INFORMAÇÃO TÉCNICO - COMERCIAL NORD Drivesystems PTP, Lda. Tel.: +351 234 727 090 · Fax: +351 234 727 099 info@pt.nord.com · www.nord.com
MOTO-REDUTOR CONTROLADO PELO VARIADOR DE FREQUÊNCIA NORD SK500E A sua concepção e desenvolvimento são efectuados na NORD, uma marca que fabrica variadores desde 1985. Optimizar o controlo dos moto-redutores é uma das vantagens de um controlo inteligente do variador NORD.
Ao controlar moto-redutores com variadores de frequência ao invés de os ligar directamente à corrente, o intervalo de variação de velocidade é substancialmente aumentado, oferecendo deste modo um campo de aplicações mais amplo e diversificado.
Em condições ambientais standard (40º C e altitude inferior a 1.000 m) a NORD garante que não existe perda de binário por razões térmicas até à frequência de 25 Hz. Para frequências inferiores a 25 Hz deve-se ter em conta a redução de binário disponível em regime contínuo ou utilizar ventilação forçada no motor. Equipar o motor com ventilação forçada resolve qualquer problema térmico, e permitirá operações contínuas a velocidades mínimas de 2 a 3 Hz (depende da frequência de escorregamento do motor AC). Em alternativa, um motor de maior potência poderá ser seleccionado para permitir operar a unidade em condições de carga reduzida. Nesse caso, a potência de dissipação também é menor, mas a capacidade térmica extra do motor maior permite usá-lo como motor de potência reduzida.
Gostaríamos de sensibilizar para algumas variáveis, que desempenham um papel importante na gestão optimizada dos variadores de frequência, como a frequência mínima e a frequência máxima. Aumentando a frequência para além dos 50 Hz, a velocidade do motor aumenta proporcionalmente, mas o mais importante é que o rendimento do motor também aumenta, caso a selecção e o variador assim o permitam. Trabalhando com a curva V/F de 87 Hz, a NORD garante um aumento mínimo do rendimento do motor de 5%. De seguida explicaremos as possibilidades de ligação dos motores AC a variadores de frequência. Os motores NORD assíncronos trifásicos estão preparados para trabalhar com uma variação de velocidade entre 0 rpm e duas vezes a velocidade nominal. A velocidade máxima é determinada somente pelos limites mecânicos. Por vezes, em algumas aplicações, os limites térmicos ou características do binário irregulares obrigam à redução do intervalo de variação. Neste caso a selecção do moto-redutor deverá ter em conta as seguintes condições limite:
VELOCIDADE OU FREQUÊNCIA MÍNIMA ADMISSÍVEIS COMPORTAMENTO TÉRMICO A VELOCIDADES REDUZIDAS A baixas velocidades, a capacidade de auto-arrefecimento pela ventoinha do motor é extremamente reduzida. Como resultado, a potência térmica do motor também diminui, o que reduz consideravelmente a sua capacidade de trabalho em regime contínuo. Ou seja, o binário máximo disponível diminui à medida que o motor vai entrando em funcionamento (fica mais quente).
[76] robótica
A NORD recomenda a utilização do sensor de temperatura no motor (termistor ou termóstato) sempre que estes trabalham a velocidades reduzidas, com um grande número de arranques e paragens, ou com um grande número de inversões de sentido por hora (serviço S6). Em situações em que um variador controla dois ou mais motores, a NORD recomenda a utilização de sensor termóstato nos motores. O variador de frequência está preparado para monitorizar o sensor de temperatura termistor. Nesta circunstância, a NORD garante uma protecção total do motor.
AUMENTAR A VELOCIDADE OU A FREQUÊNCIA PARA ALÉM DOS 50 HZ. REDUÇÃO DO BINÁRIO PARA VELOCIDADES SUPERIORES À VELOCIDADE NOMINAL. Os motores standards são desenvolvidos para trabalhar à tensão e para frequências nominais (por exemplo, 400 V/50 Hz). Até à frequência nominal, o motor pode debitar o seu binário nominal. Para além da velocidade à frequência nominal, o valor do binário disponível diminui porque a tensão não aumenta proporcionalmente com a frequência. O intervalo acima da frequência nominal é denominado de intervalo de enfraquecimento de campo. Fisicamente, os seguintes requisitos devem ser cumpridos para assegurar um binário constante:
M = const ĭ const binário constante fluxo magnético
V/f = const tensão /frequência
Se a condição v / f for constante, então garante-se através do variador de frequência, que o binário é constante desde zero até próximo da frequência nominal, isto é, 50 Hz. Este valor depende da tecnologia e características técnicas do variador. Os variadores NORD garantem um binário constante até aos 50 Hz.