Issuu on Google+

Dezembro ‘06

nº. 30

Distribuição gratuita www.citeforma.pt gcm@citeforma.pt

UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu

05

04

02

Presidentes do IEFP e SITESE visitam novas instalações

02 Estágios do Curso de Secretariado

04 Citeforma entrega primeiras certificações

05

GOVERNO DA REPÚBLICA PORTUGUESA Ministério do Trabalho e Solidariedade Social

citeinforma

‘06

Parcerias

Permeabilidade de instituições com propósitos diferentes


NOTÍCIAS

citeinforma nota editorial

O tempo de Natal abre espaço aos sentimentos mais profundos, àqueles que se suportam nos laços de união entre os humanos. A abordagem dum Novo Ano evoca planos de futuro, projectos de mudança, novas iniciativas. Faz todo o sentido esta sequência porque caminhamos mais seguros ancorando a racionalidade das ideias de futuro num bom lastro de emoções. Gostaríamos que o Citeforma fosse um sólido e amigável ponto de apoio para aqueles que navegam os tempos difíceis da mudança no seu percurso profissional, na sua empresa, na sua actividade. Para nós, isso significa disponibilizar formação, mas também um espaço de contacto, de troca de experiências. Representa facilitar a obtenção de novas competências, mas também o desenvolvimento das capacidades relacionais e de auto estima, da auto imagem e da confiança na abordagem de novos desafios. O empenhamento do Citeforma na dinamização dum Centro Novas Oportunidades (CRVCC), de cujas primícias damos notícia neste número do CiteInforma, traduz esse espírito em que as pessoas se reconhecem e são reconhecidas, num contexto de envolvimento racional e emocional, propício à confiança na vida e no futuro. Agostinho Castanheira Director do Citeforma

Francisco Madelino, Presidente do Conselho Directivo do IEFP e Vítor Hugo Sequeira, Presidente do SITESE visitaram, durante o mês de Outubro, as novas instalações do Citeforma. “Desde 1987 que o Citeforma demonstra a sua capacidade para promover uma formação de qualidade. Penso que estas infra-estruturas constituem um desafio para o Centro fazer mais e melhor”, comentava no final Francisco Madelino. “Por isso, só posso estar agradado com esta visita.” “Contamos que as melhorias realizadas neste imóvel, sejam também um estímulo para este Director continuar a promover formação e certificação de elevado nível de qualidade”, disse Vítor Hugo Sequeira.

Protocolo com a Universidade Sénior da Amadora O Centro Novas Oportunidades do Citeforma assinou, no passado dia 11 de Outubro, um protocolo com a USIA (Universidade Sénior Intergeracional da Amadora) com o objectivo de facilitar o acesso dos seus alunos ao nosso processo de reconhecimento, validação e certificação de competências.

Maria Adelaide Rodrigues, Directora da Universidade acredita que “a obtenção do diploma escolar será uma realização para muitas pessoas. Há muita gente que tem a 4ª classe e não teve hipótese de fazer mais. Por razões económicas ou outras, tiveram de começar a trabalhar cedo. Esperamos, com esta parceria com o Citeforma, proporcionar aos nossos alunos, e mesmo a outras pessoas, esta oportunidade!” A USIA é uma Universidade Sénior, aberta a pessoas interessadas em Filosofia, Português, Cavaquinho, Musicoterapia, Shiatsu, Dança, Sevilhanas, Reiki, etc...

Revisão dos Perfis Profissionais A convite do IEFP, o Citeforma está a fazer uma revisão dos perfis profissionais da área de Administração e Gestão: Assistente Administrativo, Técnico Administrativo, Técnico de Secretariado e Técnico de Contabilidade. “Trata-se de uma primeira revisão destes perfís” explica-nos Cristina Tavares, responsável pelo Departamento de Formação do Citeforma, acrescentando que “este trabalho abrange, entre outras tarefas, a verificação de actividades profissionais associadas, sendo que para o efeito serão ouvidas algumas empresas”.

