Anais ciis 2013 vol 2

Page 106

Segundo Brunetta e Anjos (2003), o termo “Arquitetura Sustentável” envolve a elaboração e construção de edificações que considerem não só menor impacto ambiental e fatores/ estratégias bioclimáticas, mas também as características culturais do local onde serão inseridas. Corbella e Yannas (2009, p. 19), afirmam que a Arquitetura Sustentável: É a continuidade mais natural da Bioclimática, considerando também a integração do edifício à totalidade do meio ambiente, de forma a torná-lo parte de um conjunto maior. É a arquitetura que quer criar prédios objetivando o aumento da qualidade de vida do ser humano no ambiente construído e no seu entorno, integrando com as características da vida e do clima locais, consumindo a menor quantidade de energia compatível com o conforto ambiental, para legar um mundo menos poluído para as futuras gerações.

Quando se trata da sustentabilidade aplicada à elaboração de projetos arquitetônicos e construção de escolas, Kowaltowski (2011. p. 190), afirma que a Arquitetura Sustentável é uma das chaves para projetos de alto padrão de desempenho e “que deve ser explorada como uma ferramenta de ensino sobre a importância dessa prática para o planeta”. A autora cita alguns aspectos gerais que devem ser considerados: Uma abordagem que minimize os impactos da construção nas características naturais do terreno; os recursos energéticos da terra; utilizar materiais recicláveis que não causem problemas de saúde pela emissão de vapores tóxicos; minimizar o consumo de água do edifício, capturando e reutilizando água da chuva, reduzindo assim as erosões no terreno (KOWALTOWSKI, 2011, p. 190-191).

Ainda de acordo com a autora, no Brasil a sustentabilidade do ambiente construído se apóia na arquitetura bioclimática. Sendo assim, as edificações escolares que adotam uma concepção sustentável procuram fazer uso de estratégias tais como: construção utilizando processos e materiais sustentáveis, passando pela gestão de resíduos; uso racional de água e de energia elétrica; adoção de sistemas alternativos como captação e reaproveitamento da água das chuvas e aquecimento solar da água; telhado verde; partido arquitetônico (forma da edificação), dimensionamento e locação das aberturas que permitam ventilação cruzada, contribuindo para moderar o microclima dos ambientes internos. O Colégio Estadual Erich Walter Heine, em Santa Cruz, Rio de Janeiro (figuras 18 e 19), inaugurado em maio de 2011, é um exemplo de edificação projetada e construída, no Brasil, segundo tais estratégias bioclimáticas e foi considerada a 1ª escola Ecológica do país. A edificação possui o selo Leed (Leadership in Energy and Envorimental Design), sendo uma das 120 escolas reconhecidas pelo Green Building Council, entidade regulamentadora da


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.