DIRIJA AUTO #09 - Revista Digital Interativa Automotiva

Page 1

dezembro / 2020

DIRIJAAUTO revista Digital Interativa

#edição 09

entrevista presidente da Abraciclo

Marcos Fermanian “o setor de duas rodas, um dos principais protagonistas do desenvolvimento industrial do Brasil”

suv volkswagen por que t-cross

ford ka freestyle o aventureiro

audi a3

esportivo e elegante


capa Marcos Fermanian

Polo Industrial de Manaus gera mais de 13 mil empregos diretos, com produção anual de 2 milhões de veículos entre motos e bicicletas

por claudio Barreto

Com 44 anos de história, a ABRACICLO representa, no País, os interesses dos fabricantes de veículos de duas rodas com 14 associados, estão filiadas à entidade as empresas BMW, Dafra, Ducati, Harley-Davidson, Honda, JTZ, Kawasaki, Suzuki, Triumph, Yamaha, Caloi, Houston, OGGI e Sense Bike responsáveis pelo atendimento de 98% do mercado nacional.

editor terra MagazinE | dirija auto

A

indústria de motocicletas atinge segundo melhor resultado do ano em novembro, com volume 14,5% superior ao registrado no mês anterior, com produção de 104.094 unidades no Polo Industrial de Manaus (PIM), de acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO. Ficando abaixo de setembro, quando foram fabricadas 105.046 motocicletas. Na análise de Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, o desempenho sustentável, desde a retomada das atividades fabris, é resultado dos esforços de toda a cadeia produtiva para atender à crescente demanda por motocicletas. “Estamos tentando suprir as necessidades do mercado e todas as fabricantes e seus fornecedores trabalham para atingir o equilíbrio entre a oferta e a demanda o mais rápido possível.”, comenta Marcos.

2

DIRIJA AUTO REVISTA DIGITAL INTERATIVA

A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as oito maiores do mundo, no segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram mais de 13 mil empregos diretos, com produção anual de cerca de 2 milhões de veículos entre motos e bicicletas, agregando cerca de 40 fornecedoras de peças e componentes somente para a cadeia produtiva em Manaus, resultando em uma movimentação anual de R$ 15,1 bilhões. O Dirija Auto entrevista o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, economista à frente da associação desde 2012, reeleito presidente pelo quinto mandato consecutivo em outubro deste ano, até abril de 2022. Ocupando cargo de executivo no banco Honda desde 1987, acumulando atuações nas áreas Comercial, de Auditoria Interna e de Serviços Financeiros. Fermanian, destaca que o setor de duas rodas é um dos principais protagonistas do desenvolvimento industrial do Brasil.


capa Marcos Fermanian

Claudio Barreto - Quais foram as principais estratégias tomadas para impulsionar o setor durante a pandemia e quais os desafios para 2021? Marcos Fermanian – O ano de 2020 foi totalmente atípico e todos nós, montadoras e cadeia de fornecedores, aprendemos juntos como nos adequar à nova realidade e atender às necessidades do mercado. As fábricas, por exemplo, ganharam novo lay-out para atender aos protocolos de segurança e evitar o risco de contaminação do coronavírus entre os colaboradores, que era a nossa maior preocupação em 2020 e seguirá sendo enquanto a pandemia não estiver controlada. Desde a retomada gradual das atividades, no entanto, a indústria de motocicletas apresenta crescimento sustentável e estamos nos esforçando para atender a demanda que cresceu devido à pandemia. A motocicleta é uma opção de transporte individual segura e hoje é instrumento de trabalho e fonte de renda para muitas pessoas. O principal desafio para 2021 é termos a pandemia sob controle. Só assim conseguiremos voltar aos níveis normais de produção. Claudio - Como o desabastecimento da cadeia mundial de peças e componentes que provêm de fornecedores globais, está afetando a produção no Polo Industrial de Manaus. Quais ações estão sendo tomadas para incentivar a fabricação de componentes no Brasil? Marcos - Alguns associados relataram pequenos problemas de abastecimento, mas isso foi algo administrável. Nada que tenha impedido ou impossibilitado manter os atuais níveis de produção que estamos concretizando. Como entidade, a Abraciclo sempre atua junto à cadeia produtiva, desenvolvendo parcerias para incentivar a produção de peças e componentes locais. Claudio - Quais impactos do dólar para o setor? Marcos - Qualquer oscilação do câmbio provoca impactos imediatos em toda a cadeia produtiva. Com a alta do dólar, há aumento dos custos na indústria devido aos reajustes de insumos, especialmente o aço. E isso vai gerando elevação nos preços de outras commodities. É uma espécie de bola de neve. Quando isso acontece, tentamos repassar o mínimo possível ao consumidor para garantir o seu poder de compra. Claudio - Quais incentivos as fábricas estão tendo para investimento em tecnologia para redução na emissão de CO2 e produção de modelos eletrificados? Marcos - As fabricas não recebem incentivos governamentais para realização de programas de redução de poluentes, são todos os investimentos por conta dos fabricantes para reduzir a emissão do CO2 . As normas

