"Vamos continuar a crescer" - weidmüller

Page 1

ENTREVISTA Helena Paulino

“VAMOS CONTINUAR A CRESCER” A Weidmüller em Portugal conseguiu crescer 2% o ano passado, facto ímpar relativamente às outras empresas europeias. Deodato Vicente, Director-Geral da Weidmüller em Portugal, dita o segredo desse crescimento, fala dos projectos actuais e dos futuros, e da importante parceria internacional realizada com o Grupo Efacec. Assegurou que a crise mundial é uma realidade, mas a Weidmüller não pretende cruzar os braços!

Um dos mercados onde a Weidmüller aposta é o da automação e a área das comunicações industriais. Quais os produtos inovadores nessa área que apresentam ao mercado? Deodato Taborda Vicente: No segmento da automação industrial, a Weidmüller é uma referência no que respeita a soluções de ligações eléctricas de qualquer tipo. Por ser o negócio original e principal da empresa, estamos sempre a inovar nas técnicas de ligações e a oferecer soluções cada vez mais robustas e tecnológicas, reduzindo a complexidade e o tempo de instalação. Ao mesmo tempo, estamos a potenciar imenso a gama de electrónica e de comunicações industriais, já que entendemos que esta é a área de maior crescimento futuro na empresa e onde mais esforços de investimentos se estão a realizar. Dentro dos produtos de electrónica , a Weidmüller dispõe já de uma ampla variedade que inclui fontes de alimentação, conversores/adaptadores de sinais analógicos (temperatura, isoladores galvânicos, conversores tensão/corrente, etc.) e digitais (relés, opto acopladores, etc.), interfaces para PLCs e protectores contra sobretensões, uma gama completa de reles e bases,entre outros. No que respeita à parte das comunicações industriais, dispomos de uma ampla gama de módulos de entrada/saída em IP67 para a automação industrial, centrando-nos no mercado das máquinas. Aqui dispomos de modulos de entradas e

[62]

robótica

saídas na maioria dos protocolos standard utilizados (Profibus, DeviceNet, CanOpen, Modbus TCP, Ethernet IP...). A outra família de equipamentos de comunicações está relacionada com a Ethernet Industrial, cada vez mais habitual em qualquer instalação industrial. Aqui poderíamos citar switches, routers, conversores de meios, módulos de alarmes, entre outros. Dispomos igualmente de toda uma gama de acessórios para estes dispositivos, que permitem à Weidmüller oferecer uma solução completa para uma instalação. Já tem delineados alguns projectos, nesta área, para o ano de 2010? Deodato Taborda Vicente: Neste início do ano conseguimos conquistar mercados, introduzindo os nossos módulos de entradas/saídas distribuídas em alguns clientes de máquinas de diferentes sectores (por exemplo, o processamento de madeira e de metal). No que diz respeito à linha de Ethernet Industrial, fizemos avanços em clientes de diversos âmbitos e sectores. Aqui a questão expande-se muito para além do sector das máquinas, no qual obviamente também temos clientes, e estamos a trabalhar noutros sectores como as infra-estruturas (por exemplo, em equipamentos de comunicações em túneis para controlo da ventilação e outros serviços), indústria de processos (na qual temos uma presença importante no trata-

mento e gestão da águas e nas comunicações dentro de uma ETAR), transportes (cablagem e ligações em ambiente ferroviário e naval), energias renováveis (estamos a trabalhar a rede de comunicações de parques fotovoltaicos e com mais um fabricante de aerogeradores), entre outros. E em 2009, quais foram os melhores e maiores projectos na área da automação realizados pela Weidmüller? Deodato Taborda Vicente: Basicamente os sectores são os mesmos que foram mencionados anteriormente. Para citar alguns, podemos referir: Infra-estruturas (switches RJ45 para a instalação de portagens), energias renováveis (switches geridos com fibra óptica em anel para o controlo de um campo de Aerogeradores, switches para a ligação de diversos seguidores em dois parques Fotovoltaicos, máquinas (routers e switches RJ45 para telemanutenção e ligação de equipamentos dentro do quadro de um cliente de máquinas para o processamento de madeira), tratamento de águas (switches de fibra e RJ45 para a comunicação entre vários equipamentos) , mais de 30 módulos de alarmes GPRS em diversos projectos para o controlo remoto de bombas e estufas entre outras aplicações), instalações industriais( módulos Wi-Fi para vários sistemas de gruas industriais ), entre muitos outros.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.