DIRECÇÃO Agostinho Castanheira | REDACÇÃO E FOTOGRAFIA Tânia Fernandes PAGINAÇÃO Sem Goma, Designers e Associados | COLABORAM NESTA EDIÇÃO Dulce Matos, Fernando Cordeiro e Rogério Pacheco PROPRIEDADE CITEFORMA – Centro de Formação Profissional dos Trabalhadores de Escritório, Comércio, Serviços e Novas Tecnologias TELEFONE 21 799 45 60 | FAX 21 799 45 66 | E-MAIL gcm@citeforma.pt | http://www.citeforma.pt TIRAGEM 2000 exemplares | DEPÓSITO LEGAL 139409/99

citeinforma

Dezembro’06

Outorgantes visitam novas instalações


NOTÍCIAS

citeinforma

Formandos do curso de Gestão com acesso ao ISCAL Foi actualizado, recentemente, o Protocolo assinado entre o Citeforma e o ISCAL, em Setembro de 2002. Esta nova adenda define que um número significativo de formandos do curso de Gestão do Citeforma tem, não só acesso directo aos cursos superiores desta Universidade como também dispensa de algumas disciplinas. O ISCAL concedeu acreditação a algumas unidades de formação, da estrutura curricular do curso de Gestão do Citeforma, para efeitos de dispensa de unidades curriculares de vários cursos.

também admitiu interesse em promover parcerias que tenham como consequência a qualificação de mais pessoas. “Sabemos que há pessoas que não acabam o ensino secundário, mas que são muito competentes profissionalmente e que até gostariam de ir para o Ensino Superior. Julgamos que seria muito interessante que o Citeforma pudesse atrair esses activos, prepará-los e dar-lhes acesso à Universidade como vai agora fazer com os jovens”.

Para Agostinho Castanheira, Director do Citeforma este protocolo traduz uma “permeabilidade entre instituições com propósitos diferentes e permite que a Universidade conheça melhor instituições como a nossa, que tenha melhor conhecimento das organizações empresariais e no fundo que se estimule uma rede de conhecimentos”. Maria Amélia Almeida, Presidente do Conselho Directivo do ISCAL manifestou não só satisfação com a assinatura deste protocolo como

Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) O Citeforma colaborou com o IEFP na validação de Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) para as áreas de Gestão e Administração e Informática.

profissões certificadas pelo Serviço Nacional de Certificação Profissional (SNCP) sejam trabalhadas em itinerários de qualificação modularizados. Essas UFCDs (acções de formação com cargas horárias de 25h e 50h)

No âmbito do Programa do Governo “Novas Oportunidades”, e da construção de um catálogo de qualificações, pretende-se que as

funcionarão como apoio à formação contínua dos trabalhadores das profissões certificadas.

Atendimento Comercial - Novo curso Atingir um alto nível de competência comercial exige um óptimo domínio das nossas competências relacionais. Encontrar a melhor forma de nos adaptarmos aos diferentes estilos de cliente, suscitar nos clientes o desejo de trabalhar com a nossa empresa, saber reagir positivamente às situações de pressão são factores fundamentais para o sucesso profissional dum comercial. O Citeforma inicia, a 1 de Março de 2007, um curso de Atendimento Comercial, destinado a trabalhadores do sector de serviços, tendo como

habilitações mínimas o 9º ano de escolaridade. O programa do curso é constituído pelos seguintes pontos: 1. Os quatro quadrantes da imagem da empresa; 2. As quatro etapas do atendimento comercial presencial e por telefone; 3. Gestão das reclamações; 4. Estilos de comunicação; 5. Tipologia de clientes.

03


FORMAÇÃO

citeinforma

Estágios de Secretariado Os formandos do curso de Técnico de Secretariado cumprem, neste momento, a fase de formação prática em posto de trabalho. Trata-se de um período de estágio, em empresas, com a duração de 357 horas (sensivelmente dois meses), com o objectivo de consolidar aprendizagens. Antes de terminar o curso, os formandos têm oportunidade de experimentar o mercado. Vão à empresa, testar conhecimentos adquiridos durante todo o processo formativo. No final do estágio voltam ao Centro para fazer o exame final. Fomos a duas empresas, falar com as formandas e respectivas tutoras, para saber como estão a decorrer os estágios.

muito bem, e puseram-me logo à vontade. Se tiver dúvidas, sei que posso perguntar as vezes que for preciso sem problemas. Estou a gostar muito!”

