionada para a realização de pequenos eventos, bem como uma zona de estadia e lazer. A intervenção contou também a criação de uma zona de estacionamento com capacidade para 6

viaturas, colocação de ecopontos e a instalação de WC público. Dos trabalhos fizeram ainda parte a iluminação pública e sinalética com espécies (animais) menos conhecidas e que ainda habitam naquela zona, a colocação de mesas e bancos em vários pontos, a criação de acessos pedonais e um passadiço de madeira que faz a ligação entre os dois observatórios, assim como a criação de espaços verdes com a plantação de árvores e arbustos privilegiando a preservação da vegetação existente. ABR | MAI | JUN 22 | REVISTA MUNICIPAL

25


MAIS SAÚE

Câmara atribui mais 4 apoios para fixar médicos de família

C

om o objetivo de atrair e fixar médicos de família no Concelho, a Câmara Municipal atribui um apoio mensal, no valor de 200 euros, a cada clínico que venha trabalhar para Cinfães e que não tenha habitação própria e permanente no Município. Nesse sentido, a Autarquia aprovou, recentemente, o apoio a mais 4 clínicos. Estes apoios foram concedidos ao abrigo do regulamento municipal de apoio à fixação de médicos de família no Concelho através do qual os clínicos abrangidos são contemplados com o incentivo pecuniário no valor de 200 euros, para comparticipar a aquisição ou arrendamento de habitação ou as despesas de deslocação do local de habitação para a Unidade de Saúde. O apoio é concedido pelo prazo de 3 anos, com possibilidade de prorrogação, por períodos de um ano. Os médicos usufruem também de um conjunto de benefícios, nomeadamente, a isenção no pagamento de taxas relativas a licenças de construção, beneficiação e ampliação de casa para habitação própria e permanente, incluindo anexos e garagens e a redução de 30% nas tarifas de água, saneamento, e recolha de resíduos sólidos, em habitação própria ou arrendada, permanente, incidindo sobre

26

REVISTA MUNICIPAL | ABR | MAI | JUN 22

os primeiros 10m3 de consumo de água. O acesso gratuito às piscinas municipais, cobertas e descobertas, extensivo aos restantes membros do seu agregado familiar, bem como o acesso gratuito aos espetáculos culturais no Município são outras das regalias concedidas, a par do apoio inicial para o encaminhamento jurídico em processos motivados por factos ocorridos no exercício das suas funções.


MAIS AMBIENTE

Cinfães assina compromisso para gestão sustentável da água

O

Município de Cinfães foi uma das 36 entidades que, no dia 7 de junho, assinou a “Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Águas”. A sessão pública decorreu no Pavilhão da Água, na cidade do Porto e contou com a presença do vereador do Ambiente, Mário Leitão. O documento proposto pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) aos Municípios e Entidades Gestoras a nível nacional, tem como objetivo firmar a intenção de todos os envolvidos no setor de implementar medidas de adaptação e mitigação, entre

Câmara adquiriu 4 viaturas elétricas

A

as quais se destacam as relacionadas com a economia circular, melhoria da eficiência hídrica e energética, bem como as que visam reduzir a vulnerabilidade atual e futura aos efeitos das alterações climáticas. Segundo a APDA, o documento, já subscrito por mais de 100 entidades e instituições, está alinhado com instrumentos europeus já implementados em Portugal, como o Acordo de Paris, o Pacto Ecológico Europeu e a Nova Estratégia da União Europeia para as Alterações Climáticas, onde se inclui a nova Lei Europeia do Clima.

Câmara Municipal continua a apostar na mobilidade elétrica. Depois da instalação do primeiro posto de carregamento elétrico para automóveis na sede do Concelho, a autarquia adquiriu 4 viaturas elétricas no âmbito do Fundo Ambiental – Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública. Uma será entregue ao Centro de Saúde de Cin-

fães para a realização das visitas domiciliárias. O objetivo é renovar, faseadamente, a frota municipal, substituindo os veículos a gasóleo por carros elétricos. Além do contributo na melhoria do ambiente com a redução da emissão de dióxido de carbono, esta medida representará uma poupança significativa em combustível. ABR | MAI | JUN 22 | REVISTA MUNICIPAL

27


MAIS AMBIENTE

CÂmara assinalou o dia mundial do ambiente

N

o 5 de junho comemorou-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e a Câmara Municipal assinalou a data com uma ação de sensibilização, ao longo do dia, no Largo da Fonte dos Amores, no centro da vila de Cinfães. A reciclagem e o uso consciente da água forma os dois temas em destaque com a realização de várias atividades para todas as idades. Colaboraram nesta programação os Escuteiros de Cinfães, de Tendais e de Oliveira do Douro. As coletividades ambientais Associação para a Defesa do Vale do Bestança, Ardena e Casa d’Abóbora também aceitaram o convite do Município e juntaram-se a esta iniciativa que decorreu em simultâneo com a Feira da Terra que se realiza no 1º domingo de cada mês.

