Colecao_VS-3A SimuladoProva Online

Page 1

VS-2A

Coleção Pré-Vestibular

VESTIBULAR SIMULADO

• Língua Portuguesa • Literatura • Inglês/Espanhol

• Geografia • História • Matemática

• Física • Química • Biologia

INSTRUÇÕES  1. Preencha os espaços abaixo com seus dados de identificação. 2. Examine o Caderno de Provas e verifique se há falhas de impressão.

Comunique imediatamente ao fiscal qualquer irregularidade.

3. Use os espaços ou páginas em branco para rascunho. 4. A interpretação das questões é parte integrante da prova, por isso não são permitidas perguntas aos fiscais. 5. A prova é individual. O uso de qualquer recurso não permitido acarretará a imediata anulação da prova e a aplicação das sansões previstas nas Normas Disciplinares do Pré-Vestibular Expoente. 6. O preenchimento do Cartão-Resposta deve ser feito dentro do tempo previsto para a realização da prova. 7. Favor desligar o celular e guardá-lo na pasta/bolsa. 8. Só é permitido sair após 30 minutos do início do Vestibular Simulado.   Duração da prova: 5 horas Nome do aluno

Intensivão

x Semiextensivo

Turma

Turno Manhã

Número de código

Assinatura

Número de chamada

Terceirão

Superintensivo

Ta r d e

Noite

VS2A

Ensino Extensivo

1


LÍNGUA PORTUGUESA

outra pessoa arrufada costuma perguntar-lhe: “Gentes quem matou seus cachorrinhos?” d. Citando o dito da rainha de Navarra, ocorre-me que entre nosso povo, quando uma pessoa vê outra pessoa arrufada, costuma perguntar-lhe: “Gentes quem matou seus cachorrinhos?” e. Citando o dito, da rainha de Navarra, ocorre-me, que, entre nosso povo, quando uma pessoa, vê outra pessoa arrufada, costuma perguntar-lhe: “Gentes, quem matou seus cachorrinhos?”

GOLS DE COCURUTO O melhor momento do futebol para um tático é o minuto de silêncio. É quando os times ficam perfilados, cada jogador com as mãos nas costas e mais ou menos no lugar que lhes foi designado no esquema - e parados. Então o tático pode olhar o campo como se fosse um quadro negro e pensar no futebol como alguma coisa lógica e diagramável. Mas aí começa o jogo e tudo desanda. Os jogadores se movimentam e o futebol passa a ser regido pelo imponderável, esse inimigo mortal de qualquer estrategista. O futebol brasileiro já teve grandes estrategistas cruelmente traídos pela dinâmica do jogo. O Tim, por exemplo. Tático exemplar, planejava todo o jogo numa mesa de botão. Da entrada em campo até a troca de camisetas, incluindo o minuto de silêncio. Foi um técnico de sucesso mas nunca conseguiu uma reputação no campo à altura de sua reputação no vestiário. Falava um jogo e o time jogava outro. O problema do Tim, diziam todos, era que seus botões eram mais inteligentes do que seus jogadores.

04. “Diz um conhecido provérbio nos países orientais que para se caminhar mil milhas é preciso dar o primeiro passo.” Jan/Fev. 95 Tendência

L. F. Veríssimo, O Estado de São Paulo, 23/08/93.

01. A tese que o autor defende é a de que, em futebol, a. o planejamento tático está sujeito à interferência do acaso. b. a lógica rege as jogadas. c. a inteligência dos jogadores é que decide o jogo. d. os momentos iniciais decidem como será o jogo. e. a dinâmica do jogo depende do planejamento que o técnico faz.

VS2A

02. No texto, a comparação do campo com um quadro negro aponta a. o pessimismo do tático em relação ao futuro do jogo. b. um recurso utilizado no vestiário. c. a visão de jogo como movimento contínuo. d. o recurso didático preferido pelo técnico Tim. e. um meio de pensar o jogo como algo previsível.

2

03. Assinale a alternativa que está com a pontuação correta. a. Citando o dito da rainha de Navarra, ocorre-me que entre nosso povo, quando uma pessoa vê outra pessoa arrufada, costuma perguntar-lhe: “Gentes, quem matou seus cachorrinhos?” b. Citando o dito, da rainha de Navarra, ocorre-me que entre nosso povo quando, uma pessoa vê outra pessoa arrufada costuma perguntar-lhe: “Gentes, quem matou seus cachorrinhos?” c. Citando, o dito da rainha de Navarra, ocorre-me que entre nosso povo, quando uma pessoa vê

O texto está corretamente pontuado em: a. Diz um conhecido provérbio, nos países orientais, que para se caminhar mil milhas, é preciso dar o primeiro passo. b. Diz um conhecido provérbio nos países orientais, que, para se caminhar mil milhas é preciso, dar o primeiro passo. c. Diz um conhecido provérbio nos países orientais, que para se caminhar mil milhas, é preciso dar o primeiro passo. d. Diz um conhecido provérbio, nos países orientais, que, para se caminhar mil milhas, é preciso dar o primeiro passo. e. Diz, um conhecido provérbio nos países orientais, que para se caminhar mil milhas, é preciso dar o primeiro passo.

05. Assinale a opção que melhor reestrutura – gramatical e estilisticamente – o seguinte grupo de frases:

Uma tarde destas eu vinha da cidade para o Brás. Então encontrei no Metrô uma garota aqui do bairro. E eu conheço essa garota de vista e de chapéu. a. Ao vir da cidade para o Brás uma tarde destas, encontrei no Metrô uma garota aqui do bairro que conheço de vista e de chapéu. b. Uma tarde destas, quando eu vinha da cidade para o Brás de chapéu, no Metrô aqui do bairro encontrei uma garota, a qual conheço de vista. c. Ao vir da cidade para o Brás uma tarde destas, encontrei, aqui do bairro, uma garota no Metrô que conheço de vista e de chapéu. d. Eu conheço uma garota aqui do bairro, de vista e de chapéu, que encontrei no Metrô, quando vinha da cidade para o bairro. e. Uma tarde destas, vindo da cidade para o Brás, encontrei no Metrô uma garota aqui do bairro, a qual conheço de vista e de chapéu.

06. Entre as frases a seguir, somente uma apresenta sujeito indeterminado. Assinale-a. a. Há a marca da vida nas pessoas. b. Não se necessita de lavadeira. c. Vai um sujeito pela rua.


d. Não se engomou seu paletó. e. Pede-se um pouco de paciência.

honras, glórias, privilégios. E andas tão bem na cobrança que quase tudo recebes! Melhor negócio que Judas fazes tu, Joaquim Silvério! Pois ele encontra remorso, coisa que não te acomete. Ele topa uma figueira, tu calmamente envelheces, orgulhoso e impenitente, com teus sombrios mistérios. (Pelos caminhos do mundo, nenhum destino se perde: Há os grandes sonhos dos homens, e a surda força dos vermes.)

07. Transpondo para a voz passiva a frase “Não os enganaríamos por muito tempo”, obtém-se a forma verbal teriam sido enganados. enganar-se-iam. teríamos enganado. seriam enganados. serão enganados.

08. “Passam-se horas e horas por dia diante do computador.”

Assinale a alternativa em que se encontra uma possível voz ativa da frase acima. a. Os jovens passam horas e horas por dia diante do computador. b. É errado passar horas e horas por dia diante do computador. c. Não é aconselhável passar horas e horas por dia diante do computador. d. Horas e horas são passadas, por dia, diante do computador. e. Horas e horas por dia não devem ser passadas diante do computador.

09. No trecho “à persistência de segmentos que dela teriam ficado imunes.”, a expressão teriam ficado exprime a. o desejo de que esse fato não tenha ocorrido. b. a certeza de que a imunidade à modernização é própria de estabelecimentos agrícolas marginalizados. c. a hipótese de que esse fato tenha ocorrido. d. a certeza de que esse fato realmente não ocorreu. e. a possibilidade de a imunidade à modernização ser decorrente da persistência de certos segmentos.

MEIRELES, C. Romanceiro da Inconfidência. Obra Poética. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1972. p. 466.

10. Sobre o poema apresentado, é correto afirmar: a. É um romance, por tratar das relações humanas. b. A referência a Cristo e a Judas o torna um poema religioso. c. Está construído em versos livres de cinco e oito sílabas. d. Faz uso constante da metáfora. e. Está escrito em linguagem simples, predominando o paralelismo. 11. Com base no texto, considere as seguintes afirmativas: I. Cecília Meireles demonstra sua filiação romântica, por recuperar o passado heroico do Brasil. II. O tom de diálogo com Joaquim Silvério serve para questionar sua motivação ao trair Tiradentes. III. Joaquim Silvério busca o perdão por haver traído Tiradentes. IV. O fecho do poema indica a dualidade do homem, perdido entre o bem e o mal.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é a. I e II. b. II e IV. c. III e IV. d. I, III e IV. e. I, II e III.