Egoísta - Ideias e Filmes O estágio de Márcia Coelho é numa empresa da área da comunicação: a Egoísta - Ideias e Filmes. A Márcia tem estado a ajudar a organizar a contabilidade, mas em breve vai dar apoio à área da produção. A formanda mostra-se satisfeita com o estágio e explica-nos que a sua integração foi facilitada pelo ambiente informal da empresa. “Eu venho para aqui e não penso amanhã vou para o estágio. Sinto que vou para o pé dos meus colegas, que não são só colegas de trabalho, mas também são pessoas que me dão carinho e dão apoio. Acho que num sítio mais institucional não há essa proximidade”.

APL - Administração do Porto de Lisboa A Vera Valentim está a estagiar no departamento de facturação da Direcção Administrativa e Financeira da APL. Ana Caria, tutora do estágio, tem tentado que a Vera desempenhe várias tarefas.

Isabel de Sá Coutinho também está muito satisfeita com o desempenho da Márcia: “É interessante que a Márcia trouxe, do Centro de Formação, um determinado tipo de características que as pessoas perderam ao longo do tempo. Estou a falar de respeito, da maneira como atendem o telefone, da maneira como se apresentam e o cuidado como falam. São bases de educação, que ela provavelmente já tinha, mas que se nota que foram direccionadas pela formação”. “Não sinto a Márcia como uma pessoa que não pertença à casa. Primeiro porque ela é como é: veste a camisola e faz-nos sentir que ela já é uma de nós. Acho pouco provável que a Márcia se vá embora, a menos que ela queira” acrescenta a tutora, abrindo desta forma caminho a uma futura integração da estagiária na empresa.

“Ela trata de facturas e notas de crédito, faz envelopagem e envio para o expediente, arquivo, passou pela área de receita e vamos ainda fazer com que ela passe pelas garantias bancárias: registar e cancelar garantias bancárias. Depois contactará com o processo administrativo envolvente, como o envio de ofícios para bancos, etc... Penso que ela sairá daqui com uma visão global bastante boa do nosso departamento e também da empresa.” A Vera está a gostar desta experiência. “As pessoas receberam-me todas

Curso de Secretariado

tratando da informação, acompanhando processos e projectos de

O curso de Secretariado do CITEFORMA promove o perfil actual

sejam tomadas com qualidade pelas chefias e departamentos.

trabalhos, preparando e organizando, para que as decisões e soluções

do(a) profissional de Secretariado e da sua missão no quotidiano das empresas, neste processo de pós-globalização onde todos se

Início previsto: 05.03.2007; Fim previsto: Março 2008

comunicam, sem fronteiras, com velocidade, onde o intercâmbio

Duração: 1709h; Horário Laboral

pessoal e profissional assume particular importância. O Actual Técnico

Direito a bolsa de formação, subsídio de transporte e subsídio de

de Secretariado personifica esse agente de ligação, actuando como

refeição nos termos da legislação em vigor

interface entre clientes internos e externos, parceiros, fornecedores,

Informações e Inscrições na Secretaria do Citeforma

04


O testemunho de Elvira Martins, uma das primeiras candidatas ao processo de RVCC no Centro de Novas Oportunidades do Citeforma O Motivo

Acho que o próprio grupo de colegas foi um grupo que se entendeu, sempre com espírito de entreajuda.

Trabalho numa farmácia, onde sou gerente e vendo dermo-cosmética. Gostaria de poder, também, dispensar medicamentos, mas para subir à categoria de ajudante técnica é necessário ter o 9º ano.

