FEIJÓ através dos tempos
DIA INTERNACIONAL DOS ARQUIVOS
9 JUNHO 2020
ARQUIVO FORA DE PORTAS
PARQUE DA PAZ
Parque da Paz O Parque da Paz é um espaço de lazer, considerado o grande pulmão da cidade, concebido pelo Arquiteto Sidónio Pardal. Com 60 hectares de relvados extensos e caminhos que serpenteiam um lago artificial, é um local de grande beleza natural que proporciona o contacto com variada fauna e flora. Espaço onde se pode reencontrar a natureza, passear, brincar, praticar desporto e apreciar a arte na escultura de José Aurélio, o Parque da Paz é uma referência incontornável em matéria de parques urbanos no concelho.
Capa: Vista aérea do início dos trabalhos de modelagem dos terrenos para a obra de construção do parque, Fotografia, 1996. Arquivo Histórico Municipal de Almada, Câmara Municipal de Almada, n.º 8336.
Vista de pormenor da fauna e lago artificial do parque instalado na bacia deVale de Mourelos, antigo esteiro do rio Tejo, Postal, 2012. Arquivo Histórico Municipal de Almada, Câmara Municipal de Almada, n.º 6881.
Pormenor paisagístico do extenso espaço verde na área central do parque utilizado para lazer e desporto, Fotografia, 2000. Arquivo Histórico Municipal de Almada, Câmara Municipal de Almada, n.º8342.
Anos 80
Vista aérea dos terrenos do Parque da Paz antes da sua construção, Fotografia, 1988. Arquivo Histórico Municipal de Almada, Câmara Municipal de Almada, n.º 8334.
Vista aérea do Bairro do Chegadinho junto aos terrenos onde nasceu o Parque da Paz, Fotografia, 1988. Arquivo Histórico Municipal de Almada, Câmara Municipal de Almada, n.º 8390.
Construção
Vista aérea do início dos trabalhos de modelagem dos terrenos para a obra de construção do parque, Fotografia, 1996. Arquivo Histórico Municipal de Almada, Câmara Municipal de Almada, n.º8335.
Obras de construção do lago artificial do parque e da área envolvente, Fotografia, 1999. Arquivo Histórico Municipal de Almada, Câmara Municipal de Almada, n.º 8337.
Enquadramento atual Vista aérea pormenorizada do lago artificial e da parte central do parque, em fundo, a zona comercial instalada em Vale de Mourelos, Fotografia, [2008?]. Câmara Municipal de Almada.
Vista aérea com o enquadramento do parque na malha urbana do Feijó e da cidade, Fotografia, [2008?]. Câmara Municipal de Almada.
Escultura “Monumento à Paz” implantada no também conhecido por Parque da Cidade de Almada, Postal, [2004?]. Arquivo Histórico Municipal de Almada, Câmara Municipal de Almada, n.º 6692.
Pormenor de um percurso pedestre no parque, construído com a reutilização de materiais em pedra de granito e xisto provenientes de demolições de edifícios, Fotografia, 2001. Arquivo Histórico Municipal de Almada, Câmara Municipal de Almada, n.º8338.
Pormenor do lago artificial com muro de suporte em pedra de granito e xisto, materiais provenientes de demolições de edifícios, Fotografia, 2000. Arquivo Histórico Municipal de Almada, Câmara Municipal de Almada, n.º 8343.