As questões de 12 a 14 referem-se à passagem de São Bernardo (1934), de Graciliano Ramos (1892–1953).

LITERATURA

As questões 10 e 11 têm este texto como base para as respectivas respostas. ROMANCE XXXIV OU DE JOAQUIM SILVÉRIO Melhor negócio que Judas fazes tu, Joaquim Silvério: que ele traiu Jesus Cristo, tu trais um simples Alferes. Recebeu trinta dinheiros. . . - e tu muitas coisas pedes: pensão para toda a vida, perdão para quanto deves, comenda para o pescoço.

(...) – O senhor mora na capital? – Não, moro no interior. – Em Viçosa? – É. – Eu também, há pouco tempo. Mas cidade pequena... Horrível, não é?

VS2A

a. b. c. d. e.

3


VS2A 4

– A cidade pequena? E a grande. Tudo é horrível. Gosto do campo, entende? Do campo. D. Glória fechou a cara: – Mato? Santo Deus! Mato só para bicho. E o senhor vive no mato? – Em S. Bernardo. D. Glória não conhecia S. Bernardo, e essa ignorância me ofendeu, porque para mim S. Bernardo era o lugar mais importante do mundo. – Uma boa fazenda! Não há lá essa água podre que se bebe por aí. Lama. Não senhora, há conforto, há higiene. D. Glória retificou a espinha, ergueu a voz e desfez o ar apoucado: – Não me dou. Nasci na cidade, criei-me na cidade. Saindo daí, sou como peixe fora da água. Tanto que estive cavando transferência para um grupo na capital. Mas é preciso muito pistolão. Promessas... – Ah! É professora? – Não. Professora é minha sobrinha. – Aquela moça que estava com a senhora em casa do dr. Magalhães? – Sim. – E como é a graça de sua sobrinha, d. Glória? – Madalena. Veja o senhor. Fez um curso brilhante... – Espere lá. O Nogueira e o Gondim me falaram nela. Mulher prendada, bonita. Perfeitamente. O Gondim falou muito. O Gondim do Cruzeiro, um da venta chata. – Sei. E recolheu, sorrindo, os elogios à sobrinha. – Pois uma menina como aquela encafuar-se num buraco, seu... – Paulo Honório, d. Glória. Faz pena. Isso de ensinar bê-a-bá é tolice. Perdoe a indiscrição, quanto ganha sua sobrinha ensinando bê-a-bá? D. Glória baixou a voz para confessar que as professoras de primeira entrância tinham apenas cento e oitenta mil-réis. – Quanto? – Cento e oitenta mil-réis. – Cento e oitenta mil-réis? Está aí. É uma desgraça, minha senhora. Como diabo se sustenta um cristão com cento e oitenta mil-réis por mês? Quer que lhe diga? Faz até raiva ver uma pessoa de certa ordem sujeitar-se a semelhante miséria. Tenho empregados que nunca estudaram e são mais bem pagos. Porque não aconselha sua sobrinha a deixar essa profissão, d. Glória? D. Glória referiu-se à dificuldade de arranjar empregos e ao montepio. – Que montepio! Isso vale nada! E empregos... Vou indicar um meio de sua sobrinha e a senhora ganharem dinheiro a rodo. Criem galinhas. (...)

Essa conversa, é claro, não saiu de cabo a rabo como está no papel. Houve, suspensões, repetições, malentendidos, incongruências, naturais quando a gente fala sem pensar que aquilo vai ser lido. Reproduzo o que julgo interessante. Suprimi diversas passagens, modifiquei outras. [...] É o processo que adoto: extraio dos acontecimentos algumas parcelas; o resto é bagaço. RAMOS, Graciliano. São Bernardo. Rio de Janeiro: Record, p. 75-78.

12. Com base no texto, considere as afirmativas a seguir. I. A capital é valorizada por D. Glória como um local interessante, enquanto Paulo Honório a considera um lugar desagradável. II. A cidade pequena é desprezada por D. Glória como um lugar horrível, enquanto Paulo Honório a considera um lugar mais agradável do que a capital. III. Aquilo a que Paulo Honório se refere como campo e um local aprazível é interpretado por D. Glória como mato e desconfortável. IV. O melhor local para D. Glória é a capital, enquanto para Paulo Honório é S. Bernardo, embora ele admita que se trata de um lugar pouco conhecido.

Estão corretas apenas as afirmativas a. I e II. b. I e III. c. II e IV. d. I, III e IV. e. II, III e IV.

13. Sobre as referências a Madalena no diálogo entre D. Glória e Paulo Honório, é correto afirmar: a. Paulo Honório disfarça sua surpresa quanto ao fato de estar diante da tia de Madalena, pois ele próprio arranjara para estar ao seu lado no trem. b. Paulo Honório finge desconhecer nome e profissão da sobrinha de D. Glória, pois, para dar emprego a Madalena, já havia colhido essas e outras informações com seus conhecidos. c. Paulo Honório já estava, desde o encontro na casa de Magalhães, interessado em Madalena, mas ignorava certos detalhes sobre D. Glória e a sobrinha. d. Paulo Honório recusa-se a concordar que o grande problema de Madalena era estar em uma cidade do interior, pois outros empregos lhe permitiriam ganhos melhores. e. Madalena e Paulo Honório já eram íntimos, mas D. Glória desconhecia que o fazendeiro fizera à sobrinha propostas de casamento e de mudança para São Bernardo. 14. Sobre as divergências entre Paulo Honório e D. Glória, considere as afirmativas a seguir. I. Tais divergências reduzem-se a detalhes, pois, após o casamento de Paulo Honório e Madalena,


os problemas são contornados, embora o ciúme do fazendeiro pela esposa cause alguns transtornos. II. Tais divergências aumentam ainda antes do casamento em função da rudeza de Paulo Honório e apesar da intimidade crescente e sem atritos entre o fazendeiro e Madalena. III. Tais divergências estendem-se para o relacionamento entre Paulo Honório e Madalena, que têm concepções políticas incompatíveis. IV. Tais divergências são experimentadas também por Madalena e por Paulo Honório no que se refere ao papel da educação. Estão corretas apenas as afirmativas a. I e II. b. II e III. c. III e IV. d. I, II e IV. e. I, III e IV.

15. Assinale a alternativa incorreta quanto aos princípios básicos divulgados pelos participantes da Semana da Arte Moderna de 1922. a. Desejo de expressão livre e a tendência para transmitir, sem os embelezamentos tradicionais do academismo, a emoção e a realidade do país. b. Rejeição dos padrões portugueses, buscando uma expressão mais coloquial, próxima do falar brasileiro. c. Combate a tudo que indicasse o statu quo, o conhecido. d. Manutenção da temática simbolista e parnasiana. e. Valorização do prosaico e do humor, que, em todas as suas gamas, lavou e purificou a atmosfera sobrecarregada pelos acadêmicos. 16. Sobre Macunaíma, de Mário de Andrade, é correto afirmar que a. narra as aventuras de um personagem que percorre boa parte do território brasileiro para encontrar um animal de estimação. b. expõe a trajetória de três irmãos que se unem para enfrentar Wenceslau Pietro Pietra, um aristocrata paulista inimigo das vanguardas modernistas. c. narra as aventuras de um personagem malandro em busca de um amuleto que ele descobre estar sob os cuidados de Wenceslau Pietro Pietra. d. relata as experiências de um herói sem nenhum caráter que, ao conviver com operários e camponeses, engaja-se em uma organização sindical. e. relata uma série de lendas do folclore brasileiro para ilustrar a trajetória do herói da narrativa, um índio nascido no início da colonização do Brasil.

MÃOS DADAS Não serei o poeta de um mundo caduco. Também não cantarei o mundo futuro.

Não serei o cantor de uma mulher, de uma [história, não direi os suspiros ao amanhecer, a paisagem [vista da janela, não distribuirei entorpecentes ou cartas de [suicida, não fugirei para as ilhas nem serei raptado por [serafins. O tempo é minha matéria, o tempo presente, os [homens presentes, a vida presente.

Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do mundo (1940)

17. Considerando o poema Mãos dadas, é correto afirmar que Carlos Drummond de Andrade a. recusa os princípios formais e temáticos do primeiro Modernismo. b. tematiza o lugar da poesia em um momento histórico caracterizado por graves problemas mundiais. c. vale-se de temas que valorizam aspectos recalcados da cultura brasileira. d. alinha-se à poética que critica as técnicas do verso livre. e. relativiza sua adesão à poesia comprometida com os dilemas históricos, pois a arte deve priorizar o tema da união entre os homens.

Leia o poema seguinte.

RETRATO Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro, nem estes olhos tão vazios, nem o lábio tão amargo. Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas, eu não tinha este coração que nem se mostra. Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa e fácil: – Em que espelho ficou perdida a minha face?

