edição do dia 24

Page 1

Jornal de Navegantes

jornaldenavegantes

www.jornaldenavegantes.com.br

Semanal - Distribuição Gratuita - Ano 13 - Edição 680 - Navegantes, 24 de Setembro de 2021 - Circulação Navegantes e Região

47 98834-7927

SAÚDE

Filas na chuva

DIVULGAÇÃO/JN

Moradores ficam na chuva para conseguir atendimento médico na UBS do bairro São Paulo. Pág. 5

Invista com o Sicredi.

Aqui seu investimento rende mais do que dinheiro. Fale com seu gerente ou acesse sicredi.com.br/investimentos

SAC - 0800 724 7220 / Deficientes Auditivos ou de Fala - 0800 724 0525. Ouvidoria - 0800 646 2519. Consulte disponibilidade com a sua cooperativa.

Por que investir com a gente?

Só aqui seu dinheiro rende: Crescimento Temos um amplo portfólio e atendimento personalizado. Segurança Somos uma instituição financeira com mais de 115 anos. Praticidade Nosso aplicativo permite controle total dos seus investimentos. Desenvolvimento Reinvestimos na sua região, impulsionando a economia local.


| 2 | Jornal de Navegantes

Navegantes, 24 de Setembro de 2021

JN OPINIÃO

:::EDITORIAL:::

N

Reclame aqui!

O povo sofre

ão dá para acreditar que Navegantes caiu no golpe mais uma vez, como dizem os adolescentes desta nova geração. Sim, meu caro amigo, o povo tentou mudar nas urnas e votar na transformação, porém, foi enganado ainda mais, porque quem sabe fosse algum outro candidato, poderíamos estar em uma situação melhor. E aqui não estamos falando somente do prefeito não. É trágico pensar que dos dez vereadores eleitos, apenas dois se salvam por não serem comprados pelo governo e exercerem sim o papel de vereador, que é o de fiscalizar. Os demais, são todos comprados, porque é impossível que eles não estejam vendo o que anda acontecendo em Navegantes. Deve ser tanta troca por cargo comissionado que queremos ver o que acontecerá com estas pessoas em 2025, já que provavelmente ficarão todos sem emprego porque aceitaram compactuar com atitudes que vão contra o povo. Enquanto houver essa troca de interesses, a população continua sofrendo com a saúde pública, passando horas embaixo da chuva para conseguir tomar uma única vacina ou meses esperando por um exame e medicamento. Sem falar nas crianças

que sequer receberam o kit de material escolar esse ano, os motoristas que tiveram prejuízo quando saíram com seus veículos nas ruas de Navegantes, os postos de saúde precários, sem uma reforma digna e no atendimento em determinados espaços públicos. Não há sequer apoio para o esporte no município. Ao invés de investir em projetos sociais para as crianças, com profissionais que estão dispostos a ensinar o esporte, ficam desperdiçando dinheiro público. A cidade parece que está jogada aos quatro cantos. Até quando? Enquanto o povo continua sofrendo, o prefeito e os vereadores andam por aí tirando foto para postar nas redes sociais como se tudo estivesse mil maravilhas. Sem contar no exemplo na própria Presidente da Câmara que ao invés de estar cumprindo horário de trabalho na escola em que é efetiva, estava semana passada lá tirando selfie com o Governador. Não sei de quem foi a ideia de fazer uma campanha como se viver aqui fosse uma beleza. Até pode ser, para eles que não usam o SUS e os filhos estudam em escola particular. Como diz um morador, esses aí não devem nem sonhar com a reeleição, porque será muito se ficarem até 2024.

O Jornal de Navegantes está presente no Facebook, Instagram e WhatsApp para receber sua denúncia, troca de informações ou elogios referente ao nosso município. Envie seu vídeo, foto

ou sugestão para o número (47) 99138-2406 e faça parte do nosso canal de notícias. Facebook: Jornal de Navegantes Instagram: @jornaldenavegantes

AJUDA No dia das crianças, moradores do bairro Meia Praia estão planejando realizar uma festa para os pequenos. Quem

quiser doar algum item para a produção de um bolo, pode entrar em contato no telefone (47) 999313155.

:::SINE:::

Confira as vagas disponíveis no SINE de Navegantes

A

agência do Sistema Nacional de Empregos (SINE) de Navegantes, que funciona no prédio da Prefeitura, no horário das 7h às 13h, informou as vagas disponíveis para essa semana. Os candidatos devem comparecer no SINE, tendo em mãos, a carteira de trabalho, identidade e CPF. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail sine@navegantes. sc.gov.br

DIVULGAÇÃO/JN

Confira as vagas: Auxiliar de marcenaria Agente de comércio exterior Agente de vendas de serviços Ajudante de motorista Atendente de cafeteria Atendente de farmácia – balconista Auxiliar de cozinha Auxiliar de expedição Azulejista Carpinteiro Consultor de vendas Costureira em geral Designers de interiores

Jornal de Navegantes Geraldo José Borba, nº 1176 - Meia Praia - Navegantes-SC

®

Líder de obras Fonoaudiólogo geral Garçonete Garçom Inspetor de alunos (exclusiva para Pessoa com Deficiência) Montador de móveis de madeira Motorista entregador Pedreiros Revisor têxtil Servente de obras Serralheiro Vendedor interno.

Jornal de Navegantes jornalismo Ltda. CNPJ: 14.764.691/0001-04 O Jornal de Navegantes é Marca Registrada no INPI Proc. Nº 900734191 (Santa Cruz Marcas e Patentes).

Sócio-diretor: Rodrigo de Andrade Vieira rodrigo@jornaldenavegantes.com.br Sócio-diretor: João Paulo Ferreira

Tiragem: 5.000 Impressão: Perfil Gráfica

Comercial: 47 98834-7927 rodrigo@jornaldenavegantes.com.br


Navegantes, 24 de Setembro de 2021

JN POLÍTICA

Desperdício

Enquanto Navegantes segue afundando nas áreas da Saúde e Educação, principalmente, o prefeito Liba anda plantando árvores pela cidade. Tudo bem que é algo relevante, porém, quando não se tem mais nada importante para fazer, o que não é o caso daqui, até porque os moradores não vão viver de sombra fresca e oxigênio, né, prefeito? Enquanto ele plantava uma árvore, alguma criança ficava sem atendimento médico, porque faltam profissionais para atendimento. Lamentável!

