DOSSIER
51
Otimização de um Sistema de Lamas Ativadas por um Algorítmo Genético ISABEL A. C. P. ESPÍRITO SANTO; LINO COSTA; ROMAN DENYSIUK; EDITE M. G. P. FERNANDES
59
Gestão e Tratamento de Água LUÍS CRISTOVÃO WEIDMÜLLER SISTEMAS DE INTERFACE, S.A.
Ricardo Sá e Silva
robótica
50
56
Eficiência Energética no Tratamento de Águas Residuais PEDRO SANTOS F.FONSECA, S.A.
Todos os dias, no nosso dia-a-dia, utilizamos água como bem de consumo essencial, e todos gostamos de ter água potável sem nenhuma contaminação, sem cheiro e sem cor.
No seu estado natural, a água raramente tem essas caraterísticas. Por essa razão ela é levada do manancial para a estação de tratamento de água. O conceito de potabilidade implica o atendimento a padrões mínimos exigidos para que a água a ser consumida não seja transmissora de doenças aos seres humanos. O tratamento da água tem por finalidade melhorar a qualidade da água de abastecimento ao público, atendendo a diversas finalidades: Higiénicas - remoção de batérias, protozoários, vírus e outros microrganismos, de substâncias nocivas, redução do excesso de impurezas e dos teores elevados de compostos orgânicos; Estéticas - correção da cor, sabor e odor; Económicas - redução da corrosividade, cor, turbidez, ferro, manganês, sabor, odor.
Uma indústria de transformação e uma Estação de Tratamento de Água (ETA) transforma a matéria-prima (água bruta) retirada da natureza, num produto final (água potável), ocorrendo neste processo, uma geração de resíduos que retorna ao meio ambiente de maneira inadequada. A maioria das ETAs possuem instalações e equipamentos destinados a realizar o tratamento da água bruta, sendo estes basicamente tratamentos químicos, grades, floculadores, decantadores, filtros, correção de pH e desinfeção (cloração). As soluções de controlo distribuído, a aplicação de novos processos de instrumentação, os sensores e os acionamentos que permitem consideráveis desenvolvimentos energéticos, juntamente com os sistemas inteligentes de gestão e tratamentos de água são, neste mo-
mento, as principais necessidades deste setor de Tratamento de Água. Uma vez que este tratamento é muito importante para uma boa qualidade da água e também do ambiente devem ser adotadas todas as medidas necessárias para garantir um bom acompanhamento no processo. Uma preocupação é também o tratamento dos resíduos sólidos, provenientes principalmente das etapas de sedimentação e filtração. Sem o devido tratamento e disposição final, os resíduos gerados em ETAs são lançados em corpos de água, não respeitando a legislação ambiental vigente. A grande preocupação com a qualidade e quantidade disponível de recursos hídricos faz com que seja necessário identificar os impactos ambientais causados por resíduos gerados em ETAs e, propor medidas mitigadoras visando minimizar os impactos negativos desta atividade. Para tudo isso acontecer é imprescindível uma ótima gestão destas Estações de Tratamento de Água. Todas estas considerações serão desenvolvidas no Dossier sobre Gestão e Tratamento de Água.