3

DIRIJA AUTO REVISTA DIGITAL INTERATIVA

foto divulgação

vigentes do Brasil são equiparadas às praticadas no mundo e é fundamental seguirmos esses critérios. Estamos nos preparando para atender ao PROMOT 5, que entra em vigor em 2023. Em relação às motocicletas elétricas, existe uma série de questões que precisam ser analisadas e precisam avançar como descarte, logística reversa, entre outros. Por esse motivo, não existe atualmente nada em curso para a fabricação nacional de motocicletas elétricas e nenhum incentivo adicional a sua fabricação. Nosso foco está voltado para os modelos bicombustível. Claudio - As montadoras do Polo Industrial de Manaus (PIM) possuem projeção para montagem ou produção de motos eletrificadas? Marcos – No momento, nosso foco é aperfeiçoar ainda mais a tecnologia bicombustível. Hoje, 65% dos motores produzidos são capazes de andar com etanol e gasolina em qualquer mistura. Somos pioneiros globais nesse tipo de solução e queremos nos aperfeiçoar ainda mais. Além disso, a fabricação de motocicletas elétricas exige um planejamento minucioso não só no que se refere à produção. Precisamos pensar no pós-vendas: o consumidor poderá contar com uma boa rede de recarga? Como será feito o descarte da bateria? Existe uma série de outras variáveis que precisam ser analisadas. Tudo isso precisa ser bem estudado e avaliado para verificar a viabilidade ou não da produção. Claudio - Quais são as principais ações da Abraciclo programadas para os próximos dois anos? Marcos - Nos próximos anos a Abraciclo seguirá trabalhando para que o Setor de Duas Rodas continue contribuindo para o desenvolvimento e crescimento do País, por meio do aumento da competitividade do setor industrial. Nosso trabalho é auxiliar no desenvolvimento das nossas associadas no que diz respeito ao incentivo aos avanços tecnológicos, a preservação ambiental e uso adequado e eficaz dos veículos, além de contribuir para um trânsito mais seguro.



audi a3

audi a3 por claudio barreto

C

om visual esportivo e muita elegância, o Audi A3 vem nas versões, Prestige 1.4, Prestige Plus 1.4 e Perfomance 2.0.

O Audi A3 Sedan Prestige Plus, incorpora no modelo mais equipamentos que eram encontrados na versão topo de linha. Equipado com faróis Full LED com regulagem de facho e setas direcionais dinâmicas, ponteiras cromadas das saídas do escapamento, pacote interno e externo com detalhes cromados e aço escovado, volante multifuncional com base reta e keyless go, sistema de abertura de portas sem chave, que tornam o carro ainda mais atraente. Esta versão conta ainda com ar-condicionado de duas zonas, bancos esportivos com couro sintético e ajuste elétrico no assento do motorista, sensores de luz e chuva, controle de cruzeiro, além de sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de ré. O sedan com motor 1.4 TFSI Flex de 150 cv de potência e 250 Nm de torque, tem os valores de desempenho idênticos, tanto com etanol ou gasolina. O motor com injeção direta de combustível possui um desempenho potencializado pelo câmbio automático Tiptronic de seis velocidades. Com este conjunto mecânico faz de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e alcance 215 km/h de velocidade máxima. Uma vantagem da injeção direta de combustível é que não há necessidade de adoção de nenhum sistema auxiliar para partida a frio com etanol, nem mesmo para

5

DIRIJA AUTO REVISTA DIGITAL INTERATIVA

pré-aquecimento do combustível. A altíssima pressão de entrada do etanol na câmara de combustão e a possibilidade de dosar eletronicamente a mistura ar-combustível garante uma partida sem dificuldades mesmo nos dias mais frios.