O processo não é longo embora seja exigente. Mas ainda bem que assim foi, porque quanto mais nos exigem, mais nós somos obrigados a saber fazer. Para mim, foi excelente e encontrei aqui um espaço e umas pessoas fora de série. Foi a oportunidade da minha vida.

O Futuro Tenho já o livro à minha espera na farmácia para poder passar a assinar como ajudante técnica. Depois, como ganhei novamente o hábito de estudar, estou cheia de vontade de continuar. A farmácia inscreveu-me no PAGE – Programa Avançado de Gestão para Executivos da Universidade Católica, que irei frequentar já em Janeiro. Quero também inscrever-me no processo de reconhecimento de competências para o 12º ano, que vai começar no início do ano. A seguir quero fazer uma licenciatura! Vamos ver se vou conseguir.

Acabei o curso comercial, que correspondia ao 9º ano, quando tinha 19 anos, mas nunca precisei do certificado. Fui mudando de emprego, trabalhei na área do pronto-a-vestir como vendedora e como gerente de lojas e só quando cheguei à farmácia é que me vi confrontada com esta necessidade. Só que a escola onde estudei ardeu e eu fiquei sem acesso ao meu certificado. Corri tudo: Ministério da Educação, Direcção Regional de Educação de Lisboa, e nada. Há uns seis meses ouvi falar do RVCC pela televisão e achei que poderia ser uma boa oportunidade, porque me permitia, num curto espaço de tempo, obter o certificado. Decidi tentar e aqui estou eu no Centro Novas Oportunidades do Citeforma.

O Processo O processo correu muito bem, embora eu tivesse, no início, as mesmas dificuldades das outras pessoas que vieram para cá. Já não estudo há mais de trinta anos e perderam-se métodos e hábitos de ordenar as coisas. É claro que os formadores foram excelentes. É um grupo excepcional, que nos ajuda. Não nos ensinam, porque isto não é a escola, não viemos para aqui para aprender. Mas principalmente criaram-nos muito bom ambiente.

longo da vida, que pretendam obter o diploma escolar do 4º, 6º ou 9º ano de escolaridade.

O Citeforma certificou, no passado dia 24 de Novembro, os primeiros candidatos ao processo de reconhecimento, validação e certificação de competências, com diploma do 9º ano de escolaridade.

O processo de reconhecimento, certificação e validação é gratuito. Para mais informações e inscrições contacte-nos através do 217994560 ou crvcc@citeforma.pt

O Centro Novas Oportunidades do Citeforma destina-se a adultos (mais de 18 anos), com experiência e conhecimentos adquiridos ao

05

citeinforma

CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

“Foi a oportunidade da minha vida”


citeinforma

Encontros Temáticos do Programa REDE Citeforma promoveu dois encontros temáticos destinados a empresários de PMEs: “Negociação com Clientes e Fornecedores” que decorreu em Beja a 13 de Outubro e “As PME’s e o Relacionamento

com a Banca” que teve lugar em Vendas Novas, a 22 de Novembro. Este último jantar-debate foi realizado com o apoio do Centro de Emprego de Montemor-o-Novo.

Fiscalidade por Fernando Cordeiro

Dispensa os contribuintes de procederem ao envio electrónico de declaração de limitação do pagamento por conta, previsto no no 1 do artigo 99o do CIRC, por razões de simplificação.

Legislação recente

Ofício-Circulado 60052, de 03/10/2006 - Direcção de Serviços de Justiça Tributária Constituição do direito a juros indemnizatórios Determina um conjunto de orientações a ser tidas pelos serviços de finanças, tendentes à aplicação uniforme, por parte destes serviços, quanto ao direito a juros indemnizatórios a favor dos contribuintes.

Portaria 1192-B/2006, de 3 de Novembro Aprova a ficha de avaliação para a determinação do nível de conservação de imóveis locados, nos termos do n.o 2 do artigo 33.o da Lei n.o 6/2006, de 27 de Fevereiro, que aprovou o Novo Regime do Arrendamento Urbano, regula os critérios de avaliação, as regras necessárias a essa determinação e estabelece a remuneração dos técnicos competentes e dos árbitros das comissões arbitrais municipais, ao abrigo dos Decretos-Leis n.os 156/2006, 157/2006 e 161/2006, todos de 8 de Agosto.

