Page 1

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Superintendência Regional de Ensino de Varginha Escola: __________________________________________________________ Nome: ___________________________________________________________ Turma: ________

Turno:________ Data da Aplicação: ___/___/___

Avaliação Diagnóstica de História 6º Ano – História 1- Observe as imagens de Belo Horizonte na atualidade e no ano de 1928.

Disponível em: http://www.horizontebelo1.blogspot .com/. ead.php?t=572106&pag. Acesso em: 28/12/

Disponível: http://www.skyscrapercity.com/showthr Acesso em: 28/12/2011.

Com base nas imagens, marque a alternativa correta. a) É impossível perceber as transformações com as fotos mesmo sendo da cidade de Belo Horizonte. b) É possível observar as mudanças ocorridas através do tempo histórico na cidade de Belo Horizonte. c) É possível observar as mudanças ocorridas na cidade de Belo Horizonte mas não do tempo histórico. d) É impossível observar as mudanças do tempo histórico, apenas da cidade de Belo Horizonte.

2Observe as imagens da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves e do Palácio da Liberdade, todos localizados na cidade Belo Horizonte.

Disponível em: http://ultimosegundo.ig.com.br/bra sil/50-anos-depois-de-brasilia-belo-horizonteinaug uracidadeadministrativa/n1237589493814.html. Acesso em: 28/12/2011.

1


SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Superintendência Regional de Ensino de Varginha

Disponível em: http://www.skyscrapercity.com/sho wthread.php?t=297145. Acesso em: 28/12/2011.

Com a análise das fotografias, é possível constatar: a) mudanças de construções históricas que refletem as transformações históricas das sociedades. b) permanências dos edifícios que simbolizam as transformações históricas. c) construções do mesmo período histórico com estilos diferentes. d) sedes de governos do Estado e da Prefeitura de Belo Horizonte. 3- Leia os textos. Planejada para ser a capital de Minas Gerais, a cidade surgiu num período marcado por muitas transformações. A Abolição da Escravatura e a Proclamação da República, os progressos da ciência e da indústria se espalhavam no ar uma onda de otimismo, fazendo com que se acreditasse possível construir uma sociedade perfeita. Imigrantes estrangeiros, mineiros do interior e gente de todas as partes do país vieram para cá. Buscavam empregos, melhores oportunidades de vida e, sobretudo, a modernidade. Esses bravos sonhadores ergueram a Nova Capital. Autor: Célio de Castro. Disponível em: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/comunidade.do?evento=portlet&pI dPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=historia&tax=11794&lang=pt_BR&pg=5780&taxp=0&. Acesso em: 29/12/2011.

Atualmente, as atividades econômicas de tradicional destaque na cidade são no setor terciário (ou de serviços), como o comércio e tecnologia de ponta. Esta provavelmente diretamente ligada aos elevados indicadores educacionais de BH, dos maiores do Brasil, com baixos índices de analfabetismo (segundo IBGE) e excelentes escolas e instituições de ensino superior, dentre as quais merece destaque a Universidade Federal de Minas Gerais, referência para o resto do país e de qualidade internacional. A capital mineira é a quarta cidade mais rica do Brasil, com aproximadamente 1,38% do PIB nacional (dados da Prefeitura de Belo Horizonte), e a área econômica de sua região metropolitana reflete em 9,1% da população possuindo o quinto maior parque produtivo da América do Sul, segundo dados do IBGE. Disponível em: http://www.ibelohorizonte.net/sobre_bh.php. Acesso em: 29/12/2011.

Marque a questão que melhor representa a cidade de Belo Horizonte de acordo com os textos. a) Nasceu com a ideia de progresso, cresceu bastante durante o século XX e na atualidade sofre um processo de estagnação da indústria e do comércio. b) Surgiu com a ideia de modernidade, obteve pouco crescimento durante os anos de sua existência por causa de sua ampla oferta de emprego em diversos setores e de elevados níveis educacionais. c) Tinha em seu projeto uma construção moderna, mas esse projeto não se instaurou e assim, Belo Horizonte se tornou uma grande cidade sem nenhum espaço planejado. d) A cidade de Belo Horizonte nasceu com a ideia de modernidade, cresceu bastante durante os anos de sua existência por causa de sua ampla oferta de emprego em diversos setores e de elevados níveis educacionais. 2


SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Superintendência Regional de Ensino de Varginha 4- Marque a segunda coluna de acordo com a primeira levando em consideração as características da cidade. Após relacionar as colunas, indique a opção correta. 1 – Características da cidade 2 – Características que não são da cidade ( ( ( ( ( (

a) 1,1,2,1,2,1. b) 2,2,2,1,1,2 c) 1,2,1,2,2,1. d) 2,1,2,2,1,2

) Profunda intervenção do homem no ambiente. ) Presença de lavouras extensivas. ) Aglomeração de indivíduos e prédios. ) Baixa poluição visual. ) Ocupações agrícolas ) Possibilidade de poluição sonora.