DADOS TÉCNICOS Motorização

1.4 Turbo FSI

Cilindros / Cilindrada

4 em linha / 1.395cc

Potência (cv em min-1)

150 @ 4.500-5.500

Torque (Nm @ min-1)

250 @ 1.500-4.000

Tração

dianteira

Transmissão

Tiptronic 6 velocidades

Peso

1.240kg

Comprimento

4.456mm

Largura

1.796mm

Altura

1.416mm

Entre-eixos

2.637mm

Tanque de combustível

50 litros

Porta-malas

425 litros

Aceleração 0-100 km/h

8,8 segundos

Velocidade Máxima

215 km/h



Volkswagen t-cross

por que t-cross? por claudio barreto

N

os últimos anos o modelo SUV vem ganhando espaço no mercado de utilitários esportivos de porte compacto no Brasil, antigamente eram os modelos hatchs os mais procurados, mas de um tempo para cá o consumidor passou a preferir essa categoria, em especial famílias que precisam de espaço, conforto e porta-malas. As montadoras de olho nesse mercado crescente, apresentaram seus modelos e disputam de forma acirrada esse segmento.

A Volkswagen lançou em 2019 o T‑Cross primeiro SUV produzido pela marca no Brasil. Disponível no mercado em quatro versões, todas equipadas com motores TSI e seis velocidades: T‑Cross 200 TSI (único com câmbio manual), T‑Cross 200 TSI Automático, T‑Cross Comfortline 200 TSI Automático e T‑Cross Highline 250 TSI Automático. A concessionária Bremen disponibilizou para test drive a versão T‑Cross Comfortline 200 TSI Automático, motor 1.0 flex turbo que desenvolve potência de 128 cv com etanol e de 116 cv com gasolina e 20,4 kgfm. O teste foi realizado durante o final de semana com a família, 4 adultos e um pet. “É grande né?” Foi a primeira reação de quando entraram no carro. O co-piloto, sentiu a falta dos ajustes de altura no banco, mas elogiou o conforto e acabamento em couro dos bancos. Os ocupantes do banco traseiro, reforçaram sobre o espaço interno e o detalhe de 2 portas USB para carregamento de celular. Já o PET ficou super relaxado durante todo trajeto da viagem, aproveitando a saída de ar-condicionado no banco de trás. O T‑Cross é bem equipado desde a versão 200 TSI, que traz de série Controle de Estabilidade (ESC), seis airbags, freios a disco nas

7

DIRIJA AUTO REVISTA DIGITAL INTERATIVA

quatro rodas, bloqueio eletrônico do diferencial (XDS+), direção elétrica e ajuste de altura e distância para o volante, assistente para partida em rampas (Hill Hold), sensores traseiros de estacionamento, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis, faróis com função “Coming & Leaving home”, faróis de neblina com função “cornering”, luzes de condução diurna em LED, lanternas traseiras em LED, banco dianteiro do passageiro com encosto rebatível, suporte para smartphone com entrada USB para carregamento, travas e vidros elétricos e volante multifuncional. O T‑Cross traz de série sistemas de assistência ao motorista que, anteriormente, estavam disponíveis apenas em categorias e veículos superiores. Front Assist, sistema de frenagem de emergência urbana (City Emergency Braking System) e assistente de partida em subidas (Hill-Hold) são alguns exemplos. Há, ainda, recursos oferecidos como opcionais, como o Detector de Fadiga, o assistente de estacionamento (Park Assist) e o controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro (ACC Adaptive Cruise Control). Durante o teste, destaco a potência do motor 1.0 e troca de marchas rápidas. Volante multifuncional revestido em couro com “paddles shift” dando maior conforto e uma pegada mais esportiva, além do seletor do modo de condução ser de fácil acesso. Outros recursos que são essenciais: sistema KESSY de abertura das portas sem chave, start-Stop, recurso que permite a partida sem uso da chave e a novidade do portamalas com sistema “save” que dá opção de aumentar o espaço.



ka freestyle

o aventureiro, ford ka freestyle por claudio barreto

O

Ford Ka FreeStyle traz uma proposta de design aventureiro, e vem com opcionais que o consumidor procura na hora de escolher seu novo carro. O modelo possui suspensão e posição de dirigir mais elevado, conectividade, visual moderno e esportivo. Produzido no Brasil desde 2018, o modelo se posiciona entre os mais vendidos do mercado. O premiado motor 1.0 TiVCT Flex de três cilindros, 85cv e transmissão manual MX65 de cinco marchas e torque de 105/100 Nm com etanol/gasolina, entrega boa aceleração, menor consumo, sendo o mais potente da categoria. Faz de 0 a 100 km/h em 15,1 segundos e tem um rendimento médio de 13,9 km/l com gasolina. Na dianteira uma grade cinza do tipo colmeia, faróis com máscara negra, aplique inferior em prata nos para-choques, moldura em preto fosco no contorno da carroceria e rack de teto que suporta um peso de até 50 kg, além de um design aerodinâmico. As rodas de liga leve de 15 polegadas têm pintura cinza perolizada.