Jornal de Navegantes | 3 |

O pior de todos?

Andam dizendo por aí que se tivesse concurso para escolher o pior prefeito que Navegantes já teve, o atual seria o campeão. Os comentários de que ele não sabe nada de administração pública vão longe. Porém, se não tem conhecimento nenhum sobre política, o que levou a disputar as eleições? Será que tem a ver com um dos melhores amigos dele, o qual está crescendo bastante no município?

Vantagens?

Tem um dos amigos do prefeito, o qual não iremos citar nomes por questões de ética, mas, todos já devem imaginar quem é, que está subindo dois degraus de cada vez, ao invés de ir de um em um. No seu ramo, há pessoas que levam anos para adquirir algo e esse já está bem a frente. Será que é mais um que está conseguindo vantagens com a prefeitura e tudo está sendo liberado para ele? Os demais, que são da mesma área, deveriam ficar de olho nisso!

Seguir exemplo

Os demais Vereadores deveriam seguir exemplo do Vereador Jonas e cumprir as fiscalizações em Navegantes. O vereador está, nesta semana, fiscalizando a saúde. Imagine se cada um pegasse uma área e fosse buscar respostas e ouvir a população? Em pouco tempo as pessoas teriam respostas e tudo iria melhorar. Mas, fazer isso pode afetar quem eles não querem e por isso preferem continuar fazendo nada e ganhando alto.

]

Fez o que?

Os moradores estão dizendo por aí que os vereadores Gabriel e Lu até agora não fizeram uma fiscalização sequer no município e menos ainda ouviram a voz daqueles que o elegeram. Ou melhor, dizem que eles escutam somente quem querem. Seletividade é o nome, não é mesmo?

Só existe Gravatá?

Pelo que dá para entender, aos olhos do prefeito Liba, Navegantes se restringe apenas ao bairro Gravatá. Enquanto o povo fica na fila, embaixo da chuva, no Posto de Saúde do bairro São Paulo, Liba abriu um processo licitatório para reformar a do Gravatá, que é uma Unidade praticamente nova, em comparação com outras. O povo do Gravatá anda sendo bem privilegiado pelo jeito e o resto da população continua sofrendo. Mas, isso já era de se esperar, não é mesmo?

Dando um banho

Dá para trocar? Outro assunto que os navegantinos andam falando é se dá para trocar o

vice pelo prefeito. Wancarlos anda sendo elogiado pelo povo, porque marca presença nos eventos, fala com os moradores e está sempre disposto. Ao contrário do que comentam sobre o Liba, que chegam a dizer que ele não faz ideia do que está fazendo na Prefeitura.

Terminaram os estudos?

Os Vereadores de Itajaí estão dando um banho aqui nos de Navegantes. Lá eles estão realizando o trabalho de Vereador, fiscalizando, indo para cima, o que é totalmente o contrário daqui. Em Navegantes, eles só faltam lamber o chão que o prefeito pisa, porque puxar o saco dele já fazem até dizer chega. Daqui a pouco vão se dividir para um levar o café e dar na boca do prefeito, outro vai ser o motorista, outro vai ajudar ele a se vestir e por aí vai...

Já estamos em setembro, ou seja, já são nove meses que a nova administração assumiu Navegantes. A pergunta que todos se fazem é se finalmente eles terminaram os inúmeros estudos que fazem. O povo não quer saber de estudos e sim de ver a mão na prática. Já deu de estudar, né?

Doce ilusão

Em junho, nossa equipe questionou a Secretaria de Comunicação a respeito do trânsito que ficou na Via Portuária desde as mudanças que fizeram no Binário do Aeroporto. No mesmo mês, ela informou que seria aberto um trevo alemão, em frente à Rua Gracilides, e só estavam esperando o material necessário chegar. Será que o tal material pegou trânsito e ainda não conseguiu chegar em Navegantes ou foi mais uma que tentaram falar para enganar o povo? Até porque as filas não diminuíram e o trânsito ali continua caótico nos horários de maior movimento.

Se tem algo que os eleitores de Navegantes foram nessa última eleição, são iludidos. Votaram convictos na mudança e ela até ocorreu, porém, totalmente o contrário do que se esperava. Legislativo e Executivo andando mais agarrados que bebê quando nasce na mãe. Oposição somente com dois vereadores não se irá conseguir muito resultado. É de sentir vergonha!

Pegou trânsito?


| 4 | Jornal de Navegantes

JN GERAL

Navegantes, 24 de Setembro de 2021

:::DENÚNCIA:::

Telefones não funcionam nas repartições públicas de Navegantes

N

os últimos dias, moradores de Navegantes estão entrando em contato com a equipe do Jornal de Navegantes questionando o atendimento por telefone nas repartições públicas do município. Segundo um dos moradores, não há horário para o atendimento via telefone, pois, ele liga durante todo o dia e não consegue contato. “Parece que fazem a gente de bobo, porque colocam um horário de trabalho, mas nós podemos passar o dia inteirinho pendurado no telefone que eles não atendem”, questiona. Outro morador diz

que passou dois dias tentando ligar para a Prefeitura Municipal e não conseguiu contato. “Depois de tentar inúmeras vezes por telefone, não consegui e decidi ir até lá. Mas, não dá para ficar indo pessoalmente todo dia na Prefeitura, até porque estamos ainda em pandemia e o telefone está lá para eles atenderem ou estão sendo pagos para ficar sentado olhando o telefone tocar?”. Entramos em contato com a Secretaria de Comunicação do Município para saber sobre a situação e os horários de atendimento. A mesma informou que o horário da Prefeitura é das 13h às 19h.

