E S PA Ç O Q U A L I D A D E
GESTÃO DE DOCUMENTOS DO SGQ – (SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE) Linhas de orientação para a elaboração e tratamento de documentos da qualidade.
RESPONSABILIDADES E PREPARAÇÃO –
A documentação do SGQ, deve ser desenvolvida pelas pessoas implicadas nos processos, nas actividades e nas tarefas (com quem “executa”, com quem “faz”…).
Deve deixar-se à organização, a flexibilidade de escolher o modo como pretende documentar o seu SGQ. Cada organização, deve assim, desenvolver a quantidade de documentação necessária para demonstrar que:
–
Isto levará os intervenientes a ter uma melhor compreensão dos requisitos necessários, e proporcionará um melhor e real envolvimento e responsabilização.
– – – – – –
USO DE REFERÊNCIAS
GENERALIDADES –
–
–
Os requisitos contratuais; Os requisitos estatutários e regulamentares (legais); As necessidades e expectativas dos clientes e de outras partes interessadas.
– – – – –
A ligação ao capítulo; Ao requisito; Ao processo, dentro da rede de processos; Ao documento associado.
Deve evidenciar: – – –
A sua actualização; O estado de revisão; A sua edição.
–
A documentação pode ter qualquer formato ou meio de suporte, tal como papel ou informático, desde que satisfaça as necessidades acima referidas.
O valor da documentação, está justamente em permitir a comunicação das intenções (aquilo que se pretende), e a consistência das acções (aquilo que faz ).
–
De uma maneira geral esta documentação inclui:
Normalmente, a documentação do SGQ, é organizada de acordo com: – – –
Os processos da organização; A estrutura da norma da qualidade aplicável; Ou combinação entre ambos os factores.
A estrutura da documentação, utilizada no SGQ, pode ser descrita com uma “hierarquia”. Na verdade, esta estrutura facilita o controlo, a distribuição, a manutenção e a compreensão da documentação.
[20]
A utilização de referências nos documentos encurta significativamente o tempo de compreensão do “estado” deste, isto é, permite fazer de forma simples e inequívoca:
Terá, no entanto, de ser apropriada à organização, tanto mais que hoje em dia pretendem-se sistemas documentados e não sistemas documentais.
HIERARQUIA –
–
Convém que o tipo, a natureza e a extensão da documentação satisfaça: – – –
–
O planeamento; As operações; O controlo; A melhoria contínua do seu SGQ; Os seus processos; São eficazes.
UREËWLFD
– – – – – – – – –
A política da qualidade e os seus objectivos; O manual da qualidade; Procedimentos documentados; Instruções de trabalho; Formulários; Planos da qualidade; Especificações; Documentos externos; Registos.
TERMOS E DEFINIÇÕES (Os termos e definições relacionados com os documentos, que se seguem, têm como referência – ISO 9000/2005, NP-4433/2003, ISO/TS 10012 e TC 176 sc 2/N525)