Cecília Meireles

18. Assinale a alternativa INCORRETA de acordo com o texto e com a leitura da obra Viagem.

VS2A

Estou preso à vida e olho meus companheiros. Estão taciturnos mas nutrem grandes [esperanças. Entre eles, considero a enorme realidade. O presente é tão grande, não nos afastemos. Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.

5


a. A expressão mãos sem força, que aparece no primeiro verso da segunda estrofe, indica um lado fragilizado e impotente do eu poético diante de sua postura existencial. b. As palavras mais sugerem do que escrevem, resultando, daí, a força das impressões sensoriais. Imagens visuais e auditivas, em outros poemas, sucedem-se a todo momento. c. O tema revela uma busca da percepção de si mesmo. Antes de um simples retrato, o que se mostra é um autorretrato, por meio do qual o eu poético olha-se no presente, comparando-se com aquilo que foi no passado. d. Não há no poema o registro de estados de ânimo vagos e quase incorpóreos, nem a noção de perda amorosa, abandono e solidão. e. Um dos temas do poema é a efemeridade da vaidade humana.

INGLÊS

Leia o texto a seguir para responder às questões 19 a 21.

VS2A

LIFE IN THE FAST LANE

6

EVOLUTION is a process that takes thousands or even millions of years, right? Maybe not. In two recent studies, scientists found that the physical features of some animal populations can change within only a few years. In one study, a group led by biologist Jonathan Losos of Washington University in St. Louis studied ‘Anolis sagrei’ lizards living in the Bahamas. In earlier work, Losos had already discovered that Anolis lizards living on islands with taller vegetation and broader twig perches have longer legs. What they didn’t know was how quickly lizard legs can change. In 1977 and 1981, groups of lizards living on Staniel Cay were moved onto smaller Bahamian islands that had no lizards. In 1991, Losos returned to the islands and measured the adult male lizards. “On those experimental islands with shorter vegetation, the lizards had shorter limbs,” says Kenneth Warheit, a Washington Department of Fish and Wildlife research scientist who helped analyze the measurements. “The amount of morphological change we found, given that it had only been a decade, was remarkable,” he says. In a second study, biologists led by David Reznick of the University of California at Riverside moved wild guppies on the island of Trinidad from a predator-infested pool to a pool with only one enemy species. Within 4 to 11 years, the male guppies had become 15 percent larger at maturity than the guppies in the original pool, and were producing bigger offspring. Both groups of researchers point out that they can’t be sure they are seeing evolution in action,

because they haven’t observed new species forming. “We don’t yet know if the changes that resulted to these animals on these islands were genetic in origin”, cautions Warheit. - D.S. 19. O texto Life in the fast lane trata de a. teoria da evolução dos seres humanos na face da Terra. b. estudos realizados por vários grupos de pesquisadores ingleses. c. testes realizados em laboratórios dentro de universidades americanas. d. estudos realizados por dois grupos de pesquisadores de universidades americanas. e. experiências in vitro sobre teorias evolutivas conflitantes. 20. Todas as experiências relatadas no texto a. exigiram de quatro até quatorze anos para serem concluídas. b. aconteceram entre 1977 e 1981. c. foram realizadas por quatro anos consecutivos. d. foram feitas em 1991. e. foram feitas em menos de um ano. 21. As conclusões dos pesquisadores apontam para a. a comprovação de que o processo evolutivo das espécies leva milhões de anos para acontecer. b. a possibilidade de podermos observar processos evolutivos em curtos intervalos de tempo. c. a comprovação de que as espécies evoluem muito lentamente às condições do meio ambiente. d. a necessidade de se suspenderem temporariamente novas experiências no meio acadêmico. e. a necessidade de se realizarem novas experiências monitoradas por laboratórios virtuais.

Leia o texto a seguir para responder às questões 22 a 26.

HAIR APPARENT Beethoven’s locks could reveal why he went deaf LUDWIG VAN BEETHOVEN PROBABLY thought he was taking his secrets to the grave when he died in 1827. He thought wrong. While the composer was decorously interred in his beloved Vienna, most of his hair wasn’t; souvenir hunting fans snipped off so much of his silver mane before burial that he went to his tomb almost bald. What does a posthumous haircut have to do with secrets? Forensic scientists have long known that a body’s hair has tales to tell. To begin with, it carries DNA, which can be used to determine family relationships (that’s how scientists determined that a woman named Anna Anderson was not, as she claimed, Princess Anastasia of Russia) or hereditary diseases (that’s how they hope to prove Lincoln suffered from


Michael D. Lemonick

22. De acordo com o texto, no momento de seu enterro, Beethoven a. estava quase calvo por ter tido grande parte de seus cabelos arrancados. b. estava quase calvo devido ao mercúrio usado para o tratamento da sífilis. c. ainda possuía sua espessa cabeleira natural. d. tinha menos cabelo devido ao chumbo, que também causou sua surdez. e. surpreendeu a todos com a constatação de que sua espessa cabeleira era falsa. 23. Segundo o texto, os fios de cabelo de Beethoven indicaram que o compositor a. era hereditariamente surdo. b. não ingeriu morfina para o tratamento de cirrose hepática. c. ingeriu mercúrio para o tratamento de sífilis. d. sofria de cirrose hepática hereditária. e. fazia uso constante de entorpecentes. 24. Segundo o texto, a. músicos do Arizona adquiriram o que restou dos cabelos de Beethoven. b. músicos do Arizona ofereceram os cabelos de Beethoven para análise científica. c. estudiosos não estão certos de que Beethoven teve sífilis. d. pesquisadores descobriram que Beethoven ficou surdo como consequência de cirrose hepática. e. pesquisadores descobriram que a ingestão de chumbo levou Beethoven à surdez. 25. O autor do texto afirma que Beethoven sofria de a. sífilis e cálculo renal. b. piolhos e diarreia.

c. surdez e piolhos. d. cálculo renal e diarreia. e. cirrose hepática e sífilis. 26. O pronome they destacado no último parágrafo do texto, refere-se a a. researchers. b. two Arizona music lovers. c. mercury and lead. d. kidney stones. e. his fans.

ESPANHOL DEPARTAMENTOS Hasta hace unos años, los departamentos en el verde eran una propuesta reservada sólo para las urbanizaciones más exclusivas. Pero en la última década los condominios coparon el mercado y hoy son parte del paisaje cotidiano de los countries y hasta se convirtieron en una opción inmobiliaria para disfrutar del verde con precios más accesibles menor gasto en mantenimiento y sin resignarse a tener conforto. 19. Las expresiones “son parte del paisaje” y “se convirtieron” se refieren a a. los departamentos. b. el verde. c. una propuesta reservada. d. las urbanizaciones. e. los condomínios. 20. En la frase “Pero en la última década los condominios coparon el mercado.”, la expresión en negrita puede ser reemplazada sin perjuicio al sentido por a. tal vez. b. aunque. c. con que. d. sin embargo. e. Ya. 21. En “Pero en la última década los condominios coparon el mercado”, la traducción para la palabra en negrita es a. sempre. b. mas. c. enquanto. d. agora. e. ou. 22. Según el texto a. hace unos años los condominios son parte del paisaje de las ciudades. b. los departamentos son una propuesta accesible a toda la población.

VS2A

Marfan syndrome, a genetic disorder that makes its victims grow tall and gangly). Hair also soaks up drugs and other foreign substances from the body (low levels of arsenic in Napoleon’s hair established that the ex-Emperor probably wasn’t poisoned, as some historians believed). Now it’s Beethoven’s turn, thanks to two Arizona music lovers. They bought a lock of hair at an auction in 1994, and have offered at for scientific analysis. So far, researchers have learned that the composer didn’t have lice and didn’t take morphine for his kidney stones or his cirrhosis of the liver. They’re still looking for traces of mercury and lead, either of which could have caused his famous deafness; the former would be an especially juicy find, since mercury in those days was used to treat syphilis, which some scholars think Beethoven may have had. They’d also like to know if he took any medicine for the terrible diarrhea he reportedly suffered; his hair might reveal that too. It won’t help anyone better appreciate the Ninth Symphony. But it might make for some highbrow gossip.

