R E P O RTAG E M Helena Paulino com a colaboração de Ricardo Sá e Silva
UMA NOVA LUZ NOS SERVIÇOS DE DISTRIBUIÇÃO EUROPEIA A RS organizou duas conferências de imprensa na Europa, em Berlim a 11 de Janeiro e um dia depois em Paris, onde vários responsáveis da RS apresentaram a RS e todos os seus serviços, sem descurar a estratégia europeia desta empresa de distribuição europeia.
Nestes dois dias de encontro foi explicada a estratégia regional da RS, que pretende criar uma oferta bastante forte de serviços, de forma a responder de forma imediata às necessidades dos clientes. Klaus Göldenbot, Gestor Regional da EMEA, ditou os números: 1,5 milhões de clientes; 1,1 biliões de volume de negócio; 27 subsidiárias; 500 mil produtos desde semiconductores e optoelectrónicos até ferramentas eléctricas e roupas de protecção; 2.500 fornecedores; 17 centros de distribuição; 40 mil embalagens diárias; e cerca de 5.600 empregados. Indicou que na Europa, a RS já é conotada com 3 grandes características: confiança, disponibilidade do produto e excelência no serviço. O portfólio de produtos e serviços da RS suporta toda a vida do
Figura 1 · Klaus Göldenbot explicou a estratégia da RS para a Europa.
[ 78 ]
robótica
produto, desde o I&D através da pré-produção até à manutenção e reparação, despachando 40 mil pedidos diários. Klaus Göldenbot lembrou que a Europa é uma região estrategicamente muito importante para o Grupo, sobretudo com a expansão de mercados emergentes na Europa Oriental. Os clientes da RS são os engenheiros de produção e electrónica que buscam soluções inovadoras, confiáveis e de entrega rápida na área da Electrónica e Electromecânica. Os engenheiros de manutenção também encontram uma ampla escolha de produtos e tecnologias na secção de Automação & Manutenção. Para além desta oferta, Klaus Göldenbot lembrou a importância do duplo canal da RS que lhe permite chegar mais perto do cliente e das suas necessidades: por um lado há o website e email, e por outro o call center, os catálogos e brochuras, os parceiros, sem esquecer os relevantes canais de venda. Na Europa, a RS pretende implementar uma área mais ampla de electrónica, com uma maior intensidade e qualidade no marketing, uma maior ligação aos trabalhadores e melhorar sempre em todos os aspectos. Ou seja, como confirmou Klaus Göldenbot, a estratégia da RS para a Europa passa por dar primazia à Electrónica e Manutenção, investir no eCommerce ou Comércio Electrónico, tal como no Serviço ao Cliente e na Operação em si. Este Gestor Regional da EMEA não esqueceu a necessidade da consistência das campanhas regionais, por serem fundamentais ao agilizarem o mercado e darem respostas mais rápidas às necessidades dos clientes. Desta forma confirmase que a RS possui uma escolha maior e leva sempre para o mercado as últimas novidades de produtos e tecnologias. A experiência dos clientes melhora através do eCommerce porque as relações ficam mais estreitas e fortalecidas devido aos contactos mais regulares, realizados através de uma forte campanha de marketing.