KA.ESTOU VIAJANDO PELA AMÉRICA DO SUL

Acompanhe as aventuras do Gustavo Blume dentro de um Ford KA foto instagram @ka.estou

9

DIRIJA AUTO REVISTA DIGITAL INTERATIVA

Possui direção elétrica e suspensão com calibração especial que reduz o esforço em manobras de estacionamento, controle de estabilidade e tração que aciona os freios e reduz a potência do motor em caso de rolagem excessiva da carroceria para garantir a segurança, que aumenta o controle e precisão em alta velocidade, assistente de partida em rampa, faróis de neblina, molduras nos para-lamas, soleiras nas portas. O interior com teto em preto, painel marrom escuro e bancos estilo esportivo, revestidos em couro e tecido com duas faixas em tom mais claro no centro. Destaque para tela flutuante de 7 polegadas da central multimídia SYNC 2.5. Sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado, travas, vidros e retrovisores elétricos completam a lista. Disponível em seis cores: preto Ebony, branco Ártico, cinza Moscou, cinza Copenhagen, marrom Trancoso e prata Dublin.



feirão eurovia renault

A última ação de vendas do ano da Eurovia Renault por claudio barreto

O

comércio varejista tem bons motivos para comemorar as datas festivas, principalmente no período de dezembro, onde, os valores tentem a aumentar devido alta procura de um determinado produto ou serviço, Lei da Oferta e da Procura. No final do ano, todas as montadoras já apresentaram as últimas versões dos modelos de lançamento, dando mais opções de escolha. No mercado automotivo pode ser um dos melhores momentos do consumidor para compra de um carro zero, que requer avaliar com calma e de forma racional, verificando as melhores condições ofertadas pelas concessionárias para realizar um bom negócio de final de ano. As concessionárias precisam vender os modelos disponíveis no estoque para entrar no ano seguinte com nova frota, outro detalhe, o ano do carro ficará com duas cabeças no documento, por exemplo: “ano 2020”, “modelo 2021”, que significa que os lojistas provavelmente estarão abertos para negociar. E não pense que comprando o carro com “ano anterior” terá perda financeira na hora da revenda, pois no momento de venda a avaliação considera o “modelo ano”. Seguindo as tendências de ofertas de final de ano, a concessionária Eurovia Renault lança a campanha “A última ação de vendas do ano”, que acontece a partir de 18 de dezembro, com várias vantagens para o consumidor: taxa zero em até 30 vezes, tabela FIPE no seminovo, além das bonificações (nota fiscal de fábrica, revisão grátis, dentre outros), são algumas das vantagens que a Eurovia oferece ao cliente. A promoção é válida até enquanto durar o estoque.

11 DIRIJA AUTO REVISTA DIGITAL INTERATIVA

RENAULT RECEBE PRÊMIO de “MELHOR PÓS-VENDA” DO BRASIL

A

montadora Renault foi eleita no prêmio Carro do Ano 2021 da Autoesporte “Melhor Pós-Venda”. A premiação aconteceu no dia 01 de dezembro no formato híbrido (virtual e presencial) em São Paulo. Em parceria com o Reclame Aqui, plataforma que abriga 19 milhões de consumidores cadastrados, chega a sua 54ª edição com 12 categorias. O prêmio abrange o resultado da montadora que melhor se relaciona com o cliente. Foi feito a partir de um estudo de 12 meses que levou em consideração: reputação da marca, a resposta da empresa a questionamentos dos clientes, se eles voltariam a fazer negócio com aquela empresa, a solução de seu problema e a nota que o cliente dá ao negócio. “Esta conquista é resultado de uma série de ações que implementamos para tornar a vida do cliente mais fácil e trazer mais confiança para o consumidor, comprovando que estamos seguindo com consistência no caminho certo, onde o cliente encontra na nossa Rede de Concessionários um serviço de qualidade por um preço justo”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.