7


c. los condominios se convirtieron en una opción cómoda y barata. d. en los últimos diez años, el mercado de condominios se cayó. e. los departamentos no exigen mantenimiento, pero no ofrecen comodidad. ADENA

c. posee informaciones sobre el precio de envases y envolturas. d. colocó barras giratorias para obtener datos estadísticos. e. han concluido que existe entre 10% y 20% de basura en los supermercados. ALEGRÍA

El cliente pasa por las barras giratorias del supermercado y piensa: “Tengo que llenar mi despensa...” Con un gesto decidido toma el carrito y comienza a recorrer el laberinto de pasillos del establecimiento, Latas de conservas, botellas de cerveza y gaseosas, paquetes de galletas, verduras, artículos de limpieza y embutidos en asfixiantes plásticos conforman su compran. Cuando acaba el trayecto el carrito está repleto de atractivas latas, botellas y paquetes de todos los colores, tamaños y formas con texturas tan variadas como de aluminio, vidrio, cartón, papel y plástico. El consumidor está satisfecho. Ha sido una buena compra y la presentación de los productos es excelente. Pero no sospecha, sin embargo, que esta elaborada presentación le va a significar algún cero adicional en el recibo de su compra. Según datos recogidos por la organización ecologista ADENA, los consumidores pagan en los supermercados entre un 10% y 20 % más por la adquisición de envases y envolturas que luego van a ser arrojados a la basura. Es decir, pagan literalmente basura. El País

Me dormí y soñé que la vida no era más que alegría. Me desperté y vi que la vida no era más que servir. Serví y vi que el servir era uma alegría. (Rabindranath Tagore. Dramaturgo y filósofo indio) Disponível em: www.interrogantes.net

26. Do pensamento apresentado no texto, é correto afirmar que o autor a. sonhava com uma vida mais alegre. b. sonhava, enquanto dormia, que era feliz servindo aos outros. c. buscou, no serviço, a alegria que não podia alcançar em sua vida. d. concluiu que a alegria estava em servir. e. percebeu que os sonhos não mostram a realidade.

GEOGRAFIA 27. Sobre a representação de uma nuvem na ilustração abaixo, é correto afirmar:

23. Según el texto, el consumidor a. paga muy poco por una compra hecha en el supermercado. b. no sospecha que acabará pagando más por la atractiva presentación de los productos. c. recorre el supermercado a pasos pequeños. d. se siente asfixiado por los plásticos. e. no está satisfecho con la presentación de los productos.

VS2A

24. Según el texto, los consumidores a. se quejan del alto costo de vida. b. pagan por envases y envolturas que, al fin y al cabo, son basura. c. compran productos malos que son arrojados a la basura. d. están preocupados con los movimientos ecologistas. e. se dan cuenta de algunos ceros sobrando en el recibo de su compra.

8

25. Según el texto, la ADENA a. no se preocupa con cuestiones del medio ambiente. b. es responsable por los precios de los envases y envolturas.

a. O relevo é fator determinante nas precipitações locais. b. A serra é o principal fator do efeito estufa, por reter nuvens e provocar chuvas. c. O ar aquecido e úmido não transpõe a serra, por ser retido pelas nuvens e produzir chuva. d. As cabeceiras dos rios são fatores determinantes na precipitação. e. O ar seco da camada superior da atmosfera retém as nuvens na serra e provoca chuva.


28. Segundo Alfred Wegener, o supercontinente chamado Pangeia fragmentou-se a aproximadamente 200 milhões de anos, na era Mesozoica, em dois supercontinentes. Assinale a alternativa incorreta. a. Laurásia e Gondwana foram os supercontinentes resultantes da fragmentação do Pangeia. b. A América do Norte, a Europa e a Ásia cons-tituíam a Laurásia. c. Austrália, Índia, Antártida, África e América do Sul formavam o continente de Gondwana. d. Europa, África, Ásia e América do Norte formavam a Laurásia. e. O rompimento final do Gondwana provocou a separação da América do Sul e da África, originando assim a Cadeia Dorsal Atlântica e o Oceano Atlântico.

29. As florestas tropicais úmidas contribuem muito para a manutenção da vida no planeta, por meio do chamado sequestro de carbono atmosférico. Resultados de observações sucessivas, nas últimas décadas, indicam que a floresta amazônica e capaz de absorver ate 300 milhões de toneladas de carbono por ano. Conclui-se, portanto, que as florestas exercem importante papel no controle a. das chuvas ácidas, que decorrem da liberação, na atmosfera, do dióxido de carbono resultante dos desmatamentos por queimadas. b. das inversões térmicas, causadas pelo acúmulo de dióxido de carbono resultante da não dispersão dos poluentes para as regiões mais altas da atmosfera. c. da destruição da camada de ozônio, causada pela liberação, na atmosfera, do dióxido de carbono contido nos gases do grupo dos clorofluorcarbonos. d. do efeito estufa provocado pelo acúmulo de carbono na atmosfera, resultante da queima de combustíveis fosseis, como carvão mineral e petróleo. e. da eutrofização das águas, decorrente da dissolução, nos rios, do excesso de dióxido de carbono presente na atmosfera. 30. O espaço urbano é resultado de intensiva interferência social no meio. Modificam-se o solo, as formas do relevo, o padrão de drenagem e a qualidade das águas fluviais e, ainda, há mudanças significativas no clima.

Nas metrópoles e polos industriais, essas mudanças no clima são ainda mais perceptíveis.

Relacione as colunas a seguir, associando os fenômenos climáticos urbanos com suas devidas explicações. (1) Chuva ácida (2) Ilha de calor (3) Inversão térmica (4) Smog fotoquímico

(  ) Redoma climática sobre a cidade, fazendo que as temperaturas nas áreas centrais e de maior circulação de veículos, além das áreas industriais, sejam maiores do que nas áreas mais arborizadas e de menor concentração demográfica. (  ) Paira como um nevoeiro constante sobre as cidades, especialmente quando estas estão cercadas por áreas de relevo mais elevadas, como Los Angeles, Santiago e São Paulo, causando irritação na vista e intensificando os problemas respiratórios de suas populações. (  ) Ocorre com mais frequência em áreas de extração e industrialização de carvão e outros combustíveis fósseis, cujo processo libera enxofre para a atmosfera, concentrando-a com compostos sulfurosos, modificando a qualidade da precipitação pluvial. (  ) Esse fenômeno se dá de forma mais intensa porque a cidade, sobretudo a sua área central, é uma verdadeira fonte de calor, devido ao grande consumo de combustíveis fósseis em aquecedores, automóveis e indústrias, de modo que as isotermas apresentam valores maiores na medida em que se aproximam das áreas mais centrais.

A relação correta é a. 2-4-3-1-3. b. 2-3-4-3-1. c. 3-2-4-1-2. d. 1-2-3-3-4. e. 4-3-2-2-1.

31. Assinale a alternativa correta a respeito da água como um recurso. a. A água é um recurso não renovável, pois o ciclo da água, em nível global, vem demonstrando sua progressiva escassez no sistema Terra. b. A exploração muito intensiva das águas do lençol freático pode provocar o rebaixamento do nível do lençol de água no local. c. Embora o lençol de água subterrânea não sirva para abastecer os rios, o lençol é importante para o fornecimento da água de poço. d. Devido ao progresso das técnicas de cultivo, a irrigação já não é mais motivo de pressão sobre os recursos hídricos nas regiões áridas. e. As águas doces presentes na superfície na Terra no estado líquido superam o montante contido na forma de gelo e o montante contido no subsolo.

VS2A

(  ) Comum no inverno, quando uma camada de ar frio se situa muito embaixo na atmosfera, bem próximo à superfície, retendo e concentrando os poluentes sobre a área urbana, agravando a poluição atmosférica.

9


32. Com base no gráfico abaixo e em seus conhecimentos de geografia, assinale a alternativa correta.

Em porcentagem

TAXA ANUAL DE CRESCIMENTO DO PIB 2006(*) 10,3

9,3

8,6 5,5

na

i Ch

a

a o ic tin éx en M g Ar

di

Ín

5,3

A

EU

5,2

P

a

ni

ô ol

4,6

ile

Ch

5,6

a

si

s Rú

3,4

l

si

a Br

(*) Primeiro trimestre de 2006 em comparação com o primeiro trimestre de 2005. Fonte: Veja, 07 de junho de 2006. Dados Básicos: GRC Visão.

VS2A

a. As taxas de crescimento do PIB indicadas confirmam os estudos geopolíticos que demonstram as vantagens dos países que possuem grandes reservas de recursos naturais para se desenvolverem. b. O gráfico mostra que o ritmo de crescimento de cada país emergente varia muito, apesar da conjuntura internacional contemporânea ser estável. c. Os países com maior dificuldade para crescer são aqueles com alta dependência de investimentos de empresas multinacionais atraídos pela oferta de mão de obra barata nesses países. d. Os dados exemplificam a perversidade do processo de globalização, pois as economias que crescem mais depressa são justamente as dos países que possuem PIB e população muito grandes, aumentando as disparidades internacionais. e. Pelo gráfico pode-se verificar que as economias que mais crescem são as dos países que lideram o processo de inovação tecnológica, graças a elevados investimentos em pesquisa.