“Campanha Floresta Segura”

– Ação de Sensibilização na Feira Quinzenal de Cinfães

O

Destacamento Territorial de Lamego, no âmbito da “Campanha Floresta Segura”, realizou uma ação de sensibilização na feira quinzenal de Cinfães, no passado dia 9 de abril. O Município associou-se a esta iniciativa, tendo marcado presença o vereador da Proteção Civil, Carlos Cardoso. Ao longo da manhã, a população foi alertada e aconselhada acerca dos cuidados a ter no uso do fogo durante as queimas e queimadas. A ação teve também como objetivo sensibilizar para a

28

REVISTA MUNICIPAL | ABR | MAI | JUN 22

importância da limpeza dos terrenos nas imediações das habitações a aglomerados populacionais, e esclarecer qualquer dúvida relacionada com Decreto-Lei n.º 82/2021, de 13 de outubro - Sistema De Gestão Integrada De Fogos Rurais No Território Continental. Para mais informações consulte os Serviços Municipais de Proteção Civil através do número 255 560 560. Não realize queimas ou queimadas sem nos consultar. Nós ajudamos! Evite incêndios! Evite problemas.


MAIS AMBIENTE

Concurso Literário e Criativo “Todos pelo Ambiente”

J

á são conhecidos os vencedores do concurso literário e criativo “Todos pelo Ambiente” promovido pela Associação para a Defesa do Vale do Bestança cujos destinatários foram os alunos do ensino secundário da Escola Secundária Prof. Dr. Flávio F. Pinto Resende e do 2º e 3º ciclos do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto – Cinfães. Os nomes foram revelados no passado dia 4 de junho, na Biblioteca Municipal, numa cerimónia presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Cinfães. A sessão foi abrilhantada com a participação musical de um grupo de alunos da Academia D’Artes de Cinfães. No ensino secundário, o 1º lugar foi atribuído à aluna Mariana Vieira Tártaro Silva. Os alunos Adriano Roberto Pereira Monteiro e Bruno Filipe Mouta da Silva Costa arrecadaram o 2º prémio. O Fábio Daniel Pereira Lacerda e o Luís Carlos Pinto Monteiro também subiram ao pódio na 3ª posição. Já no 2º e 3º ciclos foram os alunos Tiago Pereira, Rafael Alexandre Bal-

terejo Silveira e Lucas Mendes Pinheiro que venceram o concurso. O 2º lugar foi entregue a Valdemar Júnior Soares Pereira e o 3º prémio foi para Gustavo Soares Pereira. Recorde-se que, com a realização deste concurso, a Associação para a Defesa do Vale do Bestança pretendeu, entre outros, promover a consciencialização ambiental junto da comunidade escolar; identificar os problemas que afetam negativamente o ambiente em Cinfães; identificar causas e soluções; incentivar projetos de proteção da Natureza e promover hábitos de leitura, de expressão e criatividade junto da comunidade escolar. O concurso teve a parceria da Câmara Municipal de Cinfães, da Escola Secundária Prof. Dr. Flávio F. Pinto Resende, do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto – Cinfães e da Enerbigorne – Projetos de Energia, S.A.

Cinfães combate a vespa das galhas do castanheiro

O

Município de Cinfães, em parceria com a Associação de Defesa e Promoção da Freguesia de Tendais procedeu à largada de insetos parasitoides para combater a praga das vespas das galhas do castanheiro. A ação aconteceu no dia 19 de maio e contemplou duas largadas, uma na freguesia de Tendais e outra em Oliveira do Douro. A Associação de Defesa e Promoção da Freguesia de Tendais, associação ligada diretamente à produção de castanha com a promoção da Feira da Castanha há mais de 15 anos, teve a responsabilidade de identificar os locais para a realização da largada e de acompanhar todo o processo. Em Tendais, a largada aconteceu em Vale Fernandes, junto à estrada municipal de acesso a Sá e Casais. Já em Oliveira do Douro, ocorreu num souto de castanheiros junto à Aldeia de Boassas.

