Catálogo 6º Cine Kurumin

Page 71

Convidadxs Ailton Krenak (MG) Ailton Krenak é um líder indígena brasileiro, ambientalista e escritor. É considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro, possuindo reconhecimento internacional. Pertence à etnia indígena Krenak. Nasceu em 1953, no estado de Minas Gerais, na região do Médio Rio Doce.

Alberto Alvares (RJ) Cineasta indígena da etnia Guarani Nhãndewa, Mato Grosso do Sul, é também ator, professor e tradutor de Guarani. Mora no Rio de Janeiro desde 2010, período em que começa a se dedicar ao audiovisual como realizador e formador. Vem realizando seus projetos a partir do Laboratório do Filme Etnográfico – UFF, do Museu do Índio/FUNAI e do Observatório da Educação Escolar Indígena – FAE/ UFMG, instituição em que está se graduando em Licenciatura Intercultural para Educadores Indígenas. Sua imersão no universo do documentário em torno das questões indígenas resultou na realização dos filmes “Tekowe Nhenpyrun – A Origem da Alma”, “Ywy Jahe’o – O choro da Terra”, “Tape Ypy E’y – Caminhos do Tempo”, “Karai ha’egui Kunha Karai Ete- Os Verdadeiros Líderes Espirituais”, “Arandu Nhembo’e- Em Busca do Saber”, “A Procura de Aratu”, “Um Pé na Aldeia e Outro no Mundo”, “Nhema’en Tenondere- Além do Olhar”, “Yvi Nhe’en Vozes da Terra”. O filme “Os Guardiões da Memória” está em andamento, além de outros projetos em fase de desenvolvimento. Foi professor de audiovisual na formação de cineastas indígenas em Biguaçu, Santa Catarina (2013); em Paranhos, Mato Grosso do Sul (2014) e no Projeto da Série de TV “Amanajé, o mensageiro do futuro” (2016).

Festival de cinema indígena - indigenous int’l film festival

71


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.