R E P O RTAG E M Helena Paulino
E JÁ SOMAM 5 EDIÇÕES! A Rittal Portugal, M&M Engenharia (EPLAN) e a Phoenix Contact estão de parabéns em 2010 pela 5.º edição do evento que organizam em parceria: o PLC. A afluência dos profissionais superou as expectativas, tal como as apresentações de grande interesse e actualidade sobre novas soluções que surgiram no mercado electrotécnico e eléctrico, não esquecendo a exposição dos produtos mais inovadores das três empresas.
A conferência Produtividade, Liderança e Competitividade, mais conhecida como PLC, está em 2010 de Parabéns! Já soma 5 edições e todas elas pautadas pelo sucesso das apresentações e satisfação dos participantes, muitos já contando com mais do que uma participação neste evento. Este sucesso demonstra o ritmo de mudança que a Rittal Portugal, Phoenix Contact e a M&M Engenharia, estrategicamente, impõem a si mesmas e o impacto que podem ter no mercado. Para assinalar esta data memorável e responder a várias solicitações de clientes e parceiros, o PLC realizouse este ano em dois locais e datas diferentes: Porto no dia 7 de Outubro na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, e a 14 de Outubro nas instalações da ATEC, em Palmela. Assim tornou-se mais fácil a deslocação de todos os participantes da edição deste ano, evitando o consumo de tempo em grandes deslocações. Quando há cinco anos atrás, a Rittal Portugal, a M&M Engenharia Industrial (EPLAN) e a Phoenix Contact se decidiram juntar e organizar anualmente um evento denominado Produtividade, Liderança e Competitividade, fizeram-no para estar mais próximo do mercado, dos clientes e dos parceiros de negócio. A proximidade e o convívio entre todos os participantes foram possíveis durante as pausas da manhã e da tarde, através da exposição e demonstração dos produtos em pequenos stands, e o conhecimento adquirido através das apresentações sobre novas soluções e o correcto desenvolvimento de infraestruturas eléctricas nas áreas da Indústria, Energia, Automação e Tecnologias de Informação. Os conteúdos das várias apresentações foram de grande
Durante o coffee-break da tarde, as empresas organizadoras do PLC não quiseram deixar de parte a comemoração dos 5 anos do PLC em Portugal e, por isso, brindaram com todos os participantes e cortaram o bolo comemorativo, agradecendo a presença de todos e desejando que os próximos cinco anos sejam igualmente ricos em sucesso e valor acrescentado para todos, como foram os últimos anos transactos. A opinião geral foi muito positiva e incentivadora para que continuem a trabalhar de forma a criar mais valor e, com isso, ajudar as empresas portuguesas a serem mais competitivas de forma a ultrapassar os desafios do mercado internacional. Só assim será possível à economia portuguesa recuperar e projectar-se para o futuro.
RACIONALIZAR TODO O PROCESSO SEGUNDO A RITTAL
interesse para os participantes e cobriram um vasto conjunto de temas, cuja essência comum é valor acrescentado para o parceiro, e naturalmente, para o mercado. Focaram as novas tendências das novas soluções que cada uma das empresas lançou no último ano e que podem ajudar as empresas portuguesas a serem mais competitivas e produtivas, e desenvolver o seu negócio no mercado nacional ou internacional.
[110]
UREËWLFD
“Quando o ritmo de mudança dentro da empresa for ultrapassado pelo ritmo da mudança fora dela, o fim está próximo”, foi com esta frase de Jack Welch que Jorge Faria da Mota, Director Geral da Rittal Portugal iniciou o 5.º PLC! Explicou que a mudança é algo intrínseco à sociedade em geral e às empresas em particular. Como exemplo, Jorge Mota explicou a todos os presentes as mudanças efectuadas na Rittal nos últimos 2 anos, cujo objectivo foi melhorar a imagem corporativa, tornando-a mais moderna, apelativa e dinâmica, reorganizar a logística das subsidiárias criando maiores e melhores sinergias, rever e melhorar procedimentos, optimizar processos e racionalizar os meios. Todas as mudanças operadas em mais de 65 países tiveram como consequência uma organização ainda mais forte, com melhores índices de produtividade, e por isso mesmo, mais competitiva. Estas melhorias terão reflexos imediatos no valor acrescentado que a Rittal transfere para os seus clientes e parceiros de negócios.