mercedes-benz parvi

Erikson Pessoa

Gerente Mercedes-Benz Parvi

Mercedes-Benz em pernambuco é Parvi por claudio barreto

U

m dos maiores concessionários de carros do Norte-Nordeste, o Grupo Parvi assume mais uma marca de peso no segmento premium, a Mercedes-Benz veículos leves, localizada no bairro do Pina em Recife. A nova aquisição do grupo foi durante o pico da pandemia, mês de abril, exigindo muita criatividade e determinação da equipe para driblar a crise. “Iniciamos a operação no momento difícil para o mercado automotivo, trabalhamos focados na nossa carteira de clientes durante essa fase. Focamos no fortalecimento da marca no estado, trazendo mais produtos da linha AMG para nosso showroom e com uma equipe de profissionais experientes no segmento premium. Na área de vendas os consultores Caetana Fontenele e João Paulo, na área de pós-venda a Karina Pedrosa e sua equipe”, comenta Erikson Pessoa, Gerente da concessionária. Em outubro deste ano chegou ao mercado brasileiro a Mercedes GLB 200 Launch Edition, importado do 13 DIRIJA AUTO REVISTA DIGITAL INTERATIVA

México, o modelo foi apresentado aos clientes e amigos na concessionária Mercedes-Benz Parvi no início de novembro. O carro tem como atrativos sua versatilidade do interior, tecnologias de segurança e auxílios na condução. Um utilitárioesportivo com sete lugares, ideal para famílias grandes, com três fileiras de bancos que se movimentam individualmente, proporcionando diferentes configurações. “O GLB 200 Launch Edition oferece toda tecnologia mais atual do portfólio da MercedesBenz. Atualmente, um em cada três modelos de automóveis da marca é um SUV. A demanda por esse tipo de veículo tem sido notável em todo o mundo e, no Brasil, não é diferente. Esse automóvel é um dos veículos mais importantes do ano para a nossa marca, desenvolvido para superar todas as expectativas dentro desse segmento”, afirma Holger Marquardt, CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil e MBC América Latina & Caribe.

Caetana Fontenele Consultora de Vendas

João Paulo Consultor de Vendas

GLB 200 Launch Edition

DADOS TÉCNICOS Cilindros

4 em linha

Cilindrada

1.332 cm3

Potência máxima

163 / 5.500 cv/rpm

Torque

250 / 1.620 - 4.000 Nm/rpm

Câmbio

7G DCT

Aceleração 0 - 100 km/h

9,1 segundos

Velocidade máxima

207km/h Limitada eletronicamente

Peso (kg)

1.630

Pneus

235/50 R19

Porta malas (L)

130–500– 700 – 1.055 – 1.680

Tanque/reserva (L)

52 / 6

Comprimento

4.634 mm

Largura

2.020 mm

Altura

1.659 mm



special sale

Special Sale na bmw motorrad

A

Sael BMW vem inovando sua estratégia de vendas, implementando soluções digitais de forma mais efetiva e criativa, permitindo que o cliente visite a concessionária sem precisar sair de casa, através do “3600 Tour Virtual “uma plataforma digital que proporciona um passeio ao showroom com acesso detalhado a todos os produtos.

No período de 17 a 19 de dezembro, a Sael BMW Motorrad realiza a campanha Special Sale, utilizando a plataforma digital, proporcionando ao consumidor a experiência de realizar compra de uma moto via on-line. A plataforma permite que o cliente converse em tempo real com os consultores de vendas para negociação até a finalização da compra. Além da entrega da moto na casa do cliente, devidamente higienizada e atendendo todos protocolos em combate ao Covid19. Para participar da promoção basta clicar no link ou QRCode para acesso ao 3600 Tour Virtual.