A vespa das galhas do castanheiro ataca as árvores e induz a formação de gomos nas galhas e folhas do castanheiro, provocando a redução do crescimento dos ramos e a frutificação, podendo assim diminuir drasticamente a produção e a qualidade da castanha, além de levar ao declínio e morte dos castanheiros. O controlo da vespa das galhas do castanheiro tem apenas a luta biológica como modo de combate autorizado, sendo realizada exclusivamente através da introdução de um inseto parasitóide específico, o ‘Torymus sinensis’. O Município irá monitorizar o resultado destas largadas e continuará, ao longo dos próximos anos, a garantir os recursos necessários para esta luta. ABR | MAI | JUN 22 | REVISTA MUNICIPAL

29


MAIS DESPORTO

Nespereira F.C. fez a festa do 70º aniversário

Montemuro GranfondO

- A FESTA DO CICLISMO EM CINFÃES

C

infães voltou a fazer a festa do ciclismo! O Montemuro Granfondo regressou no passado domingo, dia 10 de abril e trouxe a Cinfães mais de 1300 ciclistas. Na véspera realizou-se também o Montemuro Granfondo kids, a pensar nos mais pequenos! Mais um fim-de-semana ao mais alto nível para o Concelho de Cinfães que mostra, novamente, que sabe acolher, receber e organizar, atraindo, cada vez mais turistas e visitantes ao território. A prova desafiou os participantes para uma aventura épica que os levou à descoberta da Serra do Montemuro, tocando os céus com uma passagem a 1200 metros de altitude, passando pelos vales do Ardena, Bestança, Cabrum, Paiva e Sampaio até ao rio Douro. O centro da vila de Cinfães foi o local de partida e chegada desta prova que apresentou três distâncias: os 120 km do Granfondo, os 91 km do Mediofondo e os 55 km do Minifondo. Na véspera do evento, o centro da vila de Cinfães

30

REVISTA MUNICIPAL | ABR | MAI | JUN 22

recebeu também a 2ª edição do Montemuro Granfondo Kids. A prova dividiu-se por escalões etários: pupilos (5/6 anos), 1 volta; benjamins (7/8), 2 voltas; iniciados (9/10), 3 voltas; infantis (11/12), 4 voltas, com 1,5Km cada. Paralelamente realizou-se uma caminhada, a pensar nos familiares e acompanhantes dos participantes na prova, pelas ruas pitorescas de Cinfães, com vistas para o rio Douro e uma subida à Floresta, no Ladário. Uma referência também à participação da Escola Profissional de Cinfães responsável pelo repasto dos participantes que tiveram a oportunidade de degustar o típico e saboroso arroz de aba, ficando assim a conhecer um dos ex-líbris da excelente gastronomia cinfanense. No final, o balanço não podia ser mais positivo: os participantes ficaram apaixonados pelas paisagens e pelas gentes acolhedoras de Cinfães, tecendo rasgados elogios a toda a organização e logística da prova, com a promessa de regressarem no próximo ano…

P

erto de 400 pessoas juntaram-se no Pavilhão Municipal de Nespereira, no dia 28 de maio, para a gala comemorativa do 70º aniversário do Nespereira Futebol Clube. Uma noite de festa, emoção e muito orgulho pelos 70 anos ao serviço do desporto e da formação, num longo percurso desportivo marcado por muitas conquistas e vitórias que honram a Freguesia e o Concelho. Esta gala, que contou com a presença do presidente do Município, Armando Mourisco e dos vereadores Carlos Cardoso e Mário Leitão, juntou os atletas das várias modalidades e de todos os escalões etários, os pais dos atletas e familiares, ex-atletas, diretores e ex-diretores, técnicos e ex-técnicos, sócios e simpatizantes do clube. Alguns foram homenageados durante a noite como forma de reconhecimento e agradecimento pelo trabalho, esforço e dedicação ao clube mas o momento alto da gala foi a entrega, por parte da Associação de Futebol de Viseu, da taça de campeões distritais de futsal à equipa masculina sub-11. Foi num ambiente de muita euforia e ao som da claque os Ultras do Olival que os pequenos grandes atletas ergueram orgulhosamente o troféu que ficará para sempre na história do clube.


