Entre o contemporâneo e o grotesco: Piolin e as comédias de picadeiro encenadas entre 1933 e 1960

Page 29

A resposta daquele que, oficialmente empunhava a pena da Federação, é enfática em lamentar a falta do termo “circo” na comunicação daquela associação e rechaça a afirmação de que foi a entidade que pioneiramente levou o PALHAÇO a um teatro aristocrático para representar para uma plateia de escol:

(...) todo o mundo sabe que mesmo quando ninguém sonhava ainda com a existência d’ “A Tarde da Criança” muitos dos artistas lisonjeiramente citados na referida circular, e outros, alguns dos quaes já desapparecidos da arena da vida, foram repetidas vezes applaudidos pelas plateas mais distinctas dos melhores theatros do Brasil e mesmo do estrangeiro. Quanto ao mais, podemos garantir áquella benemérita associação, que, há ainda muita gente de escol que não se envergonha de vir ao circo, para applaudir os clowns e tonys no próprio picadeiro.44

Apesar de a arte do picadeiro ser propensa a promover negociações simbólicas capazes de adaptar o espetáculo às referências culturais de seu público, seja ele rural ou urbano45, assim como em todo campo de negociação, existem tensões que orquestram condições, circunstâncias, causas e efeitos, cujos resultados geralmente se associam ao “espírito do tempo”46 para resultarem no fenômeno cultural. Aquela região central de São Paulo, em especial, foi palco desse processo. O Largo, desde pelo menos 1881, abrigava lonas circenses, sendo a primeira ocorrência a do Circo Irmãos Carlo, seguido pelo Circo Thauromaquico e pelo Oceano, no mesmo ano47. Em 1906 é inaugurada a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, transferida da Praça Antonio Prado, o que não inviabilizou que a região concentrasse cabarets e teatros de variedades. Foi no ano da Semana de Arte Moderna que alguns ícones do Paissandu foram erigidos: o restaurante Ponto Chic, frequentado pelos intelectuais, e o Hotel Esplanada. No final do beco do Paissandu, desde 1975 rua Abelardo Pinto Piolin48, encostou-se o portentoso edifício dos Correios.

44

Idem. Sobre a hibridização e a circularidade cultural no circo, ver SOUSA JUNIOR, Walter. Mixórdia no picadeiro – Circo-teatro em São Paulo (1930-1970). Terceira Margem, São Paulo, 2011. 46 Conceito filosófico surgido em Hegel (Zeitgeist) para definir o clima intelectual e cultural de um período. 47 Conforme pesquisa realizada pelo Centro de Memória do Circo. 48 “Aqueles metros quadrados onde hoje se ergue imenso bloco de concreto, foram, um dia, umedecidos com suores e lágrimas de humildes artistas. O ferro e o cimento sepultam risos que ecoavam pelo largo provinciano. Uma placa de bronze deveria evocar esse passado e advertir, para sempre, o que ele significou para a crônica da cidade”, escreveu Júlio Amaral de Oliveira num folheto em homenagem feita pela Prefeitura de São Paulo em 29 de janeiro de 1975. 45

29


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.