10

33. A partir do final da década de 1970, a China vem promovendo um intenso processo de reformulação econômica. Sobre as mudanças ocorridas a partir desse período, assinale a(s) proposição(ões). I. Tais mudanças não alavancaram a economia chinesa, pois o país continua tendo déficit na sua balança comercial, como aqueles registrados no período da Revolução Cultural. II. Potência nuclear, a China tem atualmente como principal ponto de tensão o Japão, pois os chineses pretendem reintegrar o arquipélago japonês ao seu território. III. A partir da criação das Zonas Econômicas Especiais, a China vem enfrentando um forte êxodo rural. IV. A política de abertura econômica na China significou a adesão completa a uma economia de mercado nos moldes capitalistas. V. Deng Xiao Ping começou a transformação pela agricultura, promovendo o assalariamento rural e subsidiando o povo para a compra de produtos agrícolas.

Estão corretas a. I e II. b. II e III. c. III e IV.

d. IV e V. e. III e V.

34. O começo do século XXI revelou uma nova forma de terrorismo: globalizado, sem fronteiras e sob os holofotes da mídia. O mundo ficou estarrecido diante dos atentados de 11 de setembro de 2001 a importantes símbolos do poder político e econômico norte-americano. Nos três primeiros dias de setembro de 2004, no sul da Rússia, a pequena cidade de Beslan foi assolada pelo terrorismo. Uma escola local foi ocupada, em dia de festa, por terroristas que fizeram mais de 1000 reféns. A principal motivação do grupo armado que ocupou a escola de Beslan centrava-se na causa separatista, que reinvidicava a. saída das forças militares russas da Chechênia. b. inclusão da Chechênia no Comunidade dos Estados Independentes (CEI). c. ajuda militar russa às tropas chechenas na defesa de suas fronteiras. d. ajuda humanitária do governo de Moscou às populações pobres das montanhas da Chechênia. e. anexação dos territórios vizinhos, como o Azerbaijão e a Geórgia, à Chechênia. 35. CNN INTERNACIONAL (Criada por Ted Turner na década de 1980 para atingir bilhões de espectadores)

4 260 km Fontes: Folha de S. Paulo, 12/12/93 e Atlas de la diversidad, 2004.

O mapa acima representa as áreas de cobertura dos satélites utilizados pela CNN, uma das principais redes mundiais de comunicação. Com auxílio do mapa, é possível afirmar que as grandes redes de comunicação a. têm como principal meta a divulgação das diferentes perspectivas de compreensão acerca de distintos problemas mundiais. b. mantêm independência entre o conteúdo da informação e os interesses geopolíticos dos principais governos do mundo. c. contribuem para a criação de uma cultura mundial, desenvolvendo padronização da percepção de conjunturas internacionais. d. favorecem a criação de um mercado mundial, permitindo intercâmbio paritário entre culturas. e. foram implantadas para se obter livre acesso à informação, resolvendo o problema do isolamento cultural.


HISTÓRIA

37. Renascimento cultural, Reformas religiosas, Expansão marítima: esses três movimentos simbolizam um mundo em transformação. Apresentaram características comuns, mas desenvolveram-se em áreas e com objetivos bastante diferentes. Sobre suas semelhanças e diferenças, podemos destacar que os três movimentos demonstraram o desejo de a. romper com as temáticas religiosas, tão presentes na Idade Média, mas ocorreram em locais bastante distintos: o Renascimento ocorreu na Itália, as Reformas deram-se na Alemanha e na Suíça e a Expansão Marítima partiu da Península Ibérica. b. recuperar os valores éticos e estéticos da Antiguidade Clássica, mas buscaram modelos distintos: o Renascimento retomou padrões da arquitetura greco-romana, as Reformas restauraram o politeísmo e a Expansão Marítima reconquistou o Mediterrâneo. c. ampliar a influência europeia para outras partes do planeta, mas dirigiram seus esforços para regiões variadas: o Renascimento foi levado às colônias africanas, as Reformas lutaram contra o islamismo no Oriente Médio e a Expansão Marítima permitiu a conquista da América. d. valorizar o humano, mas se preocuparam com aspectos diferentes de suas possibilidades: o Renascimento voltou-se a uma visão científica do mundo, as Reformas privilegiaram o livre-arbítrio e a Expansão Marítima rompeu limites da mentalidade medieval. e. revitalizar as cidades, mas recorreram a estratégias diferentes: o Renascimento atraiu

38. O Renascimento europeu dos séculos XV e XVI anunciava um novo homem, liberto do véu da teologia, envolvido com a natureza que se torna a medida de todas as coisas, capaz de inovar em todos os ramos do conhecimento e suficientemente curioso para ultrapassar as fronteiras da Europa. A inquietação desse homem renascentista deu-lhe a condição de descobridor do Novo Mundo.

Adaptado de RODRIGUES, Antonio E.M. e FALCON, Francisco J.C. Tempos Modernos. RJ: Civilização Brasileira, 2000

A partir da análise do texto assinale a alternativa que indica o potencial de visão desse novo homem. a. O homem renascentista, apegado à natureza, construiu um novo mundo, que se compunha de uma nova economia – o mercantilismo –, de uma nova política – os Estados modernos – e de um novo lugar de onde ele olhava todas essas coisas: a cidade moderna. b. O homem renascentista, preocupado com o seu corpo, desenvolveu as artes como primeiro e absoluto instrumento de realização de sua beleza, levando-o a um processo de alienação que o fez voltar à religiosidade medieval. c. O homem renascentista construiu um novo mundo – a Ásia –, uma nova filosofia – o Iluminismo – e uma nova forma de religião – o Politeísmo – todos eles resultantes dos contatos com a América. d. O caráter universal é a marca que recebe esse homem renascentista, pois a universalidade era a virtude que o colocava no mesmo nível de Deus; por isso, tantas representações literárias e artísticas voltadas para o universo religioso no período. e. O homem moderno ocupou-se, principalmente, em construir uma nova religião, amparada no conceito de natureza, povoada de mitos antigos e baseada no sistema politeísta persa.

39. Das alternativas a seguir, assinale aquela em que estão aspectos relacionados ao Iluminismo e incorporados ao processo de Independência dos Estados Unidos no século XVIII. a. valorização do liberalismo econômico e do mercantilismo como modelos de desenvolvimento da Nação moderna. b. emprego do conhecimento ilustrado e das teses absolutistas como instrumentos revolucionários. c. ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, que justificavam a concepção de autonomia do Estado. d. racionalismo cartesiano como método para emancipação política e o progresso econômico do Estado independente.

VS2A

36. No processo formativo da modernidade, o Estado Moderno teve no Absolutismo o início de sua configuração. Nesse sentido, é correto afirmar que o regime absolutista a. representa a consolidação do poder dos senhores feudais contra a burguesia, que, desde o século XVI, tentava instaurar repúblicas democráticas na Europa. b. expressa os interesses das burguesias mercantis europeias pelo livre cambismo econômico, que as beneficiava em um contexto de crescimento do comércio colonial. c. traduz o processo de centralização política, administrativa e militar, com a consequente e drástica redução dos poderes dos senhores feudais. d. teve os pensadores Maquiavel, Hobbes e Bossuet como seus mais destacados críticos, especialmente quanto ao excesso de centralização do poder nas mãos dos reis. e. significa um pacto de poder entre a nobreza e os camponeses, mediante a centralização política, administrativa e militar nas mãos do rei.

visitantes aos museus, as Reformas produziram construções de imponentes catedrais e a Expansão Marítima trouxe novas mercadorias para o comércio urbano.

11


e. concepção de sociedade igualitária, legitimada pela abolição da escravatura e pelo sufrágio universal. 40. Sobre a Reforma Católica ocorrida no século XVI podemos destacar os seguintes elementos: a. manutenção do latim como língua litúrgica, a reafirmação do livre-arbítrio e eliminação do batismo como um dos sacramentos. b. tradução da Bíblia para as diversas línguas nacionais, abolição da confissão e crítica ao culto das imagens. c. manutenção do latim como língua litúrgica, estabelecimento do Tribunal do Santo Ofício e criação da Companhia de Jesus. d. tradução da Bíblia para as diversas línguas nacionais, defesa do princípio da infalibilidade da Igreja e proibição do casamento dos clérigos. e. afirmação da doutrina da predestinação, condenação das indulgências como instrumento para a salvação e manutenção do celibato dos clérigos. 41. Sobre a situação econômica do Brasil no século XIX, assinale a alternativa correta. a. Com a abolição do tráfico negreiro, os fazendeiros utilizaram mão de obra livre para o plantio de café. Como forma de pagamento, os trabalhadores poderiam usar as terras do senhor para a produção de sua subsistência. b. O comércio interno de escravos agravou a situação econômica do Norte/Nordeste, mas resolveu o problema de mão de obra no Sul e Sudeste. c. Após 1850, com o final do tráfico negreiro, inicia-se a industrialização no Brasil, pois a mão de obra negra abundante deixará o campo e irá se empregar nos centros urbanos. d. O êxito da cafeicultura brasileira em Minas, Rio de Janeiro e São Paulo deveu-se à política imigrantista do governo, que autorizou a vinda de grandes levas de imigrantes europeus. e. Com o estabelecimento da lei de terras em 1850, pessoas de poucos recursos tiveram acesso à terra, com ajuda e apoio dos grandes proprietários brasileiros.

