Desafiar a crise na Biemh 2010

Page 1

ESPECIAL BIEMH 2010 Helena Paulino

DESAFIAR A CRISE NA BIEMH 2010 Em tempos conturbados, a BIEMH – Feira Bienal Espanhola de Máquinas e Ferramentas 2010 foi uma lufada de ar fresco ao provar como é um ponto de encontro fundamental para o desenvolvimento do sector das máquinas-ferramentas e um espaço eficaz para maximizar o impacto internacional do mesmo. Milhares de profissionais de todo o mundo visitaram a 26.ª edição da BIEMH 2010, que decorreu de 31 de Maio a 5 de Junho no Bilbao Exhibition Centre (BEC). José Miguel Corres, CEO da BEC, ditou que o sucesso do evento “desafiou a crise generalizada”. Feitas as contas o evento recebeu mais de 35 mil visitantes oriundos de 54 países, incluindo alguns mercados estratégicos como a Europa, ou a Índia, Argentina, Rússia, Brasil, países do Magrebe, Chile, Israel, China e México. De Espanha chegaram visitantes da Catalunha, Madrid, Castela-Leão e Navarra, além da própria Comunidade Autónoma Basca. O evento recebeu apoio institucional ao mais alto nível: com a abertura oficial a ser presidida pelo Príncipe Felipe de Espanha, acompanhado pelo chefe do governo basco Patxi López, e outras personalidades de renome. A AFM (Associación Española de Fabricantes de Máquinas-Herramientas) organizou, em conjunto com o BEC, a BIEMH 2010, a exposição Bienal de Máquinas-ferramenta, a 4.ª feira mais importante neste sector a nível mundial e a terceira a nível europeu. Tudo isto foi garantido pelo progresso consolidado ao longo dos 26 anos que o evento já contabiliza. A designação de máquina-ferramenta abrange uma vasta gama de máquinas com um denominador comum: todos se dedicam ao fabrico de produtos ou acessórios dos mesmos (geralmente metálicos mas não só). Tal como nas outras edições, a 26.ª BIEMH estava organizada por sectores. Este ano contabilizaram-se 12 sectores: as máquinas ferramentas de corte ocupavam o Hall 1, ao passo que o Hall 2 era partilhado pela Soldadura, Manipulação e Robótica. No Hall 3 encontrávamos as Ferramentas, Acessórios, Automação e empresas de Hidráulica/ Pneumática, e por fim, o Hall 5 possuia Máquinas de Maquinagem, Marcação a Laser, Metrologia e CAD/CAM/CAE.

CONFIANÇA NO SUCESSO DO EVENTO O número de visitantes reafirmou a liderança e qualidade excepcional da BIEMH, e foi uma justa recompensa para os esforços dos organizadores do evento, em termos comerciais e financeiros. Com toda esta parafernália de sectores representados, os visitantes da BIEMH vinham das mais diversas áreas, desde a automóvel, aeronáutica, railway, energias renováveis e ge-

[76]

UREËWLFD

rentes de indústrias importantes, entre outros. Além disso ainda existiram visitas programadas de delegações comerciais internacionais das maiores empresas mundiais, como CEOs, donos das mesmas e gestores de vendas, e esta presença contribuiu muito para o sucesso do evento. Grupos de compradores de mais de 30 países compareceram ao evento, incluindo representantes de empresas de relevo, como MABE do México, EMBAER, SCANIA e VOLKWAGEN do Brasil e ENERCON, DIESEL LOCOMOTIVE WORKS e SUZLON da Índia, entre muitos outros. A presença de especialistas de empresas com grande poder de compra proporcionou a concretização de um grande número de contratos significativos e operações comerciais: produção (21%), gestão (20%), chefes de departamento (17,6%) e chefes de compras (16%). A BIEMH também atraiu grandes nomes do sector automóvel, equipamentos domésticos, aeronáutica, energia solar e indústria ferroviária, entre outros. Sobre a área circundante da BIEMH circularam mais de 25 milhões de euros. Além dos visitantes profissionais, a BIEMH contabilizou 4.000 pessoas dos stands e mais de mil instaladores e montadores das estruturas das máquinas e dos respectivos stands para receber os visitantes. O evento também foi visitado por estudantes de mais de 50 escolas de formação profissional espanholas. Koldo Arandia, Presidente da AFM (Associação dos Fabricantes de Máquinas-Ferramenta) classificou esta 26.ª edição como “um enorme sucesso, em termos de exposição e da resposta dada pelos visitantes”.

INTERNACIONALIZAÇÃO PARA A INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO Cerca de 1.085 fabricantes, importadores e distribuidores internacionais de máquinas de última geração e tecnologia de ponta marcaram presença. Em termos de expositores, os principais sectores foram as máquinas-ferramenta (17%) e máquinas-ferramenta de corte (16%), e ainda ferramentas para máquinas-ferramenta, acessórios, workshops e serviços prestados, metrologia e controle da qualidade, outras máquinas e equipamentos de soldadura, manipulação e robótica, CAD/CAM/CAE e equipamentos de hidráulica e pneumática. A relevância do evento a nível europeu, e mesmo mundial justifica-se pela presença de empresas expositores de renome como ABB, DLM, CMZ DMG, Fagor Automation, Fanuc, Motoman, Kuka, Ona, Motofil,


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Desafiar a crise na Biemh 2010 by cie - Issuu