DIVULGAÇÃO/JN

Treinamento sobre transfusão de sangue

C

om o objetivo de apresentar os principais processos sobre solicitação e transfusão de sangue e hemocomponentes, o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, no município de Navegantes, realizou essa semana um treinamento para profissionais de Enfermagem da entidade. Segundo informações o treinamento foi realizado pela enfermeira, Tatyana Mathiola, que no início de 2021 participou da capacitação no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) de Blumenau, para que assim fosse implantado este procedimento no Hospital. O curso, que contou com a participação de

todos os profissionais de Enfermagem dos setores que integram o Hospital (Pronto-Socorro, Internação, Centro Obstétrico e Cirúrgico), repassou orientações quanto aos documentos que são necessários para solicitação do sangue e hemocomponente, bem como todos os procedimentos a serem realizados para o recebimento e transfusão. A direção do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes destaca que “a parceria com o Hemosc trará importantes avanços ao município, pois com isso diminuímos a nossa necessidade em transferência para outra instituição, oferecendo mais segurança aos pacientes e profissionais”.


Navegantes, 24 de Setembro de 2021

JN GERAL

Jornal de Navegantes | 5 |

:::SAÚDE:::

N

Moradores ficam na chuva em fila no bairro São Paulo

as primeiras horas da manhã da última sexta-feira, dia 17, recebemos imagens de moradores que estavam aguardando na fila em frente da Unidade Básica de Saúde do bairro São Paulo para conseguir atendimento médico. Segundo informações, a situação ocorre toda sexta-feira para liberação de senhas, com objetivo de marcar consultas, pois, poucas senhas são liberadas e os moradores acabam não conseguindo o atendimento. Conforme um morador, o qual pediu para não ser identificado, G.F.S, a situação já foi divulgada nas redes sociais para conseguir que a Secretaria de Saúde faça algo para mudar, porém, não tiveram retorno. “Toda semana é a mes-

ma cena, pessoas nas filas desde a madrugada para tentar marcar um médico, só que para conseguir tem que chegar aqui antes das 5h da manhã, se não já perde a vez”, diz. Ainda conforme o morador, nem todos conseguem permanecer na fila, pois precisam ir trabalhar e levar as crianças para as escolas e creches. “Não tem como ficar aqui até quase 9h da manhã para conseguir um médico. As crianças precisam ir para escola e quem vai levar eles? E já está difícil para conseguir trabalho, não tem como ficar faltando para tentar marcar uma consulta”, explica. Os moradores questionam a situação da Saúde no município e os motivos para falta de profissionais médicos nas Unidades

Básicas de Saúde. “Não dá para marcar um médico no hospital, porque lá é somente casos mais graves, eles não vão fazer uma consulta de dentista e nem de ginecologista ou pré-natal. Tem que ser aqui no posto e a criança nasce e não conseguimos marcar um médico”, dizem. Para os moradores do bairro São Paulo, a situação é difícil, pois é necessário aguardar fora da Unidade Básica devido os protocolos de segurança da pandemia e em dias de chuva, todos ficam molhados enquanto aguardam. “Não tem mais quem a gente chamar, porque eles lá da Prefeitura não querem saber de nós. Um dentista é difícil de conseguir aqui no posto e para pagar a gente não tem condição. Ou ficamos aqui embaixo do sol ou da

chuva, não tem outro jeito, mas isso é humilhação”, enfatiza outro morador. Entramos em contato com a Secretaria de Comunicação e a mesma informou que “a UBS São Paulo conta com 3 médicos, que atende a população dos bairros São Paulo e São Domingos I. As agendas são abertas conforme instruído pela Secretaria da Saúde. A respeito das filas,

não temos controle sobre o horário em que as pessoas se dirigem à unidade. No dia do último agendamento, ainda sobraram vagas, para posterior agendamento. A quantidade de vagas distribuídas são para duas equipes (em torno de 100/120 vagas), com duração de 15 dias, para clínico geral (pacientes sem queixas maiores, ou de rotina). As agendas de pacientes

prioritários (gestantes, hipertensos, diabéticos, doenças crônicas em geral, crianças e renovação de receitas) são garantidas. A Secretaria de Saúde está trabalhando com a coordenação da unidade para adequar o fluxo de agendamento, minimizando os transtornos com filas. Na próxima semana, iniciaremos um novo fluxo para outubro”, diz.