MAIS DESPORTO

Cinfães reconhecido como

“Município Amigo do Desporto”

C

infães foi novamente reconhecido como “Município Amigo do Desporto”. Esta é a quarta vez consecutiva que o concelho recebe esta distinção que premeia a nível nacional as boas práticas na área do desporto e atividade física. O galardão foi entregue, nos Paços do Concelho, pelo coordenador do programa, Pedro Mortágua Soares. Esta distinção vem reconhecer, mais uma vez, a forte aposta do município de Cinfães na realização de atividades e eventos desportivos, na formação dos mais novos e na diversificação das modalidades desportivas, no apoio às instituições e no investimento realizado nas infraestruturas desportivas, tendo como objetivo claro a melhoria da qualidade de vida e o incremento da prática desportiva. De referir que, o “Programa Município Amigo do Desporto” é avalizado pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, assumindo-se como uma rede de partilha que privilegia a monitorização, o reconhecimento e a divulgação de boas práticas, no âmbito municipal, de desenvolvimento desportivo em Portugal, partindo dos projetos e ações implementados em cada concelho.

Nespereira FC vence a Taça de Juniores “E” e faz a dobradinha

A

equipa de sub11 do Nespereira Futebol Clube fez a dobradinha! Depois da conquista do campeonato distrital de futsal da Associação de Futebol de Viseu, ergueu, no dia 11 de junho, em São Pedro do Sul, a Taça de Juniores “E”, ao vencer ASCRD Casa Benfica por 4-3. Um jogo emocionante que terminou em festa e lágrimas de muita alegria, fechando com chave de ouro esta época desportiva que ficará para a história do Clube e para sempre na memória de todos! Outro momento marcante foi a homenagem efetuada a estes atletas pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia de Nespereira após se sagrarem campeões distritais de futsal. O Salão Nobre da Junta foi o local escolhido para esta cerimónia onde foram entregues as faixas de campeões e uma medalha alusiva a esta conquista. O Município de Cinfães congratula os atletas, treinadores, direção do clube, sócios e simpatizantes, ainda os pais e encarregados de educação dos jogadores, agradecendo o trabalho que desenvolvem e por levarem bem longe o nome de Cinfães! Obrigada. ABR | MAI | JUN 22 | REVISTA MUNICIPAL

31


MAIS DESPORTO

Alunos de Cinfães brilham no

encontro distrital Andebol4kids

Cinfães destaca-se no

encontro regional de Gira-vólei

A

s Escolas Básicas de Oliveira do Douro, de S. Cristóvão de Nogueira, de Santa Isabel, Travanca e de Fonte Coberta, Souselo fizeram-se representar, por duplas de atletas do 4º ano de escolaridade, no Torneio Regional de Gira-Vólei, que teve lugar em Lamego, no passado dia 21 de maio. A dupla da Escola Básica de Fonte Coberta alcançou o terceiro lugar do Torneio Regional de Gira-Vólei Masculino, podendo ainda ser repescada para o Torneio Nacional, a realizar em Castelo de Vide, nos dias 4 e 5 de junho. Mais uma experiência enriquecedora para estes pequenos atletas, que tiveram a oportunidade de praticar as aprendizagens efetuadas nas sessões de Atividade Física e Desportiva e também, de vivenciar momentos de desportivismo e diversão. A realização desta atividade enquadra-se no âmbito do plano anual de atividades municipais para as escolas e no programa de Gira-Vólei, fruto do protocolo com a Federação Portuguesa de Voleibol. As nossas crianças e os nossos professores estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido.

32

REVISTA MUNICIPAL | ABR | MAI | JUN 22

C

infães brilhou no encontro distrital do projeto Andebol4Kids que se realizou no dia 28 de maio, no Estádio Municipal de Castro Daire! O concelho esteve representado por uma equipa masculina da E.B. de Santa Isabel – Travanca e uma equipa feminina, do Centro Escolar de Oliveira do Douro, que venceram 3 dos 4 jogos disputados. No total, a competição contou com 44 equipas, 22 masculinas e 22 femininas, vindas dos concelhos de Armamar, Carregal Do Sal, Castro Daire, Cinfães, Lamego, Mangualde, Moimenta Da Beira, Mortágua, Nelas, Oliveira De Frades, Penalva Do Castelo, Penedono, Resende, São João Da Pesqueira, São Pedro Do Sul, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Tondela, Vila Nova De Paiva, Viseu e Vouzela.

Esta iniciativa insere-se no plano anual de atividades das escolas do 1º Ciclo, fruto de um protocolo entre o Município de Cinfães, a Federação de Andebol de Portugal e a Associação de Andebol de Viseu, através do qual tem sido feita uma aposta junto dos mais novos na prática desportiva e, neste caso concreto, na modalidade de andebol. Um trabalho desenvolvido pelos professores das atividades de enriquecimento curricular, ao longo do ano letivo, na disciplina de atividade física. Uma aposta ganha, não só pelos resultados alcançados, mas, acima de tudo, pelo entusiasmo e desportivismo dos mais novos nestas iniciativas. Parabéns aos alunos e aos professores!


