Três dias de robótica em guimarães

Page 1

REPORTAGEM Professor Fernando Ribeiro, Universidade do Minho

TRÊS DIAS DE ROBÓTICA EM GUIMARÃES “A 4ª edição da RoboParty foi mais um sucesso”, foi o comentário geral entre os participantes. Com 440 jovens a participar nas 110 equipas inscritas, com os robôs todos construídos e em funcionamento, e com muita alegria e boa disposição.

No primeiro dia decorreu a primeira formação para a contrução do robô, a entrega do Kit, e a sua construção electrónica e mecânica. Os participantes puderam disfrutar da prática de golfe, de um concurso de remates de futsal e de um torneio de xadrez. À noite actuou a Tuna Afonsina e cerca de metade dos participantes não foram dormir tal era a vontade de ter o robô construído. No segundo dia decorreram pela manhã as palestras dos oradores convidados: Fernando Ribeiro (Prof. da Universidade do Minho - UM) falou sobre sensores e actuadores (Humanos x Robôs) e a Prof. Estela Bicho (UM) falou sobre Controlo de robôs móveis autónomos: da percepção à acção.

directo pela Internet. Este evento foi organizado pelo Grupo de Automação e Robótica do Departamento de Electrónica Industrial e pelos Serviços de Acção Social da UM, pela SAR - Soluções de Automação e Robótica. O empenho dos voluntários na organização do evento foi crucial, sendo a maioria alunos de Electrónica Industrial.

A actuação dos Bomboémia surpreendeu os participantes. Os patrocinadores do evento realizaram uma vista ao espaço. Da parte da tarde continuou a construção e programação dos robôs, foi dada uma formação por Nino Pereira da SAR, para ensinar a programar o robô. Decorreu ainda a actividade de baptismo de mergulho, aulas de Jump, uma demonstração de aeromodelismo indoor, época em que todos pararam de trabalhar e apreciaram o espectáculo. À noite houve um jogo de futebol, e no final, actuou a banda Dynamit Trust. Para os mais resistentes foi mais uma noite em claro, sempre a trabalhar afincadamente na programação e enfeite do seu robô. E AO TERCEIRO DIA, AS COMPETIÇÕES No terceiro dia ultimaram-se os detalhes finais para que tudo estivesse pronto. Da parte da manhã decorreu a prova de obstáculos, onde numa pista estreita os robôs seguiam o seu percurso sem colidir com as paredes, e a prova de perseguição em que um robô persegue um adversário numa pista em circulo, para ver qual o robô que apanha qual. Houve um torneio de lançamentos de basquetebol, e court soccer. Com muito público a assistir, quase todas as equipas participaram na prova de Dança, o que demonstra o grau de sucesso na construção dos robôs. Aqui os participantes mostraram a sua imaginação e criaram robôs belíssimos, que dançavam ao ritmo da música. Um júri composto por quatro elementos dos serviços de Acção Social (área do desporto) deram a sua classificação. Pelo meio do evento ainda aconteceram dois flash mobs, que surpreenderam por completo o público e os participantes. Por fim decorreu a entrega de prémios aos três primeiros classificados de todas as provas desportivas e robóticas. Durante os 3 dias estiveram ainda em demonstração vários robôs construídos pelo Grupo de Automação e Robótica da Universidade do Minho: um rato (hamster chamado Zacarias Magalhães ou “Zac” para os amigos) que conduz sozinho um robô, um carro que anda numa pista de forma autónoma e obedece a semáforos e passadeiras, um cão da SONY, o AIBO, dois humanóides de braços e pernas, um robô que anda dentro do espaço de um lar a realizar tarefas caseiras, um braço industrial HP5 da MOTOMAN, um robô omnidireccional controlado com uma wii, entre outros. Houve também espaço para solidariedade, com um stand a trabalhar na adaptação de brinquedos para crianças com paralisia cerebral. Esteve ainda disponivel um serviço de video streaming para que os pais assistissem ao evento em

[74]

robótica

Assim, a classificação das provas de robótica foi a seguinte: Provas de Robótica Construção: 1º - MEKAS CENFIM - Porto 2º - Aroeira Robot Team Equipa familiar da Aroeira 3º - BRT Escola Professor Alto Lima - Arcos de Valdevez Obstáculos: 1º - EPFBOOT EPF - Ensino Profissional de Felgueiras 2º - Xico2010 Escola Secundária Francisco de Holanda - Guimarães 3º - DIDALINE Didáxis - Cooperativa de Ensino CRL - Riba D’Ave Perseguição: 1º - TEAC3 Escola Secundária Rainha Santa Isabel - Estremoz 2º - DIDARUN Didáxis - Cooperativa de Ensino, CRL - Riba D’Ave 3º - GRJ-Electronics EPRALIMA – Escola Professor Alto Lima - Ponte da Barca Dança: 1º - EPRAMI ADEMINHO – Escola Professor Alto Minho, Paredes de Coura 2º - Os Calufe EPRALIMA – Escola Professor Alto Lima - Ponte da Barca 3º - Explorers Escuteiros de S. Dâmaso (Agrupamento 331) - Guimarães


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.