| 6 | Jornal de Navegantes

Vô de zica Nego! PEDAL DOS AMIGOS DE LUIS ALVES Olá, queridos, pedalantes e leitores do “Vô de zica”. Venho na coluna desta semana escrever sobre o pedal amigos de Luiz Alves que acontecerá dia 10/10/21 A idéia do pedal surgiu em 2017, a cidade já contava com um número legal de ciclistas, e queríamos reunir estes ciclistas. Percebeu-se que poderíamos fazer um evento maior para reunir não somente os ciclistas da cidade e sim de outras cidades também. Muitos ciclistas de outras cidades já vinham pedalar aqui, por ser uma cidade com muitas belezas naturais e ter uma rota da cachaça para visitação. Ciclistas de Luiz Alves já saiam para participar de eventos assim fora daqui o evento foi crescendo, e fizemos o primeiro pedal dos amigos de Luiz Alves. A princípio queríamos reunir os ciclistas da cidade para pedalar semanalmente, criando um grupo de ciclismo, onde um desse apoio e fosse incentivo para o outro para a prática esportiva, porém ao organizar o primeiro evento ciclístico, percebemos que poderíamos fazer mais pela cidade, então já na primeira edição em 2017 com a participação aproximadamente 250 ciclistas vindos das mais diversas cidades da nossa região e até de outros estados conseguimos arrecadar uma tonelada de alimentos destinados ao Hospital de Luiz Alves. Nas edições seguintes mantivemos o formato da ação social e convidar amigos para pedalar na rota da cachaça e ajudar nossas entidades Filantrópicas , continuamos com a arrecadação de alimentos em 2018 com a participação de mais de 300 ciclistas e conseguimos arrecadar aproximadamente 300 kg alimentos e 4 termômetros, 1 balança e armários para cozinha do Hospital de Luiz Alves, já em 2019 houve a participação de mais de 400 ciclistas obtivemos aproximadamente 500 kg alimentos e um Eletrocardiógrafo no valor aproximado R$ 6000,00 doados ao hospital Luiz Alves. Gostaríamos de Salientar que tudo isso só foi possível com a parceria do serviço do voluntariado do amigos de Luiz Alves que fazem um esforço para fazer acontecer o evento e da prefeitura de Luiz Alves, secretaria de Esportes e de Turismo e as empresas de nossa cidade que acreditam em nossa ação e a comunidade em geral que sempre abraça a nossa causa. Veja abaixo como fazer a inscrição da 4 edição de Pedal Amigos de luís Alves Valor da Inscrição R$ 80,00 (Até 06/10/21) +1 kg alimento não perecível (destinado ao hospital Luiz Alves) Inscrições podem ser feitas pelo site risco zero Adventure (www.riscozeroadventure.com.br) e nos pontos de venda: O giro bike Center - Luiz Alves Pedala Brasil - navegantes Zozo bikes - Itajaí Bike Limeira - Brusque Josué bikes - Gaspar Volnei bikes - Gaspar Box tunning - Balneário Camboriú DLB bikes - Guaramirim Wordl bikes - jaraguá do sul Prociclo - jaraguá do sul Pratike bikes - jaraguá do sul Arosi bikes - Itajuba Oficina Irmãos Voelz – Massaranduba LOCAL SAIDA DO PEDAL Seral - Sociedade esportiva e recreativa amigos de Luiz Alves - Vila do Salto - Luiz Alves (ao lado pavilhão da festa cachaça) RETIRADA DE KIT 10/10/21 das 06:30 às 07:30 h no local do evento Termos o percurso de aproximadamente 43km com altimetria de 500, no encontro ciclístico costumam vir ciclistas de cidades como: Itajaí, Navegantes, Barra velha, Gaspar, Jaraguá do sul, Blumenau, Itapema, Joinville, balneário Camboriú, Florianópolis, bombinhas, Guaramirim, Schroeder, Corupá, Timbó, Penha, Indaial, Curitiba entre outras cidades dentro e fora do estado. Deixamos o convite a todos os ciclistas da nossa região e fora dela, para virem no dia 10 de outubro, participarem do nosso evento ciclístico, conhecerem a rota da cachaça, admirarem a beleza natural do nosso percurso e se divertirem muito conosco, pois estamos preparando tudo com muito amor e carinho para receber vocês. Terá sorteio de uma bike Oggi, mais sorteio de brindes de patrocinadores, para os inscritos teremos um kit ciclista com Café da manhã, Almoço, hidratação com água e frutas durante o percurso, parada do chopp e caldo de cana, barra de cereal, squeeze, protetor solar, visitação a alambiques, medalha de participação. O grupo com maior número de ciclistas (EQUIPE) leva de prêmio 25 KG COSTELA, 10 CX CERVEJA, CARVÃO, REFRIGERANTE, CONSERVAS e CACHAÇAS DE LUIZ ALVES. Você não vai querer ficar de fora dessa. Todos os protocolos de segurança serão seguidos para melhor segurança da saúde de cada um que participar. Venha pedalar na terra da cachaça! Informações: Dúvidas e Contato / programação/ Trajeto/ Evento (47) 99645-6307 – Lisa (47) 99172-5150 – Bada (47) 9 9181 – 9839 - Almir ( popa)

Navegantes, 24 de Setembro de 2021

JN GERAL

:::DENÚNCIA:::

Morador denúncia aglomeração em ônibus de Navegantes

DIVULGAÇÃO/JN

N

a noite da última quinta-feira (16), um morador de Navegantes entrou em contato com a equipe do jornal de Navegantes para denunciar a aglomeração dentro dos ônibus, principalmente no que faz a linha do interior, no bairro Escalvados. Na foto enviada, é possível observar que há pessoas em pé durante o trajeto. Em contato com a empresa responsável pelo transporte coletivo no município de Navegantes, a mesma informou que “é obrigatório

embarcar com máscara. No interior do ônibus é obrigação do passageiro manter a máscara. Já parou para pensar, se cada instante o motorista tiver que parar para conferir de máscara?”, questionou. Ainda segundo ele, a lotação está permitida em 100%. Conforme informações do Governo do Estado, a retomada do transporte coletivo intermunicipal urbano e rodoviário de passageiros e a operação dos terminais rodoviários foram autorizadas. A portaria abrange todo território catarinen-

se, independe da avaliação da matriz de indicadores de risco potencial por região. Dentre as normas sanitárias, as empresas de transporte coletivo intermunicipal deverão disponibilizar álcool 70% no interior dos veículos, fazer a desinfecção completa dos veículos ao término de cada viagem e orientar com frequência funcionários e passageiros sobre as medidas básicas de higienização e cuidados em prevenção à Covid-19. As normas sanitárias também determinam o uso obrigatório de más-

cara por passageiros, motoristas e funcionários; a constante orientação para higienização e segurança dos colaboradores; capacitação dos funcionários, disponibilizar e exigir o uso dos EPI’s apropriados; priorizar o afastamento, sem prejuízo de salários, de colaboradores pertencentes ao grupo de risco; encaminhar imediatamente para teste qualquer colaborador que apresente sintomas de Covid-19 e afastá-lo pelo período mínimo de 14 dias e priorizar o trabalho remoto para os setores administrativos.

:::ENSINO:::

PROERD inicia projeto na Escola Badia de Faria DIVULGAÇÃO/JN

Na última semana, a Escola Badia de Faria iniciou o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). Esta é uma parceria entre escola, famílias dos alunos e Polícia Militar. Ela tem por objetivo ensinar os alunos a tomarem as decisões corretas, de uma forma justa e segura, construindo um mundo sem drogas e violên-

cia, valorizando a vida e respeitando a todos. O projeto também traz ensinamentos sobre as influências negativas, promovendo a segurança dos alunos e todos os familiares. Os alunos vão aprender a como se comunicar com a polícia em casos de emergências, tendo como parâmetro de segurança e confiança.


Navegantes, 24 de Setembro de 2021

Jornal de Navegantes | 7 |

JN SEGURANÇA DIVULGAÇÃO/JN

:::CAPOTAMENTO:::

Carro capota na estrada geral da Lear Na última semana, a base dos Bombeiros Voluntários de Navegantes, localizada na empresa Lear, foi acionada para uma ocorrência de capotamento de veículo.

