Novo módulo "Eplan operational sequence" processos operacionais máquinas/sistemas convenientemente d

Page 1

INFORMAÇÃO TÉCNICO - COMERCIAL M&M Engenharia Industrial, Lda. Tel.: +351 229 351 336 · Fax: +351 229 351 338 info@mm-engenharia.pt · info@eplan.pt www.mm-engenharia.pt · www.eplan.pt

NOVO MÓDULO “EPLAN OPERATIONAL SEQUENCE” PROCESSOS OPERACIONAIS MÁQUINAS/SISTEMAS CONVENIENTEMENTE DOCUMENTADOS Saber o que afecta o quê e como! Conhecer a sequência das operações é sempre útil – especialmente em máquinas, construção de instalações e acções de programação e controlo. O “EPLAN Operational Sequence” documenta a sequência temporal e funcional de uma máquina/sistema com uma consistente descrição do seu fluxo de trabalho. Alternativamente, por diagrama ou através do GRAFCET-Standard. Os programadores de PLCs irão beneficiar de uma documentação completa que regula a interacção entre sensores e actuadores.

Com a crescente complexidade e interacção dos subsistemas mecatrónicos, é sempre difícil descrever o timing funcional das máquinas e equipamentos de uma forma clara. No entanto, este é essencial para a elaboração dos sistemas de controlo. A EPLAN tem agora a solução “EPLAN Operational Sequence”, um novo módulo opcional da Plataforma-EPLAN integrado numa compreensiva descrição dos processos e documentação de controlo. Flexível, o software proporciona diferentes procedimentos, comportando os diagramas de função mais comuns, bem como o reconhecido GRAFCET (Graphe Fonctionnel de Commande Étapes/Transitions).

po/passo e a sequência operacional. As formas adequadas são incluídas com a máquina podendo os valores ser facilmente inseridos como macro. O último passo é manual, a sequência com a ajuda de elementos gráficos como linhas múltiplas. Agora, na tradução automática para diferentes línguas, serão adicionalmente incluídos os fluxogramas.

FLEXÍVEL PARA TODOS OS FINS O módulo opcional “EPLAN Operational Sequence” será lançado com a versão EPLAN Electric P8 2.1, a partir de Outubro de 2011. Quanto ao EPLAN Fluid (o segundo sistema da plataforma), este módulo fará parte integrante da versão 2.1. Não tendo influência o facto da licença instalada no software para fluídos ser autónoma (standalone), ou módulo adicional ao sistema CAE-P8.

CENÁRIO

As vantagens são óbvias: o programador do PLC recebe antecipadamente declarações dos actuadores e sensores em utilização e da sua interacção temporal pretendida. Isto acelera o processo preliminar na elaboração do controlo da máquina, contribuindo para uma engenharia mais rápida e eficaz. Alterações posteriores aos esquemas eléctricos ou de fluidos serão automaticamente transferidos para a descrição do processo, onde serão convenientemente documentados.

QUE VALORES INSERIR O diálogo central para a inserção de funções EPLAN em diagramas de função ou GRAFCET é através de um navegador. É irrelevante se a função foi já colocada no esquema ou gerada como um novo dispositivo. Seguidamente no diagrama apenas é necessário colocar os valores para a escala de tem-

[86]

robótica

Os fluxogramas são uma parte importante no processo de engenharia e essenciais ao planeamento futuro dos sistemas de controlo das máquinas. Estes são frequentemente solicitados (como por exemplo, fornecedores da indústria automóvel), para através dos tempos de ciclo optimizarem o sistema como um todo. Quanto ao GRAFCET: estes diagramas são representações do fluxo de controlos, para os quais foi desenvolvida uma linguagem específica de acordo com a norma DIN EN 60848. Esta representação é similar ao que pode ser visto pelo programador PLC acerca do comportamento de uma determinada máquina, enquanto os gráficos proporcionam uma visualização simples da função mecânica.

CONCLUSÃO Os fluxogramas recentemente integrados melhoram a consistência nos processos de engenharia. Através da integração destes diagramas de função na documentação dos equipamentos, todos os participantes no projecto obtêm uma noção descritiva das sequências funcionais. Reduzindo assim o esforço de coordenação entre os vários departamentos.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.