VS2A

42. Leia com atenção.

12

1850 não assinalou no Brasil apenas a metade do século. Foi o ano de várias medidas que tentavam mudar a fisionomia do país. encaminhando-o para o que então se considerava modernidade. Extinguiu-se o tráfico de escravos, promulgou-se a Lei de Terras, centralizou-se a Guarda Nacional e foi aprovado o primeiro Código Comercial, que trazia inovações e ao mesmo tempo integrava os textos dispersos que vinham do período colonial. Entre outros pontos, definiu os tipos de companhias que poderiam ser organizadas no país e regulou suas operações. Assim

como ocorreu com a Lei de Terras, tinha como ponto de referência a extinção do tráfico. FAUSTO, Boris. História do Brasil. 2. ed. São Paulo: USP, 1995. p. 197.

Assinale a opção que expressa corretamente o impacto da extinção do tráfico de escravos na estruturação da economia brasileira. a. A extinção do tráfico foi planejada pelo governo, por meio de uma campanha de esclarecimento e de imigração, para que não houvesse interrupção na produção do café. b. Apesar de sua importância para a economia açucareira, o fim do tráfico negreiro pouco representou para a cultura do café, que se havia estabelecido com base no trabalho livre. c. A Lei de Terras representou um impacto muito maior, pois alterou as formas de produção agrícola ao estabelecer que a terra deveria ser propriedade unicamente de quem produz. d. A extinção do tráfico de escravos resultou de uma intervenção do governo inglês, com o objetivo de estimular a industrialização e o desenvolvimento do Brasil. e. Intensificou-se o tráfico interno entre as províncias e incentivou-se a imigração, na tentativa de encontrar soluções para atenuar o impacto econômico gerado pela expectativa do fim da escravidão.

43. Uma das bases da dominação política das oligarquias regionais durante a República Velha era o coronelismo. Em relação às práticas coronelistas, leia as afirmativas abaixo. I. O coronel era o chefe político local, utilizava-se de estratégias paternalistas de controle social e era responsável pela manipulação do seu “curral eleitoral”, que deveria ser fiel aos candidatos oficiais nas eleições. II. Para garantir seu domínio político, o coronel recorria a mecanismos de consulta popular essencialmente democráticos e participativos, tais como plebiscitos e assembleias. III. Embora na atualidade o Estado brasileiro não seja formalmente oligárquico, as práticas coronelistas das oligarquias continuam perceptíveis, principalmente nas regiões de menor desenvolvimento econômico do país.

Quais estão corretas? a. Apenas III. b. Apenas I e II. c. Apenas I e III. d. Apenas II e III. e. I, II e III.

44.

Os vaqueiros e os peões do interior escutavam-no em silêncio, intrigados, atemorizados, comovidos. Alguma vez, alguém o interrompia para tirar uma


Mario Vargas Llosa.

O carismático Antonio Conselheiro, de que fala o texto, liderou a Revolta de Canudos em 1897. Dentre as causas dessa revolta, estão: a. o isolamento do sertanejo, o coronelismo e a luta pela posse da terra. b. o apoio incondicional do sertanejo à Monarquia. c. a impossibilidade de adaptação do sertanejo aos valores republicanos. d. o crescimento e a modernização da economia nordestina. e. a oposição contra a Igreja Católica, aliada dos monarquistas.

MATEMÁTICA 45. O nível sonoro N, medido em decibéis (dB), e a intensidade I de um som, medida em watt por metro quadrado (W/m2), estão relacionados pela expressão N = 120 + 10  log10 (I). Suponha que foram medidos em certo local os níveis sonoros, N1 e N2 , de dois ruídos com intensidades I1 e I2, respectivaI mente. Sendo N1 – N2 = 20 dB, a razão 1 vale l2 a. 10–2. b. 10–1. c. 10. d. 102. e. 103. 46. O valor real de x que satisfaz a equação 5  22X – 4

= 0, considerando log 2 = 0,3, per-

tence ao intervalo

é o par de números reais (x,y). O valor de x + y é a.

7 . 3

b.

25 . 3

c.

28 . 3

d.

5 . 9

e.

7 . 9

48. Se a e b são números reais não nulos, tais que a2 + b2 = 28ab, então, adotando-se log 3 = valor de log3

(a + b)2 é dado por ab

a.

37 . 12

b.

25 . 13

c.

17 . 4

d.

7 . 9

e.

7 . 9

49. Sobre a expressão M =

1 1 + , em que log2 x log5 x

2 < x < 3, qual das afirmações abaixo está correta? a. 1  M  2 b. 2 < M < 4 c. 4  M  5 d. 5 < M < 7 e. 7  M  10 50. Em um laboratório, as substâncias A, B e C são a matéria-prima utilizada na fabricação de dois medicamentos. O Mariax é fabricado com 5 g de A, 8 g de B e 10 g de C e o Luciax é fabricado com 9 g de A, 6 g de B e 4 g de C. Os preços dessas substâncias estão em constante alteração e, por isso, um funcionário criou um programa de computador para enfrentar essa dificuldade. Fornecendo-se ao programa os preços X, Y e Z de um grama das substâncias A, B e C, respectivamente, o programa apresenta uma matriz C, cujos elementos correspondem aos preços de custo da matéria-prima do Mariax e do Luciax. Essa matriz pode ser obtida de

a. ]–1,0[. b. ]1,2[. c. ]2,3[. 1 d. ]0, [. 2 1 e. ] , 1[. 2

a. 5 8 10 9  6  4 + X  Y  Z X  Y  Z

9 d. 5 8 10 . 6 X  Y  Z 4

X b. 5 8 10 . Y 9  6  4 Z

4 10 e. X  Y  Z . 6 8 9  5

47. A solução do sistema definido por x · y = 3

log3 x + log9 y =

3 2

12 ,o 25

c.

5 8 10 X  Y  Z + X  Y  Z 9  6  4

VS2A

dúvida. Terminaria o século? Chegaria o mundo a 1900? Ele respondia (…) Em 1896, mil rebanhos correriam da praia para o sertão e o mar se tornaria sertão e o sertão mar (…).

13


51. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada uma das proposições. (  ) O número de elementos de uma matriz quadrada de ordem 12 é 48. (  ) Somente podemos multiplicar matrizes de mesma ordem. (  ) Uma matriz quadrada pode ter diversas matrizes inversas. (  ) Uma matriz quadrada admite inversa quando seu determinante é diferente de zero.

A sequência correta é a. F F F V. b. F F V V. c. V V F F. d. F V V V. e. V V F V.

52. No projeto de reforma de uma casa, pretende-se fazer um jardim em forma de triângulo numa área retangular de dimensões 15 m × y m. Qual deve ser o valor de y, de modo que o jardim tenha uma área de 23 m2? 15 m

FÍSICA 54. Um bloco com um peso de módulo 15 N encontra-se, em repouso, sobre uma superfície horizontal. Sendo 0,4 o coeficiente de atrito estático entre eles, o módulo da força de atrito, enquanto o bloco permanece em repouso, é a. sempre igual ao módulo da força horizontal aplicada ao bloco, até o valor máximo de 6 N. b. 6 N, para qualquer módulo da força horizontal aplicada ao bloco. c. sempre menor que o módulo da força horizontal aplicada ao bloco, até o valor máximo de 6 N. d. sempre maior que o módulo da força horizontal aplicada ao bloco, com um valor máximo de 6 N. e. 15 N, para qualquer módulo da força horizontal aplicada ao bloco. 55. Um bloco se apoia sobre um plano inclinado, conforme representado no esquema:

30o

Jardim

ym

8m a. 4,0 m b. 1,5 m c. 3,0 m d. 1,0 m e. 3,5 m p 53. O conjunto solução da equação sen(x) = cos[x-( )] 2 em R é a. {-1, 0, 1}. b. [-1, 1].

p ) + k, k  Z}. 2 d. {x  R | x = k, k  Z}. c. {x  R | x = (

VS2A

e. R.

14

Se o bloco tem massa 50 kg, a menor força de atrito capaz de manter o bloco em equilíbrio sobre o plano é (Dados: g = 10 m/s2, sen 30° = 0,5) a. 350 N. b. 300 N. c. 250 N. d. 200 N. e. 150 N.