MAIS DESPORTO

Douro Montemuro

Ultra Trail veio para ficar!

C

infães continua a afirmar-se como um destino naturalmente único para o desporto de natureza e de aventura. No passado domingo, 12 de junho, o Concelho acolheu o Douro Montemuro Ultra Trail. Mais de 400 atletas marcaram presença nesta prova organizada pela Associação Desportiva Cinfães a Correr. Uma competição que se realizou pela primeira vez, mas que, a avaliar pelo balanço final, veio para ficar! Constituída pelas provas de 50km, 26km e 18km, o Douro Montemuro Ultra Trail iniciou em Porto Antigo, desafiando os atletas numa magnífica e exigente aventura, onde o rio Douro, o vale do Bestança, a Serra de Montemuro e o Parque do Ladário foram os protagonistas. Um percurso duro mas de uma beleza ímpar, que mostrou e evidenciou, mais uma vez, todo o potencial da

Natureza, do património edificado e do património humano de Cinfães. A prova contou ainda com uma caminhada de 10km, com saída, do centro da vila de Cinfães e que levou os participantes à descoberta da freguesia de São Cristóvão de Nogueira. No final, a opinião dos participantes era unânime: “excelente organização e uns trilhos de cortar a respiração”, com a promessa de regresso na próxima edição! A organização contou com a ajuda de 70 voluntários e a parceria da Câmara Municipal de Cinfães, da GNR de Cinfães, dos Bombeiros Voluntários de Cinfães e das Juntas de Freguesia de Cinfães, Ferreiros de Tendais, Oliveira do Douro, São Cristóvão de Nogueira e Tendais.

Clube Desportivo de Cinfães venceu a

TAÇA PRATA JUNIORES “E”

A

equipa de sub-11 do Clube Desportivo de Cinfães venceu a Taça Prata Juniores “E” da Associação de Futebol de Viseu. A final aconteceu no dia 25 de junho no Estádio Municipal da Pedralva, em Vila Nova de Paiva. O CD de Cinfães venceu por 3-2 à Associação Educação Física Desporto São Pedro Sul. O Município de Cinfães congratula, mais uma vez, os atletas, treinadores, direção do clube, sócios e simpatizantes, ainda os pais e encarregados de educação dos jogadores, agradecendo o trabalho que desenvolvem e por levarem bem longe o nome de Cinfães! Obrigada.

ABR | MAI | JUN 22 | REVISTA MUNICIPAL

33


MAIS FREGUESIAS

Maio Cultural em Nespereira

E

m Nespereira decorreu mais uma edição do Maio Cultural. O presidente da Câmara Municipal de Cinfães passou pela freguesia, no dia 14 de maio, para participar no Mercado Tradicional e assistir às atuações do Rancho Infantil e Escola de Música da Casa do Povo. Ao longo desse fim-de-semana, a Praça do Mercado recebeu dezenas de expositores. Em destaque estiveram os produtos endógenos da Freguesia e do Concelho. A música também foi presença assídua com a atuação de vários grupos da Freguesia. Mas durante o mês de Maio, o cartaz ofereceu várias sugestões! Concurso de pesca à truta, uma gala comemorativa dos 70 anos do Nespereira Futebol Clube, uma caminhada às Mamoas de Chão de Brinco e as comemorações de 25 anos da elevação de Nespereira a vila foram algumas das atividades realizadas. A organização foi da Junta de Freguesia de Nespereira, em colaboração com as várias coletividades locais e o apoio da Câmara Municipal de Cinfães.

Inaugurado

Espaço Multiusos em Vilar de Arca

A

Associação Promotora de Melhoramentos e Defesa dos Interesses do lugar de Vilar de Arca, na freguesia de Santiago de Piães inaugurou, no dia 22 de maio, o espaço multiusos e sanitários. O equipamento, que servirá a população da aldeia, teve o apoio da Câmara Municipal de Cinfães no valor de €8.118,00. Esta obra contou também com o apoio da Junta de Freguesia de Santiago de Piães. Um dia de festa e convívio para a população local que fez questão de marcar pre-

34

REVISTA MUNICIPAL | ABR | MAI | JUN 22

sença no evento. O Município de Cinfães também esteve representado pelo vereador do Desporto, Lazer e Associativismo, Eng. Carlos Cardoso. Constituída em 8 de julho de 1982, a Associação Promotora de Melhoramentos e Defesa do Lugar de Vilar de Arca tem como principais valências o financiamento de projetos educativos, a salvaguarda das tradições da aldeia, a preservação do património histórico e a organização de eventos que promovam o convívio da população.


