Florianopolis Sustentável

Page 59

116

117 Florianópolis Sustentável: Plano de Ação

Florianópolis Sustentável: Plano de Ação

Como o NMF cresceu até hoje? Os municípios que compõe o NMF possuem um histórico colonial muito semelhante e trazem até hoje diversas características em comum, como o isolamento até o início do século XX e a estruturação viária em servidões. Porém diferem entre si em relação a aspectos demográficos, econômicos e graus de conurbação. Para entender essas peculiaridades este item discorre sobre o processo histórico de ocupação da região. Anterior à chegada dos portugueses a Ilha de Santa Catarina era habitada por indígenas carijós. Essa ocupação de mais de seis mil anos deixou de herança uma extensa gama de sítios arqueológicos, sem deixar marcas de sua presença em termos de organização espacial, devido à simplicidade de seus assentamentos. O primeiro núcleo povoador da região foi estabelecido por Sebastião Caboto, por volta de 1526, que aportou ali a serviço da Espanha. Nesta época a Ilha de Santa Catarina era um excelente porto natural existente no cone sul e era um ponto importante de conexão para o rio da Prata. A posição estratégica da Ilha e a dificuldade em traçar a linha limite do Tratado de Tordesilhas a 380 léguas a oeste das Ilhas de Cabo Verde trouxe um embate político entre as coroas portuguesa e espanhola, responsável pelo seu desenvolvimento.

Figura 5.32: Localização dos povoamentos açorianos

Com o intuito de ocupar o território, fundações vicentistas fundaram Nossa Senhora da Graça do Rio de São Francisco do Sul, em 1658, Nossa Senhora do Desterro – atual cidade de Florianópolis – em 1673 e Santo Antônio dos Anjos da Laguna, em 1676. Entretanto, a região permaneceu desocupada e sofrendo ataques da coroa espanhola, sendo esta situação agravada após a fundação da Colônia de Sacramento, na região de Buenos Aires. Assim, como estratégia para garantir a possessão da região, Portugal passou a incentivar a imigração de açorianos para colonizar o sul do país. Os primeiros colonos foram instalados na Vila do Desterro, sede da capitania. A ocupação consolidou o núcleo fundacional junto à igreja da matriz, se estendendo em direção à região onde hoje está a Avenida Hercílio Luz. Foram estabelecidas freguesias na Lagoa da Conceição e em Santo Antônio de Lisboa e também foram ocupadas outras localidades como a atual região de Trindade, o Córrego Grande e avançaram para Ratones, Canasvieiras e Rio Vermelho. Ao sul se estabeleceram no Ribeirão da Ilha. Na porção continental ocuparam a Enseada do Brito (atual Palhoça), Laguna, São José da Terra Firme (atual São José), São Miguel da Terra Firme (atual Biguaçu) e Armação Grande (atual Governador Celso Ramos) (Figura 5.32).

Diante desse novo cenário econômico se inicia um movimento migratório a procura de novos meios de subsistência. Este movimento foi facilitado pela recém inaugurada ponte Hercílio Luz e pelas novas estradas e implantação de melhoramentos nas vias existentes. Neste momento, o centro de Florianópolis cresce ao receber a população advinda de municípios vizinhos, enquanto que a população mais carente, que morava nos arredores do centro, é expulsa da região, dando Fonte: IBGE, 2010, IPHAN/SC, 2009 apud PEREIRA, 1990 e elaboração do Consórcio IDOM-COBRAPE.

Isadora Van Bellen/Acervo: FCFFC*

Na primeira metade do século XX o modo de vida e a economia da região sofrem uma série de mudanças. A produtividade agrícola, principalmente na Ilha de Santa Catarina, começa a decair em consequência do parcelamento dos terrenos repassados entre os filhos dos colonos durante gerações e da exaustão do solo devido a séculos de exploração. A pesca também sofreu uma desaceleração devido à poluição das águas, principalmente na porção oeste da ilha. Além disto, a regulamentação das atividades marítimas na década de 30, pelo governo federal tornou inviável a pequena navegação costeira, que somada à construção da ponte Hercílio Luz, em 1926, responsável por ligar a ilha ao continente, eliminou a prática do transporte marítimo da região. Neste período, o porto de Florianópolis também entrou em decadência por não possuir condições técnicas para atender o aumento do calado dos navios, cada vez maiores e mais modernos, tendo sido extinguindo completamente anos depois.

início ao processo de favelização dos morros e periferização. A expansão urbana continental logo ultrapassa os limites municipais e atinge o território de São José,


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.