ORÇAMENTO DE ESTADO PARA 2007 Foi aprovado o Orçamento de Estado para 2007 que introduz importantes alterações a nível da fiscalidade. Salientamos que o CITEFORMA vai iniciar o ciclo dos Seminários de Actualização Fiscal a partir do próximo dia 21 de Janeiro.

Ofício-Circulado 20119/2006 - 22/09 - DSIRC Declaração de limitação de pagamentos por conta IRC

Legislação sobre Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

Declaração de Rectificação No 64/2006, D.R. n.o184, Série I, Suplemento de 2006-09-22 Presidência do Conselho de Ministros De ter sido rectificada a Portaria n.o 736/ 2006, do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social sobre o regulamento de Condições Mínimas para os Trabalhadores Administrativos, publicada no Diário da República, Ia Série, No 143, de 26 de Julho de 2006.

por Rogério Pacheco

Decreto-Lei n.o182/2006, D.R. no172, Série I de 2006-09-06 Ministério do Trabalho e da Solidariedade Transpõe para a ordem jurídica interna a Directiva n.o 2003/ 10/ CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 6 de Fevereiro, relativa às prescrições mínimas de segurança e de saúde em matéria dos trabalhadores aos riscos devidos ao ruído.

Decreto-Lei No 220/2006 de 3 de Novembro Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social Estabelece o regime jurídico de protecção social da eventualidade de desemprego dos trabalhadores por conta de outrem e revoga os Decretos-Leis nos 119/99, de 14 de Abril, e 84/2003, de 24 de Abril.

06


Camões em Os Lusíadas – a melhor síntese do renascimento na Literatura Portuguesa – revela-nos a busca de um novo ideal estético e humano, a curiosidade e o êxtase perante os povos indígenas com os seus costumes, as suas roupas, a sua fauna e a sua flora exótica. Mas Camões apresenta-nos, sobretudo o Novo Homem. E igualmente nos apresenta o velho do Restelo que fala “com saber de experiência feito” e D. Sebastião a quem desafia dizendo: “tomai as rédeas do reino vosso... E dareis matéria a nunca ouvido canto”.

citeinforma

nos poemas D.Sebastião, O Desejado e O Encoberto. Seguidor de Vieira ao retomar a visão profética, Pessoa também o é igualmente de Camões ao confirmar a importância das nossas descobertas – um verdadeiro acto cultural, na medida em que criámos um mundo

APONTAMENTO CULTURAL | FORMAÇÃO

A Língua Portuguesa: de Camões a Manuel Alegre

moderno. Manuel Alegre, o estrangeirado e o exilado da segunda metade do século XX também ele recupera da Odisseia o mito clássico de Ulisses mantendo-lhe o cariz messiânico – Um Barco para Ítaca. Os Lusíadas impõem-lhe a introdução que logo vai transferir para O Canto e as Armas: Canto as Armas e os homens / As pedras e os

Em Padre António Vieira a preocupação humanística começa por manifestar-se logo nos seus primeiros sermões – o da Quaresma e o de S.João, ambos

metais / E as mãos que transformando / Se transformam. Eu canto / O remo e a foice. Os símbolos. Sempre intimamente ligado aos mitos da viagem e do regresso à pátria que ele considera a raiz – “Canto a raiz do espaço na raiz do tempo...” – nunca deixa de manifestar um apego à terra, ao chão do qual se encontra ausente. Quando Manuel Alegre afirma “é preciso voltar a ter uma raiz, / um chão para lavrar / um chão para florir” evidencia um amor telúrico tão intenso que, em nada, desmerece o de Camões.