56. Em uma apresentação os aviões da esquadrilha da fumaça efetuam um looping completo (círculo realizado na vertical). Sendo o raio da trajetória 360 m, qual a velocidade mínima de cada avião, para que o looping seja efetuado com sucesso? (Dado: g = 10 m/s2) a. 60 km/h b. 100 km/h c. 180 km/h d. 216 km/h e. 250 km/h 57. Em uma bicicleta que se movimenta com velocidade constante, considere um ponto A na periferia da catraca e um ponto B na periferia da roda. Se a catraca e a roda são concêntricas e giram juntas, analise as afirmações: I. A velocidade escalar de A é igual à de B. II. A velocidade angular de A é igual à de B. III. O período de A é igual ao de B.

Está correto somente o que se afirma em


I. II. III. I e III. II e III.

58. Suponha que você descubra velhas anotações científicas que descrevem uma escala de temperatura chamada X. Em tal escala, o ponto de ebulição da água é 0,0oX e o ponto de congelamento da água é –140oX. A que variação de temperatura T, na escala X, corresponde uma variação de 5oC? a. 80X b. 70X c. 60X d. 50X e. 40X 59. Um bastão de vidro e um pano de lã, inicialmente neutros, são atritados entre si. Sabendo que ao final desse processo o bastão ficou carregado positivamente com carga de 3,2 · 10–16C, podemos afirmar que (considere: e = 1,6  10–19C) a. o bastão de vidro ganhou 2  103 elétrons. b. o bastão de vidro perdeu 2  103 elétrons. c. o bastão de vidro ganhou 2  103 prótons. d. o pano de lã ficou carregado positivamente, recebendo 5  102 prótons. e. o pano de lã ficou carregado negativamente, recebendo 5  102 elétrons. 60. Considere duas cargas negativas iguais, de dimensões desprezíveis, e separadas por 50 cm, no vácuo. Sabendo que nessa situação trocam forças entre si de 8  10–2N, determine qual será o novo valor da força, se quadruplicarmos a distância entre elas e duplicarmos uma de suas cargas. a. 1  10–2 N b. 2  10–2 N c. 3  10–2 N d. 4  10–2 N e. 8  10–2 N 61. O “tempo retardado” é o intervalo em que persiste a sensação sonora do que falamos – valendo para os humanos 0,1 s. Sabendo disso, qual a menor distância que podemos ficar de um obstáculo para ouvir o eco de nossa voz? Dado: velocidade do som no ar = 350 m/s. a. 16,5 m b. 17,5 m c. 18,5 m d. 19,5 m e. 20,5 m

62. O gráfico do movimento de subida e descida de uma rolha, na superfície de um lago ondulado, é mostrado na figura a seguir, em que y é a altura da rolha em relação ao nível da água parada e t é o tempo transcorrido. y

t

Se a rolha leva 1,0 s para sair do nível zero e atingir, pela primeira vez, a altura máxima, a frequência do movimento é igual a a. 0,125 Hz. b. 0,25 Hz. c. 0,50 Hz. d. 1,0 Hz. e. 4,0 Hz.

QUÍMICA 63. Em cristais de gelo, as moléculas da água estão unidas por a. pontes de hidrogênio. b. forças de Van der Waals. c. ligações polares. d. ligações metálicas. e. ligações covalentes apolares. H H 64. O gás sulfídrico, de estrutura    S , apresenta duas ligações . . X . . que originam molécula . . Y . . Completa-se corretamente a proposição acima quando X e Y são substituídos, respectivamente, por a. covalente dativa e polar. b. iônica e apolar. c. covalente apolares e apolar. d. metálicas e apolar. e. covalente polares e polar. 65. O ácido málico, contido nas maçãs, tem a seguinte fórmula estrutural: H  H O    |   |    O C — C — C — C HO    |   |    HO            H   OH

Segundo as regras IUPAC, seu nome será a. ácido 2-hidróxi-propanodioico. b. ácido 2-hidróxi-butanodioico. c. ácido succínico. d. ácido 2-hidróxido-butanodioico. e. ácido 2-hidróxido-propanodioico.

VS2A

a. b. c. d. e.

15


66. O bactericida Fomecin A, cuja fórmula estrutural é HO

H

HO

Com base na tira e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir. I. A sensação de secura na língua do personagem se deve à evaporação da água contida na saliva, em função da exposição da língua ao ar por longo tempo. II. Sob as mesmas condições de temperatura e pressão, a água evapora mais lentamente que um líquido com menor pressão de vapor. III. Caso o personagem estivesse em um local com temperatura de -10°C, a água contida na saliva congelaria se exposta ao ar. IV. Se o personagem tentasse uma nova experiência, derramando acetona na pele, teria uma sensação de frio, como resultado da absorção de energia pelo solvente para a evaporação dele.

Estão corretas apenas as afirmativas a. I e II. b. I e IV. c. II e III. d. I, III e IV. e. II, III e IV.

CH2 – OH C

HO

O H

apresenta as funções a. ácido carboxílico e fenol. b. álcool, fenol e éter. c. álcool, fenol e aldeído. d. éter, álcool e aldeído. e. cetona, fenol e hidrocarboneto.

67. Considere dois procedimentos distintos no cozimento de feijão. No procedimento A, foi usada uma panela de pressão contendo água e feijão, e no procedimento B foi usada uma panela de pressão contendo água, feijão e sal de cozinha. Com relação a esses procedimentos, é correto afirmar: a. O cozimento será mais rápido no procedimento A, devido ao aumento do ponto de ebulição da solução A. b. O cozimento será mais rápido no procedimento B, devido ao aumento do ponto de ebulição da solução B. c. O cozimento será mais rápido no procedimento A, devido à sublimação sofrida pelo sal de cozinha. d. O cozimento será mais rápido no procedimento B, devido à sublimação sofrida pelo sal de cozinha. e. O tempo de cozimento será o mesmo nos procedimentos A e B. 68. Analise a imagem a seguir.

69. A conservação de alimentos pode ser feita de diferentes modos: pelo uso de um meio fortemente salgado, capaz de promover a desidratação dos microrganismos, como na carne seca; pela utilização de conservantes, como o benzoato de sódio, que reduzem a velocidade de oxidação e decomposição; ou pela diminuição da temperatura, reduzindo a velocidade da reação, uma vez que o aumento de 10°C aproximadamente duplica a velocidade da reação. Supondo apenas o efeito da temperatura e considerando que, à temperatura ambiente (25°C), a validade de um alimento é de 4 dias, sobre a sua durabilidade, quando conservado em geladeira a 5°C, é correto afirmar: a. A velocidade de decomposição seria reduzida em aproximadamente um quarto. b. A velocidade de decomposição seria reduzida pela metade. c. O alimento teria um prazo de validade indeterminado. d. A durabilidade deste alimento é imprevisível. e. O alimento se deteriorará em uma semana.

VS2A

70. Analise este gráfico, em que está representada a variação da concentração de um reagente em função do tempo em uma reação química:

16

O Estado de São Paulo, São Paulo, 11 ago. 2003. Caderno 2, p. 2.


Considerando-se as informações desse gráfico, é correto afirmar que, no intervalo entre 1 e 5 minutos, a velocidade média de consumo desse reagente é de a. 0,200 (mol/L)/min. b. 0,167 (mol/L)/min. c. 0,225 (mol/L)/min. d. 0,180 (mol/L)/min. e. 2 (mol/L)/min .

“Quando as condições ambientais se estabilizaram, os primeiros povos de nosso Estado distribuíram-se por todo o território, habitando campos, florestas, litoral, cerritos, pinheirais.”

O Rio Grande do Sul compreende comunidades animais e vegetais de origens variadas, desde componentes da Floresta Atlântica até os de Campos (Pampa). Sobre as biotas que compõem as diversas comunidades nos diferentes biomas do Brasil, assinale a afirmativa incorreta. a. A Mata dos Cocais se localiza nos estados do Maranhão e do Piauí e é formada por vários tipos de palmeiras, entre elas a carnaúba, o babaçu e o buriti. b. Ecótono é o local onde a comunidade encontra seu clímax, havendo aumento na competição entre as espécies. c. Equivalentes ecológicos são espécies com nichos semelhantes e que vivem em regiões diferentes, como as Florestas Amazônica e Equatorial Africana. d. As características dos biomas são principalmente reguladas pela pluviosidade e, portanto, as florestas, como a Floresta Atlântica, são mais ricas em espécies do que os Campos ou Pampas. e. As comunidades crescem e evoluem por etapas, a partir da instalação da comunidade pioneira, e esse processo, que envolve substituição de comunidades por outras é chamado de “sucessão ecológica”.