MAIS FREGUESIAS

Câmara apoia a requalificação de mais um caminho em Tendais

A

Câmara Municipal vai entregar à Junta de Freguesia de Tendais a quantia de €14.250,00 para a realização da obra de repavimentação do Caminho de Fermentãos, onde foi executada a rede de saneamento. Este apoio junta-se ao anteriormente atribuído, na ordem dos 7 mil euros para a requalificação dos caminhos de

Fermentãos de Cá, Fermentãos de Lá e Cimo de Vila. Requalificar as vias municipais e melhorar as acessibilidades internas continua a ser uma das preocupações do executivo que trabalha diariamente para a melhoria da qualidade de vida dos cinfanenses e daqueles que nos visitam.

Travanca voltou a mostrar Tradições e Sabores!

T

ravanca recebeu, de novo, a Feira das Tradições e dos Sabores! O certame aconteceu nos dias 10, 11 e 12 de junho e juntou a gastronomia e o vinho verde, à boa música tradicional, passando pelo desporto e muita animação. Um fim-de-semana em festa com um programa variado e atividades

para todos os gostos. Tasquinhas, uma caminhada, aulas de zumba, um passeio de cicloturismo, insufláveis e vários concertos com os grupos da Terra foram algumas das propostas da Junta de Freguesia de Travanca com o apoio do Município de Cinfães.

Arraial Popular em Tarouquela

T

arouquela viveu o regresso do Arraial Popular e com uma novidade! Este ano foram cinco dias de certame. De 15 a 19 de junho, o polidesportivo de Tarouquela transformou-se para acolher esta iniciativa que aliou a música, ao desporto, passando pelos produtos endógenos do Concelho. O programa foi variado com atividades para todos os gostos e idades! A organização decidiu dedicar cada dia a um público mais específico. Assim, o

dia 16 foi dedicado às crianças, o dia 17 destinou-se à juventude, o dia 18 foi pensado para as famílias e no encerramento, a 19, foi o dia da comunidade. O Arraial Popular foi uma organização da Junta de Freguesia de Tarouquela, em parceria com a Associação Filarmónica, Cultural, Recreativa e Desportiva de Tarouquela e tem o apoio da Câmara Municipal de Cinfães.

ABR | MAI | JUN 22 | REVISTA MUNICIPAL

35


ACONTECEU

Armando Mourisco visita Casa da Zéfinha

A

convite dos proprietários Isabel e Jorge Noronha, o presidente da Câmara Municipal foi conhecer mais um alojamento local, na freguesia de Cinfães. Chama-se Casa da Zéfinha e localiza-se na Calçada do Calvário. Com uma capacidade para 10 pessoas, possui uma vista soberba sobre a vila de Cinfães, tendo como pano de fundo as serras de Montemuro, Marão e Meadas. Um espaço acolhedor, que alia a modernidade à tradição, com uma magnífica luz natural, concebido a pensar no conforto e comodidade dos hóspedes. A Casa da Zéfinha é uma das muitas sugestões que encontra no concelho de Cinfães para uns dias em família ou com os amigos. Se gosta de estar em contacto com a Natureza e de passar tempo ao ar livre, se gosta de percorrer trilhos, descobrir novas aldeias e recantos, se gosta de aventura e de novas experiências venha (re)descobrir Cinfães.

Melhores Verdes 2022: “INSPIR’AR” recebe 4 prémios Verde Honra 36

REVISTA MUNICIPAL | ABR | MAI | JUN 22

A

Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes já elegeu os melhores vinhos verdes de 2022 e um deles é de Cinfães! O concurso promovido anualmente realizou-se em Viana do Castelo, no Teatro Municipal Sá de Miranda e voltou a distinguir o vinho “INSPIR’AR”, com a atribuição do prémio Verde Honra em 4 categorias: - Vinho Verde Branco – INSPIR’AR Branco Escolha 21 - Vinho Verde Avesso – INSPIR’AR Avesso 21 - Vinho Verde de Casta – INSPIR’AR Arinto 21 - Colheita ≤ 2019 – INSPIR’AR Grande Escolha Avesso 2019 O presidente Armando Mourisco dá os parabéns aos produtores, congratulando-se por este reconhecimento que orgulha o Município e atesta a excelência do vinho verde produzido no Concelho.


