Almada Boletim Municipal nº 234 - janeiro 2017

Page 28

DOSSIÊ BOLETIM ALMADA 234 JAN 2017 20

Reservatório do Raposo, Caparica

EM 2017

SMAS INVESTEM OITO MILHÕES DE EUROS A renovação das infraestruturas de água e saneamento e a sustentabilidade ambiental, garantindo a satisfação das necessidades dos utentes são algumas das prioridades dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento Em 2017, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Almada prosseguem com os trabalhos inerentes à gestão integral do ciclo urbano da água e projetos de modernização e eficiência em curso. Com um orçamento global de quase 30 milhões de euros, e um investimento previsto de cerca de oito milhões de euros, conheça algumas das principais ações planeadas.

MODERNIZAÇÃO E REABILITAÇÃO Além das obras de modernização e reabilitação dos reservatórios do Cassapo, do Raposo, do Feijó e do Pragal, será concluído o projeto de modelação e traçado das adutoras com origem em Vale Milhaços e em Corroios e destino aos reservatórios do Feijó, do Raposo, do Monte de Caparica, do Lazarim e do Pragal, promovendo a eficiência do sistema «em alta». Serão lançadas novas obras de reabilitação de equipamentos das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Portinho do Costa e da Mutela. Também será concluída a renovação das redes de água e saneamento em Almada e na Caparica. Em perspetiva está também a preparação de candidaturas a fundos comunitários do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, para a reabilitação e modernização de equipamentos e construção de redes para a Estação Elevatória da Costa da Caparica, as redes da Banática e Porto Brandão, a segunda fase da ETAR do Valdeão, e diversas áreas de eficiência energética.

AMBIENTE E INOVAÇÃO No âmbito da sustentabilidade será iniciada a produção de energia por cogeração da ETAR da Quinta da Bomba e serão promovidos programas de redução de energia em grandes equipamentos, pela substituição por equipamentos mais eficientes e pela adequada manutenção preventiva. Também o projeto ambiental Beba Água da Torneira, «eu bebo», continuará a ser alargado ao cidadão com sítio/blogue para adesão. No domínio da inovação os SMAS vão continuar a desenvolver os seguintes projetos: - ARUT (Reutilização de Águas Residuais Urbanas Tratadas), com arranque dos novos sistemas de desinfeção na Quinta da Bomba e Valdeão, priorizando a reutilização de águas tratadas nos processos e espaços das ETAR; - iAFLUI (Iniciativa para o Controlo de Afluências Indevidas), que prosseguirá também nas redes drenagem de águas residuais e pluviais; - iPerdas (Iniciativa Nacional para o Controlo Eficiente de Perdas), com a criação de zonas de medição e controlo e gestão das pressões no sistema; - Proteus (Adaptative microfluidic and nano-enabled smart systems for water quality sensing), com instalação de vários protótipos nas redes.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Almada Boletim Municipal nº 234 - janeiro 2017 by Câmara Municipal de Almada - Issuu