CIRURGIA PROSTÁTICA: Técnicas e Truques

Page 59

Cirurgia Prostática: Técnicas e Truques

O acesso transvesical é vantajoso quando há patologias vesicais associadas, como cálculos vesicais maiores que 2 centímetros, que dificultam o tratamento via transuretral e a necessidade correção de divertículo vesical clinicamente significante12. Além disso, é boa opcão para pacientes com anquiloses graves na articulação coxo-femural, que impedem o correto posicionamento na mesa cirúrgico para realização de tratamento via transuretral10. Nos casos de cirurgia aberta em que a próstata possui lobo mediano volumoso, muitos cirurgiões preferem o acesso transvesical do que o retropúbico devido à visualização ao meatos ureterais que são muito próximos à loja prostática.

Técnica cirúrgica Técnica aberta de prostatectomia transvesical padronizada e realizada no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. A padronização para a cirurgia inicia-se no preparo na véspera da cirurgia e consiste na anestesia , na técnica e nos cuidados pós-operatórios. Preparo do paciente Jejum seis horas antes da cirurgia, fleet enema e tricotomia. Tipagem sanguínea e reserva de concentrado de hemácias. Na sala de cirurgia Raquianestesia, antibioticoprofilaxia com 1 grama de cefalosporina de primeira geração ou 1 grama de cefalosporina de terceira geração, caso esteja em uso de sonda por retenção urinária. Posicionamento em decúbito dorsal horizontal com ligeira extensão do dorso. Quando em uso de sonda vesical, antes da retirada, são instilados 200ml de solução de soro fisiológico e povidine tópico. Técnica cirúrgica UÊ Ì ÃÃi«Ã >Ê`>Ê«i iÊV ÊV ÀiÝ ` iÊ> V V Ê ÕÊà ÕXK Ê`iÊ« vidine alcoólica. Incisão da pele e subcutâneo por incisão suprapúbica transversal de 6 a 8 centímetros de extensão. Abertura da aponeurose

60


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.