Plano de Ação Vitória Sustentável

Page 118

• O Centro de Comando e Controle da Cidade planejado pelo município deveria ser transformado em um Centro Integrado de Operação da Cidade, dentro do qual se pudesse: • Prover uma visão holística da cidade ao permitir acesso a dados e informações coletadas por um ambiente compartilhado; • Integrar sensores e aplicações conectadas (câmeras, semáforos etc.) localizadas pela cidade; • Gerir incidentes ocorrendo em tempo real e planejar para eventos antecipados; • Usar dados analíticos para prever eventos futuros de forma coordenada, melhorar a provisão de serviços e oferecer informação para aprimorar políticas públicas.

4 ITU, Impact of Broadband on the Economy. 2012. Disponível em: https://www.itu.int/ITU-D/treg/broadband/ ITU-BB-Reports_Impact-of-Broadband-on-the-Economy. pdf; Banco Mundial. Information and Communications for Development 2009: Extending Reach and Increasing Impact. 2009. Disponível em: http://www.scribd.com/ doc/17023553/Information-and-Communication-Technologies-for-Development-2009-Extending-Reach-and-Increasing-Impact?autodown=pdf

Segurança Cidadã Atualmente Vitória é monitorada por 142 câmeras de vídeo-vigilância dispostas pela cidade e conectadas via rede Metrovix. Ônibus privados também são monitorados por câmeras. Os cidadãos também podem usar o serviço do Fala Vitória para sugestões, e mulheres sob medidas protetivas têm acesso a botões do pânico. Contudo, toda a operação e controle é feita manualmente. Melhorias atualmente planejadas preveem a inclusão de 85 câmeras adicionais, novas câmeras portáteis para agentes da polícia, tablets e dispositivos de GPS nos carros da polícia, e serviços de Waze/Google via prefeitura para a provisão de informações em tempo real para os cidadãos. É importante notar que, na pesquisa de opinião realizada para os estudos de base de conectividade, bem como na pesquisa de percepção cidadã para a ICES, segurança é o tema que mais desperta insatisfação dos moradores de Vitória. Com esses elementos em vista, a Cisco recomenda: • Os componentes de vigilância por câmeras devem ser integrados a uma plataforma única centralizada para que todas as autoridades competentes possam acessar a rede. O uso de inteligência de vídeo e respostas automáticas também devem ser integrados à rede (ou às câmeras), uma vez que o monitoramento automático frequentemente se prova mais eficaz que o monitoramento humano. Para além dos aspectos de segurança, as câmeras devem ser dispostas pela cidade de maneira a possibilitar, quando possível, o monitoramento do tráfego na cidade;

• Um sistema de colaboração e interoperabilidade permitirá a integração de rádios, redes de IP e sem IP em casos de emergências. Ele também facilitará a comunicação com equipes móveis como inspetores e equipes de manutenção trabalhando pela cidade; • Controle de acesso e smart cards permitirão a gestão do acesso a órgãos públicos por meio de um cartão único contendo todas as informações do cidadão. Esse controle poderia incluir estacionamentos, transporte público, saúde e outros serviços. • Rastreamento de GPS para veículos e itens do inventário municipal permitiria aos gestores monitorar o uso e localização de todos os equipamentos de propriedade do município. Isso aprimoraria a gestão do inventário e reduziria a incidência de equipamentos perdidos ou mal alocados. Além disso, a solução de GPS aliada ao monitoramento central melhoraria a capacidade de resposta da prefeitura a incidentes. • Quiosques Interativos e Comunicações Unificadas podem informar os cidadãos com respeito a questões de segurança urbana. Essas ferramentas permitiriam aos cidadãos reportar situações como roubos, acidentes, brigas e outras emergências. Acessíveis por qualquer aparelho com IP, isso também permitiria uma comunicação de mão-dupla entre cidadãos e autoridades. Ademais, um ambiente de comunicação unificado possibilitaria comunicação por chat, voz, vídeo, email, entre outros, de qualquer aparelho entre gestores, órgãos e cidadãos.

diagnóstico

havia nem cobertura de internet nem de telefone celular. Um acesso mais amplo, ou mesmo ubíquo, permitiria um melhor acesso dos cidadãos aos serviços municipais. Além disso, vários estudos apontam para uma correlação positiva entre acesso a internet banda larga, crescimento econômico, competitividade e inovação4.

117


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.