5- Marque a segunda coluna de acordo com a primeira observando as funções dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo. Após relacionar as colunas, indique a sequência correta. 1- Poder Executivo 2- Poder Judiciário 3- Poder Legislativo ( ) É responsável pela elaboração e aprovação das leis. ( ) Cuida para que essas leis sejam cumpridas e zela pelos direitos ( ) Exercido pelos prefeitos, governadores e presidente. ( ) Fazem parte os juízes e os promotores de justiça. ( ) Fazem parte os vereadores, os deputados (estaduais e federais) e os senadores. ( ) Cabe a seus representantes colocar as leis em prática, ou seja, executá-las e administrar os negócios públicos.

a) 3,2,1,2,3,1. b) 2,1,3,3,2,1. c) 3,2,1,3,1,2. d) 1,2,1,2,3,3.

6- Observe o mapa e marque a opção que estabelece os estados que fazem fronteira com Minas Gerais.

a) Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Tocantins. b) São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia. c) Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso, Bahia. d) Goiás, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul.

3


SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Superintendência Regional de Ensino de Varginha 7- Assinale a opção que melhor representa as características da Inconfidência Mineira. a) Buscava se tornar uma colônia de Portugal, não buscava atrair investimentos estrangeiros para a instalação de fábricas e a construção da Universidade de Vila Rica. b) Pretendia se transformar em uma colônia inglesa e assim, atrair recursos estrangeiros para construção e instalação de fábricas e da Universidade de Vila Rica. c) Objetivava se tornar independente e para isso, não buscava recursos estrangeiros para a instalação de fábricas e a construção da Universidade de Vila Rica. d) Tinha como objetivo tornar Minas Gerais independente, atrair investimentos estrangeiros para a instalação de fábricas e a construção da Universidade de Vila Rica. 8- De acordo com os textos, marque a opção correta. Texto 1: Impostos são valores pagos, realizados em moeda nacional (no caso do Brasil em reais), por pessoas físicas e jurídicas (empresas). O valor é arrecadado pelo Estado (governos municipal, estadual e federal) e servem para custear os gastos públicos com saúde, segurança, educação, transporte, cultura, pagamentos de salários de funcionários públicos, etc. O dinheiro arrecadado com impostos também é usado para investimentos em obras públicas (hospitais, rodovias, hidrelétricas, portos, universidades, etc). Disponível em: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/impostos.htm. Acesso em: 29/12/2011.

Texto 2: Tributação em Minas – o objetivo da Coroa era garantir, por todos os meios, a sua renda. Desde o século XVII, existia uma legislação dos mineradores que estipulava o pagamento de 20% (1/5) do ouro descoberto e explorado. Com a descoberta do ouro em Minas, o primeiro problema foi o de saber de que modo esse imposto – o quinto – deveria ser cobrado: Utilizaram-se, basicamente, três formas: a capitação, o sistema de fintas e as Casas de Fundição. Disponível em: http://www.culturabrasil.org/mineracao.htm. Acesso em: 29/12/2011.

a) O texto 1 analisa o conceito imposto na atualidade e o texto 2 retrata o conceito imposto no período em que o Brasil era Colônia. b) Os dois textos buscam tratar o conceito imposto obtendo o mesmo olhar e as mesmas características. c)

O primeiro texto analisa o imposto na colônia tributado a todos as pessoas para construção de hospitais, moradias e outros benefícios.

d)

O texto 2 analisa o conceito imposto na atualidade e o texto 1 retrata o conceito imposto no período em que o Brasil era Império.

4


SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Superintendência Regional de Ensino de Varginha 9- Observe o mapa de Minas Gerais dividido em regiões.

Disponível em: http://www.indi.mg.gov.br/porque/?area=16&secao=26&site=1. Acesso em: 30/12/2011. Marque a segunda coluna de acordo com a primeira relacionando as características de algumas regiões de Minas Gerais. Posteriormente, indique a sequência correta. 1234( ( ( (

Central Triângulo Jequitinhonha Sul

) Grande produção pecuária, de grãos e processamento de carnes. ) Possui a economia mais rica de Minas Gerais. ) Grande produção de pecuária leiteira e café. ) É a região mais pobre do Estado de Minas Gerais.

a) 1,2,4,3. b) 2,1,4,3. c) 3,1,2,4. d) 3,2,1,4.

OBS: AVALIAÇÃO ELABORADA DE ACORDO COM A MATRIZ DO CICLO COMPLEMENTAR DOS ANOS INICIAIS. SUGESTÃO DE AVALIAÇÃO DA SRE METROPOLITANA A

5

Ava historia 6ano  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you