15 DIRIJA AUTO REVISTA DIGITAL INTERATIVA

Toda a linha BMW Motorrad 0km. Plano de financiamento BMW Select com entrada flexível de 0 a 49% (exceto para os modelos G 310 R e G 310 GS cuja entrada flexível é de 20 a 49%) e mais 24 parcelas mensais mais parcela final. Taxa de juros de 0,49% a.m.. Taxa de financiamento em sua configuração original. Frete incluso. Plano de financiamento oferecido pela BMW Financeira. Sujeito à aprovação de crédito. Modalidade CDC Pessoa Física. Tarifa de Cadastro (R$ 650,00 para G 310 R e GS e R$ 950 para os demais modelos) e IOF (se aplicável) estão inclusos nas parcelas e no CET. As 3 primeiras revisões da motocicleta devem ser feitas, em qualquer concessionária autorizada BMW Motorrad no Brasil, em motocicletas BMW 0km comercializadas no mês de dezembro/2020, beneficiadas pela cortesia, respeitando a quilometragem indicada no manual de operação e manutenção do condutor e dentro do prazo limite de 2 (dois) anos a contar da data de entrega da motocicleta. Não é possível proceder a conversão desta cortesia em dinheiro, permuta por outras cortesias e nem a transferir para outra motocicleta ou cliente. Na oportunidade em que for realizar a revisão, será necessário apresentar o termo de adesão assinado pelo adquirente quando da compra da motocicleta BMW 0km¹. 2) Os 3 anos de garantia de fábrica são válidos para motocicletas BMW 0km, 2020/2020 - 0 km comercializadas a partir de março/2020 desde que sejam respeitadas todas as indicações contidas no manual do proprietário. A assistência 24 horas, parte do programa Service Card, é válido pelo mesmo período contratual da garantia de fábrica (até 3 anos). 3) Emplacamento grátis - a Sael BMW arcará com todos os custos referentes ao Primeiro emplacamento da motocicleta adquirida. Os valores referentes ao IPVA não estão inclusos. O emplacamento grátis é válido no município onde encontra-se o concessionário. Condições válidas apenas para motocicletas BMW - 0 km comercializadas no mês de dezembro/2020 ou até o término do estoque da Sael BMW. * Bônus variável de acordo com o modelo escolhido, consulte condições. Condições válidas de 17/12/2020 a 31/12/2020 ou término dos estoques de cada modelo. Também é possível incluir a compra de rider equipment ou acessórios para a moto originais BMW Motorrad comercializados em concessionárias autorizadas, limitado a 25% do valor da moto, junto com o financiamento da moto por intermédio da BMW Serviços Financeiros. Ouvidoria Corporativa BMW SF: 0800 772 2369. Atendimento ao Cliente BMW SF: 0800 019 9797. Para mais informações, consulte a concessionária autorizada BMW Motorrad de sua preferência.


por Victor Arrabal Instrutor de treinamento Jaguar Land Rover

16 DIRIJA AUTO REVISTA DIGITAL INTERATIVA




blindados

Vidros Blindados Dicas para aumentar o tempo de vida útil

O por Maria do Carmo Veras Diretora da Terra Magazine

s vidros blindados requerem alguns cuidados especiais em seu manuseio para reduzir os riscos de delaminação prolongando seu tempo de vida útil e garantia de resistência aos impactos de projéteis de diversos calibres. Confira algumas dicas de como cuidar dos vidros blindados de seu veículo: • As portas devem ser sempre fechadas com vidros blindados totalmente levantados (fechados); • Evitar choque térmico em vidros blindados, como jogar água fria sobre os vidros que estavam expostos ao sol, pode trincá-los. • A exposição ao sol por períodos elevados deve ser sempre evitada, principalmente em veículo com teto solar em vidro blindado, o aquecimento acelera o processo de delaminação; • A limpeza interna dos vidros blindados devem ser com água e panos limpos. Não se recomenda o uso de produtos que contém solventes, pois pode ocasionar reação química, danificando e acelerando o processo de delaminação dos vidros com aparecimento de trincas internas; • Evitar a passagem por obstáculos em forma diagonal (exemplo: lombadas) ou estacionar em calçadas, pois amplia-se a torção da carroceria e pode aumentar a chance de aparecimento trincas nos vidros. Com a entrada em vigor da Portaria 55 – COLOG do Exército Brasileiro em agosto de 2017, passou a

19 DIRIJA AUTO REVISTA DIGITAL INTERATIVA

não ser mais permitida a reparação de quaisquer partes de materiais com propriedades balísticas, que são controlados pelo Exército. Com essa determinação, a delaminação de um vidro com propriedades balísticas passou a exigir do proprietário do veículo blindado, a substituição da peça delaminada. Existe no mercado alguns fabricantes de vidros blindados que oferecem uma tecnologia utilizando polímeros com características diferentes do modelo convencional (policarbonato), anulando o efeito do descolamento entre as lâminas (delaminação) e consequentemente dispensa a necessidade de futuras substituições. Fique atento ao manuseio e conservação dos vidros blindados de seu veículo, prolongando assim a vida útil dos mesmos e evitando altos custos com substituições.



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.