Conforme informações, o carro capotou na Rua Onorio Bortolato, bairro Pedreiras, em Navegantes. Uma pessoa foi conduzida ao hospital de Navegantes. DIVULGAÇÃO/JN

:::PRISÃO:::

Três homens são presos em Navegantes por roubos

N

a noite da segunda-feira (13), a Polícia Militar (PM) prendeu três homens por roubo, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo. Após receber informações sobre vários rou-

bos na cidade de Itajaí, os policiais foram até o provável endereço dos autores, na cidade de Navegantes, e localizaram o veículo utilizado nos crimes. Os três homens abordados confirmaram a participação nos rou-

bos, bem como apontaram onde estaria escondida a arma utilizada, um revólver calibre .38SPL municiado com 5 munições intactas e mais 4 sobressalentes. Em consulta, foi verificado que um dos autores possuía mandado de

prisão em aberto. Diante aos fatos, os três abordados receberam voz de prisão por associação criminosa e roubo, sendo conduzidos à delegacia para procedimentos legais, juntamente com os objetos recuperados.

:::ACIDENTE:::

Colisão na BR-414 deixa vítimas feridas DIVULGAÇÃO/JN

Na última semana, um acidente na BR-414, envolvendo uma colisão entre carro, moto e cavalo deixou duas vítimas feridas. Segundo os Bombeiros Voluntários de Navegantes, no local, foi constado as duas pessoas, sendo ambas levadas ao hospital de Navegantes.

:::POLÍCIA:::

Objetos são recuperados pela PM Na última semana, a Polícia Militar de Navegantes informou que foi encontrados objetos que podem ser oriundos de roubo. Conforme informações, na Rua Emí-

lio Janes, bairro Meia Praia, foi encontrado em um terreno baldio uma bicicleta e micro-ondas, marca Consul. Se você for o proprietário, os objetos estão no 25º BPM. DIVULGAÇÃO/JN


| 8 | Jornal de Navegantes

Navegantes, 24 de Setembro de 2021

JN SOCIAL

Arthur Manson Photo Studio localizado na Rua: Arno Gaya nº 169 Navegantes, especializado em ensaios fotográficos, eventos e still. Contato 47: 9758-0727. www.arthurmanson.com.br. Quer aparecer na coluna social, envie sua foto com legenda para: arthur_manson@hotmail.com

A você desejo felicidade, saúde e amor todos os dias, e que este seja um aniversário inesquecível. Parabéns! Ana paula!!!!

Suzana está em comemoração pela data de seu aniversário. Parabéns e felicidades! !!!

A sua família deseja tudo e bom para você Naldo que está em festa nesta sexta-feira dia 24 . Feliz aniversário! !!!

Sandro Maes conquistou o oitavo título no campeonato da copa Brasil de karatê que foi realizada no Rio de Janeiro. Nossos parabéns e muito orgulho de você!


Navegantes, 24 de Setembro de 2021

JN SOCIAL

Jornal de Navegantes | 9 |

Muitas bênçãos para a querida amiga Maria Helena que está de aniversário. Feliz aniversário!!!!

Gullity está de parabéns nesta semana e recebe essa linda homenagem do seu amigão Igor silva na coluna do jornal de Navegantes. Parabéns! !!

Quem está em troca de idade nesta sexta-feira dia 24 é a querida Paula . Parabéns e muitas bênçãos para você !!!! Felicidades para você zelaide , por este dia tão especial que é o seu aniversário. Seu amigo Igor silva deseja tudo de bom e muita saúde . Felicidades! !!!


| 10 | Jornal de Navegantes

JN GERAL

Navegantes, 24 de Setembro de 2021

:::ESPORTES:::

Profissionais de Karatê alegam falta de apoio da Fundação de Esportes DIVULGAÇÃO/JN

N

os últimos dias, profissionais de Karatê alegaram que não conseguem apoio da Fundação de Esportes no município de Navegantes. Sandro Maes, 51 anos, trabalha há 22 anos com o Karatê e diz não receber nenhum tipo de apoio da Fundação de Esportes. “Atualmente tenho 225 medalhas no meu currí-

culo, sou cinco vezes campeão estadual, sete vezes campeão Brasileiro, oito vezes campeão da copa Brasil de Karatê e terceiro lugar no sul-americana no Peru em 2019. Fora os vice-campeonatos que participei em várias cidades do estado e outros estados do Brasil e também fui para o Chile e Peru”, enfatiza. Ele explica que foi até a Fundação de Esportes

solicitar apoio e teve o pedido negado. “Por motivo da pandemia e também porque não participei dos jogos aberto da última edição que ocorreu no estado. Por motivo de eu não ter ido a este evento, estava trabalhando no aeroporto e não podia faltar trabalho para ir competir. E no mesmo ano tinha conquistado o campeonato estadual, segundo lugar na copa

Brasil de karatê no Pará, sido campeão Brasileiro no estado de Goiás e terceiro lugar no sul-americano no Peru. Mas ainda não me deram a bolsa atleta no ano seguinte e também neste”, diz. Professor Eritan também explica que não conseguiu apoio do município. “Desde 2014 que eu não tenho nenhum apoio do município na parte do Esporte, do Karatê de Navegantes, em relação a Fundação Municipal do Esporte. Nós não conseguimos mais apoio para que atletas participem de competição. Nós tínhamos um apoio muito bom, pagamentos de inscrições, transporte e muitas outras situações. Porém, desde 2014, nunca mais a Fundação ajudou nesta parte”. O Professor diz que, no

seu ponto de vista, a Fundação de Esportes se resumiu a um grupo pequeno de modalidades esportivas. “Alguns destes professores são efetivos na rede municipal, ativos, dão aulas em escolas municipais e prestam um serviço para a Fundação e eles mantêm este grupo ali dentro e não abrem mais modalidades e não oferecem oportunidades para outros professores dentro de Navegantes”, descreve o professor. Professor Eritan enfatiza que a modalidade de Karatê não tem apoio em Navegantes há alguns anos. “Uma modalidade forte que conquistamos vários resultados. Começamos um trabalho social no município em 2004, com várias crianças, onde tínhamos espaço físico, todo apoio para que par-

ticipássemos de competições. Conquistamos troféus, títulos estaduais para Navegantes, e eu na frente, como técnico do projeto. Hoje, não se ouve mais falar no Karatê dentro de Navegantes e nem de projeto social da modalidade aqui”. A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Navegantes informou que “a Prefeitura de Navegantes, através da Fundação Municipal de Esportes, investiu em 2021 no Programa Bolsa Atleta, R$ 200mil. No edital deste ano, tínhamos 60 cotas, e 60 atletas pleitearam o Programa, em 8 modalidades, destas, nenhum atleta da modalidade karatê. Dos 60 atletas que pleitearam o Programa, 50 foram contemplados, atendendo todos os requisitos previstos no edital (e Lei)”.