71. Para investigar a cinética da reação representada pela equação a seguir, foram realizados três experimentos, empregando comprimidos de antiácido efervescente, que contêm os dois reagentes no estado sólido. As reações foram iniciadas pela adição de iguais quantidades de água aos comprimidos, e suas velocidades foram estimadas observando-se o desprendimento de gás em cada experimento. O quadro a seguir resume as condições em que cada experimento foi realizado. H 2O

NaHCO3(s) + H+X–(s)  →  Na+(aq) + X–(aq) + CO2(g) + H2O(l)

H+X– = ácido orgânico sólido Experimento

Forma de adição de cada comprimido (2 g)

Temperatura da água (oC)

I

Inteiro

40

II

Inteiro

20

III

Moído

40

Assinale a alternativa que apresenta os experimentos em ordem crescente de velocidade de reação. a. I, II, III. b. II, I, III. c. III, I, II. d. II, III, I. e. III = I, II.

BIOLOGIA 72. A história da maioria dos municípios gaúchos coincide com a chegada dos primeiros portugueses, alemães, italianos e de outros povos. No entanto, através dos vestígios materiais encontrados nas pesquisas arqueológicas, sabemos que outros povos, anteriores aos citados, protagonizaram a nossa história.

Diante da relevância do contexto e da vontade de valorizar o nosso povo nativo, “o índio”, foi selecionada a área temática CULTURA e as questões foram construídas com base na obra “Os Primeiros Habitantes do Rio Grande do Sul” (Custódio, L. A. B., organizador. Santa Cruz do Sul: EDUNISC; IPHAN, 2004).

73. A todo momento, os seres vivos pluricelulares perdem muitas células do próprio corpo, como quando ocorrem ferimentos, quando os alimentos passam pelo trato digestório e até mesmo quando há o envelhecimento celular, mas, graças a um processo de divisão celular, a mitose, as células somáticas são repostas diariamente. No entanto, para uma célula se dividir em duas novas células iguais, ela deve passar por um processo anterior de multiplicação do seu conteúdo. Essa etapa é conhecida como interfase.

Existe um segundo tipo de divisão celular, a meiose, que ocorre somente nas células gaméticas. Esse processo permite que o número cromossômico das espécies seja mantido após o evento da fecundação e que os indivíduos sejam geneticamente diferentes entre si. Portanto, as células podem se dividir por mitose e(ou) meiose. Assinale a alternativa correta. a. Os processos de mitose e meiose ocorrem em todos os seres vivos. b. O número cromossômico permanece igual após ambos os processos, contudo as células que realizam o segundo tipo de divisão celular sofrem a permuta gênica, o que gera variabilidade genética.

VS2A

17


c. A transcrição de RNA ocorre principalmente na interfase. Durante os processos de divisões, a transcrição diminui, chegando até à inativação. d. Na fase de metáfase, os fusos mitóticos se ligam aos telômeros dos cromossomos. e. Tanto na anáfase da mitose quanto nas anáfases I e II da meiose, as cromátides irmãs são separadas para os polos opostos. 74. O quadro apresenta, na linha principal, diferentes ecossistemas e, nas linhas numeradas de 1 a 5, estruturas adaptativas presentes em diferentes espécies vegetais.

Ecossistemas

Manguezais

Lagos

Cerrado

Caatinga

1

Raízes profundas; espinhos

Pneumatóforos

Espinhos Caules tortuosos

Pneumatóforos

2

Raízes-escora;

Aerênquima

Pneumatóforos

Raízes-escora; Glândulas de sal

3

Pneumatóforos; Aerênquima

Raízes-escora

Raízes-escora; Aerênquima

Glândulas de sal

4

Espinhos; Pneumatóforos

Glândulas de sal

Espihnos; Raízes profundas

Aerênquima

5

Raízes-escora; Pneumatóforos

Aerênquima

Caules tortuosos

Espinhos

A linha que relaciona corretamente as estruturas adaptativas ao ecossistema onde elas são mais frequentemente encontradas nas plantas é a. 1. b. 2. c. 3. d. 4. e. 5.

75. O Brasil é apontado por cientistas de todo o mundo como um dos países de maior biodiversidade do planeta. Sobre essa diversidade de organismos, foram feitas as afirmações seguintes.

VS2A

I. A diversidade é produto de processos evolutivos mediados por mecanismos de seleção natural. II. Assim como a especiação, a colonização de novas áreas é um processo que aumenta a biodiversidade. III. A alta biodiversidade nos trópicos surgiu porque os solos são muito ricos em nutrientes nessas regiões e, por isso, permitem a instalação de florestas de grande porte. IV. Existem grupos de organismos em que o número de espécies ainda não é totalmente conhecido no Brasil, como os insetos. Em contrapartida, estima-se que todos os vertebrados de nossa fauna já estejam catalogados. V. Extinção, perda de hábitat e competição com espécies introduzidas (não nativas) estão entre os fatores que conduzem à perda da biodiversidade.

18

Estão corretas a. I, II e V. b. I, III e IV. c. II, III e V.

d. II, III e IV. e. III, IV e V. 76. Um estudante observou no microscópio o corte histológico de um órgão vegetal, o qual revelou os seguintes tecidos e estruturas: epiderme com cutícula e estômatos; células parenquimáticas com cloroplastos; tecido condutor constituído por xilema e floema. Pela descrição, o estudante concluiu que este órgão é a. um estipe. b. um tubérculo. c. um bulbo. d. um tronco. e. uma folha. 77. ANÍMICO Nasceu no meu jardim um pé de mato que dá flor amarela. Toda manhã vou lá pra escutar a zoeira da insetaria na festa. Tem zoado de todo jeito: tem do grosso, do fino, de aprendiz e de mestre. É pata, é asa, é boca, é bico, É grão de poeira e pólen na fogueira do sol. Parece que a arvorinha conversa. Adélia Prado

O poema faz referência a alguns elementos e fenômenos biológicos. Sobre eles, um estudante afirmou: I. O grão de pólen se constitui em uma das bases da interação entre o “pé de mato que dá flor amarela” e a “insetaria” que visita essa flor pela manhã.


II. A interação descrita envolve benefício mútuo, uma vez que o transporte de pólen promovido pelos insetos contribui para aumento da variabilidade genética da planta, ao mesmo tempo em que parte do pólen pode ser utilizada como alimento pelos insetos. III. Trata-se de uma relação de comensalismo porque, embora a planta se beneficie da dispersão do pólen, este não pode ser utilizado pelos insetos, uma vez que contém gametas masculinos de origem vegetal.

São corretas a(s) afirmação(ões) a. I, apenas. b. II, apenas. c. III, apenas. d. I e II, apenas. e. I e III, apenas.

78. Os mamíferos, em relação ao tipo de reprodução que apresentam, podem ser classificados em três grupos. I. Placentários: vivíparos, apresentando desenvolvimento completo do embrião dentro do útero materno, ao qual se liga por meio de uma placenta. Exemplos: baleia, peixe-boi e golfinho. II. Marsupiais: vivíparos, cujos embriões desenvolvem-se parcialmente no útero materno, completando seu desenvolvimento em uma bolsa externa localizada no ventre materno – o marsúpio. Exemplos: gambá e cuíca. III. Monotremados: ovíparos, com desenvolvimento embrionário completamente realizado fora do útero materno. Exemplos: ornitorrinco e équidna.

azul, como em um ato de agradecimento. gaivotas faziam grandes rasantes sobre a água em busca de alimento. O festival de beleza só cessou quando, ao sentar-se à orla, para uma água de coco, percebeu que o lixo humano é um desastrado atrativo de insetos, especialmente de baratas.

Assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, o tipo do sistema respiratório de cada um dos animais citados (e destacados) no texto. a. Ausente (ou respiração por difusão direta); branquial; pulmonar; traqueal; traqueal. b. Traqueal; ausente; branquial; pulmonar; ausente. c. Ausente; branquial; branquial; pulmonar; traqueal. d. Branquial; traqueal; traqueal; pulmonar; ausente. e. Traqueal; ausente; pulmonar; traqueal; branquial. Caro aluno: Você encontra o gabarito deste vestibular simulado no site: <www.escolainterativa.com.br>, no canal Revista do Vestiba, link Simulados Expoente, opção Coleção Pré-Vestibular.

Está correta ou estão corretas a. apenas II e III. b. apenas I e III. c. apenas I. d. todas. e. apenas I e II.

80. Motivado pela beleza da água verde-néon de uma praia brasileira, um banhista se arrisca a um mergulho. Não podia ter tido ideia melhor. Sobre uma pedra, pôde ver uma anêmona-do-mar reluzindo um azul-florescente indescritível. Pouco adiante, um ouriço-do-mar movimentava lenta e ritmadamente os seus espinhos, como em uma solitária dança. Ao sair da água, foi surpreendido por uma fuga de vários siris para suas tocas. Olhou para o lindo céu

VS2A

79. Nos processos de inspiração e expiração do mergulhador, o músculo diafragma desempenha um importante papel. Assinale a alternativa que contém um exemplo de animal que possui esse músculo. a. Peixe b. Lontra c. Jacaré d. Garça e. Sucuri

19


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.