ACONTECEU

Mais de 100 participantes

Q

em Passeio UMM à descoberta de Cinfães

uarenta viaturas todo o terreno da marca UMM e 127 aficionados vindos de vários pontos do país juntaram-se em Cinfães, no passado dia 7 de maio, para um passeio turístico à descoberta do concelho. A iniciativa realizou-se no âmbito da comemoração do 10º aniversário da empresa Peças UMM, com sede em Cinfães e contou com as presenças do vereador do Desporto e Turismo do Município de Cinfães, Carlos Cardoso e do presidente do Clube UMM, Norberto Liberato. O dia começou cedo, com uma receção nas instalações da empresa, de

A

onde partiram rumo à aventura e descoberta do concelho de Cinfães. Passaram por Sanguinhedo, Vila Viçosa e Marcelim, onde visitaram o Observatório da Natureza, seguindo depois até ao S. Pedro. A jornada terminou com um jantar na vila de Cinfães, onde os participantes tiveram a oportunidade de saborear o melhor da gastronomia cinfanense e degustar o vinho verde de excelência do Concelho. A beleza paisagística do Concelho e a hospitalidade dos cinfanenses também contribuíram para o sucesso deste evento.

“Ser bombeiro por um dia” aconteceu em Nespereira

Praça do Mercado, na freguesia de Nespereira transformou-se na tarde do passado sábado, 21 de maio, para acolher a atividade “Ser Bombeiro por 1 Dia” promovida pelos Bombeiros Voluntários de Nespereira. A iniciativa integrou a programação do Maio Cultural e contou com a participação do vereador da Proteção Civil, Carlos Cardoso. Uma iniciativa a pensar, especialmente, nas crianças e nos jovens com o objetivo de dar a conhecer o papel do bombeiro e a sua importância para a

comunidade, tentando motivá-los para o voluntariado e para esta causa. Os mais novos tiveram a oportunidade de conhecer e interagir com vários equipamentos, aprender os procedimentos de segurança em caso de incêndio e assistir a uma demonstração de veículos, com direito a entrar numa viatura de combate a incêndios. Uma tarde de aventura que juntou a aprendizagem à brincadeira, numa experiência que certamente ficará na memória de todos os participantes.

ABR | MAI | JUN 22 | REVISTA MUNICIPAL

37


AVISOS / EDITAIS

EDITAL MÁRIO LUÍS CORREIA DA SILVA, Presidente da Assembleia Municipal de Cinfães TORNA PÚBLICO, para efeito do disposto no artigo 56º da Lei 75/2013, de 12 de setembro, que a Assembleia Municipal, na reunião realizada em 29 de abril de 2022, tomou as seguintes deliberações: Apreciação e votação do Relatório de Gestão e Documentos de Prestação de Contas do ano de 2021, termos da alínea l) do nº 2 do art.º 25º do Anexo I da Lei nº 73/2013, de 3 de setembro. Aprovado por maioria, com vinte e um votos (21) a favor e onze (11) abstenções. Apreciação e votação da adenda ao contrato-programa a celebrar com a Empresa Municipal “Quinta de Tuberais – Ensino Profissional de Cinfães E.M. Unipessoal, Ld.ª”. Aprovado, por unanimidade. Apreciação e votação da proposta de atribuição de suplemento de penosidade e insalubridade. Aprovado, por unanimidade. Apreciação e votação da proposta apresentada pela Câmara Municipal para emissão de declaração de relevante interesse municipal do projeto de agroturismo, nos termos da alínea a) do n.º 3 do artigo 25º do Decreto-Lei n.º 73/2009, de 31 de março, com a redação que lhe foi dada pelo D.L. nº 199/2015, de 16 de setembro. Aprovado, por unanimidade, considerar de relevante interesse municipal o projeto de “produção e comercialização em modo biológico de fruta e produtos da colmeia de qualidade extra” e à construção de um empreendimento de turismo no espaço rural na modalidade de Agroturismo na Quinta da Capela, Rua de Santa Justa, Freguesia de Santiago de Piães, Concelho de Cinfães. Apreciação e votação da proposta de arrendamento do Pavilhão Industrial implantado no Lote 3 e 4 do Centro Empresarial e Tecnológico de Cinfães. Aprovado por maioria, com dezanove votos (19) a favor e treze (13) abstenções, a proposta de arrendamento do Pavilhão Industrial edificado nos lotes 3 e 4 pelo valor anual de 9.000,00 € pago em duodécimos de 750,00 €, com um período de carência de 12 meses, podendo ser prorrogado até ao máximo de 36 meses. Estas deliberações foram aprovadas em minuta para produzirem efeitos imediatos. E para constar e devidos efeitos se passou este e outros de igual teor que vão ser afixados nos lugares de estilo. Paços do Concelho de Cinfães, 29 de abril de 2022 O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL Mário Luís Correia da Silva