:::SAÚDE:::

Secretário de Estado da Saúde reúne-se com membros do Executivo e Legislativo DIVULGAÇÃO/JN

Representantes do Executivo e do Legislativo receberam, na tarde da sexta-feira (17), a visita do Secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, no paço municipal. A reunião serviu para o secretário estadual conhecer o quadro atual e ouvir as demandas da área da saúde no município. Na perspectiva da

Secretária da Saúde de Navegantes, Luciane Nesello, a presença do representante do Estado reforça o olhar cuidadoso que o município vem tendo em busca de uma saúde de qualidade. “O entendimento do Governo do Estado vem ao encontro do nosso. Queremos tornar Navegantes referência em algumas áreas de

assistência, vocacionar o hospital para atender municípios da região”, comenta a gestora. Além do Secretário de Estado da Saúde, participaram também da reunião o deputado estadual Ricardo Alba, a presidente da Câmara de Navegantes, Adriana Macarini, e os vereadores Sorilei Dapper, Gabriel dos Anjos, Toninho Uller e

Lorival Kempner. Representaram o Executivo o vice-prefeito Wancarlos Corsani, o chefe de gabinete Ademir Campestrini, a Secretária de Saúde, Luciane Nesello, a Secretária Adjunta, Marlova Cescon Haeffner, o médico infectologista, Pablo Sebastian, e a Secretária de Comunicação Social, Juliana Garcia.


Navegantes, 24 de Setembro de 2021

JN GERAL

Jornal de Navegantes | 11 |

:::PREFEITURA DE ITAJAÍ:::

C

Itajaí recebe 4º Circuito de Música Erudita com transmissão on-line

om o objetivo de difundir a música erudita e fomentar a cultura do município, o 4º Circuito de Música Erudita de Itajaí acontece entre os dias 26 a 30 de setembro, de maneira virtual, no canal do YouTube da Escola de Música Arte Sonora. Adaptada para o ambiente virtual devido à pandemia da Covid-19, a iniciativa apresentará cinco concertos com artistas renomados na cena regional, nacional e internacional. Os concertos desta edição foram gravados exclusivamente para o evento, seguindo as medidas de prevenção ao coronavírus, e serão transmitidos em cinco lives nos dias 26, 27, 28, 29 e

30 de setembro, sempre às 20h. As atrações confirmadas são: solistas do Coro Vozes do Vale (Itajaí/ SC), Alberto Heller (Florianópolis/SC), Orquestra de Cordas da Ilha (Florianópolis/SC), Marcos Pablo Dalmacio e Mauren Frey (Balneário Camboriú/SC) e Trio em Ruta (Uruguai). A apresentação das lives terá a participação do mestre de cerimônias Eduardo Villa Lobos. Além dos concertos, o circuito contará com a palestra gratuita “O compositor ao longo da história”, do pianista Alberto Heller, no dia 26 de setembro, às 18h, para abrir a programação do evento. A palestra é destinada a músicos profissionais, estudantes e interessados no tema.

Para participar é necessário fazer inscrição antecipada pelo link: forms. gle/Nvxd4jqDUhJ5Myt28. Será emitido certificado de participação. “Por conta da pandemia, o circuito teve que ser adaptado e, neste ano, será realizado totalmente on-line. Porém, acreditamos que as plataformas virtuais possibilitarão que ainda mais pessoas tenham acesso à música erudita, uma arte secular que merece ser cada dia mais divulgada e apreciada”, ressalta o idealizador do evento, Luan Cavalleri. O projeto foi contemplado na Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí e tem o patrocínio da Fundação Cultural e do Município de Itajaí.

:::ADOÇÃO:::

Daba promove feira de adoção de animais amanhã O Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal (Daba) promove, neste sábado (25), uma nova feira de adoção de cães e gatos. Nesta oportunidade, o foco serão os animais especiais (amputados e idosos) que estão sob os cuidados temporários do departamento. A feira acontece, das 9h às 12h, na sede do Daba, localizada na Av. Cirino Adolfo Cabral, 3333, no bairro Meia Praia. Para adotar um animal, é preciso ser maior de idade e apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Quem não puder comparecer e ainda assim tiver vontade de adotar um cãopanheiro, pode fazê-lo diretamente na sede do Daba, em dias úteis, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30. É sempre bom lem-

brar que o Daba não se trata de um canil, sendo apenas uma casa de passagem para animais resgatados em situação de urgência e emergência ou sofrimento e aqueles em recuperação pós-procedimento cirúrgico (a exemplo de castração). A feira de adoção faz parte das atividades realizadas pela Prefeitura de

Navegantes, por meio da Secretaria de Saúde, durante o Setembro Amarelo. Durante o evento, oitos servidores da pasta estarão presentes para realização de ações acerca da campanha, que tem como objetivo a conscientização sobre a prevenção do suicídio e a importância dos cuidados com a saúde mental.

DIVULGAÇÃO/JN

Confira a programação do 4º Circuito de Música Erudita de Itajaí: 26 de setembro: 18h – Palestra “O compositor ao longo da história” com Alberto Heller (Florianópolis/SC) 20h – Concerto com Solistas do Coro Vozes do Vale (Itajaí/SC) 27 de setembro: 20h – Concerto com Alberto Heller (Florianópolis/SC) 28 de setembro: 20h – Concerto com Orquestra de Cordas da Ilha (Florianópolis/SC) 29 de setembro: 20h – Concerto com Marcos Pablo Dalmacio e Mauren Frey (Balneário Camboriú/ SC) 30 de setembro: 20h – Concerto com Trio em Ruta (Uruguai)


| 12 | Jornal de Navegantes

JN GERAL

Navegantes, 24 de Setembro de 2021

:::MATRIZ DE RISCO:::

