TA B E L A CO M PA R AT I VA Ricardo Sá e Silva
TABELA COMPARATIVA DE VÁLVULAS DE CONTROLO
A válvula de controlo constitui, normalmente, o elemento final de uma cadeia automática de controlo de um processo. Há também válvulas projectadas para trabalhar especificamente em regime de tudo ou nada (válvulas On/Off) e outras manuais.
haste de comando
obsturador
entrada do fluido
saída do fluido
corpo
A classificação das válvulas é feita correntemente de acordo com o tipo do seu corpo e com o actuador que utilizam, embora seja possível efectuar a classificação de outras formas. Muito resumidamente, no esquema seguinte classificam-se os tipos correntes de válvulas que têm apenas uma entrada e uma saída para o fluido, as mais importantes em controlo automático.
Alguns critérios para classificação de válvulas
Uma válvula de controlo é um dispositivo mecânico destinado à regulação de caudais de fluidos. Basicamente trata-se de um orifício de área variável, através do qual se escoa o fluido, e cuja secção varia de acordo com o caudal pretendido.
Tipo de Corpo
Val. Linear Val. Rotativa
Tipo de Actuador
Val. Pneumática Val. Eléctrica Val. Hidráulica Val. Manuais
Tipo de Processo
Val. Flangeada Val. Bolacha Val. Parafuso
Características
Val. Abertura Fácil Val. Abertura Lenta Val. Linear Val. de igual percentagem Val. Hiperbólicas
Desenho de corte de uma válvula de controlo
Modifica-se a área do orifício da válvula com o auxílio de um actuador. Os actuadores são classificados em função do tipo de energia que utilizam, havendo actuadores eléctricos, pneumáticos, hidráulicos e manuais. Por vezes encontram-se válvulas com actuadores mistos (electro-pneumáticos e electro-hidráulicos). Apesar de nos encontrarmos na era da electrónica digital, grande parte das válvulas utilizadas no controlo automático de processos têm actuadores pneumáticos por terem um óptimo desempenho e serem mais económicas do que as de um actuador eléctrico.
Numa válvula linear a secção do orifício é modificada por meio de um movimento rectilíneo da haste de comando, ao passo que numa válvula rotativa a haste de comando efectua um movimento angular. Uma válvula, em símbolo, e nos esquemas da montagem do processo, é representada da seguinte forma:
Actuador
Garante-se que a válvula atinge a abertura desejada com o auxílio de um posicionador, que mede a posição efectiva da válvula, compara-a com a posição pretendida, processa a diferença e fornece um sinal de comando ao actuador da válvula. Esta pode, assim, ser colocada com bastante rigor na posição desejada. No caso de válvulas de controlo, o posicionador inclui geralmente um controlador PID.
[ 84 ]
robótica
Fluido
Estas e outras características estão devidamente especificadas e preenchidas na Tabela Comparativa sobre Válvulas de Controlo que se segue.