EDITAL MÁRIO LUÍS CORREIA DA SILVA, Presidente da Assembleia Municipal de Cinfães TORNA PÚBLICO, para efeito do disposto no artigo 56º da Lei 75/2013, de 12 de setembro, que a Assembleia Municipal, na reunião realizada em 30 de junho de 2022, tomou as seguintes deliberações: Apreciação e votação da consolidação de contas do Município de Cinfães com a Empresa Municipal “Quinta de Tuberais - Ensino Profissional de Cinfães, E.M. Unipessoal, Lda.”. Aprovado por maioria, com vinte e dois votos (22) a favor e nove (9) abstenções. Designação de quatro pessoas para integrarem a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo, na modalidade alargada, nos termos da alínea l) do art.º 17º da Lei nº 147/99, de 1 de Setembro. Foram designados, por unanimidade, Joana Micaela Sequeira Soares, Liliana Sofia Pereira Ferreira, Raquel Sofia Barreto Ribeiro e Filipe Torcato da Silva Soares. Estas deliberações foram aprovadas em minuta para produzirem efeitos imediatos. -E para constar e devidos efeitos se passou este e outros de igual teor que vão ser afixados nos lugares de estilo. Paços do Concelho de Cinfães, 30 de junho de 2022 O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL Mário Luís Correia da Silva

38

REVISTA MUNICIPAL | ABR | MAI | JUN 22


CONTACTOS ÚTEIS Câmara Municipal T: 255 560 560 F: 255 560 569 Segunda a Sexta 09:00 às 17:00 Biblioteca Municipal T: 255 563 041 Segunda 14:00 às 17:00 Terça a sexta 10:00 às 13:00 14:00 às 17:00 Sábado 09:00 às 13:00 Loja de Turismo T: 255 561 051 Segunda 14:00 às 17:00 Terça a sexta 10:00 às 13:00 14:00 às 17:00 Sábado e domingo 14:30 às 17:30 Museu Serpa Pinto T: 255 560 571 Horário Segunda a sexta 10:00 às 13:00 14:00 às 17:00 Comissão de Proteção de Crianças e Jovens T: 255 563 584 Banco Local de Voluntariado T: 255 560 560 Gabinete de Inserção Profissional de Cinfães T: 255 563 248 F: 255 562 254 Horário Segunda a Quinta 10:00 às 13:00 14:00 às 16:00 Gabinete de Inserção Profissional de Fornelos T: 969 657 685 / 255 640 612 Horário Segunda a sexta-feira 09:00 às 12:00

Diretor Presidente da Câmara Municipal de Cinfães Enfº Armando Mourisco Coordenação Gabinete de Imprensa da Câmara

Municipal de Cinfães Dr.ª Mafalda Brochado Redação/ Fotografia/Revisão Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Cinfães Dr.ª Mafalda Brochado

13:00 às 17:00 Centro de Interpretação do Vale do Bestança Terça a sexta 14:00 às 17:00 Sábado e domingo 14:30 às 17:30 Piscina Descoberta T: 255 560 574 Piscina Coberta T: 255 560 575 Ecocentro T: 939 559 160 CTT T: 255 560 000 Bombeiros Voluntários Cinfães T: 255 561 567 Bombeiros Voluntários Nespereira T: 256 955 445 G.N.R. Cinfães T: 255 560 070 Souselo T: 255 690 030 Centro Saúde de Cinfães T: 255 561 275 Escola Profissional de Cinfães T: 255 560 080 Farmácias Vieira Marques T: 255 561 211 Farmácia Nova de Cinfães T:255 561 016 / 912 657 821 Farmácia Correia T: 255 561 407 S. Cristóvão T: 255 561 411 Souselo T: 255 696 127 Nespereira T: 256 955 159 Moimenta T: 255 649 611 Santiago de Piães T: 255 649 997 Visite-nos em www.cm-cinfaes.pt E-mail: geral@cm-cinfaes.pt

Design Gráfico/Paginação Webfarol® Impressão Invulgar Artes Gráficas S.A.

Propriedade Periodicidade Câmara Municipal de Cinfães Trimestral Telefone: +351 JANUARY 255 5602014 560 |PERTAMAGZ Tiragem Fax: +351 255 560 569 4 000 exemplares Website: www.cm-cinfaes.pt Depósito legal Distribuição - Gratuita N.º5804/84


Telefone: +351 255 560 560 Fax: +351 255 560 569 Website: www.cm-cinfaes.pt


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.