A

Pela segunda semana consecutiva, Navegantes segue no nível alto

Matriz de Risco Potencial divulgada no sábado, 18, pelo Governo de Santa Catarina mostra que pela segunda semana consecutiva apenas a região Nordeste está classificada com risco gravíssimo (cor vermelha) para Covid-19. Outras quatro regiões apresentam risco grave (cor laranja) e 11 risco potencial alto (cor amarelo). Foi observada uma melhora em relação à classificação do boletim divulgado na semana passada. Na ocasião, além da região Nordeste em estado gravíssimo, sete regiões apresentaram risco grave e oito ris-

co potencial alto. Como observado nas últimas semanas, o quesito de capacidade de atenção permanece sendo o destaque positivo, com 13 regiões em risco moderado, (cor azul). Apenas as regiões Nordeste e Planalto Norte, no gravíssimo, e Xanxerê, no grave, apresentam níveis mais preocupantes em relação à ocupação de leitos de UTI. As regiões em risco alto são Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Extremo Oeste, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Laguna, Médio Vale do Itajaí, Meio Oeste e Serra Catarinense. Já as em ris-

co grave são Extremo Sul, Oeste, Planalto Norte e Xanxerê. A matriz é organizada em quatro dimensões de prioridade: Gravidade, Transmissibilidade, Monitoramento e Capacidade de Atenção. A variável de óbitos na semana por 100 mil habitantes se denomina Gravidade e é a informação epidemiológica mais precisa. A dimensão também aborda a tendência de internação por Síndrome Respiratória Aguda Grave por 100 mil habitantes. A taxa de transmissibilidade (Rt) é agrupada com o número de infectantes por 100 mil habitantes na dimensão de Transmissibilidade. Já a

DIVULGAÇÃO/JN

de Monitoramento avalia as variáveis de cobertura vacinal em maiores de 18 anos com segunda

dose ou dose única completa, bem como a variação de número de casos semanal. A capacidade

de atenção, por sua vez, é a taxa de ocupação de leitos de UTIs adulto SUS reservado para Covid-19.


Navegantes, 24 de Setembro de 2021

JN GERAL

Jornal de Navegantes | 13 |

:::COVID-19:::

SC reduz intervalo da Pfizer e mantém vacinação para adolescentes

E

m reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de Santa Catarina, realizada na tarde desta quinta-feira, 16, o Estado, em conjunto com os municípios catarinenses, decidiu antecipar a aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer de 12 para 8 semanas, seguindo a orientação do Ministério da Saúde. As doses serão encaminhadas a partir da próxima segunda-feira, 20, e os municípios deverão organizar as estratégias de vacinação, considerando o novo prazo. Atualmente, Santa Catarina possui armazenado na Rede de Frio um total de 303.0320 doses da Pfizer para aplicação da segunda dose (D2), quantitativo suficiente, neste momento, para realizar essa antecipação de pessoas que receberam a primeira dose até dia 21 de julho. Adolescentes A vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos de idade em Santa Catarina será mantida, priorizando aqueles portadores de comorbidades, deficiência permanentes,

gestantes, puérperas, lactantes e sob medidas sócio educativas. Para isso, deverá ser utilizada a vacina do laboratório Pfizer, único autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser utilizado nesse grupo etário. A decisão foi baseada em posicionamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), que indica a aplicação da vacina em adolescentes, tendo em vista que testes demonstraram alta eficácia e boa segurança da vacina Pfizer neste grupo etário. Além disso, ainda de acordo com a OMS, evidências sugerem que os adolescentes têm tanta probabilidade de transmitir a Covid-19 quanto os adultos. Durante a reunião, o superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário, destacou que a vacinação dos adolescentes é necessária, importante e que não existe nenhuma contraindicação de vacinação deste público com doses da vacina Pfizer, já aprovada pela Anvisa para essa aplicação. “Apesar dos adoles-

centes terem menor probabilidade de evoluir para formas graves da doença e até mesmo morrer por Covid-19, dados do Ministério da Saúde demonstram que, somente em 2021, ocorreram aproximadamente 1.300 óbitos de crianças e adolescentes no Brasil decorrente da Covid-19. Além disso, a vacinação deste público é essencial para que haja controle da circulação do vírus e também para prevenir que os jovens, caso acometidos pela doença, não carreguem sequelas da Covid-19 por toda a vida”, assinalou o superintendente. Os membros da Comissão também votaram por elaborar um documento solicitando apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) para que o Ministério da Saúde reconsidere a decisão de suspender a vacinação dos adolescentes, tendo em vista a importância de imunizar este grupo. Na noite da quarta-feira, 15, o Ministério

DIVULGAÇÃO/JN

da Saúde enviou Nota Informativa aos estados brasileiros recomendando que as vacinas contra a Covid-19 do fabricante Pfizer sejam aplicadas somente nos adolescentes de 12 a 17 anos que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade, apesar da autorização pela Anvisa do uso da Vacina Cominarty (Pfizer/Biontech) para os adolescentes. Desta forma, segundo a Nota Informativa do MS, fica suspensa a aplicação da vacina Pfizer em adolescentes que não façam parte de nenhum grupo prioritário. Notificar e investigar eventos adversos pós-vacinação (EAPV) é nor-

ma do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e assumem fundamental importância diante da utilização de novas vacinas. Sintomas indesejáveis entre outros eventos inesperados após vacinação devem ser notificados e investigados. Diante da notificação de EAPV grave, associado à óbito, o PNI pode determinar eventualmente a suspensão temporária ou até mesmo definitiva do uso da vacina envolvida, dependendo da elucidação do caso. Com relação às doses dos laboratórios AstraZeneca/Fiocruz, Sinovac/ Butantan e Janssen, que teriam sido aplicadas inadvertidamente em adolescentes de 12 a 17

anos, conforme informação divulgada pelo Ministério da Saúde nesta quinta, 16, a Secretaria de Saúde de Santa Catarina esclarece que os dados de vacinação já estão sendo levantados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) para envio aos municípios que devem apurar a situação. Caso tenha ocorrido erro de registro, os municípios devem fazer a correção no sistema; já no caso de doses aplicadas indevidamente, os municípios devem realizar o registro desta aplicação no sistema do Ministério da Saúde como Erro de Imunização, e realizar o acompanhamento desses adolescentes.


