jn SEGURANÇA
| 14 | Jornal de Navegantes
Coluna VISÃO MARCELO VOLTOLINI Empresário Ótica BELA IRIS
Heterocromia & Anisiocoria A heterocromia é pouco conhecida devida sua raridade, afinal, não é sempre que vemos uma pessoa com a cor da íris de um olho diferente do outro, mas acontece e quando ocorre por anomalia genética, está relacionada somente por um distúrbio de coloração, e o portador tende a ter olhos azuis e marrons, e quando oriunda por síndrome o portador tem mais chances de ficar com os olhos verdes e marrons. Existem três tipos de heterocromia ocular: Completa, Setorial e central, porém a mais comum é a setorial, que consiste numa diferença de coloração numa parte da íris de um dos olhos minimizando o contraste entre eles e em alguns casos, apenas pequenos pontos de outra cor. Para muitos esta situação incomoda a sua estética, e para resolver, ou pelo menos amenizar utiliza-se lentes de contato coloridas. Algumas pessoas tentaram a cirurgia de correção transplantando uma íris artificial, porém, mesmo nos tempos de hoje é desaconselhável devido alto risco de complicações pós-cirúrgica. Outro fator curioso é a anisocoria, ainda mais rara e normalmente desencadeado por algum trauma ocular ou em um dos hemisférios do cérebro, é percebida quando a pupila (orifício da íris) fica permanentemente dilatada e dolorosa. David Bowie ficou mundialmente conhecido como o “Camaleão do Rock” por ter uma pupila maior que a outra devida uma suposta briga na infância e, contudo sua íris pareceu mudar de cor vide a imagem a seguir.
Navegantes, 16 de Junho de 2017
:::FURTO:::
Gado é apreendido pela Cidasc e Polícia Civil
A
Polícia Civil recebeu denúncia do furto de gado esta semana. Os animais foram recuperados em Guabiruba. A Polícia Civil também cumpriu mandado de busca e apreensão num sítio localizado na Rua Professor Francisco José Baron, bairro Meia Praia. Ali acionou a Cidasc e apreendeu outras 15 cabeças de gado sem brincagem. “Sem o brinco, os animais foram apreendidos, pois não têm procedência e podem contaminar os bovinos catarinenses”, comenta
o delegado Rodrigo Coronha. No sítio, além do gado, a Polícia Civil descobriu que o local está em um terreno invadido. Ali também encontraram uma motocicleta com vestígios de adulteração. A Celesc compareceu para cortar um gato que puxava energia para o sítio. O proprietário do local A.A.C foi indiciado pela polícia e pode responder também por crime ambiental. No local, uma moto serra de procedência duvidosa foi apreendida.
Divulgação/JN
Gado. Animais sem brincagem foram apreendidos
:::SAMU:::
Servidor é preso com arma de fogo Divulgação/JN
Arma. Revólver e munições foram apreendidos pela PM
Servidor público do Samu foi preso pela Polícia Militar na noite de segunda-feira (12), no bairro São Pedro. Segundo denúncia, ele ameaçava um colega de trabalho com um revólver calibre 32. Quando a PM chegou, ele apontou a arma para os policiais em determinado momento e ainda fez um disparo para o alto. O objetivo era intimidar a
guarnição. Ele ainda tentou fugir por um terreno dos fundos de onde estava, na Rua 26 de Agosto, quando, sem saída, investiu contra os policiais. Os policiais o algemaram e deram voz de prisão em flagrante. O servidor do Samu e a arma utilizada foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil. A prisão aconteceu por volta das 23 horas.