pregados em Salvador da Bahia no ano de 1633. A este seu pendor para o novo humanismo, para uma tolerância perante raças diferentes, veio juntar-se um outro: o da visão profética. Visão que se funda no sonho sebastianista, na formação do Quinto Império que se vai radicando na mente do povo Português subjugado pelo inimigo e que espera ansiosamente o regresso do rei de Alcácer-Quibir. O sebastianismo de Fernando Pessoa surgirá na sua obra, tal como em Vieira, ligado à renovação do mito do Quinto Império. Em Mensagem – Os Lusíadas dos nossos dias – D.Sebastião e o mito do Encoberto surgem

Texto de Dulce Matos

FORMAÇÃO PARA JOVENS CURSO Secretariado e Trabalho Administrativo Técnico de Secretariado

INÍCIO

FIM

DURAÇÃO

HORÁRIO

05.03.2007

04.2008

1725h

Laboral

CURSO

INÍCIO

FIM

DURAÇÃO

HORÁRIO

Edição de Áudio para Audiovisuais

06.01.2007

10.02.2007

42h

Sábados

Técnicas de Captação de Vídeo e Áudio

08.01.2007

25.01.2007

42h

Sábados

Técnicas de Reportagem de Audiovisuais

24.02.2007

31.03.2007

42h

Sábados

Guionismo Audiovisual

26.02.2007

15.03.2007

42h

Sábados

Comércio

Atendimento Comercial

01.03.2007

16.03.2007

36h

Pós-Laboral

Contabilidade e Fiscalidade

Análise dos Modelos Declarativos IRS/IRC/IVA

06.01.2007

17.03.2007

40h

Sábados

Análise e Gestão Financeira (àrea Finanças)