| 14 | Jornal de Navegantes

Navegantes, 24 de Setembro de 2021

JN GERAL

DIVULGAÇÃO/JN

Por: Advogada Fabíola Vieira OAB-SC 42779

Neste mês, foi proferida uma decisão, da 3ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina que tem relação com situação corriqueira em Navegantes. O acórdão condenou a seguradora a pagar a apólice de seguro por carro furtado em praia da capital, enquanto seu motorista surfava após esconder as chaves na vegetação. Quem nunca viu um surfista, aqui em Navegantes, escondendo as chaves do carro na restinga? E quantos registros de furtos de veículos já não foram feitos na delegacia da cidade? No caso citado, o autor da ação, que poderia ser qualquer um dos surfistas de Navegantes, informou que, considerando a região de praia, moradores, turistas e visitantes, costumam deixar seus pertences na areia, não sendo possível caracterizar a conduta como omissiva, para agravamento do risco. O julgado acolheu argumento de ser prática comum deixar os pertences na areia ou perto das árvores no momento de entrar no mar. “(Ele) não deixou a chave do automóvel nos pneus ou na parte interna do veículo, mas se preocupou em deixá-la mais próxima a si, em local escondido, dentro de uma sacola e perto da mata, afastando, portanto, a culpa grave”, analisou. A decisão segue indicando que não se pode exige a onipresença na atuação do segurado de sorte a evitar sinistro, e que a conduta do autor, para retirar a obrigação da seguradora, deveria ser de culpa equivalente ao dolo. Mas atenção: fiquem atentos aos seus pertences. Se possível, deixe com alguém e em segurança. Em qualquer situação. E boas ondas!

:::SEMASA:::

Semasa mantém trabalhos para melhor qualidade

O

Semasa vem trabalhando para melhor atender os seus clientes, tanto no município de Itajaí quanto em Navegantes. Na última sexta-feira (17), a Estação de Tratamento do bairro Limoeiro

suspendeu o tratamento d’água por conta da elevada turbidez ocasionada pelas chuvas dos últimos dias. Os imóveis localizados na região poderiam ter falta d’água ou baixa pressão. A autarquia informou, ainda, que no

mesmo dia já providenciou o abastecimento da localidade por meio de caminhões pipa. A recomendação aos consumidores é que economizassem a água armazenada nos reservatórios nas próximas horas. Com o retorno da

pressão na rede, após a reabertura do registro, pode ocorrer turbidez. O Semasa pede desculpas pelo transtorno. Mais informações nos telefones 115, 0800 645 0195 ou 3344-9000 ou pelo WhatsApp no número (47) 99261-3492.

:::TRÂNSITO:::

Segurança emite Cartão de Estacionamento DIVULGAÇÃO/JN

PONTO COMERCIAL (Rua do Aeroporto)

Excelente oportunidade, 14x23m escriturado com sala na frente, aprox. 80 m. Rua Osmar Gaya, 291 Navegantes.

R$ 370.000,00

A Prefeitura de Navegantes, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Social, informou ao cidadão que o serviço de emissão de Cartão de Estacionamento para Idosos e também para Pessoas com Defici-

ência (PCD), é realizado na própria secretaria, localizada na Rua Anibal Gaya, 149, Centro. O horário para esse atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Para emissão do car-

tão do idoso, a partir de 60 anos, é necessário o documento de identidade e um comprovante de residência. Já as pessoas Portadoras de Deficiência (PCD), além do documento de identidade e comprovante de residência, é necessário atestado médico informando a deficiência física ambulatória ou a mobilidade reduzida, contendo a respectiva indicação de acordo com o Código Internacional de Doenças

(CID), o carimbo, o CRM e a assinatura do médico, com data de emissão não superior a três meses. Vale ressaltar que a vaga especial é um direito assegurado por Lei Federal, com uso regulamentado por Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que determina que 5% do total de vagas de estacionamento sejam destinadas a idosos e 2% a portadores de deficiência.


Navegantes, 24 de Setembro de 2021

Jornal de Navegantes | 15 |

JN GERAL

:::DENÚNCIAS:::

Moradores denunciam irregularidades em Navegantes Desde a sexta-feira (17), o Jornal de Navegantes iniciou a série de denúncias enviadas por moradores de Navegantes a respeito do município de Navegantes. Caso tenha alguma reclamação, envie para o WhatsApp (47) 99138-2406.

Fila nas chuvas

Vivendo na lama

Com as chuvas que ocorreram na última sexta-feira, moradores de Navegantes tiveram que ficar aguardando pela vacinação em uma fila, na chuva, em frente à Unidade Básica de Saúde, do Centro. Indignados, os moradores questionaram a reforma realizada na UBS recentemente e a má organização na vacinação, pois, deixam grupos grandes por cada dia, ocasionando as filas em frente aos postos de Saúde. “Chega a ser humilhante ter que ficar embaixo de chuva aguardando para tomar uma vacina e o pior de tudo é que tinham adolescentes ali esperando. Quem tem imunidade baixa, pegando chuva e mais a reação da vacina, quero nem imaginar como passou o fim de semana. Doente, é claro”, diz o morador.

Uma moradora da rua Antônio Vicente dos Passos Filho, no bairro Meia Praia, enviou fotos da situação em que se encontra a rua. Segundo ela, os moradores da rua procuraram os responsáveis para verificarem a situação, porém, nada foi feito. “Já fomos atrás dos governantes, mas eles alegam que estamos em área de invasão. Mas tudo aqui é área de invasão e temos moradores aqui que já tem água, luz e esgoto”, diz.

Falta de servidores nas ambulâncias Outra situação diz respeito a falta de colaboradores em ambulância de Navegantes. Conforme informações recebidas, o serviço está sem profissionais, dificultando o trabalho. “Imagina ficar sem o SAMU no município, vai lotar os bombeiros voluntários e militares. E se uma pessoa que mora lá no interior precisar de atendimento de socorro, como faz? Porque aqui tem acidente direto e as ambulâncias ficam atoladas de trabalho”, diz um morador.


| 16 |AF ANÚNCIO-ORAL-UNIC-IMPLANTES---NAVEGANTES--2021-26x17.pdf Jornal de Navegantes

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

1

12/08/21

JN CONTRACAPA

18:12

Navegantes, 24 de Setembro de 2021


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.