Sinergias de Automação e de Tecnologias de Informação
robótica
74
e, simultaneamente, comunicar com o exterior, recorrendo a protocolos de automação e de tecnologias de informação. Como demonstração da facilidade de utilização, o software de programação dos autómatos respeita a Norma IEC 61131-3. Esta Norma define a estrutura do programa do autómato, separando software de hardware. O programa pode ser desenvolvido por qualquer uma das 5 linguagens de programação contidas na Norma, permitindo que o utilizador escolha a linguagem que para si é a mais fácil. As linguagens são Lista de Instruções (IL), Texto Estruturado (ST), Diagrama de Contactos (LD), Diagrama de Blocos de Função (FBD) e Gráfico de Execução Sequencial (SFC).
Carlos Coutinho Phoenix Contact, S.A. Tel.: +351 219 112 760 · Fax: +351 219 112 769 www.phoenixcontact.pt
informação técnico-comercial
No dia 23 de abril, a Phoenix Contact deu início a um ciclo de seminários técnicos com o tema Easy Automation.
Automação e tecnologias de informação constituem a base de sistemas de informação em processos de produção industrial, de telegestão e de outros sistemas em que a aquisição de informação é necessária para a tomada de decisões de produção, de eficácia/eficiência e de manutenção.
Visualização, processamento e armazenamento de dados são as restantes categorias funcionais, para além dos protocolos de comunicação, de um sistema de informação. Valores de sinais de sensores, como por exemplo um sensor de temperatura, são captados e transmitidos à CPU de um autómato para processamento imediato. Adicionalmente, esses valores podem ser visualizados e/ou armazenados numa base de dados. Com o protocolo HTTP, os valores podem ser visualizados em qualquer computador ou consola que possua um navegador Internet. Com o protocolo FTP, os valores podem ser armazenados num ficheiro de texto. E apenas com a combinação dos protocolos TCP/IP, os valores podem ser transmitidos a uma base de dados SQL.
PC WORX é o software IEC 61131-3 da Phoenix Contact. Para além de conter as instruções previstas na Norma (portas lógicas, contadores, temporizadores, entre outros), o PC WORX permite importar/exportar programas que tenham sido desenvolvidos noutros softwares de programação IEC 61131-3. Também permite importar bibliotecas de funções. No contexto das tecnologias de informação, a área de downloads do PC WORX no website da Internet da Phoenix Contact tem à disposição dos utilizadores a biblioteca IT, a qual contém funções de protocolos HTTP, FTP e SMTP, entre outras. Fora do contexto das tecnologias de informação, muitas outras bibliotecas de funções estão disponíveis aos utilizadores dos autómatos ILC, facilitando a tarefa de escrever programas de automação.
Protocolos de comunicação correntemente utilizados em sistemas de tecnologias de informação, como por exemplo o HTTP, o FTP e o SMTP, podem partilhar a mesma infraestrutura com protocolos de automação, como é o caso de PROFINET, MODBUS TCP e ETHERNET/IP. A informação está acessível em qualquer lugar e a qualquer hora, incluindo via Internet.
Easy Automation surge da facilidade com que a Phoenix Contact coloca à disposição dos utilizadores os seus produtos de automação e de tecnologias de informação. A ênfase está nos autómatos ILC da Classe 100. Todos os processadores ILC 1xx, incluindo o mais simples (ILC 130 ETH), têm a capacidade de executar programas de automação industrial
Uma das bibliotecas mais importantes para sistemas de informação é a de SQL. As funções que fazem parte da biblioteca transformam o ILC na entidade que acede à base de dados para escrever, ler, atualizar e eliminar registos automaticamente. A intervenção humana deixa de estar presente. A base de dados é atualizada em tempo real e sem erros ou ausências
O programa do seminário consistia em tópicos relacionados com a combinação de automação e tecnologias de informação, focando as temáticas de protocolos de comunicação, no pré-processamento de dados e no armazenamento de dados em bases SQL. “Saber decidir e fazer acontecer” é o ideal da combinação dos dois domínios, o qual já é uma realidade na atualidade.