06.01.2007

27.01.2007

32h

Sábados

Tributação das Pessoas Colectivas

06.01.2007

14.04.2007

52h

Sábados

Seminário de Actualização Fiscal

27.01.2007

03.03.2007

37.5h

Sábados

Contabilidade Financeira

03.02.2007

31.03.2007

32h

Sábados

Seminário de Actualização Fiscal

03.02.2007

10.03.2007

37.5h

Sábados

Seminário de Actualização Fiscal

10.02.2007

17.03.2007

37.5h

Sábados

Seminário de Actualização Fiscal **

24.02.2007

24.03.2007

37.5h

Sábados

Audiovisuais e Produção dos Media

07

JANEIRO A MARÇO 2007

FORMAÇÃO PARA ACTIVOS


Contabilidade e Fiscalidade

Desenvolvimento Pessoal

Electrónica e Automação

citeinforma

CURSO

INÍCIO

FIM

DURAÇÃO

HORÁRIO

Seminário de Actualização Fiscal

03.03.2007

31.03.2007

37.5h

Sábados

Seminário de Actualização Fiscal *

10.03.2007

14.04.2007

37.5h

Sábados

Normas Internacionais de Contabilidade

10.03.2007

12.05.2007

32h

Sábados

Preços de Transferência

24.03.2007

23.06.2007

30h

Sábados

Motivação e Gestão de Equipas

06.01.2007

03.02.2007

35h

Sábados Sábados

Técnicas de Apresentação e Expressividade

06.01.2007

03.02.2007

35h

Comunicação

24.02.2007

24.03.2007

35h

Sábados

Técnicos de Manutenção Hardware

06.01.2007

24.02.2007

49h

Sábados

Finanças, Banca e Seguros

Controlo e Gestão do Planeamento Financeiro

10.03.2007

31.03.2007

32h

Sábados

Formação de Formadores

Formação Pedagógica Inicial de Formadores

08.01.2007

23.02.2007

104h

Pós-Laboral

Formação Pedagógica Inicial de Formadores

19.03.2007

03.05.2007

104h

Pós-Laboral

Arquitectura e Tecnologias de Redes Informáticas

06.01.2007

24.02.2007

49h

Sábados

Criação de Páginas para a Web - Iniciação

06.01.2007

10.02.2007

42h

Sábados

Programação em ASP .NET

06.01.2007

10.02.2007

42h

Sábados

Programação em Visual C# . NET

06.01.2007

10.02.2007

42h

Sábados

Introdução à Programação

08.01.2007

23.01.2007

48h

Pós-Laboral

Sistemas de Informação Geográfica I

08.01.2007

02.02.2007

60h

Pós-Laboral Pós-Laboral

Informática para Técnicos

Informática para Utilizadores

Línguas

Marketing e Publicidade

Autocad Fundamental

09.01.2007

26.01.2007

42h

Segurança de Redes de Dados

13.01.2007

03.02.2007

30h

Sábados

Macromedia Dreamweaver

29.01.2007

15.02.2007

42h

Pós-Laboral

3D Studio Viz

30.01.2007

16.02.2007

42h

Pós-Laboral

Modelação de Processos e Dados usando UML

05.02.2007

23.02.2007

48h

Pós-Laboral

Sistemas de Informação Geográfica II

12.02.2007

14.03.2007

60h

Pós-Laboral

Microsoft SQL/Server

24.02.2007

31.03.2007

42h

Sábados

Programação em Java: Fundamentos

24.02.2007

31.03.2007

42h

Sábados

Programação em Visual Basic .NET

24.02.2007

31.03.2007

42h

Sábados

Autocad 2D - Desenho Bidimensional

26.02.2007

15.03.2007

42h

Pós-Laboral

Planeamento e Implementação de Redes Sem-Fios (Wireless)

03.03.2007

14.04.2007

42h

Sábados

Segurança na Internet

03.03.2007

24.03.2007

30h

Sábados

SQL 1

05.03.2007

16.03.2007

40h

Pós-Laboral

3D Studio Max

16.03.2007

04.04.2007

42h

Pós-Laboral

Macromedia Dreamweaver Avançado

16.03.2007

04.04.2007

42h

Pós-Laboral

Administradores de Servidores Web

03.03.2007

24.03.2007

30h

Sábados

SO Windows, Internet e Comunicação

08.01.2007

19.01.2007

40h

Pós-Laboral

SO Windows, Internet e Comunicação *

08.01.2007

19.01.2007

40h

Pós-Laboral

MS - Word Fundamental *

22.01.2007

02.02.2007

40h

Pós-Laboral

MS - Word Fundamental

29.01.2007

09.02.2007

40h

Pós-Laboral

MS - Excel Fundamental *

05.02.2007

16.02.2007

40h

Pós-Laboral

MS - Access Fundamental *

26.02.2007

09.03.2007

40h

Pós-Laboral

MS - Excel Fundamental

26.02.2007

09.03.2007

40h

Pós-Laboral

Apresentação Electrónicas (PowerPoint)

19.03.2007

30.03.2007

30h

Pós-Laboral

Apresentação Electrónicas (PowerPoint) *

19.03.2007

30.03.2007

30h

Pós-Laboral

MS - Access Fundamental

19.03.2007

30.03.2007

40h

Pós-Laboral

Inglês ao Vivo - Conversação em Língua Inglesa

06.01.2007

17.03.2007

30h

Sábado

Espanhol - Inicial I

08.01.2007

02.02.2007

50h

Pós-Laboral

Espanhol - Inicial I

05.02.2007

07.03.2007

50h

Pós-Laboral

Espanhol - Médio I

05.02.2007

07.03.2007

50h

Pós-Laboral

Espanhol - Inicial I

08.03.2007

04.04.2007

50h

Pós-Laboral

Espanhol - Inicial II

08.03.2007

04.04.2007

50h

Pós-Laboral

Marketing I

05.01.2007

10.04.2007

64h

Pós-Laboral

Marketing II

06.01.2007

03.03.2007

64h

Sábado

UNIÃO EUROPEIA Fundo Social Europeu

CURSOS DE FORMAÇÃO

ÁREA

GOVERNO DA REPÚBLICA PORTUGUESA Ministério do Trabalho e Solidariedade Social

* Portalegre | ** Torres Vedras • Nota: datas previstas, sujeitas a confirmação • JANEIRO A MARÇO 2007

FORMAÇÃO PARA ACTIVOS (continuação da página anterior)


CITE'IN'FORMA Nº30